Presidente do Equador

Daniel Noboa, Presidente do Equador

Presidente equatoriano assinou decreto declarando Conflito Interno Armado contra vários grupos organizados

O presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou esta terça-feira o estado de “conflito armado interno” no país horas depois de um grupo de homens armados entrado no canal público de televisão nacional enquanto a transmissão estava ocorrendo.

“Ordenei às forças armadas para que avancem com operações militares para neutralizar este grupo”, escreveu Daniel Noboa, numa publicação na rede social X.

Como resultado da operação, a polícia do Equador deteve 13 pessoas e apreendeu armas e “outras provas” do ataque. “Os reféns foram libertados e os trabalhadores estão em segurança. Os perpetradores serão apresentados à justiça para serem punidos pelos atos terroristas”, adiantou a polícia, numa publicação na mesma rede social.

De acordo com a agência Associated Press (AP), os homens armados irromperam no estúdio da TC Television com as caras cobertas e ameaçaram todas as pessoas presentes.

Tudo aconteceu na cidade de Guayaquil, com o grupo gritando que estava na posse de “bombas”. Sons semelhantes a tiros foram ouvidos na transmissão.

Tudo isto acontece numa altura em que o Equador tem sido alvo de uma série de ataques, alguns deles com explosões e até raptos de agentes da polícia.

Em causa está o estado de emergência imposto pelo governo depois de um poderoso líder de um gangue ter escapado da prisão.

O presidente do Equador anunciou, entretanto, que assinou um decreto executivo a declarar Conflito Armado Interno contra várias organizações de crime organizado transnacional. Daniel Noboa Azin identificou nas redes sociais os respectivos grupos.

FONTE: CNN Portugal

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

85 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sergio
Sergio
11 meses atrás

_______
_______

Oração, um pouco de solitude e muita leitura edificante pra suportarmos o caos. Vale também uma namorada bonita, carinhosa e cheirosa. Sem solução a vista pra isso aqui.

EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG SOBRE XENOFOBIA.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Sergio
11 meses atrás

Troco o bonita, carinhosa e cheirosa por uma Excelente comissão de frente, se possível com 200ml de cada lado.

Sergio
Sergio
Responder para  Sergio
11 meses atrás

Xenofobia? Editores? Com todo o respeito! Eu adoro a trilogia. Me sinto enriquecido pelo que leio aqui e gosto de comentar. Mas, xenofobia? Eu fiz um comentário acentuando a falta de perspectiva da América Latina. ” latrina”. Pois, simbolicamente é o que somos. Todos, à esquerda e à direita, assim procedem. Brinquei, dei conselhos de ” sobrevivência”, em tempos tão difíceis a todos nós. Não compreendi o puxão de orelhas. Que me perdoem.

RESPOSTA DOS EDITORES: TEMOS MAIS DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA MODERANDO COMENTÁRIOS E SABEMOS PARA ONDE TERMOS COMO “AMÉRICA LATRINA” LEVAM O DEBATE.

NO CASO ESPECÍFICO DE SEU COMENTÁRIO, O TERMO LEVOU A UMA SÉRIE DE RESPOSTAS QUE PRECISARAM SER APAGADAS PORQUE AUMENTARAM AINDA MAIS A PROPAGAÇÃO DE XENOFOBIA, GERANDO AINDA PERDA DE TEMPO PRECIOSO DOS EDITORES NUM DESVIO DE TEMA QUE NADA ACRESCENTA AO DEBATE.

TENHA CONSCIÊNCIA DO QUE ESCREVE E DAS CONSEQUÊNCIAS EM GERAR RESPOSTAS QUE DESVIAM O DEBATE PARA MANIFESTAÇÕES DE PRECONCEITO, XENOFOBIA ENTRE OUTROS.

ENTENDA QUE VOCÊ FAZ PARTE DE UMA COMUNIDADE DE COMENTARISTAS E SEU COMENTÁRIO NÃO É MODERADO DE FORMA ISOLADA, MAS NUM CONTEXTO DE CONSEQUÊNCIAS JÁ CONHECIDAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nativo
Nativo
11 meses atrás

O resultado dos descasos dos lados políticos na América Latina.
A esquerda achando que bandidos são santos.
A direita (elite econômica ) pensando que a violência só vai atingir os pobres.

Nilo
Nilo
Responder para  Nativo
11 meses atrás

A resposta do governo brasileiro:
Vou me reunir e conversar com meu chanceler, vou dar uma resposta em conjunto, agora é vou colocar a PF a disposição, … A lentidão e a falta de um um apoio mas contundente e direta governo a governo é assustadora, para nós e toda A.Sul, é só relembrar postura de governos anteriores com a Colômbia, nossa total falta de apoio de todos os governos que se sucederam no Brasil.

Bueno
Bueno
Responder para  Nilo
11 meses atrás

____

COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA A ETERNA BRIGA POLÍTICA E IDEOLÓGICA DIREITA x ESQUERDA QUE ACABA EM BRIGAS ENTRE OS COMENTARISTAS E NÃO ACRESCENTA NADA AO DEBATE.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

7 – Os comentários não são lidos e moderados pelos editores do site em tempo real. Tenha consciência do que escreve e da sua responsabilidade pelo conteúdo

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Joao
Joao
Responder para  Nativo
11 meses atrás

Parece que os OSP tiveram suas capacidades extrapoladas, e o Equador está empregando as FFAA em uma GLO, dentro de um Estado de Sítio, ou mesmo Defesa, se fosse pela nossa Constituição.

Charle
Charle
Responder para  Nativo
11 meses atrás

Prezado, em relação à esquerda “achar que bandidos são santos” (não sei de onde você tirou isso) que valha para a direita também. Porque o que tinha de bandido da pior espécie intimamente ligado ao dito governo da direita…

Rafa
Rafa
Responder para  Nativo
11 meses atrás

Entendi esse seu comentário não.
Pq a direita pensa que só vai atingir os pobres?

É a direita que quer menos benefícios para presidiários;
É a direita que foi vencida com relação a réus em 2ª instancia;
É a direita que sempre foi contra essas tais ONGs dos “direitos dos manos”;
É a direita que sempre apoiou ações das polícias (inclusive a PF na questão de crimes de colarinho branco);
É a direita que é a favor do porte de armas para defesa pessoal.

Onde é que a direta tá achando que vai atingir somente os pobres?

Migs
Migs
11 meses atrás

Ué? liberar armas para população não resolveu a violencia?

AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO PARA DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA COM OS DEMAIS COMENTARISTAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Migs
11 meses atrás

A lá…
Agora vai dizer que o MST alimenta o país.

AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO PARA DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA COM OS DEMAIS COMENTARISTAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre
Alexandre
Responder para  Emmanuel
11 meses atrás

_____

COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA COM OS DEMAIS COMENTARISTAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Migs
11 meses atrás

Isso nāo se trata de crimes comuns, mas da açāo de grupos terroristas armados, a rensponsabilidade de manter a ordem institutional ainda é do Estado.

Se você espera uma atuaçāo maior dos civis em caso como esse, entāo será preciso a liberaçāo das milícias, que como as armas, também deveriam ser legalizadas.

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Migs
11 meses atrás

Custo de comprar 1 arma de fogo em Natal-RN, valores de Janeiro de 2024:
.
Psicoteste: R$ 300,00 ou +
Teste tiro: R$ 250,00 ou + (Dependendo do calibre, 2 testes de tiro)
Registro: R$ 90,00 ou + (Para cada arma)
Outros: R$ 100,00 + ou – (Condução, autenticação de documentos, despesas com cartório, etc)
Total: Mais de R$ 740,00
—————————————————————————————————————
.
Valor da arma curta mais barata em lojas como Armas & Bagagens ou Casa do Pescador:
.
+ de R$ 4.000,00
Munição: 10 UND´s = R$ 75,00 aproximadamente
5 cartelas de 10 UND´s cada = 50 UND´s = R$ 375,00 aproximadamente
Total: Mais de R$ 4.375,00 por haver necessidade de outros itens que não coloquei na lista.
—————————————————————————————————————
Total bruto geral:
Bem superior a R$ 5.115,00 (Para 1 arma curta como revólver ou pistola)
—————————————————————————————————————
Salário mínimo bruto: R$ 1.412,00
.
Agora eu pergunto: Como é que se “liberou” armas novas para a população se a esmagadora maioria morre de fome se tentar comprar 1 simples revólver RT-82 S para sua proteção? Só compra arma registrada nessa bodega de país quem tem uns bons trocados no bolso, senão nem tente. Assim, pode ter certeza que descabe totalmente Vosso tolo e infeliz entendimento de que as armas foram “liberadas” no Brasil.

Henrique
Henrique
Responder para  Fábio CDC
11 meses atrás

Cara não adianta usar matemática e argumentos contra esse pessoal… Quem defende estado forte não tem ideia do básico de matemática pra entender kkkkk

E ainda vai te chamar de taxista

SG Rodrigo Ramos
SG Rodrigo Ramos
Responder para  Fábio CDC
11 meses atrás

Cara, realmente comparado à outros países como os EUA por exemplo, arma aqui é cara tendo como base o salário mínimo. Mas esse é o Brasil, sempre foi assim, e talvez mude pouca coisa no futuro, mas de maneira geral, sempre será.
Comprar um arma de fogo aqui baseado no salário mínimo é tão caro quanto tirar uma habilitação (CNH). Pro pobre assalariado fica a dúvida (Pago a CNH e morro de fome ou faço compras e fico sem CNH!? Ou aquisição de um carro popular hoje em dia, não compra nenhum por menos de 50mil.
Pra arma de fogo é a msm coisa.
Sou militar e possuo arma, e na minha etapa era ainda mais caro o preço dela em si.

O fato é, tudo está inacessível comparado ao salário mínimo. O que o governo anterior fez, foi tentar desburocratizar a possibilidade de compra, abrir portas para marcas de fora disputarem com o comercio local e talvez cair um pouco os preços das armas nacionais e tudo mais. Fora isso, pouca coisa mudou.

E outra coisa importante, limitar ou facilitar a possibilidade de aquisição de uma arma não vai mudar taxa de homicidio, taxa de roubo e tudo mais, como a grande mídia gosta de destacar, atrelando o aumento dessas taxas diretamente as leis vigentes quanto a armas… Mas uma coisa eu garanto, o vagabundo pensa duas vezes antes de tentar algo, sabendo que o acesso da população de bem à aquisição de armas está menos burocrático.

Cleiton
Cleiton
Responder para  SG Rodrigo Ramos
11 meses atrás

Ainda bem que são caras as armas.faz uma ideia se fosse barata o tanto de gente que não deve ter uma arma teria uma.eu acho que tem que ter mais rigor ainda para ter uma arma principalmente orientação e leis mais duras se o cidadão fizer besteira com essa arma.enfim defendo quem tem inteligência de ter uma que tenha. Agora para a maioria dos brasileiros não .basta você sair qualquer dia da semana em frente das bodegas 9 da manhã que tu já vai ver um monte de brasileiro nelas .então…se for barata vais ver a bagaceira kk .

Rafa
Rafa
Responder para  Fábio CDC
11 meses atrás

Se fosse no Brasil, eles iriam atrás dos CACs. Pq os CACs são os malvadões que assaltam nas ruas, sequestram, tacam fogo no ônibus, atiram em helicópteros, atiram em policiais. Esses são os verdadeiros bandidos no Brasil.

O pessoal que anda com fuzil nas favelas, roubam fuzil de quartel.. esses caras são de boa.

Jose
Jose
Responder para  Fábio CDC
11 meses atrás

Esse mesmo cidadão que você exemplificou consegue comprar um celular de 5 mil, mas a preferência são os de 10 mil, como então?

Fabio CDC
Fabio CDC
Responder para  Jose
11 meses atrás

Um exemplo pouco prático eu diria, mas permita-me explicar:
.
O celular pode custar R$ 5.000,00 mas não demanda outros custos para sua aquisição, como Psicoteste, Exame de Tiro teórico e prático, pagamentos de taxas como Registro de Arma de Fogo via GRU, transporte, visita ao cartório para autenticar documentos, etc.
.
Além disso, celulares não precisam de munição, que tem data de validade de 10 anos, não precisam de acessórios caros e itens de limpeza e lubrificação. Além disso, o Senhor talvez não saiba mas a validade do Registro de Arma de Fogo (CRAF) junto ao SINARM da PF tem validade de 3 anos, o que obriga o proprietário a realizar todo o processo mencionado acima novamente, com custos e despesas cada vez mais elevados. Deve-se renovar cada CRAF de 3 em 3 anos sob pena de não poder comprar munições novas ou sabe Deus mais o que.
.
Realmente são produtos de universos bem distintos e finalizo dizendo que celulares NÃO serão usados para salvar a minha pele em caso de necessidade mas minha PT-92 AF-D, PT-111 G2C, PT-938 e PT-TH380 serão mais que suficientes para isso. E ainda te digo:
.
No meu caso, é muito mais difícil levar meu celular ou entrar na minha casa. Boa Sorte a vitima da sociedade que tentar.

Jose
Jose
Responder para  Fabio CDC
11 meses atrás

O colega é fã da Taurus, trabalhei muito com a 840, MD2, IA2, FAMAE entre outras, enfim cada uma tem seus prós e contras, pessoalmente tenho outras preferências que não vem ao caso, conheço os custos e os tramites legais para comprar, manter, utilizar, etc., só pontuei essa questão do valor pois não concordo que seja um ponto proibitivo, quanto a sua contra argumentação ao exemplo em relação ao celular citado por mim acredito que se analisado mais a fundo certamente o celular custará mais no final, mas enfim o ponto nem é esse e muito menos defender criminoso, no mais saudações ao colega.

Sagaz
Sagaz
Responder para  Fábio CDC
11 meses atrás

Morre de fome para comprar tv? Celular? Moto?

Talisson
Talisson
Responder para  Migs
11 meses atrás

Bem que o Bene Barbosa dizia para não ligar a posse e porte de armas por civis à segurança pública ou a resolver a violência das ruas. Dizia que os pró armas deviam focar na palavra liberdade, à qual deve ser buscada e defendida e nada mais. Isso evita essas confusões um tanto propositais por parte dos desarmamentistas.
Prova cruel disso foi Crissiúma. No estado com mais CAC (e os CAC mais ricos, com seus AR10 e M4 nos cofres), assistiram covardemente um PM ir à guerra com um IA2 surrado e tombar cumprindo o seu juramento. Nada fizeram. Toda glória à PMSC.

Rafa
Rafa
Responder para  Talisson
11 meses atrás

Mas o que eles iriam fazer?
Atirar em bandido? Bandido é Deus aqui no Brasil.

Werner
Werner
Responder para  Rafa
11 meses atrás

É o oprimido,o novo operário,pois descobriram que o operário de verdade(e não o pelego) é conservador,de família,temente a Deus e patriota.

Charle
Charle
Responder para  Rafa
11 meses atrás

Só se for no seu Brasil. Mas, por ex., aquela “autoridade” que recebeu à PF a tiros… por que ninguém diz algo desse naipe em relação à ela? “Bandido Bom é Bandido Morto”
Por que ela (a tal autoridade) não foi abatida à tiros? Certeza de que alguns ditados e algumas ações só se encaixam em pessoas pobres.

Rafa
Rafa
Responder para  Charle
11 meses atrás

Meu amigo, por mim, aquela tal “autoridade” poderia ter tido o mesmo tratamento que algum miliciano ou traficante de fuzil na mão. Não entendi seu posicionamento. Na verdade, o seu comentário vem apenas complementar o que eu havia dito: bandido sendo tratado a pão de ló.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Migs
11 meses atrás

Ué, mas bandidos não eram coitadinhos e que só queriam tomar uma cervejinha ?

A verdade é que a esquerda usa bandidos como exército particular para exterminar a população que não costuma votar nela.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA A ETERNA BRIGA POLÍTICA E IDEOLÓGICA DIREITA x ESQUERDA QUE ACABA EM BRIGAS ENTRE OS COMENTARISTAS E NÃO ACRESCENTA NADA AO DEBATE.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

7 – Os comentários não são lidos e moderados pelos editores do site em tempo real. Tenha consciência do que escreve e da sua responsabilidade pelo conteúdo

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Henrique
Henrique
Responder para  Migs
11 meses atrás

Arma que governo liberal

Pistolas e escopetas baratas pq é o que dá pra comprar

Arma que o bandido tá usando:
AK-47, .50 pra derrubar aeronave, miras telescópicas

“uÉ? lIbErAr aRmAs pArA PoPuLaÇãO NãO ReSoLvEu a vIoLeNcIa?”
Kkkkk

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA A ETERNA BRIGA POLÍTICA E IDEOLÓGICA DIREITA x ESQUERDA QUE ACABA EM BRIGAS ENTRE OS COMENTARISTAS E NÃO ACRESCENTA NADA AO DEBATE.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

7 – Os comentários não são lidos e moderados pelos editores do site em tempo real. Tenha consciência do que escreve e da sua responsabilidade pelo conteúdo

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafa
Rafa
Responder para  Henrique
11 meses atrás

Novamente o povo confundindo armas particulares com segurança pública. Complicado. Todos os dias a mesma coisa.

Talisson
Talisson
Responder para  Rafa
11 meses atrás

Exato. Foi isso que tentei dizer e não consegui. Mas o problema que os novos CAC assim se venderam e se tornaram um novo tipo de identitário. Boa parte só queria dar carteiraço de Charlie-Alfa-Charlie. Aquele tipo que cola adesivo da Glock na traseira da pick up. Ficou feio e queimou a categoria.

Rafa
Rafa
Responder para  Talisson
11 meses atrás

Talisson, o pessoal sabe disso. Nenhum lugar do mundo os atiradores esportistas fazem parte do plano de segurança. Eles ficam batendo na mesma tecla pq é o que a cartilha deles pede pra ficar perguntando. Eternamente uma conversa superficial, sem lógica. Mesma coisa que tentar argumentar alguma coisa com um pombo.

Antonio Cançado
Responder para  Migs
11 meses atrás

A liberação de armas nunca teve como objetivo a solução da violência, mas sim dar ao cidadão a possibilidade de se defender do crime que explodiu exponencialmente nos últimos 20 anos, coincidentemente sob governos ditos “progressistas”…

Emmanuel
Emmanuel
11 meses atrás

Então, entenderam o motivo do Brasil nem precisar de forças armadas atualizadas com o que há de melhor no mundo?
Primeiro porque não há dinheiro. Segundo, interesse. E, por final, necessidade. Nossos vizinhos não precisam ser invadidos ou invadir para serem destruídos. Eles fazem isso sozinhos, igual o Brasil.
América Latina sendo América Latina.

leonidas
leonidas
11 meses atrás

Aqui tá tudo dominado né? rs

AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO PARA DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA COM OS DEMAIS COMENTARISTAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Wellington jr
Wellington jr
11 meses atrás

Como brasileiro me abstenho de emitir opinião sobre o assunto, sequer temos moral para criticar o Equador, só posso dizer que aqui no Brasil ao invés de tornar os traficantes como inimigos, sentamos e chamamos para uma reunião muitas vezes dando mais poder a eles em troca de uma falsa paz.

Nativo
Nativo
Responder para  Wellington jr
11 meses atrás

Alguns se associaram aos políticos do bem e outros ainda recebem bênçãos.

KKce
KKce
Responder para  Wellington jr
11 meses atrás

No Brasil “o diálogo é cabuloso” haha

leonidas
leonidas
Responder para  Wellington jr
11 meses atrás

Velho, quando um ministro da Justiça aceita os termos do crime organizado para acessar área fora de controle do estado, ele reconhece a autoridade do trafico.
A mais alta autoridade de segurança publica da nação acatou os termos do crime para ter acesso a determinado local e ai tanto faz se foi ele ou uma ONG que conseguiu permissão para a visita…

Nativo
Nativo
Responder para  leonidas
11 meses atrás

Como digo se for o que temos por esquerda, o bandido é um coitado.
Se for o nosso estilo de direita, se o bandido me apoia, ele vira herói.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO JÁ DESVIOU EM VÁRIOS COMENTÁRIOS PARA A ETERNA BRIGA POLÍTICA E IDEOLÓGICA DIREITA x ESQUERDA QUE ACABA EM BRIGAS ENTRE OS COMENTARISTAS E NÃO ACRESCENTA NADA AO DEBATE.

DEPOIS DE DIVERSOS AVISOS DOS EDITORES ESSA BRIGA INÚTIL PAROU. ENTÃO NÃO REINICIE A BRIGA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafa
Rafa
Responder para  leonidas
11 meses atrás

Aqui no Brasil, segundo um certo senhor do judiciário, as Forças Especiais servem para raptar e enforcar pessoas ligadas ao judiciário. Kkkk. Inclusive, houve uma “tentativa de planejamento”. Isso mesmo! Tentativa de planejamento

Quirino
Quirino
11 meses atrás

Esse é o futuro do Brasil se continuarmos a trilhar o caminho da cultura pró bandidos que permeia boa parte do eleitorado, políticos e principalmente juízes.
Ficar com discursinho bonito contra desigualdade enquanto passa pano pra bandido é irracional. Desigualdade e criminalidade, ambos precisam ser combatidos com severidade.

Charle
Charle
Responder para  Quirino
11 meses atrás

Perfeito! Que os milicianos e “homens da casa de vidro” estejam incluídos em seu belo discurso.

Henrique A
Henrique A
11 meses atrás

Parabéns para esse presidente por ele ser honesto. Aqui o pessoal quer dourar a pílula dizendo que é “crise de segurança pública” mas o que tem no Brasil é um conflito armado interno e as organizações narcotraficantes são beligerantes contra o Estado.

alguém
alguém
11 meses atrás

Hm, Esse tipo de evento poderia ser explorado por alguns políticos. O Netanyahu é um exemplo disso, que conseguiu expandir o mandato utilizando estado de emergência em Israel, e há boatos de que iria começar um conflito no líbano.

Teoricamente um político poderia expandir o mandato por tempo indeterminado utilizando o estado de emergência se começar uma “guerra” contra o tráfico declarando eles como grupos terrorista.

Dessa forma, só precisaria expandir o tempo do estado de emergência enquanto o tráfico ficasse causando crimes, poderia até usar isso para tentar aumentar o poder do executivo e reduzir o poder do judiciário e legislativo.

Fëanor
Fëanor
11 meses atrás

_____
_____

Criminalidade, desordem, pobreza e subdesenvolvimento. Nada de novo abaixo do sol.

EDITADO. LEIA AS REGRAS SOBRE NÃO PROPAGAR XENOFOBIA.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Fëanor
11 meses atrás

Há mais debaixo do Sol do que você citou aí.

Nativo
Nativo
11 meses atrás

Aqui no Brasil o tráfico já está organizado em nível empresarial e atravessando fronteiras com facilidade.
A prática de milícias já se espalhou pelo país.
E entra presidente sai presidente e todos tratam a segurança pública só com populismo e o ze povinho se satisfaz com isso.
Um dia a conta chega.
Para o Equador chegou hoje.

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Nativo
11 meses atrás

Olha, aqui no RN não existe nem sinal e nem notícias de Milícia. Desse mal ainda padecemos.

Nativo
Nativo
Responder para  Fábio CDC
11 meses atrás

A semente das mioicias são os grupos de extermínio e isto já tem por aí, e as próprias milicias já estão no Ceará, Bahia, Minas Pará e por aí vai.

Charle
Charle
Responder para  Nativo
11 meses atrás

E quem compõe majoritariamente esses grupos de extermínio?

Fabio CDC
Fabio CDC
Responder para  Nativo
11 meses atrás

Entendo o que quer dizer Senhor Nativo, mas recordo que Grupos de Extermínio existem desde há muito no Brasil. Aqui em Natal, por exemplo, tivemos o famosíssimo “Mão Branca”, grupo formado por, digamos… Homens que caçavam e exterminavam criminosos sumariamente. Aliás, nessa época, Natal e o resto do estado era uma paz só, dormíamos com as portas da frente abertas e seremos eternamente gratos pelos bons serviços prestados por esses valorosos combatentes do crime em prol de nossa pacata e ordeira sociedade.
.
Por outro lado, a motivação deles era diferente daquela das Milícias. Esses são grupos de criminosos que substituem os bandidos e acabam quase fazendo a mesma coisa, mas no geral muito diferentes dos Grupos de Extermínio dos bons tempos que não voltam mais. Ou voltam, quem sabe.

Bispo
Bispo
11 meses atrás

Porque o estado do RJ não consegue acabar com o controle do tráfico/milícia de várias “comunidades” na sua capital.

Ouvi , corrupção sistêmica ? Do governador ao policial raso da PM ?

Joao
Joao
Responder para  Bispo
11 meses atrás

Se acha realmente que o fator é a corrupção sistêmica?
O poder que o tráfico tem onde controlam, o poder de vida e morte, o poder financeiro, o controle total do território, tudo tudo não conta?
Se não houvesse corrupção, estaria tão ruim quanto. A corrupção é mais um mal nesse bolo todo.

Patta
Patta
11 meses atrás

O barril de Polvora já estourou. Era só questão de tempo pra isso acontecer.
Já está cedo pra classificar eles como narcoterroristas?

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

Olha aí o exemplo prático vindo rápido….eu falei no ultimo post que deixar passar um fuzil sai muito mais caro para o Estado do que vigiar as fronteiras independente se essa OM custe 10x mais caro do que outras no interior do país.
Enquanto muitos olham para o dinheiro saindo do caixa do exercito, precisamos ter uma visão mais ampla, esse dinheiro precisa sair do caixa do Estado para segurança publica….acredito que cada real gasto na fronteira equivale a uns 50 reais gasto com segurança nas capitais (ou mais).

Joao
Joao
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

Desculpa, mas não é só fronteira…
Primeiro q a ação das FFAA na fronteira é complementar…
Há postos nos PEF para PF, mas não há o agente lá….
Os OSP não estão estruturados para fiscalizar a fronteira.
As FFAA não conseguem apoiar como deveriam, pois há ciúmes de informações e de resultados.
O q passa na fronteira tem comprador fora de lá.
Não “dá nada” pra quem faz e compra.
E além de tudo, há muita, muita fronteira “aberta”. Muito lugar como se fosse uma mesma cidade.

Sinceramente, o pior de tudo é ter consumo pra droga, pra arma, pra tudo q vem de ruim. E “não dar em nada”, quando os OSP fazem seu serviço.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Joao
11 meses atrás

Estava vendo uma operação na fronteira americana, os caras usando scanners de veículos que passam carreta e até trens dentro, algo parecido com aquele scanner de aeroportos para malas só que de tamanho gigante, enquanto no Brasil vemos algumas séries na TV mostrando a realidade da PRF usando martelinho para ver se tem fundo falso….a diferença é grande.
Nas fronteiras do deserto com México, vi radares de vigilância terrestres sobre torres equipadas com câmeras termais de longo alcance que uma vez acionada mandam drones e patrulhas para averiguação….não são algo móvel que faz operação temporária “pra inglês ver”, são estruturas fixas 24/7/365.

Joao
Joao
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

Concordo
Tem q ter material bem superior e efetivo maior com meios.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

Aí tu já entra no assunto de segurança pública de polícia militar e vai dar problemas com direitos humanos e tals…acredite….não é simples.
Suponhamos que isso seja aprovado, o criminoso vai continuar operando usando pistola ao invés do fuzil e vai procurar cercar a equipe de caçadores no posto de observação, o criminoso é o indivíduo mais “adaptável” que existe.
Sou a favor de investir em tecnologia como ferramenta de maximizar o poder do efetivo, precisa cortar o mal pela raiz lá na fronteira (efeito dominó) e não transformar centros urbanos em uma verdadeira zona de guerra como já acontece…desculpem os profissionais de polícia militar (não se sintam ofendidos, a culpa não é de vocês, voces dão o melhor de vocês), mas a impressão que dá é que estão enxugando gelo, prende 1 aparece 2.

Henrique A
Henrique A
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

Vou te dar um contra-exemplo: os EUA gastam todos os anos bilhões de dólares na vigilância da fronteira com o México (muito menor que a que temos com os nossos vizinhos) e ainda assim as maiores tonelagens de drogas e uma das maiores imigrações ilegais do mundo continuam ocorrendo por lá.

Você crê que o Brasil, um país muito mais pobre que os EUA e com muito menos dinheiro disponível para gastos vai conseguir barrar alguma coisa? O máximo do máximo que podemos fazer é tornar certas rotas mais perigosas e forçar o crime transnacional a fazer rotas mais longas e transportar menos contrabando e só.

É simplesmente impossível; o EB não pode ser exército nacional e ao mesmo tempo guarda de fronteiras, é uma coisa ou outra.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Henrique A
11 meses atrás

É o mínimo que se espera de um governo sério.

Werner
Werner
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

Tem um vídeo de um com bazuca no Equador,rs

Charle
Charle
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
11 meses atrás

E aquele sujeito que recebeu à PF a tiros? Inclusive ferindo policiais. Por que não se tornou “alvo de snipers”?

Carlos Campos
Carlos Campos
11 meses atrás

\Tá fazendo o certo, nao pode dar espaço para essas pragas, acabou a diálogo cabuloso

Heinz
Heinz
11 meses atrás

Espero que o presidente do Equador tenha os mesmos “culhões” que o de El Salvador teve, só assim para reduzir drasticamente o número desses narcoterroristas. Quanto ao Brasil, é só questão de tempo até acontecer isto aqui, temos ministro que se diz “c0mun1sta” entrando numa favela dominada por narcos, para ter uma reunião, temos a alma mais honesta do país usando “CPX”, temos o ministro dos direitos humanos fazendo caravanas nos presídios. Enquanto a inversão de valores vai tomando de conta com aval de certas pessoas de poder, o brasileiro médio vai sofrendo com a violência generalizada, assim como no Equador.

Bueno
Bueno
Responder para  Heinz
11 meses atrás

Heinz, concordo com vc…

vejo porem que a situação do Brasil é um pouco mais complicada em diversos pontos.

Quantidade de criminosos de grupos organizados

População do Rio de Janeiro 16,5 Milhões
População de São Paulo 44 Milhões

Quantidade de bandidos que tem as organizações Criminosas que atua no RJ 130 mil (filiados em todo Brasil) Milícias do RJ 39 Mil – SP 112 mil (filiados em todo Brasil) ,

População do Equador 17 Milhões
Quantidade de bandidos que tem, somado as organizações Criminosas , aproximadamente 40 mil, todo equador!
só a Milícia empata com os bandidos do Equador

Organizações Governamental que favorece o crime , em defesa do crime alinhados a partidos políticos, lei e tribunais que favorecem a atuação dos bandidos e dificulta a atuação da PM

Midas/Impressa que enaltece a criminalidade , glamoriza o crime.

Heinz
Heinz
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Sim, nossa situação é muito mais difícil de combater. Creio que seja necessário um nacionalista entrar na presidência, o código penal tem que se completamente refeito, a valorização dos policiais, pena capital para corruptos, anistia para policiais e militares que forem combater os narcoterrroristas, e uma politica pública eficiente de geração de empregos, diminuindo impostos (realmente) para os empresários, e nos bens de consumo.
Mas creio que eu tenha digitado uma utopia.

Bueno
Bueno
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Caerthal,
 
Ocorreram diversas operaçoes das FA e ocupação de favelas no RJ ,
5 ocupações de favelas do RJ e 1 intervenção Federal.
1994 com Itamar Franco –
2008 duração de 6 meses ,
2010 1 ano e 7 meses
2015 força de pacificação na Maré que durou 1 ano e 2 meses
2018 Intervenção federal no RJ em com duração de 1 ano.
E de lá para cá a Criminalidade Reduziu ?

 Não, pelo contraio ampliou e surgiu uma nova organização criminosa e a Milicia aumentou 300% 

É Bem provável que já existe estudos de caso nas FA sobre estas operações , destes eventos surgiram as UPPS e a Força Nacional , para mim a FN é um tremendo de um Jabuti , fácil de se transformar em força paralela.

Joao
Joao
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Não reduziu, pq não aproveitaram a GLO ou a Intervenção.
Capinaram o mato, mas não acabaram com o terreno baldio. O mato volta, as contas também.
Por a culpa nas FFAA pelo insucesso é total desconhecimento dos reais responsáveis.
A Única missão q as FFAA são os atores principais é a Guerra, e só na Guerra.
GLO é apoio.
As FFAA fazem seu papel, e os outros é principais atores devem fazer o deles. E não
Fizeram….

Bueno
Bueno
Responder para  Joao
11 meses atrás

João, Onde vc leu que estou colocando a Culpa em nas FA?

a Culpa é de todos os envolvidos na gestão da Segurança Publica, Governo Federal, Estadual , todo sistema de segurança publico , Ministério Publico , etc…

As FA ao participar a mando do Gov. Federal será alvo de criticas porque será a instituição terá maior visibilidade…
E Sendo o braço do Gov. Federal , tem que usar todos as suas ferramentas para cumprir a missão que foi incumbida a executar…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
11 meses atrás

Observem o Equador senhores, é o futuro do Brasil se depender da esquerda. Aliás, olhem o que virá após esse episódio, é parte do plano da esquerda para nós.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA A ETERNA BRIGA POLÍTICA E IDEOLÓGICA DIREITA x ESQUERDA QUE ACABA EM BRIGAS ENTRE OS COMENTARISTAS E NÃO ACRESCENTA NADA AO DEBATE.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

7 – Os comentários não são lidos e moderados pelos editores do site em tempo real. Tenha consciência do que escreve e da sua responsabilidade pelo conteúdo

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bueno
Bueno
11 meses atrás

Pode ser visto o Blindado EE-11 Urutu em ação nas ruas do Equador!!
Esta ai um bom Cliente para o Guarani e Blindado Guaicurus

UM excelente exemplo uma oportunidade de repassar para a Segurança Publica os Urutus que sairão de operação

Henrique
Henrique
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Faz mais sentido compra Guarani para as forças de segurança.

Gera emprego e mantém a farbica.

Esses veículos antigos seriam melhor apreveitados como “porta drone”

Tu coloca aquele Nauru 1000 da XMobots pra ele levar, munição combustível e peças para o drone e tá feito… Isso se virar sucata não for melhor…

Sd PM Natan
Sd PM Natan
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Urutu é ultrapassado até para as polícias, e tem a questão da manutenção, a logística das PMs é diferente da do EB. Rapidamente eles ficariam parados por falta de peças.

Saudações

Bueno
Bueno
Responder para  Sd PM Natan
11 meses atrás

Discordo.
O Exercito deu para o Urugaui 11 Urutu , se serve para o Exercito de um pais não serviria para a Segurança Publica do Norte e Nordeste do Brasil?
.
Se doaram é porque da para manter estas viaturas por um bom periodo em operação , devido a quantidade que existe em estoque do EB.

https://twitter.com/exercitooficial/status/1605911784052834307

Henrique
Henrique
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Uruguai vive de doção de qualquer coisa que vc der pra eles… não é parâmetro

Felipe
Felipe
11 meses atrás

Infelizmente a omissão fará com que o Brasil tenha problemas semelhantes no Rio de Janeiro e outras partes do país. E o pseudoprogressismo em relação às nossas políticas criminais só contribui para o caos e violência.

GRAXAIN
GRAXAIN
11 meses atrás

Declarou Conflito Armado Interno contra várias organizações de crime organizado TRANSNACIONAL…. hummm??? será que aquelas organizações do bem, tipo FARC, PCC, amigos e _______________________e que estão com pena do Hamas se encaixam nesse transnacional?

COMENTÁRIO EDITADO.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO JÁ DESVIOU EM VÁRIOS COMENTÁRIOS PARA A ETERNA BRIGA POLÍTICA E IDEOLÓGICA DIREITA x ESQUERDA QUE ACABA EM BRIGAS ENTRE OS COMENTARISTAS E NÃO ACRESCENTA NADA AO DEBATE.

DEPOIS DE DIVERSOS AVISOS DOS EDITORES ESSA BRIGA INÚTIL PAROU. ENTÃO NÃO REINICIE A BRIGA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Farias
Farias
11 meses atrás

Deus proteja a sanidade da moderação, porque controlar esses comentários deve deixar o cara maluco.

Walter Baère
Walter Baère
11 meses atrás

Uma dúvida: O fato de declarar “Estado de Guerra contra Inimigo Interno” permite “eliminar” o inimigo? Logicamente dentros das regras internacionais de engajamento?

Joao
Joao
Responder para  Walter Baère
11 meses atrás

Tem que saber como é a lei lá. Ou como o Congresso de lá está aprovando.

Aqui no Brasil, grupos terroristas depois foram considerados “defensores da democracia” e a eliminação deles como inimigo virou extermínio de inocentes.

A luta contra um traficante é hj contra um cidadão desajustado quanto a lei, q precisa ser “reeducado”.
Se as ORCRIM forem consideradas inimigas, existirão traficantes (inimigos – terroristas) e criminosos (caso de polícia). Como diferenciar?
É bem complicado.
Na minha humilde opinião, tá armado de fuzil ou metralhadora, é inimigo. Já é um bom indicativo para os níveis táticos mais baixos.

Destro
Destro
11 meses atrás

Nesta altura do campeonato todos do governo sao potênciais cúmplices das quadrilhas

José Pereira
José Pereira
11 meses atrás

Urutu sempre na luta…rs
Sera que veremos o cascavel também???

Antonio Cançado
11 meses atrás

Isso tudo me lembra uma música dos Paralamas, da década de 80, que dizia que “o espanto está nos olhos de quem vê o grande monstro a se criar”…