Jaishankar e Lavrov

Jaishankar e Lavrov

O Ministro das Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar, e seu homólogo russo, Sergey Lavrov, discutiram e avançaram nas negociações para a produção conjunta de equipamento militar durante a visita de cinco dias de Jaishankar à Rússia. As discussões incluíram cooperação militar, segurança na região euro-asiática e o programa “Make in India” para fabricação de produtos militares. Além disso, os líderes discutiram o Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul, uma rota marítima de Chennai a Vladivostok, e questões como a guerra na Ucrânia, a situação no Afeganistão, Gaza, e cooperação em grupos internacionais como os BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai.

Jaishankar também se encontrou com o presidente Vladimir Putin, que expressou interesse em receber o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na Rússia. Durante a visita, foram abordados temas como a guerra na Ucrânia e o desejo de resolução pacífica do conflito. As relações Índia-Rússia foram descritas como estáveis e fortes, baseadas em interesses geopolíticos convergentes e benefícios mútuos, com o comércio bilateral atingindo um recorde histórico. A visita ocorre em um momento de tensão entre a Índia e nações ocidentais, destacando a importância estratégica da parceria contínua com a Rússia.

LEIA TAMBÉM:

Rússia afirma que sanções ajudaram a consolidar laços energéticos com China e Índia

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

67 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Muito bom para a Rússia, apesar de eu achar um erro da Invasão da Ucrânia, ainda defendo uma relação com a Rússia, principalmente um avanço na área nuclear a Rosatom continua sendo uma das maiores da área.

Guacamole
Guacamole
Responder para  Carlos Campos
1 ano atrás

Concordo.
O Brasil tem que ver o que é bom para o seu desenvolvimento. Se a Russia está guerrenado com esse ou aquele, não é problema nosso.

Fábio CDC
Fábio CDC
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Eu penso exatamente assim também.

Nonato
Nonato
Responder para  Fábio CDC
1 ano atrás

Isso. É a ditadura de Maduro também não é problema nosso, não é?

Realista
Realista
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

É isso mesmo mas o patriotas ucranianos/EUA acham que é problema nosso .

Nonato
Nonato
Responder para  Realista
1 ano atrás

Hoje é a Ucrânia.
Amanhã pode ser qualquer outro país.
O meu se aplica à China…

Henrique
Henrique
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

“Se a Russia está guerrenado com esse ou aquele, não é problema nosso.”

não magina… Brasil fica em Júpiter

pragmatismo
pragmatismo
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Lembre-se da novela Pantsir, boicotada pelos nossos.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  pragmatismo
1 ano atrás

Importa pros “nossos” é que ficamos sem nada.

Nonato
Nonato
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

Isso.
E se Israel está atacando o Hamas também não é problema nosso, né?
Ou é aquele papo furado.
Se a nossa turma está fazendo algo errado, não é problema nosso.
Mas se é nosso “inimigo”, vamos para as ruas protestar…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos Campos
1 ano atrás

Olá Carlos. Também defendo o imediato cessar fogo e o início das negociações de paz entre os dois países.

Sobre a relação Brasil-Rússia, ou melhor dizendo, sobre os BRICS, é de interesse do Brasil manter e aprofundar as relações comerciais, diplomáticas e comerciais com os países do bloco.

Neste momento, a Rússia é um dos principais fornecedores de diesel para o Brasil. Por outro lado, as exportações do Brasil para a Índia correspondem a menos de 1% as importações deles e um pouco mais de 1% das importações da Rússia. São valores baixos.

Henrique
Henrique
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

“Olá Carlos. Também defendo o imediato cessar fogo e o início das negociações de paz entre os dois países.”

ta… vc defende que a guerra pare agora e continue 5-8 anos mais tarde então….
quem defende cessar fogo defende o fim da Ucrânia e extermínio de cultura deles…

ja tentaram a paz em 2014 e isso levou a guerra… ta obvio que Rússia só vai entender violência como resposta

*******

“”Neste momento, a Rússia é um dos principais fornecedores de diesel para o Brasil. ”

éé vamo deixar mais insumo importante na mão do estado mafioso russo. è o mesmos oa fertilizantes, deixa o insumo mais importante da única coisa que funciona no brasil na mão do estados mafioso

é insana a quantidade de gente que ta contra ao Brasil e deseja que ele seja colônia

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Caro. Eu não tenho torcida.. para mim importa o imediato cessar fogo e a segurança da população civil. O desastre humanitário já é incalculável. A infraestrutura civil foi destruída. Milhões de refugiados tiveram suas vidas afetadas. Civis morreram. Os efeitos desta guerra continuarão sendo sentidas pela população civil por décadas, seja decorrentes de acidentes com munições que falharam ou por causa de intoxicação decorrente do uso de urânio empobrecido ou outros metais pesados.

A Rússia se tornou o principal fornecedor de diesel para o Brasil. Isso é um fato. Para mudar isso, será preciso construir novas refinarias no Brasil, o que seria excelente.

A Russía fornece fertilizantes. Isso é um fato. Para mudar isso será preciso construir novas fábricas de fertilizantes, o que também acho uma excelente ideia.

A Rússia iniciou a guerra. É um fato. Agora é preciso acabar com ela. Para isso é necessário um cessar fogo e imediata negociação de paz. o que também acho uma excelente ideia.

O comércio do Brasil com a Russia era pequeno antes da guerra e continua pequeno agora. O comércio com a Ìndia também é pequeno. E necessário exportar bens de valor agregado para estes dois países, para a Ucrânia e para TImbuktu.

O Brasil exportava US$ 4 bihões de produtos industrializados para a Venezuela. Hoje é menos de US$ 400 milhões. A Argentina é o principal destino das exportações de bens industrializados brasileiroas, mas já sente o impacto da crise naquele país. Talvez a situação vai piorar.

A indústria brasileira continua com uma elevada capacidade ociosa. A produção vai ter que crescer bastante antes de chegar em uma condição que demanda investimento. O mercado interno está estagnado e vai levar anos para recuperar as condições anteriores á pandemia.

Plantação de soja não gera emprego suficientes para mudar a situação.

Então, sim, defendo o imediato cessar fogo na Ucrãnia em em Gaza.

Henrique
Henrique
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

“O desastre humanitário já é incalculável. A infraestrutura civil foi destruída. Milhões de refugiados tiveram suas vidas afetadas. Civis morreram. Os efeitos desta guerra continuarão sendo sentidas pela população civil por décadas, seja decorrentes de acidentes com munições que falharam ou por causa de intoxicação decorrente do uso de urânio empobrecido ou outros metais pesados.”

aham.. e solução pra isso e pausar a guerra pra ele votlar daqui a 5-8 anos… que solução GINIAU

até parece que Ucrânia não tentou isso DUAS vezes

ela em 1991 ela entregou as armas delas e aceitou ser defendida pelos EUA e pela Russia em troca de paz, o que ela ganhou, um governo fantoche pro russo e roubo da Criméia em 2014.

Ai ela fez o cessar fogo em busca da paz de volta, o que ela ganhou em 2022: uma invasão em larga escala

mas acredite, caro, vai da certo na terceira… a Russia não vai invadir mais ela, confia

” Para isso é necessário um cessar fogo e imediata negociação de paz”

pra acabar a guerra é necessário expulsar o russo do território legitimo da Ucrânia, ai a guerra caba

e de novo mais blabla de _______________defendendo fazer negocio com estado mafioso que na primeira oportunidade vai chantagear o Brasil, se é que ja não ta sendo.

EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, DEBATA OS ARGUMENTOS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Caro. Sim. A solução para interromper o desastre humanitário causado por uma guerra é o imediato cessar fogo e início das negociações de paz.

Se a causa é a guerra e o desastre humanitário é o efeito, encerrar a guerra encerra o desastre humanitário.

pragmatismo
pragmatismo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Parabéns pela lucidez. Hoje tão rara por aqui.
Parece que viramos patriotas russos ou ucranianos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  pragmatismo
1 ano atrás

Olá P. Obrigado. Aproveitando para desejar Feliz 2024.

Nilo
Nilo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Em modo irônico:
Não existia Ucrânia no período da União Soviética, o território Ucrânia perdeu regiões no período soviético, a Ucrânia não tinha cultura no período em que era parte da Rússia rsrsrsrs

Henrique
Henrique
Responder para  Nilo
1 ano atrás

_________________sempre legitimando roubo…

ai quando francês fala em pegar Amazônia o ___________[_ fica todo brabinho, mas ele esquece que ta legitimando o francês fazer isso kkkkkk

EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, DEBATA OS ARGUMENTOS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

William Duarte
William Duarte
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Desculpa, discordo totalmente e dou exemplos: Sou mineiro. Nossa cultura, sotaque, culinária é totalmente diferente dos nossos irmãos nordestinos, que é totalmente diferente do Gaúcho, do Paulista, do Carioca e assim vai dentro deste nosso Brasil. A Ucrânia sempre teve sua cultura, durante o período soviético aconteceu uma tentativa de erradicar a mesma, mas ela sempre sobreviveu no interior do país e em em boa parte da população, pois é comportamental, e transferida por gerações. Uma questão é território outra o povo que vive nele. Um judeu,ou um muçulmano nunca perderá os fundamentos da sua cultura mesmo morando em plena praia de Copacabana.

Binho
Binho
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Os BRICS são um bloco comercial, inicialmente foi fundado pra cooperação comercial entre os países membros, aumento exportações e importações, negociar em suas moedas forma de proteção em relação ao dolar

E o Brasil melhorou suas relações comerciais a esses países

Não entendo tanta objeção por uma parte dos brasileiros a isso

Nonato
Nonato
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Então você defende que façamos guerra com a Índia?
Rússia, tem comércio, manter boas relações mesmo eles sendo covardes e querendo escravizar 45 milhões de ucranianos.

leonidas
leonidas
Responder para  Carlos Campos
1 ano atrás

Quem sabe com a Índia (comentário totalmente casual rs) como parceira os russos não arrumam verba para dar um up no su 57 né?
Um Su 57 com motores do tipo F 22 e canopy condizente com um 5º Geração ficaria lindo demais, ele já é lindo mas assim ficaria de cair o queixo…rs

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Partindo-se do princípio que seja verdade ( e eu acredito que seja ), os EUA, OTAN, ONU e UE vão sancionar a Índia?

Duvido, mas duvido muito….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Olá Wilber. Creio que inexistam sanções da ONU contra a Russia. As sançẽos foram impostas unilateralmente pelos EUA.

Heinz
Heinz
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

A ONU é um piada ninguém liga para aquilo

Heli
Heli
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Os membros permanentes do CS da ONU fazem, com seu poder de veto, da ONU uma piada, especialmente os USA.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Caro. Se a ONU é ou não relevante, isso é outra discussão. O ponto colocado pelo Wilber é sobre quem aplicou as sanções contra a Russia ou viria a sancionar a Índia por manter comércio com a Rússia.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

India é importante aliado americano contra China.

Dúvido muito que vão fazer algum embargo a troco disso.

Alias já não possuiam essa perceria, não fizeram o Bharmos?

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Responder para  Macgaren
1 ano atrás

Por falar em Bramos, será que já foi usado na Ucrania só para ver se presta na prática?

pragmatismo
pragmatismo
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

Ônix.Russian invasion of Ukraine[edit]The P-800 was used in the Russo-Ukrainian War. The Russian Defense Ministry announced that it had used the missile in 1 May 2022; reportedly a number of Oniks missiles were used to destroy military equipment around the city of Odesa.[18] On 19 July 2023, Oniks missiles were used to target Ukraine’s grain storage facility in the Black Sea region

Richard Stallman
Richard Stallman
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Sem H1B visa. Pronto.

Vitor
Vitor
1 ano atrás

Pragmatismo de estado ambos os países ganham o velho discurso ” nós ou eles ” está caindo de moda .

Orivaldo
Orivaldo
1 ano atrás

Isso aí, tem que fazer negócios com quem Sobrou. Ainda tem a Síria, Cuba, Venezuela, Gabão, Chade e serraleoa

Nativo
Nativo
Responder para  Orivaldo
1 ano atrás

Pensamento medíocre.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Orivaldo
1 ano atrás

Também tem o “Mundo Árabe” inteiro.

Cerca de 400 milhões de pessoas, praticamente uma América do Sul, que possuem um ódio eterno contra os países ocidentais devido aos tempos do colonialismo.

Dezenas de países que importam quase tudo o que consomem e que já são parceiros da Rússia e da China, com espaço para crescer muito.

Além dos países que vivem sob sua influência direta de Moscou, as ex-repubicas soviéticas, que são “países satélites” deles e que naturalmente ajudam a manter a “máquina industrial” russa funcionando.

É óbvio que economia russa está sendo devastada pela guerra.

Isso foi algo que Putin não calculou quando invadiu o país vizinho. A debandada de empresas ocidentais do país, foi praticamente a explosão de um bomba nuclear na economia russa.

Mas passado o impacto inicial, os russos agora estão fazendo direitinho a lição de casa para o pós guerra.

E eles tem uma coisa que nos brasileiros não possuímos. Um senso de patriotismo que vai ajudar na reconstrução da economia do país.

Já a Ucrânia vai ter o apoio dos EUA e seus aliados direitos(Canadá, Austrália , Japão e União Europeia) na sua reconstrução.
Creio que veremos algo do estilo de um Plano Marshall Ucraniano.

Por isso concordo 100% com o Camargoer.
A Guerra precisa ser parada imediatamente.

Que fique “congelada” igual a guerra das Coreias. E resolvam isso nos próximos 100 anos, tal como é hoje na península coreana.

Prorrogar esse conflito só vai prejudicar ainda mais o povo Ucraniano. Que está vendo gerações de jovens homens do país sendo dizimada. Essa sim a grande herança maldita desse conflito.

Vitor
Vitor
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

A Ucrânia fez a escolha ..a consequência já sabemos… o futuro é incerto.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

Peço desculpas pela imprecisão histórica.

Quando citei a “colonização” me referia justamente ao período das invasões europeias nos séculos 18 e 19 naquela região.

Aquelas que deixaram tanto ódio disseminado entre a população local, que eles comemoravam quando os nazistas derrotavam os aliados na ofensiva no norte da África.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

Vixe… antes disso, Alexandre ocupou o Egito Antigo e instaurou uma dinastia de gregos no trono dos faraós… e depois, após a morte de Cleópatra, os romanos também ocuparam o Egito.. então a confusão é bem mais antiga…

Oráculo
Oráculo
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

Sou filho de Espanhol.
Se tem uma história que conheço é o domínio árabe na península ibérica.

O período de “Al Andaluz” que diga-se de passagem foi uma época muito próspera na região. E que os espanhóis não nos ouçam…

Até que a Reconquista ocorreu e recuperou todo território para os cristãos.

Esse período da história é fascinante.

lucena
1 ano atrás

O Brasil deveria ter uma parceria estratégica com a Índia e/ou Turquia …ambos os casos há uma convergência de circunstância e interesses …. um completaria o outro em especial no mercado de armas.
.
A África do Sul e o México …. também há semelhanças de circunstâncias a serem explorados pelo Brasil na questão geoestratégicas no hemisfério Sul.
.
Acredito que a indústria bélica brasileira … deva buscar parceiros como estes países por terem mercados e comungar dos mesmo anseios geoestratégicos .

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Expectativa:

” ta vendo a Russia não ta isolada, olha só a Russia não precisa de Europa, Russia ainda tem poder blablabla”

Realidade:

índia define o contrato,
índia escolhe o que quer,
Índia define onde, quando e quanto,
Índia entuba a rupia no contrato kkkkkk

Nilo
Nilo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Está correto:
“Índia entuba a rupia no contrato kkkkkk”, afinal ao usar a rupia, ao usar o rublo ao suar o yuan, ao usar o real, nas trocas comerciais, é o que determina a política comercial do BRICS, o uso das moedas nacionais em detrimento ao dólar kkkk

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Quase isso…. a ideia é criar uma moeda virtual cujo valor é referenciando por um conjunto de moedas. Esta moeda virtual serve apenas para realizar o comércio entre os países, como se fosse o dólar. Cada país paga e recebe na própria moeda.

Henrique
Henrique
Responder para  Nilo
1 ano atrás

ela vai usar rupia pq rupia só é usado na índia… ai pergunto… onde carvalhos o russo vai usar rupias? kkkkkk

se o contrato fosse dólar o russo poderia fazer negocio com qualquer outro país.

mas como a Rússia ta em um contrato caracu, por culpa dela mesmos kkkkk
índia vai querer o contrato em rupia, vai comprar “o seja lá o que for” em rupias a Rússia vai ficar cheia de rupias e vai ser obrigada a comprar alguma coisa de ainda e não vai pagar com rublos pq não ele que ta desesperado no contrato

Nilo
Nilo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Com a adesão do Irã, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos aos BRICS — o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul —, o mecanismo multilateral inclui agora os principais produtores e importadores globais de petróleo do planeta.
Os países que manifestaram interesse em aderir aos BRICS representavam 60% das reservas mundiais conhecidas de petróleo e gás. É um caminho para uma futura moeda única nas transações comerciais.

Henrique
Henrique
Responder para  Nilo
1 ano atrás

vc sabe que Brics não significa nada né?

até pq não existe acordo nenhum entre brics a não ser se encontrar a cada 2 anos.. e que a maior partes dos países querem se matar em si.

ou vc realmente acredita que China/India; Arabia Saudita e Irã vai sair um acordo capaz de derrubar o dólar

e nem to cantado com fato de 3 países tão quebrados economicamente, e dois são ditaduras completas

BRICS é a receita pra NÂO existir uma futura moeda única nas transações comerciais. Mercosul tem mais chances de ter um moeda única que esse delírio que chamam de brics

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Caro. O BRICS é um grupo de países, assim como o G7 e o G20, com uma diferença. O BRICS tem um banco de desenvolvimento próprio, algo que nem o G7 nem o G20 possuem.

O BRICS não é um mercado comum, não é uma aliança militar, nem mesmo é uma federação.

Existe uma diferença entre uma moeda comum, como o euro, que tem circulação em uma região, e uma moeda virtual para comércio exterior, como aquela que Keynes propôs em Breton Woods, que acabou escolhendo o dolar lastreado em ouro.

Esta moeda virtual funciona mais como uma cẫmara de compensação, no qual cada páis paga e recebe em sua própria moeda peça taxa de câmbio relacionada com uma moeda virtual de referência.

O dólar serviu como moeda para o comércio exterior por décadas, sendo que cada banco central fazia o câmbio para o exportador/importador. Há algum tempo, alguns países passaram a usar suas pŕoprias moedas, ainda que de modo restrito. Por muitos anos, o comércio de petróleo era exclusivamente negociado em dolar. Hoje, os países exportadores aceitam outras moedas, inclusive o euro.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Russia vai ter que gastar essas rupias na India de uma forma ou outra.

Consumindo algo do país ou mesmo fazendo operação cambial onde vão pagar dolares mais caro que a cotação.

No final das contas India lucra muito em qualquer circunstancea.

Henrique
Henrique
Responder para  Macgaren
1 ano atrás

“No final das contas India lucra muito em qualquer circunstancea.”

Esse é o ponto. India praticamente tem a Russia no lugar que ela quer, do jeito que quer. O que a índia quiser ela vai ter da Rússia e Rússia tem que ficar calada pq ta toda ferrada por um erro dela que levou nada alugar nenhum

mas o “”não rotule os outros para não ser rotulado”” não entendem isso e acham um máximo o que ta acontecendo kkkkk

naval762
naval762
1 ano atrás

Índia seguindo seu próprio caminho.

Bispo
Bispo
1 ano atrás

Rússia , comércio com a China U$200bi , Índia U$50bi … Brasil U$10bi (aumento de 34% em relação a 2022).

As sanções deram certo, para s Rússia, rs.

Compraram a maioria das empresas que saíram de lá a preços irrisórios, e só mudaram o nome , toda a cadeia de produção existente , obviamente, foi usada.

Em plena guerra , esse anúncio de fabricarem armas em conjunto é uma voadora na cara da OTAN-EUA.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Bispo
1 ano atrás

Ah sim…agora receber sanções dos 2 paises/bloco mais rico do mundo é uma grande jogada de mestre.
Perder a UE e os EUA é a grande jogada do Putin, tudo em nome de 18% do território russo que daqui uns anos será devolvido para a Ucrânia, pois não é solo russo, é ucraniano.
Perder vidas, dinheiro e atrasar o país é algo bom sim, genial!

JPonte
JPonte
1 ano atrás

A Índia é um país a quem deveríamos olhar com atenção e aprender , tem muito a nos ensinar .
Quanto a relação Índia e Rússia , uma digna relação de HOMENS ADULTOS IGUAIS ….
Admirável !

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Índia vai produzir tanques que as torres voam dezenas de metros quando atingidos, navios de guerra que são afundados semanalmente, aeronaves que não são capazes de enfrentar obsoletos caças ucranianos e sistemas de defesa aérea que são destruídos por drones de papelão.
É só a Índia assistir meia hora de vídeos de equipamentos russos sendo destroçados na Ucrânia, que o acordo começa a ser reconsiderado.

Vitor
Vitor
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

Caiu a casa aceita que dói menos 2024 vai sair sangue pelo olhos de muitos floristas registra aí no seu caderninho.

Henrique
Henrique
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

mas os engenheiros indianos são mais inteligente que os russo… se bobear eles arrumam uma versão do T72 tão segura para a tripulação quanto um tank decentes do ocidente

basta a Russia virar colônia deles, o que não vai ser difícil graças a Rússia kkkkk

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Salve Senhores!

Isso sim é uma nação soberana. Faço negócios com quem eu quero. Como de vocês americanosas también sigo negociando com meu parceiro do BRICS.

É este tipo de __________________________

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão.

Nilo
Nilo
Responder para  Claudio Moreno
1 ano atrás

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Claudio Moreno
1 ano atrás

Correto

E não tem o que outros fazerem a respeito

A Índia já é nuclear
A Índia possui estabilidade regional com seu arsenal já a muitos anos sem fazer besteira
A Índia é potência econômica e populacional
A Índia gasta uma bala em defesa
A Índia já possui uma indústria de defesa de ponta
A Índia possui fornecedores militares de todos os blocos….se alguém embarga, é entubado e perde a venda para outro.

Por estas características, ela é um dos melhores candidatos a parceiro técnico militar com o Brasil….ela é o país mais difícil de ser embargado…

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Claudio Moreno
1 ano atrás

Você tá ligado que a India é dependente das peças russas e compra muito equipamento russo desde antes do Brics ( a India buscou se afastar do alinhamento ocidental devido a pessima experiencia durante o periodo de colonia britanica, agora está tentando fugir da dependencia dos russos pois os mesmos são aliados de seu maior inimigo a China). O importante a se olhar aqui é que a India se tornou soberana não ao fazer birrinha e sim ao construir uma indutria belica nacional forte.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Claudio Moreno
1 ano atrás

Enquanto o Brasil for governado por políticos corruptos e ladrões, esqueça.

E se isso for mudar um dia, a gente não vai estar vivo pra ver. Essa é a nossa triste realidade.

AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Oráculo
Oráculo
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

Ok, falha nossa.

Tenente Blaco
Tenente Blaco
1 ano atrás

Marinka, caiu.

pragmatismo
pragmatismo
1 ano atrás

Descontruir o discurso de uma Rússia isolada.
Ademais, caído o muro e a URSS, não houve concretização da retórica propunha a aproximação ou mesmo a imersão da Rússia ao “Ocidente”. O choque de Yeltsin, aclamado então como o agora choque Milei, deu no que deu.
Um pouco de história.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Quanta ladainha e quanto choro…

Jefferson B
Jefferson B
1 ano atrás

É assustador ver alguns comentários aqui.
“A invasão da Ucrânia pela Rússia não é problema nosso”.
“Países não seguem normas morais”.
“Não existe parceiros, apenas interesses”.
Muitos comentários seguindo essa lógica materialista.
Enquanto Getúlio Vargas fazia negócios com os nazistas, 6 milhões de seres humanos eram queimados/envenenados em fornos na Europa.
Esse pensamento é um desastre humano, uma pobreza ética enorme.
Os países devem seguir normas, caso contrário viveremos em um mundo material nefasto e sujo.
O Brasil precisa sim selecionar parceiros e principalmente exigir postura adequada de seus parceiros.
Eu como cidadão brasileiro exige conduta adequada com a minha como cidadão. Eu sou contra guerras e financiamento de guerras, sou contra trabalho escravo, exploração, terrorismo, ações forçadas contra povos etc…
Eu discordo do pensamento de muitos aqui.
O pensamento de muitos aqui há 130 anos diria: a escravidão é algo correto, atende os interesses do Brasil.
Espero que reflitam sobre isso…