HM-3

HM-3

PORTARIA – EME/C Ex Nº 1.213, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2023

Autoriza a desativação e o desfazimento das frotas de Helicópteros HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk do Exército Brasileiro.

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 5º, incisos I e III, do Anexo I ao Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, que aprova a Estrutura
Regimental do Comando do Exército, do Regulamento do Estado-Maior do Exército, aprovado pela Portaria – C Ex nº 1.780, de 21 de junho de 2022, e de conformidade com o art. 10 e bloco nº 61, do
Anexo E, das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.885, de 5 de
dezembro de 2022, 2ª Edição, e considerando o que consta nos autos do processo nº 64535.049503/2023-22, resolve:

Art. 1º Autorizar a desativação e o desfazimento das frotas de Helicópteros HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk do Exército Brasileiro respeitando os seguintes aspectos:

§ 1º A desativação e o desfazimento dessas frotas serão coordenados pelo Comando Logístico observando os princípios da economicidade, da eficiência, da eficácia, além da máxima
utilização do potencial de cada aeronave em favor da prontidão operacional da Força Terrestre.

§ 2º Está autorizada a utilização de suprimentos reparáveis dos helicópteros das frotas consideradas, desde que estejam desativados e em proveito da manutenção da sustentabilidade logística
das aeronaves que permanecerem em operação.

Art. 2º Determinar ao Comando Logístico que elabore os respectivos planos de desfazimento e os apresentem a este Órgão de Direção Geral (ODG) num prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da publicação desta Portaria.

Art. 3º Determinar que sejam observadas as atividades previstas para a desativação de material de emprego militar, conforme prescrito nas Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018).

Art. 4º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.

FONTE: Boletim do Exército nº 51, de 22 de dezembro de 2023

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

198 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Plinio Jr
Plinio Jr
11 meses atrás

Estão dizendo que está tudo encaminhado para compra de 16 UH-60M via FMS .

Guacamole
Guacamole
Responder para  Plinio Jr
11 meses atrás

É, recebi alerta do video do Caiafa dizendo isso.
E também uma possível compra de mísseis mar-terra TLAM tipo Tomahawk.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Guacamole
11 meses atrás

Tomahawk?? Para lançar de onde?? De qual plataforma?

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Santamariense
11 meses atrás

O mestre Guacamole falou em “tipo Tomahawk”…..conforme o termo TLAM Tomahawk Land Atack Missile.

Sim, numa garimpagem jornalística de extratos de comprometimento de gastos , foi identificada uma pequena empresa de software contratada para desenvolvimento de fontes para míssil ATLM….Isto causou frenesi…em algum lugar….em algum momento…estudos e planos seguem para algo do genero….

Santamariense
Santamariense
Responder para  Carvalho2008
11 meses atrás

Humm…entendi…desculpe a falta de atenção ao termo “tipo”. Aguardemos…acredito que vai demoraaaar…

Antonio Cançado
Responder para  Carvalho2008
11 meses atrás

O “T” de TLAM significa “tactical”…Tactical Land Attack Missile

Heinz
Heinz
Responder para  Plinio Jr
11 meses atrás

A Grécia está comprando 35 UH-60, dos States, enquanto isso vamos comprar menos da metade, sendo que temos mais dinheiro e um território muito mais extenso.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Heinz
11 meses atrás

O dinheiro ta curto.

Luterano
Luterano
Responder para  Rodolfo
11 meses atrás

para forças armadas sempre foi curto! daqui a pouco a Globo e os artista vão ter mais orçamento do que as FA.

Zero77
Zero77
Responder para  Luterano
11 meses atrás

Curto? Sempre foi grande; o que se faz com esses recursos? A imensa parte é com gasto do colossal oficialato das FAs… Prioridade do orçamento pra eles…

Joao
Joao
Responder para  Zero77
11 meses atrás

É mesmo…
Tem uma rubrica secreta Oficiais.
Nem o MPM e nem o TCU sabem.
É ultra-secreto.

Adriano madureira
Adriano madureira
Responder para  Luterano
11 meses atrás

Curto?! Só se for para os praças, porque os oficiais estão de boa comparado aos subalternos…

Zero77
Zero77
Responder para  Rodolfo
11 meses atrás

Curto, sempre, com as opções ocidentais, caríssimas de sempre.

Além disso via FMS; com as intrusões geopolíticas até o talo das compras de hardware dos EUA.

Aliás, virão mísseis? Que para tirar da caixa tem que ter 5 carimbos de Washington?

Mas para alguns no Brasil isso é investir em “defesa nacional”…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Zero77
11 meses atrás

O Brasil pelo tamanho do território, população, riquezas naturais e economia deveria ter mais vergonha na cara e deixar de ser lambe botas. Comprar dos Estados Unidos significa que somente pode usar contra inimigos deles.

Antonio Cançado
Responder para  Antonio Palhares
11 meses atrás

Sério que você acredita mesmo nessa bobagem?

Antonio Cançado
Responder para  Zero77
11 meses atrás

E qual seria a opção?
Comprar as porcarias baratas feitas na China descaradamente copiadas do que o Ocidente faz de bom?

Tiago
Tiago
Responder para  Antonio Cançado
11 meses atrás

Baratas podem ate ser, mas porcarias não sei não kkkk
Já foi o tempo que a China se limitava em copiar o ocidente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rodolfo
11 meses atrás

O orçamento militar brasileiro é enorme, mas a estrutura militar é anacrônica e perdulária.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Longe de mim negar que existem

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Carvalho2008
11 meses atrás

Longe de mim negar que existem absurdos e de fato uma necessidade de reestruturação.

Mas não há lógica comparativa com o mínimo de razoabilidade sem atribuir em qualquer contexto, a área quadrada de cobertura por dólar orçamentário…..quer seja área terrestre, marítima, ou aérea….

Tal qual a conta mais elementar do mundo que seria atribuir um orçamento de 4 dolares, sendo 50% em pessoas e 50% em equipamentos, onde após corte de 25%, por óbvio passa a ser 66,66% então sua composição de pessoas e 33% de equipamentos é assim vai…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carvalho2008
11 meses atrás

Olá Carvalho. Não entendi.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Vc novamente de falácia….

Charle
Charle
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Assino embaixo!

bruno
bruno
Responder para  Rodolfo
11 meses atrás

É está, pois 90% do orçamento vai para gasto com pessoal ativo e inativo.

Joao
Joao
Responder para  bruno
11 meses atrás

Faz as contas….
Em porcentagem dá errado…
Aumenta o orçamento, e a porcentagem com pessoal, q é fixo, diminui.

Joao
Joao
Responder para  Rodolfo
11 meses atrás

Caramba!!!!
Não caiu nada pra mim ainda…. Vou lá na Caixa cobrar…

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Responder para  Rodolfo
11 meses atrás

Tá tão curto que para cada transferência os generais estão recebendo só 200 mil kkk

Joao
Joao
Responder para  Gerson Carvalho
11 meses atrás

😳
Devia ter saído Gen!!!!
Deve ser uma rubrica secreta a movimentação deles!!

Jodreski
Jodreski
Responder para  Rodolfo
11 meses atrás

todos nós aqui sabemos o pq disso, mas há alguns (não estou dizendo todos) que não gostam muito de cutucar a ferida… defendem sempre que a verba precisa aumentar e não que as forças que precisam mudar a maneira como gastam a verba que recebem.

Paulo Carrano
Paulo Carrano
Responder para  Heinz
11 meses atrás

Com o rombo do orçamento desse ano, sorte será se conseguir voar o que já tem!

Nativo
Nativo
Responder para  Paulo Carrano
11 meses atrás

Sempre teve rombo no orçamento para justificar esses parcos equipamentos que temos?

Zero77
Zero77
Responder para  Nativo
11 meses atrás

O problema sempre foi o gasto com o oficialato e o custo-benefício dos equipamentos escolhidos ideologicamente pelos mesmos…

Joao
Joao
Responder para  Zero77
11 meses atrás

É o oficialato secreto… q recebe menos q as outras carreiras de Estado logo no início.

Zero77
Zero77
Responder para  Paulo Carrano
11 meses atrás

EDITADO

Underground
Underground
Responder para  Zero77
11 meses atrás

É só cortar gastos e parar de emprestar dinheiro.

Zero77
Zero77
Responder para  Underground
11 meses atrás

EDITADO

MMerlin
MMerlin
Responder para  Zero77
11 meses atrás

É preciso existir um equilíbrio entre investimentos que trazem desenvolvimento, benefícios sociais e distribuição para trazer governabilidade.
Equilíbrio destes três em relação ao orçamento.

Não conseguimos esse equilíbrio por dois principais motivos.

Primeiro, temos um congresso que, para aceitar aprovar um feijão, exige uma feijoada apenas para ele.

Segundo, a grande maior parte do Brasil enxerga tudo com uma visão polarizada (não politizada, é bastante diferente) o que dificulta a tomada de decisões corretas, e aceitação destas, devido a uma falsa ideologia partidária.

O que passou e o que está aí (e toda sua trupe ou companheiros) tem o mesmo objetivo: perpetuação de poder. Ingenuidade (de repente, até ignorância) é pensar diferente. Pode ser até fé, mas aí é burrice. Ano eleitoral é momento para ser técnico.

Daniel
Daniel
Responder para  Zero77
11 meses atrás

Uma pena que os governos desse partido são os que mais gastam, né?

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE ESTÁ DESVIANDO DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Responder para  Heinz
11 meses atrás

Existe um fator Turquia ali na orelha da Grécia que praticamente obriga os gregos a gastarem essa grana.
Se não fosse isso acho que nem comprariam nada. Ou se comprassem seria um número perto do que estamos adquirindo TB.

Plinio Jr
Plinio Jr
Responder para  Heinz
11 meses atrás

Também concordo que deveriam ser em maior quantidade, mas as necessidades da Grécia são diferentes das nossas, é país membro da OTAN, tem rivalidades de fronteira com a Turquia e tem a Rússia ali por perto perto aprontando ….espero no futuro que aumentem estas quantidades para o EB

Douglas Targino
Douglas Targino
11 meses atrás

Olha, já temos poucas unidades de “tal” armamento e quando vamos repor, sempre compramos menos do que foi dado baixa (que já era pouco). Acredito que existe uma “força” interna e externa que nunca deixa nossas forças armadas crescerem de proposito, pois não é possível, parece que aqui nada dar certo.

deadeye
deadeye
Responder para  Douglas Targino
11 meses atrás

Nós já estamos adquirindo helicopteros novos

Santamariense
Santamariense
Responder para  Douglas Targino
11 meses atrás

No caso específico desses helicópteros, se fala em 12 ou 16 unidades. Mesmo se forem 12, substituirão em igualdade de números os 4 HM-2 e 8 HM-3.

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
11 meses atrás

Serão substituídos por 12 (alguns dizem 16) UH-60M novinhos de fábrica, então sem razão para desespero.

Welington S.
Welington S.
Responder para  Dagor Dagorath
11 meses atrás

Eu vi no canal do Caiafa que serão 16 mesmo e novos de fábrica.

RSmith
RSmith
Responder para  Welington S.
11 meses atrás

é natal né…

soutoF
soutoF
Responder para  Dagor Dagorath
11 meses atrás

Boa tarde amigo Dagor existe previsão de entrega dos novos
black hawk pro EB?

Talisson
Talisson
Responder para  soutoF
11 meses atrás

Pelo que vi será 1 em 2024, 1 em 2025, 1 ou 2 em 2026.

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Responder para  soutoF
11 meses atrás

Acho que o contrato não foi assinado ainda.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  soutoF
11 meses atrás

Não. Inclusive o PPA 2024-2027 não menciona BlacjHowck.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Isso não quer dizer nada. A compra poderá ocorrer com verbas de várias fontes, até por emenda parlamentar.

Marcos Silva
Marcos Silva
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Olha Camargoer,acho esse “BlacjHowck” ainda não conquistou clientes…kkkk
Obs: stand-up comedy on!
Abraços!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Marcos Silva
11 meses atrás

Riso. O tecladinho do celular é um fanfarrão.

Gosto muito da grafia “3NTr0q1A” também.

Boas Festas e Feliz 2024.

Marcos Silva
Marcos Silva
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Pra vc também!

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Dagor Dagorath
11 meses atrás

Sim. Em 2050 termina as entrega

Marcos Silva
Marcos Silva
Responder para  Orivaldo
11 meses atrás

Está sendo muito otimista.

Zorann
Zorann
Responder para  Dagor Dagorath
11 meses atrás

Falta de planejamento.

As pessoas relativizam a incompetência. Se vai dar baixa, estes novos helicópteros já deveriam estar sendo entregues.

Mesmo que venham esses 12 ou 16, vão chegar quando? Em conta gotas até 2030?

Zero77
Zero77
Responder para  Zorann
11 meses atrás

EDITADO

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dagor Dagorath
11 meses atrás

Olá Dagir. Não há previsão orçamentária para estes helicópteros e nem são mencionados no PPA.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Isso não quer dizer que a compra não irá ocorrer.

Tutu
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Existe previsão sim

Para o projeto de implantação da aviação do exército tem 95 milhões para o ano que vem.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Tutu
11 meses atrás

Olá Tutu. Eu li o PPA e não vi menção aos BlackHawck. Lá tem menção dos helicópteros Tx, do Caracal, do Fx2, do Kc390, dos Scorpenes, das FCT, do SBN, Astros, Guarani e até das NaPa500. Nada sobre BlackHawck.

Um Blackhawck novo custa entre US$ 15~40 milhões, dependendo do que for incluído, por exemplo, apoio logístico, motores reservas, treinamento, etc. A Polônia comprou quatro S-70 por US$ 170 milhões, ou US$ 42 milhões (padaria). Dá para chutar que um U60 pé de boi custaria US$ 25 milhões, incluindo tudo

No PPA, há um ítem “: 3138 – Implantação do Sistema de Aviação do Exército”, que iniciou em 2003 e terá conclusão em 2038, custo total de R$ 920 milhões, com R$ 840 milhões destinado para o período de 2024~2027. Fazendo uma pesquisa, a gente encontra neste ítem orçamentários coisas como a modernização dos Esquilos e as obras para acomodar os Caracal, entre outras coisas. Então, não dá para afirmar que este dinheiro seja para comprar BlackHawks (ainda que também não dá para afirmar que não possa ser usado). È um ítem “guardap-chuva” do orçamento.

Tutu
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Tutu
11 meses atrás

Então. Os dados que eu coloquei são os do PPA. Como expliquei, o item “3138 – Implantação do Sistema de Aviação do Exército” é um guarda-chuva. Cabe tudo ali. O valor no PPA, aprovado no Congresso, é de R$ 920 milhões. As parcelas anuais ainda precisam ser aprovadas no orçamento. Creio que para 2024, serão R$ 95 milhões.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Tutu
11 meses atrás

O valor de R$ 4.305.800.000,00 que aparece na matéria do link refere-se ao total do programa de renovação da AvEx, em um período temporal de 2017 até 2038. A informação está ali. Esse montante não se refere apenas à aquisição dos Black Hawk.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

PPA é intenção…orçamento se vota todo ano. E se quiserem, o dinheiro pode vir esse não mesmo, até de emendas parlamentares.

Antonio Cançado
Responder para  Dagor Dagorath
11 meses atrás

Não sei…primeiro, as capacidades de ambos são bem diferentes, e segundo, desativar antes de incorporar? É isso mesmo?

Nativo
Nativo
11 meses atrás

A Grécia comprou a alguns anos atrás dezenas de helicópteros( acho que 70) desativados dos EUA.
O Brasil em pleno momento de tensão nas suas fronteiras se dá ao luxo para aposentar aeronaves, com perspectiva de reposição em anos vindouros, está certo isso?

Souto
Souto
Responder para  Nativo
11 meses atrás

Tem previsão da chegada dos novos helicópteros black hawk pro EB?

Santamariense
Santamariense
Responder para  Souto
11 meses atrás

Cara, eles não foram nem comprados ainda!!! Lê a matéria!!

Underground
Underground
Responder para  Nativo
11 meses atrás

“§ 1º A desativação e o desfazimento dessas frotas serão coordenados pelo Comando Logístico” …
Ou seja, haverá uma programação de baixas.

Nilo
Nilo
Responder para  Nativo
11 meses atrás

A tensão na fronteira norte já era senão quem “já era” seria o Maduro rsrsrs

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
11 meses atrás

Pois é. Escrevi que a montanha iria parir um rato.., riso.

O assunto sumiu.

Talisson
Talisson
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Quando o Farinazzo disse que a intenção do Maduro poderia ser apenas de inquietar o meio diplomático e fazer showzinho pra consumo interno, eu até desconfiei. Os dias passaram e parece que ele tinha razão.
Talvez o ditador pensou que Lula ia ajudar ele, cedendo o caminho, como não aconteceu, ele recolheu o discurso, pois nunca teve a intenção de atacar o Brasil. Assim espero…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Talisson
11 meses atrás

Olá Talisson. A minha análise foi a mesma. As minha hipóteses foram 1) Madurou usou o plebiscito para organizar a sua mudança para a eleição de 2034. 2) serviu para mapear o seu apoio para as eleições de 2924. 3) serviu de vacina contra uma decisão da corte que favorecesse a Guiana e pudesse ser usada pela oposicdo em 2024. 4) abocanhar parte dos royalties da exploração de petróleo. 5) acelerar o fim das sanções dia EUA.

Zero77
Zero77
Responder para  Talisson
11 meses atrás

EDITADO

MMerlin
MMerlin
Responder para  Zero77
11 meses atrás

A situação na Argentina carece de medidas extremas (e muito) e não casuais.

Várias foram tentadas, sem resultado ou que pioraram a já delicada situação do país.

Não adianta fazer mais do mesmo e esperar resultados diferentes.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Zero77
11 meses atrás

Mas existe um ponto crucial que invalida seu comentário.

Milei foi eleito legalmente pela população Argentina.

E o Maduro? Entrou de vice para Chefe de Estado e de lá não mais saiu. Se passar mais de dez anos. Eleito legalmente ad aeternum?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  MMerlin
11 meses atrás

Olá Merlin.

Vocẽ tem razão ao lembrar que Milei foi eleito democrnaticamente. Se ele irá governar democraticamente é outra história.. riso.

As eleições argentinas tiveram um record de absteção (26%) mas isso de modo algum desqualifica o resultado.

A questão em torno de Maduro é mais complicada. Após a morte de Chavez, Maduro é eleito presidente em 2013. Em 2018, Maduro tentou a reeleição e venceu. A oposição não reconheceu o resultado denunciando fraudes. O fato da eleição ter tido uma grande abstenção não pode ser usado para justificar o cancelamento da eleição, visto que o voto na Venezuela é facultativo (heis um bom motivo para o voto ser obrigatório no Brasil, mas isso é outras discussão).

No Brasil o presidente pode ficar até 8 anos no poder. Na Venezuela cada mandato é de 6 anos.

As eleições de 2018 tiveram muitos problemas. A oposição denunciou fraudes. Por outro lado, a própria oposição boicotou as eleições. Faltou um diálogo entre as partes para uma eleição. Felizmente, parece que o governo e a oposição chegaram a um acordo político para as eleições de 2024.

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Zero77
Zero77
Responder para  Nativo
11 meses atrás

EDITADO

Santamariense
Santamariense
Responder para  Zero77
11 meses atrás

Tu deve ser aquele comentarista que foi banido e agora voltou, com mais gana do que nunca! Parece conversa de DCE…barbaridade…

Velame
Velame
Responder para  Santamariense
11 meses atrás

Mlk chato pra caramba! Não contribui com nada. Só vomitando clichês que escuta na faculdade…

Ricardo Torres
Ricardo Torres
Responder para  Velame
11 meses atrás

Põe chato nisso!!

A moderação poderia dar para ele o “Prêmio Limão de 2023” como o comentarista mais chato do ano.

Não contribue em nada, só fica falando mal dos EUA o tempo todo….deve ter tido o pedido de visto recusado pelo Consulado dos EUA e agora ficou traumatizado e agressivo!

Santamariense
Santamariense
Responder para  Ricardo Torres
11 meses atrás

Hehehehe…bem isso!

Santamariense
Santamariense
Responder para  Velame
11 meses atrás

Exatamente!

Joao
Joao
Responder para  Zero77
11 meses atrás

Tem nada mesmo…
É bem tranquila…

Bueno
Bueno
11 meses atrás

Darão baixa até Junho 2024, o Exército ficara sem 12 aeronaves de Transporte na Região Norte e demorara 8 anos para repor os 4 Black Hawk e os 8 Cougar, sem contar que trocaram 2 helicópteros Caracal contratados por peças e manutenção da frota.

O EB vai Fretar avioes para transporte, Líder e Azul ?

Tem estudos que relatam que as células dos 4 Black Hawk tinha até 55% de horas de voo , porem não foram feitas as manutenções de forma adequadas o que aos deixaram em uma eleva obsolescência.

Estes 4 Black Hawk Serão canibalizados ?

Joao
Joao
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Acho muito difícil que se tenha um vácuo tão grande de aeronaves. So se o problema for $$.
Além disso, desconheço que só voaram 45% de sua vida útil. Eles (os BH, pelo menos) estão há 30 anos no EB e voando MUITO!! Muito!! E por serem modelos antigos, mesmo com vida útil da célula, é necessário saber a disponibilidade de peças pra mantê-los voando.
Ainda, algumas pecas de reposição dos BH do EB estão estocadas pelo USArmy em “locais de possível fricção”, o que torna muito cara a reposição, pois tem de ser “desarmazenadas” de estoques longínquos, e de um modelo antigo.
Por fim, o menos provável de tudo é a manutenção feita de forma pouco adequada.
Quando a AvEx foi criada, o EB foi alertado que há 1 acidente para cada 10.000 horas de voo em He civis. Essa taxa era de 1 para 5.000 em aeronaves militares. O EB chegou a mais de 50.000 horas de voo sem acidentes, e ultrapassou muito, com um alto índice de horas de voo e com o máximo de realismo em suas operações, fora as reais.
Um profissionalismo desse deixa em xeque qq insinuação de “presepada” no voo e na manutenção.

Rosi
Rosi
Responder para  Joao
11 meses atrás

João . O Bueno está correto… Segue documento disponibilizado plo EB..
Boa leitura

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/9505/1/CGAEM_2021_2_tcadriano.pdf

Vc pode pesquisar TMB pelo tema do trabalho:

UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO
LOGÍSTICO NA GESTÃO DO CICLO DE VIDA DE
HELICÓPTERO DE EMPREGO MILITAR

Vida útil dos atuais helicópteros Black Hawk da Aviação do Exército Brasileiro

Zorann
Zorann
Responder para  Rosi
11 meses atrás

Desanima ser brasileiro, quando o assunto é FFAA.

Será que daria para “fechar” as FFAA. Acabar com isso?

É muita vergonha que passamos com estes caras.

Marcos Silva
Marcos Silva
Responder para  Zorann
11 meses atrás

O problema todo não é a incompetência de nossos políticos ou militares. É a nossa incapacidade de escolhermos direito nossos representantes.

Zero77
Zero77
Responder para  Marcos Silva
11 meses atrás

A maior vergonha é sempre optarem por hardware para desfile Made in USA.

Caríssimos e com restrições geopolíticas até o talo.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Rosi
11 meses atrás

Segundo o estudo, se desativa um meio por final de vida útil da célula ou por obsolescência e alto custo de manutenção e dificuldades associadas. Pelo que está descrito, as aeronaves teria ainda ao redor de 50% de vida útil em relação às horas de voo, mas vários itens com níveis críticos de disponibilidade. O caminho seria uma modernização ou a desativação. A abrangência dessa modernização e valor necessário X o tempo disponível ainda de célula devem ter norteado a Força para optar pela desativação.

Joao
Joao
Responder para  Santamariense
11 meses atrás

Exatamente.
Nao é só a vida útil da célula q conta.

Joao
Joao
Responder para  Rosi
11 meses atrás

O próprio estudo indica que não é verificado a fundo o problema, inclusive sem verificar outras questões que influenciam a vida útil.
Uma delas, como apontei, é a disponibilidade de peças do modelo em questão.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Bueno, acredito que a compra dos novos helicópteros já está em nível adiantado de negociação. O tempo para o seu recebimento não deverá durar tudo isso, visto ser compra direta, via FMS. Das 12 aeronaves a serem desativadas, apenas 4 delas operam na região norte, em Manaus, no 4º BAvEx – 4 Black Hawk. As outras 8 operam no centro-oeste, em Campo Grande, no 3º BAvEx – 4 Cougar, e no sudeste, em Taubaté, no 2º BAvEx. – 4 Cougar. Um Caracal, e não dois, foram trocados por um acréscimo nos suprimentos e manutenção. Os HM-2 Black Hawk foram recebidos pelo EB em 1997, ou seja, 26 anos atrás. É muito difícil, muito mesmo, que tenham todas essas horas disponíveis ainda. Se eles forem canibalizados seria para usar essas peças na manutenção dos H-60 da FAB e, talvez, algumas que sejam compatíveis para uso nos futuros H-60M.

Bueno
Bueno
Responder para  Santamariense
11 meses atrás

Olhei na pagina do EB que indica indica o HM-3 Cougar NO  4º BAvEx 
Será que não atualizaram a Pagina do EB?

https://cavex.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=328

Bueno
Bueno
Responder para  Bueno
11 meses atrás

Teve estudos que virou diretriz de redistribuição dos helicópteros do EB , parece que não concluiu no caso do HM-3.

Da para confiar neste estudo do EB?

Como colocaram em um estudo para redistribuir Helicópteros que já estavam mais parados do que em operação e que seriam desativados na sequência ?

Se consideram neste documento os HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk é porque ainda tinha condições operacionais ou erraram mesmo?
 
 A Portaria de 20 de Outubro de 2023
 
http://www.sgex.eb.mil.br/sg8/006_outras_publicacoes/01_diretrizes/04_estado-maior_do_exercito/port_n_1178_eme_20out2023.html
 
 

angelo
angelo
11 meses atrás

Vão substituir por algo equivalente em qualidade? ou vão sucatear….o q não me surpreenderia…

Santamariense
Santamariense
Responder para  angelo
11 meses atrás

Será um upgrade em todos os sentidos, pois serão substituídos os H-60L e AS532 por novos e modernos H-60M, em quantidade igual de aeronaves.

jose pereira
jose pereira
11 meses atrás

A policia militar de alguns estados poderiam receber estes helicópteros

Talisson
Talisson
Responder para  jose pereira
11 meses atrás

Mal conseguem manter 2, 3 ou 4 Esquilos. Com exceção da PMESP.

Natan
Natan
Responder para  Talisson
11 meses atrás

Somente a título de curiosidade, a pmesp tem 26 helicópteros e 2 aviões.

Depois da fab acredito que seja a maior frota aérea do Br, dado que o eb não deve ter 100% de disponibilidade

Zorann
Zorann
Responder para  Natan
11 meses atrás

A PMESP é muito mais organizada e bem gerida do que as FFAA. Não dá pra comparar. É outro nivel

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Zorann
11 meses atrás

Caro. São coisas muito diferentes. Podemos comparar a PM de SP com a de outros estados, mas não há como comparar com as forças armadas.

A PMSP custa algo em torno de R$ 15 bilhões por ano. Sso 100 ml policiais. São cerca de R$ 8 bilhões em salários de pessoal ativo, R$ 1 bilhão em custeio e modernização, e R$ 6 bilhões com inativos.

Pedro
Pedro
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Ele falou de organização. E a PM de São Paulo está em outro nível.

As ffaa brasileiras são amadoras

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pedro
11 meses atrás

Caro. Polícia é polícia. Forças armadas são outra coisa. Não há como comparar. São funções diferentes, são equipamentos diferentes.

Dá para comparar a PMSP com a PMRJ, do DF, do RS… ou comparar o EB com o exército da Argentina, do Chile, da Austrália…. só que polícia e exército são coisas muito diferentes para serem comparadas

A propósito, quando se compara o EB com outros exércitos com orçamento similar, a gente percebe que o EB tem problemas graves de eficiência e desperdício de recursos.

SD Natan
SD Natan
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Camargoer, o orçamento da pmesp foi de 27 bilhões de reais esse ano de 2023, praticamente o dobro do orçamento do exército argentino.

São 82 mil homens e mulheres.
16 mil viaturas
28 helicópteros
3 Aviões de transporte.
430 cachorros
450 cavalos
452 embarcações
2 “Navios” de combate ( acredito que sejam lanchas ou pequenos barcos de combate)

São comandados por 60 coronéis distribuídos em 120 batalhões.

Santamariense
Santamariense
Responder para  SD Natan
11 meses atrás

Considerando que o posto de coronel nas PM’s é o mais alto à ser alcançado, podemos comparar com o de generais no EB (coloquei todos – Brigada, Divisão e Exército). Poderíamos fazer um paralelo entre as trés maiores patentes da PMESP, colocando os números de coronéis, tenentes-coronéis e majores em comparação com os números de generais de Exército, de Divisão e de Brigada do EB. Mas, vamos considerar apenas de coronéis X generais (todos). Temos os seguintes números:

Exército Brasileiro:

220.000 integrantes
175 generais

Aproximadamente 1257 integrantes para cada general

PMESP:

82.000 integrantes
60 coronéis

Aproximadamente 1367 integrantes para cada coronel

Percebe-se uma paridade…que seria desfavorável à PMESP se considerássemos o número de tenentes-coronéis e majores.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  SD Natan
11 meses atrás

Ola Natan.

É muito difícil acessar o orçamento da PMSP. O portal da transparência de SP é muito ruim e a lei orçamentária não apresenta um resumo. São mais de 120 pontos separados relacionados com a PMSP.

Segundo o “bard” do Google, o orçamento da PMSP de 2023 foi de R$ 17 bilhões, cerca de 70% do orçamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que foi de R$ 23 bilhões.

Dos R$ 17 bilhões, R$ 12,7 bilhões é da folha de pagamento (ativos e inativos), R$ 2,9 bilhões para aquisição de equipamentos e R$ 1,8 bilhões para custeio.

Segundo uma notícia no portal do governo de SP, o orçamento de 2023 para segurança pública foi de R$ 27 bilhões (o que bate com o seu número), lembrando que isso inclui a PM, Polícia Civial, Polícia Cientifica, Bombeiros. O sistema de presídios é de outra secretaria.

https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orcamento-do-estado-de-sao-paulo-sera-de-r-317-bilhoes-em-2023-2/

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Vc acerta bem quando fala da diferença de polícia e força armada.
Mas desconhece sobre o gasto das FFAA do Brasil em comparação aos outros países.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
11 meses atrás

Olá João. Sou apenas um entusiasta que gosta de números.

Quando eu escrevi que dá para comparar o EB com outros exércitos, era no sentido de “exércitos” se compara com “exércitos”, sem afirmar que o EB é melhor ou pior que os exércitos do Chile, da Austrália ou da Polônia.

Ao comparar o EB com outros exércitos profissionais, a gente pode encontrar os problemas e qualidades do EB. como por exemplo qualidade do equipamento, capacidade logística, custo operacional, custo previdenciário.

O que acho um erro é tentar comparar o EB com outras instituições, como policia, universidade, hospital ou companhia aérea.

Por exemplo, é possível comparar o tipo de equipamento entre exércitos de orçamento parecidos. Ou comparar a razão entre gastos com pessoal ativo/inativo em exércitos de tamanhos parecidos.

Também dá para compara a PM de SP com a PM do RJ ou do DF. Também é possível comparar a PM com polícias de outros países, mas seria um erro comparar a PMSP com um exército regular.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Entendo.
Mas a grande questão é que não é possível comparar exércitos com orçamento parecido, sem se levar em conta onde será empregado, alianças, ameaças, condições do terreno e metereologicas, assistência técnica dentre tantos outros fatores.
É como comparar o padrão de vida de dois funcionários q recebem o mesmo salário, mas moram em locais diferentes e com famílias de tamanho e problemas diferentes.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Pedro
11 meses atrás

Zorann e Pedro, desenvolvam o raciocínio, colocando exemplos de uma e da outra instituição. Exemplos concretos, com início, meio e fim, que demonstrem o amadorismo de uma e o profissionalismo da outra.

Joao
Joao
Responder para  Pedro
11 meses atrás

São sim hahahahahahah
Da pra ver quando as PM e BM buscam as FFAA pra coisas básicas.
Aí vemos o quão as FFAA são amadoras….

Joao
Joao
Responder para  Zorann
11 meses atrás

Hahahahahahahahahahahahahahaha
Agora conta aquela do Aspira.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Natan
11 meses atrás

O EB possui 95 helicópteros e a MB possui 60 helicópteros e 6 aviões. Então, a PMESP, apesar de possuir uma frota grande e bem organizada, não é nem a segunda nem a terceira maior frota aérea do Brasil. Por curiosidade, obviamente a FAB possui a maior frota aérea do país, mas tratando-se apenas de helicópteros é a terceira, pois possui 50 helicópteros.

Felipe
Felipe
Responder para  Santamariense
11 meses atrás

Acredito que os números da MB e FAB sejam maiores do que mecionastes ou estou desinformado…

Santamariense
Santamariense
Responder para  Felipe
11 meses atrás

Escrevo de cabeça:

*Considerei todos os H225M como já entregues e todos os AH-11B modernizados também já entregues

MB:

Helicópteros:
15 H225M
06 SH-16
08 AH-11B
02 UH-17
15 UH-12
14 IH-6B

Aviões:
06 AF-1B/C

FAB:

Helicópteros:
17 H225M (incluindo os 2 VH-36 do GTE)
16 H-60L
02 VH-35
15 H-50

Podem existir variações mínimas nas quantidades de UH-12 e IH-6B na MB e de H-50 na FAB.
Aproveito para colocar os números do Exército:

EB:
34 HA-1
34 HM-1
04 HM-2
08 HM-3
15 HM-5

Joao
Joao
Responder para  Natan
11 meses atrás

Ninguém tem 100% de disponibilidade.
Existe a tal da diagonal de manutenção.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  jose pereira
11 meses atrás

Os BlackHaeck são caros de operar. Não faz sentido. Se for doar, que seja para o Paraguai, Uruguai, Argentina…. Sai aviões militares.

Francisco
Francisco
11 meses atrás

Houve um momento em que o EB queria trocar as turbinas por modelos mais modernos e mais capazes em relação ao peso/potência. Mas, os americanos não autorizaram. Lembrando que esses BH são do modelo A. Foram fornecidos pelo EUA para o Brasil atuar na missão de paz (MOMEP) após o conflito entre Equador e Peru.

RDX
RDX
Responder para  Francisco
11 meses atrás

UH-60L

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
11 meses atrás

Apenas lembrando que a FAB pagou pelos 4 helicópteros.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Creio que não.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rinaldo Nery
11 meses atrás

Oi Rinaldo. Faz muito tempo.. posto estar errado… De qualquer modo, Boas Festas e Feliz 2024

Sergio
Sergio
11 meses atrás

Serão, ao que parece, substituídos por outros. Antes fosse esse o problema de nosso exército.

José Adriano dos Santos
José Adriano dos Santos
11 meses atrás

O Exército já não tem tanta aeronave, e ainda vão desativar os que tem?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  José Adriano dos Santos
11 meses atrás

O EB tem mais de 90 helicópteros. São cerca um pouco mais de 30 Esquilos, outra 30 Pantera, uns 15 Caracol… E tinha os 3 BlacjHawk que ficavam em Manaus e os Cougar. Os Esquilos e Panteras foram modernizados.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

4 Black Hawk, não 3.

Vinicius
Vinicius
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

É um número baixo.

Vinicius
Vinicius
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

A maioria dos países europeus, que são minúsculos, tem 3x mais que isso.

Sd PM Natan
Sd PM Natan
11 meses atrás

Totalmente a título de curiosidade, um comentário falou sobre doar os Helis para PMs, segue alguns dados sobre a PM-sp, pelo menos por essas bandas os Helis vooam quase todos os dias

“Só a PM tem 32, sendo 29 helicópteros do Águia 33 e três aviões. Toda a frota aérea auxilia no policiamento urbano, rodoviário, de choque, de trânsito, em salvamentos aquáticos e terrestres, combate a incêndios e transporte de autoridades”

Fonte
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/pm-de-sp-ganha-reforco-de-novo-helicoptero-para-resgates-e-emergencias-medicas/#:~:text=S%C3%B3%20a%20PM%20tem%2032,inc%C3%AAndios%20e%20transporte%20de%20autoridades.

Sergio
Sergio
Responder para  Sd PM Natan
11 meses atrás

Sim. Prestam grande serviço a população de SP. Aliás, vale uma matéria aqui na trilogia. Esse blackhawk ficaria ótimo no grupamento águia, mas creio o exército não permita seu uso pelas forças policiais.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sergio
11 meses atrás

O custo da hora de voo do Blackhawk é muito maior que o do Esquilo. Não faz sentido a PM ter Blackhawk.

RDX
RDX
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

O Esquilo não é adequado para transporte de tropas e cargas, evacuação de feridos e vítimas de calamidade pública e infiltração por fast rope.Cabe comparativo com outros modelos, como por exemplo o H145.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RDX
11 meses atrás

Caro. O que você descreveu são ações de combate não de polícia. Segurança pública se faz com trabalho de policias, que é investigação, inteligência, presença ostensiva, patrulha, policias comunitária…. este tipo de ação de “combate militarizado” não tem resultado na segurança pública. Há décadas a gente vẽ isso sem resultado.

Sobre emergência e calamidades, o EB, MB e FAB sempre estiveram apoiando os Estados.

RDX
RDX
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Então pela sua lógica precisamos acabar com o policiamento ostensivo, a Inteligência e a investigação, ou seja com a polícia porque ela fracassou na prevenção e repressão ao crime.

Transporte de tropas = mais de 5 passageiros (policiais, vítimas e/ou presos).

Transporte de cargas = material apreendido em ações policiais.

Infiltração por Fast Rope = técnica clássica empregada para infiltrar, por exemplo, equipes de operações policiais especiais em edifícios.

Evacuação de feridos = Transporte de macas com policiais, vítimas e/ou criminosos feridos em confronto armado. Também inclui policiais vítimas de acidente em serviço.

Desde quando essas ações são de combate?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RDX
11 meses atrás

Sua leitura apressada ignorou a descrição que fiz do que são as atividades de segurança pública. Esta ali, no meio “presença ostensiva”.

Como a gente está perto do Natal, é momento de paz e harmonia..

Os dados de violência e criminalidade, talvez nos últimos 50 anos, mostram o fracasso da política de segurança pública no Brasil. Insistir nelas é um óbvio equívoco.

Neste contexto, imaginar que qualquer polícia estadual irá ter ganhos operando um BlackHawck sugere uma incompreensão do papel da polícia nas ações de segurança pública.

Um colega comentou que a maior frota de helicópteros policias no Brasil é da PMSP. Nenhum deles é um BlackHawck. Por outro lado, a PMRJ tem um helicóptero blindado Bell Huey e não consta que o uso deste equipamento (mais caro de operar que um Esquilo) tenha dado resultados efetivos para melhorar a segurança pública no RJ.

Pois é.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

O uso do Huey na PMRJ é para maior segurança dos tripulantes e tropa embarcada. Mas, talvez você queira acabar com o BOPE, CORE, ROTA, etc.

Joao
Joao
Responder para  Santamariense
11 meses atrás

BOPE, CORE, ROTA são exemplos que já temos uma Gendarmeria dentro das próprias polícias.
Querem acabar com isso, e criar outra com outro nome, pra dizer q fizeram algo.
Mas um criminoso com 20 passagens por um mesmo crime sai solto em horas…
Aí a culpa é da polícia.

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense
Santamariense
Responder para  Joao
11 meses atrás

Exatamente! Perfeito!

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

O fracasso da segurança pública no Brasil se resume em um bandido ser preso mais de 20 vezes pelo mesmo crime e sair solto em horas… pra respirar seus crimes novamente.
Fácil por culpa nos profissionais de segurança pública e no modelo, quando as razões são convenientemente outras.
A segurança pública não fracassou, foi sabotada.

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Joao
Joao
Responder para  RDX
11 meses atrás

Querem é um Guarda Belo nas ruas, enquanto os criminosos saem impunes… e a culpa ainda é da polícia e do modelo de segurança….

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
11 meses atrás

Olá João. O modelo de segurança pública, ou melhor definido como “política de segurança pública” envolve a estrutura policial, tanto a ostensiva quando a de investigação, sistema de justiça, sistema carcerário, políticas de inclusão social, legislação…. etc.

Os dados de criminalidade brasileiros mostram que o sistema de segurança pública no Brasil fracassou.

Se fosse apenas o modelo de polícia, seria obviamente mais fácil de resolver. Infelizmente, envolve muitas coisas. Ele precisa de uma ampla reforma.

Após mais de 50 anos de aumento de criminalidade, é bem difícil sustentar que o modelo funciona,

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Mas que fique claro que muito pouco do que falhou é de responsabilidade das Polícias.
Impossível um sistema dar certo, se quem tem de ser preso não é preso, se quem tem de ser assistido e orientado não é assistido e orientado, e quem tem de se defender pra não morrer, se precisar se defender aí sim acaba preso…

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Quando se fala o que não sabe, normalmente sai bobagem. Procure pelo número de voos realizados pelos helicópteros da BM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do RS nas enchentes ocorridas no RS em setembro passado.

Sd PM Natan
Sd PM Natan
Responder para  Sergio
11 meses atrás

Uma coisa que me impressiona é que a PMESP tem aviões de asa fixa e o EB não.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sd PM Natan
11 meses atrás

O EB não precisa de aviões. A FAB tem uma frita de aviões de transporte com capacidade de atender a demanda do EB. A pergunte mais curiosa seria qual o uso que os aviões da PMSP atendem?

Acho que todo mundo entende o uso do helicopteros. Aliás, seria importante unificar a frota da PM e da policia civil. Não faz sentido ter duas frotas.

Sd PM Natan
Sd PM Natan
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Camargoer, irei respeitosamente descordar do camarada, acho que existência de uma dependência do EB para com a fab preocupante, até porque parece que as forças nunca estão alinhadas, além do mais algumas asas fixas poderiam reduzir o custo de transporte de cargas no EB.

Sobre a PM e PC essa união nunca aconteceria, a frota da PM além de ser muito maior atende a objetivos totalmente diferentes; na PM as asas fixas são usadas para transporte de autoridades e ações de defesa civil

RDX
RDX
Responder para  Sd PM Natan
11 meses atrás

Pois é. Defender a unificação da frota das polícias é o mesmo que defender a unificação da frota de helicópteros do EB e da FAB. Completamente sem sentido.

Joao
Joao
Responder para  RDX
11 meses atrás

Expesssialistas…..

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sd PM Natan
11 meses atrás

Olá PM. Sobre a aviação de transporte da FAB, segundo o próprio comandante da FAB, ela tem capacidade de atender a demanda do EB, inclusive a aviação de transporte é subutulizada, sobrando horas de voo. O que falta para a FAB é recursos de custeio (combustível e outros sobressalentes).

Então, não faz sentido o EB adquirir mais aviões.

O problema da falta de coordenação entre as forças armadas (e você tem razão ao mencionar isso) não pode ser usado para justifica gastos. Cabe o MinDef organizar isso.

Pelo que apurei, a polícia civil de SP tem 3 helicópteros. Não faz sentido manter uma frota assim. O adequado é que seja apenas uma frota, um único contrato de manutenção e uso compartilhado.

Sobre o governo de SP ter aeronaves de asa fixa para transporte vip… não faz sentido. Para isso, existem companhias que prestam este serviço além de uma ampla rede de transporte comercial.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Equívoco seu.
A FAB emprega os seus aviões em prioridades centralizadas em A-1 vindo das 3 forças.
Só q não há capacidade suficiente em virtude das demandas, principalmente as emergências.
Dar mais aviões e combustível pra FAB vai só atender mais voos da lista elencada em A-1, mas não necessariamente as emergências, até porque são emergências
E quando dá tempo de atender emergências, muitas vezes é
Com sacrifício das priorizadas anteriormente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
11 meses atrás

Avisa o comandante da FAB que afirmou que eles têm aviões suficientes e com horas de voo disponíveis, mas falta custeio para colocar as aeronaves no ar….

O engano é dele, não meu.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Concordo…
Faça a mesma pergunta pro Cmt EB e da MB….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
11 meses atrás

O Comandante da FAB já falou isso para o EB há alguns anos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Com todo o respeito, as discordo.
No “mundo ideal”, o EB deveria ter sua própria força de asa fixas.
ST pra ataque ao solo, apoiando suas colunas blindadas, e seus próprios aviões cargueiro pra ajudar a manter suas tropas em lugares ermos, como a Amazônia.
Tudo bem que a FAB sempre apoiou o EB nisso, mas a FAB tambem tem suas pendências, e nem sempre eles estarão disponíveis.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Olá Wilber. Lembre que antes da II Guerra, o EB e a MB tinham as suas aviações militares, que foram reunidas, junto com muitos outras coisas, para formar a FAB.

O problema é que Vargas criou 3 ministérios (da Guerra, da Marinha e da Aeronáutica) que ficaram separados tando na administração quanto no orçamento, até a criação do Ministério da Defesa.

Tanto faz quem opera a avião de transporte militar. Pode ser a FAB ou até criar um “Comando unificado de transporte e logísitica” dentro do MInDef que serviria para as trẽs forças.

O que não pode é ter aviões modernos com horas disponíveis na FAB (mas sem capacidade de voar porque falta recursos de custeio) e o EB, FAB ou qualquer outro ministério civil querendo montar uma frota de aviões de transporte.

O MinSaude, por exemplo, contrata empresas privadas para o transporte de medicamentos, ainda que também use os aviões da FAB para cobrir situações de emergência.

Um detalhe. A FAB tem uma das maiores frotas de transporte entre as forças armadas do mundo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Sobre o máximo de unificações de meios de asas fixas, eu concordo.
Não sou a favor de, por exemplo, o EB comprar qualquer meio de asa-fixa com modelo e logística totalmente diferente das outras 2 Forças, principalmente pra aviões de logística.
Mas mesmo assim, ainda sou favorável ao EB ter sua própria Força de asa-fixa, desde que seja um meio compartilhado.

Vinicius
Vinicius
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

É uma das maiores pq tem muitos aviões pequenos. Quero ver se for levar em consideração aviões como o KC, C5 e outros.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Super Tucano no EB? Qual Exército usa aeronaves de asa fixa para ataque ao solo e apoio aproximado??

Vinicius
Vinicius
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Policiais de elite infiltrados por fast rope é padrão no mundo todo. Inclusive na Europa e EUA. Sua lacração não faz sentido

RDX
RDX
Responder para  Sergio
11 meses atrás

Claro que não. Diz a lenda que durante a intervenção do RJ a PMERJ tentou comprar 1 UH-60, mas que foi vetado pelo GIF. Em substituição, o GIF teria oferecido 2 helicópteros de modelo diferente. Como não houve acordo a PMERJ ficou sem helicóptero. Curiosamente, os demais órgãos (PCERJ e CBMERJ) receberam 2 AW119 e 1 AW169, respectivamente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RDX
11 meses atrás

Olá RDX. Pode ser lenda, mas eu fico com muita dúvida sobre a efetividade de um UH60 na PMRJ. Eles têm um Huey blindado. Nem por isso conseguiram reduzir a ação das milícias ou facções criminosas. A policia de Los Angeles usa Esquilos. A polícia de Nova Iorque também usa helicópteros pequenos da Bell.

Polícia é polícia. Forças armadas são outra coisa.

RDX
RDX
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

comment image

comment image

comment image

RDX
RDX
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Quem opera Huey II opera UH-60. Aliás, imagino que a PMERJ quisesse substituir o velho Huey II por um helicóptero mais eficiente.

Não existe bala de prata para solucionar o problema da segurança púbica do RJ.

A nossa legislação permite o emprego de helicópteros médios pelas polícias. O único veto é a instalação de reparos para metralhadoras.

Joao
Joao
Responder para  RDX
11 meses atrás

Exatamente.
UH-60 não é o Apache. Não há problema algum.
Mas parece que querem os policiais do ar mais desprotegidos….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RDX
11 meses atrás

Caro. Não existe bala de prata para o problema da segurança pública no Brasil. O sistema fracassou. É preciso uma ampla reforma inclusive filosófica.

Segundo o Atlas de Violência (2023), a taxa de homicídios no Brasil esta em torno de 23 por 100 mil habitantes deste 2019, ou cerca de 50 mil homicídios por ano. Ainda que exista uma diferença entre as regiões, Enquanto as regiões N e NE apresentam taxas da ordem de 35 homicídios por 100 mil. o S e SU estão com taxas da ordem de 15 por 100 mil.

Para comparação, segundo a UNODC, a taxa em Moçambique é de 3,39, Angola é 9,95, EUA 6,84, Argentina 4,6, Paraguai 7,6, Portugal 0,80, Austrália 0,98.

Os dados mostram que a região Sul do Brasil tem uma taxa de homicídio mais alta que os vizinhos, como Argentina e Paraguai.

Segundo o relatório do IPEA, a maior causa de mortes entre jovens no Brasil é a violência.

Um óbvio fracasso das politicas de segurança pública há décadas.

AVISO DOS EDITORES: ESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

SD Natan
SD Natan
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Nas PMs acredito que tirando a função de ataque ao solo, não se tem a utilização muito diferente ao do EB.

Por cá em SP os esquilos tem as funções de:

Apoio a perseguições policiais de carros roubados, onde um heli leve como esquilo da e sobra, talvez fosse interessante até mesmo o mh-6 little bird para essa função.

Reconhecimento do terreno

Apoio de fogo a tropas ( Um atirador equipado com o SCAR-L 556 e SCAR-H 762.

Resgate de policiais feridos / civis feridos em acidentes de gravidade.

Resgate aquático

Combate a incêndio

E no COE / GATE eles podem fazer o fast rope, acredito que sejam os únicos na pm com essa habilidade, tem vídeo no youtube do COE fazendo desembarque rápido em uma área de mata próxima e adentrado a quebrada em uma equipe de 4 operadores.

Além disso possui em seu inventario os Heli H135 e AW109

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  SD Natan
11 meses atrás

Pois é. A hora de voo do Esquilo é da ordem de R$ 1,2 mil enquanto que a hora do BlackHawk é de US$ 6 mil.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

O esquilo leva 2 passageiros e 4 tripulantes.
O BH leva 4 tripulantes e 12 passageiros, podendo levar 20 ou mais se quiser, retira do os bancos.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Quem te disse que o Huey não é efetivo e não tem resultados? Ele oferece muito mais segurança e proteção aos seus ocupantes. Só isso já valida sua operação.

Vinicius
Vinicius
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

A polícia de Los Angeles tem um Huey blindado para transportar a SWAT. Os helicópteros de NY tem capacidade de fast rope.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Sergio
11 meses atrás

Se fosse economicamente viável, o próprio EB continuaria operando esses Black Hawk. Então, seria contraproducente querer operar os mesmos em uma PM.

Destro
Destro
11 meses atrás

Tô impressionado…
Ninguém fala da Helibras!
O fornecimento de helis para as FAs caminhava para a Helibras e parece que houve uma guinada.

DanielJr
DanielJr
Responder para  Destro
11 meses atrás

Não houve guinada, o EB fez o que seria o natural. Aumentar a frota de Blackhawks. Se a compra dos caracal não fosse o que fosse, a espinha dorsal inteira do EB seria feita de blackhawks. A helibras entrega praticamente todos os outros modelos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Destro
11 meses atrás

Caro. A espinha dorsal da aviação do EB são equipamentos da Helibras. São mais de 30 esquilos, outros 30 e poucos Panteras e cerca de 15 Caracal.

O EB tinha menos de um dezena de Cougar e 4 BlackHawck, que serão retirados de serviço agora.

Lembro apenas que no Plano Plurianual 24~27 há a precisão de aquisição de Caracal e dos helicópteros de treinamento (creio que para a FAB e para a MB). Não há nada sobre BlackHawck ou SeaHawck.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Cara, Hawk se escreve sem aquele “c” antes do “k”. E não constar no PPA não significa nada. Pode ser incluído em qualquer orçamento anual ou crédito extra, principalmente por se tratar de item de defesa.

Micaias
Micaias
11 meses atrás

Tem algum substituto para esse helicóptero cougar Black hawk

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Micaias
11 meses atrás

Creio que o substituto do Cougar sejam os Caracal.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
11 meses atrás

Sério? Toda discussão é em torno da substituição dos 4 Black Hawk e 8 Cougar por 12 ou 16 novos Black Hawk! Então, como que o substituto dos Cougar será o Caracal??

Rodrigo LD
Rodrigo LD
11 meses atrás

Uruguai, Paraguai e Bolívia já estão esfregando as mãos….

Santamariense
Santamariense
Responder para  Rodrigo LD
11 meses atrás

Esses 4 Black Hawk muito provavelmente serão desmontados e todas suas peças utilizáveis serão guardadas para uso nos novos H-60M ou nos H-60L da FAB. Já os Cougar não sei em que condições se encontram e nem as horas ainda disponíveis, mas mesmo assim, talvez só a Bolívia, que já opera alguns Super Puma e Cougar talvez tenha capacidade de operá-los.

RDX
RDX
Responder para  Santamariense
11 meses atrás
Santamariense
Santamariense
Responder para  RDX
11 meses atrás

Pode ser. Ao menos as peças eles talvez possam comprar .

Adriano madureira
Adriano madureira
11 meses atrás

Enquanto isso, na Venezuela, os mi-24 estão sendo preparados para o serviço,caso necessário para dar uma força contra a Guiana.

Carvalho2008
Carvalho2008
11 meses atrás

Pelo que eu entendi, o EB irá substitui-Los por BlackHawks (16 via FMS) de segunda mão dos EUA.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Carvalho2008
11 meses atrás

Não, Carvalho. Serão UH-60M novos.

Carvalho2008
Carvalho2008
11 meses atrás

Off topic….Inglaterra encaminha Navio Patrulha HMS Trent para a Guiana

https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2023-12-24/reino-unido-enviara-navio-militar-para-guiana.html.amp

carvalho2008
carvalho2008
11 meses atrás

comment image

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carvalho2008
11 meses atrás

“Vida longa e próspera!”

GRAXAIN
GRAXAIN
11 meses atrás

Torcendo para que a compra seja de 16, mas vi em sites sérios que devem ser 12 no total, sendo 4 para substituir os atuais BHs que voam desde a Momep nos anos 90 e os outros 8 para troca dos Cougar, mas tudo isso com muita calma e paciência, pois as entregas devem ir até 2029.

Daniel
Daniel
11 meses atrás

OFF TOPIC

Pessoal, vocês leram essa notícia? É normal esse valor por um manual técnico do Guaicuru?

https://www.sociedademilitar.com.br/2023/12/exercito-gasta-2-3-milhoes-de-reais-em-19-kits-de-manuais-para-viaturas-122-mil-reais-por-conjunto.html

Joao
Joao
Responder para  Daniel
11 meses atrás

Sociedade militar???
Pode ignorar…

Antonio Cançado
11 meses atrás

Péssima idéia…

cipinha
cipinha
11 meses atrás

Não seria possível uma modernização, tendo em vista o orçamento, esses helicópteros não devem estar tão surrados, ao menos os BH segundo o Caiafa talvez fosse possível

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  cipinha
11 meses atrás

Oĺa Cipinha. O EB modernizou os Esquilos e Panteras, inclusive adotando um painel digital com telas. Os Cougar e BlackHawk não foram modernizados, inclusive seus paineis continuam analógicos.

Isso indica que já havia uma decisão de retirá-los de serviço. Mesmo que a célula estrutura tenha capacidade de continuar voando, eles precisariam passar por um processo de revisão amplo e eventualmente alguma modernização. Ambas foram descartadas pelo EB.