Quais são as 20 maiores economias do mundo? Brasil está à frente da Rússia, diz FMI

146
paulista

Na projeção do Fundo Monetário Internacional, o Brasil aparece com PIB estimado em US$ 2,13 trilhões em 2023

Os Estados Unidos, a China e a Alemanha são as maiores economias do mundo em 2023, de acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na projeção, o Brasil figura em nono lugar, com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 2,13 trilhões em 2023, ultrapassando o Canadá, com PIB previsto de US$ 2,12 trilhões.

Os dados são do relatórios mais recentes do World Economic Outlook (Perspectiva Econômica Mundial, na tradução).

Em um contexto em que a economia global continua a se recuperar lentamente da crise provocada pela pandemia e da guerra na Ucrânia, a projeção que inflação global diminua de forma constante, de 8,7% em 2022 para 6,9% em 2023 e 5,8% em 2024, devido a uma “política monetária mais restritiva, auxiliada pelos preços internacionais mais baixos das matérias-primas”, segundo o FMI.

Veja as 20 maiores economias do mundo em 2023, segundo projeção do FMI:

  • 1. Estados Unidos – US$ 26,95 trilhões
  • 2. China – US$ 17,7 trilhões
  • 3- Alemanha – US$ 4,43 trilhões
  • 4. Japão – US$ 4,23 trilhões
  • 5. Índia – US$ 3,73 trilhões
  • 6. Reino Unido – US$ 3,33 trilhões
  • 7. França – US$ 3,05 trilhões
  • 8. Itália – US$ 2,19 trilhões
  • 9. Brasil – US$ 2,13 trilhões
  • 10. Canadá – US$ 2,12 trilhões
  • 11. Rússia – US$1.86 trilhão
  • 12. México – US$1.81 trilhão
  • 13. Coreia do Sul – US$1.71 trilhão
  • 14. Austrália – US$1.69 trilhão
  • 15. Espanha – US$1.58 trilhão
  • 16. Indonésia – US$1.42 trilhão
  • 17. Turquia – US$1.15 trilhão
  • 18. Holanda – US$1.09 trilhão
  • 19. Arábia Saudita – US$1.07 trilhão
  • 20. Suíça – US$ 905 bilhões

FONTE: Estadão Conteúdo, via InfoMoney

Subscribe
Notify of
guest

146 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR
Gabriel BR
11 meses atrás

Graças ao Agronegócio!

Heinz
Heinz
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Sim, e entra governante sai governante, não há uma pauta de estado pra uma industrialização de alto nível do Brasil.
Temos potencial para ser top 3 do mundo se aqui fosse um país serio.

Minuteman
Minuteman
Reply to  Heinz
11 meses atrás

Caro, o Brasil é um país sério, não fosse, não teria aprovado tantas reformas estruturais nos últimos anos sem importar a posição política dos governos. Temos muitos problemas sim, mas estamos muito além de qualquer outro país da região, esses sim países bananeiros.

Bueno
Bueno
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

17 Bilhões para os artistas
6 Bilhões para fundo partidário
14 bilhões para ONGs, No período 2010 e 2018. R$118,5 bilhões
+/- 980 Milhões auxilio Reclusão
+/- 780 Milhões para os Sindicatos
R$103,9 bilhões custo do Judiciário aos cofres públicos por ano!

Definitivamente é um pais que leva muito a serio gastar a verba publica com vagabundos e asfixiar os trabalhadores e empresários com alta carga tributaria,

Last edited 11 meses atrás by Bueno
Alexandre
Alexandre
Reply to  Bueno
11 meses atrás

Chora viúva do inde

Bueno
Bueno
Reply to  Alexandre
11 meses atrás

Alexandre , mais respeito, não tenho político de estimação e muito menos sou idiota útil de militância cativa de partido ou de político. Nunca é tarde para aprender e mudar, Políticos não geram riquezas , quem gera riqueza são os empresários e trabalhadores , estes US$ 2,13 trilhões de PIB não foi gerado pelos políticos , o que os políticos devem fazer é favorecer para que os trabalhadores e empresários gerem mais riquezas e desfrutem do fruto seu trabalho, o que eles fazem é usupar o que não produziram.   Tenha em sua mente a Venezuela como exemplo recente do que os… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Bueno
Mig25
Mig25
Reply to  Bueno
11 meses atrás

Çei.. a mesma conversa de sempre e dps quer passar de isentao…aqui no Brasil não tem viúvas e órfãos passando fome não? Não íamos virar a Venezuela, a Argentina? As notícias e os indicadores econômicos estão aí, é só ter boa vontade de ler e entender, principalmente.

Pedro
Pedro
Reply to  Mig25
11 meses atrás

Realmente..indicadores estão ai…rombo de 177 bilhões..

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bueno
11 meses atrás

Tenho em mente a m$#@$ que foi o Brasil com o indecente! Tá na hora de parar de ficar na ladainha Venezuela e encarar a verdade. O atual governo nunca agiu no sentido de tornar o Brasil uma Venezuela, Cuba etc. Tenha mais respeito, pare de denominar tudo e todos de vagabundos! Além do mais LDO é formulada e aprovada pelo congresso!

Eduardo
Eduardo
Reply to  Bueno
11 meses atrás

Me perdoe, mas agora com estas tuas palavras você reflete o discurso dtípico de um cripto bolsonarista

Pedro
Pedro
Reply to  Alexandre
11 meses atrás

Realmente..o importante é isso., tirar o ex..pq como pode ver.estamos indo muito bem..

contém ironia

Mig25
Mig25
Reply to  Bueno
11 meses atrás

Esse papo de 17 Bi de lei rouanet é mais uma mentira espalhada pelos patriotas..m

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bueno
11 meses atrás

Caro Bueno. O PIB do Brasil é da ordem de R$ 10 trilhões, sendo que orçamento federal é da ordem de R$ 4 bilhões. Ainda que R4 1 bilhão seja muito dinheiro, os exemplos que vocẽ listou são irrisórios se comparado com os principais gastos públicos. Por exemplo, o sistema previdenciário no Brasil paga anualmente cerca de R$ 800 bilhões. Os juros da dívida consomem R$ 700 bilhões. O funcionalismo público federal emprega cerca de 650 mil servidores a um custo de cerca de R$ 280 bilhões por ano. A PM de SP tem um efetivo de 100 mil policiais… Read more »

Rosi
Rosi
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Vc não está misturando PIB com arrecadação ? Uma coisa é uma coisa outa coisa e outra coisa.
Não faz bem espancar os números ; eles costumam denunciar.
Qual é a arrecadação de São Paulo! E Os Gastos ? Gasta com que?
Está que deve ser a cobrança da população. .. mas tem
Gente que é grato ao ladrão por roubar seu carro mas te deixar com grana pra pagar o Uber…este seu argumento dos gastos de bilhões com o que não é investimento e desperdício, dinheiro jogado no lixo parece muito com isto

Last edited 11 meses atrás by Rosi
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rosi
11 meses atrás

Caro. O PIB do Brasil é uma coisa. São R$ 10 trilhões, ou cerca de US$ 2,3 trilhões como divulgado pelo FMI. A carga tributária é cerca de 33% do PIB, ou algo em torno de R$ 4 trilhões. Isso é outra. O Bueno listou várias despesas públicas, como fundo partidário, auxílio reclusão, lei Ruanet, alguns da ordem de bilhões. Como disse, é muito dinheiro. Contudo, no contexto dos gastos públicos, são valores marginais. Para comparação, mencionais outros gastos como os juros da dívida pública, gastos previdenciários, gastos do SUS com internações por ferimentos de balas, custo da Polícia Militar… Read more »

Rosi
Rosi
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Vejo como devaneios falar com tanta harmonização que os disperdicios são valores marginais… Argumentar que 11 a 17 bilhões com lei Ruanet , 10 a 14 bilhões para ONGs pode se considerar ,uns trocados… digo que é o mesmo que alguém ao ser Furtado agradecer pela bondade do ladrão em ter deixado o dinheiro para pagar o Uber. Muito contorcionismo para mim… Qual o valor investido em defesa tirando a folha de pagamentos? Investimento com segurança pública? Investimento em educação? Jogam fora aproximadamente 50 bi com ONGs+ rouanet + verba partidária + bolsa reclusão +Sindicatos… Fora a verba publicitária de… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Rosi
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rosi
11 meses atrás

Caro. Obviamente milhares, milhões ou bilhões é muito dinheiro. Eu mesmo afirmei isso. Dizer que são trocados é uma estupidez que eu não cometi. Falou atenção ou prudência na sua leitura. Eu reafirmo que é para definir um gasto público como desperdício é preciso avaliar o seu impacto na sociedade. Tomando como exemplo as ONG’s. Quais são as ONGś que recebem este dinheiro? O que elas fazem? Qual o impacto do trabalho delas na sociedade? Dizer que R$ 14 bilhões para ONGś é um desperdício não faz sentido. Talvez seja pouco. Talvez seja muito. Quando você exclui os gastos com… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Bueno
11 meses atrás

Ok Bueno, está correto, acrescente os estudantes de nível médio que poderão embolsar 1.000,00 reais por ano rsrsrsr
Agora não caia da cadeira se no próximo ano ultrapassarmos a Itália e ficarmos em oitavo lugar.
E não venha dizer de novo “pura sorte”.

Last edited 11 meses atrás by Nilo
Pedro
Pedro
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

Brasil é velho oeste..terra sem lei..infelizmente tenho certeza que não vou ver esse país virar alguma coisa que preste.

Macgaren
Macgaren
Reply to  Heinz
11 meses atrás

Barzil desde sempre teve potencial, e nunca foi nada.

Bruno
Bruno
Reply to  Macgaren
11 meses atrás

que nem Menino Ney e Robinho

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Heinz
11 meses atrás

O País é sério. Os brasileiros que não são. São incapazes de cumprir as leis e regulamentos de forma espontânea. Ainda acha normal beber e dirigir; ultrapassar onde há faixa contínua e estacionar em vaga de PCD…

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
Reply to  Comte. Nogueira
11 meses atrás

Exatamente Sr. Nogueira, o Brasil é feito por Brasileiros e se nunca deu certo, a culpa é nossa mesmo.
Não adianta dizer que a culpa é sempre do governo, boa parte da população estão pouco se lixando em estudar, trabalhar, correr atrás.
Brasil é a nossa cara ☺

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Comte. Nogueira
11 meses atrás

Caro. Discordo veementemente. A maioria dos brasileiros são pessoas corretas. Tomando o seu exemplo de dirigir embriagado. É óbvio que a maioria dos motoristas e das motoristas dirigem sóbrios. Sobre ocupar vagas reservadas, também é fácil observar que a maioria dos motoristas obedecem a regra. Se fosse o contrário, o trânsito nas grandes avenidas e rodovias seria inviável e todas as vagas de PCD, idosos e grávidas estariam sempre ocupadas. O país tem problemas sérios, alguns há décadas. Um dos mais graves é a fraqueza da democracia. Desde a proclamação da república, que foi um golpe de estado, praticamente 1/3… Read more »

Nativo
Nativo
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Graças ao setor de serviços isso sim.
Fonte da maioria dos empregos e impostos.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Nativo
11 meses atrás

O Setor de serviços anda a reboque do agro , quem sustenta a balança comercial do Brasil é o agronegócio.

Nativo
Nativo
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Jovem é raciocínio básico as maiores empresas e o maior número de empregados estão em que setor agro ou comércio e serviços?
Uma pista, 80% da nossa população e urbana.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Nativo
11 meses atrás

Estamos falando de geração de valor e não de demogracia…

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

demografia*

Nativo
Nativo
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Caríssimo o valor dos impostos e circulação financeira no terceiro setor supera fartamente o gerado pelo agro exportador de soja e milho.

Sim são este 2 produtos a pauta da grande exportação agrária nacional, que vão virar ração na China principalmente.

Last edited 11 meses atrás by Nativo
Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Nativo
11 meses atrás

Exatamente… Estão na cidade fabricando tratores, colheitadeiras, químicos, armazenando e beneficiando a produção, transformando nos laticínios, frigoríficos e centros de pesquisa… Os Ceasas e afins também se localizam na zona urbana, tal qual os portos.
Enfim, a cadeia do agro é bem maior que a capacidade de alguns entender isso.

Ander
Ander
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Problema é falar coisas sem estudar e ter seu conhecimento baseado nos malucos do face, Insta ou Whats. Setor de serviço representa nada mais nada menos que 70% do PIB, indústria 13% e Agro 17%.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Ander
11 meses atrás

Olá Ander. Segundo um relatório do CNA, o setor de serviços é 59%, indústria 20% e agropecuário 7%. Dados de 2022. O relatório não menciona o que seriam os 14% que faltam para fechar a conta. Imagino que seja o setor público.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Não. As exportações de minério de ferro representa (16% das exportações, a soja 13% e petróleo 10%, Depois, há uma pulverização de setores, como açúcar, produtos químicos, carros, autopeças, café, carne processada, metais incluindo alumínio, aço, ouro… Hoje, quem sustenta a balança comercial é a exportação de minério de ferros e petróleo com cerca de 1/4 do valor.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Todos errados esses dados seus…não tem nenhum numero correto.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás
Last edited 11 meses atrás by Camargoer.
Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Não é possível desmembrar o agro em vários setores. Café, carnes, açúcar e álcool, grãos (café, arroz, sorgo, milheto, feijão, soja, milho, girassol, amendoim etc), Hortifruti, são todos facetas do agro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Comte. Nogueira
11 meses atrás

Segue o link de informações sobre comércio exterior

https://oec.world/en

Felipe
Felipe
Reply to  Nativo
11 meses atrás

Serviços e Agro estão bem , preocupante é a queda contínua da indústria.

Nativo
Nativo
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Sim infelizmente desde a abertura do mercado irrestrita dos tempos do Collor.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nativo
11 meses atrás

Exato. O setor de serviços responde por 59% do PIB. A indústria por 20%, e o setor público por 14%. O setor agropecuário responde por 6%

Minuteman
Minuteman
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Existe um mito na população de que o Agro é a locomotiva do país, pode até ser, mas não nesse alarde todo. Os Brasil já exporta muita coisa além de commodities.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

Dá uma olhada na balança comercial do Brasil e subtrai o agro para ver se as contas se pagam…

Nativo
Nativo
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

A maioria dos impostos , que pagam as contas públicas, são recolhidas aqui mesmo SOBRE NOS.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Você só sabe repartir a frase “balança comercial” como um papagaio de pirata, mas a questão aqui é quem movimenta a economia, qual setor da emprego aos brasileiros, quem mais gera divisas e é claramente o setor de serviços. O Agro não empresa ninguém se comprado a qualquer outro setor.

Felipe
Felipe
Reply to  Realista
11 meses atrás

O Agro recebe bilhões de créditos em todos governos…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Olá Felipe. O crédito agrícola é fundamental, seja para o grande produtor ou para o pequeno produtos de agricultura familiar. São pois pontos fundamentais para a segurança financeira do setor. 1) crédito e 2) preço mínimo. Assim como na indústria e no setor de serviços, o setor agropecuário demanda crédito para iniciar a produção. É muito difícil que um produtor tenha o capital próprio para começar um plantio. O crédito é a base do capitalismo. Primeiro se faz uma dívida para investir. Segundo há a produção, Terceiro se faz o pagamento da dívida após a venda do serviço ou da… Read more »

Mig25
Mig25
Reply to  Realista
11 meses atrás

O agro vive de subsídios gigantescos pra tudo. Muito, mas muito dinheiro. E gostam de falar de uma miséria de lei Rouanet…rs
Não é mais do que obrigação do agro contribuir e muito com o país, visto os elevadíssimos incentivos que recebem.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Exatamente isso! Agora vamos lá fazer graça com o defunto chamado Ucrânia e nos meter em uma guerra de procuração e ferrar nosso agronegócio! França e Alemanha darão saltos igual a Daiana dos Santos, mas será de alegria.
Aliás a quantas andas aquela guerra? Já acabou ou ainda estão nas trincheiras? Uns 200 metros para frente e depois outros 200 metros para trás?

Sgtº Moreno

NOTA:

Peço que seria ótimo negocio seguirmos fortalecendo nossa posição com os parceiros do BRICS, ademais de focar na Turquia e Coreia do Sul.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Claudio Moreno
11 meses atrás

‘Guerra de procuração ‘ e defunto chamado Ucrânia. Como têm gente que nega os factos, estão ainda mais deslocados do que aquele que chama operação especial a uma guerra que lhe está a matar a sua juventude. Como ainda acreditam, em pessoas que prendem e matam oposição política e em quem contraria os EUA, quando disseram que a Rússia ganhando, pode atacar a Nato (Bálticos, claro) e o senhor da Rússia bem dizer, que disparate, não vamos fazer nada disso e a Nato e os EUA sabem disso, igual a quando com 200 mil soldados nas fronteiras da Ucrânia, garantia… Read more »

Waldir
Waldir
Reply to  rui mendes
11 meses atrás

Caro Ruy, acho que interpretou mal o Moreno. Ela não é a favor da Rússia ou ditadores. Pelo contrário. Só acha que o Brasil deve ficar neutro na história. A guerra foi causa pelo ditador Putin e pelas prévias movimentações da Nato antes da guerra. Que são os países que deveriam encerrar a guerra. De uma forma ou de outra. Não é uma guerra global com foi em 1914 ou 1939. Nessa visão, tomar lados seria precipitado da nossa parte. Mas não se engane, a maioria dos brasileiros sabe quem é o errado nessa história. Temos ditadores aqui na América… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Waldir
11 meses atrás

Para de falar bobagem segue a cartilha da Nato.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Waldir
11 meses atrás

Olá Waldir meu camarada e olá Rui igualmente camarada. Perdão se não fui claro no princípio, mas a lucidez do Waldir esclareceu o ponto chave. Sou brasileiro, militar de carreira e não dou a mínima para o conflito Russo X Ucraniano. Aquilo ao que parece não terminou…que pena para o povo de ambas nações. E pior para o mundo que recebia comida destes dois ditadores (ou vai me afirmar que Zelensk é o Messias de Kiev?) A minha falta de interesse no conflito arranjado é justamente porque a mesma preocupação não existe com conflitos africanos, asiáticos etc. Mas o tópico… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Claudio Moreno
11 meses atrás

Caro, Para mim teu comentário foi claro. O problema é que tem gente que enxerga esses conflitos como torcedores. Aqui se tu elogiar a parte técnica de “A” quer dizer que tu não gosta do “B”. O Brasil tem de fazer por ele, se não o fizer, ninguém fará. As duas nações do topo da lista sabem bem disso.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Carlos
11 meses atrás

Falou e disse!

Bravo Zulu

Sgtº Moreno

Hcosta
Hcosta
Reply to  Claudio Moreno
11 meses atrás

Faça um favor a toda a gente e veja como é a balança comercial entre a Rússia e o Brasil. Os respetivos valores de importação e exportação.

A China, pelo menos, compra alguma coisa do Brasil…

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Hcosta
11 meses atrás

Grande Costa meu camarada e amigo, verdade a Rússia não compra nada do Brasil à tempos, mesmo antes do conflito com a Ucrânia, fato que fomos obrigados a ter os Sabres para contrabalançar o comercial entre as duas nações. Porém após o término do conflito, a Rússia vai precisar ir às compras e precisamos estar preparados. Essa bobagem de medo de sanções econômicas dos EUA e UE é uma bobagem, eles tem mais a perder do que nós. É sanções ficou provado que não tem sido nada eficaz nem com Rússia, ou com CN, Cuba, Irã, não foi com a… Read more »

Joao
Joao
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Pois é…

E tem q somar o 2 + 3 + 4 pra dar o 1, q está em crise….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Segundo um relatório do CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), no período entre 2012 e 2022, os grandes setores praticamente mantiveram suas participações constantes no PIB. O setor que mais contribui com o PIB é o de serviços, em torno de 59% A indústria contribui com 20% e o setor agropecuário com 7%. Como esta soma é de 86%, talvez os 14% sejam do setor público. O setor que mais emprega é o de serviços. O setor agropecuários tem o grande latifúndio exportador (que é muito importante para o superávit da balança comercial) mas que emprega pouco e… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Camarada Suas fontes estão completamente equivocadas…
Segundo a FGV , a Industria corresponde a 11% do PIB em 2022. Segundo a CNA o Agro corresponde a 25% do PIB , ou seja, quase 2,7 trilhões de reais.
Somente em setembro de 2023 o Agro exportou 13,7 bilhões de dólares…em 2022 o Agro exportou quase 160 bilhões de dólares ou 781 bilhões de reais.

bruno
bruno
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Piada isso. Graças ao compromisso do ex presidente com a bancada ruralista o governo não interveio no cambio deixando a moeda se desvalorizar a ponto da maioria da população, incluindo aí a classe média, perder o poder de compra, pagando todos um preço altíssimo para beneficiar o agronegócio. O agronegócio deve sim ser estimulado através de ações governamentais, mas um governo não pode criar um política cambial prejudicial ao extremo a economia e a população para beneficiar apenas uma parte. E não me venham dizer que o cambio é flutuante pois não é assim que funciona, o governo tem vários… Read more »

Eduardo
Eduardo
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

E ao Plano Safra que todo ano faz do BB o banco do agro,

fjuliano
fjuliano
11 meses atrás

Rússia, já chegando a dois anos negativada em tudo quanto é praça do ocidente – Ocidente = Europa, EUA, Canadá; bem como em alguns outros países de relevância na economia mundial. E “lá ela” quase no top 10. O que faz, no mínimo, repensar um pouco a avalanche de loucuras e previsões apocalípticas lançadas desde 2022 contra esse país. Quanto ao Brasil, que os cães que querem ver o próprio país afundando continuem latindo e que a caravana do progresso continue avançando.

Heinz
Heinz
Reply to  fjuliano
11 meses atrás

A Rússia entrará em um crise sem precedentes, isso é raciocínio lógico, não tem como sustentar uma guerra desse nível sem gastar rios de dinheiro. O preço é altíssimo, economicamente, e em vidas.

Mauro Cambuquira
Reply to  Heinz
11 meses atrás

Verdade. Da pra ver… Eles estão crescendo esse ano entre 2,8 e 3%. Isso em tempos de guerra.

Makarov
Makarov
Reply to  fjuliano
11 meses atrás

E que o Brasil continue comprando combustível barato da Rússia se achar vantajoso, jogamos pelos nossos interesses, não os da Europa e EUA.

Vitor
Vitor
Reply to  Makarov
11 meses atrás

Aí sim temos um Brazuca da gema sem viés idiologico.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Makarov
11 meses atrás

E passar a ter interesses a longo prazo e não basear os seus interesses nacionais em algo tão oportunista, na sua curta duração e volatilidade, como o preço de combustível?

Não foi sempre assim? Escolher o caminho mais fácil?

Last edited 11 meses atrás by Hcosta
Jefferson B
Jefferson B
Reply to  Makarov
11 meses atrás

Sim, somos os “exxpertos”…a hora certa eles vão lembrar desse combustível barato.
Igual Getúlio Vargas aliado do nazismo enquanto milhoes eram queimos em fornos
O certo é o certo indiferente de momentos históricos.
O Brasil erra na geopolítica!

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Makarov
11 meses atrás

Exatamente isso! Estocar combustível e depois se for preciso revender quem pagar mais.

A NATO fez a cama de gato pro ratón do Putim, mas o cobertor ficou curto para os dois lados, pior ainda para a Ucrânia que não está sobrando nada o que cobrir.

O prêmio de consolo, veio na promessa de entrar para a UE, promessa…não significa que vai. Pois entrar para a UE vai custar uma bala para os associados e duvido que o europeu arrogante vai pagar a conta. Italianos, Checos, Hungaros, Eslovenos já fecharam a torneira.

Sgt Moreno

Hcosta
Hcosta
Reply to  Claudio Moreno
11 meses atrás

Não seria a primeira vez que a UE, nas suas diferentes configurações, pagaria a conta. Foi assim com Espanha e Portugal, a reunificação da Alemanha, com os países de Leste, as diferentes crises económicas, e agora a Ucrânia e diversificar as fontes de energia.
O maior problema não é a falta de dinheiro mas o bloqueio de alguns políticos, por diversas razões, algumas legítimas, outras não…

A UE, em termos de apoio financeiro, é o maior financiador da Ucrânia.

Macgaren
Macgaren
Reply to  fjuliano
11 meses atrás

Li aqui que a Russia tinha passado a Alemanha hahahahahah

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Macgaren
11 meses atrás

Já já surge os.iludidos com a histórinha de preço por paridade. Russinha afundou-se. Setor de atendimento já tá colapsando.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  fjuliano
11 meses atrás

Perfeito, o parque industrial e a planta energética dos caras está totalmente intacta. Acabando o tal conflito, a normalidade se instala. A Europa não vai ficar comprometida eternamente em comprar energia 3x mais cara sendo que o gás russo está logo ali.
Vamos ficar do lado de cá do Atlântico assistindo, é o mais sensato. Nosso agronegócio que o diga.

Sgt Moreno

Minuteman
Minuteman
11 meses atrás

Ao que tudo indica o Brasil tomará a 8ª posição da Itália em 2024.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

Do jeito que o legado do Paulo Guedes está se esvaindo rapidamente é capaz de cair… Difícil a economia prosperar subindo todos os impostos.

Mig25
Mig25
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

O que Paulo Guedes fez de bom para o Brasil? Nós estamos nessa posição, longe de ser uma Argentina, graças aos mais de U$ 300 bilhões de reservas acumuladas durante os governos petistas.
Paulo Guedes já estava metendo a mão nesse dinheiro e gastando. Demoliu o teto de gastos e a política fiscal tentando reeleger Bolsonaro…

Mig25
Mig25
Reply to  Mig25
11 meses atrás

Aliás, foi durante o governo deles que a nossa Embraer foi vendida para a Boeing. Por sorte, até nisso foram incompetentes, e a transação micou…

Nativo
Nativo
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Legado de Paulo Guedes ??? Misericórdia!!!!

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Legado do Pau no Guedes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

/sim, sim…e o Vasco será campeão mundial interclubes.

Mauro Cambuquira
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

Muito respeito a essa instituição. Procure estudar sobre ela e focar aqui no assunto geopolítico.

Makarov
Makarov
11 meses atrás

O Brasil está fadado a ser uma grande potência, os vira-latas piram…..

Minuteman
Minuteman
Reply to  Makarov
11 meses atrás

O mais engraçado disso é que no exterior todos tratam o Brasil como um grande país, de políticos a imprensa, e público em geral, os únicos que se recusam a aceitar isso são os próprios brasileiros, ou parte deles. E sempre tento entender o motivo.

Sergio
Sergio
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

Porque temos algumas qualidades interessantes. Como a sonoridade belíssima do nosso português. Um idioma exótico a grande parte do mundo. A mistura de raças aqui dentro que exibe aos olhos de europeus, especialmente, um charme todo especial. A moda agora são os russos. Que por causa das novelas e do YouTube caíram de amor por esse esgoto. Mas há também cubanos, alemães e até alguns americanos. Desconhecem o inferno em que sobrevivemos diariamente. É só uma fantasia .

Heinz
Heinz
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

Porque quem está aqui que sabe o que de fato acontece, a realidade.

Mauro Cambuquira
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

A vizinha da minha prima em Roma, perguntou a ela se aqui encontramos com girafas na rua.
Tem um ex-presidente de uma grande potência, que em solo brasileiro, disse que adorava vir para Buenos Aires. Então, vai do simples cidadão europeu ao líder da nação mais rica do planeta a ideia de Brasil.

wilhelm
wilhelm
Reply to  Minuteman
11 meses atrás

Nenhum estrangeiro conhece o Brasil melhor do que os próprios brasileiros. Traz qualquer um desses entusiastas pra cá e deixa ele viver uma vida real aqui, dependendo de uma infraestrutura precária, impostos absurdos, privilégios políticos que beiram a chacota, poder de compra baixíssimo, violência e crime organizado em níveis pandêmicos, etc, que ele muda de opinião rapidinho sobre a grandeza do Brasil. O Brasil é muito bonito quando vc conhece só meia dúzia de bairros turísticos no Rio de Janeiro ou Gramado. Para quem não tem esse privilégio, é realmente um lugar infernal, mesmo que existam outros lugares muito piores… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  wilhelm
11 meses atrás

Caro. Não é verdade que uma pessoa consiga conhecer o país simplesmente porque vive nele. É preciso um esforço e alguma dedicação para entender o país, compreender as relações sociais, os aspectos históricos, suas qualidades e contradições. É mais comum que uma pessoa passe a vida toda sem compreender o pŕóprio país, seja isso no Brasil, nos EUA ou em Timbuktu. O primeiro erro é achar que a carga tributária no Brasil é alta. Ela tem estado em torno de 33%, praticamente a média dos países da OCDE que é 34%. O problema da carga tributária no Brasil é sua… Read more »

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Makarov
11 meses atrás

Eu leo isso desde 2008 por aqui

Last edited 11 meses atrás by Orivaldo
Digo
Digo
Reply to  Makarov
11 meses atrás

Vocês ainda acreditam nisso?

Zorann
Zorann
11 meses atrás

Falta só ter forças armadas a altura do que gasta em defesa.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Vi no Wikipedia (fonte duvidosa) que o Brasil gastou 0,6% do PIB em defesa no ano de 2023.

Convenhamos, é muito pouco, independente do valor, é uma porcentagem muito baixa.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
11 meses atrás

Se gastássemos 2% não estaríamos muito melhores. Mas uma coisa eu te garanto, teríamos muito mais pessoal, festas e benesses nos quartéis

Bispo
Bispo
11 meses atrás

Que diferença abismal EUA e China face ao resto do mundo.

O Brasil é agro , fato !

Diversificar para crescer , esse é o segredo dos EUA , China , fortes em praticamente todos os setores da economia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Bispo
11 meses atrás

e são fortes porque são competitivos no mercado global…

Realista
Realista
11 meses atrás

Em 2021 Brasil saiu do top 10 e agora em menos de um ano saltou 2 posições mas o evento ” Vai virar uma Venezuela ” foi adiado ?

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Realista
11 meses atrás

Não confunda crescimento com déficit e altos impostos com crescimento por investimentos.
Os investimentos caem na mesma medida que o governo federal se endivida e cria uma série de impostos para aumentar arrecadação. Por isso esse crescimento surpreendente da nossa economia.

A conta virá. Ela sempre vem. Em 2015/16 ela chegou com fé, e todos viram no que deu.

Só espera e veja.

Werner
Werner
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

Discutir com esses militontos é perda de tempo,a realidade do desgoverno é outra;mas eles precisam gritar que o Tachad é o maior economista do mundo.

Felipe
Felipe
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

Brasileiro tem memória curta …

Mig25
Mig25
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

Acabamos de ter nossa nota de investimento aumentada pela Standart & Poors. Bolsa batendo recorde, crescimento de 3% do PIB, dólar caindo abaixo de 4,80. Reforma Tributária aprovada.
Pare de replicar terrorismo financeiro. O país está no caminho certo.

Mota
Reply to  Mig25
11 meses atrás

Mig25, bom dia.

Sem querer ofender, eu penso que nossa visão deva ser do Tucano, Talvez até um pouco do AMX.

Penso que a visão Brasil deva ser mais aguçada, não vejamos somente o momento, devemos entender a história não só da coisa, mas também da própria nação.

Observe que nos quadros, os grandes pintores de forma implícita te fazem ver os formatos que eles desejam, eu busco de forma objetiva entender o pintor.

Talvez esteja até errado no meu conceito, mas é muito bom enxergarmos com nossos olhos e tirar nossas próprias opiniões.

Forte abraço.

Mota

Mota
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

Concordo Emmanuel, e quando a conta chegar quem a pagará seremos nós sem qualquer distinção, se do lado A ou B.

Gastamos no presente o que não temos sequer para o futuro.
Vivemos de projeções que não se realizam tendo em vista que são fantasiosas.

E pior, parece que as pessoas acreditam que tudo está indo muito bem.

Mas não podemos esperar muito de uma nação que pouco sabe somar.

Forte abraço.

Nativo
Nativo
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

A conta tipo: investimento geram empregos e renda, que geram consumo e aumento de produção, ambos aumento de arrecadação simples assim.

Felipe
Felipe
Reply to  Realista
11 meses atrás

Ainda temos 3 anos pela frente…aguarde que a conta virá depois.

Realista
Realista
Reply to  Felipe
11 meses atrás

O Lul4 não é a Dilma não se esqueça disso .. ele sabe jogar o jogo da politica a Dilma não sabia .

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Não. Temos que debater agora. Não existe isso de “esperar o tempo dizer se estava certo ou errado”.

Se há um problema agora, que seja debatido. Se há um bom andamento, também.

Não há espaço para profetas da catástrofe.

Zorann
Zorann
Reply to  Realista
11 meses atrás

Fala pra mim o que o atual pre.sidente tem a ver com isto? Quais foram as medidas adotadas que trouxeram este progresso? Ahhh por favor né….. subimos 2 posições por queda dos outros.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Zorann
11 meses atrás

Ele ganhou do indecente, só isso já foi suficiente para mudar muitas coisas! Pergunte para os empresários, para o agronegócio, pro sistema financeiro nacional e global o que o presidente atual fez. O mundo reconhece a credibilidade desse presidente. O mundo investe nesse governo. Em menos de um ano isso já está mais do que comprovado.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Reply to  Alexandre
11 meses atrás

Cara desculpe mais seu cmentários esta muito simplório… não é “curinthia x parmeira” amigo, e já que você falou sou empresário e te digo este ano esta pior , muito pior , Não torço contra o Brasil , quero que todos governos deem certo… mais as coniçoes de negócio não que fossem uma maravilha, mais agora estão piores.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rodrigo Maçolla
11 meses atrás

Pior em que sentido? Diga um índice que piorou. Condições de negócios pautadas em que índices? Exatamente de que condições você está falando! Me desculpe mas simplório é pensar que o teu espelho reflete a totalidade. E sim, a derrota do Indecente por si só já mudou muitas coisas pra melhor.

ODST
ODST
Reply to  Alexandre
11 meses atrás

Mesmo sem pandemia este ano o Brasil deixou de receber mais de 40 bilhões de reais em investimento externo mesmo com o quadrilheiro dizendo que ficou viajando o ano todo por aí com a cuidadora dele para trazer investimento pra cá. trabalhou para aprovar um reforma tributária que cria o que talvez seja o maior imposto IVA do planeta, IPVA verde (quanto mais pobre você for, mais vai pagar), retirou empresas de serviços de água do regime especial fazendo com que a conta de de água possa aumentar em até 23%, permitiu que os amigos dele (irmãos Batista) voltem a… Read more »

Last edited 11 meses atrás by ODST
JS666
JS666
Reply to  Realista
11 meses atrás

Foi adiado devido ao resultado da eleição do ano passado, pode ser cancelado de vez dependendo das próximas.

lucena
11 meses atrás

O Brasil está procurado novamente a reindustrialização … desde o tempo do Juscelino Kubitschek… o país busca outras forma de produzir riqueza além do agronegócio… o triste nisso … é que sempre há “alienígenas” advindo do estado profundo brasileiro… que procura sabotar o país … e assim… faz com que o Brasil tenha o famoso ” voo da galinha ” … infelizmente … o inimigo interno no Brasil de vez por outra … mostra o ele é capaz. . A História da vida sócio/política/econômica brasileira…. a mais recente por exemplo… já nos mostro o quanto que esse tipo de gente… Read more »

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  lucena
11 meses atrás

Alienígenas? Da nome aos bois, senao parece argumento bolsonarista que acredita que o lula tem 3 clones.

Bigliazzi
Bigliazzi
11 meses atrás

Na boa. Isso é notícia velha, já há muito tempo a economia russa é menor do que a do Brasil… A Rússia é um gigante com pés de barro… Invencíveis em Paradas Militares e patéticos na prática.

Neural
Neural
Reply to  Bigliazzi
11 meses atrás

Ter dinheiro não significa ser bom de guerra, Rússia tem tradição militar. Pib per capita Russo maior que do Brasil

Estados unidos metade é dinheiro impresso sem lastro

Emmanuel
Emmanuel
11 meses atrás

Impressionante como brasileiro tem memória curta.

Nunca houve pandemia em 2019/20. E em 2021 uma tentativa de retomada que foi global.

Mas a mágica do crescimento só acontece agora, em 2023, mesmo que sustentada por déficit do governo e aumento exacerbado de impostos.

Relaxa que a conta da 9ª economia depois chega.

Chegou em 2015/16. E essa nova vai chegar também.

Makarov
Makarov
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

O Brasil vai virar a Venezuela, espera só mais 3 anos, patriota Emmanuel.

Felipe
Felipe
Reply to  Makarov
11 meses atrás

Venezuela não, mas dar um voo de galinha pra voltar a 2015/16 do governo Dilma é a tendência, só aguarde.

Zorann
Zorann
Reply to  Makarov
11 meses atrás

Que comentário desnecessário

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Makarov
11 meses atrás

E se não virar? Você vai admitir que errou?

Makarov
Makarov
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Não pegou a referência, camargoer? Kkkk

Alexandre
Alexandre
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

Aumento de imposto? Kkkkkkkkkk! Prove! Prove que houve aumento de impostos!!!!!

ODST
ODST
Reply to  Alexandre
11 meses atrás

Reoneração de combustíveis

Vetou a desoneração da folha de pagamento

Tributação das apostas esportivas

Em 2024 vai passar a reonerar o gás de cozinha

Taxação das comprinhas online

Preço das geladeiras

Apoiou com unhas e dentes a reforma tributária que:

Cria IPVA verde

Um dos, se não for o maior, imposto IVA do planeta

Incentiva o aumento dos impostos estaduais

Permite a incidência de tributo sobre tributo.

ETC.

Last edited 11 meses atrás by ODST
KKce
KKce
11 meses atrás

Ué, os tupinirrussos daqui disseram que a Rússia tinha passado a Alemanha.

Mauro Cambuquira
Reply to  KKce
11 meses atrás

Já fizeram o mesmo comentário acima. Chegou atrasado.

KKce
KKce
Reply to  Mauro Cambuquira
11 meses atrás

E?

suTERMINATOR
suTERMINATOR
Reply to  KKce
11 meses atrás

Com sanções e quase no nível do Brasil. Tem algo errado.

Sergio
Sergio
11 meses atrás

Nona economia do planeta e qualidade de vida, avanço tecnológico, urbanismo, preservação ambiental compatíveis aos de nações africanas. Ou um Haiti mais suave. Caetano e Gil foram brilhantes lá em 1992. Níveis de stress e sofrimento psíquico altíssimos. O povo mais violento, indisplinado e mal educado do globo. Até hoje não fabricamos um palito de fósforo de maneira autóctone. Bastaria uma saída em massa das multinacionais aqui instaladas para regredirmos aos tempos da senzala. Alguém me explique de que adianta essa posição? Não seria melhor nem aparecer no ranking e ser semelhante a Austrália, por exemplo?

Neural
Neural
Reply to  Sergio
11 meses atrás

Infelizmente a grande verdade. poderíamos ser muito mais

Felipe
Felipe
Reply to  Sergio
11 meses atrás

Temos uma população de 215 milhões de habitantes, e não só uma concentração muito alta de renda, mas também uma economia que pelo tamanho da nossa população deveria ser o dobro do que é.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
11 meses atrás

Estamos bem mal, esqueçam os números, olhem os fatos, nossa riqueza natural tem nos sustentado até aqui, mas em questão de desenvolvimento humano e científico ficamos pra trás, nao estamos inseridos nas grandes cadeias globais de produção, nossa população no campo substituída por maquinário e na cidade os serviços serão prestados por I.A, drones… Quanta gente será miserável, e a violência que já é a maior, continuará estratosférica. Nossos partidos sao empresas preocupadas em lucrar, nossos parlamentares em lacrar pra redes sociais atrás de voto. Ensinem os velhos costumes, tradições, valores às novas gerações, não deixemos que isso se perca… Read more »

Last edited 11 meses atrás by JapaSp Jantador
Maurício.
Maurício.
11 meses atrás

Ué, a Rússia na frente da Coreia do Sul, Austrália, Espanha, Turquia e Holanda? Mas a Rússia não ia falir? Quando começou a guerra tinha um pessoal que afirmava que a Rússia ia falir, era só questão de tempo, seria dividida e poderia até deixar de existir como o país que conhecemos hoje, uns diziam que a Rússia ia falir até o final de 2022! Confia…

ChinEs
ChinEs
11 meses atrás

A Suiça têm um PIB de quase 1 Trilhão de Doláres, imagina SingaPura …

Felipe
Felipe
11 meses atrás

O setor industrial precisa de investimentos e o país de uma política séria de industrialização.

Migs
Migs
11 meses atrás

faz o L

Ander
Ander
11 meses atrás

Brasil em 2013/14 tinha 3 trilhões de dólares de PIB e ultrapassou França e Reino Unido se tornando a sexta economia do mundo. Importante que o Brasil passou de 12* ano passado pra 9* esse ano e diziam que em 6 meses viraria uma Argentina e um ano e meio uma Venezuela : ) : ) : ) Paulo Jegues é fogo.

EduardoSP
EduardoSP
11 meses atrás

O Brasil tem a 7ª população do mundo. Essa é a nossa referência.

O resto é lero-lero.

Luís Henrique
Luís Henrique
11 meses atrás

Banco Mundial PIB PPP 2022 https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.PP.CD?most_recent_value_desc=true Muito melhor o PIB PPP para comparar países do que o apresentado na matéria por conversão de moedas para o dólar americano. Muda um pouco as posições… Em bilhões de dólares internacionais: 1) China 30,337,137.25 2) United States 25,439,700.00 3) India 11,904,797.22 4) Japan 5,703,678.35 5) Russian Federation 5,326,854.62 6) Germany 5,323,007.17 7) Indonesia 4,038,238.66 8) Brazil 3,838,531.76 9) France 3,764,758.58 10) United Kingdom 3,678,727.65 11) Turkiye 3,182,086.44 12) Italy 3,112,290.04 13) Mexico 2,843,114.23 14) Korea, Rep. 2,598,470.91 15) Canada 2,271,469.06 16) Spain 2,213,649.43 17) Saudi Arabia 2,158,310.85 18) Egypt, Arab Rep. 1,675,505.49 19)… Read more »

Guacamole
Guacamole
11 meses atrás

O problema não é o Brasil estar mais rico e sim na mão de quem o dinheiro está.
Se estiver mais na do povo do que do Estado, perfeito.
Mas se o Estado tributa o cidadão daqui até o inferno com impostos, o Brasil pode até “estar mais rico” mas o povo vai sofrer.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Guacamole
11 meses atrás

Não. A carga tributária no Brasil é da ordem de 33%, praticamente a mesma da média dos países da OCDE (34%)

O problema não é a carga tributária, mas o modelo tributário.

Na democracias escandinavas, por exemplo, a maior parte da tributação é sobre renda e patrimônio, enquanto que no Brasil, o sistema tributário é majoritariamente sobre a produção e consumo.

Felizmente, após décadas, o país aprovou uma profunda reforma tributária que deve simplificar o sistema tributário e reduzir as distorções. Ainda será preciso avançar mais sobre a tributação da renda e do patrimônio.

Guacamole
Guacamole
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Ainda será preciso avançar mais sobre a tributação da renda e do patrimônio.”

Deus tenha piedade dos Brasileiros.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Guacamole
11 meses atrás

Caro. É o óbvio. A tributação deve ser principalmente sobre a renda e o patrimônio, e menos sobre produção e consumo.

Quando se tributa produção e consumo, isso reduz o crescimento econômico e favorece a concentração de renda.

Por isso, países com elevados níveis de democracia e justiça social possuem sistemas tributários sobre renda e patrimônio.

Se Deus tivesse piedade dos brasileiros, teria escrito isso na Bíblia.

André Luís
André Luís
11 meses atrás

Corrigindo, FMI: o Brasil está na frente do CANADÁ.
SlavaKATERVINA