Exército Brasileiro ativa o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado em Boa Vista (RR)
No Boletim do Exército foi publicada a PORTARIA – C Ex Nº 2.125, de 29 de novembro de 2023, ativando imediatamente o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18° R C Mec) com sede em Boa Vista, Roraima, a partir da transformação do 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12° Esqd C Mec).
Anteriormente estava prevista que a OM seria ativada somente em 2026.
COLABOROU: Alfa BR
Eu sempre digo e repito. Os Países Hispânicos nossos vizinhos, são sempre antagônicos ao Brasil.
Nossos maiores parceiros comerciais…
Isso não anula o que disse. Eles realmente são antagônicos, nenhum deles apoia o Brasil como membro permanente do CS da ONU, por exemplo.
Nem compram nosso KC-390, preferem C130
Maiores parceiros comerciais só se for no comércio de cocaína!!!
O único país que pode ser considerado parceiro comercial do Brasil, não digo nem na América do Sul, mas sim na América Latina, é a Argentina.
Para corroborar o que eu disse: mais de 80% do nosso comércio é via marítima!
Isso diz muito sobre as relações comerciais com nossos vizinhos terrestres!!!
Na verdade, a Argentina na América Latina esta perdendo esse posto para o Chile. Já exportamos mais veículos para Chile, Peru e Colômbia do que para a Argentina.
“Apesar de a Argentina continuar a ser o maior mercado externo, o país perdeu participação à medida que outros, como Chile, Peru e Colômbia, aumentaram as encomendas. No último ano, a fatia da Argentina nas exportações de veículos produzidos no Brasil caiu de 50% para 34%. Já a participação do Chile cresceu de 4% para 11%.
O Brasil importa muito carro argentino.
Ainda está bem longe do Chile ocupar o lugar da Argentina como parceira comercial.
Exportamos 80% mais produtos (não tratando apenas de veículos) para Argentina em comparação com o Chile.
No quesito importação, o Chile não está nem no Top 10.
Parceiria é uma via de mão dupla. E a Argentina continua sendo nossa terceira maior.
A diferença que a exportação de veículos, é a nossa terceira maior exportação de manufaturados.
De acordo. Tem a rivalidade futebolística e o maldito racismo pra atrapalhar. Infelizmente. Mas é a nação ” mais chegada”. Também respeito, e muito, o Uruguai. País irmão e lindo, por sinal. Exemplo de que pobreza é terceiro mundismo não são, necessariamente, sinônimos de porquice e feiura urbana. Respeito esses dois.
O Vinho deles é excelente!!
Feiura urbana, ignorância provocada por uma raça maldita chamada política e boa parte de militares corruptos que transformaram o.povo em gado. Agora é tarde.
Boa, mandou bem nas suas colocações.
O Brasil é potência regional e Internacional; e a projeção é de crescimento acelerado.
E isso incomoda e muito, os países vizinhos.
Potência que não recebe um Royal por propriedade sequer.potencia que vende soja ao invés de impor o óleo de soja,farelo.vendemos café para a Holanda e compramos o refino deles em.liquores e outros mais
Exportamos petróleo e compramos diesel; minério de ferro e compramos aço, etc… somos uma colônia, vivendo de mercado primário, distante de ser uma potência.
Claro. Com a política entreguista de venda de nossas refinarias
Não é parceria mas sim “Interesse Comercial”, tudo pode mudar…
Depende do ponto de vista ! Geralmente a balança comercial do Brasil com os Países sul-americanos, são desfavoráveis! Sempre 🤷
Pela quantidade de guerras que enfrentamos nesse e no século passado, é verdade.
Depois de antagonistas entre si.
Logico,todos os paises que faz fronteira com o Brasil tem bases americanas e a propaganda paga pelos americanos na mídia desses países o país malvadão é o Brasil.
????????????????????????????????????
Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Ativa um Regimento a partir da transformação de um de um Esquadrão.
Questão 1: mera troca de nome com aumento de soldos, ou de fato irão incorporar meios?
Questão 2: esse transformação dependeu de mera vontade de Comando ou houve necessidade de pedir autorização para os meios políticos?
Exército não precisa pedir autorização pra esse tipo de coisa, são autônomos.
É só ler o documento.
O meio exped lá acabou.
O número de vagas para militares lá aumentou,por causa que agora é regimento.
Acredita,só acredita.
Um Esquadrão é uma Subnidade de um Regimento de Cavalaria, e na estrutura ternária do Exército um Regimento é constituído por três Esquadrões.
A topografia do norte de Roraima favorece o emprego de tropas blindadas e desta forma um Regimento de Cavalaria é plenamente adequado à região.
O aumento de efetivo e de meios possibilitará ao Exército o incremento da sua capacidade para o cumprimento de suas atribuições constitucionais.
Um Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec) típico do EB é formado por três esquadrões, cada um com uma seção de comando e três pelotões. O comando tem dois caminhões, uma Viatura Blindada de Reconhecimento (Cascavel) e um Guarani. Cada pelotão tem dois Cascavéis e dois Guaranis — um transportando um grupo de combate e outro com um morteiro de 81 mm e cinco jipes Marruá e/ou Guaicurus. Pelo menos era assim, na maioria dos RCMec, não sei se continua sendo.
Em torno de 414 homens
(4 + 3 + 2 + (3 + 3 + 2 + 2 + 9 + 4 + 20)*3) = 138
138 * 3 = 414
Então um regimento teria 21 Cascavel, 21 Guarani, e 45 jipes , em média. Mas acredito que varie bastante, inclusive a previsão de Centauro II para Roraima até o momento são de 14 viaturas apenas.
Olá Under. Há uma hierarquia de responsabilidades. Por exemplo, a criação ou extinção de ministérios é feita por lei, ainda que possa ser feita também por medida provisória. A criação ou extinção de empresas públicas também é feita por lei. A estrutura do MinDef foi feita por decreto presidencial, caracterizando como um ato administrativo.
A organização dentro da estrutura do MInDef é feita por portarias ou atos administrativos, dependendo do nível de decisão. Então, o ministro ou comandantes, emitem portarias. Por fim, o mais baixo nível hierárquico da administração é regulamentada por meio de atos administrativos.
Leis são superiores aos decretos e passam pelo congresso. Decretos são superiores ás portarias e passam pela presidẽncia. Portarias são superiores aos atos administrativos, e passam pelo ministrou ou pela administração do órgão. Atos administrativos são o nível mais baixo e são redigidos pela administração do setor, departamento ou outra instância inferior.
Meu caro já estão previstos 14 Centauro II para este regimento, o que é o dobro de Cascavel que tem lá atualmente. Então sim , vão criar um segundo esquadrão dobrando o efetivo e virando um regimento. Somando o Gurani é Centauro II deverão ter uns 30 blindados. Parece pouco mas ativar ele agora serve de recado sutil.
…serve de recado “sutil”? acho que alguém no EB precisa rever o que quer dizer “sutil”…. pois esse recado de sutil tem nada… foi direto ao ponto!
Defesa não e’sutileza.Defesa é preparar para combate. Em estado permanente.
É ter armas municiadas, logística eficiente para suprir a frente de combate.
“Meu caro já estão previstos 14 Centauro II para este regimento…”
Tens a portaria do Comando do EB onde consta a destinação desses meios para esse Regimento? E essa dotação ocorrerá quando, visto qie as primeiras entregas de Centauro II ainda vão levar um bom tempo?
https://tecnodefesa.com.br/vbc-cav-centauro-ii-o-novo-blindado-do-exercito/
Li que são 42 para o Mato Grosso do Sul , 42 para o Rio Grande do Sul e 14 para Roraima, tinha até uma tabela com os quartéis que vão receber, em média 7 pra cada um. Mas 98 é nada uma vez que a necessidade total é de 400 blindados novos, ou ao menos 200 se forem modernizados o número desejado de Cascavel.
Esquadrão e uma unidade equivalente a uma companhia q geralmente é composta 100 a 150 homens
Um regimento e equivalente a um batalhão e geralmente tem até 1000 homens
Então é um aumento de efetivo consequentemente de material tb
Os Claros são remanejados dentro do exército.
1) não é criado nada, e todos continuam ganhando o mesmo soldo…. Nem entendo de onde sai essa dúvida…
Os meios são remanejados de outros lugares.
2) depende. Há unidades desativadas, q o Cmt EB pode reativar, mudando o nome ou designação.
Se for criar, tem q ser o Presidente da República.
Volta pro gremio estudantil camarada. Deixa quem entende comentar.
Pode-se sim retirar veículos e tropas de outros regimentos mais ao sul e alocá-los nesse novo regimento.
Penso que a data de ativação ser 2026 era porque já haveria Centauros 2 em operação nos regimentos de cavalaria mecanizada no sul, sobrando Cascavéis que seriam enviados para esse novo regimento.
Como a Venezuela cansou de ter tudo aquilo de equipamento parado e quer gastá-los, o EB provavelmente vai retirar veículos de algum lugar e mandar para Roraima.
O que mais choca nas forças armadas brasileiras hoje é a absoluta falta de defesa antiaérea de medio e longo alcance.
Em caso de guerra, nossos soldados seriam atacados pelo ar sem poderem fazer nada.
Aquisição de defesa antiaerea deveria ser a prioridade numero 1, numero 2 e numero 3 do Brasil.
Ah, mas a prioridade do EB é gastar Deus sabe quantos bilhões pra “recauchutar Cascavel…
Enquanto isso, aquele “grupo de estudos” pra escolher um sistema AA se arrastar ad-eternum…
Se pelo menos houvessem mais MANPAD’s, mas nem isso….
Não vejo problema em modernizar o cascavel, isso não anula o fato de não terem antiaéreas.
Eu discordo da tua visão.
Com o dinheiro bom do contribuinte que vão enterrar naquele caixão de viúvas verde oliva, se poderia começar a substituir pelo menos os Iglas em alguns GAAs. Vai resolver o problema da AA?
Não, mas pelo menos vamos começando a substituir algo que não podemos repor os mísseis.
O Projeto de Artilharia Antiaérea atual contempla mais aquisições do RBS70 e sua distribuição entre todos grupos AA e em 3 das 5 baterias antiaéreas orgânicas de brigada que temos (excluindo as duas autopropulsadas com o Gepard 1A2). De fato a aquisição de meios com maior capacidade está estagnada. Mas em Manaus temos dois grupos AA com misseis portáteis, 1 da FAB e 1 do Exército, que podem se deslocar para Roraima.
Na verdade, a prioridade são gordas pensões e a manutenção do elevado contingente de pessoal para justificar as promoções ao alto comando.
As pensões são as mais baratas do Av público.
As promoções do Alto Comando independem da base da pirâmide.
Aliás, menos gente daria uma proporção melhor.
O Centro de Comunicação Social do Exército informa que os valores gastos, em 2022, com generais da reserva e seus beneficiários corresponde a R$ 1,39 bilhões, com proventos e pensões de generais. Nesse mesmo período (2022), o Exército Brasileiro gastou R$ 4,63 bilhões com pagamento de cabos e soldados da ativa. E no período questionado de 2019 a 2022, foram pagos a pensionistas de militares um montante de R$ 53 bilhões.
Ha enorme pressão política, que não condiz com o estudo técnico.
Enquanto isso ocorrer, a decisão não ocorrerá sobre Def AAe de média altura.
Atacados pelo ar, como? Por meio de veículos com asas rotativas? Temos defesas portáteis de curto alcance para isso.
Temos defesas de médio alcance também para combater aeronaves de ataque ao solo e drones.
Outros meios com o uso de mísseis de médio alcance são negociados para serem adquiridos no curto prazo com parceiros estratégicos como a India.
Outra questão importante quando alegado isso é: quem seria esse vizinho com meios aéreos suficientes para causar um estrago considerado no nosso exército? Quais vetores ele teria sem que pudéssemos intercepta-los no ar com nossos esquadrões de caças? O Brasil de fato têm essa defasagem na defesa aérea para rechaçar qualquer grande potência, mas estão acontecendo iniciativas para que isso mude. E grande parte dos brasileiros não conhecem de fato nossas atuais capacidades.
O problema é quando vemos países como Venezuela com uma defesa antiaérea formidável e o Brasil não, é pior que isso, nossa indústria bélica tem capacidade de sobra pra criar um sistema nacional, mas preferem depender de outras nações.
Eles só tem 3 baterias o que equivale a um Grupo de Artilharia só.
Formidável? Já foram testados em combate?
Defesa de médio alcance? qual?
Pior que isso, nosso país têm mais que capacidade pra criar um antiaéreo de respeito, mas continuam dormindo em berço esplêndido.
Nenhuma dos nossos vizinhos Hispânicos e territoriais, nem mesmo o Chile, tem capacidade de bombardeiro de média e alta altitude. Eles não seriam um risco, mas concordo em relação ao investimento.
O maduro está maduro para cair do pé (um pouco de pleonasmo…kkk). É mais um encrenqueiro de plantão como tantos ditadores no mundo.
Qual vai ser o aumento de efetivo e de meios?
Existe alguma unidade de artilharia antiaérea, seja do EB ou da FAB, em Roraima? Acho que seria importante elevar essa capacidade na região nesse momento, especialmente na Base Aérea de Boa Vista.
Claro, na medida do possível. Quem não tem CAMM, caça com Gepard rsrs
Creio que não seria má ideia deslocar alguns Gepard e RBS70 pra região…
https://www.forte.jor.br/2022/07/05/artilharia-antiaerea-de-selva-abate-aeronave-inimiga-em-exercicio-de-simulacao/
Caro Galante, obrigado. Pesquisei um pouco mas só tinha achado o GDAAe de Manaus.
Ainda acho interessante deslocar meios de outras regiões para aumentar a defesa AAe de Boa Vista. Aquela base se tornará um asset vital para defesa e ações de inteligência caso a região esquente (não acho que seriam malucos de atacar a gente rsrsrs mas é como se diz, “o prevenido morreu de velho”)
Aproveitando o gancho desse assunto, nada como um exemplo prático…rs…esse é um dos motivos que defendo que precisamos de um sistema antiaéreo de médio alcance com capacidade de ser transportado no KC-390, é visível que não temos capacidade de “fechar” o espaço aéreo devido as dimensões do Brasil, portanto precisamos de meios com essa mobilidade aérea.
O problema de pegar um meio limitado ao modal rodoviário/hidroviário é que seria uma resposta de semanas/meses, já um meio mais leve conseguiríamos deslocar uma resposta em algumas horas/dias….
OBS: com poucos recursos, precisamos de uma defesa eficiente…coisas que o pessoal que faz comparativo super trunfo não entende.
Abraço
Além do GDAAe da FAB, tem o 12⁰GAAAe em Manaus.
sediado em Roraima não, existe o 12 grupo de artilharia antiaérea responsável pela região e fica em Manaus-AM
Obs – a Fab também tem um GDaaE em Manaus
Agradeço, caros colegas Rafael e Felipe!
Temos 2 unidades antiaéreas em Manaus, do exercito e da FAB.
Se você acha Igla e RBS-70 estilingue deveria pesquisar sobre a importância dos mísseis MANPAD em qualquer guerra.
Unidade de cavalaria (blindada unidades q usam guepard) n seria mt efetiva por conta do terreno lá a floresta e mt densa o q atrapalha a locomoção de grandes viaturas
Caro Emmanuel,
sugeri o uso de Gepards como defesa da cidade e bases do exército e FAB, terreno não é o problema.
Outro ponto, dê uma olhada no Google Maps na região de Boa Vista e ao norte, a RR-319, é um descampado, sem floresta alguma. Se tem terreno propício para emprego de blindados na região Norte, é aquele (até certo ponto, mais pra cima tem uma serra). Tanto é que o próprio EB já experimentou o uso de M-60 na região. (O que é preocupante, pois me parece a melhor região para atravessar da Venezuela para a Guiana, talvez por isso a ativação rápida do Regimento de Cavalaria)
https://www.forte.jor.br/2015/10/02/tanque-m60-em-roraima/
Não é verdade. Roraima e Guiana tem regiões de lavrados igual o pampa gaúcho e tem total condições de emprego de forças blindadas e mecanizadas. Área de floresta e outra região antes de boa vista. Unidades blindadas da Venezuela consegue chegar até a capital de Roraima e invadir a Guiana. O Brasil não tem resposta adequada na região.
A Venezuela não atravessaria com tropas o território Brasileiro pois seria um ato de guerra e aprofundaria seu isolamento.
E o dia seguinte? Não é bem assim existem 03 rios navegáveis que podem ser usados Rio Cuyuni, Rio Camaran e o Rio Mazaruni. Pode usar como base também a ilha de Anacoco. Igual foi nos séculos anteriores com portugueses, ingleses e espanhóis. Acho que envolver o Brasil não seria prudente.
Excelente momento de realmente militarizar a Floresta Amazônica.
Sem cobertura de radar transhorizonte e sem defesa AAe de longo alcance, qualquer coisa que colocarem são alvos fáceis.
O exército brasileiro têm mais de 5000 guerreiros de selva atuando na Amazônia, depois que nosso querido amigo macron ameaçou a soberania do Brasil, foi triplicado a força militar lá.
Que doideira é essa? A França é dona de um pedaço da Amazônia
Guiana francesa e da França
Os efetivos do CMA e CMN somam mais de 25 mil homens.
O Exercito tem 30.000 militares na região norte, 20.000 no CMA e 10.000 no CMN. Mas também tem outros 10.000 somando a FAB e MB, total de 40.000.
Agora saibam que só no estado do Rio do Janeiro temos 120.000 militares das Forças Armadas! O segundo estado é o Rio Grande do Sul com cerca de 35.000. Isso se deve principalmente a Marinha já que nossa única esquadra é no RJ.
E precisaria de tanto militar no Rio de Janeiro, enquanto a fronteira parece peneira?
São ao todo 6 brigadas de infantaria de selva integradas por 16 batalhões de infantaria de selva na Região Norte.
O efetivo do Exército na região norte é de cerca de 30.000 militares, somando as outras forças são mais de 40.000. Temos 6 Brigadas de Infantaria de Selva do Exército no total.
Sempre que militarizam alguma coisa, “dá ruim”.
Recentemente tivemos vários exemplos que comprovam isso
A presença militar em Roraima é insignificante. Destacam-se:
1 Comando de fronteira/ 7º BIS responsável pelos pelotões de fronteira locais;
1 RCMec com Cascavel e Guarani;
1 GAC com obuseiros M56, morteiros 120mm e 4 obuseiros L118.
Na verdade, as tropas de Roraima são tentáculos da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Manaus). As tropas de Manaus também não impressionam. 1 BIS aeromóvel, 1 Cia FE, 1 GAAAe (Igla e RBS-70), 1 BAvEx (Pantera, UH-60 e Jaguar) e algumas unidades de apoio.
Vale salientar que a Cia FE, o GAAAe e o BAvEx são subordinados ao CMA e apoiam as 4 brigadas da Amazônia.
A infraestrutura dessa região é patética.
Um dispositivo militar mais robusto teria problemas para ser suprido numa ocasião de conflito.
Nem precisa ser mais robusto (talvez mais 1 BIS), pois em caso de necessidade o EB é capaz de deslocar milhares de tropas em reforço.
Penso que um incremento tecnológico já seria o suficiente.
Exemplos:
RCMec recebendo Centauro II, Guarani com UT30BR2 e LMV-BR
BIS recebendo Igla-S (do GAAAe), Spike e drones Mavic 2 e Matrice 300
GAAAe recebendo um sistema SAM de médio alcance
Pelotões de fronteira recebendo drones Mavic 2
BAvex recebendo drones Nauru
GAC recebendo munição guiada para o morteiro e L118 substituindo o M56
As únicas exceções seriam a criação de um GMF com Astros em Manaus e o aumento do número de helicópteros de transporte. Quem sabe um lote de Chinook.
Também dá para encaixar pelo menos uma bateria com a futura VBCOAP 155mm SR nesse dispositivo.
Esses equipamentos (Centauro II) ainda nem foram recebidos; o que pode ser enviado para lá é o que já existe; os L118 foram adquiridos em pouca quantidade; drone civil só faria sentido numa emergência, o correto seria adquirir material 100% militar e com uma doutrina de operação consolidada, não tem nada disso feito.
A reestruturação de um exército não se faz da noite para o dia.
O Centauro II já foi comprado. Aliás, todos os equipamentos citados já foram comprados ou estão em processo de licitação.
Todos os exércitos utilizam drones comerciais. Na verdade, são poucos os drones de uso exclusivo das FFAA.
O EB possui 36 ou 40 L118. Nada impede que com o recebimento da VBCOAP 155mm SR parte seja transferida para a Amazônia. A grande vantagem do L118 na Amazônia é que ele é a única peça do EB com até 20 km de alcance (disparando a munição assistida da Emgepron) capaz de ser helitransportada pelo Jaguar.
-Os Centauro II serão adquiridos em pequena quantidade e virão a conta gotas;
-Tem GAC que serve em brigada mecanizada/blindada com L118, vão tirar equipamento moderno dessas OMs mais “prioritárias” do Sudeste para equipar OM dos grotões?
-Drone civil não tem comunicação criptografada, muito vulnerável contra um inimigo com capacidade de ECM.
7 Centauro II por ano em média, podendo ser o dobro se houver verba. O contrato é para 98 unidades certas mas com intenção de 221. Estão previstas 42 unidades para o Mato Grosso do Sul e outras 42 para o Rio Grande do Sul, mais as 14 para Roraima. Em paralelo temos o contrato para o Cascavel NG, 98 unidades certas e até 201 como intenção.
Estão previstos 14 Centauro II para este novo regimento em Boa Vista. Mas no presente só papel mesmo. O que o Brasil poderia fazer é deslocar uns 4 Gripen com misseis Meteor e uns 6 F-5M com misseis Derby mais 2 aviões radar E-99A para Manaus para marcar presença enquanto não há o desenlace desta situação.
Hoje esse regimento será equipado com cascavel e guarani. Centauro 2 só daqui a 10 anos.
RDX, não seria simples mover milhares de homens para Roraima:
“Os desafios nacionais para o emprego da Força Terrestre em combate convencional no estado de Roraima, frente a atual conjuntura geopolítica com a Venezuela”
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Link para o download:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8522
Estudo interessante. Obrigado, Alfa BR.
Em resumo: o EB só consegue reforçar Roraima com 3 brigadas de Infantaria, o comando de Operações Especiais, a aviação do exército e alguns elementos de apoio…e apenas por via aérea.
Nao.
O EB consegue, em até 48 hrs, reforçar RR com mais 3 ou 4 Bda Inf SL, uma Pqdt, 1 Amv, e uma Mtz (as Bda do NE são reserva estratégica da AM).
Com mais tempo, a 3a, 9ª, 11ª, 15ª Inf Mec, e a 4ª e 5ª de Cav também.
Essas últimas já envolve grande transporte terrestre e marítimo, obviamente.
Me desculpa camarada, mas é simplesmente impossível o EB deslocar essa quantidade de tropas para RR em apenas 48h! Em 48h, no maximo uma ou duas Cia Fz Pqdt e uma ou duas de Fz Aeromoveis. E com muita sorte uma Cia Fz Selva do 1 BIS e outra de Barcelos. Além é claro da Força 3. Isso tudo ai que você escreveu, pode colocar um mês.
‘…o Exército Brasileiro só consegue desdobrar 03 (três) Brigadas de Infantaria Leve, o Comando de Operações Especiais, o Comando de Aviação do Exército e alguns Elm de Ap Cmb, em resposta imediata, para o estado de Roraima, na hipótese de conflito armado convencional.”
Bda de Infantaria Paraquedista
12ª Bda de Infantaria Leve
23ª Bda de Infantaria de Selva
O EB não tem condições de reforçar as tropas de Roraima pelo modal rodoferroviário.
https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/8522/1/MO%206300%20-%20ASAURI.pdf
Falei algo diferente?
Não. Só para corroborar.
Verdade. 48 horas só com aviação civil e são tropas leves sem condições de enfrentar tropas blindadas. Tropas blindadas demora 30 dias para chegar lá aí a guerra já acabou.
E tem gente que insiste em manter BR-319 sem condições de tráfego, impedindo a restauração do asfalto.
Obrigado Asauri. Otimo trabalho!
“pois em caso de necessidade o EB é capaz de deslocar milhares de tropas em reforço”
O problema na verdade é justamente esse. Roraima é ligada ao resto do Brasil por apenas uma rodovia, a BR-174. Vários rios cortam essa rodovia, o que significa que existem várias pontes. Se algumas delas fossem destruídas pelos venezuelanos, acabaria a ligação terrestre de Roraima com o resto do país, atrasando a chegada de qualquer reforço por terra por vários dias, no mínimo. Se eles posicionassem algumas frações bem camufladas e equipadas com ATGMs nas margens da 174, poderiam criar um problema permanente para a chegada de reforços na região.
Movendo alguma das baterias S-300VM para próximo de Boa Vista, nem precisaria ser na cidade, mas algo entre 50 ou 60 km de distância dela, eles já garantiriam que nada pousaria ou decolaria de lá, ou seja, na prática a Base Aérea de Boa Vista poderia ser desativada sem nem precisar ser destruída. Nesse cenário estaríamos impossibilitados de mandar reforços por via aérea com o KC-390 ou C-130. Nem mesmo os PQDs poderiam saltar por lá.
Sobrariam talvez algumas hidrovias, que também eles poderiam controlar sem muita dificuldade posicionando ATGMs nas margens.
Hoje, na prática, um ataque surpresa da Venezuela poderia isolar completamente Roraima do resto do Brasil, não propriamente por mérito deles, mas por nossas próprias deficiências.
Análise perfeita.
Comandos poderiam tomar a base aérea de Boa Vista.
Uma bateria de S300 colocada no aeroporto de Santa Elena (em território venezuelano) ficaria a 200 km de Boa Vista, distância suficiente para negar o espaço aéreo.
Comandos poderiam inutilizar a BR por meio de minas, IEDs, sabotagem de pontes e emboscadas.
“Comandos poderiam tomar a base de boa vista”
Acredito que um golpe de mão contra a BABV, seria uma incursão rapida e violenta com objetivo de destruir aeronaves em solo. Tomar a base e fazer uma cabeça de ponte aeroterrestre para posterior chegada de mais tropas, acredito que seja inviável. O 7 BIS esta logo ali e poderia apoiar a retomada da base em pouco tempo. Lembrando que tropas aerotransportadas ou aeroterrestres tem sérias limitações de equipamento, armamento e munição em razão das limitacoes de peso das aeronaves. E sistemas antiaereos posicionados a 200km só enganjariam aeronaves sobre boa vista que estivessem voando alto, devido as limitações dos radares em função da curvatura da terra.
Vimos uma tentativa desse tipo de operação nos primeiros dias da guerra na Ucrânia, fracasso total com elevadas baixas russas. Sem contar a capacidade venezuelana de helicópteros e aeronaves de transporte ser pequena. Melhor virem rodando pela 174… rsrs
Creio que vocês estão olhando para o local/objetivo errado, em termos de uma ação venezuelana no Brasil.
.
Qual a importância de Boa Vista, dentro dos objetivos de tomar Esequibo?
.
A Venezuela não tem interesse em tomar território brasileiro.
.
Usando da imaginação…
.
A Venezuela não tem interesse em nosso território, mas acontece que o trânsito sobre o território brasileiro, dentro de uma janela de 48h, por mero exemplo, lhes proporcionaria a capacidade de colocar muito material dentro de Esequibo, usando a malha rodoviária e aviação de asa fixa e asas rotativas.
.
Pouco podemos fazer, em um curto espaço de tempo, pois existe pouca coisa naquele TO.
.
O local que deveriam olhar, é para Lethem.
.
O aeroporto de Lethem fica a 200km de distância do aeroporto venezuelano mais próximo e em linha reta.
Conquistando Lethem, em uma Thunder Run, com o objetivo de colocar ali seus blindados e caminhões, passam a usar a cidade como hub logístico. Eles podem apoiar essa força com sua aviação, contornando o território brasileiro, dentro de uma distância de aproximadamente 400km… E além do aeroporto de Lethem, existem pistas para apoio de indígenas, dispersas dentro do território da Guiana ao longo da fronteira, que poderiam ser conquistadas na sequência das ações.
.
O Brasil, dentro dos bastidores do mundo político, pode ser conivente com uma ação venezuelana, ao impor pouca ação defensiva, no tocante a negação do uso de seu território. Podemos ser “pegos de surpresa”…
Eles passam, dentro de uma janela de tempo e é isso… Pouca gente morre, se morrer. Não vamos a guerra e quem tem a imagem queimada são os militares.
Aos venezuelanos, restará a graditão para com os envolvidos do mundo político do Brasil e, perante a Guiana e a comunidade internacional, também somos vítimas.
Seria algo como a Bélgica nas duas guerras mundiais. Tem precedente.
De fato, plausivel, mestre bardini…
Esse coisa de prever o que uma ditatura comunista vai fazer sempre se mostrou uma ciência bem inexata.
Caro. Ainda que pareça retoricamente impactante dizer que a Venezuela é uma ditadura comunista, o país não é comunista,
Fui ler, por curiosidade, a Constituição da Venezuela.
O Art.42 diz que “A casa de uma pessoa e qualquer local privado são invioláveis. Não podem ser ingressados à força senão por ordem judicial, para impedir a prática de um crime ou para executar as decisões proferidas pelos tribunais nos termos da lei, respeitando em todos os casos a dignidade da pessoa humana.”
Já o Art.112 é bem claro sobre o regime econômico na Venezuela: “Todas as pessoas podem dedicar-se livremente à atividade econômica de sua escolha, ressalvadas apenas as limitações previstas nesta Constituição e as estabelecidas por lei por razões de desenvolvimento humano, segurança, saúde, proteção do meio ambiente ou outras razões de interesse social. O Estado promoverá a iniciativa privada, garantindo a criação e distribuição justa da riqueza, bem como a produção de bens e serviços que satisfaçam as necessidades da população, a liberdade de trabalho, empresa, comércio, indústria, sem prejuízo do poder da população. Estado para promulgar medidas para planejar, racionalizar e regular a economia e promover o desenvolvimento global do país.”
O Art.115 também é claro: “O direito de propriedade é garantido. Toda pessoa tem direito ao uso, gozo, usufruto e disposição de seus bens. Os bens estarão sujeitos às contribuições, restrições e obrigações que possam ser estabelecidas por lei ao serviço do interesse público ou geral. Somente por motivos de utilidade pública ou interesse social por sentença transitada em julgado, com pagamento tempestivo de justa indenização, poderá ser declarada a desapropriação de qualquer tipo de imóvel.”
Eu percebo que as FFAA foram treinadas para desconhecer os movimentos políticos, afinal ninguém come ideologia.
O que poderia dar errado?
No Brasil o PC do B não é comunista e as pessoas conseguem mudar de cor em um par de anos.
O Dino cabuloso agora é preto…
Exatamente
Venezuela não precisa se expor com o Brasil.
Os meios q tem são para sua ação principal q é em Essequibo.
Só se exige treino, C2 e logística pra tamanho empreendimento.
Sob pena de ser um chafurdio total.
Imaginem, se a GB já não está dando treino e material.
Velame
Há uma distorção na capacidade dos países e tropas, por causa de filme.
IED na rodovia dentro do Brasil? No Iraque e no Afeganistao tinha IED, pq q população dava trânsito livre aos resistentes.
Mas haverá trânsito livre de tropa venezuelana em RR?
A Venezuela não tem tropa de OpEsp com capacidade de permanência em retaguarda pra ficar emboscando e sabotando.
As ações deles tem de ser mais importantes, do que parar um fluxo q seria inexorável de logística.
Só o BEC de RR refaz qq coisa em horas. Fora a capacidade q temos de fora de Eng para transposição imediata e desminagem.
Como vc disse, só o 7º BIS ali já inviabiliza as ações de retaguarda da Venezuela.
Fora, que o tempo pra Venezuela concentrar é enviar seus meios, RR já receberia 5 Bda mais FN. No mínimo….
Prezado
Graças a Deus, a guerra não é assim tão simples… não é igual combate do desenho GI Joe.
Tropas camufladas pela Rodovia precisam se infiltrar e se manter…. Quanto tempo elas ficarao? Vão se infiltrar com quanto de comida, água, munição?
Vão ter disciplina pra permanecer sem ser visto?
Qual recurso de inteligência pra monitorar o movimento?
Vc empregaria ATGM no eixo da rodovia pra emboscar um comboio ou outro?
Ou pra defender sua manobra decisiva, já q o fluxo logístico não vai parar por causa de uma emboscada ou outra?
Vc empregará tropa convencional pra isso? Já lhe adianto que estar precisam de um bom fluxo logístico, impossível de se manter na retaguarda profunda.
Vc empregaria então tropa de Op Esp? Nao tem objetivo muuuuuito mais importante do que isso?
O emprego do S-300…
Vc colocaria um meio tao importante, que vc nao tem sobrando, pra talvez deter voos no Brasil? Sendo q nossa capacidade de GE e GCiber é melhor q a deles e pode inviabilizar/ prejudicar esse uso ou vc protegeria estruturas importantíssimas de C2 e Log no interior de seu território, já, que com praticamente 100% de certeza, a US Navy e a RN vão lhe bombardear?
Vc realmente colocaria mísseis tão valiosos ao alcance de uma Patrulha de Incursão a pé para Neutralização dele? Que nem precisa de uma tropa de Op Esp pra isso, já q é uma ação pontual, e nao precisa de permanência no local e tem alvo mais valioso pra OpEsp.
Um ataque surpresa pra isolar RR, precisa de uma mobilização de meios um tanto quanto grande, pra ser realmente surpresa, diga-se de passagem.
Hoje, ser “surpreendido” ou ter pouca capacidade oportuna na região está mais condicionada a postura do Executivo do que das Forças.
Sinceramente não sei se a capacidade de guerra eletrônica deles é pior que a nossa, recentemente houve reportagens onde foi demonstrada muita preocupação por parte de nossos militares quanto a isso.
Ao meu ver nesse caso quem ataca também não tem como reabastecer suas tropas.
Eu realmente não duvido, que em caso de necessidade ali. Vão ter que usar a PM de Roraima (são forças auxiliares do EB em caso de guerra mesmo).
Mas no que vão ajudar? São armados apenas com pistolas e algumas espingardas e fuzis. O EB tem mosquefal pra distribuir à PM?
Pela experiência da guerra da Ucrânia, principalmente na batalha de Kiev, podem ser úteis ao menos para retardar, enquanto mais unidades do EB cheguem
Se Boa Vista sofrer um ataque surpresa de comandos ou guerrilheiros a única tropa capaz de oferecer alguma resistência imediata é a PM. O problema é que a PM de Roraima não está armada para enfrentar esse tipo de ameaça.
Qual seria o objetivo de um ataque surpresa em Boa Vista?
Muito boa pergunta!
Olá Velame. Há situações nas quais as perguntas são mais importantes que as respostas. Acredito que esta seja uma destas ocasiões.
Eu perguntaria mais…
Se a resposta para a sua não for suficiente, eu perguntaria como?
A população de Roraima está danada da vida com a Venezuela.
Os venezuelanos em Roraima estao danados da vida x3 com Maduro.
Como estabeleceriam uma guerrilha la…
Outra.
Em horas, as FT FORPRON da Bda Pqdt, Amv, 23 Bda Inf SL e COpEsp podem chegar lá.
Mais o 1º e 2º BIS.
PM mesmo….?
Eu diria excelente pergunta…..
Tomar o aeroporto internacional de lá e a base aérea, assim ficaríamos impossibilitados de reforçar nossas tropas na região.
Cara…. Sério?
Impressionante…
O Brasil têm os paraquedistas militares, que podem ser destacados em urgência pra fazer frente a um inimigo, acredito que não têm muita força ali até pra não gerar uma tensão diplomática, mas seria vergonhoso a venezuela passar pelo Brasil isso seria, tomara que não aconteça, e outra, a Abin já deu parecer que há relatórios que maduro irá sim invadir a Guiana, isso em si já deveria fazer com que a fronteira fosse muito mais guarnecida.
E quantas aeronaves de transporte tem a FAB? Teria a FAB capacidade de manter uma ponte aérea grande o suficiente para manter grandes unidades em combate numa área remota? Tropa em combate precisa de munição, munição e mais munição; feridos precisam ser evacuados; material destruído/danificado precisa ser substituído/reparado, tudo isso demanda muita logística e a infraestrutura é vital.
Creio que a FAB tenha 6 Kc390 e 2 C30 operacionais. Creio que tenha alguns C130/Kc130 operacionais, além dos C105.
Se for necessário é possível arrendar aviões comerciais.
A Venezuela somente pegará o Brasil “de surpresa” se houver ordem da 3ª administração…
Olha….para quem não sabe….até o winchester/Puma esta avaliada e homologada como boa arma para a guerra amazonica….
PM não combate em guerra.
PM realiza as mesmas ações q ela realiza na paz, só q sob o comando do comandante do teatro de Operações.
Combate sim. Ela é literalmente considerada reserva mobilizável.
Não, não é.
As PM são reserva das FFAA, mas como instituição, não individualmente.
E para cumprir as tarefas q já cumprem, não para Op de Resp das FFAA.
Em princípio não.
Mas se a guerra exigir, combatem sim.
Na Ucrânia a Rosgvardyia, a Guarda Nacional Russa que funciona como uma Gendarmería, muito similar a nossa PM, entrou em combate contra os Ucranianos várias vezes.
PMs ão tropas auxiliares, se a guerra exigir eles vão para o combate também.
Obviamente terão que receber fuzis para tanto. Mas se analisarmos que o EB já substituiu cerca de 25 mil FALs, eles tem um boa reserva de fuzis para serem distribuídos aos PMs quase que de imediato.
Sem falar que praticamente todas as PMs do Brasil possuem seus “BOPES” que já utilizam fuzis e tem experiência em “combate” urbano.
Perfeito. Não por acaso elas são forças auxiliares….e reservas do exército. Está na constituição.
A primeira linha de defesa de uma nação é a gendarmeria. Todos os países possuem uma instituição voltada para a segurança interna (curiosamente nem todas possuem um exército nacional). No Brasil ela está organizada em 27 PMs.
A maioria dos 27 BOPES está capacitada para realizar ações de comandos em caso de guerra. Todas possuem experiência de combate contra bandos armados.
Perceba que essas tropas estão lá pra monitorar, creio que será deslocado mais unidades se plebiscito der positivo a pretensão de maduro, mesmo assim teria que ter uns 5000 militares no mínimo pra barrar qualquer tentativa venezuelana.
Meu caro bastaria caças com misseis e bombas e os E-99A em Boa Vista para dissuadir eles de entrarem no nosso território.
Creio que a presença de homens na região seja mais eficiente como forma de dissuasão no caso de uma invasão terrestre.
1.ª Brigada de Infantaria de Selva – Boa Vista – RR
Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva – Boa Vista – RR
Companhia de Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva – Boa Vista – RR
Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva – Boa Vista – RR
10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva – Boa Vista – RR
1º Batalhão Logístico de Selva – Boa Vista – RR
18º Regimento de Cavalaria Mecanizada – Boa Vista – RR (criado agora, à partir do 12⁰ EsqCMec)
32º Pelotão de Polícia do Exército – Boa Vista – RR
1º Pelotão de Comunicações de Selva – Boa
Vista – RR
Quantos efetivos tem essas unidades?
https://1bdainfsl.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=456&Itemid=521
O 1º BIS (aeromóvel) está sediado em manaus.
Distância de SP ao RGS.
RDX, muito obrigado. Mas vc não falou o número de soldados hoje em Roraima.
A FORPRON da 1ª Bda de Infantaria de Selva possui 974 militares.
https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/1a-brigada-de-infantaria-de-selva-entra-em-fase-final-de-certificacao-forpron
Essa é a tropa do EB que defenderia Roraima em caso de ataque surpresa..
Também temos as unidades da FAB , incluindo um esquadrão com 6 Black Hawk e 1 grupo com misseis Igla em Manaus. Acredito que são bem mais que 4 light gun…
Mas enfim bem que a FAB podia acordar pra vida e trazer o esquadrão Pacau de volta pra Amazônia com caças de primeira linha. Num território continente só caças servem de dissuasão rápida ou Artilharia de longo alcance, coisa que não temos.
Esses 6 H-60 que vc citou são do esquadrão Harpia, da FAB. O EB tem o 4⁰ BAvEx, também em Manaus, com 4 HM-2 Black Hawk, 6 HM-4 Jaguar e 9 HM-1A Pantera.
Melhor maneira de proteger a região a médio prazo seria reativar o esquadrão pacau com um novo lote de gripen em Manaus (onde já era sediado), esta base aérea funciona como um HUB onde poderia trabalhar em dispersão para outras localidades do CMA.
Criar mais um Bavex na região seria importante, tem muita OM sem mobilidade eficiente
Vejo como uma bela oportunidade este possível conflito VenezuelavsGuiana pode nos favorecer em meio a opinião pública da necessidade de maiores e urgentes investimentos nas forças armadas principalmente na região amazônica da mesma forma que as várias ,e cheias de escalas, viagens na pandemia para buscar brasileiros, mostrou a necessidade dos MRTT’s.
Inclui-se o desenrolar urgente da continuação do projeto “Calha Norte desde os idos do presidente Sarney, que esses p***a de afiliados da Marina e ONG’s ativistas interferem sistematicamente em algo que não passa na cabeça deles, que é a segurança da NAÇÃO brasileira que deva ser a 1a. preocupação ao invés de manter matinho e gente pelada em pleno século XXI.
Aí é que tá, eles se preocupam com a defesa nacional brasileira sim, o objetivo é enfraquecer ela.
Concordo que esse evento deve ser usado para mostrar a importância de se investir na defesa nacional brasileira.
Sem dúvida se tivéssemos o MTC-300 operacional teríamos uma boa carta na manga para segurar a Venezuela.
Essa foto da matéria assusta o ocupante
Os drones são mais baratos e muito eficientes tanto para vigilância remota quanto para ataque. O Brasil tem que acelerar a implantação dessas plataformas, desenvolvendo tecnologia nacional e/ou realizando parcerias internacionais. O importante é ter base de produção no Brasil.
Já estão sendo feitos desenvolvimento nesse sentido.
É só pegar o dinheiro que o Ministério do Meio ambiente deu, para Ongs fantasmas que dá pra comprar muito equipamento pra o EB, muito mais útil para ajudar a amazônia.
Ou a verba das filhas solteiras, dos eventos, das bandas de música que resolve.
Se quer mexer em Direito adquirido reclama com o STF… Desde os anos 2000 não tem mais essa de filha solteira ganhar pensão.
De 15 a 18 bilhões( de 75 a 90 bilhões de reais) de dólares por ano para as forças armadas tá pouco né.
Caro. Qual seria este valor? R$ 10 milhões? R$ 100 milhões? R$ 1 bilhão?
Eu não sei, mas já que vocẽ tocou no assunto, qual o valor do orçamento do MMA destinado ás ONGS fantasmas?
Segundo dados do IPEA, entre 2010 e 2018 foram repassados R$ 13 bilhões anualmente.
A economia ainda sofre com as consequências da pandemia. Então os números pode. Ter mudado.
E sem dúvida no meio disso tem muito, mas muito desvio. Mas é importante também separar o joio do trigo.
Existem, por exemplo, organizações que dão suporte e complemento aos atendimentos do SUS. Outras como apoio jurídico a necessidades reais de pessoas de baixa renda.
O grande problema é a falta de controle da destinação desses recursos e falta de fiscalização dessas Organizações. Existem ONGs que recebem recursos estrangeiros exatamente para dificultar o desenvolvimento da região amazônica. E que perde com isso é o País e a população que vive as margens de todas as deficiências que a falta de desenvolvimento traz.
Olá Melin. Obrigado pelos números. Podemos aproximar para R$ 1 bilhão anual.
Conheço algumas ONGś que atuam na minha cidade tanto na área cultural quanto social. Elas estão sempre buscando recursos nos editais de ministérios, BNDES, BID e também em alguns editais da prefeitura e em emedas parlamentares.
Existe controle sim. Elas precisam apresentar um projeto que é avaliado e, se aprovado, tem os relatórios periódicos e a prestação de contas.
Há muitos anos, ONGś vem atuando na prestação de serviços para a sociedade no lugar do Estado nos setores de cultura, educação, social e agora meio ambiente.
Eventualmente, existem ONGś picaretas, assim como existem empresas picaretas.
Então, existem duas questões fundamentais. 1) seria adequado ao Estado reduzir os recursos destinados para ONG’s para serem usados para comprar armas? Por exemplo, praticamente tudo o que é feito nas áreas de periferia das grandes cidades em termos culturais e sociais é feito por meio de ONGś. Qual seria o impacto geral caso houvesse redução dos recursos para as ONGś? 2) no caso das ONGś de fachada, ou fantasmas como vocẽ disse, se o problema é a falta de fiscalização, o cominho seria então investir nos órgãos de fiscalização do poder público, inclusive com pessoal.
É uma excelente discussão.
Antes de se falar em “desenvolvimento da Amazônia” é preciso discutir qual modelo de desenvolvimento se está falando. Há anos vemos projetos mirabolantes de desenvolvimento da Amazônia que fracassaram e outros que criaram problemas graves que demandam agora muito esforço e recurso para recuperar.
Considerando o ambiente democrático, é razoável que cada grupo possa se organizar e defender suas ideias. Um exemplo é o uso de armas nucleares. Eu sou contra. Há quem seja a favor. È justo que os dois grupos possam atuar na defesa de suas ideias. Esta questão do “desenvolvimento da Amazônia”, por ser complexa, permite um amplo debate. Algumas ideias desenvolvimentistas podem ser mesmo ruins e seria apropriado lutar contra elas. Outras ideias podem ser muito mais eficazes e sinergéticas, e valeria a pena lutar por elas.
Olá Mestre Camargoer,
O amigo poderia considerar dado que o mapa da fome é similar entre Nordeste e Norte, o porque as ONG´s se concentram na região norte apesar de populacionalmente haver menor numero de habitantes absolutamente de forma desproporcional entre ambos?
Verdade. Deveria existir mais ONG no nordeste que no norte. Mistério da meia norte. Misericórdia parece que ninguém entende o jogo muito mundial.
Olá Carvalho. Eu precisaria fazer uma pesquisa para saber quanto recurso público é destinado para cada região do país, qual origem e qual função.
Acompanho as ONGś aqui da minha cidade. Os recursos são usados para programas sociais, culturais, esportes e a menor parte para assuntos ambientais, ainda que o interior de SP tem miutos problemas ambientas, principalmente em relação á beira de rios e córregos, contaminação de mananciais, erosão e problema de arborização e impermeabilização das cidades.
Imagino, mas é uma suposição, que a maioria das ONGś da área ambiental e relacionadas com os movimentos indígenas esteja nas regiẽos amazônicas e depois cerrado e pantanal. Já as ONGs da área social, cultura e esportes estejam atuando nas regiões mais pobres das grandes cidades.
Cidades médias, como a minha, tem várias ONGś na área social, educação, esporte e também de proteção ás minorias, inclusive relacionadas com violência doméstica.
Por exemplo, aqui tem uma ONG que atua na ressocialização de ex-detentos, inclusive cadastrando oportunidades de emprego e renda. Tem feito um trabalho muito bom aqui há décadas.
Mestre Camargoer,
Podemos simplificar, uma vez que a ONG existe em função da melhoria de vida do individuo.
O desafio e incognita permanece, pois o volme per capita populacional entre Norte e Nordeste é inversamente proporcional.
E se algumas ONG´s se proclamarem que estão focando o meio ambiente e não a pessoa humana, a resposta já está dada…não focam a pessoa humana.
Olá Carvalho. ONGś atuam em diversas áreas. Aqui em minha cidade tem duas ONG que atuam na proteção de animais domésticos. Promovem feiras de trocas de filhotes, campanhas de vacinação, castração, atuam contra maus-tratos. Fazem campanhas de esclarecimento.
Também tem uma ONG que atua na proteção das áreas de cerrado remanescentes aqui. Nem todo mundo sabe, mas o interior de SP tem regiões de cerrado. Pena que a maioria das áreas foi destruída. Restaram poucas. Esta ONG também atua na proteção dos animais selvagens que moram nestas áreas remanescentes. Tem onça, lobo-guará, tatu, muitas aves e serpentes. Até veado campeiro eu já vi por aqui.
Então é razoável que existem ONG que atuem pela preservação da floresta, ou do cerrado ou dos animais selvagens nas áreas de preservação e dos animais domésticos nas áreas urbanas.
ok, mas objetivamente minha asguição é região Norte X Nordeste….inclusive creio que o bioma nordestino seja muito mais degradado dada a representatividade historica na area…sob este aspecto, recuperar os biomas ali seriam igualmente importante…
Ola Carvalho. Considerando que uma ONG é uma iniciativa pessoal e livre, o único modo do poder público induzir a ação de ONG, seja regionalmente ou tematicamente, seria por meio de restrições nos editais.
Por exemplo, alguns editais focam em temas relacionados ao empreendedorismo de mulheres, ou destinado valores para cada região do país.
Teríamos que avaliar os editais de apoio lançados pela MMA e outros ministérios. O CNPq tem esta política de regionalização de recursos, visando a descentralização da pesquisa do Sul-Sudeste para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
É uma excelente discussão. Não lembro de ter visto algo assim sobre editais do MMA.
Naquilo que seja doação e patrocinio privado nacional sim….
Naquilo que seja patrocinio e investimento Publico , estatal ou estrangeiro, não…..
isto é um problema. e os interesses deixam de ser transparentes.
Sinal que as ongs não estão nem aí para fome, povo e etc, querem dinheiro no bolso delas.
Mestre, infelizmente as ONG que atuam na Amazônia não fica buscando dinheiro do BNDES. Essas ONG recebem bilhões do exterior sem nenhum controle do Brasil. Esse é o problema a ordem vêm do exterior EUA e Europa. Esse é o problema. Sem passar pelo TCU para onde vão gastar esse dinheiro. Misericórdia. Quinta coluna no Brasil.
Então, se elas recebem dinheiro do exterior ao invés do dinheiro de editais públicos, então não faz sentido a ideia que estes recursos deveriam ser usados para financiar a compra de armas.
O Merlin disse:
“Segundo dados do IPEA, entre 2010 e 2018 foram repassados R$ 13 bilhões anualmente.”
Tu disse:
“Olá Melin. Obrigado pelos números. Podemos aproximar para R$ 1 bilhão anual.”
Se você prestar atenção, verá que na verdade é 1 bilhão de reais POR MÊS, não por ano!!!
Camargo, são R$ 13 bilhões anualmente. Não no período de 8 anos.
Seu comentário da margem para vários pontos de discussão, mas vou me ater ao desenvolvimento da região.
O desenvolvimento não existe sem infra estrutura básica. Mourão, o ex-vice-presidente, tem um estudo sobre a soberania da região. Nesse estudo ele faz um análise do modelo de desenvolvimento adotado no Acre (proximidades de Rio Branco) e Rondônia. Tentarei reencontrá-lo.
Sem levar em consideração questões ideológicas (mesmo porque o estudo é de uma época que com certeza o mesmo não pensava em entrar no ramo político) a respeito do autor, o mesmo aponta várias etapas para permitirá a migração populacional para regiões de tão difícil acesso.
Opa. Verdade. Desculpa o erro. O valor e o intervalo de tempo em induziram ao erro.
Concordo que desenvolvimento demanda infraestrutura, além de um sistema educacional e de saúde, isso em qualquer região. Se a gente pensar no interior de SP, ainda existem gargalos de infraestrutura.
Eu não sei se aqueles modelos de desenvolvimento baseados na ocupação do território e avanço da fronteira agrícola sejam os mais adequados para a região N e CO. Acho que precisamos repensar.
Já ficou claro que um modelo de desenvolvimento que resulta em degradação ambiental é insustentável a médio e longo prazo.
Até a década de 70~80, a questão ambiental era coisa de bicho-grilo, já que a ameaça nuclear da Guerra Fria era iminente. Depois do colapso da ex-URSS, o movimento ambiental, nascido dentro do movimento pacifista anti-nuclear, ganhou força, principalmente a partir da Eco92 e da Conferência de Kyoto. A Guerra ao Terror acabou esvaziando a agenda ambiental, mas o pós-pandemia parece que vai retomar esta questão com força.
Voltando para as ONG. A partir da década de 80, com o fortalecimento do neoliberalismo, a ideia que ONG seriam mais eficientes que o Estado para promover políticas públicas em setores como educação, saúde e cultura virou moda. A ideia deu certo nas questões sociais e culturais, Na educação formal teve pouco impacto. Na saúde fracassou. As ONG deram muito certo na questão ambiental até pelo interesse das grandes empresas em criar uma “imagem ambientalmente aceitável”.
O caso das minas de sal em Maceió da Brasken e do rompimento das barregens da Vale mostram a necessidade de uma atuação do Estado neste setor.
agora… por mais problemas que existam, parece equivocado imaginar que se possa reduzir os recursos para a ONGs para ser usado para comprar armas, até poque o problema das forças armadas brasileiras é estrutural, não orçamentário.
Na verdade o orçamento de defesa fica a cargo do ministério de defesa, uma coisa não têm nada a ver com outra, pra isso que existe ministérios, pra dividir a verba dentre aquele segmento.
Qto? Vc sabe ou leu no zapzap?
Nossa 130 ? Não irá desfalcar as FFAAs ? Isso a Polícia Militar de SP usa para patrulhamento do meu bairro kkkkkk comedia esse exercito……
Pra ficarem de olho, se lembre que ainda não saiu o referendo na Venezuela, caso de positivo as forças armadas terão que aumentar o efetivo, porém eu também achei pouco, visto que a própria Abin já deu parecer que a Venezuela irá sim investir militarmente contra a Guiana.
Qual a fonte dessa informaçāo?
ABIN…
E a ABIN é amadora o suficiente para sair divulgando esse tipo de relatório?
A abin precisa alertar a população do Brasil do risco que o Brasil está correndo. Está fazendo o papel da abin. Agora se as forças armadas não fizer nada e acontecer uma merda. A culpa não será da abin.
Não. A Abin tem a função de abastecer o governo de informações para tomada de decisões. Não é função da Abin fazer informes para jornais e grupos de mídias, emitir notas nem requerer horário de cadeia nacional.
Correto, Mestre Camargoer…ABIN serve ao Estado….
Entre um Cascavel e um T-72b3 quem vai ganhar? Ativou um regimento mas não equipou ainda? Se for assim mesmo, coitados dos guianenses. Tipico do nosso exército.
Porém lá na fronteira têm soldados com armas anti carro, os cascaveis seriam mais pra reconhecimento
As atuais armas anticarro do EB são inúteis contra o T-72 venezuelano.
Vamo lá, T-72B (um tanque de 1985) com blindagem composta
armas modernas antiblindagem usadas pelo EB (todas funcionam):
Spike LR2 israelense;
foi dada uma autorização de venda em 2022 de 33 lançadores e 222 mísseis FGM-148 javelin se foram entregues ou quantos foram eu não sei (74 milhões de dolares);
AT4 sueco descartável;
Carl Gustaf
tou desconsiderando qualquer produto brasileiro pq nunca foram pro combate (ao contrário desses) ou outros muito antigos pq não confio que um MILAN que foi fabricado há pelo menos 30 anos ou algo do tipo vá funcionar. Mísseis tem uma vida útil (no aperto se tenta, mas não se confia) e normalmente não é de 30 anos não.
os Spike atacam por cima, então servem pra qualquer tanque, que dirá um da década de 80 (que a venezuela comprou em sobra de estoque recauchutado)
os Javelin todo mundo já sabe como funcionam (mesma coisa), mas corre o risco de não ter nenhum, então já sabe
não se de onde vc tirou que a venezuela tem esse tanque invencível ou não viu a Saab fazendo 350 propagandas diferentes com o EB atirando qualquer coisa (inclusive o Carl Gustaf)
o EB (aliás nada nas forças armadas) n ta nenhuma maravilha, longe disso. acho que tá numa condição sofrível. mas tb n dá pra ignorar a realidade
Aliás, muito embora não vá acontecer nada e obviamente a Venezuela não vá invadir o Brasil, ainda mais querendo invadir um terceiro país. Não tem nem sentido estratégico entrar em guerra com um país muito maior, muito mais influente, com quem vc tem boas relações, que te dá dinheiro de graça, que tá em melhores condições econômicas, tem muito militar etc, quando o que você quer é problema com um país que não tem nem 10 mil militares e nem um milhão de habitantes.
Entrar em guerra com mais de 300 mil pra combater 7 mil não tem muito sentido.
O EB ainda não recebeu o Spike…muito menos o Javelin. Aliás, a aquisição do Javelin é um grande mistério.
As únicas armas anticarro ativas são poucos AT-4, ALAC e M3 Carl Gustaf. Nenhuma delas penetra a blindagem frontal do T-72.
Depende da versão do At-4 e munições do Carl Gustav penetram sim.
Leia o estudo que o Alfa BR postou.
Compramos dois tipos de missel AC novo americano mas não sei se já foi entregue.
A Venezuela não tem T-72b3, pode ficar descansado.
O resoluto comandante do Esquadrão, agora içado à Regimento de Cavalaria Mecanizado, deve estar confiante com o reforço de mais um punhado de Cascavéis. Será que os novos veículos contarão ao menos com visão noturna?
Estão previstos 14 Centauro II para este regimento.
quando?
Centauro 2 daqui a 10 anos. Hoje cascavel.
Meu caro, esse Regimento vai receber os Centauro II daqui uns 10 anos…
Lá vai o Cascavel kkkkk
Pois eh…e na mobilização…cabem dois num C-390 numa unica viagem….
Uma vez li que havia em Roraima 6 Cascavel e 7 Urutu. Se não estou falando bobagem Roraima recebeu alguns Guarani.
Os Urutus o EB já foram desativados e substituídos pelos Guaranis.
Valeu pela informação
Um esquadrão mecanizado tem em média no EB de 13 a 15 blindados. Um regimento tem que ter o dobro disso. Como já estão previstos 14 Centauro II para Boa Vista, provavelmente também irão 14 a 16 Guarani, formando um regimento com 2 esquadrões.
Esquece o centauro 2 hoje. Só daqui a 10 anos. Hoje se acontecer uma merda temos que contar com cascavel e guarani que estão na ativa.
O 18⁰ RCMec vai ter 2 ou 3 esquadrões, visto que 3 é o número padrão de esquadrões por Regimento? Qual a portaria que destina 14 Centauro II para este Regimento? E quando chegam esses Centauro II?
Digo isso pois todos os 134 Urutu ainda operacionais já estão em processo de desativação e temos Guarani sobrando para substituir eles, mais de 600 entregues.
Obrigado pela explanação. Não tinha conhecimento.
A portaria nº 851-EME/C Ex, de 01 de setembro de 2022, desativou a partir do dia 1º de outubro de 2022, 129 viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 EE-11 Urutu M2.
As cinco viaturas que continuarão em ativas são 3 da versão ambulância, pertencentes ao 10º Batalhão Logístico (10º B Log), de Alegrete (RS); 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado-Escola (15º R C Mec-Es), do Rio de Janeiro (RJ); e 16º Batalhão Logístico (16º B Log), de Brasília (DF); e as duas restantes foram recentemente modernizadas pela empresa Columbus no Arsenal de Guerra de São Paulo e pertencentes ao 16º B Log e ao 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RC Mec), de Pirassununga (SP), sendo esta ultima convertida para versão de garantia da Lei e da ordem (GLO).
Eu acho que nem todas as VBTP Urutu foram desativadas. Recentemente algumas VBTP foram registradas em exercícios militares. É possível que o lote que foi modernizado anos atrás continue na ativa. Aliás a conta não fecha. O exército possui mais de 200 unidades. Diminuindo as 129 e as 5 especializadas sobram algumas dezenas.
Pode vir Maduro, que o Cascavel New Gambiarra vai te mostrar o que é tecnologia de ponta.
Nem isso temos ! Aquele ali é só uma primeira unidade …dormimos no ponto !
É uma situação muito delicada !
Nossos vetores de superioridade aérea são tecnologicamente defasados , não temos uma artilharia antiaérea de médio e longo alcance…os venezuelanos estão com um número enorme de drones . Essa proza de batalhão de selva pode até saturar o inimigo em algum momento devido ao grande número , mas as baixas seriam pesadas para nós!
Pra mim o Brasil só vai dar o devido valor nas forças armadas e aposentar esses museus quando acontecer alguma mer$&@da como essa entre Venezuela e Guiana. Só lembrando que hoje a Venezuela só não invade a Guiana por conta de medo dos EUA, porque nossa força aérea atual não suporta os Sukois e nem possui defesa aérea para destruí-los. Exército e marinha são pouca coisa superiores
Nossos Gripen NG são superiores aos Sukoi venezuelanos em radar, mísseis e avionica em geral. O problema é que no presente são apenas 7 aqui no Brasil (mais 2 vindo em breve). Ainda que eles não estejam totalmente certificados já temos pilotos e mísseis para usá-los. Além disso eu não subestimaria nossos F-5M com o apoio dos E-99A que podem detectar o Su-30 a 350km de distância. Aliás o radar do caça venezuela tem alcance de 70-90km, o dos nossos Gripen NG é o dobro.
Amigo falei de nossa força aérea atual de hoje, os Gripens não estão ainda prontos pra combate e outra se tivessem prontos com as defesas aérea S300 da Venezuela teriam poucas chances, vamos ser realistas.
Amigo sim nossos 99A podem detectar mas os F5 não possuem mísseis que passem de 50km enquanto os Su-30 chegam a 150km, eu digo que se a guerra acontece essa semana o Brasil não poderia fazer nada para se impor, fora as defesas antiaérea S300 da Venezuela que negaria o espaço aéreo. Vamos ser realista é uma vergonha a 9 economia do mundo ter forças armadas assim, por mais que eu ame meu país temos que ser realista em saber que a Venezuela daria muito trabalho em uma guerra e provavelmente precisaríamos de ajuda externa.
Os S300 seriam destruídos pela artilharia, eles nāo poderiam ficar próximos a fronteira.
Os gripens em uma emergência imediata vão para a guerra hoje sim. Com mísseis meteor com alcance de 200 Km.
Com o RCS que um Su-30 tem, acredito que o Erieye detecte ele já numa distância não inferior a 400km.
700 Km o SU 30 é muito grande.
Tem que acontecer algo assim, para perceberem o erro que é concentrar quase tudo que é blindado no Sul.Sei que temos a floresta como “barreira” no Norte, mas, não se pode abdicar completamente da força mecanizada.
Verdade. Hoje deslocar do Paraná uma brigada blindada ou mecanizada leva 30 dias para chegar em Roraima. Aí a guerra já acabou. Hoje o Brasil só consegue enviar brigadas leves em uma semana, não preparadas para enfrentar forças blindadas da Venezuela. Se às tropas blindadas da Venezuela quiserem passar pelo território brasileiro, passa fácil e rápido.
Pois é, há que se lembrar que, o Brasil praticamente destruiu sua malha ferroviária, não temos grandes aeronaves para transportar os blindados, por via aquática é inviável, por rodoviária além de demorada (e sem os veículos de transporte adequados…) ainda temos o problema da infraestrutura das vias…
O Brasil precisa de ao menos duas OMs de blindados mais ao Norte do país, isso é fato, mas, sempre vai aparecer alguém tentando justificar o injustificável, que tem que deixar os blindados apenas ao Sul, porque pasmem, existe a Argentina!
Para uma ideia e ensaio naquela mesma região, mestre Simples Brasileiro, pesquise sobre Operação Surumu….
Pelo visto, o EB está levando a sério a possibilidade do conflito se efetivar.
Se Maduro invadir a Guiana vamos ter uma “Guerra das Malvinas 2.0”, que vai durar pouco tempo e terá consequências para a Venezuela, provavelmente, piores dos que a Argentina teve.
Hey, esqueceram a Ucrânia.
Vamos falar de Marinka, Khromove, Avdiivka…
O efetivo desse regimento de cavalaria mecanizada será de 400 efetivos. E terá:
45 jipes marruá com metralhadora 7,62
18 cascavel com canhão de 90 mm
09 guarani com metralhadora .50
09 caminhonete marruá de apoio.
Se alguém souber de mais equipamentos.
Além disso o batalhão de Roraima 7 Bis,vai passar para nível 3 e vai receber mais uma companhia de infantaria de selva de 150 a 200 homens a mais.
Ótima info L G1e!
Esse seria um conflito para a gente ver o Super Tucano brilhar.
Bem, neste momento , será interessante confirmar a importancia dos carros blindados, Guarani e Cascavel:
O que acontece se o casvael fizer a visada de dentro da mata? Como o drone infiltra?
Se ele der uma ré em L, um drone não entra nem pela frente, nem pela copa alta….
https://www.youtube.com/watch?v=Lx2QhMZwGbo
A fronteira Venezuela Brasil e Guiana e um lavrado igual o pampa gaúcho e muito bom para emprego de tropas blindadas e mecanizadas. Não confundir com floresta amazônica que está muito longe dessas fronteiras.
Sim, tem muitos abertos, mas não são iguais as planicies ucranianas…este é o paralelo com relação aos drones…todos os descampados são cercados….
E isto, nos locais populacionais ou agricolas, onde a original foi derrubada….mesmo havendo pradarias, tem outra caracteristica
Olá Carvalho. Pelo rumo do debate, daqui a pouco alguém sugere explodir as pontes sobre os rios na fronteira com a Venezuela e com a Guiana.
Se veiculos militares estrangeiros estiverem ali passando e usufruindo desta infraestrutura de nosso territorio, seria descartada a hipotese?
2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Então.. SE as tropas venezuelanas entrarem no Brasil, é melhor deixa-las irem para a Guiana e só depois explodir as pontes. Riso.
se as pontes brasileiras forem um motivo de encorajamento de invasao de nosso territorio para chegarem lá, é melhor explodir a ponte e cortar a motivação deles…
Ainda que eu tenha feito uma brincadeira, claro que este tipo de ação pode ser adotada em situações bem específicas. O problema é que a discussão saiu de tal maneira da baia, que é uma crise diplomica entre a Venezuela e Guiana que tem décadas, para uma ameaça de guerra entre o Brasil e a Venezuela, tudo baseado em suposições, algumas bastante improváveis.
Há até quem diga que os venezuelanos vão bombardear Boa Vista… a discussão perdeu o foco.
Também acho muito improvável uma guerra com a Venezuela. Eles não ganham nada com isso e nem a gente. Além do que isso poderia trazer uma atenção indesejada para a amazonia por parte da Otan de um lado e china/ russia e iran do outro. Mas como mero exercicio de imaginacao, possibilidades e dificuldades é válido. Alem de abrir nossos olhos para a importancia da integração nacional! O Brasil não é só o sul/ sudeste.
Mestre Velame,
O minimo brasileiro, mesmo que não seja apoiar a Guiana, é não permitir o territorio brasileiro como passagem.
Mas politicamente, como politica de estado e excluindo o partidarismo nacional, o melhor para o Brasl é usar seu poder e influencia e rechaçar, mesmo que em ultima instancia o uso da força, esta invasão a Guiana.
Não é partidarismo, possui sua lógica. Qual é?
Bem, se a mesma se consumar ou viesse a se consumar, seria aberta uma porta para americanos invadirem a região bem como Russos fazerem o que lhes for possivel para financiar do lado venezuelano. Este é o pior cenario, pois nosso proprio territorio tambem poderia se comprometer a exemplo do case SURUMU que ja mencionei.
Desta forma, uma eventual hipotese de intervenção brasileira afasta tanto um quanto outro do conflito e região.
Provavel apoio americano aos Brasileiros nos primeiros movimentos e Russos tem o Brasil hoje como um país de ponto de equilibrio em sua politica externa. Não seria tão compensador a eles atrair uma inimizade e abastecimento de um oponente do Brasil.
A situação seria neutralizada, simples assim e guerras não ocorreriam….
Isto sim é geopolitica.
Olá Velame. No atual cenário, é improvável que a Venezuela crie uma crise militar com o Brasil. Isso levaria a um total isolamento da Venezuela no continente e as consequência diplomática e econômicas seriam péssimas para a Venezuela.
Perceba que os países que apoiam a Venezuela também são próximos do Brasil. Imaginar uma guerra entre o Brasil e a Venezuela nas atuais condições não faz sentido. O que acontecerá semana que vem, depois do resultado do plebiscito, é outra historia
No momento, Mestre Camargoer o que existe é:
Não há motivo para se duvidar ou apostar contra o que é acima oficial.
Precaver e planejar o que for necessario, nada mais é que necessario dentro do cenario.
Olá Carvalho. O que existe é uma crise diplomática entre a Venezuela e a Guiana em torno de uma disputa de décadas. Também existe um plebiscito.
Cabe ao Itamaraty trabalhar para evitar uma escalada. Cabe ao MinDef elaborar planos de contingência.
Existem vários cenários possíveis para o futuro, dos mais graves aos menos graves. Dos mais prováveis aos mais fantasiosos.
Existe outro tipo de análise que parte de cenários mais prováveis, os quais vão sendo ajustados com o desenvolvimento da situação, por exemplo, o resultado do plebiscito. Qualquer análise de cenário futuro demanda saber isso.
Objetivamente,mestre Camargoer, caso a Venezuela resolva anexar e invadir com tropas a Guiana, usando o terrirorio brasileiro como ponte de passagem, qual a reação o amigo deseja do exercito brasileiro? observar e não fazer nada? Bloquear a passagem militarmente preservando nosso territorio?
Este é um cenario específico? não estou perguntado sobre alianças ouintervenção a Guiana. Estou perguntando sobre material humano e militar passar pelo territorio brasileiro de forma não autorizada.
Olá Carvalho. Claro que se a Venezuela movimentar tropas pelo território brasileiro é um ato de agressão que levaria á guerra entre os dois países. Isso é um fato.
É difícil afirmar o que seria preciso fazer. Usar os A1M para atacar as tropas venezuelanas? Enviar os submarinos da MB e bloquear os portos venezuelanos? Tentar afundar da marinha venezuelana no porto, como os ingleses fizeram com a frota francesa? Atacar o palácio do governo em Caracas como retaliação? E se as tropas estrangeiras atravessarem o Brasil e entrarem na Guiana, o Brasil deverá atacar as tropas venezuelanas no território da Guiana? Sou incapaz de propor qualquer coisa sem um cenário plausível.
O cenário plausível agora está no campo diplomático. Era improvável que o governo venezuelano cancelasse o plebiscito. Comentei isso ontem ou antes de ontem. Tudo vai depender do que vai acontecer na segunda, após a divulgação do resultado.
Aliás, se o Brasil fosse pego de surpresas por uma agressão deste tipo, mostra que os serviços de inteligência militar brasileiros fracassaram.
Tal como o populismo, argentinos foram as praças comemorar a invasão das ilhas, ficarei surpreso se o plebiscito venezuelano votar contra.
Ditadores não perdem, nem saem, vão até o final independente do que seja, pois não lhes cabe a liberdade, então somente lhes restam apostar no limite….
Acredito que ocorrerá.
Existe possibilidade dele não seguir adiante dando o plebiscito favoravel? Não….ele o fará…e alem do populismo momentaneo, conseguira aplicar no momento apropriado a suspensão das eleições, tal como a Ucrania agora o faz, sob a alegação de não conveniencia de eleições num estado de guerra….
isto tudo já é manjado…
Vc acha que é interessante para o Brasil cruzar os braços e deixar a Venezuela invadir a Guiana? as consequências posso lhe adiantar, Uma grande base militar Americana na Guiana, interferência Rússia é uma disputa da 02 potências nucleares em nossas fronteiras.
Acho uma possibilidade muito válida, se eles de fato se colocarem na ofensiva rumo a Guiana pelo Brasil faz todo sentido, derrubamos essas pontes e colocamos nossa artilharia para castigar qualquer tentativa de engenharia de combate Venezuelana de atravessar os Rios.
Isso segura a força blindada deles, e dar tempo para levarmos tropa e buscarmos meios diplomáticos.
Parabéns mestre carvalho 2008, você acabou de mostrar o mapa de Roraima e como existe uma grande região nas fronteiras da Venezuela e Guiana sem floresta, côr Rosa, pampas de Roraima,e como essa região tem condições de ser atacada por tropas blindadas e mecanizadas tanto vindo da Venezuela ou da Guiana – OTAN. E o Brasil não consegue fazer nada. Tropas leves não consegue enfrentar tropas blindadas. E as tropas blindadas do Brasil demoraria 30 dias para chegar no local. Aí a guerra já teria acabado.
calma , mestre L G1e, o amigo está se referindo aquel pequeno corredor de entrada no extremo, certo? Pois toda a divisa abaixo é floresta, os campos ocorrem após o corredor acima já no interior do estado…..da mesma forma, o mapa traz a região agricultavel de não floresta e urbanizada agricola…no entanto, não esquecer que a zona agricola possui varios bosques e margens mesmo em seu interior ….mas sim, no interior faica rosa não há floresta
A maioria das pessoas falam de RR sem nem ter ideia de como é o estado nem como é sua malha viária. A BR 174 não é só a única ligação de RR com o resto do país, é tb a única ligação com a Venezuela. A estrada, na parte mais perto da fronteira é perigosa, íngreme e cheia de buracos (atualmente a viagem de BV até Santa Elena, que durava mais ou menos 2 horas, demora 5 hs ou mais). O pessoal fala em ataque ao aeroporto de BV sem nem cogitar como seria fácil impedir/destruir um eventual comboio de veículos venezuelanos pois eles teriam de percorrer 200 km em fila indiana só para chegar em BV. Outra coisa, é bobagem imaginar que em região de fronteira o único aeroporto é o da capital. A 110 km ao sul de BV, em Caracaraí tb tem uma pista com tamanho suficiente para receber aviões de caça ou de médio porte. Nessa mesma cidade temos o porto já que o rio é navegável entre Manaus e Caracaraí. Em outras palavras, menos !!!! menos pq tem gente viajando demais na maionese
para aqueles que duvidam ou criticam a capacidade de mobilização Brasileira, indico estudarem a operação SURUMU.
Em menos de 48 horas, a FAB operou o salto de 250 paraquedistas.
O numero de combatentes Brasileiros chegou a 5 mil la mobilizados diante de uma suspeita de invasão em 1993
depoimento de um oficial militar
https://www.youtube.com/watch?v=0XlDD9KycvI
Depoimento de um piloto civil brasileiro que trabalhava para uma mineradora
https://www.notibras.com/site/historia-secreta-embora-real-da-invasao-militar-de-roraima/
Video com um resumo do quadro…foram cerca de 600 soldados americanos e britanicos na area….
https://www.youtube.com/watch?v=MFJAYbgb2Uo
A Venezuela vai ter o mesmo fim que Paraguai teve na guerra contra o Brasil em 1864 (Guerra do Paraguai). Vai tomar um pau perder 40% de seu território (espero que o Brasil fique com o Amazonas, partes do Bolívar e todo o Delta Amacuro 🇧🇷🤣🤣)
A FORPRON da 1ª Bda de Infantaria de Selva possui 974 militares.
Impressionante, né?
O que eu acho meio estranho nas Brigadas de Infantaria de Selva; algumas possuem somente 2 Batalhões de Infantaria e outras possuem 3 ou 4 Batalhões.
As Bda Inf SL tinham a previsão de 3.
A maioria fechando um triângulo, por vezes, dos rios q se encontravam.
16ª Bda (Guajará-Mirim, Rio Branco e fechando em Humaitá.)
17 Bda (Cruzeiro do Sul e Tabatinga, fechando em Tefé)
1ª Bda (Boa vista e São Gabriel da Cachoeira fechando em Manaus)
23ª Bda como uma Força de resposta pra toda Amazônia, tinha 4. (50, 51, 52 e 53).
A 23 chegando em uma área, teria 3 Btl, e um dos Btl se soma a Bda da Posição, no Rio ameacado. Exemplo do caso atual: a 1ª Bda ficaria com o 7º e o 1º BIS, mais um dos Btl da 23. E a 23 com os outros 3.
Com o tempo, foram ocorrendo adaptações, por vezes pela logística na Selva, pela coordenação das atividades na área etc.
A 2ª Bda, por exemplo, foi criada em São Gabriel da Cachoeira, tirando o 5º BIS, da 1ª. Esta ficou com 2, podendo um 3º ser criado em RR ou Manaus.
A 2ª ficou com o 5º de SGC, o 3º q foi ativado em Barcelos, pela desativação dele em São Gonçalo, e há previsão do 56 em Santa Isabel do Rio Negro.
Enfim, foi mudando, mas pra “tempo de paz”, podendo ser adaptado em caso de conflito pro “molde doutrinário”.
Saliento que ainda há as FORPRON (q são do EB) e as Forças de prontidão locais.
No Sul, por exemplo, toda Bda tem sua FORSUL, q são Forças-Tarefa nível Btl, reforçadas por frações das outras Armas.
No caso de RR, ha a FORPRON da 1ª Bda, que hj não sei se a prontidão está com o 7º ou o 1º BIS. Mas a unidade q não estiver em prontidão também vai, só q a FORPRON vai primeiro.
Há a FORPRON da 23 Bda, q depois chega com o resto.
Há as Forças de Prontidao das outras Bda de lá e do EB, particularmente a Pqdt e a Amv.
A 10 e a 7ª Bda do NE tem prioridade de deslocamento pra Selva.
Toda OM do EB tem de ter 80% de seu efetivo pronto, 2 hrs após ser acionado.
Em 6hrs, a unidade deve estar em Ordem de Marcha, com o planejamento inicial executado.
Além da FAB, MB e He, barcos e caminhões do EB, também pode ser fretado avião e navio, além de outros meios pra transporte.
Brasil se tivesse realmente um poder dissuasório Venezuela pensaria mil vezes antes de invadir a Guiana, lembramos que nosso Gripens não estão operacionais, não temos defesa anti aérea de média ou longo alcance, nosso F5 tem uma baixa autonomia e mísseis que não passam 50Km de alcance, enquanto os Su-30 passam de 120Km ou seja os F5 serão derrubados e os pilotos nem vão saber o q aconteceu, fora o sistema S300 que é temido até pelo EUA, e iram impedir os R99 de se aproximar. Venezuela tem mas de 5000 Iglas mísseis terra ar de curto alcance em seu inventario, ou seja, desembarque de tropas por helicóptero está comprometida. Resumindo realmente Venezuela daria muito trabalho pro Brasil em um conflito. Reflexo de um negligência de décadas de políticos e Generais, achando que nunca iremos precisar de uma defesa eficaz que corresponda uma país que está entre as 10 economias do mundo.
Talvez, mas e depois…..? consegue sustentar? aqui sim….eles não….
então não importam os primeiros 5 dias…..importa o resto do ano….e eles sabem disto, não vale a pena para a venezuela…..
Já para o Brasil, existem motivos para afastar USA e Russia da briga….a região absolutamente não é estavel e não queremos nenhum dos dois lá….
se fincarmos o pé…tudo se resolve….pois quem encher o saco, põe o Brasil na balança vizinha…
Pesquise sobre operação Surumu….
Só militar ou ufanista sem noção acha que o Brasil tem condições de enfrentar a Venezuela. Pesam contra o Brasil a pequena presença militar em Roraima, os equipamentos insuficientes, obsoletos ou inexistentes e as dificuldades logísticas (basta dizer que Roraima possui apenas 1 acesso terrestre). Ninguém está falando em guerra com a Venezuela, mas apenas avaliando as capacidades militares de um vizinho com uma geopolítica agressiva e a nossa capacidade de defesa.
Mestre RDX, qual sua opinião sobre operação Surumu?
Foi um exercício realizado em 1993 para dissuadir a suposta presença de tropas do US Army na fronteira com a Guiana. Tal exercício consistiu no envio de algumas centenas de tropas para reforçar a 1ª Bda de infantaria de Selva, em especial de tropas da Bda de Infantaria Paraquedista apoiadas pela FAB e a aviação do exército. Para mim a alegação de que forças militares estrangeiras queriam invadir Roraima para criar uma nação indígena é lenda. É desnecessário enviar tropas para criar uma nação indígena. É mais barato e politicamente seguro comprar agentes políticos e/ou controlar a região por meio de ONGs.
Tá bem, tá certo. Mas a operação Surumu conseguiu levar os militares brasileiros para lá, ou não? Conseguiu cumprir aquilo que se propôs?
Bom, temos os relatos da população local, de militares da força, como postei…existem as matérias de jornais da época….e o exercício combinado dos USA e Britânicos na fronteira sem avisarem os Brasileiros.
Cabe também destacar, que a animosidade da interceptacao do avião brasileiro de nosso lado da fronteira e testunhado pela população faz crer que não era um exercício amistoso…. De qualquer forma, o resultado eh que mobilizamos 5 mil homens lá…rapidamente….
Acho muito simplista esse tipo de informação, a guerra não é tão linear como muitos aqui analisam, por exemplo, contra o grande poder blindado Venezuelano na região, se destruirmos nossas pontes na região, qual é a capacidade venezuelana de engenharia?
Em quanto tempo eles levam para fazer passar por um rio um T-72?
Para fazer essa travessia mesmo com seus blindados anfíbios, teriam uma aglomeração?
Nossa artilharia, seja convencional ou de saturação poderia se beneficiar?
Essa manobra atrasaria a guerra em quanto tempo?, o suficiente para enviarmos mais reforços e realizarmos um contra-ataque?
Suficiente para os EUA reforçarem a Guiana?
É importante lembrar que nosso objetivo não é guerrear com a Venezuela, simplesmente dissuadi-la a não tomar medidas ofensivas contra um vizinho, muito menos pelo nosso território.
Um conflito como esse não seria um tiro de cem metros, parem de calcular somente o que podemos mandar 24h, pensem no que o Brasil pode enviar para região daqui 6 meses ou um ano, e compare com a capacidade venezuelana de fazer o mesmo.
A logística venezuelana para aquele terreno é bem pior. O material venezuelano carece de manutenção e técnica de emprego. Uma Bda venezuelana, por exemplo, não tem Art, mas Mrt, e não tem todas as funções de combate instaladas, com o problema de não terem preparo modular, como nós temos no Brasil. Além disso, o único caminho pro Brasil passa por selva, rios e cordilheiras, com um risco muito maior de ser sufocado do que aqui.
Importante lembrar, q a geopolítica venezuelana é agressiva, mas suas FFAA tem uma doutrina e um preparo focado em operações defensivas, q são bem diferentes de operações ofensivas, com o agravante de treinarem muito, muito pouco.
Mas… eu, por exemplo, mesmo tendo feito intercâmbio com a Venezuela, e sido instrutor de venezuelanos aqui no Brasil, sou desses ufanistas… conheço bem pouco…devo estar me confundindo.
Com certeza. Sua retórica lembra uma potência que subestimou um exército vizinho menor e quebrou a cara.
Não precisa fazer ECEME para saber que se uma divisão venezuelana tomar Boa Vista de surpresa e bloquear a BR-174 a guerra acaba.
Pq?
Simplesmente a gente se rende né?
Você fala como se o Brasil fosse um país sem profundidade estratégica nenhuma, talvez pior que o Chile ou Israel.
Podem não ter a nível brigada mas tem a nível divisão que historicamente é o mais comum.
Transformar brigadas em “mini-divisões” com artilharia, engenharia e logística é coisa dos anos 90 pra cá, e no caso do US Army a tendência é reverter para a divisão como principal unidade.
Nada impede os venezuelanos de reforçar uma brigada com artilharia ou engenharia de combate para uma missão específica.
Vamos, ver.
A esta hora os povos da Venezuela e Guiana já tiveram o livre arbítrio para escolher que a Venezuela vai INVADIR a Guiana.
É cada comentário aqui mel dels…
130 militares?? Isso inibe alguma coisa ????
Já era para ter mais militares do Exército na fronteira há muito tempo. A Marinha deve ser responsável pela costa e o Exército pelo interior, nas fronteiras. Aínda não entendi qual a utilidade hoje de diversos quartéis agrupados em Vila Militar, como é o caso de Deodoro/RJ. Hoje com a tecnologia existente um míssel lançado do mar, acaba com esses quartéis. É preciso aparelhar, modernizar e redistribuir os efetivos, de acordo com a realidade atual. Do jeito que está, só é operacional para questões internas,caso haja ameaça externa, na minha humilde opinião, não vai dar conta.
Já passou da hora de ter MBTs pesados nessas região
Para quem despreza a capacidade militar da Venezuela.
Segundo a imprensa especializada, 4 contingentes de operações especiais (com até 50 operadores cada) estão operando na fronteira com o Brasil e Guiana.
Venezuela tem mais milícia do que soldados de fato,Brasil monitora tranquilamente qualquer atividade venezuelana e os neutraliza antes de qualquer movimento. Os equipamentos militares da Venezuela são obsoletos e sucateados.
Há informações que a Venezuela está infiltrando forças especiais sem uniforme nas áreas de Essequibo norte. Farão assim como russos fizeram na Crimeia. Não atravessarão Roraima. Perda de tempo brasileira ativando brigadas.
Já passou e muito da hora do Brasil se impor no plano internacional como potencia mundial que e! devemos ser mais agressivos na política externa!!!
Olha, espero que o Brasil não tenha que entrar nessa possível guerra da Venezuela com a Guiana Inglesa. A força aérea da Venezuela é muito bem equipada com caças Sucoi e nós temos sucatas voadoras da década de 70.
Já temos 6 Gripen… outros 2 estão vindo este ano, e são mais modernos que estes caças venezuelanos. E mesmo nossos F-5M não devem ser subestimados pois foram modernizados.
Aprendi muito lendo os comentários desta reportagem sobre sistemas de defesa, deslocamentos, tropas e meios disponíveis. Sou professor de logística empresarial e leciono em curso de logística Aeroportuária. O que posso contribuir é que em grandes vazios logísticos os aerotransportados fazem a diferença. Pergunto aos entendidos: uma ponte aérea com os KC390 seria possível? Qual seria o nível de reposicionamento de tropas em dias antes de alguma perspectiva de negação de espaço aéreo? Com base em algumas unidades que vocês mencionaram. Abraços.
6 Cascavel, 6 Guarani e 16 Guaicurus estão indo pra Boa Vista compor o novo regimento ativado por esta portaria. 14 Centauro II estão previstos no futuro pra esta unidade.
Eu sou daqueles que admira um bom estrategista….me parece que MADURO é um desses, concorde ou não com as idéias dele…..o objetivo unico é ganhar a eleição, para isso precisa unir o povo, através do patriotismo, que na minha opinião cega quase todos…..ele está atingindo o objetivo, ainda mais agora, que os americanos , falam em exercícios militares na região. Creio que não vá para o enfrentamento militar, mas que garatirá sua reeleição… aguardar pra ver!!!