Grupo de brasileiros em Gaza cruza fronteira com o Egito
Aeronave da Presidência da República aguarda para iniciar a décima viagem de repatriação desde o início do conflito no Oriente Médio
O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo, 12 de novembro. “O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty às 5h41 desta madrugada na rede social X (antigo Twitter). “Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o comunicado.
“Bom dia, gente: a gente chegou na fronteira. Daqui a pouco vamos para o lado do Egito. Rezem por nós”, afirmou Hasan Rabee, num vídeo que gravou instantes antes de concretizar a saída. “Estamos saindo da Palestina e indo para o Egito. Esse é o caminho para o Egito. Não falta muita coisa. Um segundo, um minuto”, completou Hasan num outro vídeo, já dentro de um ônibus entre o Portão de Rafah e o lado egípcio. “Já estão chamando os nossos nomes. Tenho o papel da saída agora”, celebrou Shahed Al-Banna, jovem 18 anos que integra o grupo. Os dois se tornaram figuras conhecidas dos brasileiros por gravarem diariamente vídeos relatando a rotina de ansiedade e de restrições impostas pela guerra na Faixa de Gaza.
EM PAZ – Após o cruzamento da fronteira, o grupo embarca em um ônibus fretado pelo Governo Federal. Vão seguir viagem até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. Quando a aeronave da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.
ACOLHIMENTO – Na chegada ao Brasil, o Governo Federal já tem uma operação de acolhimento montada. Em complemento ao apoio que terão de suas famílias no Brasil, eles terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Ficarão dois dias hospedados em Brasília.
“Alguns brasileiros já têm destino certo porque têm familiares aqui, então serão deslocados para esses locais. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar, mas o Governo Federal já disponibilizou, através do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Vai ser no interior de São Paulo”, afirmou Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho
Segundo ele, não há prazo específico para o atendimento que será fornecido pelo Governo Federal aos repatriados. “Estamos preparados para o tempo que for necessário, para que essas pessoas possam se integrar ao nosso país. Não há prazo limite fixado. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna, sem prazo”, concluiu.
ACOMPANHAMENTO – Durante o período em Gaza, os brasileiros tiveram acompanhamento diário da diplomacia brasileira. Receberam recursos para garantir alimentação, água potável, gás de cozinha e medicamentos, tiveram acesso a atendimento médico e psicológico de forma online. Além disso, foram estabelecidos em residências alugadas pelo Governo Federal em Khan Yunis e Rafah e fizeram deslocamentos seguros em ônibus fretados pela representação brasileira em Ramala. Tanto os veículos quanto os imóveis eram identificados e informados às autoridades de Gaza e de Israel para evitar bombardeios.
Por meio de aplicativos WhatsApp, os diplomatas brasileiros mantinham contatos diários com o grupo para identificar necessidades e garantir, dentro da realidade de uma zona conflagrada, que todos estivessem nas melhores condições até que o cruzamento da fronteira fosse autorizado pelas autoridades.
ARTICULAÇÃO – O trabalho do Governo Federal exigiu intensa articulação da diplomacia nacional e envolvimento direto do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira, 9/11, por exemplo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, teve o quarto contato telefônico com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, para garantir a presença dos nomes dos brasileiros nas listas de saída de estrangeiros.
AÇÃO DIRETA – O presidente Lula, desde o início do conflito, com um atentado terrorista executado pelo Hamas em 7 de outubro, manteve intensas tratativas. Condenou veementemente os ataques, exigiu a liberação de reféns israelenses e, diante da guerra estabelecida na região na sequência, atuou para garantir ajuda humanitária, por negociar uma possibilidade de cessar-fogo e para permitir a abertura da fronteira para o retorno dos brasileiros.
Lula teve diálogos por telefone com dirigentes dos Emirados Árabes Unidos, de Israel, da Palestina, do Egito, da França, da Rússia, da Turquia, do Irã, do Catar e do Conselho Europeu. Também conversou com os brasileiros em Gaza e com parentes de civis israelenses sequestrados pelo Hamas. O Brasil também presidiu em outubro o Conselho de Segurança da ONU e atuou de forma reiterada para tentar aprovar uma resolução consensual que ajude a levar ao diálogo e à paz na região.
FONTE: www.gov.br
A aeronave é da FAB, tripulada por pessoal da FAB. Presidência da república não opera nem helicóptero.
Ideologia demais enviesa o raciocínio e fragiliza a análise.
Por analogia, quando os EUA retiraram seus nacionais da Faixa de Gaza foi obra do governo Biden ou foi uma ação independente da USAF?
A única coisa que esse indivíduo fez foi atrapalhar a retirada desse pessoal de lá arrumando confusāo com a diplomacia de Israel.
Obrigado meu capitão, que Alá o abençoe!
Qual capitão?
algum adido militar atuando na embaixada do Egito, provavelmente. A equipe que recepcionou os brasileiros na fronteira tinha militares e diplomatas.
Lembrei do Capitão Caverna. riso.
Aguenta, Allan! Só faltam pouco mais de 3 anos para o fim do primeiro mandato. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dilma tbm falava assim e acabou com IMPEACHMENT!! Democracia!!!
Esse povo acha que as coisas se resolvem de boca numa reunião com embaixador e ex-presidente. Quem assina autorização pra alguma aeronave de FAB decolar é o governo federal.
Verdade. Nessa tal reunião, faltou cervejinha, ai para até uma guerra.
Acredito quer o Clésio quis apenas mencionar que a aeronave, mesmo que destinada ao servido da Presidência, faz parte do inventário do GTE, unidade pertencente à FAB… o que deveria ser enfatizado no comunicado é o apoio prestado a nacionais em situação de risco, a única poisa que interessa no momento e não enaltecer uns e outros… abraço…
Talvez tenha sido uma desinteligência da minha parte.
De todo modo, é auspicioso revê-lo nestas paragens, sempre portador de admirável conhecimento e cordialidade. Abraços
Ponto e contra ponto, assim se fazem os debates… abraço…
Exato. E obrigatoriamente com educação e respeito. No momento que se sobe o tom para a ofensa ou ataque pessoal, dai é hora de cortar na raiz.
Um grande abraço em todos os meus amigos, o que o inclui com grande orgulho, caso F.XO.
Me junto. É sempre auspicioso ter os comentários do Fernando XO.
Mas não deve o brasileiro se calar perante ofensas.
A FAB fez um trabalho logistisco de excelente qualidade, trabalho esse que não seria executado, sem autorização e sem a politica correta do governo de ajuda aos nacionais. Bravo, FAB, Bravo, Brasil.
Curiosamente, o VC1 e VC2 levam o indicativo “República Federativa do Brasil” e o símbolo das “Armas Nacionais” no estabilizador vertical.
Os demais aviões usam o indicativo “Força Aérea Brasileira” e o cocar da FAB.
curioso.
Acontece o mesmo com o Air Force 1… abraço.
Sim.
A Luftwaffe tem três Airbus A350-900 para transporte VIP cujas fuselagens levam o nome oficial do país (Bundesrepublik Deutschland) e também a Cruz de Ferro: o 10+01 “Konrad Adenauer”, o 10+02 “Theodor Heuss” e o 10+03 “Kurt Schumacher”. Esses três A350-900, embora destinados ao transporte de altas autoridades do governo federal alemão, possuem capacidade quick change, podendo ser rapidamente convertidos para transporte de tropas, materiais e equipamentos, bem como para MEDEVAC.
Lembro que na década de 80, eu acho, a FAB comprou 4 707 ex-Varig. Acho que todos tinham capacidade de abastecer Revo. Trẽs deles eram cinza e um era branco e servia como avião presidencial. Este avião presidencial tinha uma suite, que existia desde que o avião operava na Varig para transporte VIP. Creio que os principais clientes eram da família real saudita que vinham muito ao Brasil.
No estabilizador vertical tem, acima daquele brasão, a designação e a matricula militar aeronave. E também tem escrito “Força Aérea Brasileira” na fuselagem.
Sim.
Tem que ter toda uma burocracia estatal e estrangeira pra resgatar pessoas em situação de risco no exterior. A presidência da República é responsável direta pra quê isso aconteça nos trâmites legais.
Agora o Lule vai usar esse pessoal como propaganda do governo, quando na verdade não fez nada pra tirá-los de lá.
Né? Nem precisa ser muito inteligente para saber que toda essa acolhida que o último grupo vai ter, se deve às recentes conversas de “alguém” com representantes do governo israelense. Pode não ter feito nada de útil, mas foi o suficiente para fazer o governo brasileiro morrer de medo de perder o crédito. 😂
Caro Daniel, bom dia, Quem teve que se explicar em público foi o embaixador de Israel, que depois teve que desmentir o tal de convite, ademais teve uma explicação contudente, as negociações são feitas diretamente em alto nível com chanceler de Israel, Eli Cohen, em nenhum momento passou pela embaixada de Israel, embaixador esse que aproveita o momento para produzir lambança. A reunião, o evento com representantes da Interpool foi clara demonstração de que Israel não é a unifica agência de inteligencia com qual o Brasil trabalha, informo que deveria ser de interesse do governo de Netanyahu, não provocar outra lambança, mais trabalhar junto com o governo Brasil, com finalidade única de preservação da vida.
Mestre Nilo, pode-se desmentir…mas a mesa estava lá…a cadeira estava lá….o copo dágua lá…e a foto foi feita lá…..e ninguem consegue explicar como ele foi parar lá….?…sei……
O recado israelense foi dado….
Mestre bom dia. O recado brasileiro tb, tanto que é significativo o desmentido de uma verdade, em razão de uma máquina xerox que estava perto, e o nome aparece repentino na mesa rsrsrs.
Bom dia! Não, meu amigo. O governo de Israel foi apenas diplomático em não procurar mais confusão do que já tem, assim como o próprio governo brasileiro está sendo, apesar de já ter escolhido um lado. E as claras manifestações de partidos de esquerda apoiando os palestinos deixam bem claro isso. Inclusive, o PCO apoia abertamente o hamas.
Então a pergunta é: foi REALMENTE uma surpresa israelenses serem vistos com a oposição, independente se a reunião foi marcada ou não? Eu acho que não.
O país apresentou proposta que obteve 12 votos a favor de 15 dos membros do Conselho de Segurança. Vetado apenas pelo EUA. Isso é um triunfo da diplomacia brasileira.
O Brasil por tradição tem trabalhado pelo diálogo e consenso. Enquanto Biden, tendo de revisar seu apoio a Netanyahu: “Biden instou Israel a recuar, não apenas para aliviar as tensões crescentes no Médio Oriente que ameaçam transformar-se num conflito regional mais amplo, mas também para tranquilizar um mundo abalado por imagens de carnificina e sofrimento, tanto em Israel como em Gaza.”.
Lembrando, é sempre bom, dos sintomas da revisão do posicionamento dos EUA quanto seu apoio a Ucrânia.
Existe uma tendencia de vitimizar, esconder fatos históricos antigos e recentes de ambos os lados, sendo a melhor forma partidarizar a discussão.
Insignificante como classifico a importância do PCO, no contexto das relações entre Israel e Brasil.
Já chega dados que vítimas civis são maiores, do que as do conflito Úcrania/Rússia, sendo que boa parte de crianças.
Foi uma vitória, mas inócua. O Brasil não tem relevância diplomática para liderar algum tipo de acordo. Os americanos alegaram que o Brasil não levou em consideração o direito de Israel se defender. Se fosse o contrário, Rússia ou China vetariam da mesma forma.
Realmente, o PCO é insignificante. Mas deputados do PT, PSOL e PCdoB fizeram uma manifestação na Câmara dos Deputados chamando Israel de genocida. Isso fica difícil de explicar. Ainda mais porque o PT é o partido do atual presidente da república.
Quanto a esses dados de civis mortos, nenhuma pessoa de bom senso confia neles pelo simples fato de que quem fornece os dados é o hamas, um grupo terrorista amplamente conhecido por usar civis como escudos humanos e “inflacionar” o número de vítimas. Aquela história do míssil que caiu no estacionamento do hospital é um perfeito exemplo de como são ridículas essas fontes.
Daniel. Não se trata de relevância ou irrelevância. O Brasil foi eleito para ocupar o assento rotativo no CS. Cada mandato é de dois anos. A região tem dois assentos.
Curiosamente, o Brasil é o país que mais vezes ocupou este assento, seguido do Japão.
A presidência do CS é rotativa. Cada país exerce a presidência por um mês. Isso é definido com antecedência. O Brasil teve a presidência do CS em outubro. Os ataques do Hamas aconteceram em outubro.
Cabe á presidência do CS convocar as reuniões do CS. Pos isso o Brasil, como presidente do CS, negociou uma resolução para o cessar-fogo que foi aprovada pela maioria dos membros do CS. Os EUA vetaram. Ônus dos EUA. Outras resoluções foram propostas, algumas foram rejeitadas e outras vetadas. Õnus de quem vetou.
Agora quem preside do CS é a China. Cabe a ela convocar novas reuniões do CS. Outros países poderão apresentar novas resoluções.
O veto dos EUA resultaram na aprovação de uma resolução da Assembléia da ONU. Aquilo foi um fracasso da diplomacia dos EUA e de Israel.
O que isso tem a ver com partidos político, eu não sei
Amigo, qualquer país que não seja EUA, China e Rússia é irrelevante na ONU. E isso inclui também Reino Unido e França que possuem poder de veto. Se nem as resoluções do CS tem poder vinculante, imagine o de países nanicos diplomaticamente como o Brasil.
A resolução que foi aprovada foi uma piada, feito por países árabes que são inimigos de Israel.
Quanto a história dos partidos, resumidamente, eu escrevi que Israel daria preferência para a retirada de cidadãos de países aliados e que os partidos de esquerda (inclusive o partido do presidente da república) que são base do atual governo são declaradamente hostis a Israel. Por isso, os israelenses não devem ter muita urgência em tirar os brasileiros de lá.
Onde está a hostilidade e defender o fim das ações irresponsáveis do estado de Israel em relação a população civil palestina? Quanto a ser anão diplomático , isso é fala de quem acha que o mundo é espelho!
Desde quando matar terroristas é uma ação irresponsável? Toda pessoa com um pingo de bom senso aplaude cada vez que Israel mata um desses militantes que exploram e oprimem o próprio povo. É lamentável que civis morram no processo, mas já era esperado, já que o hamas é amplamente conhecido por usar civis como escudo humano.
Com relação ao “anão diplomático” você não deve ter uma noção muito boa de realidade. O mesmo país que se diz preocupado com a morte de civis em Gaza, apoia ditaduras como a Cubana e Venezuelana que fazem a mesma coisa que o hamas faz com os palestinos: oprimem, exploram e torturam o seu próprio povo. O Brasil nunca esteve tão mal representado diplomaticamente como está atualmente.
O Brasil é a maior democracia representativa com eleição por voto direto. O governo anterior a quem o povo pelo mesmo sistema de eleição votou, não conseguiu um segundo mandato, mesmo com todos os bilhões gastos com, por incrivel que parace, as bolsas tão criticadas, com toda a a critica, o atual volta e se reelege depois de oito anos de governo, indo para 12 anos. Contudo, vc diz “O Brasil nunca esteve tão mal representado…”. Contudo olhe para Israel, e o choro é que o mundo está se tornando antisemita, antijudeu, antisionista…. Israel não está lamentado a morte de civis, foi prometido vingança, por várias autoridades israelense, como se o terror fosse o rémidio, a solução, mas os israelense são as maiores vítimas, com propagandas encrustadas do medo, para justificar, a morte 4.127 palestinos, dentre elas, 1.661 crianças.. Vi recente, um vídeo de um prédio em Cisjordania, de uma família palestina tradicional que era proprietária, Israel tomou o andar terreo, ocupou com uma família israelense judia, via-se o medo no rosto da familia palestina de um final futuro presumivel, a perda do prédio de sua propriedade. Contudo, trata o Brasil como um anão diplomatico?
Joga o Brasil na lama. É preciso jogar quem mais na lama para salvar uma política de terror, ocupação implementada por extremistas de direita de Israel.
Sério, que depois de tudo você AINDA acredita nos números de civis mortos informados pelo hamas? Desculpe a franqueza, mas você tem vontade demais para ser feito de bobo.
Vamos aos fatos: o atual governo brasileiro está se alinhando a todas as ditaduras do mundo. Se preocupou com civis ucranianos mortos? Não. Se importou com venezuelanos torturados? Não. Se preocupou com cubanos perseguidos pelo governo? Não. Mas querem convencer que estão preocupados com palestinos mortos no fogo cruzado de uma guerra que eles mesmos começaram e que não nos diz respeito? Espera realmente que uma pessoa com um pingo de inteligência acredite nisso? Se o governo quer ser útil a nível internacional, que tal dar um puxão de orelha no Maduro e fazer ele parar com essa ideia de invadir a Guiana? É algo mais realista do que querer se envolver em briga de cachorro grande como EUAXChina e Rússia.
E que tal fazer a lição de casa e fazer algo para diminuir a média de quase 50.000 brasileiros assassinados por ano? Você já viu como está o estado do RJ? A Amazônia? Já viu as denúncias da esposa de um dos líderes do Comando Vermelho sendo recebidas no Ministério da Justiça? Inclusive com despesas pagas pelo Ministério dos Direitos Humanos? O atual presidente tem coisas demais para fazer aqui em vez de ficar falando bobagens sobre genocídio israelense contra palestinos.
Acaba meu respeito e consideração> em vez de me chamar de modo desrespeitoso mostre os dados e a origem deles, assim fiz.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqeplqy3e3eo
Posso apontar o dedo e mostrar as mazelas existentes em Israel, mas a discussão deveria se pautar pela equivocada politica de construir conflitos para conquistar que tem sido feita por Israel.
O Brasil já está envolvido, incluso no nascimento de Israel.
O que vc quer não tem uma subalternidade do Brasil a politica de Netanyahu, o Brasil já é parte entre os grandes, Israel é um porta-aviões, verdade que aqui foi falada, contestada, mais confirmada por uma autoridade americana “Israel é um Porta-Aviões Americano”, para controlarem o petróleo e acrescentou mais a “integração da Arábia Saudita ao BRICS poderia redefinir o equilíbrio de poder”.Israel está pedido a guerra, com Irã, prevalece as supeitas sob o governo de Netanyahu, a total inação, uma fronteira, totalmente aberta ao Hamas, dizer que foi por eficiente ou por capacidade de esconder suas ações de preparo é ridicula, Egito confirma ter avisado. Mas o conflito interessa e tem um objetivo “Irã”, não é o Hezbollah o principal.
Para os EUA tem haver com controle de Petroleo, puro e simples, sabe agora porque Maduro ameaça a tomar Essequibo.
Mas vc cospe no prato que come.
Daniel. Como já escrevi inúmeras vezes, a política de segurança pública no Brasil fracassou. O crescimento da violência urbana remonta ás década de 50~60 e se agrava a partir dá década de 70. O modelo de suas polícias, mais focado em criar uma força auxiliar para as forças armadas no contexto da Guerra Fria é apenas parte do problema.
Há o fracasso da guerra ás drogas, o fracasso da política de encarceramento em massa, fracasso das políticas de redução da desigualdade social e fracasso das políticas de direitos humanos.
A crise de segurança pública é uma construção de décadas.
Contudo, as elevadas taxas de homicídio no Brasil não tem nada a ver com guerra. 75% dos homicídios ocorrem com arma de fogo, Cerca de 1/3 das mortes estão relacionadas com o tráfico de drogas, milicias e fracções criminosas, sendo a maioria das vítimas jovens negros, pobres e com baixo nível de escolaridade. Ou 1/3 são crimes envolvendo motivos fúteis e influência de álcool de pessoas com acesso ás armas de fogo. Por fim, as demais envolvem feminicídios e crimes passionais, latrocínios e confronto com a polícia. Nada disso tem a ver com genocídio ou crime contra a humanidade.
Não faz sentido misturar atos terroristas, guerras (como a da Ucrãnia e agora a crise em Gaza) com a violẽncia urbana no Brasil,
… final futuro previsível
Logico que nao, foi para passar justamente a oassagem que passaram…que a diplomacia e oresidencia foi preterida e no final do caldo, quem teria influencia positiva no processo era o ex….foi de proposito…e faz parte do jogo….foi tipo “se adora o Hamas, pee para eles….”
Em 2019 um emissário francês se reuniu com a oposição. Bolsonaro se recusou a encontrá-lo. Fez muito bem.
Caro. Bolsonaro não recebeu o MInistro das Relações Exteriores da França. Também cancelou em cima da hora o almoço com o Presidente de Portugal…
Apoiar os palestinos e os israelenses é o dever de todos, assim como condenar categoricamente e sem distinção as ações do Hamas e do Estado de Israel!
Já o indecente e seus admiradores serão sempre lembrados na história por suas indecências!
Escreveu bobagem. As ações de Israel e do hamas são completamente diferentes e não tem nada a ver uma com a outra. Só para resumir, o hamas ataca propositalmente civis israelenses, enquanto que os mortos por Israel são danos colaterais de ataques que são direcionados a terroristas que usam civis como escudo humano. Afirmar que ambos são a mesma coisa demonstra uma profunda ignorância sobre os fatos.
Só deve ser liberado quem comprovadamente não teve participação nas hostilidades. Deve ser uma checagem demorada.
Não. É o contrário. Só pode ser privado de liberdade aquele que comprovadamente participou de crimes. Entendeu a lógica de uma democracia?
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/lula-pede-prioridade-absoluta-na-repatriacao-de-brasileiros/
Fez nada kk .
Que comentário mais sem fundamento esse seu.
Deveria estudar mais como são os “escalões diplomáticos”.
A embaixada de Israel no BR , face ao que acontece na Faixa de Gaza, tem poder algum.
Não voto , nunca votarei em PTista , mais os esforços para repatriar brasileiros(todos) foram intensos desde o início das hostilidades.
Esse evento todo evidenciou a total incapacidade do Brasil de se portar frente ao que há de pior no mundo.
Brasileiros, coincidentemente, assim como de outros países que não se colocaram contra o Hamas, ficaram “pra trás” na fila da repatriação.
O Brasil nunca apoiou a postura belicosa de nenhum país, nenhum grupo ou ninguém, sempre se pautando pela nossa Constituição, e até indole. Situação pela qual sempre fomos muitíssimo ouvidos na solução de problemas como esse.
Mas não dessa fez…. O Brasil, “discretamente”, tomou partido…. Terrível…. Enterrando mais ainda nossa reputação.
Graças a Deus, temos a FAB e outros profissionais muito competentes em condições de cumprir bem suas missões, e conseguimos trazer vários brasileiros de Israel, inclusive, de Gaza.
Não fosse a postura dúbia, já teríamos feito muito mais.
Incapacidade do Brasil nāo, incapacidade do governo de um certo indivíduo.
Vale lembrar que até ontem tinhamos excelentes relações com Israel.
Precisamos agradecer também ao antigo presidente, que atuou junto ao governo israelense para liberar os brasileiros.
Porque se dependesse dessa turma que está ai, que é aliada ao que de pior existe no mundo, os brasileiros ainda estariam em Gaza.
https://veja.abril.com.br/coluna/thomas-traumann/bolsonaro-abandona-brasileiros-na-ucrania
Para de chorar um pede prioridade o outro abandonou .
pede prioridade e levou 1 mês pra tirar os caras de lá sendo que saiu todo mundo antes kkkk
e era tipo estrangeiro que valia muito mais como refém pro hamas
Pede prioridade mas não é ele que controla a entrada e saída filho .
pois é filhão… quem controla é o Hamas e o Egito (até pq a porta de saída é pro lado do Egito)…
mas por algum motivo (ódio gratuito) pro governo e mais alguns é Israel quem ta barrado
Caro H. O primeiro avião com brasileiros chegou dia 11 de outubro, 4 dias após os primeiros ataques do Hamas. Os aviões da FAB foram autorizados a pousar em Israel e os brasileiros autorizados a embarcar.
Cerca de duas semanas depois, brasileiros da Cisjordânia foram repatriados a partir da fronteira com a Jordânia. Eles foram autorizados por Israel a sair da região e foram autorizados pela Jordânia a ingressar em seu país, onde embarcaram em aviões da FAB.
O Itamaraty organizou a saída dos brasileiros de Gaza na segunda semana, inclusive com autorização do Egito para o avião da FAB pousar. O avião ficou na Itália aguardando a passagem dos brasileiros pela fronteira;
Israel levou trẽs semanas para autorizar a saída de 34 brasileiros, que no fim foram 32.
O Chanceler brasileiro declarou que ele diariamente entrava em contato com governo israelense… que dizia que autorizaria e não o fazia.
Enquanto isso, o embaixador de Israel no Brasil dizia que não sabia porque os brasileiros não recebiam autorização….
Lembrei do Capitão Caverna, do Capitão Planeta e agora tem o Capitão Fantástico… riso.
kkkkkk … ta brincadeira que tu pega dessa fonte comprada
Concordo com vc Allan, e digo mais, o antigo presidente, solicitou aos marcianos para disfarçar os discos voadores e se passarem por agentes da FAB. rsrsrsrsr
EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para divulgação, propaganda ou interesses pessoais.
Excelente relação… Tipo os presentes dos árabes?
Tipo o atual presidente, com seus milhões gastos em hotéis, jantares.
O mesmo quando deixou a presidência da última vez, tinha cofres imensos no Banco do Brasil lotado de jóias, relógios, quadros, de ‘presentes’ recebidos de todo o mundo.
sem falar dos muitos presentes não declarados que o barba ficou até hoje.
A questão é que seus advogados, apadrinhados, são ministros do supremo. Assim ele tudo pode.
Parabens ao governo brasileiro e a FAB, são mais de 1.000 de Israel (sem contar os pets) mais 32 de Gaza, em momento de dificuldades de recursos do pais, uma logistica que incluia, médicos, psicologos e enfermeiro, uma pronta-resposta, que demonstra a capacidade operativa dos KC-390, deram uma demonstração de solidariedade ao mundo.
Liberta os reféns ai po
Ainda bem que resgataram os pets. Tava aflito!!!!
Caro. E por que deveriam ter deixados os bichinhos abandonados? O que o afligiam, meu bom homem?
Fui puro de corações.
Estava preocupado com os fofitos. Sabendo que foram trazidos, estou em estado de calma.
Que bom que vocẽ conquistou uma paz de espírito. Já pensou na criança brasileira que vivia em Israel ou na Palestina, tendo que deixar sua referência, sua casa, escola, amigos e ainda perder o animal de estimação?
Seria uma ação desnecessária e cruel.
Como ninguém pensou em trazer nem um camelo nem um cavalo árabe, foi uma decisão simples e razoável.
Vida é vida e merece respeito. A gente vai perdendo a fé na humanidade também através dos comentários que vê por ai…
Não perca a fé na humanidade. Nossa legislação é uma das melhores. Fofitos tem mais proteção que o ser humano: agressão contra uma pessoa dá no maximo um ano de detenção.
Contra péétix, dá cinco. Depois, hoje você pode levar seu fofito no shopping, no cinema, no hotel, no restaurante. Tem até gente querendo fornecer carne vegetal para as onças para evitar que elas matem as pacas.
kkkk não concordo mas tive que rir
Engraçado, agora lembraram que são brasileiros!… Aliás, grande parte aí não é brasileiro de origem e sim naturalizado.
Vão apenas servir como palanque político pro Lul3.
São brasileiros, quer você queira ou não…
Olá Komandar. Metade dos maus avós são brasileiros naturalizados, imigrantes vindos da Europa. Os avós de minha esposa são brasileiros naturalizados vindos o Japão.
Somos todos brasileiros.
Interessante mencionar seus avós, quando mencionei a história dos meus avós maternos afligidos pelo comunismo você me criticou, duplo padrão que fala né?
Caro,. Eu expressei minha solidariedade com o sofrimento de sua avó. Esqueceu?
Eu o critiquei por expor a dor e o drama pessoal de sua avó. Continuo achando que você errou. Você devia pensar nisso.
Você relacionou o sofrimento de sua avó com o processo de alfabetização na ex-URRS, já que se discutia a questão da mulher submissa e analfabeta. Lembra?
Você queria criticar o comunismo. Eu estou celebrando a diversidade étnica da sociedade brasileira.
São efetivamente coisas diferentes para as quais são usadas medidas diferentes.
Dizer que parte dos meus avós eram imigrantes na verdade me enche de orgulho. Sou parte italiano, parente português, parte espanhol, parte judeu, parte africano e parte nativo. Um brasileiro nato.
tiro o chapéu pra vc. Que paciência.
Olá André. Obrigado. Acho que é possível manter um debate de bom nível, focado nos argumentos, fatos e ideias.
Meu limite é quando há um ataque pessoal ou ofensas. Nestes casos, a tolerância tem que ser zero. No limite, temos que ignorar.
Há quem queira manter um debate honesto. Outro, poucos, querem provocar. Trolls devem morrer de fome.. riso.
E quem decide quem não é brasileiro? Você?
O certo então era deixá-los lá?
Que vergonha ter que ler isso e ter gente curtindo.
Mesmo que sejam usados politicamente são cidadãos brasileiros, se foram aceitos, mesmo que em dupla cidadania para pagar seus impostos devem ser resgatados, a função básica do estado é proteger seus cidadãos.
Cave a quem ouvir esse suposto palanque futuro tirar suas conclusões.
Pronto, agora o desgoverno já pode parar de fingir que nāo está do lado do Hamas.
O desgoverno terminou em 31/12 do ano passado. Você precisa de um calendário de 2023.
Governo que entrou em 2019: aliado de Israel, única democracia do Oriente Médio, apoiadores condenaram o Hamas.
Desgoverno que entrou em 2023: aliado da ditadura do Irā(entre outras), apoiadores defenderam os terroristas do Hamas.
Ah tá. Então tá tudo jóia.
uau.. cara que defende governo atual reclamando de corrupção kkk
Democracia que quer acabar com a suprema corte do país e o Presidente está 15 anos no poder .
Israel é uma democracia parlamentarista, o PM fica até quando conseguir manter uma coalizāo, e também pode ser removido do cargo com facilidade, a exemplo do que acontece em países como o UK.
Caso nāo saiba, existem árabes no Parlamento israelense. Agora veja se você encontra um israelense no governo do Irā, que a sua turma defende. Ou veja se ele terá uma líder mulher, como Israel já teve.
Mas já que estamos no país da inversāo de valores, Israel virou ditadura e o Irā, Cuba e Venezuela viraram democracias.
Queria fazer um comentário mas antes peço que você conceitue o que entende por democracia e ditadura, já que parece tão conhecedor do assunto.
comentário dele esta correto… Israel é uma democracia e o cargo do PM é infinito em quanto durar a coalização ou ele se reeleger…
pessoa achar que isso é ditadura tem serio problema mentais
Olá Allan. Eu concordo que Israel ainda é uma democracia, ainda que Netanyahu seja de extrema-direita. O fato de um presidente ou primeiro-ministro ser de extrema-direita (ou extrema-esquerda) não transforma o país necessariamente em uma ditadura.
Uma ditadura resulta de um rompimento constitucional, que pode ser um golpe parlamentar, um golpe civil, um golpe militar ou um golpe que contenham todos os componentes.
O golpe no Chile que implantou uma ditadura é um bom exemplo, assim como a aprovação dos plenos poderes á Hitler na Alemanha. Nos dois casos, uma democracia foi substituída por uma ditadura, ainda que por diferentes caminhos.
Cuba já era uma ditadura violenta comandada por Fulgencio Batista, que foi derrubada por uma revolução socialista liderada por Castro. O Irã também era uma ditadura de extrema-direita comandada pelo Xá Reza Pahlavi que foi derrubada por uma revolução de natureza teocrática.
O Brasil era uma democracia presidencialista que foi derrubada por um golpe parlamentar-militar, visto que o Parlamento brasileiro declarou vaga a presidência de forma ilegal, enquanto tropas do exército ocupavam a cidade do Rio de Janeiro, ameaçando iniciar uma guerra civil. Aliás, os EUA mantinham tropas próximo ao litoral para ajudar as tropas golpistas.
Então, é preciso cuidado para classificar um país de ditadura apenas porque há um governo de extrema-direta ou extrema-esquerda, assim como é difícil classificar um país de democracia, ainda que exista uma normalidade política.
“Democracia que quer acabar com a suprema corte do país e o Presidente está 15 anos no poder .”
KKKKKKK ala o cara comparando ditadura com Primeiro Ministro em parlamentarismo
isso lembra um fóssil politico que comparou Angela Merkel com cara da Nicarágua…
só imagina o eco
O desgoverno começou esse ano. O anão diplomático está de volta!
Para mim, o mais importante neste momento é que os brasileiros que estavam correndo risco de vida estão de volta.
O resto é purpurina.
Boa notícia. Vamos torcer agora para o Hamas libertar os reféns Israelenses e Palestinos. Lendo a nota “Ação direta” creio que a pessoa em questão, é capaz de tudo.
A coisa toda tem de ser entendida como um recado….a coisa toda…a coisa toda….
Houve contrariedade dos serviços de inteligencia israelense, na investigação de vendas tanto para União como para Estados do Brasil. “Programa espião usado pela Abin para monitorar celulares deixou expostos dados estratégicos (possivel) em servidor em Israel”, são politicos, advogados, jornalistas, sao tb investigado o monitoramento de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), programa manejado “sem controle”.
Presidência da república era a chefia suprema da diplomacia e forças armadas só até ano passado aparentemente. Tem algumas pessoas que não conseguem parabenizar uma vírgula daquilo que é a oposição do seu pensamento, lamentável.
Independentemente disso, parabéns ao Itamaraty, força aérea e presidência da república, ninguém ficou pra trás, todos seguros!
Parabenizar algo que demorou um mês? Me poupe
Caro. O primeiro avião com repatriados brasileiros chegou no Brasil em 11 de outubro, 4 dias depois dos ataques do Hamas. Desde então, vários voos aconteceram. O governo brasileiro montou uma operação para a retiradas dos brasileiros há três semanas.
Poderia ter sido antes, caso Israel tivesse autorizado a saída dos brasileiros.
Perceba que o resgate dos brasileiros começou horas após a autorização de Israel.
Felizmente, estes brasileiros foram resgatados. E espero que caso outros brasileiros peçam ajuda do governo brasileiro, seja possível repatria-los rapidamente.
Não se esqueça que tem refém Brasileiro nas mãos do Hamas, esse também conta ?
Claro que conta. Por que seria diferente? De onde você tirou a ideia que existem brasileiros bons e brasileiros indignos?
Não vejo a operação como nada além da obrigação de um governo retirar cidadãos de uma zona em conflito.
Pena é que esta operação levada a cabo pela FAB será usada pela demagogia deste ser atual presidente da republica (infelizmente…)
Caro. Esta operação envolveu a FAB mas principalmente o Itamaraty, além de outros setores do governo. O Chanceler brasileiro esteve pessoalmente envolvido na ação. O ministro da defesa e o comandante da FAB retornaram ao Brasil interrompendo uma viagem á Suécia para atuar na operação. O próprio presidente manteve conversações com outros dirigentes para garantir a autorização da saída dos brasileiros em Gaza.
A FAB foi importante, mas não foi a única.
FAB ou Itamaraty são órgãos da nação Brasileira.
O Presidente atual como sempre fara a única coisa que sabe fazer, populismo com assunto orgânico de estado.
A obrigação do Itamaraty é salvaguardar a vida de cidadãos brasileiros no Exterior e para isso obviamente deve dispor da colaboração da FAB.
E só isso, nada mais…
Então, foi o que eu escrevi. A operação de repatriação envolveu vários órgãos do governo, inclusive a FAB e o Itamaraty. A FAB sozinha não teria sucesso. O Itamaraty sozinho não teria sucesso. Como houve um entrave diplomático, foi preciso a ação direta do Ministro das Relações Exteriores, o que infelizmente foi insuficiente para autorizar a saída dos brasileiros.
O governo brasileiro precisou fazer uma pressão em nível presidencial. Nada mais do que isso.
EDITADO:
POR FAVOR, MANERE O LINGUAJAR.
Forças armadas foram eficiente no resgate brasileiros tanto do lado israel e de Gaza, mostrou capacidade da diplomacia do Brasil, mesmo sofrendo conflito internos, vimos israel usou oposição, polícia federal, para desestabilizar o governo para mudar posição de neutralidade do Brasil, mesmo assim diplomacia se manteve, isso foi uma vitória.
Neutralidade do Brasil hahahahahahahh
A capacidade da diplomacia brasileira foi tentar conter os estragos feitos pelo seu despresidente ao defender os terroristas do Hamas
Caro. Existem dois níveis. Um é o diplomático, que possui suas regras, protocolos e canais próprios. São profissionais que atuem segundo um conjunto de regras e limites
O outro nível é político, geralmente mais contundente que o diplomático. Ele serve tanto para contornar os limites da diplomacia para abrir novos canais de diálogos quanto serve para expressar opiniões mais duras.
Quando pensamos nas diversas crises internacionais, é possível perceber que em alguns momentos, a politica superou a diplomacia, abrindo soluções para impasses diplomáticos. Um dos exemplos foi a solução da crise dos Mísseis de Cuba. Os militares linha-dura dos dois lados havia bloqueado os canais diplomáticos.
A guerra só foi evitada porque a política atuou.
O início da I Guerra é um exemplo do fracasso da política e da diplomacia
Contudo, existem mais casos nos quais a diplomacia obteve sucesso que fracasso. Infelizmente, quando a diplomacia falham, as consequências são terríveis.
Neutralidade? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sua tecla “K” travou.
OFF TOPIC: Parece que Myanmar perdeu 2/1 EE-9 em Combates e já tem várias fotos e vídeos circulando.
A militância para defender o desgoverno vende até a mãe.
E dizem eles que o Brasil voltou ao cenário internacional,voltou sim a passar vergonha mundial.
O larápio mor não engana mais os governos progressistas e os arrependidos do L.
Israel ainda vai dar uma bela resposta a esse desgoverno defensor de terroristas e ditaduras.
Pois é, eu não entendo o fetiche que esses caras tem por corrupto, presidiário, etc… Esse mesmo presidente, até um tempinho atrás queria converter os A330 MRTT no palácio de luxo dele.
Israel vai atacar o Brasil? Ui, que meda!
Choca ver que brasileiros parecem torcer por uma retaliação de Israel contra o nosso país, pelas posições da política externa de um govêrno brasileiro democraticamente eleito.
não precisa atacar… só ferrar os projetos militares ja é suficiente
Caro. As empresas israelenses ganham dinheiro nos projetos militares. Se o governo israelense sancionar o Brasil, as empresas perdem os projetos. Abre-se uma licitação para outras empresas.
Se as empresas israelenses contratadas sabotarem os projetos, perderão os projetos e a confiança. Nunca mais serão contratadas. Abre-se uma licitação para outras empresas.
Talvez, os engenheiros brasileiros que atuam nestas empresas possam abrir uma nova empresa com recursos da FINEP.
Vida que segue.
O Brasil exporta US$ 610 milhões e importa US$ 430 milhões. Para comparação, o comércio com o Paraguai é o triplo disto.
O PM israelense que se explique para os empresários israelenses.
Pois é, o anão diplomático está de volta!
Caro. Independente da estatura, os brasileiros que estavam em Israel, na Cisjordânia e agora em Gaza que pediram ajuda para serem repatriados estão no Brasil.
Agora, começa uma segunda etapa que é a ajuda para os mais de 1400 brasileiros repatriados conseguirem se estabelecer no Brasil e ficar em prontidão para a necessidade de novos repatriamentos, visto que o conflito ainda continua.
O resto é o Luar em Paquetá.
Caro. Espero que você seja patriótico e seja voluntário para defender o Brasil em caso de um ataque ou represália de Israel contra o nosso país.
Eu ficaria decepcionado com vocẽ caso vocẽ batesse palmas para Israel no caso de uma represália.
Represália política,diplomática,comercial e claro afastamento de um governo contra Israel e apoiador do Hamas.
Israel não vai atacar o Brasil,fiquem calmos.
vcs se dizem patriotas, envergonha a forma acintosa com que tratam assunto de defesa do Brasil.
Caro. Eu ficaria decepcionando se vocẽ batesse palmas para Israel caso aquele país aplique represálias diplomáticas ou políticas contra o Brasil.
Imaginava que todos nós iríamos apoiar a ação brasileira de repatriação dos brasileiros.
Julguei que isso seria um consenso.
Caro. Qual a vergonha de uma operação de repatriação de nacionais? Muitos países estão fazendo isso. Parece que independente da opção partidária ou ideológica, deveria ser um consenso dar acolhida á brasileiros que estiveram sob risco de vida em uma região de combate.
Off Topic, sei que meu comentário não tem nada a ver com a matéria em questão, e peço desculpas se estou infligindo alguma regra. Mas gostaria de saber se vai haver alguma matéria sobre a intenção da Venezuela em realizar um referendo na Guiana, para anexação territorial do “Essequibo” . Pode ser o estopim para uma guerra na América do Sul
Pois é. Maduro usando a velha tática da ditadura argentina: provocar uma guerra pra desviar o foco dos problemas internos.
Manter guerra pra não ser preso, ta me lembrando o Netaniahu.
Cara estou super curioso pra saber a posição brasileira nesse tema! Ainda nao vi nada
provável que tenha ja que ta dentro do tema de Defesa, ainda mais se o Maduro caiu no papo furado do Putin de começar um guerra pra desviar atenção da Ucrânia
Maduro ta vendo o Hamas sozinho e perdendo apoio até de outros grupos terroristas. torcer pra ele ligar os pontos e ficar quieto
Heinz
Há um acordo de Defesa entre Guiana, Colômbia e Brasil, para a defesa da Guiana, em caso de invasão venezuelana.
Mas com os governos da Colômbia e Brasil, sem a postura de Chefia de Estado, podem ignorar isso e, pior de tudo, de toda a história brasileira, deixar a Venezuela passar pelo Brasil (único caminho) para conquistar Esequibo.
Detalhe: a população venezuelana que está votando… ou seja: Dane-se a população da Guiana….
Uma fanfarronice extrema do governo da Venezuela, na base do “passarinho cantou na janela com a voz de Chaves”, e o Brasil inerte….
Uma vez, um general russo, em intercâmbio no Brasil, ficou surpreso de termos tantos vizinhos e nenhum problema.
Isto está pra acabar, se o governo apoiar essa loucura da Venezuela.
Mas como apoiou o Hamas, inconsequente com os perigos pro Brasil….já viu…
Que acordo é esse? Nunca ouvi falar, mas como você mesmo disse, nāo adianta nada já que o atual governo vai apoiar.
A única esperança da Guiana é contar com a ajuda dos EUA, mas também é difícil com esse governo democrata.
que acordo é esse “acordo de Defesa entre Guiana, Colômbia e Brasil, para a defesa da Guiana”? indique o site.
Nunca ouvi ou li algo sobre isso. Não faz sentido. Aliás, o ex-presidente Jânio Quadros considerou invadir a Guiana… Outro doido.
É bom a PF já ficar de olho nesses “brasileiros” nunca se sabe o que pode vir a acontecer e o que esse pessoal que mora lá pensa. Ultimamente já altos indícios de atentados aqui no nosso país, e já foi noticiado a relação que o narcotráfico tem com o Hezbollah e o Hamas.
Isso é um comentário xenófobo. Olha a foto, crianças foram salvas, essa não correm o riscos de serem explodidas.
Desde grupo de 32 pessoas, 17 são crianças.
Bem que eu disse, esse “Hasan” é suspeitíssimo, possui publicações antissemitas no seu Instagram, discurso de ódio contra judeus, e até comentários dizendo que ia tocar fogo em um ônibus israelense, com judeus dentro dele(algo assim)
E ainda o presidente do Brasil endossa suas palavras e chama Israel de terroristas… Onde vamos parar…
Rostinhos alegres na foto, felizes de sair da guerra. Muito bom.
Mas temos de lembrar que ao chegarem aqui terão outra guerra.
Violências comuns x Estado x facs x milícias
Parabéns Itamaraty, governo federal e Forças Armadas do Brasil, pelo empenho e pela vitória de trazer nossos Brasileiros de volta.
E por falar em voltar, assim que tirarmos todos os Brasileiros daquela “terra de deus”, será um momento excelente para devolvermos o embaixador antissemita israelense que aqui atua incoerentemente com as suas funções de representante de uma estado.
kkkkk
“embaixador antissemita israelense”
Caso você não saiba, os judeus são apenas um dos povos semitas que existem no mundo. Os povos árabes, dentro os quais se encaixam os palestinos, também são semitas.
Estudar história faz bem e evita repetir chavões como a maioria faz nesse campo de comentários.
“Estudar história faz bem”
disse o cara que ficou dodói pq eu destaquei “embaixador antissemita israelense”
e ainda quer vir reclamar de chavão quando ele ta defendendo um…
e se estudar história vou constatar que o que vc disse é uma mera narrativa esdruxula. Tão querendo inventar que antissemita agora é ódio a todo mundo lá daquela região quando claramente sempre foi ódio a judeus… a palavra originalmente pode ter englobado outras lá antigamente, mas sempre foi judeus o alvo dela… martela mais até sair uma que pega
Como disse o ilustre comentarista, estudar história faz bem, mas pode não resolver variações negativas no limite inferior da capacidade cognitiva média da população, como exemplificado pelo infeliz e desinformado comentário acima, que não sabe a origem da palavra semita e cujo autor desconhece o significado do termo, mesmo quando confrontado com sua definição. Povos semitas incluem qualquer um da região do Levante sim.
https://www.oxfordreference.com/display/10.1093/oi/authority.20110803100454199#:~:text=A%20member%20of%20any%20of,traditionally%20supposed%20to%20be%20descended.
” O presidente Lula, desde o início do conflito, com um atentado terrorista executado pelo Hamas em 7 de outubro, manteve intensas tratativas. Condenou veementemente os ataques, exigiu a liberação de reféns israelenses e…blablabla”
FONTE: http://www.gov.br
ta….
ainda bem que graças a vontade de um governo matar outro governo é que existe a internet e hoje ela pode ser usada contra o governo pra esclarecer que não foi assim que aconteceu kkk
Rapaz, vai ficar choramingando até quando? Está dando vergonha alheia isso…
O governo brasileiro está de parabéns pelo resgate dos brasileiros em zona de conflito.
Só para lembrar, o atual governante/governo não considera o Hamas um grupo terrorista.
Inclusive tem vídeo dele afirmando isso, só procurar no YouTube.
Tirar brasileiros de uma zona de guerra é uma obrigação de governo. Qualquer um.
O atual não fez mais que a sua obrigação.
Não entendi o mimimi de uns aqui levando a questão do tempo que levou a serem resgatados.
O ataque começou num dia 7, no dia 11 já tinha Brasileiro sendo repatriado, isso não é bom? Só mostrou a capacidade logistica da FAB quando realmente existe vontade.
Levaram SEMANAS para resgatarem os primeiros que sairam da Ucrania enquanto em Israel não levaram mais que uma semana. E na mesma semana que o conflito começou já tinha C-390, A330 e VC-1/2 fazendo várias viagens por dia ida e volta.
Isso é pra ser comemorado! Pena que o gadismo tomou conta, tem uns aqui que ficaria bem felizes e seus compatriotas morressem.
Olá Matheus. Concordo que a repatriação dos brasileiros deve ser celebrada e comemorada. Todos aqueles que participaram desta operação, desde os servidores diplomáticos aqui e lá, dos motoristas dos ônibus, o pessoal de apoio, pilotos, autoridades, ministros, o presidente e o vice-presidente. Todos devem ser parabenizados.
Que bom que todos os que desejaram a repatriação conseguiram.
Agora, é preciso continuar a pressão para o cessar fogo imediato em Gaza (e na Ucrânia), pela libertação dos reféns, e se for o caso, promover a repatriação de outros brasileiros que não tenham condições de fazer a viagem.
Olha a cara desse povo, de brasileiros não tem nada. E haja impostos pra pagar essa máquina gigante que é o estado brasileiro.
Brasileiro tem cara? Se tiver rosto asiático, seria brasileiro? Negto? Loiro de olhos azuis? Cabelos pretos e olhos castanhos? Quem tem cara de brasileiro?
Brasileiros que não tem parentes no Brasil e não falam português?
O Art.20 da CF define que são brasileiros aqueles nascidos no Brasil, mesmo que de pais estrangeiros residentes e aqueles nascidos em outros países filhos de brasileiros. Também são brasileiros aqueles que sejam naturalizados nos termos na lei.
O segundo parágrafo deste artigo proíbe a distinção entre brasileiros natos e naturalizados.
Nos termos da CF88, um brasileiro pode falar outras línguas, pode morar em outros países e não precisa ter parentes morando no Brasil.
O resto é purpurina.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Só por curiosidade:
Genitores, ancestrais, e parentes afins também ganham a naturalização automaticamente, ou parte desse grupo está vindo como “refugiados”?
Pelo que entendi, vocẽ quer saber se o pai ou mãe estrangeiros se tornam brasileiros quando, vivendo no Brasil, tẽm um filho que ganha cidadania brasileira? Creio que neste caso, não. Os pais ganham visto permanente de residente, mas continuam estrangeiros, a não se que solicitem cidadania brasileira.
Muitos imigrantes mantiveram suas nacionalidades, mesmo montando a sua vida no Brasil. Alguns se casaram com brasileiros e brasileiras, tiveram filhos que são brasileiros. Viveram e morreram no Brasil sem serem brasileiros.
Esposas e esposos de brasileiros também ganham visto permanente, mas não se tornam brasileiros pelo casamento. Precisam pedir naturalização.
Uma coisa é o visto permanente. Outra coisa é a cidadania.
O mesmo para pais, mães, maridos, esposas de brasileiros naturalizados. Refugiados recebem visto de refugiados, Família de brasileiros recebem outro tipo de visto.
Camargoer:
Obrigado, era o que eu imaginava.
A minha dúvida é quantos desses repatriados tem nacionalidade brasileira, e quantos estão vindo como refugiados…
Pelas notícias que ouvi, pelo menos uma avó não tem a nacionalidade brasileira…
Olá Pedro. Eu não diria que são refugiados. Isso tem um status diplomático próprio. Teria que verificar se esta senhora recebeu um visto de refugiada ou simplesmente um visto de entrada no Brasil.
São coisas diferentes.
Exatamente isso.
Gostaria de saber quantos estão nessa situação, e o quanto isso impactou no retardo para a repatriação/asilo.
Se motivo da demora da saída dos brasileiros fossem isso, Israel teria comunicado o Itamaraty disso.
Contudo, eles repetidamente diziam que os brasileiros seriam liberados só que não os incluíam nas listas de pessoas autorizadas.
Camargoer:
Ainda gostaria de saber quantos estariam nessa situação…
Então, se for apresentada uma lista com um grupo de brasileiros (natos ou naturalizados), e um grupo de agregados, considero que essa lista não possa ser liberada enquanto o status desses agregados não for claramente definido (seja com vistos de refugiados ou vistos de entrada no Brasil, embora eu não acredite que esses últimos seriam aceitos pelos responsáveis pela liberação).
Observe que não tenho nada contra o acolhimento de imigrantes ou refugiados, muito pelo contrário, na minha infância, juventude, e decorrer da vida convivi com muitos imigrantes e descendentes de árabes, turcos, judeus, libaneses, ucranianos, japoneses, e chineses (esse um só, mas muito boa gente…rsrs…), como colegas de escola, como membros da comunidade, e como colegas de trabalho, todos se integrando normalmente e sem traumas.
Sou totalmente a favor do acolhimento, feliz pelo termo do sofrimento pelo menos para essa pequena parcela, e torço pela plena adaptação no Brasil e pela felicidade de todos aqui em pindorama, só me preocupa uma eventual infiltração terrorista e a “importação” do terrorismo internacional (não especificamente nesse caso da repatriação…)…
Já temos muito ódio, intolerância, e irracionalidade por aqui…
Abraço.
Segundo a Agência Brasil, são 22 brasileiros natos, 7 naturalizados e três familiares palestinos. Deste grupo, são 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens.
As listas que vi variavam um pouco, mas em princípio seriam 34 pessoas, das quais 2 “desistiram” (foram “desistidas”?).
Dos que vieram:
– 22 tem dupla nacionalidade
(OK, são brasileiros)
– 9 são palestinos
(Refugiados solicitando asilo?)
– 2 são de “outros países”
(Solicitando asilo, ou apenas “de passagem” por aqui?)
Os números não batem exatamente, dependendo da fonte, mas honestamente, se vocês fossem israelenses liberariam essa lista sem uma verificação mais aprofundada, ou sem alguns questionamentos?
O que também me assusta são essas “revelações” recentes relativas a um dos “líderes” do grupo (auto assumido, ou “definido” pela midia, por ser um dos poucos mais articulados)…
Tudo bem que pessoas mudam, mas espero sinceramente que todo esse grupo se integre por aqui, e que não estejamos importando esse clima de ódio e intolerância.
Como tinha dito, já temos muito ódio, intolerância, e irracionalidade por aqui.
Caro. O próprio secretário do MJ esclareceu que ninguém ali é refugiado.. não sei porque uma mulher e sua filha desistiram…. Mas sei que se prepara uma segunda lista de 50 pessoas que estão em Gaza. Talvez um gato também.
Se eu fosse israelense estaria pedindo a renuncia de Netanyahu.
Desculpe Camargoer, mas se 9 são “palestinos”, e 2 são de “outros países”, eles não são brasileiros…
O que seriam?
Mas tudo bem, melhor pararmos por aqui, abraços.
Segundo a Agẽncia Brasil, das “..32 pessoas, 22 são brasileiros, sete são palestinos naturalizados brasileiros e três são palestinos parentes próximos de brasileiros. No total, são 17 crianças, nove mulheres e seis homens.”
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/grupo-de-resgatados-da-faixa-de-gaza-chega-em-brasilia
Que voltem para sua terra natal!
Essa gente vai passar vergonha tentando falar português.
Caro. Conheço dezenas de imigrantes, alguns morando há mais de 60 ou 70 nos Brasil que têm dificuldade de falar português, assim como conheço quase uma centena de brasileiros que vivem no exterior que ainda tem dificuldades com os idiomas locais, principalmente no Japão.
Que comentário preconceituoso o seu. Credo.
Acho engraçado que basta estourar uma guerra no exterior para que todo mundo que está lá “lembre que é brasileiro”
Caro. São cerca de 4,5 milhões de brasileiros morando no exterior, a maioria nos EUA. A segunda maior comunidade brasileira está em Portugal e a terceira no Paraguai, depois UK e Japão. Por outro lado, são 1,3 milhão de estrangeiros morando no Brasil, um pouco mais de 0,5% da população.
Acho que dizer que o brasileiro só lembra que é brasileiro no exterior quanto estoura uma guerra é preconceituoso e descolado da realidade. Quem já viveu no exterior, seja por qual motivo, tem vários motivos para se lembrar do Brasil, além de quanto estoura uma guerra ou quanto tem Copa do Mundo.
Acho que exagerei ao generalizar. Mas quis me referir a um tipo específico de brasileiro emigrante…enfim, explicar aqui desviaria o tópico, então deixamos assim.
Creio que vocẽ generalizou e errou. Claro que existem oportunistas, muitos dos quais estão aqui no Brasil, mas também nos EUA, no Japão na Europa, em Katmandu.
Os brasileiros que estavam em Israel, em Gaza e na Cisjordânia que pediram ajuda ao governo brasileiro são vítimas de uma guerra que não é deles. Muitos ainda estão lá e o governo, acertadamente, disse que que se mais deles precisarem ajuda para volta ao Brasil, o governo irá dar o suporte necessário. Está certo.
Estou decepcionado com quem tentou tornar esta operação de natureza humanitária uma questão partidária. Quem fez isso, perdeu,
Não foi a isso que me referi. Mas, reiterando, não vou explicar porque desviaria demais o assunto. E canso muito rápido. Obrigado por responder.
Aproveite o feriado.
Ainda tem “Patriota’ agarrado no caminhão ?
Olá SM. Esta situação vai durar décadas.
Quem bom essas pessoas estão bem graças a Deus, meus pêsames as famílias esquecidas em sua dor dos Brasileiros mortos pelo Hamas.
Caro. Concordo. Por isso é preciso um cessar fogo imediato.
Trẽs bebês recém nascidos morreram em um hospital em Gaza quando uma bomba destruiu o gerador de energia que mantinha as incubadoras. Uma tragédia.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/tres-bebes-morrem-em-meio-a-cerco-de-israel-ao-maior-hospital-de-gaza-dizem-autoridades/
Para de passar pano para esse vagabundo e ladrão. Ele e apoiador de terrorista e ditador, só criticou os atos do Hamas pois a pressão foi muito grande. O grupo de brasileiros foi o ultimo a ser liberado justanente por causa de suas posicões pro terroristas.
Outra coisa esse tal de Hasan tem que ser investigado pela PF pois apesar de não dazer parte do grupo armado, vive nas redes divulgando e defendendo suas ações violentas.
Bem, já que tudo é uma questão de “narrativa”, que há muito tempo não acredito em uma mídia “isenta”, e também sem entrar em questões “politicas” ou “humanitárias”, segue o que entendo dessa coisa toda:
.
1 – A liberação da lista de “brasileiros” demorou para ser liberada “por intransigência de Israel e aliados”.
Considerando que a lista tinha 22 brasileiros (natos ou naturalizados), 9 palestinos, e 2 outros de “outras nacionalidades”, não era uma “lista de brasileiros”, e não deveria mesmo ser liberada antes de uma investigação mais aprofundada. Ainda assim deixaram o Hasan Rabee sair, mesmo com o histórico pregresso.
2 – Caso Hasan Rabee.
De “herói” e “porta voz” passou a “vítima” e “perseguido” depois que a própria mídia divulgou partes do seu passado e histórico, inclusive mostrando sua retratação, arrependimento, e ele limpando suas páginas e postagens antigas nas redes sociais…
Nada contra ele, bem ou mal é um brasileiro (nato ou naturalizado) que procurou abrigo em seu país, e merece todo acolhimento e apoio que pudermos dispensar, até porquê acredito que que pessoas mudam e amadurecem, e que ele no mínimo merece o benefício da dúvida, até prova ou atitude em contrário…
Não sei se era o único caso na lista, mas espero sinceramente que todos que vieram ou vierem consigam conviver com suas tragédias pessoais, deixar o ódio para trás, e viver aqui de coração aberto.
Que fiquem com Deus, seja qual for…
A lista é ,entre outros, analisada e aprovada por Israel. Tenho certeza de que caso houvesse algum problema ele seria detido, afinal de contas o serviço de inteligência israelense é um dos melhores do mundo¡!!! Ou não???????
Depois do dia 07/10, não sei… rsrs…
(Não acredito que tenham sido maquiavélicos ao ponto de deixar acontecer para justificar uma reação…)
Mas as vivandeiras estão dizendo que foram os israelenses que “ajudou” a “impedir” ações em planejamento de terroristas aqui no Brasil que fica a milhares de quilômetros de Israel! Se foi assim eles são muito bons! Apesar de que o Hamas fique a metros de distância e vigiados 24 horas por dia!!!!
Mais uma viúva do Indecente!!!!!!! Só sabe vomitar as indecências que O indecente vomita!
Tem brasileiro até no fim de mundo se brincar kkkkkk
Tem no fim do mundo e no outro lado também, lá no começo do mundo. riso
https://oantagonista.com.br/brasil/extremista-repatriado-defendeu-em-2015-explodir-onibus-em-israel/ esse cara veio na turma de repatriados. Queremos isso no Brasil?