Mi-35 da FAB

A Rússia está a tentar recuperar algumas das armas que exportou para países como o Paquistão, o Egipto, a Bielorrússia e o Brasil, segundo fontes The Wall Street Journal.

Três fontes disseram ao WSJ que em abril passado, uma delegação de autoridades russas que visitou o Cairo pediu ao presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi que devolvesse mais de uma centena de motores de helicópteros russos que Moscovo precisava para a sua guerra contra a Ucrânia.

Sisi concordou, e as entregas de cerca de 150 motores provavelmente começarão no próximo mês, dizem as fontes. “Essas conversações fizeram parte de um esforço maior da Rússia para procurar ajuda dos seus clientes de armas de longa data, que durante décadas compraram aeronaves, mísseis e sistemas de defesa aérea russos, tornando Moscovo o segundo maior exportador de armas do mundo.

Ao longo do ano, a Rússia manteve conversações com autoridades do Paquistão, Bielorrússia e Brasil para tentar adquirir motores para helicópteros russos de ataque e de transporte que as suas forças perderam para as defesas ucranianas no início da guerra.”

Além disso, a Rússia sacrificou parte do seu lucrativo “negócio de exportação de armas” por causa da guerra. Em particular, armas destinadas à Índia e à Arménia estão agora a ser enviadas para a zona de conflito na Ucrânia, como observam as fontes.

“Muitos dos esforços de Moscou para comprar de volta as armas russas ocorreram no momento em que o Kremlin resistiu a uma ofensiva das forças ucranianas no leste e no sul do país. Com essa ofensiva agora desacelerando, a Rússia está tentando retomar a iniciativa em campo de batalha, embora não esteja claro se os novos suprimentos darão a Moscou os recursos necessários para intensificar seus ataques.”

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

148 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vinicius
Vinicius
1 ano atrás

Seria interessante mandar os hind da FAB de volta e negociar petróleo e hidrocarbonetos para serem exportados para o Brasil. Índia e China estão comprando petróleo de qualidade por um preço bem abaixo do mercado e sem usar dólares. Seria interessante nosso país ter acesso a tal commodity por um preço baixo e sem usar dólares.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Vinicius
1 ano atrás

Caro. O Brasil tem comprado diesel da Russia para abastecer a demanda nacional. Algumas refinarias brasileiras estão projetadas para refinar o petróleo do Oriente Médio e outras para refinar o petróleo do Pré-sal. Não sei dizer se exitem refinarias que possam refinar o petróleo da Russia.

Considerando um grande petroleiro carregando 1 milhão de barris a US$ 100 cada um, isso valeria uns US$ 100 milhões, que deve se o preço dos 12 helicópteros usados da FAB.

Contudo, considero um problema o Brasil revender estes helicópteros para a Russia, visto a posição brasileira pelo imediato cessar-fogo.

Melhor deixar quieto por enquanto.

Nilo
Nilo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Não teria justificativa a venda dos helicópteros a Rússia já que o mesmo governo não autorizou possibilidade de venda dos Guaranis a Ucrânia e quanto houver conflito.

sergio 02
sergio 02
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Pois e vc falou tudo, para a ucrânia não vende, mais já para a mãe Russia ai já não boto minha mão no fogo rsrsrsrs

Lucas
Lucas
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

E simples revenda os helicópteros para a Rússia e venda os blindados para a Ucrânia ninguém sai perdendo nessa

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

De acordo Camargoer.

Henrique
Henrique
Responder para  Vinicius
1 ano atrás

não seria mais interessante para de roubar a Petrobras, equilibrar as contas e favorecer a exploração de hidrocarbonetos NACIONAIS do que importar e ser **** de país estrangeiro?

Seria interessante nosso país ter acesso a tal commodity por um preço baixo e sem usar dólares.

sim.. seria super interessante o Brasil virar refém de estado mafioso. nessa hora soberania nacional é papo de doido

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Caro. A Petrobras tem uma capacidade de produção de diesel inferior á sua demanda. Não lembro exatamente quanto, mas acho que é preciso importar 1/3 do diesel consumido. Creio que também é preciso importar gasolina.

Ainda que o Pré-sal produza petróleo suficiente para cobrir toda a demanda de combustíveis do Brasil, falta capacidade de refino.

O que se faz hoje é exportar petróleo do Pré-sal e importar combustíveis refinados. O caminho óbvio seria ampliar as refinarias da Petrobras. Creio que a última refinaria privada construída no Brasil foi na década de 70 no Polo Petroquímico de Capuava, no ABC.

Desde então, as novas refinarias foram todas construídas pela Petrobras.

A Russia tem uma capacidade de refino maior que a sua demanda, por isso ela é uma grande exportadora de combustível. Hoje, a maior parte do diesel importado pelo Brasil vem da Russia. Antes, o maior exportador de diesel para o Brasil eram os EUA.

O Brasil também compra diesel do oriente médio. Também impota petróleo porque algumas refinarias foram construídas para refinar o petróleo comprado do Iraque.

Antonio Cançado
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Prevejo uma looooooooonga e caríssima viagem de nosso intrépido e sagaz presidente à Rússia, com direito a Janja & Cia., pra tratar desse assunto delicadíssimo…

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

A Petrobrás detém o monopólio do petróleo no Brasil. Ou seja, não pode haver refinaria privada no País, sem participação da BR.

BraZil
BraZil
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

Bom dia a todos. Pois é. Isso evidencia o que então? que nosso próprio governo, a muitas décadas, nos torna reféns de outras nações. Ou seja, subservientes por vontade própria (dos governos, não da parcela do povo esclarecido). isso para mim se chama “lesa pátria” A que interesses nosso governos vem atendendo?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

Acho que você não lê jornais, tampouco assiste telejornais, há mais de 20 anos.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

o “Monopólio” da Petrobrás não é uma situação jurídica, é uma situação fática.
Juridicamente, não há monopólio. A extração, hoje, é feita por mais de 30 empresas.
Já no caso de refino, a Petrobrás praticamente domina o mercado, visto que não houve, até então, interessadas em tentar concorrer com uma gigante que teve o monopólio por várias décadas.
Portanto, a questão não é que existe uma proibição de outras empresas atuarem na extração e no refino. Isso acabou no final da década de 90. A questão é que o monopólio, lá atrás, tornou a Petrobrás grande demais no Brasil e isso afasta eventual concorrência interna na área mais importante, que é o refino.
A solução seria, então, aumentar a capacidade de refino da petrobrás. MAS, infelizmente, houve uma experiência muito negativa nas tentativas de aumento dessa capacidade e isso meio que maculou a visão que a população em geral tem sobre isso.
Além disso, é um momento ímpar de difícil solução. Estamos, de uma vez, no meio de uma transição energética. Não será total, mas será substancial. Com isso, valeria a pena investir muito em algo que caminha para uma transformação?
Não sei dizer. Sei que grandes empresas petrolíferas estão se tornando, cada vez mais, empresas de energia. Um exemplo é a ARAMCO, que é a cara do petróleo e tem investido pesado nas fontes alternativas de energia. Então fica a pergunta, como a Petrobrás vai fazer, também, essa transição para uma empresa de energia, em vez de uma empresa substancialmente petrolífera?
Isso terá que passar pelos planos de médio e longo prazo da empresa.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

Você precisa se atualizar. No governo FHC foi aprovada emenda à constituição acabando com o monopólio estatal do petróleo.

Nei
Nei
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer, o que não entendo é, milhões de lucro em cada trimestre e não conseguem fazer o dever de casa. Passa ano e ano e continua importando Diesel!

Henrique
Henrique
Responder para  Nei
1 ano atrás

Passa ano e ano e continua importando Diesel!

pq obviamente ja virou refém la do cara… daqui a pouco aquela situação de corta o gás que todo ano tinha na Europa vira pra gente

Henrique
Henrique
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

A Petrobras tem uma capacidade de produção de diesel inferior á sua demanda. Não lembro exatamente quanto, mas acho que é preciso importar 1/3 do diesel consumido

claro pq algum gênio nunca pensou em melhor a capacidade de produção e nem adequar a produção pelo simples fato:

pq é mais barato comprar de fora. se ta comprado de países sérios que levam contratos a serio ok…

e ta aqui a explicação de pq a Petrobras é negação em resolver a demanda

A Russia tem uma capacidade de refino maior que a sua demanda, por isso ela é uma grande exportadora de combustível. Hoje, a maior parte do diesel importado pelo Brasil vem da Rússia”

quanto que vc ta ganhando em rublos brincar de propagandista russo? cara mete uma propaganda russa no meio do argumento pra justificar que o brasil tem que ser refém de estado mafioso.

to falando… do nada soberania nacional vira papo de esquizofrênico ….

Rafa
Rafa
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

A REGAP em Betim está sendo bastante ampliada. Acho que nos próximos anos vai praticamente duplicar a capacidade.

Realista
Realista
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Uma empresa sendo roubada e consegue atingir seu maior valor da mercado da história engraçado kk .

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  Vinicius
1 ano atrás

Não seria bom para o Brasil, provavelmente enfrentaríamos sanções, mesmo se mandássemos os motores dos helicópteros ainda poderíamos sofrer sanções. E outra coisa em nome da neutralidade deixamos de atender o pedido da Ucrânia pelos Guaranis ambulâncias que nem saíram do papel e que poderiam ter seu desenvolvimento bancado pela Ucrânia, aí vamos mandar helicópteros de combate ou motores desses helicópteros para a Rússia? E como fica a neutralidade?

Henrique
Henrique
Responder para  Fabio Araujo
1 ano atrás

em nome da neutralidade deixamos de atender o pedido da Ucrânia pelos Guaranis

Deixou de atender pq o governo é pro russo

RSmith
RSmith
Responder para  Vinicius
1 ano atrás

Não vejo com bons olhos o Brasil envia as sucat…, ops, quero dizer os maravilhosos helicópteros de ataque Hind Mi-35 desativados para a Rússia a qualquer titulo pois as democracias do mundo ocidental com certeza se já duvidam da imparcialidade e neutralidade do nosso governo em relação a esse conflito o fornecimento de qualquer tipo de material bélico para o lado Russo não vai passar sem uma reação destes… agora se quiseram manda a suca.. er.. os Hind para a Ucrania….

deadeye
deadeye
Responder para  Vinicius
1 ano atrás

Não, não seria

Dirceu
Dirceu
1 ano atrás

O Brasil não vendeu Guarani ambulancia para a Ucrania, pois está em guerra… será que o pelego vai autorizar a ida destes helicopteros para a Russia??? vai ser mais um vexame só…..

Jagder#44
Jagder#44
Responder para  Dirceu
1 ano atrás

Alguma dúvida?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Dirceu
1 ano atrás

Não, ele não vai autorizar. Não que ele não queira, mas ele é esperto. Os poucos milhões que poderíamos conseguir com 12 helicópteros usados não fazem diferença para o Brasil e a queda de popularidade, significando a perda de votos não é interessante para ele.

Antonio Cançado
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Como se ele tivesse capacidade de enxergar isso, quando vê alguns milhões de dólares à frente…

BraZil
BraZil
Responder para  Antonio Cançado
1 ano atrás

kkkk. O Cheiro do queijo…

Koprowski
Koprowski
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

…como se tivesse muita popularidade…não tem coragem de botar a cara na rua…kkk

MARS
MARS
Responder para  Dirceu
1 ano atrás

Você ainda não entendeu?

“Tudo depende da nossa capacidade de construir uma narrativa…”

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  MARS
1 ano atrás

Serão enviados para “modernização”, essa será a narrativa.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Dirceu
1 ano atrás

Creio que os helicópteros continuarão no Brasil, pelo menos até o fim da guerra.

JHF
JHF
Responder para  Dirceu
1 ano atrás

Quem seria o Pelego?

Paulo
Paulo
Responder para  JHF
1 ano atrás

aquele que babava os ovitos do Trump….

Antonio Cançado
Responder para  Paulo
1 ano atrás

Esse é muita coisa, mas não pelego…

Paulo
Paulo
Responder para  Antonio Cançado
1 ano atrás

Desculpe-me Antônio… não é o que a língua portuguesa diz, pois quando vemos o significado de pelego temos como um de seus significados: Pessoa servil e bajuladora; capacho, puxa-saco. Fonte: Michaelis on-line.. então tá certo o meu comentário… basta ver o que disse… Trump.

Dirceu
Dirceu
Responder para  Paulo
1 ano atrás

Paulo, você acha que o Lula é o que??? Acredita que as montadoras ficavam infelizes com as greves no ABC???? Quem ganhava éra somente os cabras do sindicatos, ele puxa saco de quem??? somente gente “boa” da laia dele, ele é um pelego sim…. Partido dos travbalhadores, nenhum deles trabalhava, os trabalhadores sempre sairam perdendo

Paulo
Paulo
Responder para  Dirceu
1 ano atrás

Bom.. Em primeiro lugar eu não defendo este ou aquele político, pois no fim do mês não são eles que pagarão as minha contas…Em segundo lugar vc tem que estudar mais história, pois tanto lula/sindicatos quanto as próprias montadoras se beneficiavam dessas situações. Você acha que a montadora vai perder o lucro dela aumentando salário de trabalhador? Claro que não.. ela vai é repassar o valor para o cidadão… Ah minha explicação é bem clara… se vc quer discordar de um dos significados da palavra “pelego” então que vá reclamar com o dicionário da língua portuguesa ou crie seu próprio dicionário.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Paulo
1 ano atrás

mas na oração em questão o substantivo pelego teve o significado que você colocou, puxa saco, então ambos estão certos.

Dirceu
Dirceu
Responder para  Paulo
1 ano atrás

Paulo, não discordo da sua explanação, o que estou dizendo, (acho que não fui claro) é ue o 9 dedos, é tudo isso que está descrito no dicionario, por isso chamei ele de pelego… Quanto a estudar mais a historia, procuro saber bem um pouco de tudo, mas neste caso, não estudei, eu vivi nesta epoca, participei de greve, até o momento que presenciei as mentiras e a enganaçãos que os sindicalistas faziam, não se importando nem um pouco com os trabalhadores.. e ficamos por aqui, se responder algo, somente vou ler, sem resposta…

Antonio Cançado
Responder para  JHF
1 ano atrás

Adivinha…

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  JHF
1 ano atrás

lule.

Charle
Responder para  JHF
1 ano atrás

Deve ser um dos integrantes da “gangue do diamante”. Só pode.

Daniel
Daniel
Responder para  Dirceu
1 ano atrás

Eu achei um grande erro não terem vendido os Guaranis na versão ambulância. Como é um veículo desarmado e que seria apenas para tratamento e evacuação de feridos, poderia facilmente ser oferecido à Rússia também. Mas não foi surpresa nenhuma o Lula ter recusado essa exportação. Ele e seu partido nunca esconderam a sua admiração por ditaduras comunistas.

Orivaldo
Orivaldo
1 ano atrás

Agora eu quero ver se o discurso do Governo é o mesmo para os dois lado.

cipinha
cipinha
1 ano atrás

vamos fazer o seguinte, devolvemos (vendemos) os helicópteros, peças e armamentos para a Russia e vendemos Leopard 1A5 para a ucrania e esta tudo certo

cipinha
cipinha
Responder para  cipinha
1 ano atrás

assim acendemos uma vela para Deus e outra para o diabo como temos feito durante todo esse conflito

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  cipinha
1 ano atrás

Já contei uma história sobre os P95 Bandeirulhas que o Brasil cedeu para a Argentina na guerra das Malvinas. O governo inglês convocou o embaixador brasileiro em Londres para dar explicações. Era o Roberto Campos. Ele mesmo contou esta históra, O governo inglẽs perguntou porque o Brasil tinha quebrado a neutralidade. Dai o embaixador brasileiro disse que o Brasil mantinha a neutralidade e estava oferecendo para a Inglaterra aviões idênticos aos cedidos para a Argentina.

Bob Fields foi uma das pessoas mais inteligentes que conheci.

Antonio Cançado
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Lembrando que os EUA violaram o TIAR na época…

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Muito bom kkkk

Henrique
Henrique
Responder para  cipinha
1 ano atrás

isso sim seria uma ação NEUTRA… não essa baboseira de neutralidade pro russo que o Brasil faz

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  cipinha
1 ano atrás

E de brinde leva urutu e cascavel para parar com as ideias de modernizações.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

Kkkkkk

BraZil
BraZil
Responder para  Carlos Pietro
1 ano atrás

O problema que vejo em alguns comentários (irônico claro), é que se mandarmos (para quem já tem muito) os Helis, os Leo e os Cascavéis, vamos voltar a idade do brinze, com carros puxados a cavalos e arco e flecha…

cipinha
cipinha
Responder para  BraZil
1 ano atrás

No caso de Leopard o problema é mais complicado, nós estamos com dificuldade de mante-los em uso, falta peças simples, pq tudo que existia está sendo consumido pela Ucrânia

adriano Madureira
adriano Madureira
1 ano atrás

Bem, se os russos pagarem um bom preço, especialmente se a FAB estipular valor, pode ser benéfico para a força.

Quanto vale as aeronaves para eles?

Talisson
Talisson
Responder para  adriano Madureira
1 ano atrás

Fui contra a venda dos Guaranis para a Ucrânia e sou contra devolver os helicópteros para a Russia. Enquanto durar a guerra, não temos que tomar lado. Qualquer negócio da China que vier nesse momento é cilada.
Antes de tomar lado num caso dessws, temos que fazer nossos próprios fertilizantes, além de termos nossos misseis nacionais, lançador de satélites, entre outras coisas. Os mesmos que fizeram questão de fechar nossas usinas de ferlizantes tambem queriam que ficássemos contra a Russia. Aí não dá né

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Talisson
1 ano atrás

Concordo com vocẽ

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Talisson
1 ano atrás

Infelizmente todos lucram de certa forma, enquanto isso o Brasil gosta de posar de santinho, de ético…

Marcelo De Luca Penha
Marcelo De Luca Penha
1 ano atrás

Aposto que a Ucrânia receberá dos EUA algumas unidades do AH-64 Apache antes que a Rússia receba algum dos aposentados AH-2 Sabre (Mil Mi-35M Hind) do Brasil.

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Pela sacanagem que fizeram com a gente, se eu fosse o Lula eu mandava de volta, pra UCRÂNIA.

Pós venda Russo é um lixo completo.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Vai governo. devolve as armas que você comprou do russo vai kkkk

tudo que o Brasil precisa agora um sanção por parte da Europa e dos EUA por financiar ama guerra colonial dos russos

huAshuAHsuAHsuAHs

Talisson
Talisson
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Se não vendemos os Guaranis não devemos devolver esses helicopteros. Para ambos os casos, ao menos enquanto durar a guerra. É justo e é o correto.

Henrique
Henrique
Responder para  Talisson
1 ano atrás

questão é que o Brasil não presa pelo correto e já ta alinhado com Rússia

não ajudou a Ucrânia com nada até agora, culpou ela pela guerra, fica caindo todo dia na propaganda russa… e mais nova é arrumar confusão com Israel sem motivos…

Leonardo
Leonardo
1 ano atrás

Sinceramente, alguém ainda acredita na mídia globalista?

Essa mesma mídia que disse que a Rússia tinha armas para duas ou três semanas de combate, que soldados russos lutavam com pás, mas quem está raspando o tacho é a OTAN, ainda mais agora que tem que abastecer Israel.

Mas é verdade a Rússia está pedindo seus equipamentos de volta tem que pegar um Hind que está lá no MUSAL e entregar a eles,🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔

Antonio Cançado
Responder para  Leonardo
1 ano atrás

Sinceramente, vc ainda acredita que depois de dois anos apanhando muito a Rússia tenha alguma condição de vencer essa guerra?

Leonardo
Leonardo
Responder para  Antonio Cançado
1 ano atrás

Rússia 2 anos apanhando? ,😂😂😂😂😂😂😂

Vc é um excelente piadista!!!!!,😂😂😂😂😂😂

Só não sei em que mundo vc vive, Narnia, Terra do Nunca, Mundo de OZ?

Como a Rússia está perdendo, se os próprios países da OTAN inclusive os EUA estão dando sinais para que Zelensky negocie com os russos?🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔

Henrique
Henrique
Responder para  Leonardo
1 ano atrás

vai chegar em kyiv em 3 dias né…

Como a Rússia está perdendo,”

ja perdeu quando não capturou kyiv; Finlândia e Suécia entraram pra otan…

“inclusive os EUA estão dando sinais para que Zelensky negocie com os russos?”

fonte: esquizofrenia e propaganda russa

Leonardo
Leonardo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

“ja perdeu quando não capturou kyiv; Finlândia e Suécia entraram pra otan…”

Nossa o Putin nem estão dormindo por causa disso!!,😂😂😂😂

“inclusive os EUA estão dando sinais para que Zelensky negocie com os russos?”

fonte: esquizofrenia e propaganda russa

É verdade vc tem razão:

https://www.nbcnews.com/news/world/us-european-officials-broach-topic-peace-negotiations-ukraine-sources-rcna123628

https://www.washingtonpost.com/national-security/2022/11/05/ukraine-russia-peace-negotiations/

Essas fontes NBC e The Washington Post são totalmente esquizofrênicas e pro-russas.

É isso aí, toca o barco!!!!

Henrique
Henrique
Responder para  Leonardo
1 ano atrás

“Nossa o Putin nem estão dormindo por causa disso!!”

nossa ele praticamente invadiu o pais por causa disso…

ou agora vai fingir demência de que “expansão da utan” não é motivo que putin usoukkkkkkkkkkkk


de novo:

“inclusive os EUA estão dando sinais para que Zelensky negocie com os russos?”

fonte: esquizofrenia e propaganda russa.
tenta não mandar mateira paga pelos russo na próxima… manda ai matéria do Senado dos EUA bloqueando a ajuda de Israel pq não tinha a da Ucrânia junto

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Antonio Cançado
1 ano atrás

Eu acho que é quase impossível a Ucrânia vencer. Eles terão que negociar no próximo ano.
O Ocidente já está desgastado de ajudar a Ucrânia, e agora as atenções se voltaram para Israel.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

A grande questão é qual o interesse da Rússia em negociar. Se o Ocidente não oferecer afrouxar as sanções, o que eu acho difícil ocorrer, a falta de soldados na Ucrânia vai continuar a piorar o que deve favorecer o lado russo. Já se fala de mais 400 mil russos sendo preparados pra guerra em 2024. A mídia ocidental diz que a situação está em stalemate, mas em 2024 a Ucrânia pode colapsar.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Rodolfo
1 ano atrás

Uma guerra prolongada também não é boa para os russos, dezenas de milhares de soldados russos mortos significa centenas de milhares ou milhões insatisfeitos. E isso pode afetar futuras eleições.
Além de todo o crescimento da russofobia, das sanções, da perda de contratos para venda de equipamentos militares, etc.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Eu concordo que do lado economico nao é bom pra eles… mas eu tambem penso que a manutenção do conflito vai impedir que a Ucrânia tenha chance de se reconstruir e aderir a OTAN. Pro Putin, manter Kiev fora da UE e OTAN é mais importante que qualquer sanção economica ocidental.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Rodolfo
1 ano atrás

Com certeza isso fará parte das exigências russas para um eventual acordo.
Os russos pedirão a Crimeia, Donetsk, Zaporozhie, Luhansk, etc. Todos os locais que controlam atualmente + proibição da Ucrânia aderir à Otan + proibição da Ucrânia ter um exército de no máximo X pessoas, etc.
E assim a guerra acabará.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

O Putin não confia mais na palavra do Ocidente depois da expansão da OTAN e do fracasso dos acordos de Minsk assinados em 2015. A ex chanceler da Alemanha e o ex presidente da França, Merkel e Hollande, admitiram em 2022 que o objetivo dos acordos de Minsk era ganhar tempo e armar a Ucrânia para a guerra. Não acho que depois dessa admissão os russos confiariam que a Ucrânia não seja admitida na OTAN um dia. Mas a manutenção do conflito sem um acordo de paz, mesmo que esse se tornasse uma paz fria como o Mearshemeier já disse que é o destino mais provável, impediria a adesão da Ucrânia a OTAN.

https://www.npr.org/2023/06/03/1179979756/zelenskyy-accepts-ukraine-cannot-become-a-nato-member-until-the-war-ends

Henrique
Henrique
Responder para  Rodolfo
1 ano atrás

A mídia ocidental diz que a situação está em stalemate,

fonte: falta de interpretação.

artigo do qual vc tira isso diz que a guerra PODE CHEGAR a impasse sem a ajuda e não que esta em impasse… e em nenhum momento fala que vai colapsar… ( ta lendo o que RT? sputnik?)

se tivesse em impasse não tinha uma cabeça de ponte em kherson e um monte de explosão todos dias postos e infraestrutura capturada pelos russos (sem falar da frota do mar negro que ta quase só existindo no papel)

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Acho q vc precisa acompanhar as notícias, nao so essa reportagem. O governo Biden já está discutindo com o governo Ucraniano que está chegando a hora de sentar e discutir com os russos sobre uma saída pro conflito, e pelo contrário, agora é o Zelensky que não quer. Maior exemplo que a situação está ruim pra eles é que a contra ofensiva nao deu certo, nao precisa de reportagem pra entender a situação.

Leia essa frase da Economist:

General Valery Zaluzhny admits the war is at a stalemate

https://www.economist.com/europe/2023/11/01/ukraines-commander-in-chief-on-the-breakthrough-he-needs-to-beat-russia

Henrique
Henrique
Responder para  Rodolfo
1 ano atrás

acho que vc precisa parar de ler propaganda russa

e mais ainda aprender ler e interpretar. Zaluzhny nunca a disse que esta em um impasse…..

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Leia essa daqui então da Time, que não é propaganda russa.

In some branches of the military, the shortage of personnel has become even more dire than the deficit in arms and ammunition. One of Zelensky’s close aides tells me that even if the U.S. and its allies come through with all the weapons they have pledged, “we don’t have the men to use them.”

https://time.com/6329188/ukraine-volodymyr-zelensky-interview/

Acho que o pulo tecnológico que o general ucraniano quer pra quebrar o stalemate seria um exercito de robôs que sabem operar Kalashnikovs…

Henrique
Henrique
Responder para  Rodolfo
1 ano atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Henrique
Henrique
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

O Ocidente já está desgastado de ajudar a Ucrânia, 

EUA praticamente barrando ajuda de Israel pq não tinha a ucrânia junto

KKKKKKsim ta bem desgastado eles sim kkkkkkk

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Henrique
1 ano atrás

2024 é ano de eleição nos EUA, a população americana não tá muito interessada em mandar dinheiro pra esse conflito, então a pressão doméstica pra acabar com a ajuda vai aumentar. E se o Trump ganhar então…

Henrique
Henrique
Responder para  Rodolfo
1 ano atrás

 população americana não tá muito interessada em mandar dinheiro pra esse conflito

kkkkkkkkkkkkkk ah sim pq o dinheiro odo material vai pra ucrânia

é a ucrânia que faz o HIMARS, os Misseis os carros de combates….

E se o Trump ganhar então…ela vai continuar o suporte pra ucrânia pq o Trump não tem poder de encerrar o suporte… só ver que Republicanos tão votando a favor… só tem 5 neandertal lá contra. trump é inútil. qualquer cosia que vencer vai ter suporte igual ou supero ao de hoje pra Ucrânia

As instituições dos eua não é essa é banania que todo dia governo manda e desmanda que vc ta acostumado…

imagina vc ser um “potencia nuclear” que precisa rezar todo dia pra eleição do oponente da outro cara lá pq não tem capacidade de vencer eles… .

pressão doméstica” que só existe na propaganda russa desesperada… teve midterms com a Rússia rezando pra acontecer o milagre pra ela ficar viva, no fim quem foi pro Rússia se f****

André Luís
André Luís
1 ano atrás

“Brasil, segundo fontes The Wall Street Journal.”

Parei no primeiro parágrafo.
A OTAN PERDEU a guerra na Ucrânia, e agora quer de volta o dinheiro enviado ao Zélensky. Além disso, a OTAN (em especial a Inglaterra) perdeu vários soldados no campo de batalha. Alguns britânicos morreram nas mãos dos próprios ucranianos, estes se recusando a servir de bucha de canhão.
Inglaterra covarde está pagando caro nesta empreitada. E agora, mudam o foco para Gaza, visando as áreas de gás natural do litoral PALESTINO.

SlavaKatervina.

Venceu, PÁTRIA RÚSSIA. Ura!

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  André Luís
1 ano atrás

Convenhamos,soças são muito bons em lavagem cerebral e distorção da realidade,não é mesmo?

Henrique
Henrique
Responder para  André Luís
1 ano atrás

imagina o eco…

comment image

Paulo
Paulo
1 ano atrás

Hahahhahahahhahahahahhahahahahahahhahahahah

KKce
KKce
1 ano atrás

Que faaaaaaase!

E eu não me surpreenderia nada se o pateta do Planalto aceitar isso ai kkkkk

Pedro
Pedro
1 ano atrás

Sem problema. Oferta e procura. Vendemos de volta pelo triplo do preço e mandamos os guaranis ambulâncias para a Ucrânia.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Pedro
1 ano atrás

Taí, concordo contigo.

Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

Ah tá, agora entendi.

A Rússia havia triplicado sua produção industrial militar, mas não foi o suficiente, é isso?
Vão pegar essas peças usadas agora para que, Engenharia reversa?

A Rússia do Enxadrista é um castelo de cartas.

Parafuso por parafuso…

Patético

Jose
Jose
Responder para  Satyricon
1 ano atrás

Coloca patético nisso. E ainda tem quem apoie hein meu amigo.

Paulo
Paulo
1 ano atrás

Minha pergunta mesmo é: Por que não pegamos esses helicópteros e não fazemos Engenharia Reversa? Já estão perdidos mesmo… manda um motor para uma faculdade, manda um painel para outra, manda o sistema de caixa do motor para outra e por aí vai… só se tiver algum impedimento de patente mesmo.. como não vi o contrato não sei o que pode e o que não pode ser feito… tá na hora do Brasil fazer o mesmo que os Chineses… no mínimo no mínimo algo deve ser aprendido com esses equipamentos.

Felipe Barbieri
Felipe Barbieri
Responder para  Paulo
1 ano atrás

Meu caro Paulo, se mandarmos peças dos nossos helicópteros para nossas atuais universidades e voltarmos depois de 2 meses vamos nos deparar com uma turbina sendo usada como narguilé, uma fuselagem com a seguinte pichação “contra o capitalismo” e um dos nossos proeminentes estudantes fundando crack dentro da cabine do dito helicóptero. É sobre isso, e não ta tudo bem … Vai Brasil!

Paulo
Paulo
Responder para  Felipe Barbieri
1 ano atrás

Meu amigo Felipe… me desculpe… eu sou fruto do ensino público. Ralei feito um filho da p. para me formar em engenharia na federal… como tudo na vida tem gente que quer estudar e tem gente que quer ir para farra… garanto que tem muita gente boa por lá e outras parasitas tb, mas se temos alguma tecnologia hoje é porque temos instituições de ensino públicas e professores dedicados – várias tecnologias hoje empregadas na Petrobras surgiram dos laboratórios da UFRJ-CENPES etc… quanto aos outros eu penso que são a mesma coisa que os coachs de internet que pregam a livre iniciativa… estão todos ricos e o povo iludido acreditando em certas baboseiras … enfim, cada um acredita no que quer e vida que segue.

Naamã dos Santos Silva
Naamã dos Santos Silva
Responder para  Paulo
1 ano atrás

Fazer engenharia reversa de equipamento russo é furada,especialmente na área aérea.É atrasado demais,quando a gente conseguir produzir a cópia ela vai estar completamente defasada.E ainda corremos o risco de pegar algum vício do design russo.

A China só conseguiu copiar porque os americanos foram bobos de montar as indústrias para fazer os produtos deles lá.

Paulo
Paulo
Responder para  Naamã dos Santos Silva
1 ano atrás

Bom… se vc acha isso eu não acho e vida que segue…mas eu ficaria imaginando, segundo a sua ótica, se nós tivéssemos em mãos um F35 do primeiro lote e quiséssemos fazer engenharia reversa… se os americanos estão até hoje fazendo correções nele e gastando uma baba a cada novo conserto já dá pra perceber que além de não aprendermos com os erros deles ainda iriamos gastar uma grana que não temos fazendo M. desde o início… Sejamos humildes, mas não vira-latas.. vamos aprender o básico… o mau do Brasil é querer tudo de imediato… pesquisa básica demora anos e mesmo assim nada garante que vá dar em alguma coisa… vou dar só um exemplo… o tal do Viagra.. para quem não sabe, inicialmente era um remédio para o coração só que deu muita M… podia ser uma catástrofe financeira, mas os caras, com pesquisa, redirecionaram o produto e taí como uma blockbuster..

Naamã dos Santos Silva
Naamã dos Santos Silva
Responder para  Paulo
1 ano atrás

Paulo,a gente já recebeu Tot do H-225.É melhor partir dalí e tentar fazer um heli bom daquela jaca do que voltar à estaca zero com os Mi.

Macgaren
Macgaren
1 ano atrás

Que vexame, a credibilidade da cambaleante industria russa de defesa vai desabar, e agora pedir produtos vendidos de volta é algo que nunca ouvi falar, no máximo recall de algo quebrado.

Alias russia autosuficiente? kkkk

Jose
Jose
1 ano atrás

Ué…cadê a super ultra mega poderosa indústria de Defesa russa ? Não produzem milhares de caças, helicópteros e afins por dia ? Hilário !

Guacamole
Guacamole
1 ano atrás

Mas quando a FA deu baixa nos Hind, eles ficaram com os motores guardados?

RDX
RDX
Responder para  Guacamole
1 ano atrás

A maioria dos Hind ainda estava operacional quando a FAB decidiu pela desativação.Ou seja, a maioria dos motores ainda tem alguma vida útil.

Felipe Barbieri
Felipe Barbieri
1 ano atrás

Sem paixões exacerbadas e olhando friamente o conflito cheguei a conclusão de que o que mais interessa aos EUA é estender a guerra, com isso a industria russa se mantem focada na produção para manter o conflito atual, diminuindo o ritmo de projetos russos que garantiriam sua projeção de poder futura, a Rússia está literalmente vedendo o futuro para pagar o presente, projetos de novos navios, novos caças etc vão sem duvida ficar atrasados e sofrer com cortes pois o dinheiro provindo das exportações também secou, e isso é mais importante para os EUA do que ganhos atuais no vai e vem do conflito ucraniano.
O Kremlin pode estar jogando xadrez, mas não é o único que sabe mover as peças.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Felipe Barbieri
1 ano atrás

Acho que essa intenção de enfraquecer a Rússia está dando muito errado.

Veja bem:

1) A Rússia está aumentando o efetivo de 1,15 mi para 1,5 mi. E já tem notícias que indicam que o aumento pode ser ainda maior…

2) O orçamento militar russo que era de U$ 65 bi em 2021, subiu para mais de U$ 80 bi em 2022 e agora em 2024 deve chegar em cerca de U$ 120 bi. Ou seja, quase o DOBRO do que era antes do conflito. E esse valor na Rússia da para fazer muito mais do que aparenta, por causa do valor do Rublo, pois na verdade são quase 11 trilhões de Rublos.

3) a produção de MBT está em ritmo super acelerado. Com promessa de produção de até 1.500 T-90 em um único ano. Mesmo que estes números sejam exagerados e que a Rússia não consiga cumprir, é fato que produzirão algumas centenas, ou seja, um ritmo muito maior do que antes do conflito.

4) a Rostec divulgou em julho que a produção dos caças Su-35, Su-34 e Su-30 será dobrada, que foi implementado modernizações e ampliações nas fábricas. Portanto aquele ritmo de 40 “flanker” por ano poderá passar para 80 ou mais.

Eu não vejo a Rússia militarmente enfraquecida, ao contrário, ela está se fortalecendo, aumentando orçamento, efetivo e quantidade de equipamentos.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

O cobertor russo é curto, vão tirar dinheiro de um lado para colocar na operação especial, não tem como fortalecer um país assim…

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  RPiletti
1 ano atrás

Há controvérsias.
As maiores potências militares que venceram e também que perderam a 2ª Guerra Mundial, se transformaram nas maiores potências econômicas em seguida.

A União Soviética chegou a investir mais de 20% do PIB em Defesa. Talvez isso tenha sido demasiado.
Mas aumentar o orçamento militar para 4, 5 ou 6% do PIB não tão ruim como muitos pensam.

Israel investe um montante bem alto há décadas e é um país bem desenvolvido. Os EUA também passaram décadas investindo mais de 4% do PIB em Defesa e possuem uma das maiores economias do mundo e ótima qualidade de vida.

Por fim, ainda que tudo isso seja discutível, eu não estava me referindo à qualidade de vida da população, nem indicadores econômicos, e sim apenas ao poder militar. Se os EUA e seus aliados pensaram que ajudando a Ucrânia, poderiam reduzir o poder militar russo, eles falharam, simplesmente porque a Rússia está conseguindo aumentar o orçamento militar, aumentar o efetivo, aumentar a produção de equipamentos e controlar a economia.

Então eu acho que 1,5 milhões de soldados com um orçamento de U$ 120 bi e as fábricas de armas dobrando, triplicando e em alguns casos aumentando 10x mais, significa uma Rússia com poder militar maior e não menor, independente se isto acarretará mais ou menos problemas sociais e econômicos.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Orçamento vai ser aumentando, mas terá um custo civil e estrutural.

Esse dinheiro a mais vem de onde? mesmo que a russia tenha crescido o que afirmam, não daria suporte para essa quantidade de gastos.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Macgaren
1 ano atrás

Um governo deveria se preocupar basicamente com Segurança (interna e externa), Saúde e Educação.
Então, teoricamente um país poderia investir até 1/3 da sua arrecadação com segurança e ainda sobrariam 1/3 para saúde e 1/3 para educação.

Um país com carga tributária como o Brasil, na ordem de 33%, o governo federal, estados e municípios arrecadam o equivalente à 1/3 do PIB do país.

Então, apenas, teoricamente, uma nação com esta carga tributária poderia escolher investir 11% do PIB em Defesa e ainda sobrariam outros 11% para educação e 11% para saúde.

A Rússia aumentar seu orçamento militar de 4% do PIB para 6% do PIB ainda está longe disto.
A Arábia Saudita investe proporcionalmente mais e não é um país falido.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Não. Na prática entra outros gastos públicos, previdência, administração publica, rolagem da dívida, estatais deficitárias..

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

esqueceu da Corrupção.
Sim, na prática entra muita coisa, mas a Previdência deveria ser autossustentada, estatais deveriam ser lucrativas ou não existir.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Felipe Barbieri
1 ano atrás

Felipe, seu raciocínio está correto, mas abrange apenas parte da equação.
Todo planejamento militar ocidental (OTAN) para um conflito convencional com a Rússia, (como a invasão de um membro da aliança) levava em conta que a Rússia usaria maciças quantidades de material bélico, como blindados, mbt, artilharia, etc. A maior prova disso foi o direcionamento do desenvolvimento de armas no ocidente para fazer frente a essa “rolo compressor” blindado russo, como os A-10, Apaches, Abrams e, mais recentemente, Javelin, Himars, etc.
Desde épocas sovieticaa esse foi o “modus operandi” das forças armadas russas, claramente implementado na Ucrânia.
O atual conflito transformou-se numa guerra de atrito, onde reservas que levaram décadas para serem construídas estão sendo paulatinamente destruídas. E a Rússia NUNCA mais restabelecerá suas reservas a tais níveis novamente. Acabou.
Esqueça essa conversa fiada de reposição de material bélico pelos russos. É claro que ele existe, mas não nos níveis propagados pelo Kremlin O Min. Defesa russo parou de divulgar dados industriais, mas a análise de dados correlatos (MO, consumo de energia, insumos, etc) mostra que o aumento real da produção industrial russa (civil e militar) foi de 15 a 20% acima dos níveis pré guerra.
Mas lembre-se: A Rússia é um estado centralizado, corrupto e ineficiente, onde apenas uma parcela disso chegará, de fato à linha de frente.
A Ucrânia está fazendo um enorme favor ao ocidente, e este não vai deixar essa guerra acabar até que a Rússia esteja em frangalhos.

Gustavo
Gustavo
1 ano atrás

Nao vejo benefício para o Brasil em devolver equipamentos militares,pelo contrário helicóptero de ataque vejo mais vantagem fazer desmonta e montar de novo para saber como produz, fazer de base para helicóptero futuro.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
1 ano atrás

Os guaranis não podem mudar muito o jogo, seria tranquilo de vender à Ucrânia.

RDX
RDX
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

Os russos ameaçaram cortar o envio de fertilizantes se o Brasil vendesse os blindados Guarani para a Ucrânia.
A verdade é que o Brasil está na mão dos russos. Eles só não pegam os motores dos Mi-35 ex-FAB se não quiserem.

Henrique
Henrique
Responder para  RDX
1 ano atrás

s russos ameaçaram cortar o envio de fertilizantes se o Brasil vendesse os blindados” e diesel

mais uma brilhante manobra do magnifico governo/Estado que pessoal aqui defende fervorosamente kkk

quando é com eua: SObErAnIa nAcIoNaL AcImA De tUdO

com a russia: p****

ODST
ODST
1 ano atrás

A coisa tá russa para os russos

JHF
JHF
1 ano atrás

Agora vai!

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
1 ano atrás

Que faseeee em “poderosa rússia” kk

Rodrigo LD
Rodrigo LD
1 ano atrás

Sejamos coerentes….não vendeu o Guarani para a Ucrânia, não pode vender os helicópteros para a Rússia. Mas que seria uma ótima chance de nos livrarmos desse ferro velho, com certeza seria! Vão acabar espetados em algumas praças pelo país, como monumentos.

Rodrigo maçolla
Rodrigo maçolla
1 ano atrás

E por falar nisso como estão os nossos Mi-35M, Foram desativados o ano passado certo? lembro até que um foi direto para o Musal…. Se alguem souber que fim deu as outras 11 celulas ? temos ainda estoque de peças e motores sobreçalentes ?

Jose
Jose
Responder para  Rodrigo maçolla
1 ano atrás

O restante está estocado com tudo junto que sobrou. Só não me lembro onde.

Franz A. Neeracher
Responder para  Jose
1 ano atrás

Creio que estão Lagoa Santa/MG.

Franz A. Neeracher
Responder para  Bardini
1 ano atrás

Obrigado!!

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Responder para  Bardini
1 ano atrás

Que horror, achei que ficavam guardados no hangar, estão na ação do tempo. Péssima compra, russos nunca mais.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

Um absurdo isso.
Deveriam doar para o EB.

Jose
Jose
Responder para  Franz A. Neeracher
1 ano atrás

Isso ! O Bardini já postou antes..rs.

Joe Safo
Joe Safo
1 ano atrás

Melhor mandar logo essa “entubada histórica”, de manutenção impossível, para o scrap, aproveitando todo o alumínio em plaquinhas e comendas comemorativas, e acabar logo com essa novela de muito mal gosto!

fjuliano
fjuliano
1 ano atrás

O que se infere desse artigo é que até a ofensiva midiática contra a Rússia tem perdido força. Já quase não soltam aquelas bizarrices medonhas de antes (pás, fantasmas, câncer, falta disso e daquilo e etc etc etc…..), agora vem com “fontes disseram”. Continua sendo patético, mas ainda assim nesse quesito mesmo perdem força. O próprio WSJ tem seguidamente soltado notícias dando claramente a entender o fracasso do governo do boneco e nuvens carregadas pela frente. O the washington post soltou dia 5 de novembro um artigo explicitando até além disso, sem falar na entrevista do the economist com o comandante militar do governo do boneco que, “pasmem”, sofreu um atentado falho contra sua vida pouco depois. Um após o outro esse castelo de cartas começa a cair e a realidade esfria os ânimos da bizarra torcida latino americana pró-OTAN (é de chorar). Recentemente, com mais afinco, o governo do boneco tem focado em bombardear áreas civis no Donbass, mas é claro que isso não é nem citado nessas grandes mídias. De fato a situação, para um bom entendedor, se mostra desesperadora para o boneco de ventríloquo que teve um belo de um não como resposta do governo israelense quando quis aparecer em outra peça de teatro que se iniciava em idos de outubro la em Israel. Tomou um “não apareça aqui” com alguns eufemismos.

GRAXAIN
GRAXAIN
1 ano atrás

é a guerra!

Cansado
Cansado
1 ano atrás

Nunca que o Brasil vai comprar briga com o Tio Sam devolvendo helicópteros para a Rússia.
Os Mi-35 vão ficar onde estão: em algum lugar do Brasil parados, acumulando pó.
A FAB tem muito equipamento, não precisa dessas “porcarias soviéticas” rsrsrsrs

Vitor
Responder para  Cansado
1 ano atrás

Você tem razão vivemos em um país de entreguistas .

francisco
francisco
1 ano atrás

Essa dai é a grande Russia? imaginem em uma guerra direta contra a OTAN.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Se o MD tivesse que fazer negócio teria feito enquanto operacionais, das células de Hind as melhores estão/serão preparados para exposição em museu e o resto provavelmente será/está encostado no PAMA-LS sem cuidado algum…os Ah-2 Sabre é assunto encerrado…deixem o morto descansar

Bernardo
Bernardo
1 ano atrás

Sabe o mais engraçado, a alguns meses atrás nós aqui discutimos a situação do Brasil em não vender os transportes brindados para a Ucrânia ai surgiu um comentário “vende pra Ucrânia sim e também vende pra Rússia aqueles Helicópteros parados que compramos deles. Olha ai ó a profecia se cumprindo rs.

Welington S.
Welington S.
1 ano atrás

FAB vendê-los para os russos? Esquece, não vende, pelo menos, na minha visão, não vende. Só poderia ocorrer se houvesse um acordo Ucrânia – Brasil – Rússia, onde o Brasil, vende aos ucranianos, os blindados guaranis e entra nesse pacote também todos os Leopards que temos ou até mesmo os Guepards, sem os russos ficarem de mimimi e, em seguida, vende todo o armamento russo que temos no Brasil para os russos, sem os ucranianos e OTAN ficarem de mimimi. E aí? Quem aceitaria numa boa?

Naamã dos Santos Silva
Naamã dos Santos Silva
Responder para  Welington S.
1 ano atrás

É uma boa idéia,quando rejeitarem essa proposta podemos dizer que fizemos o que podíamos e ninguem vai nos encher o saco.

Ravengar
Ravengar
1 ano atrás

É só fazer uma troca de AH2 por lotes de ATGM kornet..

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Eu vendia para os dois, Hind para os Russos e Guarani pra Ucrania

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

O Brasil ainda deve ter um resto de munição de 23mm do canhão, alguns foguetes de 80mm e seus pods, fora alguns mísseis ataka, pode ser que a Rússia queira comprar, mas acho que o Brasil não vende, aliás, o que será que a FAB fez com essas armas, provavelmente armazenou em um canto, afinal, o bom mesmo é foguete skyfire de 70mm, míssil ataka pra que? Rsrsrs.

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

Isso está mais para fake news do que verdade em si.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
1 ano atrás

Boa tarde, essa “operação especial” dos russos está saindo muito cara. Que pena; espero que piore.

Mattos
Mattos
1 ano atrás

Se não vender pra Rússia, vai vender para uma certa nação do Oriente Médio?

Junior Souza
Junior Souza
1 ano atrás

Vendam os motores para os Russos e os Guaranis e alguns astros para os ucranianos e desejem boa sorte a todos.Vamos colocar o interesse nacional em primeiro lugar

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Responder para  Junior Souza
1 ano atrás

Vender astros para a Ucrânia daria uma sobrevida de décadas pra Avibras, muitos países iriam comprar na sequência

soldado imperial
soldado imperial
1 ano atrás

A Russia está numa decadência de fazer gosto heim….
Seria a mesma coisa do sujeito ir na favela e levar cerveja e carne e depois na hora de embora querer levar um restinho de carne que sobrou….. que fase….. igual diria Milton Santos.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Pensei que eles também queria chips de geladeira