Polícia Federal deflagra operação para prevenir atos terroristas no país

Operação Trapiche investiga possível recrutamento de brasileiros para o cometimento de atos extremistas

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira (8/11) a Operação Trapiche com o objetivo de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país.

Policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.

Os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terroristas e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Os crimes previstos na Lei de Terrorismo são equiparados a hediondos, considerados inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto, e o cumprimento da pena para esses crimes se dá inicialmente em regime fechado, independentemente de trânsito em julgado da condenação.

Balanço da ação:

  • MG: 7 mandados de busca e apreensão cumpridos
  • DF: 3 mandados de busca e apreensão cumpridos
  • SP: 1 mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão temporária cumpridos

FONTE: Polícia Federal

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

129 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Parabéns á PF. Sou um crítico da tal “Guerra ao Terror” como feita pelos EUA, contudo o risco de atentados terroristas no Brasil, seja por estrangeiros ou mesmo ação doméstica é real, ainda que menor que em outros países. felizmente.

O histórico de atentados terroristas no Brasil é de ação doméstica, seja pela extrema direita ou extrema esquerda. Os dois campos extremistas já executaram e planejaram ataques terroristas no Brasil.

Talvez o mais grave tenha sido o atentato ao Rio Centro e recentemente a bomba no aeroporto de Brasilia.

A PF está de parabéns.
Estou curioso sobre o papel da Abin (ou se mais uma vez comeu bola).

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Lembrando do atentado à AMIA, em Buenos Aires, em 1994, que matou 85 pessoas e foi executado pelo Hezbollah.

E o atentado contra a embaixada de Israel em Buenos Aires, em 1992, que matou 29 pessoas, executado pela Organização da Jihad Islâmica.

Se bobear, atacam por aqui..

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  EduardoSP
1 ano atrás

Olá Edu. De fato, aqueles atentando na Argentina foram terríveis. Fiz uma pesquisa rápida agora há pouco e fiquei surpreso em ler que, apesar das investigações e denúncias, os casos continuam abertos.

Atos terroristas são sempre difíceis de serem compreendidos. Alguns até podem ser contextualizados, mas nunca compreendidos.

Concordo com você na importância da PF ficar atenta. Temo que a Abin esteja complemente desestruturada. Isso seria uma das suas missões.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

O problema é que os responsáveis estão fora da Argentina, faz pouco tempo dois iranianos acusados de participação nos atentados na Argentina foram nomeados ministros no Irã.

JHF
JHF
Responder para  Fabio Araujo
1 ano atrás

Estimado Fabiano, pode colocar um pointer para ter mais informação sobre estas figuras, do que foram acusados na Argentina e qual ministério ocupam atualmente? Estou desenvolvendo análise sobre os casos de extremismo na América Latina antes do 11/09.

Mig25
Mig25
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

O gigante general Heleno desestruturou totalmente a nossa agência de inteligência, ou melhor, a estruturou pra fazer espionagem interna em favor do governo que fazia parte.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Mig25
1 ano atrás

Logo você terá notícias de uma rede de espionagem de uma grande nação contra o Brasil vinda da Abin (Parece que essa nação é a Rússia).

Joao
Joao
Responder para  Mig25
1 ano atrás

Cara…. Q viagem…

RDX
RDX
Responder para  EduardoSP
1 ano atrás

Salvo engano, o promotor dos caso foi assassinado por um agente do Hezbollah e a investigação (dos atos e do assassinato) abafada pelo governo da Cristina kischner.

PACRF
PACRF
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

A ABIN precisa se profissionalizar, se tornar de fato uma agência de Estado, como a ANVISA se tornou, e parar de fazer “arapongagem” para os poderosos de plantão.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  PACRF
1 ano atrás

Você tem razão. É importante que o governo tenha uma agência de inteligência, mas ainda tem gente que acha que o problema é o “inimigo interno”.

LuxEtVeritas
LuxEtVeritas
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

É o Estado que tem que te uma Agência de Inteligência, não o governo.

O Estado Brasileiro.

Agências de Inteligência de governos recebem o nome de ARAPONGAS!

E isso o governo passado sabia fazer muito bem…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  LuxEtVeritas
1 ano atrás

Caro. Vocẽ tem razão. Eu me expressei mal. O Estado precisa de uma agẽncia de inteligência que abasteça o governo com informações para tomada de decisões. Obrigado pela correção.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer

Quem disse q não tem?
A operação foi finalizada pela PF.
Mas sabe-se como começou?
A Aditancia Militar ou o Embaixador, ou alguma PC, ou a própria ABIN, ou a PF ou o Grupo de Operações de Inteligência do EB na região da Tríplice Fronteira, ou…. pode ter dado início.
Nunca se saberá.
Não é e nunca será realmente publicado como ocorre a operação.

Operações muito grandes das FFAA já ocorreram, por inteligência feita fora das forças e vice versa, por exemplo. Infelizmente, não se pode aprofundar.

Fato é que o Brasil, por meio do SNI, tinha um excelente sistema, tanto para o Exterior, quanto internamente, mas, por falta completa de noção de Estado, acabaram com tudo, que tem levado anos pra ser reconstruído.

A Russia, por exemplo, não acabou, com sua KGB,só trocou de nome, e assim outros países da cortina de ferro.

Quanto ao perigo interno, durante os governos de 64 até 85, inúmeras ações ocorreram no Brasil, e foram desmanteladas de forma exemplar. Tanto foi, que é o modelo de Unidade Contra terrorismo utilizada no 1o Mundo. Qual seja, ter agentes de diversas agências reunidos em uma mesma estrutura, executando operações e Inteligência ao mesmo tempo.
Assim, as informações vindas das agências integrantes flui rápido paras os interessados, e ao mesmo tempo, o produzido ali, tem a correta destinação aos interessados de forma oportuna, que é o core da inteligência. Além disso, o que chega ali, pode ser aproveitado também oportunamente pelas equipes.
Essas unidades eram os DOI-CODI, que foram abolidos pelos excessos ocorridos, mas sem se perceber sua utilidade no Estado da Arte de operações contra terrorismo.

Quanto ao “inimigo interno”, terroristas brasileiros, ligados ao Hezbollah, são o que?
Terroristas brasileiros treinados, equipados, e orientados por nações estrangeiras para implantar governos ditatoriais de esquerda no Brasil são o que?

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  LuxEtVeritas
1 ano atrás

Fique em paz, o atual faz o serviço de casa já está consertando a situação e aparelhando o Estado com a sua gente.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  LuxEtVeritas
1 ano atrás

Concordo, desde que haja políticas de Estado, ao invés de política partidária dentro do Palácio.

Nilo
Nilo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

“o governo de Israel divulgou uma nota na qual afirmou que a Mossad, agência de inteligência estrangeira do país, apoiou a ação da PF no Brasil.”
Natural a troca de informações entre agências de inteligência, mas pique o governo de Israel não esperou o término das investigações pra repassar a informações as agências de notícias do mundo, sem que de o tempo necessário para confirmação das informações como se é um ato terrorista de implantação de bomba ou recrutamento ou arrecadação de fundos. Fica publicado agora no mundo como única verdade até aqui da Mossad, ficando a agência de inteligência do Brasil com o ônus perante um mundo convulsionado de fazer suas declarações finais.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Olá Nilo. Vocẽ tem razão… nem preciso comentar onde estava o Embaixador de Israel no Brasil… aliás, Israel continua dificultando a repatriação dos brasileiros que estão em Gaza….

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Brasileiros sequestrados pelo Hamas e que estão em Gaza como prisioneiros.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Diego. O Itamaraty está com toda a missão para repatriação destes 34 brasileiros organizada há semanas, inclusive já contratou o ônibus que levará os brasileiros junto com uma equipe do Itamaraty.

O ônibus deverá seguir até a fronteira com uma bandeira do Brasil fixada ao lado o veículo, identificando que são brasileiros e evitar que o veículo seja atacado seja por quem for.

Um avião esta na Itália, aguardando a autorização para ir até o Egito, para fazer a repatriação.

Só precisa da autorização de Israel.

Edison
Edison
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Será devido a uma “possível” ligação com o Hezbollah? Ou será birra mesmo?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Edison
1 ano atrás

Não sei, O embaixador de Israel declarou hoje que também não sabe porque os brasileiros não foram autorizados a cruzar a fronteira com o Egito.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Israel não dificultou repatriação de ninguém.
Só priorizou quem o ajuda.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
1 ano atrás

Pois é. Os 34 brasileiros foram para o fim da fila.

Claro que as autoridades de israelenses pediram com toda a educação para os brasileiros deixarem os outros passarem na frente. Muito cordiais.

JHF
JHF
Responder para  Nilo
1 ano atrás

A ideia deve ser esa mesma. O maior uso político possível com direito a foto de senadores, deputados, investigados e demais satélites. Tem quem trabalha sério para entregar resultado e proteger o Brasil, tem quem faz escadinha e tenta aparecer. Basta saber uem faz parte de qual grupo.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Informação prontamente negada pelo ministro da Justiça.

Joao
Joao
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

Um Min Justiça que não faz a menor ideia de como funciona a PF.
Não é uma instituição com amarras hierárquicas.
Ele não participa em absolutamente nada do processo decisório de qq investigação. Se o fizer, está interferindo onde não lhe cabe fazer.

Nilo
Nilo
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

“Nenhuma força estrangeira manda na Polícia Federal do Brasil. E nenhum representante de governo estrangeiro pode pretender antecipar resultado de investigação conduzida pela Polícia Federal“”.


Underground
Underground
Responder para  PACRF
1 ano atrás

O Brasil precisa se profissionalizar. A Abin é reflexo do resto. É filho, nora, cunhado em cargo comissionado. Muita reunião, muita discurceira para nada.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Underground
1 ano atrás

O serviço de inteligência das 3 Forças Armadas é infinitamente melhor que a ABIN.

C G
C G
Responder para  PACRF
1 ano atrás

Pra comecar a resolver este problema a Abin deveria ser civil, não da para deixar a inteligência do país sob ameaça da nítida parcialidade das FA!

PACRF
PACRF
Responder para  C G
1 ano atrás

Concordo. No entanto, nos últimos anos os militares se envolveram em temas que não possuem conexão com suas atividades: saúde básica e sistema eletrônico de votação. O tráfico de armas pesadas, que permeia nossas fronteiras ficou esquecido. Pior e ver políticos de plantão defenderem que civis comprem armas para se protegerem, se utilizando do argumento que só bandido tem arma. Pergunto: por que armas, inclusive as pesadas, chegam às mãos dos bandidos?

Joao
Joao
Responder para  PACRF
1 ano atrás

Se envolveram?????
Militar recebe ordem e cumpre.
Não existe a alternativa de dizer não. Simples assim.

Sobre a fronteira, nos últimos anos, foi quando mais realizaram apreensões de drogas, armas e outros. Geometricamente maior.

O que aliás, não é a missão precípua das FFAA.

Armas pesadas chegam nos bandidos, pq os OSP, responsáveis por esta missão, não estão cumprindo bem seu dever.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  C G
1 ano atrás

Mas a Abin já é civil, nunca foi militar, em que mundo você vive ?

C G
C G
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Eu nao sei se vc esta se fazendo de sonso ou realmente nao entendeu o teor do meu comentário!

Joao
Joao
Responder para  C G
1 ano atrás

?????? ABIN militar???? Hahahaaahah

BLACKRIVER
BLACKRIVER
Responder para  PACRF
1 ano atrás

Exatamente isso Mas infelizmente 99.9% da ABIN é composta por concurseiros que não faz ideia de quem foram Richard Sorge, Mata Hari, Dusko Popo, Harold Kim Philby, Markus Johannes Wolf…

Soma-se a isso o fato que todos que prestam um concurso público o fazem pensando na oportunidade de um bom salário e da estabilidade!

Charle
Responder para  PACRF
1 ano atrás

O que engessa a ABIN é, também, o concurso público.

Há tantas pessoas talentosas e inteligentes Brasil afora que poderiam contribuir com essa agência mas que não necessariamente possuem estudos formais.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

O crítico da Guerra ao Terror, que não é crítico de terroristas

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Orivaldo
1 ano atrás

Caro. A Guerra ao Terror conduzida pelos EUA fracassou. Os ataques do Hamas á Israel são apenas o mais recente evento que mostra o fracasso. O terrorismo doméstico e internacional continua forte.

Também é preciso colocar na conta da Guerra ao Terror a catástrofe humanitária no Iraque, o colapso da Líbia, a violência na Síria e no Afeganistão.

Então, claro que sou um crítico da Guerra ao Terror.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Fracassou?
Apresente dados coerentes, por favor.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
1 ano atrás

Se o objetivo da “Guerra ao Terror” era eliminar as ameaças terroristas ao redor do mundo e evitar que ocorram atentados terroristas, então ela fracassou.

João
João
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Não era esse o objetivo, até pq é impossível.

  • O primeiro Obj era eliminar Bin Laden e as lideranças da Al Qaeda, responsáveis pelo ataque aos EUA (missão cumprida).
  • Reduzir o apoio do Talibã à Al Qaeda. (cumprido)
  • Tirar o Talibã do poder e por um governo simpático. (não conseguiu)
  • Tirar Sadam do poder no Iraque (cumprido)
  • Por governo mais maleável para com o ocidente. (cumprido)
  • Acabar com o apoio estatal do Iraque ao terrorismo transnacional fundamentalista islâmico (cumprido)
  • Diminuir a capacidade dos grupos fundamentalistas islâmicos de realizar ações nos EUS e aliados (cumprido)
  • evitar ataques terroristas nos EUA e aliados (nunca se saberá quantos foram evitados, mas sabe-se que há muitos)
Nilo
Nilo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

“Hoje mesmo a Polícia Federal está realizando uma investigação em torno da hipótese de uma rede terrorista buscando se instalar no Brasil. A Polícia Federal está investigando e mostrando que, neste caso, nós só temos um lado: é o lado da lei, dos compromissos internacionais que o Brasil assumiu”, declarou o ministro

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Não sei se ele acredita muito no que fala.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Fico mais confortável em saber que não tem poderes mediúnicos para saber o que eu penso ou acredito. Eu ficaria preocupado com a sua sanidade mental caso você acreditasse nisso. Riso.

Talvez seja mais simples perguntar para mim sobre o que acredito do que se torturar com uma dúvida.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Única agência de inteligência cujos agentes são recrutados por concurso público e os respectivos nomes e qualificação são estampados no Diário Oficial.
É inimaginável, no Brasil, uma agência trabalhando com coleta de informação em fonte não aberta, ou clandestina, que caso seja flagrada, não seja processada por uma série de “crimes” e terá que expor em detalhes pontos sensíveis em uma audiência judicial…
Enfim, uma agência de inteligência que não pode produzir informação, vide o caso Satiagraha do delegado Protógenes.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

Caro. A lei estabelece que o ingresso no serviço público é feito por concurso. exceto nos casos de cargos de confiança, que são de livre nomeação.

Existem servidores na Abin cuja função é de carreira. Administrativos, secretários, analistas, técnicos… nenhum problema que estes servidores ingressem por concurso.

Outros servidores que ingressaram em outros ministérios (por concurso) também podem ser levados para trabalhar na Abin. Isso acontece em vários órgãos públicos.

Agentes de campo é outro problema. Assim como complicado que estes agentes sejam expostos, também é complicado criar uma rede ilegal de agentes, pagos por meio de contas secretas e eventualmente recursos ilegais, como aconteceu no passado.

É um problema ainda sem solução.

De qualquer modo, a Abin demanda um órgão de controle externo para evitar se tornar uma agência de arapongas. Isso já aconteceu no passado e acontece em outros países.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 ano atrás

Parabéns para a PF pela prisão desse pessoal ligado ao Hezbollah, mas tem que ir bem fundo nessa história para ver se não tem outras células terroristas!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio Araujo
1 ano atrás

Olá Fábio. Torcer para que fosse só isso.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Caro. O artigo 2 da Lei 13.260 define o que é crime de terrorismo: “O terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.”

Os atos de 8 de janeiro tinham o objetivo desencadear uma onda de caos no país, que levasse a uma intervenção militar. Se isso faz sentido, se isso ia dar certo ou fracassar, se eram vândalos imbecis, tanto faz.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
1 ano atrás

Ja q esse fórum não é da grande mídia, publiquem uma matéria falando da Amazônia pegando fogo, da qualidade do ar em Manaus. E do pq nao ter artistas estrangeiros e nem nacionais falando sobre, igual tivemos ano passado. É triste mas a imprensa tem um viés, o $$

santiago
santiago
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

uai, mas todo site de mídia publicou isso nessa semana. todos os jornais de canal aberto estão comentando. O fato é que há um problema climático agravando isso e o próprio governo admitiu em matérias que não tem meios suficientes na região norte (eu diria em todo país) para combater incêndios florestais.
O que não há no momento é um governante apoiando que aproveitem o tempo seco para atear fogo e fazer pasto. Essa eu ainda não vi.

LCC
LCC
Responder para  santiago
1 ano atrás

Opa!
Dessa vez é problema climático?
Pensei que a culpa fosse do Bonoro.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

sergio 02
sergio 02
Responder para  santiago
1 ano atrás

Mias o governo anterior quando comentado sobre o assunto, sempre falou que havia seca na região, que a maior parte os incêndios era provocado pelas próprias pessoas, para criar pastagem, que o governo não tinha meios para combater os incêndios, o problema me que a mídia por ser contra o governo, não repercutia essas informações, (a prova disso e o seu total desconhecimento sobre esses fatos relatados pelo governo anterior) e sempre colocava a culpa no Bozo,

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

publiquem uma matéria falando da Amazônia pegando fogo”

Você está falando do problema da estiagem na Região Norte? Que tal procurar melhor?

https://www.aereo.jor.br/2023/10/26/fab-transporta-710-cestas-basicas-para-municipios-afetados-pela-seca-no-amazonas/

Vocês podem continuar essa discussão sobre estiagem e incêndios no Amazonas na matéria do link, e deixar esta para o assunto original, que é a operação da PF contra atos terroristas.

Realista
Realista
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

É triste mas a imprensa tem um viés, o $$ ”

Exatamente tanto que ano passado descobriram que vários apresentadores recebiam dinheiro pra defender o governo.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Realista
1 ano atrás

Outros tantos apresentadores, consórcios de impresa e redes de comunicação para atacar…

PACRF
PACRF
1 ano atrás

_______
_______

Todo ato terrorista tem um ou mais mentores, e os idiotas que o executam, como aqueles pilotos dispostos a perder a própria vida colidindo aviões comerciais contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Por de trás deles havia um sujeito, que além de bem preparado intelectualmente, possuía liderança e carisma, chamado Osama bin Laden.

EDITADO. O COMENTÁRIO AO QUAL VOCÊ RESPONDEU FOI APAGADO POR USAR O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO, E O TRECHO QUE VOCÊ RESPONDEU FOI EDITADO POR NÃO FAZER MAIS SENTIDO APÓS O ANTERIOR SER APAGADO.

SIGAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

Parabéns à PF. Tem que caçar e prender terroristas.

Aqueles que “patriotas” presos planejando explodir caminhões tanque em Brasília, tentaram fugir mas foram pegos.

Tem que ficar atento com esses lunáticos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Olá Nuno. O terrorismo doméstico é tão perigoso quando o terrorismo internacional. Por exemplo, o atendado em Oklhoma executado por Timothy McVeigh resultou em 86 mortes, inclusive de crianças.
Eu ainda me assusto quando penso no atentado ao caminhão tanque no aeroporto de Brasilia. Assisti ao depoimento do terrorista na CPMI. Um ser desprezível e ignorante.

Nativo
Nativo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Enquanto você se assusta aqui mesmo tem defensor desse lixo de gente.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

O Hamas para vc é terrorista ?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

São fanáticos. Doentes. Isso não é só privilégio dos defensores do micto. .mas que os “patriotas” se tornaram uma facção perigosa, extremamente doutrinados, e capazes de atos terríveis.

Espero que a PF continue o trabalho, pegando os potenciais terroristas, domésticos, verdes e vermelhos, pois se resolve e no diálogo. Se for desandar pra violência, que a PF mande pro xadrez

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Para você o Hamas é terrorista ?

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Continue achando que patriotismo é algo que deve ser extirpado da sociedade, é isso o que a internacional comunista quer e esse é o mote deles, que aliás Lula canta bem alto.

Jagder#44
Jagder#44
1 ano atrás

Só falta algumas figuras expressarem, aqui, que não há conexão entre as pessoas presas hoje e os movimentos terroristas muçulmanos.
Vamos ver se o STF julgará tão rápido estes casos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jagder#44
1 ano atrás

Olá. Creio que este processo será julgado por um tribunal regional, provavelmente o de SP ou de Brasília. Não há inquérito no STF sobre atos terroristas do Hezbollah para ser julgado lá. Se eu encontrar algo, vou comentar aqui.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Sim… Esse é caso da justiça comum, em 1ª instância… Não é caso de competência originária do STF.
Apesar que a questão da competência não tem encontrado previsibilidade no CPP.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Comte. Nogueira
1 ano atrás

Pois é. Ainda que as prisões tenham sido feitas em São Paulo, o inquérito está sendo conduzido pelo TRF de Belo Horizonte. As buscas e apreensões também ocorreram em MG, provavelmente onde é o local de residência dos brasileiros presos.

Está difícil encontrar informação sobre o processo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jagder#44
1 ano atrás

Pelo que entendi até agora, os mandados de prisão foram emitidos pelo TRF6, de MG, em Belo Horizonte. Provavelmente, o processo vai ser julgado lá. Eu ainda não sei onde as duas pessoas ficarão presas.

Jagderband#44
Jagderband#44
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

E vão subir para o STF no fim das contas.

Mig25
Mig25
Responder para  Jagderband#44
1 ano atrás

Não se preocupe, o STF se tornou especialista em julgar terroristas…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jagderband#44
1 ano atrás

Não sei. Só se uma das partes recorrer ao STJ e depois recorrer ao STF. Então, eu não sei.

rodes
rodes
1 ano atrás

O Irã deu o aval. O mesmo Irã que o governo federal deu aval para entrar no BRICS.

Ah sim, o MOSSAD foi quem avisou o brasa. Que faseeeeeeeee

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  rodes
1 ano atrás

Olá Rodes. Estava assistindo agora há pouco a GNews quando saiu a nota do Mossad. Israel acusa o Irã. A PF brasileira não divulgou isso.

Considerando o cenário complicado, principalmente em relação ás relações Brasil-Israel em torno do repatriamento dos brasileiros em Gaza, neste momento parece adequado acompanhar as noticias da PF.

Eu sempre faço a conta “a quem beneficia”. Quem seria beneficiado por um ataque terrorista do Hezbollah no Brasil com apoio do Irã?

Um sonho de valsa para quem acertar.

rodes
rodes
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

O He.zbola.h só age com aval do Irã.

Continue aí, delirando que EUA e ISR estão por trás disso sim. Vai dar certa sua desconfiança. Mundo delirante de vocês vermelhos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  rodes
1 ano atrás

Caro. Riso, Eu só ofereci um sonho-de-valsa para quem acertar a pergunta. Se eu soubesse a resposta, já tinha comido o bombom. riso

Realista
Realista
Responder para  rodes
1 ano atrás

Não só o Brasil deu aval como todos os outros sua comparação não faz o menor sentido.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá Colegas. O Min. da Justiça deu uma declaração há pouco, publicada na Agência Brasil: “Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a operação da PF é uma ação preventiva, deflagrada a partir de uma “hipótese”. “Temos um compromisso claro, liderado pelo presidente [da República, Luiz Inácio Lula da Silva] de combate ao terrorismo. Isso se dá também na esfera criminal. Hoje mesmo, a PF está realizando uma investigação em torno da hipótese de uma rede terrorista buscar se instalar no Brasil. Vejam, é uma hipótese que a PF está investigando.”

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/policiais-federais-prendem-dois-suspeitos-de-planejar-atos-terroristas

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Nem citou o nome do Hezbollah? A PF divulgou o nome do Hezbollah por não ter dúvida!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Fabio Araujo
1 ano atrás

A Nota da PF não menciona o Hezbollath. Informa que duas pessoas foram presas e mandados de busca foram emitidos

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/11/policia-federal-deflagra-operacao-para-prevenir-atos-terroristas-no-pais

deadeye
deadeye
1 ano atrás

No país que tem uma população que descende do Oriente Médio, inclusive com mais Libaneses no Brasil ou seus descendentes do que no Líbano, bem como uma das maiores comunidades judaicas do mundo – especialmente de Serfadistas e Askhrnazis, deveriam ter se preocupado com isso desde sempre.

No entanto, parabéns a PF.

Nilo
Nilo
Responder para  deadeye
1 ano atrás

“Libaneses no Brasil ou seus descendentes do que no Líbano, bem como uma das maiores comunidades judaicas do mundo – especialmente de Serfadistas e Askhrnazis, deveriam ter se preocupado com isso desde sempre.”
Sempre estiveram preocupados as comunidades sempre em vários momentos a público demonstrar que a convivência no Brasil se pauta pelo respeito.

Kommander
Kommander
1 ano atrás

Parabéns a PF, é pra isso que eu pago meus impostos! Quanto a ABIN, só temos o que lamentar e sentir vergonha, uma agência de inteligência que que contrata agentes através de concurso público, é uma baita de uma piada, só funciona e existe no papel, porque na prática quem atua com inteligência interna e externa é a Polícia Federal.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

Terrorismo é um dos poucos crimes, junto aos outros crimes contra o Estado, para os quais defendo a pena de morte. Quem está disposto a fazer um atentado é perigoso demais para permanecer caminhando nesta terra.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Caro. Podemos considerar que a pena por um crime tem dois objetivos. 1 desestimular a pessoa a cometer o crime em função do rigor da pena. 2. punir o criminoso e eventualmente reintegra-lo á sociedade.

Considerando os países que aplicam a pena capital para crimes de homicídio, por exemplo, a pena não atinge nenhum dos objetivos.

KKce
KKce
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Considerando os países que aplicam a pena capital para crimes de homicídio, por exemplo, a pena não atinge nenhum dos objetivos.”

Bom, os condenados nunca mais cometeram homicídio…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  KKce
1 ano atrás

Qual a taxa de reincidência de homicidas? Quais são os casos de uma pessoa que cumpriu pena de prisão por homicídio reincidir neste crime após cumprido a pena?

KKce
KKce
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Não sei e nem me preocupo com isso. Ressocialização é coisa pra ladrão de galinha e outro crimes menores. Homicida pra mim tem que ser afastado da sociedade pro resto da vida, se é prisão perpétua ou pena capital tanto faz.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  KKce
1 ano atrás

Então.. se a reincidência de pessoas condenadas por homicídios não o preocupa, então a aplicação da pena capital para homicídios por esta razão perde o sentido.

Não faz sentido defender a pena de morte argumentando que isso evita a reincidência se você não se importa com este dado.

KKce
KKce
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Não me importo porque pra mim esse crime em questão sequer merece essa chance de ressocialização. Tirou a vida de alguém não merece voltar a conviver em sociedade.

Mas respeito sua opinião e vida que segue.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  KKce
1 ano atrás

Caro. Não é opinião. É lógica aristotélica.

Gustavo
Gustavo
Responder para  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Concordo com você, terrorismo e crime contra o estado deve ser punido com severamente, por isso acho que a constituição nos deixa beira do colapso social,não nos garante segurança as instituições estão falhando, abin que um órgão vital e amostra dessa falha constituição.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 ano atrás

Tacar fogo em ônibus, coisa relativamente comum por essas bandas, também é ato terrorista. Infelizmente tal ato desprezível não recebe a alcunha de terrorismo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Clésio Luiz
1 ano atrás

Caro. Depende. A lei anti-terrorismo define o crime em função da sua motivação. Se um criminoso colocar fogo em um ônibus para causar caos em uma cidade e com isso facilitar a sua fuga ou facilitar que ele cometa um assalto, por exemplo, é crime de dano ao patrimônio mas não terrorismo.

Se uma facção incendiar um ônibus em uma avenida para criar um caos porque o seu líder foi preso ou morto em um confronto com a polícia, também não é terrorismo.

Vale a pena ler o texto da lei

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13260.htm

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Pois é…. não é terrorismo….. depois não se entende como a criminalidade no Brasil é desse nível….

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
1 ano atrás

Caro. Você está misturando a coisas, talvez inadvertidamente. Os elevados índices de criminalidade no Brasil nada tem a ver com terrorismo. Aliás, felizmente, as movimentações terroristas no Brasil são bem restritas, sendo que todas elas foram de caráter doméstico.

Já a criminalidade, inclusive as elevadas taxas de homicídios, tem outra origem.

Jagder#44
Jagder#44
1 ano atrás

Ué!!! O Mossad não é de Israel, que por sua vez é malvado? Alinhado aos atlanticistas?
Será que vai rolar um agradecimento por parte do Dino?

Será que o nosso governo vai reconhecer o Hezbollah como organização terrorista? Ou vai esperar uma van com 500 kg de explosivos detonar em alguma hebraica brasileira?
Capaz de, se isso acontecer, nem assim nosso governo reconhecer como organização terrorista.
Lamentável.

naval762
naval762
1 ano atrás

Finalmente acordaram, mas, como sempre, essa ação não chega nem a arranhar o problema, pois afinal, esses terroristas e wannabes tem uma certa ligação com determinados grupos políticos tupiniquins.

Jose
Jose
1 ano atrás

Acho que é mentira, pois muitos aqui afirmam que no Brasil não existe, nunca existiu e nunca existirá terroristas do hezbollah, do hamas, do estado islâmico ou outro grupo terrorista, SQN, o engraçado é que quando falei que esses terroristas já atuam nos presídios muitos aqui “deram a luz”, mas vamos aguardar mais um pouco pode ter sido só um equívoco da PF, assim como deve ter sido equívoco as notícias que terroristas estavam tentando se infiltrar entre brasileiros para saírem de Gaza e virem para o Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jose
1 ano atrás

Os presídios são controlados pelo PCC e pelo CV, dependendo do Estado. Acho improvável que uma organização terrorista estrangeira consiga espaço para atuar nos presídios. Nem os carcereiros podem fazer qualquer coisa dentro das prisões sem autorização das facções.

Jose
Jose
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Vou dar a mesma resposta que dei no comentário onde muitos aqui quase deram a luz, e com quem você acha que os terroristas fazem negócio aqui no Brasil?

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre Camargoer, o caso da infiltracao ja eh corrente e de materia de investigacao da PF desde 2008. Estas celulas sao de financiaento…e o financiamento nao eh pelo comercio de tomate ou couve….eh pelo metodo mais tradicional do mundo e submundo sem necessidade criativa….o t r a f i c o de d r o g a s ….todo mundo sabe….aqui, no afeganistao….na colombia….etc…

binomio trafico de drogas e trafico de armas….

USS Independece
USS Independece
1 ano atrás

Vou guardar a minha bandeira e minha Bíblia, a PF do PT está com sangue nos olhos e os “terríveis” terroristas conservadores irão tremer.
Agora os outros Terroristas, tipo os que estão se infiltrando entre as famílias brasileiras em Gaza, esses sim não tem o que temer contra a Gestapo Tupiniquim.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  USS Independece
1 ano atrás

Durante o regime militar, as forças de segurança invadiram a casa de um militante de esquerda. Enquanto vasculhavam as coisas, começaram a recolher a sua biblioteca como “prova de crimes contra a segurança nacional”.

O esquerdista tinha uma coleção de enciclopédias Barsa, encadernadas com capa vermelha (o pessoa mais velho deve lembrar disso. A enclopádia Conhecer da Abril também tinha encadernação vermelha).

O esquerdista perguntou a razão de estarem apreendendo a enciclopédia. A resposta foi simples “Temos ordem de recolher todo livro vermelho”.

USS Independece
USS Independece
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Parece que cada Governo persegue seus “terroristas” pela cor da capa do livro ou pela religião que ele professe.

Orivaldo
Orivaldo
1 ano atrás

Se a PF investigar por aqui, vai acabar na casa de alguns

Carlos I
Carlos I
1 ano atrás

Não esperava esse tipo de ação vindo antes do atentado acontecer com este governo atual.

Considerando o histórico com o terrorista Cesare Battisti que após condenação com o devido processo legal e em uma democracia ganhou refúgio político por aqui…

Observem também que a esquerda ainda nega a ligação do PCC com o Hezbollah, ligação já histórica detectada pela PF em 2008 e o primeiro contato teria ocorrido em 2006 segundo matéria do Globo.

Em matéria de 12/11/2014 a radio camara trata novamente de relatórios da PF que identificaram essa ligação que continua a ser negada sistematicamente inclusive por aqui.

Joao
Joao
Responder para  Carlos I
1 ano atrás

O Gov nega que as FARC são terroristas e sempre mantiveram bom relacionamento com eles…
Mesmo a PF tendo apreendido armamento e guerrilheiros das FARC em acampamentos do MST em MG na década de 90, treinado-os, também não se considera MST terrorista…

terrorista no Brasil. tem que ter um viés político específico. Só assim é terrorista

Matheus
Matheus
1 ano atrás

Interessante, o Irã planejar um ataque terrorista no maior país critico de Israel.

Faz pensar…

ODST
ODST
1 ano atrás

Cadê a esquerda para comentar sobre isso? Até outro dia o despresidente do país estava lá passando pano pro Hamas e criando terreno fértil para a ação desses loucos por aqui. Será que agora deu pra entender a diferença entre terroristas reais e os vândalos do 8 de janeiro?

Carvalho2008
Carvalho2008
1 ano atrás

parabens a PF, que o terrorismo fique bem longe daqui!!

rodrigo maçolla
rodrigo maçolla
1 ano atrás

Parabéns a PF por essa ação, É bem provavel que estas pessoas presas estavam lá na Paulista fazendo manifestaçao a favor da palestina… e afirmando que o Hammas é um partido politico, são as mesmas pessoas que falam que o MST é um movimento social… Abram os olhos, parem de passar pano para terrositas e cultivar problemas que até então não temos no Brasil.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Excelente trabalho da PF, entretanto é necessário um ampla operação, principalmente porque já ouve relatos de que militantes do hezbollah e hamas tem ligação com o PCC. Sem contar aquele treinamento de traficantes nas favelas cariocas em técnicas de guerrilha, pode ser que estejam recebendo ajuda e treinamento destes grupos, ainda não sei o porquê, desses traficantes não serem igualados a terroristas e serem tratados como tal, já que seu perfil de atuação são muito parecidos.

Joao
Joao
Responder para  Heinz
1 ano atrás

O terrorismo transnacional sempre está ligado ao tráfico internacional de drogas, armas e pessoas. Sempre, simples assim.
Pois utilizam os mesmos “caminhos”, fazem troca e comércio entre si, e treinam uns aos outros.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
1 ano atrás

O tráfico internacional de drogas busca ganhos financeiros. Eventualmente, executam ataques contra autoridades, como assassinatos de políticos, de juízes e outras atrocidades. São ataques que buscam sustentar a sua supremacia criminosas.

Ainda que parecidos e com consequências horríveis, ainda que mereçam ser condenados, são ataques criminosos. Não é possível considera-los ataques políticos ou terroristas.

O terrorismo internacional é horroroso e deve ser condenado. Tem objetivos difusos mas, obviamente, não buscam ganhos financeiros como o tráfico de drogas.

Manter um grupo terrorista é caro e o financiamento é complexo. Isso passas por redes de lavagem de dinheiro. Seu financiamento pode vir de grupos ideológicos formados por pessoas ricas que acreditam nas ideias dos terroristas, pode vir de governos estrangeiros que têm interesses geopolíticos, pode vir de crimes como assaltos á bancos ou outros tipos de fraudes, do tráfico de armas ou até da associação com o tráfico de drogas.

O mais conhecido vínculo entre grupos terroristas com o tráfico de drogas foi a conexão “Irã-contras”, organizado pela CIA para financiar as operações de guerrilheiros na Nicarágua por meio do contrabando de cocaína para dentro dos EUA. O papel do Col Oliver Noth, que envolveu inclusive o contrabando de armas para o governo do Irã na década de 80.

Contudo, é um equívoco acreditar que todo grupo terrorista está envolvido com o tráfico de drogas. Ainda que possam existir algumas conexões são redes separadas.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

É uma opinião completamente divergente de tudo q se sabe hj sobre o terrorismo transnacional.
Simplificando, o tráfico de drogas, armas e pessoas é o q mais financia o terrorismo no mundo.

Marcelo Danton
Marcelo Danton
1 ano atrás

Fico a imaginar esses macaquitos apoiando assassinos de bebes e covardes…quando por uma eventualidade de um atentado desses numa organização Judaica no Higienópolis, 25 março, Av Paulista, Pinheiros, Bom retiro etc, etc..a mamãe, a irmã, os amigos forem vitimas de bombas e tiros que o conflito acarreta numa região toda.
Gente ?!! será gente mesmo?? que apoiam esses verdadeiros genocidas, são nazistas de papai e mamãe à gerações..mas envergonhados e covardes.
Até quando teremos esse tipo de gente no Brasil?!

RDX
RDX
1 ano atrás

Na minha opinião, o governo FHC cometeu um grande erro durante a criação da ABIN.
E tal erro foi proposital. A elite patrimonialista brasileira (essencialmente políticos e empresários corruptos) não quer ser bisbilhotada. O resultado da influência do bando lesa-pátria da época foi a criação de um órgão de Inteligência de Estado cheio de restrições e sem amparo legal para realizar ações básicas de Inteligência. A incapacidade de fazer Interceptação telefônica é uma delas. Ora, se a intenção era evitar o surgimento de um novo SNI por que não criar 2 agências de Inteligência de Estado nos moldes clássicos: externa e interna. Este é o modelo dos EUA (CIA e FBI) e de Israel (Mossad e Shin Bet). Nesse sentido, o ideal é deixar a ABIN com o campo externo e a PF com o campo interno e capaz de empregar recursos de investigação, com a devida autorização judicial, para neutralizar agentes estrangeiros e terroristas atuando em território nacional. A verdade é que enquanto não mudar a configuração da nossa atividade de Inteligência, a sociedade continuará vulnerável a atos terroristas e observando a expansão impune do crime organizado em território nacional.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RDX
1 ano atrás

Caro. O equivalente brasileiro ao FBI é a PF. Interceptações telefônicas no Brasil demandam autorização judicial. Inteligência inclui terrorismo, mudança climática, safras no Brasil e no mundo… etc. A maioria das informaçoes de inteligência são obtidas de fontes abertas ou de informes enviados pela embaixadas.

RDX
RDX
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Sim, mas a PF, ao contrário do FBI, não é responsável pela Inteligência de Estado no campo interno. Portanto, a PF não tem competência para monitorar qualquer tipo de ameaça contra o Brasil. O papel da PF no combate ao terrorismo, por exemplo, se resume a investigar os responsáveis pelo cometimento de atos terroristas em território nacional…e não monitorar supostos membros de organizações terroristas vivendo no país (papel da Inteligência). Apenas um órgão de Inteligência incompetente ou com restrições legais depende das fontes abertas. Em qualquer país sério do mundo as embaixadas e consulados são bases da inteligência externa. Quem envia “informes” do exterior são os agentes de inteligência e não os funcionários da representação diplomática. Curiosamente, Espionagem é um termo usado para classificar as operações de Inteligência no exterior. Doutrinariamente, não existe espionagem em território nacional.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RDX
1 ano atrás

Olá. Foi o que eu escrevi em outro comentário. O Estado Brasileiro precisa de uma agência de inteligência para abastecer o governo de informações para tomadas de decisões importantes, entre elas mas não exclusivamente, ameaças de terrorismo. No caso brasileiro, isso é responsabilidade da Abin.

O papel da PF é de policia. Suas ações são acompanhadas pelo MP.

João
João
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Na verdade, não é bem assim.
A ABIN é parte do Sistema Nacional de Inteligência.
Neste sistema estão integrados todos os órgãos nacionais onde se produz conhecimento de inteligência, inclusive MAPA, Pesca, etc.
O que a PF, PRF, Administração Penitenciária Federal, FFAA, PM e PC, tudo tem de estar integrado.
Isso não exclui o MP e Just acompanharem o que a PF faz, mas a omissão de dados importantes pro Sistema pode ser fatal.

Nos EUA, é igual, FBI, CIA, NSA, NRO, ATF, DEA, TSA, FFAA, DoD etc, todos “ligados” pelo Homeland Security compõe o Sistema de Inteligência americano.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João
1 ano atrás

Caro. O objetivo do Sisbin é coordenar as ações de inteligência para subsidiar o governo em assuntos de interesse nacional. È um guarda-chuva coordenado pela Abin como órgão central. Quem integra o Sisbin são as diretorias de inteligência da PF, da PRF, os centros de inteligência militares e outros órgãos, inclusive a secretaria de relações exteriores do Itamaraty.

Outro órgãos podem ser chamados para compor com o Sisbin.

A Abin é o principal órgão do Sisbin e apenas o órgãos de inteligência fazem parte do Sisbin. Não faria sentido a PF estar subordinada à Abin nem a Abin estar acima dos ministérios.

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Não há subordinação. Já cooperação.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

E por fim Flávio Dino quer romper relações com Israel porque aquele país emitiu uma nota dizendo que irá proteger seus cidadãos a qualquer preço, mas não fala nada das fotos de Eduardo Suplicy vendendo botons do Hamas em São Paulo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Olá Diego. Qualquer pessoa pode vender bottons de quase qualquer coisa. Bottons com suástica seriam proibidos, mas bottons com a bandeira de Israel, da Palestina, do Haman, do Palmeiras, do BocaJr, com a bandeira do Brasil, com o símbolo de Varginha, símbolo do PL, dos tucanos, do Greenpeace, anarquista, paz-e-amor, foice-e-martelo, cifrão, até com o símbolo do Havan…

Agora, se um político estiver vendendo bottons com a suástica, isso é crime, como escrito no Art.20 da Lei 7.716.

Desconheço lei que proíba vender bottons do Hamas.

Rafa
Rafa
1 ano atrás

Quando se classifica qualquer coisa como terrorismo – digo quebra-quebra em Brasília – fica complicado de levar a sério qualquer debate sobre o tema no Brasil. Um idoso com a bandeira do Brasil é tão terrorista quanto um soldado com explosivos a serviço do Hamas.

A mídia e a suprema corte brasileiras são podres. Interpretam a bel prazer o que querem.