Escola de Sargentos da Armas inicia Operação Gavião Carcará
Três Corações (MG) – Neste dia 5 de novembro, cerca de 1.500 militares ocuparam o Campo de Polo da Escola de Sargentos das Armas (ESA) para o Apronto Operacional da Manobra Escolar 2023, coordenada pela Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil).
O Apronto Operacional é a condição de preparo em que uma organização militar terrestre está pronta para ser empregada em missão de combate, com todo o seu equipamento, armamento, viaturas, munição, suprimentos e demais fardos de material. O aprestamento dos militares verifica um conjunto de medidas relativas à instrução, com uso de simulação, entrevista com imprensa internacional, briefings e emissão de ordem às frações, bem como a logística de apoio ao combate.
Durante a Operação Gavião Carcará, em um contexto fictício, a 55ª Brigada de Infantaria Mecanizada (55ª Bda Inf Mec), Brigada Max Wolf, tem a missão de, por meio de Problemas Militares Simulados (PMS), realizar a marcha para o combate para estabelecer contato com o inimigo, atacar para conquistar e manter a região de altura de repetidoras, auxiliando a 15ª Divisão de Exército, Divisão Carcará, na retomada do Pontal do CIGMAL.
Para se ter uma ideia do exercício, participam da Manobra Escolar 902 militares da ESA (sendo 507 alunos); 460 militares (sendo 333 alunos) da Escola de Sargentos de Logística; 70 militares (sendo 30 alunos) do Centro de Instrução de Aviação do Exército; três capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; 46 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras; e 21 tenentes-alunos Médicos da Escola de Formação Complementar do Exército.
Há, ainda, o emprego de 120 viaturas, 14 blindados e 3 aeronaves de asas rotativas; e o apoio de pessoal e material de 17 organizações militares do Exército Brasileiro.
Em suas palavras à tropa, o Comandante da ESA, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, destacou que “a Manobra Escolar é uma oportunidade ímpar de as Escolas de Formação do Exército operarem de maneira integrada, com todas as funções de combate, em uma operação que vai ao encontro de nossa principal missão constitucional, que é a de nos prepararmos para a defesa da Pátria”.
A Manobra Escolar é o maior exercício integrador da Diretoria de Educação Técnica Militar e marca a conclusão da formação dos futuros Sargentos do Exército Brasileiro.
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
E esses capacetes brilhado ao sol, pro inimigo ver de bem longe, como fica?
Uma cobertura camuflada iria bem, não iria não?
em caso de combate você pode adaptar acessórios ao equipamento….lembro de instruções com capacetes com algumas “redinhas” que podiam colocar vegetação, alguns casos foi ensinado a colocar pedaços de trapos camuflados (farda velhas) para dissimular o armamento, o barro vira camuflagem de rosto pescoço e mãos…o combate na realidade não é algo bonitinho quanto o airsoft que muitos pensam que é, precisa sempre treinar as piores situações…Abraço
A pior situação é não ter a mínima capacidade de sobrevivência diante de uma realidade a qual não se pode dar uma resposta eficaz! E estamos longe de estarmos!
Faz o curso de selva! acho que vc não dura 1m no curso, isso se conseguir se inscrever!!!
1 m = 1 metro.
1 min = 1 minuto
Vai procurar uma nota de 10 reais, aí sim, se você achar pague um café pra quem te dê ouvido ao que você acha. Até lá , tente refletir sobre o quanto nossas forças armadas estão longe de estarem preparadas para suas atribuições!
Já ouviu falar em adaptação. Ou vc acha que em um conflito eles vão estar assim
Que imagens bacana
Realmente bacanas estas imagens em ângulo mostrando as máquinas e a tropa. Tbm curto !
Nem um único drone? Nem um único vant?
Após uma acurada análise das fotos, concluí que pelo menos um drone estava presente.
Nem que seja o que tirou as fotos… heheh
Caro Nunão, acredito que a doutrina de uso de sarp ainda está parada na AVEX, tem alguma informação sobre isso?
Não sei se está parada.
Por exemplo, sei que no ano passado o EB informou a aquisição de 34 SARP de pequeno porte (Mavic 2 e Matrice 300).
Chama a atenção como o Guarani é maior que o Cascavel!
Olá D. Creio que o Guarani é do porte do Urutu. O Guarani pesa 14 ton e tem 6,9 m de comprimento. O Urutu pesa 13 ton e mede 6,1 m de comprimento. O Cascavel pesa 12 ton e 6,2 m de comprimento.
Não vi nas Fotos deste e nem nas de outros exercícios das escolas do EB neste final de ano o Caminhão Viatura blindada de socorro MaxxPro Recovery Vehicle , pensava que já estavam treinando com este equipamento.
Bons sargentos, a base de qualquer bom exército!