ATACMS - 2

Arma de longo alcance ‘executada com muita precisão’ em ataque a duas bases aéreas em território controlado pela Rússia

Os militares da Ucrânia utilizaram pela primeira vez mísseis ATACMS de longo alcance fornecidos pelos EUA, segundo o presidente Volodymyr Zelensky, que disse que foram desdobrados no campo de batalha contra a Rússia e “executados com muita precisão”.

“Hoje, um agradecimento especial aos Estados Unidos. Os nossos acordos com o presidente Biden estão sendo implementados”, disse Zelensky, acrescentando que os mísseis “deram provas da sua eficácia”.

A Casa Branca também confirmou a entrega dos mísseis. “Acreditamos que estes ATACMS proporcionarão um impulso significativo às capacidades de campo de batalha da Ucrânia sem arriscar a nossa prontidão militar [dos EUA]”, disse uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson.

Vários meios de comunicação dos EUA relataram que a Ucrânia usou mísseis ATACMS em um ataque noturno na terça-feira a duas bases aéreas em território controlado pela Rússia.

Sem mencionar os mísseis dos EUA, as forças especiais ucranianas afirmaram ter realizado uma operação noturna denominada “Libélula”, atingindo um campo de aviação militar em Berdiansk e outro na região de Luhansk, resultando em “perdas significativas” do lado russo.

No comunicado, a Ucrânia disse ter destruído com sucesso nove helicópteros militares russos, um sistema de mísseis antiaéreos e um armazém de munições.

O Washington Post informou que a versão ATACMS usada pela Ucrânia para atingir os alvos estava armada com bombas de fragmentação, em vez de uma única ogiva.

“O ATACMS já está conosco”, tuitou um funcionário ucraniano, Oleksiy Goncharenko, na terça-feira, postando uma foto que supostamente mostrava destroços do ATACMS em Berdiansk.

“Obrigado aos nossos parceiros!” ele escreveu.

A Ucrânia tem vindo a pressionar há meses os EUA para o ATACMS, que pode atingir alvos a 160 quilômetros ou mais de distância. Mas Washington mostrou-se inicialmente relutante em fornecer os mísseis, uma vez que o arsenal do país é limitado e devido ao receio de que a Rússia pudesse acusar o Ocidente de escalada.

Moscou tinha alertado que fornecer o sistema a Kiev ultrapassaria uma “linha vermelha” e tornaria os EUA “uma parte no conflito”, mas havia sinais de que as autoridades norte-americanas estavam gradualmente mudando a sua visão.

No mês passado, Joe Biden teria dito a Zelensky numa reunião privada que um pequeno número de armas seria transferido para a Ucrânia.

O Departamento de Estado dos EUA disse na terça-feira que não poderia confirmar os informes e encaminhou questões sobre operações militares ao governo ucraniano.

A Rússia ainda não comentou os ataques noturnos, que foram amplamente divulgados por blogueiros militares russos.

O Fighterbomber, um canal do Telegram com ligações estreitas à força aérea russa, descreveu o último ataque “como um dos ataques mais sérios…se não o mais sério” contra a aviação russa no conflito de cerca de 20 meses.

“Há perdas tanto de pessoas como de equipamentos”, acrescentou o canal.

Embora o número de mísseis ATACMS transferidos para a Ucrânia e o seu alcance permaneçam desconhecidos, a transferência será, sem dúvida, vista na Ucrânia como um impulso significativo à capacidade de Kiev de atingir a logística militar russa a longas distâncias.

“Um novo capítulo desta guerra começou (não) oficialmente”, tuitou Mykhailo Podolyak, conselheiro sênior do presidente ucraniano.

“Não há mais locais seguros para as tropas russas dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia. Isto significa que não há possibilidade de reter o Sul, a Crimeia e a Frota do Mar Negro a médio prazo”, escreveu Podolyak.

O ataque de Kiev aos dois aeroportos ocorre dias depois de a Rússia ter lançado uma ofensiva surpresa na cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, que teria resultado em graves perdas para as forças de Moscovo.

A contraofensiva da Ucrânia no sul do país tem sido difícil, com Kiev lutando para expandir uma brecha na primeira linha defensiva da Rússia perto de Zaporizhzhia.

VÍDEO: Exército Ucraniano lançando salva de 6 mísseis ATACMS

FONTE: The Guardian

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

89 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Douglas Targino
Douglas Targino
1 ano atrás

Coisa linda!

Underground
Underground
Responder para  Douglas Targino
1 ano atrás

De fato!!

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Douglas Targino
1 ano atrás

“O míssil é redondo demais, ele tem que ser pontudo!… para dar medo!”, filme o ditador, 2012…rs

Marcos
Marcos
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Se é bonito ou feio não importa, a estreia foi arrasadora, chegou chegando !!

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Amo esse filme…cenas que chorar de tanto rir.

Neural
Neural
1 ano atrás

EDITADO

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Neural
1 ano atrás

O Exército Russo perdeu 63 veículos somente no norte de Avdiivka conforme trabalho de geolocalização realizado pela equipe DeepState.

Link:

https://x.com/Deepstate_UA/status/1714606074395848722

Underground
Underground
Responder para  Alfa BR
1 ano atrás

Os próprios russos dizem que perderam mais de seiscentos equipamentos: tanques, blindados, caminhões, obuseiros, sistemas de contra bateria. Fala-se que tentaram uso de ondas humanas de novo. E de novo deu errado. As perdas podem chegar a dez mim soldados em apenas uma semana.

pragmatismo
pragmatismo
Responder para  Underground
1 ano atrás

Torce!

Nei
Nei
Responder para  pragmatismo
1 ano atrás

Vai dizer que os bloguers russos estão mentindo.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Alfa BR
1 ano atrás

Fake News!

Jose
Jose
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Diga-nos….por que Fake News ?

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
Responder para  Alfa BR
1 ano atrás

Na vdd a contagem oficial é de 215 blindados kk

IvanF
IvanF
Responder para  Neural
1 ano atrás

Postem mesmo!

Porque uns dizem que os russos estão arrasando por lá, outros que estão sendo arrasados… aí fica difícil saber o que tá acontecendo mesmo.

Zoe
Zoe
Responder para  IvanF
1 ano atrás

A primeira vítima da guerra é a verdade.
Cada um posta seu lado sempre…

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Responder para  Zoe
1 ano atrás

Só não consigo entender uma coisa…
O que caralh$%#, meia dúzia de brasileiros tem na cabeça, para “ter lado”, em uma guerra q está acontecendo a milhares de kms de distância ? Gente q, em sua maioria, nunca saiu do estado onde mora, “torcendo” para lados em uma guerra overseas…

Bosco
Responder para  Alfredo Araujo
1 ano atrás

É típico do ser humano.
Você torce para time de futebol? Para 11 sujeitos fedorentos desconhecidos ganhando rios de dinheiro para chutar bola e no processo coçam o saco e cospem no gramado toda vez que as câmaras de alta definição os focam?
Pois é! Eu torço para a Ucrânia se livrar do invasor e para os israelenses se livrarem do Hamas.
Cada doido com a sua mania.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Bosco
1 ano atrás

2

Marcelo
Marcelo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

3

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bosco
1 ano atrás

“É típico do ser humano.”

Engraçado, na guerra Arábia Saudita vs Yemen, tu dizia que tomar lado era coisa coisa de esquerdista.
Na verdade, tu tinha um pensamento bem parecido com o do Alfredo, só que ele fala em “milhares de kms de distância”, já tu, falava lá em ‘terra distante lá no forevis do Judas”… Para ver como as coisas mudam! Rsrsrs.

“O pensamento da esquerda determina aos seus ativistas que eles devem escolher lados. Mesmo numa terra distante lá no forevis do Judas agente aqui do Brasil fica escolhendo o lado.”

“Na verdade não faço a mínima ideia do que tá acontecendo lá e nem tô interessado. Essa questão é entre os filhos de Alá e eles que se virem com Ele.”

https://www.forte.jor.br/2018/06/27/iemenitas-destroem-centenas-de-veiculos-da-coalizao-saudita-em-3-semanas/

Bosco
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Não entendi.
Além da irritante fiscalização de comentários que você faz, rsss, não vi relação.
Eu escolho em que ou para quem torcer. Não disse que não torcia nunca.
Tenha dó!
Eu tenho certeza que perto de onde você mora tem um macaco despenteado. Vai lá olhar… e leva o pente.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Não entendeu ou não quis entender? Rsrsrs.
E como tu não vê relação? O comentário do Alfredo é praticamente o mesmo que o seu lá de 2018…
A diferença é que o Alfredo não sabe como tem brasileiros que se importam com uma guerra a milhares de quilômetros, e tu dizia que não sabia o porque de brasileiros se importarem com uma guerra lá no forevis do Judas, quase um copia e cola com outras palavras! 🙈🙉🙊

pragmatismo
pragmatismo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Troce com força, torce.
O radicalismo Israelense vai acabar por fanatizar mais jovem palestinos que vivem em guetos no apartheid se tornou o Estado de Israel em seus assentamentos ilegais.
Israel = o MST do Levante.

Sagaz
Sagaz
Responder para  pragmatismo
1 ano atrás

O cidadão pensa esse tipo de coisa e chama de “radicalismo israelense”

Jose
Jose
Responder para  Sagaz
1 ano atrás

É meu amigo. Às vezes acredito que estejam escrevendo num estado de alucinação tão grande que nem dá pra levar a sério aquele tipo de ser…

Nei
Nei
Responder para  pragmatismo
1 ano atrás

Se palestinos sofrem tanto assim com Israel, vai lá ajudar os palestinos, faça algo por eles e para de ficar que nem uma criança pequena, quando vai no mercado e acha algo pra comprar.

Suas mentiras aqui e passadas de panos para ditadores, já é marca registrada.

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Então você também torce para os palestinos se livrarem do Israel,certo?

IvanF
IvanF
Responder para  Zoe
1 ano atrás

Da guerra? Precisa nem de guerra… e cada dia tá mais complicado, com as 300 mil fontes de “informações” que temos hoje em dia.
Deus nos ajude!

Jose
Jose
Responder para  Neural
1 ano atrás

Posta ai senhor da guerra ! Só fala..fala…postar fontes que é bom nada.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Neural
1 ano atrás

Está atrasado, essa vergonha russa já foi garantida alguns dias atrás.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Macgaren
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkk

Marcelo
Marcelo
Responder para  Neural
1 ano atrás

Os russos já foram parados pelas forças ucranianas em Avdiivka. O estrago está sendo enorme. Tem um vídeo em que um drone ucraniano vai acompanhando soldados russos rastejando e, de repente, um drone kamikaze atinge em cheio o grupo.

Marcos
Marcos
Responder para  Neural
1 ano atrás

No dia 18 um Su25 foi abatido por manpad e um batalhão inteiro foi dizimado em uma emboscada feita pelos Ucras, mais de 200 mortos (Inclusive Comandante), 300 feridos; a tentativa de retomada não tem dado muito certo para os Orcs. Segue o avanço para trás.

Underground
Underground
1 ano atrás

ATACMS na Ucrânia pegou todos de surpresa, inclusive os russos, já que oficialmente os EUA se recusavam a fornecer.

KKce
KKce
Responder para  Underground
1 ano atrás

Enquanto uns estavam falando que a Ucrânia havia sido abandonada o ATACMS estava comendo quieto e sendo preparado para uma visitinha em Luhansk.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Rumo a vitória…tempos sombrios para os russos

diogocld
diogocld
1 ano atrás

Estou curioso pelas imagens de satélites dessas bases logo após aos ataques.

Kommander
Kommander
Responder para  diogocld
1 ano atrás

Eu também, interessante que já faz quase 48hrs e ainda não apareceu nenhuma.

Bosco
Responder para  Kommander
1 ano atrás

Tem alguma explicação do ministério de defesa russo do porquê eles ainda não divulgaram as fotos?
E nem precisa ser de satélite não. Pode ser de drone ou mesmo de celular.
Bastam alguns cliks para a gente saber que é tudo mentira dos ucranianos.
Qualquer novidade por parte dos russos não no deixe de informar. Ok?

Brandão
Responder para  Bosco
1 ano atrás

soube que eles estão muito ocupados providenciando uma nova “linha vermelha”, já que todas as outras foram foram devidamente ultrapassadas!!

Bosco
Responder para  Brandão
1 ano atrás

rsss

Hcosta
Hcosta
Responder para  Kommander
1 ano atrás

Engraçado como aceitam tudo o que vem da propaganda Russa e quando é contra a Rússia é necessário chamar o CSI ou o NCIS…

Felipe
Responder para  Kommander
1 ano atrás

pois é…só estão oratória

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  diogocld
1 ano atrás
diogocld
diogocld
Responder para  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Só para deixar claro: não estou questionando a veracidade do fato, só estou curioso pelas imagens mesmo para ver as consequências de forma mais abrangente (extensão do dano, quantos meios atingidos, prédios etc). As imagens do link que vc mostrou não mostram nada disso.

diogocld
diogocld
Responder para  diogocld
1 ano atrás

Ah, agora que vi que mais abaixo no link há algumas imagens. Vlw!

Mafix
Mafix
Responder para  Bruno Vinícius
1 ano atrás

No panic no panic , hey russia 3 days kiev down ….

Putin mirou a alta do petroleo ajudando o Hamas e levou ATACMS kkkkk

Mr.Guara
Mr.Guara
Responder para  diogocld
1 ano atrás

Já existem fotos de melhor qualidade disponíveis, contei pelo menos 7 helis com marcas de fogo sobre a pista.
https://twitter.com/TWMCLtd/status/1714732788455260667/photo/2

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
Responder para  diogocld
1 ano atrás

Saiu hoje, 6 heli destruidos, 2 muito avariados e outros 4 que sofreram danos

Profyler
Profyler
1 ano atrás

É minha gente, s400 e Pantsir tá mais pra enfeite mesmo.

De potência a piada

Felipe
Responder para  Profyler
1 ano atrás

Irom Dome e Patriot e Israel não fizeram melhor….e lutam contra buscapés e paragliders, não misseis de verdade.

Profyler
Profyler
Responder para  Felipe
1 ano atrás

kkkkkkk

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Iron dome 5 mil mísseis abateu 90%…

Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

Com o Atacms em cena a aviação russa será irremediavelmente fotçada a recuar para as fronteiras russas. Isso permitirá maior liberdade às forças blindadas Ucranianas. De forma semelhante, a logística russa, que já era sofrível, terá de se desdobrar à partir de bases mais recuadas, dificultando ainda mais seu trabalho.
E pra completar, dentro de alguns meses chegam os F-16, que forçarão, de forma semelhante, o recuo da defesa anti-aéreas russa.
Dias interessantes estão por vir.

É assim que se cozinha um regime ditatorial.

QSL

Segue o baile

Marcelo
Marcelo
Responder para  Satyricon
1 ano atrás

Isso se a chegada dos F-16 não trouxer os A-10 a reboque. Os EUA começam a se desfazer dessas duas aeronaves fantásticas.

Plínio
Plínio
Responder para  Satyricon
1 ano atrás

Em especial os helis de ataque russos terao que ser recuados e com isto vão estar limitados em termos de alcance da linha de frente …a pressão sobre as tropas russas daqui em diante será ainda.maior com a perda ou limitação de ação dos helis russos ….

Frederico Boumann
Frederico Boumann
1 ano atrás

Tem que chegar em quantidade que faça a diferença.
Pelo visto varrerão as principais instalações russas ilegalmente em solo ucraniano.

Bosco
Responder para  Frederico Boumann
1 ano atrás

Se brincar os criativos ucranianos o adaptam para lançamento aéreo como os russos fizeram com o Iskander ,que virou o imparável Kinzhal.
Desse modo não duvido que atinja 1000 km de distância.

KKce
KKce
1 ano atrás

136° linha vermelha cruzada

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
Responder para  KKce
1 ano atrás

Ah se vocês passarem a linha 137, será o fim !!!!

PUTIN, 10/2023

Bosco
1 ano atrás

E os S-400 não conseguiram interceptá-lo?
Esse míssil se desloca a no máximo 1200 m/s. De acordo com os “folhetos” russos o S-400 é capaz de interceptar mísseis com velocidade de 3800 m/s.
O que será que deu errado?

Zezão
Zezão
Responder para  Bosco
1 ano atrás

As munições M74 que os mísseis ATACMS ucranianos entregaram contra os russos vêm com configurações de espoleta de impacto e retardo de tempo. Ou seja, as mortes russas e as perdas materiais resultantes deste recente ataque ainda podem estar em curso.

Jagderband#44
Jagderband#44
1 ano atrás

Vou comentar uma obviedade/besteira.
O perfil dessa arma é semelhando ao da V2.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Jagderband#44
1 ano atrás

O ATACMS é capaz de fazer alguns malabarismo que as V2 nunca chegariam a sonhar.

Bosco
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

Mas creio que ele se referiu a parte “estética”.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Faz sentido.

Jagderband#44
Jagderband#44
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Sim.

Felipe
1 ano atrás

A torcida do “The Guardian” chega a ser piada…

Bosco
Responder para  Felipe
1 ano atrás

É porque você não viu a do TASS e do Sputnik. Aí sua sensibilidade vai realmente ficar horrorizada.

Marcos2
Marcos2
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Cara, o Felipe é uma figura. Só para citar uma das mais recentes análises: Tem foto (com excelente resolução) mostrando dois enormes buracos enormes no submarino russo, com claramente lado de entrada e saída, bem distante um do outro, casco de pressão comprometido, fotos mostrando fumaça interna, e a pérola máxima da análise sólida é “há dúvidas quanto o dano”….Rs rs rs . Saudades do Kings quando escrevia seus longos textos e devaneios.

Felipe
Responder para  Marcos2
1 ano atrás

Cada um acredita no photoshop que quiser.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Na cara não rsrss

Maurício.
Maurício.
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Aquele lá dizia que as tropas americanas estavam longe, mas na realidade estavam do outro lado da rua praticamente.🤦🏻‍♂️

Macgaren
Macgaren
1 ano atrás

A Ucrania usando equipamentos dos EUA em baixa quantidade e nem ao menos estado da arte já faz esse estrago, imagina EUA usando tudo para cima da russia.

Como sempre digo, seria outro EUA x Japão da segunda guerra com direito a Biden tomando sorvete em moscow.

Bosco
Responder para  Macgaren
1 ano atrás

Há informações não oficiais que a versão mais nova do ATACMS , de 2016, teria 450 km de alcance.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Macgaren
1 ano atrás

Comentários indicam que o missil usado neste ataque foi fabricado em 1996, ou seja, a quase 30 anos. A ordem agora é desovar-se armamentos velhos, e abrir-se espaço para novos.
É um negócio da Rússia…

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Macgaren
1 ano atrás

Só para você ter uma ideia:

As Forças Armadas dos Estados Unidos dispõem de aproximadamente 450 HIMARS e 380 M270 MLRS distribuidos pelos inventários do US Army, Army National Guard e US Marine Corps.

São aproximadamente 335 HIMARS (Army e USMC) e 160 M270 (Army e National Guard) na ativa com o restante posto em reserva.

A meta é dispor de um total de 1.000 unidades de ambos os sistemas.

comment image

A Ucrânia atualmente opera um inventário estimado de 20 HIMARS/M270…

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Alfa BR
1 ano atrás

Organização da 75ª Brigada de Artilharia de Campanha do 3° Corpo Blindado do US Army.

comment image

Os cinco grupos (batalhões) de artilharia de mísseis e foguetes da brigada fornecem fogos profundos através do emprego de foguetes guiados (GMLRS ou ER GMLRS) ou mísseis balísticos (ATACMS ou PrSM), batendo alvos até 500 km de distância.

Quatro grupos são dotados com M270 MLRS e um é dotado com M142 HIMARS.

Atualmente cada grupo é constituído por duas baterias com 8 viaturas lançadoras cada, totalizando 16 por OM. Toda a brigada dispõe de 80 lançadores de mísseis e foguetes.

No futuro próximo serão 27 viaturas lançadoras por grupo, 135 para toda a brigada.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Eu comentei anteriormente que a chegada dos mísseis de cruzeiro Storm Shadow/Scalp haviam aberto a porteira. O envio do ATACMS (americano), que é um míssil balístico tático, que pode ser disparado do M270 MLRS e do M142 HIMARS e tem alcance de até 190 milhas (300 km) foi só questã de tempo. O ATACMS está em vias de ser substituído pelo Long Range Precision Fires (LRPF) no Exército dos EUA e um grande estoque desse míssil pode ficar disponível para ser enviado à Ucrânia. Só fiquei surpreso com o envio da versão do ATCMS com munição cluster, que é extremamente destrutiva. Os russos ainda não divulgaram imagens das bases atacadas porque o estrago deve ter sido bem grande. Parece que nenhum alvo russo nos territórios iligalmente ocupados e na Criméia estarão seguros a partir de agora.

C G
C G
1 ano atrás

“The dildo of consequences rarely arrives lubed!”

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Perderam uma dezena de helicópteros nesta brincadeira!

Bosco
1 ano atrás

Iskander!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Os detalhes do ataque ucraniano com ATACMS às bases aéreas russas na Ucrânia estão sendo divulgados. Tem muita informação e fotos de satélites mostrando o estrago.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/destruction-from-ukraines-first-atacms-strike-now-apparent

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
1 ano atrás

Ue mas a esperança não era o fim do fornecimento de armas ? kkk

Jose
Jose
Responder para  Rodrigo Frizoni
1 ano atrás

Pior que foi uma festa tremenda desse pessoal pró Russia quando souberam disso. Acho que soltaram até fogos.

Felipe
1 ano atrás

Veio na hora certa. Zelensky já. estava preocupado com a falta de atenção da mídia a sua nobre causa. Nada como mais um game-changer.

Jose
Jose
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Quanto choro. Quer um lenço aqui do nosso Brasil ou só aceita de papel russo ?