EUA vetam resolução da ONU pedindo ajuda humanitária a Gaza
Os EUA vetaram uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que teria apelado a uma pausa humanitária em Gaza, ao mesmo tempo que condenava os ataques do Hamas contra Israel.
No Conselho de Segurança de 15 membros, outros 12 países votaram a favor da resolução, enquanto dois se abstiveram.
O projeto de resolução do Brasil foi diluído; depois de inicialmente ter apelado a um cessar-fogo imediato, apelou a pausas humanitárias.
Os Estados Unidos vetaram a resolução porque o texto não incluía o respeito pelo direito de Israel se defender.
“Os Estados Unidos estão desapontados por esta resolução não ter feito nenhuma menção ao direito de autodefesa de Israel”, disse a Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield. “Como todas as nações do mundo, Israel tem o direito inerente de autodefesa, conforme refletido no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas.
“Após ataques terroristas anteriores perpetrados por grupos como a Al Qaeda e o ISIS, este conselho reafirmou esse direito. Este texto deveria ter feito o mesmo”, acrescenta.
Após a decisão dos EUA de bloquear a resolução que apela a uma pausa humanitária no conflito, Sultan Barakat, professor da Universidade Hamad bin Khalifa, disse que não é dado veto a algo “implícito”.
“Dizer que não há referência de que Israel tenha o direito de se defender é ridículo. Cada estado tem o direito de se defender, isso já está implícito, e esta é a regra que as nações trabalham.”
Barakat acrescentou: “É evidente que isto foi tomado como uma desculpa e temo que tenha um impacto maior muito além de Israel e da Palestina. Esta será a gota d’água, ou mesmo o último prego no caixão da ordem moderna que foi criada após a Segunda Guerra Mundial.
O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, afirmou: “O veto dos Estados Unidos à resolução brasileira sobre o conflito palestino-israelense é visto como uma manifestação de hipocrisia e duplicidade de critérios por parte de Washington.”
Veja como votaram os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU:
- A favor da resolução: França, China, Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça, Emirados Árabes Unidos.
- Contra a resolução: Estados Unidos.
- Abstenção: Reino Unido, Rússia.
FONTE: Al Jazeera / The Times of Israel
O Senhor da Guerra querendo Guerra, os anos passam e algumas coisas nunca mudam
Sinceramente faz décadas que a indústria armamentista americana não lucra tanto! Principalmente sem utilizar seus exércitos! Não vão fechar a torneira tão cedo…
O mais impressionante é que os “causus belli” caíram no colo, Hamas e Rússia deram muito mole com suas respectivas estratégias!
Se lembrar o cronograma desde 11 de Setembro de 2001, retiraram a tropa do Afeganistão, começa logo a Guerra da Ucrânia, e agora começa a Guerra do Hamas contra Israel, estão esperando pela invasão chinesa de Taiwan, é o complexo miliatar industrial que mais lucra no mundo, e parece que vai continuar assim.
Caram contanto que a atenção deles para a guerra esteja em outro lugar que não seja a america do sul, eu digo, vai fundo.
Quer dizer então que se pessoas morrerem em outros continentes não há nenhum problema?
Não sendo brasileiros, pra mim não tem problema nenhum.
Ui, malvadão!
Não é questão de ser malvadão, filho.
É que eu me preocupo com o meu povo.
Quem quiser ir Israel ou pra ucrânia lutar, que vá. Eu não vou impedir. Fique a vontade.
Sabe você tem até razão. A Grande maioria das pessoas aqui no Brasil, não tem noção nenhuma da historia que envolve a Rússia e Ucrânia, Israel e Hamas e dentro deste contesto o que levaram a estes conflitos…
Não existe outra forma de um império manter sua hegemonia que não seja pela guerra, meu amigo. E se for na guerra dos outros, melhor ainda.
kkk Parece piada, mas não é. Jamil Chade disse que durante as negociações os EUA ficaram quietinhos, mostrando-se em nenhum momento contra a resolução. Foi para bagunçar mesmo.
Impressiona que até ontem mostravam-se a virgem indignada com a violência Russa na Ucrânia, nada perto do que estamos assistindo.
Realpolitik.
O anão diplomático voltou. Somos párias mundiais sob nosso atual governo que só defende o que não presta no mundo.
O Brasil é respeitado porque mantém uma tradição de votos no mesmo sentido. Realmente não sei de onde vem sua indignação e repare 11 países seguiram o Brasíl. São mais anões do que tinha Branca de Neve.
Achei estranho o Reino Unido se abster, para não ficar ao lado dos EUA na votação, se absteve, ou seja, ficou em cima do muro, mas se cair, cai do lado americano.
Mais estranho é a Rússia se abster
Sinceramente, não acho que a Rússia está se importando muito com o que está acontecendo em Israel/Gaza, eles estão mais preocupados no atoleiro que se meteram na Ucrânia.
É porque o Brasil se absteve na resolução da Rússia .
O Brasil se absteve porque é está na presidência do CS em outubro.
Rússia se absteve por reciprocidade com o voto brasileiro em relação à resolução proposta por ela.
A Russia apresentou uma resolução anterior que era mais dura contra Israel. Se a Russia votasse pela resolução brasileira, significaria que ela reconhecia que exagerou no seu texto. Ao se abster, significa que ela mantém a sua posição anterior mas concorda que era preciso uma ação do CS pelo imediato cessar fogo. Faz todo sentido.
Se eles toparam não atrapalhar já significa muita coisa, a linguagem diplomática é cheia de sutilezas e muito é dito por atos ou a ausência deles.
Boa tarde, Renato. Exatamente!
Respeitado?????
Menos… Menos…
Pior ainda é o bate boca de um partido com a Embaixada de Israel.
O que é melhor, anão ou pária? Não gosto de nenhum destes.
Do jeito que a coisa vai indo, não duvido nada que daqui a pouco sejamos ambos. Essa aproximação do Brasil com ditaduras e países que apoiam terroristas, também conhecido como Irã, não está enganando mais ninguém.
Pior é ser um anão paria.
Perfeito.
Estão acusando Israel de genocídio enquanto o Brasil nem considera o hamas como terroristas, então agora nada que vier do Brasil será aceito.
A última difamação contra Israel é que estão acusando Israel de ter destruído um hospital e matar mais de 500 pessoas, mas acontece que o hospital está lá praticamente inteiro e apenas o estacionamento foi atingido com danos exatamente iguais ao que acontece quando um foguete dos terroristas consegue passar pelo iron dome. Quem repete esses absurdos do hamas só pode estar do lado deles.
Pura balela americana. Não só o Brasil como mais de 100 outros países e nem a própria ONU lista o Hamas como organização terrorista, ainda que de fato seja, mas isso não é desculpa para apontar dedos unicamente ao Brasil, quando mais de uma centena de nações e nem o próprio Conselho de Segurança também não reconhecem o Hamas como terroristas. Concordo com o professor bin Khalifa, isso não passou de desculpa americana para vetar um possível cessar-fogo. Israel tem o direito de se defender, não é necessário ter que repetir isso a todo momento e a exaustão. Ainda nessa mesma ótica, se tivesse a oportunidade, gostaria de ter perguntado a embaixadora americana como diabos ela pretendia criar corredores humanitários, num território menor que Curitiba e sendo bombardeado dia e noite. Claramente, não é com os civis inocentes em Gaza que os americanos estão preocupados.
Não me surpreende, hoje a ONU é composta em sua maioria por ditaduras e governos do mesmo naipe do hamas ou que querem ser iguais. A grande maioria das democracias dos países desenvolvidos considera eles terroristas.
Quem realmente pensa que Israel tem o direito de se defender não fica pedindo toda hora para Israel parar de ir atrás dos terroristas, senão fica muito fácil para qualquer um fazer um ataque e depois querer que deixe eles em paz.
“Democracias” de países desenvolvidos que invadem e promovem desestabilização noutros países? Eles não são parâmetro pra nada.
Democracia é um conceito aferível a partir de variáveis internas e não diz respeito diretamente à política externa.
Sem falar que países não democráticos também adotam esse método de “desestabilização”, o que comprova que esse curso de ação não tem nada a ver com o “regime” interno.
Em sendo assim, país democrático que promove desestabilização externa versus país autoritário que promove desestabilização externa , eu creio que o primeiro acumula menos podres.
O relativismo moral sempre contra o Ocidente e seus valores.
Cristão e Judeu tem que ser comedido, mas ao muçulmano é dado o direito de ser cruel ao extremo. Ah! É o jeitão deles…
Israel tem que ser comedido mas os palestinos podem ser violentos ao extremo. Ah! É o jeitão deles…
As democracias ocidentais tem que ser comedidas mas as ditaduras podem agir da maneira que bem entenderem. Ah! Eles são assim mesmo…
É o ódio do bem que agora evoluiu e se transformou no terrorismo do bem.
E essa história de que o Hamas não é considerado organização terrorista por conta do Brasil estar alinhado com a percepção da ONU é conversa pra boi dormir.
Existe um grupo de pessoas que a ONU com certeza não consideraria terrorista por não preencher os requisitos necessários mas que o atual governo considera terrorista.
O motivo do governo brasileiro não considerar o Hamas um grupo terrorista é devido à afinidades ideológica e não ao alinhamento com a ONU.
Ambos odeiam os valores ocidentais e desejam ver a Civilização Ocidental prostrada e arruinada.
Os valores ocidentais vão diametralmente contra as intenções de ambos , que é o controle total e absoluto da sociedade, em que pese os métodos para se chegar a esse controle serem completamente diferentes.
O ocidente te sua civilidade e leis de origem romana e sua religião cristã.
Isso de judaico cristã deixa muito dos próprios rabinos de estômago virado.
Concordo, não existe isso de “judaico-cristão”, ou é um, ou é outro, tem um pessoal que de um tempo para cá inventou esse expressão apenas para ganhos próprios. Será que esse pessoal nunca viu vídeos onde judeus ortodoxos cospem no chão enquanto cristãos estão passando? Como você disse, muito rabino fica de estômago virado com esse expressão.
Na questão religiosa há certa razao nisso. Todavia se mistura o tipo de civilização que temos como , fruto dessa raiz religiosa, o que incorreto porque há mais de romano, no ocidente do que judaísmo, com enorme diferença.
Olá Nativo. Considerando que a civilização romana foi herdeira da cultura da Grécia Antiga, então nossa raiz cultural é mesmo a greco-romana.
Um aspecto importante da cultura latino americana, ao contrário dos EUA e Canadá, é a tradição ibérica, que sofreu forte influencia da cultura árabe.
O mais engraçado é que tudo isso é está lá nos livros de história do sexto até o nono ano do ensino fundamental, e tudo é revisto no ensino médio.
Camargoer, uma hora dessas te convido para dar aulas nas minhas turmas! Exatamente!
Então, diversas premissas do cristianismo são judaicas (monoteísmo, messianismo, escatologia, profetização, livro sagrado, etc), sem falar que entre os séculos II ac e II dc a bacia do Mediterrâneo, especialmente na sua porção Oriental, foi um caldeirão de trocas culturais (das colônias gregas no Egito à diáspora judaica pelo Império). O islã nasce dessa fonte e como vc bem lembrou Jesus é um dos profeta importantíssimos para eles até a vinda de Mohamed ( gosto de ler trechos do Corão falando sobre Maria, o Espírito Santo e Jesus para meus alunos sem mostrar a capa e vê-los lutando pra identificar a “passagem bíblica” correta).
Outra fator muito bem lembrado por vc é a influência Ibérica. A Península Iberica entre, os séc VIII ao XV, foi outro cadinho cultural. Vários elementos dessas fusão aportaram por aqui na América (do cuscuz ao alcaide). O Brasil recebeu uma grande leva de “batizados em pé” (estudos genéticos indica uma média de 20% de genes sefarditas entre a população lusitana) que foram fundamentais no processo de colonização.
Quanto a influência romana, obviamente ela é enorme em vários campos! Porém, a religião original (embora aqui podemos discutir qual seria essa religião original, mas é outro ponto) era politeísta e muito próxima do Estado. Os romanos se converteram progressivamente a uma religião vinda da ….judeia! Óbvio que foi fundamental abrir o culto para além dos circuncidados e adotar uma estrutura progressivamente incorporadora (dai muita gente falar em “paulismo”). Entre os séculos IV e V as comunidades cristãs se organizaram e se institucionalizaram copiando a estrutura administrativa/jurídica romana, mas os princípios fundamentais já tinham sido consolidados com origem judaica.
E Jesus era de família judaica, tendo realizado inclusive o Bar Mitzva, porém ele fez a transição para uma outra era, com uma nova revelação, fazendo do amor universal sua mensagem libertadora!
Olá Meu Amigo. Eu tenho um minicurso preparado sobre evolução em base química. A primeira aula eu mostro como a evolução só pôde ser discutida no meio acadêmico a partir do iluminismo, que colocou em xeque a o imobilismo do poder absolutista na Europa. Até hoje, nunca vi esta abordagem em nenhum curso de evolução.
Dai, claro explico Darwin na segunda aula e depois vou para o Neo-darwinismo, que avança sobre os aspectos quinicos. Esta última parte, que é a principal, são 4~6 aulas, dependendo do tipo de estudante.
E você? Como estão as coisas? Estou ansioso por novidades.
Humm…que abordagem interdisciplinar interessante! São aulas que gostaria de ver! Bom, eu ando meio enrolado no curso, pois meu orientador me pediu pra cursar a disciplina que ele está ministrando este semestre (sobre Guerra da Tríplice Aliança) ___ o curso é muito bom! posso te passar a bibliografia depois se quiser ___ e a densidade das leituras é grande! Isso se juntou com o tirocínio (minha bolsa Capes saiu! O que aliviou muito minha vida!) e ocupou muito meu tempo!
Ainda assim, encontrei alguns documentos muito ricos, como uma tabela de arraçoamento da Escola Militar do início do governo Vargas que demonstra uma mudança de paradigmas na alimentação da tropa. Um colega também me conseguiu o relatório de Setembrino de Carvalho sobre o Contestado, que vai me ajudar muito a montar o quebra-cabeça da Intendência do período.
Eu ia ajudar a coordenar um ST num congresso lá em Santa Maria, no fim do mês que vem, mas poucos trabalhos foram apresentados, ai desisti (o custo era muito alto!). Parece que a Nova História Militar precisa de mais divulgação pra atrair mais pesquisadores!
Olá. Agradeço muito a recomendação das referências. Parabéns pela bolsa. Avise quando for a defesa. Tento me arranjar para ir assistir. Aproveito e levo a família para esticar o fim de semana de ter um descanso.
Ah, será um grande prazer! Mas ainda vai demorar um pouco! terei q entregar o esboço do terceiro cap no início do ano que vem! Mas avisarei sim! Será muito bem vindo!
Combinado. E continue mandando notícias.
Olá, Bosco. Exatamente!
Bosco, a agenda progressista é justamente criada e vendida pelo Ocidente através de suas organizações internacionais.
Você não vai querer botar isso na conta dos chineses e russos né? rs
”Democracia é um conceito aferível a partir de variáveis internas e não diz respeito diretamente à política externa.”
Algumas dessas variáveis até mesmo o Hamas entrega para o povo palestino, o problema é quando o Hamas sai de casa e começa a dar problemas para seus vizinhos e consequentemente para os palestinos.
Os EUA fazem a mesma coisa, é exemplar em casa mas quando sai pra rua vira o diabo.
”Ambos odeiam os valores ocidentais e desejam ver a Civilização Ocidental prostrada e arruinada.”
Isso é terceirizar culpa, o próprio Ocidente está se auto destruindo.
“é exemplar em casa”
Eu não diria que os EUA são exemplar em casa, eu acho que eles deveriam dar a população um sistema de saúde muito melhor, tipo o do Reino Unido por exemplo, mas não, os impostos recolhidos não são bem gastos nesse quesito, dizem que é coisa do “socialismo”, pura balela para enganar os incautos, na verdade se deixam seduzir pelo lobby de médicos e sistemas de saúde particulares.
Putz!!! Era melhor não ter escrito isso.
Olá Smoking. Pelo contrário. Hoje, existem mais democracia no mundo do que quando a ONU foi criada. O Hamas é um grupo sem assento na ONU, que reconhece a Autoridade Palestina como observador na ONU (não como Estado).
De fato, existem muitas ditaduras e regimes fechados representados na ONU. O Brasil, o Chile e a Argentina, por exemplo, durante os anos de chumbo de suas ditaduras militares, tinham assento na ONU. Hoje são democracias.
Caro. Uma pessoa tentou explodir uma bomba ao lado de um caminhão de combustível no Aeroporto de Brasília. Obviamente, isso é um ato de terrorista. Quem faz um ato terrorista é um terrorista. Este criminoso está preso e será julgado no rigor da lei inclusive por crime de terrorismo. Ele não pertence a uma entidade terrorista mas é um terrorista.
Fica claro então a diferença entre um terrorista e uma Organização terrorista.
O PCC é uma facção criminosa. Comete assassinatos, faz tráfico de drogas e muitos outros crimes. Seria um erro chamar o PCC ou o CV de grupos terroristas, obviamente.
Uma multidão invadiu os prédios dos trẽs poderes em Brasilia. Foram financiados e organizados. São bagrinhos. Todos lá pediam uma intervenção militar e um golpe de estado. São criminosos e estão sendo processados e condenados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio.
Primeiro golpe que não ia tirar ninguém do poder…. o presidente eleito estava lá pra ser preso ou morto? Não… nem nos outros prédios…. ou seja, não foi golpe.
Foi absurdo? sim, mas não foi golpe.
Ou o poder de cada eleito ou escolhido (no caso do STF) está no prédio?
O pcc e cv podem ser sim considerados terroristas. A maneira como PCC atuou em 2006 em SP, pode ser considerado um ataque terrorista e o que o CV proporciona dentro das comunidades do RJ também. Tirando outros exemplos como os ataques em 2019 no Ceará e a briga de facções na região norte acho q em 2020.
Caro. O Art. 2 da lei 13.260 define o que é terrorismo no Brasil. “O terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.”
Fica claro que uma facção como o PCC, o CV ou uma milícia não comete crime de terrorismo, ainda que cometa outros crimes terríveis. É preciso observar que o crime de terrorismo demanda a intenção. Um terrorista que mata uma pessoa durante um ataque terrorista comete pelo menos dois crimes: terrorismo e homicídio.
Quando o PCC ou outra facção criminosa inicia uma guerra em torno do controle de um território buscando o monopólio do tráfico de drogas, ou quando uma milícia comete uma série de homicídios para controlar um território buscando o monopólio da prestação de serviços (como distribuição de gás), não é terrorismo, ainda que exponhas a perigo pessoa, patrimônio, paz pública ou incolumidade pública. porque a motivação dos crimes é garantir ganho financeiro.
Amigo, o Hamas não se autodenomina como grupo terrorista, ele é classificado, informalmente, como grupo terrorista por causa de suas ações brutais, logo se o Hamas pode ser classificado informalmente como grupo terrorista por suas ações brutais o PCC e CV também podem, inclusive eu diria que PCC e CV causam mais medo na população brasileira do que o Hamas ou Talibã em seus respectivos povos. rs
Lembrando que não existe uma definição oficial sobre terrorismo e a etimologia da palavra também não ajuda.
De qualquer forma eu entendo o que você quis dizer, você tenta evitar a banalização do termo terrorista.
Analíse equilibrada. Congratulações.
De novo 8 de janeiro, esse fracasso realmente é inesquecível.
No Brasil o “Poder” é exercido pelo Executivo mas é o Judiciário que promove a eleição , faz a apuração e declara o vencedor.
Como estamos em uma democracia plena , inclusive no governo anterior, havia uma clara independência entre os Poderes, sem interferência do Executivo no Judiciário,
Essa independência é uma das características de uma sólida democracia. portanto, essa sua correlação não se encaixa para o Brasil democrático da época do presidente anterior já que ele não teria como evitar um hipotético golpe desferido pelo Judiciário.
Quanto à prova do pudim , durante os 4 anos do governo anterior a Constituição foi tão aviltada por aqueles que deveriam protegê-la que nem vamos entrar nessa seara.
Claro, sempre em nome da democracia, pela pátria e no combate à corrupção.
Pequena cobra fumante, o Brasil segue a postura da ONU. Considera-se no Brasil “grupo terrorista” organizações assim consideradas pela ONU. É uma questão de manutenção de conduta e postura histórica.
12 votos a favor, 2 absteve e 1 vetou e ninguém votou contra .
e ainda convidaram o Brasil.
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/10/18/egito-convidou-lula-para-cupula-sobre-gaza-presidente-manda-representante.htm
Amigo, a resolução proposta pelo Brasil foi além dos 9 votos necessários. Dos 5 países que poderiam vetar, apenas 1 vetou e advinha quem? Aquele país que mais usa o poder de veto na ONU, aquele país que muitos por aí usam bandeirinha no retrovisor do carro, o parceirão do Brasil. rs
Vejo o voto de abstenção do Reino Unido como uma maneira de mostrar sua Independência dos EUA embora ninguém acredite nessa Independência.
Já a abstenção russa parece ser por por reciprocidade como já comentado aqui.
Por fim, considero a proposta brasileira um sucesso, veja que a proposta feita pela Russia, uma superpotência, teve um desempenho ruim se comparada com a proposta brasileira.
Isso quer dizer que a Russia agora é um anão diplomático?
Menos, bem menos.
O veto veio do país que mantém Israel de pé. O resto é resto.
Aposto que quem irá vetar o próximo será reino Unido…..tudo planejado…aí Reino Unido se absteve e estava na reunião dos Cabeça de pano…tudo planejado…
Anão diplomático?
Engraçado é que França e China votaram a favor, Rússia e Reino Unido se abstiveram, ou seja, ficaram em cima do muro, somente os EUA utilizaram seu poder de veto para ficarem contra.
Portanto, dos 5 membros com poder veto, somente os EUA votaram contra, aí vc vem com essa narrativa ridícula de anão diplomático?
Como diria o saudoso Nelson Rodrigues, muitos brasileiros sofrem da síndrome de vira-latas.
E digo mais: Anão diplomático que passa a mão na cabeça de terrorista.
Caro. O Brasil foi eleito representante no Conselho de Segurnaça. A presidência do conselho é rotativa. Cada país preside por um mês. A presidência do CS em outubro é do Brasil. Como o ataque do Hamas aconteu em outubro, coube ao Brasil chamar a reunião e presidi-la. Foram apresentadas duas resoluções em torno do cessar fogo imediato, Uma da Rùssia que foi vetada no início e outra apresentada pelo Brasil, que está presidindo o CS. A resolução apresentada pelo Brasil foi negociada com todos os membros.
Dos 15 países, 12 votaram á favor. Dois se abstiveram. A Russia porque havia apresentado sua própria resolução e a Inglaterra. Podemos supor que a Inglaterra evitou bater de frente com os EUA mas também entendeu que seria um erro vetar ou votar contra a proposição
Os EUA, o gigante diplomático, vetou a resolução.
Um detalhe é que desde o ano passado, todo veto no CS deve ser acompanhado de uma declaração explicando.
vamos ver o que o gigante diplomático tem a dizer.
Neste momento, o anão fez o que precisava fazer: Pedir pelo imediato cessar fogo. A partir de agora, todas as mortes vão para a conta da diplomacia dos EUA.
Põe na conta do Biden, o “gigante”.
O nanismo diplomático do atual governo é evidente quando você vê os caras equiparando Hamas com Israel. Um bando de incompetentes despreparados.
Caro. Equiparar o Hamas com Israel é um enorme equívoco. Contudo, é equiparar os membros do Hamas com o povo palestina é um erro ainda maior, aliás, algo que eu escrevi logo que acorreu o ataque.
Os ataques do Hamas foram corretamente condenados por praticamente todo mundo, inclusive pelo governo brasileiro e pelas comunidades árabes, judaicas e persas que moram no Brasil.
Israel é um Estado reconhecido pela ONU. Quando Israel decide atacar a região urbana da faixa de Gaza, provando milhares de mortes de civis, incluindo crianças, mulheres e pessoas abrigadas em hospitais, o Estado de Israel se rebaixa e comete um crime contra a humanidade.
Ninguém espera que terroristas pensem em lei internacional ou direitos humanos. Ao contrário das ditaduras de segunda classe, todos esperam que Estados democráticos reconhecidos internacionalmente obedeçam a lei e os direitos humanos.
Tanta asneira e um desperdício de bytes.
Só pra lembrar. Quem chamou o Brasil de anão diplomático foi o primeiro ministro israelense. Os brasileiros não deveriam esquecer disso
Novidade.
Como próprio Israel já disse, o Brasil é um anão diplomático. Kkkk
Com todo o respeito a Israel, e tirando o fato que muitos políticos brasileiros só fazem e falam m*. Israel não pode falar muito do Brasil, se Israel tivesse 100% de independência de outros países, se não recebesse dinheiro dos EUA, aí sim, mas um país dependente de recursos alheios não pode falar do Brasil não, aliás, falar até pode, mas é o sujo falando do mal lavado, simples assim.
Exato. Dizem que Israel acabou de pedir nada mais nada menos que 10 bi do Tio Sam… E anualmente já recebem mais de 3 bi. Se não fosse pelos americanos, provavelmente Israel já nem existiria mais.
O “anão diplomático” ajudou na criação de Israel a partir da atuação do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha.
Pois é….
O Brasil ainda não classificou o Hamas como um grupo terrorista. Alega que quem deve fazer isso é a ONU. Ora bolas, as democracias europeias e a norte americana, entre outras, já classificaram o Hamas como terroristas.
Aí está o nosso atraso, nesse caso.
As questões geopolíticas não se resolvem em um boteco, tomando uma gelada, como sugeriu nosso presidente.
O Brasil não consegue ter voz própria, tem que esperar a ONU decidir algo pra seguir a ordem, é uma Maria vai com as outras. Ninguém mais tá nem ai pra ONU e o Brasil nesse lenga lenga.
Isto não é verdadeiro. O Brasil é um país levado muito a sério no âmbito mundial há muito tempo. Antes de Lula e Bolsonaro com certeza. Um país com uma área continental, população maior que 200 milhões, recursos naturais seria ignorado?
Correto. Ainda mais agora, que está voltando a ser parte do top 10 de maiores economias, na nona posição. Não é um gigante como EUA ou China, mas é, sim, relevante.
Se o Brasil está voltando a ser top 10 eu não sei mas fato é que com o novo governo a grande mídia parou de propagar há cerca de 9 meses sobre os 40 milhões de brasileiros passando fome.
Devem ter sido acolhidos generosamente pelo atual governo .
Problema resolvido.
Nossa agora você se preocupa com a fome ?
Nos últimos 4 anos você tinha esquecido ?
A fome no Brasil havia sido extinta por isso eu não me preocupava com ela.
…kkk…com políticos que só pensam neles, sendo a grande maioria corrupta. O Brasil tem sua imagem arranhada.
E quem comete crime contra humanidade bombardeando civis, hospitais e impedindo alimentos e águas deveria ser classificado como Estado Terrorista?
Sim.
Mas espera um pouco, como pode você só querer defender um lado da história!
O civis não merecem estar nessa guerra, mas Israel também não quis ser atacado!
Defendem só o que querem e não o conjunto das situações .
https://prnt.sc/ru09s6iNlncl
o negocio é o interesse que esta na bancada discretamente
Tradicionalmente, o Brasil só considera como terrorista se o grupo for classificado como terrorista pela ONU… E o Hamas ainda não é.
Então, eis a oportunidade perdida.
Em um caso grave destes, devíamos nos posicionar sim, juntamente com as demais democracias ocidentais, afinal de contas nossa formação, querendo ou não, é democrática e humanista; ao contrário das nações não democráticas.
Aliás, para estas nações, se um jovem se suicidar (pensando que vai encontrar 18 virgens em algum paraíso, entre outros absurdos), é um fato a ser comemorado.
Todos os países que deram aos seus cidadãos saúde, educação, progresso e segurança eram ou são democracias ao modo ocidental e preservam as liberdades e direitos fundamentais descritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Não adianta Bosco.
Tem gente, aqui no Brasil, que acredita que viver sob a mira de um AK47 em um cafundó de um deserto dominado por um Emir (ou algo assim) ou ainda um ditador comuna, como na Coréia do Norte, é bom.
Mas… essa pessoa só pensa isso pois está aqui na democracia ocidental.
Bosco, a parte desenvolvida das democracias ocidentais é justamente aquela que colonizou, escravizou, explorou, sabotou e invadiu territórios alheios por muitos anos. Quando não fizeram isso, foram amplamente apoiados por aqueles que fizeram, como Austrália, Coreia do Sul e Canadá. A democracia é um pilar fundamental, sem dúvidas, mas a maioria dessas mesmas potências atuais também já passaram por períodos autoritários ou conspiraram para sabotar democracias legítimas em outras partes do mundo. Dito isso, embora a democracia, repito, seja fundamental, não foi apenas esse fator que determinou que esses países adquirissem a qualidade de vida atual, basta verificar a quantidade de países que também são democracias, porém continuam na pobreza ou com renda média.
Draper,
A Europa ficou marcada pelo colonialismo por conta da sua tecnologia naval que possibilitou as “Grandes Navegações” e pela fé cristã.
Os europeus e americanos depois não são nem melhores nem piores do que os outros povos que não se expandiram para outras terras. Estes não o fizeram não por serem mais virtuosos que os europeus mas porque não tinham os meios necessários.
Mesmo os que não singraram os mares em busca da riqueza de outras localidades muitos travaram guerras de conquistas nas suas redondezas tão ou mais cruéis que a dos europeus.
Então leia sobre a Jordânia meu caro,e verá que eles se preocupam mais com o social do que muito país dito “democrático”,e se olhar sob esta ótica verá então que Cuba,China são duas das maiores ,senão as maiores,democraccias do mundo!
A lista de grupos terroristas foi elaborada pelo Conselho de Segurança.
Israel teve o poder economico, politico e militar para criar uma paz duradoura com Palestinos, jogou tudo no lixo, o que quer são terras.
Este não é meu presidente…não me representa.
Benjamin Netanyahu..
“Não em meu nome”
…milhares de pessoas organizadas pelos grupos de defesa Voz Judaica pela Paz e IfNotNo vieram ao National Mall para exigir o fim imediato da violência em curso em Gaza, a fim de parar o que eles disseram ser um “genocídio” contra os palestinos. pessoas.
Os manifestantes gritavam slogans “Cessar-fogo agora” e “Palestina livre, livre”.
Alguns vestiram camisas que diziam: “Judeus dizem cessar-fogo agora” e alguns carregavam faixas dizendo: “Não em meu nome”, “Acabar com o cerco de Gaza”, “Sionismo = Fascismo”
Kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk
Caro. O Itamaraty segue a orientação do Conselho de Segurança da ONU.
Por isso somos classificados como “anão diplomático”, por vezes.
Curiosamente, a oposição fez um acordo como governo da Venezuela para a realização de eleições livres ano que vem…. Mesmo que tendo sido medicado por outro país, foi a diplomacia brasileira que viabilizou o acordo… Exatamente como eu falei que iria ocorrer… E há que falei isso em 2019…. eita.
Por isso falei: “por vezes”.
Há uma regra não escrita em diplomacia na qual quem sai com vantagem fica quieto e quem sai em desvantagem aparece como vencedor. É um jogo de ilusão. Ninguém sai com vantagem diplomática dizendo que saiu com vantagem. Isso prejudica as novas rodadas de negociação.
Outra regra da diplomacia é sempre deixar uma saída para negociação. Ultimatos e decisões fechadas encerram negociações, as quais só poderão ser retomadas no futuro, normalmente por outros agentes diplomáticos.
Quando se coloca uma posição contundente é porque não há interesse em negociar.
Noruega e Suiça não classificam como terrorista.
Irlanda também
Faltou fazer na mesa do bar com cervejinha conforme.e ele disse…mundo real é diferente…mas é bem coisa do hamas faz camada, até acerta um hospital e po culpa em israel, aí pede pânico quando perde…coisa de terrorista covarde.
Tem vídeo do míssil atingindo o hospital.
EDITADO
Uma coisa que eu estou observando mas quase ninguém toca no assunto, è que Israel está utilizando técnicas de terra arrasada em Gaza, da mesma maneira que a Rússia faz na Ucrânia e é tão criticada, aliás, alguns generais russos ficaram conhecidos por esses meios na Síria. A única diferença é que a Rússia é criticada e Israel não. Volto a repetir, Israel tem todo o direito de caçar e mandar para a terra do pé junto todos os terroristas que invadiram e mataram seus cidadãos, agora, tacando bombas em prédios no meio de cidades não vai adiantar nada, muito pelo contrário, só vai acabar por criar mais terroristas com sede de vingança.
Voce esqueceu de citar que tanto a Ucrânia como Israel são as vítimas. Os dois estavam no seu canto quietos, quando, por nada, foram atacados covardemente.
E o que muda na técnica de terra arrasada que quando é utilizada ela Rússia é tão criticada mas quando Israel faz o mesmo não se tem uma linha de crítica?
Os civis palestinos, principalmente as crianças e recém-nascidos valem menos que as crianças e recém-nascidos ucrânianos?
O fato de Israel ser atacado covardemente não os dá carta branca para fazerem o que querem, não dizem que Israel tem o melhor exército do mundo? Que coloquem esse exército para caçar os terroristas por terra, ataques aéreos não vão resolver a questão do Hamas, aliás, nunca resolveu.
A questão é:
1- O Hamas é aceito pela ANP?
2- O Hamas é um grupo alheio à ANP?
3- Em sendo, por que é tolerado?
4- Há ligação do Hamas com a ANP?
5- Por que a ANP não detectou essa ação do Hamas e não avisou a ONU a tempo ou mesmo os israelenses? Isso pouparia de agora eles estarem precisando de ajuda humanitária
6- Em não tendo sabido da ação iminente que seria colocada em curso a partir da estreita Faixa de Gaza, como a ANP explica a sua incompetência para o mundo?
Se formos falar de incompetência no que está acontecendo em Israel, onde entra o tal do Mossad, que muitos dizem que é o suprassumo da inteligência? Como deixam os terroristas construírem tantos túneis? Como deixam chegar tanto armamento em Gaza? Não tem membros do Mossad monitorando esses terroristas? Onde estava a inteligência israelense?
Quanto a ANP, deve ser pior que Brasília, só pensam em seus interesses, nada além disso, eles também tem a sua parcela de culpa.
Agora, o que é tolerado? Tu tem que perguntar para quem fazia críticas a Rússia quando ela se utiliza da técnica de terra arrasada, mas se cala durante a técnica de terra arrasada de Israel.
Tem um pessoal que enche a boca para falar das vítimas que a Rússia faz, principalmente mulheres e crianças, em tese esse pessoal também deve fazer críticas a Israel, ou não?
Na minha opinião, não deveria ser permitido se utilizar a fome como método de guerra, e técnicas de terra arrasada contra grupos terroristas já estamos cansados de saber que não adianta de nada, pelo contrário, só alimenta mais ódio. Os EUA ficaram vinte anos no Afeganistão, tacando bombas nas montanhas, matando cabras e civis, o que adiantou? Depois de vinte anos trocaram o Talibã pelo próprio Talibã!
Israel foi alertado pelo Egito e mesmo assim deixou rolar.
Condenamos a morte de cidadãos israelenses inocentes a manos do Hamas mas não condenamos a morte de cidadãos palestinos inocentes a manos de Israel…
Há algo de incoerência nessa linha de pensamento.
Não acha?
“Israel foi alertado pelo Egito e mesmo assim deixou rolar.”
Num mundo governado pelo Quarto Poder você tem que pensar duas vezes antes de acreditar em tudo que lê.
Como diz o ditado, não acredite em nada que ouça e duvide de tudo que vê.
Essa “narrativa” pode simplesmente ser mentirosa e geralmente toda narrativa que vai contra os fatos concretos o é.
De concreto temos:
1- os palestinos atacaram de forma cruel os israelenses , inclusive bebês e civis inocentes
2- o Massad foi incompetente em prever e evitar essa ação
3- a resposta de Israel não podia ser diferente e contra-atacou com extremo rigor o atacante, o que inevitavelmente trouxe consequências aos civis (nem sempre inocentes) e às crianças palestinas.
–
O resto são narrativas e narrativas para poupar uns e demonizar outros.
Quando o extremismo sionista matou Yitzhak Rabin, o maior lider e visionário que Israel já teve, matou sua própria história.
Se Israel entrar por terra e for de casa em casa teria o apoio da ANP, da polícia da Faixa de Gaza? Da população da Faixa de Gaza? Do líder islâmico da região?
Seria poupado de críticas ou independente de fazer o certo (de acordo com a sua visão) seria criticado do mesmo jeito pelos “de sempre”?
Bosco, sinceramente, tu está acompanhando o que está acontecendo em Gaza? Eu estava acompanhando, mas de um tempo para cá é só imagens e vídeos de crianças pequenas e recém-nascidos mortos, muitos já estão usando esses vídeos para ir contra Israel, e tu sabe, imagem de mulheres e crianças mortas servem muito bem para vários propósitos, inclusive já estão chamando Israel de gen*. Eu não sou israelense, então estou pouco me importando com as técnicas que eles estão usando contra o Hamas, mas eu tenho a minha opinião, e eu acho que Israel está cometendo um erro, para cada criança morta, provavelmente vai ter um ou dois irmãos/parentes para se vingarem de Israel no futuro, virando terroristas e matando israelenses que não tem nada a ver com isso. Tu mesmo dizia que só tacar bombas e mísseis não ia adiantar de nada na Ucrânia, e de fato, não adiantou, o mesmo vai acontecer com Israel, se não colocarem as tropas em terra, não vai adiantar de nada. Quanto as críticas, faz parte, elas sempre vão existir, seja de um lado, seja de outro, não tem como escapar.
Maurício,
Por que a Rússia não foi buscar de porta em porta os terroristas nazistas da Ucrânia em vez de atacar toda a Ucrânia, indiscriminadamente?
Qual a diferença entre a Rússia atacar a Ucrânia e Israel atacar a Faixa de Gaza?
Por que você acha que Israel tem que agir de forma moderada, de porta em porta, procurando os terroristas islâmicos do Hamas mas dá passe livre à Rússia para atacar indiscriminadamente a Ucrânia em vez de procurar os terroristas neonazistas ucranianos de porta em porta?
Eu não acho que Israel tem que agir de forma “moderada” como tu está dizendo, eu só acho que a maneira que Israel está agindo está errada, não adianta bombardear cidades em busca de um inimigo “invisível”, inclusive com bombas burras da década de 50, matando mulheres, crianças e recém-nascidos atrás de terroristas, esse método contra terroristas nunca funcionou, não funcionou no passado e não vai funcionar agora, vou ter que ficar repetindo isso até quando?
A guerra na Ucrânia é diferente, é um exército regular e seus capachos contra outro exército regular e seus capachos, tu diz que eu dou “passe livre” para a Rússia atacar indiscriminadamente a Ucrânia, é a sua opinião, já eu digo que você dá passe livre para Israel atacar indiscriminadamente a faixa de Gaza, e é a minha opinião, vamos ficar andando em círculos nessa questão. Outra questão, palestinos e ucrânianos são povos diferentes, doutrinas e religiões diferentes, a chance de um palestino se tornar terrorista em busca de vingança contra Israel é bem maior que um ucrâniano se tornar terrorista e atacar a Rússia.
Mas, Israel deve saber o que está fazendo, mas eu já vi esse filme antes, onde ataques aéreos não resolveram nada, só criaram ainda mais terroristas em busca de vingança.
Israel vai muito além do dente por dente, olho por olho, a lei do talião.
Faz um comparativo, Força Aérea Faixa Gaza x Força Aérea Israelense – Exercito F. Gaza x Exercito Israelense – Marinha de F. Gaza x Marinha Israelense, é preciso muito exercicio mental.
Mas como dizem os extremistas israelenses, para animais, não humanos,…..,isso me faz lembrar alemães de 1940.
Deixa ver se eu entendi corretamente a sua colocação, segundo vc, a falta de apoio justifica o massacre de inocentes na Faixa de Gaza?
Você entendeu errado.
Você mesmo pode responder a esse questionamento me dizendo porque a Rússia ataca indiscriminadamente a Ucrânia, inclusive alvos civis com massacre de inocentes , em vez de caçar os terroristas neonazistas de casa em casa como você gostaria que o exército israelense procedesse na Faixa de Gaza.
A resposta que você der justificando a ação militar russa na Ucrânia é a que eu darei ao seu questionamento sobre a ação militar israelense na Faixa de Gaza.
“porque a Rússia ataca indiscriminadamente a Ucrânia, inclusive alvos civis com massacre de inocentes , em vez de caçar os terroristas neonazistas de casa em casa como você gostaria que o exército israelense procedesse na Faixa de Gaza.”
Por que a Rússia é um criminoso de guerra.
Invade território sob a desculpa de que está defendendo-se e assassina a população civil e militar sem nenhuma distinção.
Igual que Israel, só que no caso da Ucrânia, tem a simpatia de toda OTAN que permitem algum grau de defesa, já a população Palestina não, não tem como oferecer resistência alguma ante Israel e Israel sabe disso.
Já ouviu falar de escudos humanos amigão?
Sem dúvida os civis israelenses são vítimas, mas Israel, como estado, não é. Tomaram terras e oprimem a população civil palestina. É só ver o mapa de Israel e comparar com o tamanho da faixa de Gaza e sua população, de mais de 2 milhões de habitantes. Uma população enorme num território pequeníssimo. Por isso há tantos prédios lá, diferente de Israel.
Em 47 a ONU ofereceu 50/50 o território da colônia para judeus e palestinos. Adivinha quem não quis?
Ao longo do século 20, os árabes tentaram aniquilar Israel, que, por sua vez, foi tomando território deles em cada guerra travada.
Simples.
Concordo.
Israel não é criticada pq é um amiguinho ideológico deles, isso me lembra uma frase, “aos amigos o favor, aos inimigos a lei”, é bem por ai.
A Rússia eles criticam pq é um inimigo ideológico, o problema não é os métodos russos, todo o problema é a questão ideológica e por isso eles tentam usar tudo o que podem contra a Rússia, Israel como é um amigo ideológico pode fazer o que quiser, podem destruir quantas escolas quiser, quantos hospitais quiser, podem reduzir gaza a escombros e ainda sim ele terá o favor pq esta do mesmo lado ideológico.
Esse é o mundo hipócrita que vivemos, sem novidade nisso.
Agora você entendeu!
Viu porque Putin apoia o Hamas?
Questão ideológica!
O Hamas não é considerado uma organização terrorista na ONU por conta do veto russo. Viu?
O que liga ideologicamente Putin ao Hamas? Que ponto ambos têm em comum?
Diga o que você acha.
… a Rússia não foi atacada pela Ucrânia, mas Israel foi atacado por aqueles terroristas.
” a Rússia não foi atacada pela Ucrânia ”
na verdade a Ucrânia atacava o povo russo em território ucraniano.
Israel utilizando técnico de terra arrasada? Se realmente quisessem arrasar com gaza eles fariam, a questão é que o Hamas tem muitos braços e são uns covardes que se escondem no meio dos civis.
“Se realmente quisessem arrasar com gaza eles fariam.”
Acabar com Gaza por completo só alimentaria mais ódio e sentimentos de vingança, fato.
Sinceramente, vocês são muito passionais quando falam de Israel, não é acabando com Gaza por completo que Israel vai se livrar dos terroristas, e na verdade, isso nunca vai ter um fim, não se trata de Gaza contra Israel, e sim de muçulmanos extremistas contra Israel, ou seja, nunca terá fim. O que resta para Israel é terem uma inteligência que funcione de verdade, que funcione não só em filmes ou na teoria, e estarem sempre vigilantes, devem mudar a política sobre as armas, que atualmente é falha, é ruim e burocrática igual a do Brasil, devem armar a população com fuzis, e melhorarem o nível de prontidão/treinamento de seus soldados, alguns nem perto dos próprios fuzis estavam, e devem punir cada judeu extremista que for contra as famílias palestinas que vivem em Jerusalém oriental.
https://www.youtube.com/watch?v=fiEvoYBQ0Yc
Se isso não for terra arrasada é oque então ?
E tem o que arrasar em Gaza?
A tenue linha entre o quem é algoz e vítima: (da pra fazer prisioneiro?)
https://www.youtube.com/watch?v=K6fCWh3hbng
Não responde a minha pergunta.
Está equivocado, colega. Terra Arrasada é/foi empregada por tropas em , fuga que destroem tudo que pode ser aproveitado pelo atacante durante o retraimento. Não é empregada por quem está no ataque e sim na defensiva/fuga, e definitivamente, Israel não está em fuga!
Pesquise um pouco mais sobre o termo, vai ver que serve para ambos os casos!
EUA sendo EUA. Quando a poeira abaixar (mas depois da destruição do Hospital Palestino por mísseis israelenses será algo difícil de acontecer) eles produzirão aqueles filmes com atores de semblantes angelicais e enredo fraterno.
E a trilha sonora, cheia de músicas “heróicas”, pra sensibilizar… A propaganda americana sempre foi altamente eficaz, isso há décadas. O pior é que a maior parte da população nem se dá conta disso.
Foi um míssil disparado da faixa de gaza e tem vídeos que provam que não foi Israel.
Eles são defendidos pela esquerda porque são iguais,mentem,manipulam,são covardes e se fazem de vítimas.
O Hamas não representa o povo palestino é só uma organização terrorista.
O Hamas é o governo palestino.
Dizer que o Hamas não representa o povo palestino é dizer que o governo brasileiro legitimamente eleito não representa o povo brasileiro.
Não tem como um país declarar guerra contra o governo brasileiro. Ele declara guerra contra o Brasil.
Os israelenses dizem que declararam guerra contra o Hamas para sair bem na foto da mídia politicamente correta sempre a caça de opressores e oprimidos.
“O Hamas é o governo palestino.
Dizer que o Hamas não representa o povo palestino é dizer que o governo brasileiro legitimamente eleito não representa o povo brasileiro.”
Não, o Povo Palestino é quase um refém do Hamas. O Hamas foi eleito há muito tempo. Hoje não representa os ideais de quando foi eleito.
O Hamas é uma ditadura terrorista que no afã de “vingar” a Palestina foi cegado pela sua sede de vingança e tenta a tudo custo punir os semitas e que hoje utiliza os palestinos para se proteger.
Independente disso, o povo palestino sofre as consequências sem ser consultado e sem ter condições de se defender.
Correção: mísseis da jihad islâmica.
Está claro que os EUA sempre irão boicotar toda e qualquer iniciativa brasileira como global player que não seja favorável aos interesses imediatos, ou longínquos, da política externa deles.
Então, não existe surpresa no veto; tão
pouco na abstenção da Rússia.
O que, ainda, causa surpresa é a reprodução de uma falsa ideia a respeito do status diplomático do Brasil no mundo.
“Anão diplomático !” Exclamou o brasileiro. Mal sabe ele que ao repetir (feito papagaio de pirata) a opinião de um funcionário de 3° escalão da chancelaria israelense, ele está personificado a síndrome da submissão canina desprovida de pedigree.
Não existe poder de mobilização diplomática que resista ao artifício do veto no CS.
Exato. Não é a primeira vez que os EUA boicotam o Brasil, tampoco será a última. Mas, a longo prazo, isso será um tiro no pé. Os americanos vêm perdendo cada vez mais influência no mundo (é só buscar “us vs china trade partners map” no Google images para se dar conta disso), mas ainda assim, não mudam seu comportamento arrogante, desconfiado e nada colaborativo. Curioso. Enquanto isso, países como a China vão “comendo pelas beiradas”. Votaram a favor do de nosso país nesta resolução tão importante.
Imprensa estrangeira noticiando acordo entre Washington e Telaviv para criação de corrdor humanitário.
Adaptando uma famosa expressão de um adido comercial dos EUA no Brasil : ” Nós temos o veto, as regras são nossas”.
A mesma coisa aconteceu quando o presidente Lula e Celso Amorim, juntamente com a Turquia, propuseram um acordo sobre o programa nuclear iraniano. Os EUA recusaram e tempos depois, criaram seu próprio acordo…
No momento os canais diplomaticos estao trabalhando ao redor do relogio. Muita negociacao e conversas com interlocutores muitas das vezes invisiveis ao publico geral. Devemos lembrar sempre que a diplomacia tem um codigo proprio. Neste momento Israel aprovou a entrada de ajuda humanitaria em Gaza a partir do Egito, apos pressao dos EUA e outros paises.
Mas Gaza não estava preparada para sofrer as consequências?
Foi ela que atacou há cerca de 1 semana e já precisa de ajuda devido à resposta israelense?
Interessante!
Não sei se você sabe mas o Hamas não é a Palestina só pra te avisar .
E o restante você só passou pano e não falou nada com nada.
O Hamas é uma organização que tem a maioria das cadeiras na ANP na Faixa de Gaza, portanto, é a Palestina na Faixa de Gaza. É o legítimo representante do povo palestino, salvo engano, via eleição direta.
Isso confere ao Hamas a mesma legitimidade e responsabilidade que tem o Governo de Israel. O que se cobrar de um tem que ser cobrado do outro. Simples assim.
Não existe isso de “ataque do Hamas a Israel” , o que existe é “ataque da Palestina da Faixa de Gaza a Israel”.
É uma guerra entre nações . Nada diferente da guerra que ora se processa entre a Ucrânia e a Rússia. Do mesmo jeito que não tem como os ucranianos lutarem contra o Governo Russo ou a Rússia lutar só contra o Governo Ucraniano não tem como Israel lutar só contra o Governo Palestino da Faixa de Gaza.
Essa divisão entre o Hamas e o povo palestino é narrativa de militantes para poder demonizar a ações de Israel que em tese estaria sempre cometendo excessos.
Coisas que somos forçados a acreditar por conta da repetição insistente:
1- Deus é amor
2- O diabo não existe
3- O Hamas não representa os palestinos na Faixa de Gaza portanto não há como ligar as atitudes do Hamas aos habitantes da Faixa de Gaza
4- Existe um braço armado do Hamas que faz coisas condenáveis, mas o Hamas só quer o bem e portanto não se pode condenar o Hamas pelo que faz seu braço armado e nem o Hamas pode ser considerado uma organização terrorista só por conta das maldades que faz o seu “bracinho” inquieto.
Entraram barbarizando agora se escondem atrás de civis para pagar de vítimas, sinto muito mas pra mim pagar de coitados agora não rola, o Hamas é um grupo terrorista, comanda a Palestina que obviamente é um estado terrorista, a maioria desse pessoal bebe da mesma água de ISIS, Talibã e Boko Haram, Israel tem seu justo causus belli, é preciso que o Hamas seja eliminado nem que seja rua após rua ou daqui algum tempo eles farão pior!
Falando em ISIS, esse é meio amiguinho de Israel e dos Sheiks, né?
Sim Bosco o Hamas atacou de forma covarde aos israelenses num ato terrorista sem precedentes mas, isso não justifica Israel sair massacrando os palestinos em Gaza ao seu Bel prazer.
A reação israelense é desproporcional, inumana e ilegítima ao ponto dos próprios israelenses começar a questionar a legitimidade da reação.
Principalmente existindo a suspeita de ter sido um ataque previsto.
Não, Bosco. Crianças de 1 a 10 anos de idade não estavam preparadas. Cadeirantes e pessoas no oxigênio não puderam evacuar “em 24hs”. Aquela criança sem a cabeça que o médico segura nas mãos enquanto fala não estava preparada. Deixa pra lá, eles são apenas palestinos.
“Crianças de 1 a 10 anos de idade não estavam preparadas. Cadeirantes e pessoas no oxigênio não puderam evacuar “em 24hs””
Mas você tem que fazer essa crítica é em relação ao Hamas que em tese é que seria o responsável por essas pessoas frágeis e não criticar Israel.
Você está fazendo um contorcionismo intelectual absolutamente indefensável.
Falam que o serviço de inteligência israelense foi pego de surpresa e isso é fato, mas e quanto à Autoridade Nacional Palestina? Ela foi pega de surpresa também.
Ela não sabia que dentro da pequena área de Faixa de Gaza estava sendo armado um imenso plano para atacar Israel?
Ela foi cúmplice do ataque? Ou só incompetente mesmo?
Agora ela pede ajuda humanitária à ONU mas e quanto ao Hamas? A Autoridade Nacional Palestina está pedindo para o Hamas parar de lançar foguetes contra Israel , devolver os reféns e entregarem os responsáveis pelos atos de terrorismo?
A Autoridade Palestina não tem policiamento interno? Judiciário? Não sabe quem são os terroristas?
O Hamas é um grupo terrorista. Fato. Só não é classificado por mera formalidade.
Israel ao sacrificar a população civil de forma deliberada, se tornou um estado terrorista.
Zero surpresa. E os motivos todo mundo sabe.
Os antisemitas, xenófobos e defensores do terrorismo islâmico de plantão estão assanhados…e não conseguem nem disfarçar a satisfação com o massacre de inocentes… de ambos os lados, diga-se. Matar palestino em nome da causa também vale, né? Até o momento nenhuma revolta dos chamados progressistas pelos 3 brasileiros massacrados pelos terroritas, muito menos críticas às abjetas táticas “False Flag” usadas pelos terroristas contra seu próprio povo.
O “progressismo” que eu chamo de lacração, tem raizes nos EUA. Mundo árabe, oriente em geral é conservador e tem asco com isso. Mas o brasileiro de direita acha que EUA é conservador e China, por ser comunista, é a grande identitária.
Cadê o Egito e a Jordânia para receberem seus amigos palestinos, parece que nem eles querem porque sabe o problema que essa galera é ( não todos) mas os extremistas sim.
A Jihad Islâmica atacou seu próprio “povo” um hospital e possuem a descaramento de acusar Israel.
Isso já está mais que esclarecido (que foi o próprio foguete do Hamas) mas hoje vi na TV Câmara pelo menos 3 parlamentares petistas repetirem que foi Israel que atacou deliberadamente o hospital.
É assim que “nossos” parlamentares agem. Não é de se estranhar que aqui também o método de ação seja o mesmo.
” Isso já está mais que esclarecido ”
https://prnt.sc/4Kk3VzKN1NJD
Já mesmo e está claro que não foi o Hamas e nem a Jihad .
Israel já comprovou por meio de vídeos, que foi a própria jihad que lançou, há tbm uma escuta telefônica confirmando o mesmo. Agora me diz aí, vai passar pano pra jihad islâmica, terroristas assassinos de crianças a sangue frio?
Só esquecerem de avisar o responsavel do photo-shop israelense de arrumar a data no vídeo pra coincidir com o horario exato da explosão.
Prezado, quer dizer que quando Israel é atacado, de fato é atacado. Agora, quooando ataca de forma abissal hospitais, escolas e creches é mentira.
Curioso… alguns dias atrás, quando os israelenses mataram mais de 70 palestinos em um ônibus cujo motorista havia tido a garantia de que não seria atacado, também foi o tal do Hamas o culpado, mas não israel.
Agora, trucidaram milhares de doentes, feridos e refugiados no bombardeiro ao Hospital e novamente foi… o Hamas.
O cerco hediondo à Palestina também é culpa do Hamas.
Vamos mudar a narrativa?
Guerra é uma coisa, chacina é outra. E não me venha com papinho de que estou defendendo guerrilheiros, porque não estou.
Israel sempre atacou hospitais e escolas até a ONU já acusou isso .
Já matou até pessoas do Médico sem fronteiras =
https://revistaforum.com.br/global/2023/10/7/israel-responde-ataque-do-hamas-bombardeando-hospitais-matando-profissionais-da-saude-145450.html
E não adianta falar que foi a Jihad esse papo só cola pra quem se desinforma por Luiz Bacci .
Quando você vai começar a torcer para os palestinos na Faixa de Gaza pararem de resistir ao poder de Israel como você faz em relação aos ucranianos , de modo a poupar-lhes da inevitável destruição.
Em poucos dias de ação dos israelenses utilizando a estratégia de “terra arrasada” que você diz estar em curso e até agora você não implorou para que eles cessem a resistência contra o atacante?
Você parece que não considera os palestinos como considera os ucranianos.
Tem dó dos ucranianos mas está se lixando para os palestinos?
Feio isso, viu!
Então me deixa invadir sua casa e você não deve resistir.
A analogia que fiz serve exatamente para o que você propôs.
?????
Me deixe chegar na sua casa, tirá-la de você, ir no cartório, molhar a mão do tabelião para registrar como minha, destruir todos os objetos que você tem de seus antepassados e chamar pessoas para te agredirem caso você reclame. E é melhor você não reclamar para lhe poupar da inevitável destruição.
Agora entendeu o seu raciocínio?
“Sultan Barakat, professor da Universidade Hamad bin Khalifa”
Hmmmmmmmmm um Dinamarquês da gema provavelmente, que surpresa essa opinião desfavorável a Israel não é mesmo pessoal?!
Se o Irã já tivesse a “B” os EUA enviariam seus PA … não acredito.
E não estariam “impondo” sua vontade.
Deixa de ser ingênuo.O Irã tem que agradecer a interferência dos EUA. Eles estão lá com apenas um único objetivo: impedir que Israel realize um ataque nuclear preventivo caso o Irã declare guerra.
Positivo, só acho que não seria um ataque nuclear preventivo. seria mais um ataque pesado, convencional, mas pesado. Porém, se isso acontecer existe a possibilidade de envolvimento de outros estados (Assim pensava Sadan quando atacou Israel com seus SCUD) e a região inflamar de vez!
Se Israel usar “nuc” , abre a caixa de pandora , na região, todos irão atrás da “B”.
Alguma dúvida da Coreia do Norte , vender , a quem pagar o que for pedido.
Seria “vela preta e caixão” a longo prazo , de Israel.
Qualquer explosão “nuc” na região, joga o preço do barril de petróleo a U$300,00 , quebra a Europa e Biden não recebe voto nem para síndico de puxadinho..rs
nem precisa ser a Coreia do Norte, muitos esquecem que o Paquistão é muçulmano e não é signatário do acordo de proliferação de armas nucleares, inclusive foi o próprio Paquistão que ajudou a Coreia do Norte a desenvolver a bomba
Para mim a ONU se tornou irrelevante, principalmente Conselho de Segurança. A resolução teve maioria mas apenas 1 país consegue derrubar o consenso. Sem entrar no jogo de arquibancada das torcidas, todos os 6 países com poder de veto eventualmente o usam quando lhe convém. Acho que não compensa para o Brasil e para os outros países do mundo permanecer em uma organização com essa forma de representação mundial. O CS e a própria ONU devem ser reformadas. Por mim o Brasil poderia se retirar da ONU pois ela não é justa.
A estrutura desse conselho já está mais do que defasada, o mundo hoje é mais multipolar do que era 70 anos atrás. É uma pena que nāo haja um esforço sério no sentido de reformá-la, continuará sendo um órgāo ineficaz.
Caro Allan não importa a reforma que se faça nesse órgão ela será ineficaz já que os que possuem poder/força jamais se sujeitarão as decisões desse órgão se estas forem contra os interesses desses, esse órgão desde sua criação só serviu para dar uma maquiada, dar um ar de legalidade as resoluções impostas pelas nações poderosas as nações fracas, mas a situação piorou ainda mais de uns tempos para cá, já que hoje a tal organização só tem servido de cabide de emprego para derrotados da esquerda pelo mundo.
A Rússia criticou os EUA? Engraçado, o voto deles foi de abstenção kkkkk
Ou seja, os russos criticaram aquilo que eles também não votaram.
á aqui pessoal que não leu bem porque foi vetado
Os sionistas dominam a política americana, com poderoso lobby. E ainda há quem confie em comunicados da IDF. Para saber o nível de dissimulação que pode ser empregado por Israel, basta ler sobre „assassination of Mahmoud al-Mabhouh“. Para manipular dados, criar narrativas e inclusive utilizar Deep Fake para evitar danos no espectro informacional é padrão IDF e Mossad. Israel NÃO representa os judeus.
ONU = Organização das Nacões Unilaterais….
Um russo falando de hipocrisia… é cada uma!!!
EDITADO
A cada reunião este “conselho” fica mais desacreditado, desde que tenha somente um dos detentores do voto maioritário nenhuma decisão sai e mesmo assim se sair alguma resolução o Estado ou Estados envolvidos tiverem lobby ou poder bélico, melhor os dois juntos, a resolução é papel balançado ao ar e mais motivo para os players aparecerem nos púlpitos e fazerem os seus discursos e só. Quem manda mesmo são as empresas que patrocinam os governos eleitos, a mídia e a própria ONU. Entendo os jovens idealistas projetarem suas visões maravilhosas do mundo na ONU, mas na verdade só é outra frente de batalha, uma mistura de “diplomacia-midiática-policial, por não conseguir pacificar nenhum conflito e frear atitudes bélicas/opressivas de seus membros o descredito aumenta a cada atuação deste conselho nestes moldes.
O choro é livre vetado,…se fosse EUA só aprova se hamas é considerado terrorista
Os EUA sobrevivem disso mesmo. Guerras.
No Twitter, todos estão achando que o Brasil passou vergonha e que o “anão diplomático” voltou por causa do veto dos EUA. Não acho que seja o caso. Faz parte do jogo e todo país que não tem assento permanente no CS já passou ou vai passar por isso. O vexame foi virar as costas enquanto a representante americana discursava. Típica birrinha infantil de militante de universidade federal. Foi ridículo! Mas sendo justos, o Brasil não estava sozinho nesse papelão.
A verdade é que a ONU se tornou uma coisa inútil e totalmente incapaz de resolver conflitos. O professor Barakat citado na matéria fala no último prego no caixão, mas na verdade, esse prego já foi usado há muito tempo . . . Desde a invasão do Iraque pelos próprios americanos atrás de armas de destruição em massa que não existiam.
https://www.reuters.com/world/us-veto-un-shield-israel-could-weaken-its-ukraine-rallying-cry-2023-10-20/
Quem acha que o Brasil saiu desgastado por seu voto na ONU, não está acompanhando as repercussões do caso. Na análise da Reuters o desgaste foi dos Estados Unidos.
Pois é. Todo país já sofreu ou vai sofrer um veto de um país com cadeira permanente no Conselho de Segurança. É uma estrutura que precisa mudar urgentemente.
Interesses, só isso o que vejo… Todos os grandes estão ganhando com isso, a indústria bélica de todos os lados, quer dos EUA, Rússia, Irã, Israel e principalmente da China que vem pelas beiradas abocanhando tudo o que pode. Os fanáticos são apenas os peões sanguinários a promover os massacres que alimentam o ódio pelo mundo todo. Logo os fundamentalistas que alguns defendem estarão chegando aos milhares em terras tupiniquins como refugiados. Ai quero ver, a água bater na bunda.
Nenhuma surpresa ao veto.Até dóceis aliados como Japão,França e Suíça votaram pela resolução da ONU.Por aí se vê quem sempre esteve interessado na guerra desde que foram reconhecidos como estado de realidade e direito internacional ou seja,desde que se constituíram nação,não em preservar vidas humanas ou alguma pauta humanitária(Raytheon,Lookheed Martin e a Boeing agradecem)
No Brasil tem mais defensores do governo americano seja com Trump e Biden, que o próprio americanos kkkkkk chega ser até ridículo.