Número de disparos da artilharia ucraniana supera disparos da artilharia russa pela primeira vez
Um gráfico divulgado pela UA WAR INFOGRAPHICS mostra a evolução dos disparos de artilharia, tanto da Rússia como da Ucrânia, desde a invasão em larga escala ocorrida em fevereiro de 2022.
O gráfico apresenta uma queda praticamente contínua dos disparos russos com o passar do tempo. Por outro lado, os disparos ucranianos sofreram pequeno aumento.
A Ucrânia teve que lidar com uma mudança drástica, pois está deixando de usar artilharia de origem soviética e passou a empregar artilharia Ocidental (calibres e munições completamente distintas).
Já a Rússia praticamente esgotou seu estoque da era soviética e agora dispara apenas os projéteis produzidos localmente por ela mesma. Acredita-se que o número de disparos aumentará em breve em função dos projéteis adquiridos de terceiros como Coreia do Norte e Irã.
Só queria saber como que eles sabem.
Tem essa postagem onde diz que a Rússia está aumentando consideravelmente a produção de munição guiada para artilharia, justamente por precisar de muito menos disparos para o mesmo efeito.
https://www.thedefensepost.com/2023/08/24/russia-increased-artillery-shell-production/
OBS: Em uma outra publicação aqui no Blog, o Bardini respondeu que a Ucrânia disparava menos tiros que a Rússia devido a precisão dos mesmos ser maior.
A Rússia aumentou em muito o uso de drones suicidas e de reconhecimento, isso também tem ajudado na redução dos disparos. No início do conflito os Russos sofreram duplamente, não operavam bem os poucos drones que tinham ao contrário dos ucranianos.
Só perguntar! kkkkk
Se entendi direito, esse gráfico é “milhares”, 63 mil disparos por dia, quase 1,9MM por mês… rapaz, é rojão!!!
Isso é evidência clara de que a Rússia segue exaurindo TODOS os seus recursos, sejam eles materiais, bélicos, humanos ou financeiros. Números semelhantes apresentam-se em apc, mbt, etc. São perdas insustentáveis, que trarão a ruína Russa muito em breve.
O fornecimento de munições pelo Irá e KN certamente terá seu efeito, mas o problema da Rússia será outro. Imagens de satélite dos locais de depósito de material bélico mostram que a Rússia começou e remover os canhões dos obuses autopropulsados e rebocados em estoque, provavelmente para substituir os que estão em campo, que já ultrapassaram sua vida útil. Quando esses também acabarem, não haverá substituição (será o fim).
Parafuso por parafuso.
QSL
Se s Rússia não tivesse uma indústria militar e em pleno funcionamento, concordaria em número, gênero e grau.
Se s Rússia tivesse uma indústria militar e em pleno funcionamento essa guerra não tava durando 600 dias…
Eu concordo em partes, afinal é lógico que uma hora vai acabar o montante de recursos. O que acontece é que este papo segue desde o ano passado. Como saber se é verdade?
Na verdade no Bunker Hitler falava que em breve os russos ficariam sem recursos.
Concordo com o Vinicius, indepentende da torcida, a questão é que as fábricas russas continuam funcionando com pouco risco de serem atingidas. Foram necessários anos de bombardeio intenso nas fábricas e conflito imenso consumindo recursos para exaurir a Alemanha na segunda guerra. Assim, por mais que o conflito esteja custando caro suponho que a Rússia ainda está longe da exaustão, tanto que ainda pode se dar ao luxo de comprar material de terceiros, coisa que a Ucrânia já está na dependência faz tempo.
Só a Rússia está sem munição, não é?
https://www.telegraph.co.uk/world-news/2023/10/13/british-howitzers-ukraine-shells-shortage-soldiers-nato/
Renato, independente da torcida, existe o achismo e existem os fatos. Então vamos a eles:
https://youtu.be/ctrtAwT2sgs?si=kQCKy_Ukv61MqZGe
1) O ministério da defesa russo parou de divulgar dados da produção de material militar, apesar do “Alegado” aumento dos gastos (pq será?). A realidade, mostrada no vídeo acima, é que todo e qualquer incremento na produção precisa ser acompanhada de incremento em outros fatores correlatos, como acréscimos de mão de obra, consumo de energia, materiais, transporte, etc. Esses dados continuam sendo divulgados, e basearam a análise.
2) olhando esses dados, verifica-se que o acréscimo da produção industrial na Rússia cresceu marginalmente durante o conflito,
3) Os dados mostram que a Rostec, que é um dos principais conglomerados industriais russos, que atende os setores civis e militares, cresceu sua produção em apenas 15%.
4) Alegar-se que deixou de suprir o mercado civil para direcionar toda a produção para o mercado militar não é razoável, visto que a indústria de óleo e gás é um de seus principais clientes civis.
5) Desde o início do conflito a Rússia vem maquiando seus dados econômicos, e o de produção industrial não é diferente.
6) A cada dia que passa tem-se a notícia de equipamentos sovieticos chegando na linha frente, em substituição aos modernos equipamentos, que foram destruídos.
Agora me conte: como é que um acréscimo tão pífio na produção industrial fará frente aos mais de 30 países mais ricos do planeta?
Porém a Rússia tem aliados que usam o mesmo padrão e calibres de munição e continua a faze-las nas suas fabricas de munição enquanto a Ucrânia esta importando tudo ….
Off topic: vocês viram que ocorreu roubo de 21 metralhadoras do exércido em Barueri, sendo 13 .50! Imagina isto nas ruas. Como o exército deixa isto acontecer?
É porque o amor venceu.
Blá blá
A questão é: foi furtado ou foi vendido ?
Não houve , roubo , pois envolveria embate armado , o que não foi relatado.
Mais provável que as armas foram vendidas por militares corruptos.
________
EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
De toda forma, é uma vergonha para o exército.
Nem um dos lados conseguiu um avanço significativo.
Tendência é de mais alguns anos nesse impasse.
A fonte é ucraniana, só fazendo um adendo.
E….. ?
O Vietnã russo se arrasta, esse conflito vai durar anos! Mesmo que o “ocidente” corte o apoio a Ucrânia, prevejo anos e anos de guerra no leste. Vide Vietnã, Afeganistão e etc
Mais uma prova que os Ucranianos são incríveis, manteve o território e a luta mesmo em baita desvantagem.
Pode chegar uma hora que os f-16, mais a artilharia a garra e a tática ucraniana vira a guerra de uma vez.
Ué… Kkkk… Mas a OTAN não estava desesperada sem munição e os Orcs lotados até a tampa? Kkkkk
Calma que os estoques Nortes coreanos estão chegando!
EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais.
LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
O Archer é a escopeta do cão! rsrsrsrsrsrs
Pobre Russia, esgotando as velharias da época sovietica, com a industria Russa produzindo a conta gotas, o declínio é inevitável. Como alguém com a economia do tamanho da do Brasil, ousou entrar numa empreitada desta envergadura….. Putin se quisesse briga ou guerra pra satisfazer seu ego, poderia continuar com uma guerra menor contra a Georgia etc etc etc….
O pior de tudo é como o Ocidente se deixou enganar por este tigre de papel chamado Russia, que se atreveu a dizer que chegaria em uma ofensiva no canal da mancha em poucas semanas!!!
A Russia iria levar uma surra histórica se tivesse enfrentado a Otan( seus membros e com suas armas de ponta)!!!
Pronto falei… estou mais relaxado agora, tirei um peso da minhas costas
Falou o clube dos EUA que ficaram 20 anos no Afeganistão lutando contra um bando de pé rapado com todas melhores tecnologias sem a União Soviética para contrapor e ainda com apoio da OTAN e fugiu em desespero de lá depois fala da Rússia como se os EUA não tivessem também problemas historicamente falando.
Decerto porque os ucranianos erram muito mais os alvos, dada a imprecisão de suas armas e treinamento inadequado de seus artilheiros.
Em 01/01/2023, o analista militar Agil Rustamzade disse o seguinte: “Há um equilíbrio no campo de batalha, mas a capacidade da Ucrânia de lançar uma operação ofensiva é maior do que a da Federação Russa. Este inverno foi quente, o solo no leste da Ucrânia agora está encharcado e este é o principal epicentro onde os combates estão ocorrendo. O exército russo está perdendo sua vantagem na artilharia, e todo o poder do exército russo se baseia no uso generalizado da artilharia. E se antes o exército ucraniano tinha uma vantagem qualitativa no poder de fogo, estamos gradualmente chegando ao fato de que o exército ucraniano logo terá uma vantagem quantitativa. Agora há um equilíbrio, mas há um “mas”. O exército ucraniano com três a cinco brigadas está pronto para realizar operações ofensivas táticas dentro de uma a duas semanas, mas isso não é suficiente. Zelenskyy veio para os Estados Unidos porque precisa de muitas armas para uma ofensiva em grande escala no sul do país. Já o exército russo tem uma reserva de 100.000 pessoas, que ainda não usam, mas não tem artilharia, não tem equipamento militar.” Parece que a OTAN e os EUA trabalharam com intensidade para suprir os meios militares necessários para fornecer à Ucrânia a capacidade que lhe faltava para uma contra ofensiva de primavera. Parece que as previsões de Agil Rustamzade estão se mostrando acertadas.
https://news.yahoo.com/military-analyst-rustamzade-predicts-ukraine-182400785.html
Os EUA forneceram à Ucrânia a versão do ATACMS com ogiva contendo munição cluster. As Forças Armadas Ucranianas afirmam que atacaram as duas bases aéreas em Berdyansk e Luhansk esta manhã (17/10/2023) e alegam que “helicópteros, munições e equipamento dos ocupantes russos” foram alvejados com sucesso. O conflito subiu de nível e nenhum alvo russo está seguro nos territórios iligalmente ocupados e na Criméia.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/atacms-appears-to-have-hit-battlefield-ukraine-in-spectacular-fashion