Crianças entre os mortos após comboio palestino ser atingido enquanto fugia do norte de Gaza
Os primeiros relatos surgiram ontem à noite sobre um ataque a um comboio de veículos que se dirigia para o sul de Gaza. Vídeos mostrando a carnificina no local surgiram pouco depois.
A BBC Verify confirmou que o ataque ocorreu na rua Salah-al-Din; uma das duas rotas de evacuação do norte de Gaza para o sul.
A estrada esteve cheia de tráfego durante todo o dia de ontem, enquanto os habitantes de Gaza baseados no norte aderiam às advertências israelenses para desocupar a área.
Pelo menos 12 cadáveres são visíveis na filmagem, que é muito gráfica para ser mostrada.
São maioritariamente mulheres e crianças – algumas das quais parecem ter entre dois e cinco anos de idade. O posicionamento das sombras no vídeo sugere que ele foi filmado por volta das 17h30, horário local.
A maioria é vista deitada na traseira de um caminhão – outros estão espalhados pela estrada. Outros veículos danificados também estão espalhados pela área.
O Ministério da Saúde palestino afirma que 70 pessoas morreram no local e culpa Israel pelo ataque.
A Força de Defesa de Israel (IDF) afirma que está investigando, mas disse que seus inimigos estão tentando impedir que os civis deixem o norte.
O BBC Verify continuará monitorando a situação e relatando quaisquer atualizações.
VÍDEO: Momento em que o comboio palestino é atingido
FONTE: BBC
Em todo exército, sempre há aquele ou aqueles que se aproveitam da legitimação do óbito(direto ou indireto) para por em prática seus maus intentos para com o próximo( civil ou militar).
Desculpe, mas o quê, exatamente, você quis dizer?
Todo exercito do mundo tem doente mental que se aproveita de situações para expor suas psicopatias sem ser julgado (teve soldado brasileiro que foi acusado de estupro no Haiti e o próprio exercito abafou o caso).
Nesse caso em especifico não tem como saber se foi erro de calculo, mas é certeza que no meio de todo o bombardeio que esta tendo pelo menos uma família palestina foi explodida na pura maldade.
Há uma analista que fez uma análise do vídeo e observou que não há uma queda de artefato e a explosão segundo ele é semelhante a uma explosão de gás o que levanta a hipóteses de ser um ataque em terra ou de uma acidente lembrando que diferentemente do Brasil é comum se usar GLP (o famoso gás de cozinha) em veículos fora que tem como fazer essa “adaptação” no desespero considerando o falta de combustível. Infelizmente essa situação é lamentável, toda a guerra é uma tragédia, espero que Israel evite mais baixas civis (já houve demais nos dois lados) e puma os responsáveis por qualquer excesso
Eu também vi uma análise parecida. Não há qualquer indicio de algum tipo de munição caindo do céu. O mais provável é que o hamas esteja minando ou bloqueando as rotas de fuga organizadas por Israel para impedir que os civis fujam. Não seria a primeira vez que isso acontece. Afinal, como dizem, o hamas não tem 150 reféns . . . Eles tem 2 milhões.
Os caras indicaram essa rota como sendo segura para os civis evacuar para o Sul e bombardeia um caminhão cheio de pessoas, inclusive muitas crianças, 70 mortos.
Hamas deve ser destruído, é preciso uma coalizão internacional liderada pela ONU.
Impossível não invadir Gaza depois de 1200 civis, inclusive 3 brasileiros, assassinados friamente.
Hamas é um grupo terrorista com discursos de extermínio de povos.
Me desculpa mas as tropas da ONU são uns piada.
No Sudão não acham isso.
Caro Jeff. A ONU não lidera coalizões para destruir grupos de terroristas ou exércitos de qualquer país. O que a ONU pode fazer, se o país solicitar, é enviar tropas de paz. A Autoridad Palestina teria que solicitar que a ONU envie troaps de paz, as quais só poderiam ser enviadas a partit do momento que el tivesem condições de segurança para atuar. A ONU não envia tropas de paz para regiões que aindae esteja,m conflagradas.
Há gente que defende que pós Hamas Gazar seja ocupada pelo autoridade Palestina e tropas de uma coalizão de nações Árabes. Nesse caso haveria um acordo para por fim a questão dos territórios de um vez por todas…seria o melhor caminho a curto-médio prazo!
Alguém viu alguma coisa caindo do céu?
Todo projétil, seja ele um míssil, uma granada de artilharia ou uma bomba, emitem um som característico de aproximação, devido a sua velocidade e perfil de voo. E no vídeo não se houve nada disso, apenas a explosão.
Isso parece mais um carro bomba.
Bem útil para hamas, se faz de vítima e usa civil como escudo…e o povo palestino cai na conversa
EDITADO
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos.
Estão desesperados que o povo está atendendo o pedido de Israel para saírem e estão perdendo seus escudos humanos.
Não tem como aquela região da palestina existir ali, para começar eles próprios perderam o controle da região e está totalmente desconectada do restante. A melhor solução é Israel mandar todo mundo sair, destruir tudo e assumir a faixa de gaza.
Cui bono?
Pode também ser um acidente, de vazamento de gás lembrando que GLP é usado em carro, graças a deus aqui é barrado, e está tendo um bloqueio inclusive de combustível então pode ser uma adaptação por causa do desespero. Então não é necessariamente um ataque.
Pode ser amigo, mas seria muita coincidência, né? Não seria mais provável uma bomba terrorista, já que o hamas proibiu os civis de saírem de seus lares?
Não foi um obus 155mm ou bomba da aviação israelense. Provavelmente uma bomba plantada pelo Hamas para demonizar Israel perante a opinião publica internacional.
Prezado, seguindo a lógica do seu raciocínio posso inferir, à partir dele, que boa parte do ataque desse grupo guerrilheiro palestino foi algo sabido de antemão por Israel. Na verdade só sedo muito infantil para crer o contrário, não é mesmo?
Também estou convicto, utilizando o auxílio da sua argumentação, de que muito do que aconteceu foram as próprias forças israelenses os perpetradores ou autores.
Isso tudo de forma a justificar o massacre palestino que está por vir ou que já está acontecendo.
Guerrilheiro não , terrorista sim
Olá amigo! Me parece que está fazendo malabarismo demais para querer colocar a culpa em Israel. O maior inimigo de Israel não é o hamas, mas a opinião pública mundial. Por isso o país gasta dezenas de milhares de dólares para usar armas de precisão, para acertar o mínimo de civis possível, sendo que seria mais barato e fácil simplesmente devastar a faixa de Gaza com artilharia.
Por outro lado, quem mais se beneficia com a morte de civis é o hamas, que indiretamente força um cessar fogo em um momento que os israelenses decidiram acabar com eles de uma vez por todas. Além de, obviamente, o próprio hamas proibir os civis de abandonarem suas casas na região de conflito e serem bem conhecidos por usarem civis como escudos humanos.
Malabarismo intelectual e verbal quem faz são aqueles que defendem com unhas e dentes esse extermínio de toda uma população – a Palestina.
Como já foi posto nesse espaço de debates, em todos os exércitos do mundo há inúmeros elementos que matam e torturam pelo simples prazer pessoal.
Há também aqueles que não podendo estar no local fisicamente, contribuem com o genocídio através do apoio irrestrito à tais ações.
Mesmo assim, esses que apoiam tais atitudes, muito provavelmente nem ao menos seriam bem tratados pelos seus “estimados heróis”.
Psicopatas abundam.
Sei que não se deve alimentar os Trolls mas… genocídio? de quem?
Me responde o seguinte: qual a população palestina na época da criação de Israel e qual a população hoje? Aumentou ou diminuiu? Para haver genocídio real tem que ter diminuição da população.
Genocídio ocorreu com os judeus na segunda guerra, pois eram 18 milhões naquela época e hoje não passam de 15 milhões, ou seja, a diminuição da população judaica foi tão intensa no genocídio perpetrado pelos nazistas que, passados mais de 70 anos, ainda não conseguiram alcançar a mesma população.
Então, não tem genocídio nenhum contra os palestinos, só a mais pura e simples narrativa de ódio ao judeus disfarçado de amor.
Ola. Ontem, o Walter Maierovitch escreveu um artigo na FSP sobre a armadilha colocada pelo Hamas para Israel. Ao fazer um ataque terrorista focando civis, ao invés de alvos militares, o Hamas despertou um sentimento de vingança em Israel que superaria o número de vítimas palestinas e geraria imagens de atrocidades que seriam usadas indefinidamente contra Israel.
Aliás, eu mesmo escrevi um comentário neste sentido logo no segundo dia dos ataques do Hamas. Comentei que o objetivo do Hamas era gerar uma reação tão violenta de Israel que inviabilizaria qualquer acordo diplomático entre Israel e os países árabes por décadas.
Claro que o governo de Israel sabe disso, mas parece que o seu cálculo politico avalia que o apoio doméstico neste momento seja mais importante que a normalização diplomática na região.
Fico com a impressão que o Hamas assoviou um apito de cachorro que acionou a resposta condicionada de Israel.
O diabo é inteligente porque é velho.
Nas próximas semanas, Israel irá desperdiçar quase todo o sentimento de solidariedade internacional recebida pelos ataques, de modo muito parecido ao que os EUA fizeram apos os ataques de 11 de setembro. As imagens dos abusos de Guantanamo e de Abu Ghraib continuam circulando pela internet.
Pois é, percebo que o apoio internacional a Israel por causa do ataque que eles sofreram tem começado a fazer criticas a uma “resposta desproporcional” por parte de Israel.
Israel sempre foi visto como “vitima” por grande parte do ocidente mas acredito que esse apoio ira minguar se resposta cheia de vingança de Israel durar por muito tempo.
Imagens de mulheres e crianças mortas na mídia sempre causa comoção, Israel deve tomar o cuidado para não perder o controle da narrativa.
Israel não precisa de solidariedade tola. Precisa de segurança.
Eles não estão se preparando para um concurso de beleza. Farão uma limpa. Quem pensa em simpatia é militar dos trópicos sem inimigos e sem doutrina.
Caro. Quando falo “solidariedade internacional” significa muito apoio em diferentes níveis, desde colaboração dos serviços de inteligência, apoio nos organismos internacionais, etc. Perder a “solidariedade internacional” em termos diplomáticos significa ficar isolado, como aconteceu com a África do Sul durante o Apartheid. A curto prazo pode significar pouco, a longo prazo pode significar muito.
Pegando os EUA como exemplo. Após os ataques de 11 de setembro, o mundo se solidarizou com os EUA. Contudo, a sequência de abusos dos EUA, inclusive contra os direitos humanos, entre outras coisas, minou a confiança nos EUA, ao ponto de iniciar um processo de desdolarização do comércio internacional.
Em polílica, tanto doméstica quanto internacional, tem uma coisa chamada “dia seguinte”. Bons políticos e estadistas são capazes de compreender com mais nitidez “o dia seguinte”. Outros, pensam apenas no curto prazo e, quase sempre, se dão mal.
Amigo, acho que você está superestimando demais a capacidade do Ocidente de fazer vistas grossas as suas agressões de seus aliados, quem vê até acha que Israel sofrerá punições ou sanções da comunidade internacional. rs
É por isso que essa ordem atual está condenada e deverá ser alterada pois hoje um grupelho de países se auto isentam sobre tudo de negativo que fazem ao passo que punem qualquer coisa que eles julguem como negativo que outros países façam.
Caro WS. O objetivo do Hamas é interromper os acordos diplomáticos entre Israel e os países árabes. Este objetivo já foi alcançado. O segundo objetivo do Hamas é obter suficiente “mídia” que possa ser usada domesticamente para justificar a sua própria existência e manter as linhas de financiamento a apoio. Esta é a armadilha que comentei. O terceiro objetivo era trazer a questão palestina novamente para o debate internacional, o quê obviamente aconteceu.
Achar que o Hamas esperava formar uma coalização internacional para combater Israel é um equívoco.
Contudo, se Israel responder desproporcionalmente, como geralmente faz, isso irá neutralizar a “comoção” e “solidariedade” internacional, invertendo a guerra midiática que hoje é favorável às vítimas de Israel.
A não ser que Israel use armas nucleares, o que é praticamente impossível, o apoio ocidental a Israel irá continuar mais forte do que nunca independente do que Israel faça com os palestinos durante suas guerras contra o Hamas por três razões básicas:
1 – O Ocidente em pleno 2023 ainda transmite a imagem de judeus como vitimas de tudo.
2 – O Ocidente indiretamente apoia a causa sionista.
3 – O Ocidente, majoritariamente cristão, se apoia em supostas escrituras sagradas para defender Israel.
Qualquer pessoa que consiga separar devaneios religiosos/ideologicos entende que boa parte dos palestinos de hoje são os judeus do passado.
Olá W. Creio que o fato dos EUA (principal apoiador de Israel) tenha qualquer relação com o fato do país ser majoritariamente cristão. O que sabememo que pela história é que as comunidades cristãs perseguiram os judeus. O próprio holocausto foi feito no ambientes antissemita da Europa cristã.
O apoio daos para Israel é estragégico e político. É preciso considear a influencia dos grupois sionistas sobre o governos dos EUA.
Israel continuará fazendo uma guerra convencional na região. Não há sinais de mobilização de tropas de outros países em torno de Israel. Creio que a ONU está gindo mais intensivamente agora do que no início da guerra da Ucrânia.
Individuos e entidades cristãs responsáveis por disseminar o cristianismo praticavam antijudaísmo e não antissemitismo. Esse antijudaísmo pode ser facilmente identificado no Novo Testamento, isso significa divergências de doutrinas e interpretações teologicas mas não questões raciais.
”O apoio daos para Israel é estragégico e político. É preciso considear a influencia dos grupois sionistas sobre o governos dos EUA.”
Estratégico, político E religioso, e foi muito mais religioso inicialmente do que qualquer outra coisa, inclusive os primeiros sionistas eram na verdade cristãos oriundos da Inglaterra.
Na esfera estrategica e política hoje todos sabem o porque os EUA apoiam Israel, agora na esfera religiosa a influência de grupos sionistas(judeus e cristãos) no governo dos EUA se deu por três razões:
1 – Acreditar piamente(no caso de judeus e cristãos) que que aquelas terras são de fato dos judeus porque está declarado num livro sagrado.
2 – Acreditar piamente(no caso dos cristãos) que um terceiro templo precise ser construído no lugar da atual mesquita Al-Aqsa e do Domo da Rocha(lugares sagrados para o mundo muçulmano) para assim possibilitar o retorno de Cristo que por sua vez dará fim a este mundo e criará um novo reino e bla bla bla.
3 – Acreditar piamente(no caso dos judeus ortodoxos) que um terceiro templo precise ser construído no lugar da atual mesquita Al-Aqsa e o Domo da Rocha para que este mundo dominado por forças malignas seja purificado e redimido e bla bla bla.
”Israel continuará fazendo uma guerra convencional na região.”
Eu também aposto nisso, mas o que quis dizer é que não importa o quão desproporcional Israel seja, ele não será punido.
Olá, Camargoer. Comentei algo nesse sentido em outra matéria sobre o assunto, mas uma parte significativa de quem debate o assunto está com tanto “sangue no olho” como se tivesse sido aqui o ataque terrorista! Israel é um Estado, como tal não pode agir como o Hamas, tem que ir além e antever as ações e reações em todos os aspectos. Parece que Bibi foi fisgado e está colhendo o que plantou.
Pensar numa mediação e em reações mais direcionadas e de melhor efeito não é estar descolado da realidade, é justamente não ser simplista e achar que tudo se resolve com uma GBU-10!
Olá Meu Amigo. Concordo com você. Perceba que a GloboNews e a CNNBrasil estão cobrindo a crise praticamente há uma semana 24h no ar com a chamada “Israel sob ataque”.
Qualquer um que tenha uma opinião um pouco diferente está senod massacrado. Eu temo que o noticiário já saturou. A tendência agora é aparecer análises mais sensatas e equilibradas
Espero que Israel afaste quem autorizou e fez o ataque.
EDITADO
Não foi ataque de Israel, tem cara de ser IED, várias fontes de OSInt dizem o mesmo.
Perfil de explosão não característica de artilharia ou de bomba aérea.
Exato. Vê-se que a explosão ocorre de baixo para cima, em todas as direções.
Todo obus ou bomba convencional, lançada por aeronave, explode de baixo para cima, pois é o impacto com o solo que aciona a explosão.
.
A questão é que estas bombas penetram o solo e deslocam/prejetam grande quantidade de material, dando origem a uma cratera. Isto não é visto no vídeo.
.
O que o ocorre ali, é muito característico de VBIED. Note que a explosão ocorre sobre a superfície, projetando assim pouco material da estrada.
.
Outra característica, que indica um artefato improvisado, é a “bola de fogo” formada.
Exato, e só ver o vídeo dos ataques de Israel, a grande quantidade de fetritos e fumaça ejetado para cima pela explosão, ao contrário desta só a bola de fogo, praticamente limpa, e algum ainda tem capacidade de apoiar esses terroristas, atacando o próprio povo que eles fizem defender.
Se o disparo foi das forças israelenses o comando da unidade deve identificar e punir os responsáveis pois civis em deslocamentos não são alvos militares.
Israel obteve autorização e proteção do mundo dito “civilizado” para mat@ar! Em algum ponto no futuro, quando estiver saciado & lambuzado do sangue alheio, a colheita terminará!
Tenho a impressão que em outro ponto, um pouco mais longe no futuro, colherá o que semeia hoje.
O pessoal do Hamas é covarde, se esconde entre os civis inocentes.
EDITADO
Cara com certeza isso ai foi um soldado revoltado com alguma perda perdeu a noção e abriu fogo. Atacar pessoas comuns em fuga, com certeza que foi mais um pertubado por causa dessa guerra.
EDITADO
As loucuras dos chefes de guerras. de ambos os lados.
É nojento atingir civis de modo indiscriminado. Ainda mais quando atingem mulheres e crianças inocentes que nada tem a ver com o conflito. Que a almas desses inocentes vejam a resplandescência de Nosso Senhor nos céus e que as almas de quem atingiu esses inocentes queimem no mais profundo inferno!
E assim a espiral de sangue é alimentada entre esses 2 povos… ontem foram israelenses mortos, hoje palestinos… amanhã quem será ?
Pior é a visão pobre de quem só consegue enxergar dualidade (bem ou mal)… e não vê que existe muito mais, as vezes só mal e mal… e quem geralmente paga é quem não tá nos extremos…
Já chegou em um ponto que o objetivo de ambos lados é infligir o maior número possível de baixas, seja civil ou não…
Ola C. Sobre os evangelhos do novo testamento.
Explosão de IED e tão querendo culpar a IDF
“Quais são as leis da guerra?”
Na prática, só tem uma lei: “Mate e não seja morto”
O emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, afirmou, neste sábado (14), que vai cortar as exportações de gás natural para o Ocidente se Israel não parar imediatamente os bombardeiros contra Gaza. O Catar é o terceiro maior exportador de gás natural do mundo. (Mais um ponto para o Hamas:.
Fonte: https://www.jb.com.br/mundo/2023/10/1046633-catar-ameaca-cortar-exportacao-de-gas-se-israel-nao-parar-os-bombardeios-contra-gaza.html
Caro Gerson é bom lembrar que quem será um dos principais “prejudicados” com as descobertas de gás por Israel é justamente o Catar, ainda mais com a provável parceria que está sendo feita com os sauditas para a exploração, vale lembrar também que o Catar é um dos principais financiadores de grupos terroristas como o Hamas, quanta coincidência não é mesmo.
Reitero sugestão para que a trilogia divulgue uma matéria específica, exclusivamente da trilogia, para tratar das táticas que Israel deveria utilizar na invasão de Gaza.
Um blog de defesa existe para tratar dos temas “quentes” da defesa.
Se numa guerra histórica não surgem especialistas para discutir as táticas que um poderoso exército deveria empregar para derrotar as ameaças
Por exemplo, por que entrar com tanques se esses são muito suscetíveis a misseis antitanque?
Como fazer?
Entrar apenas por um lado ou invadir em varias frentes e com velocidade total?
A parte norte tem apenas 6 km de largura.
Um veículo chega ao mar em 3, 5 minutos
Como evitar minas?
E misseis antitanque?
E rpgs?
E uma barragem de foguetes direcionada a uma coluna de tanques?
A trilogia deveria realizar essa análise.
Poderia ser feita por especialistas militares.
Ou uma live dos editores com a presença de convidados.
Estamos diante de uma guerra importante onde canais de defesa um tem ótimos videos tratando de guerras antigas, mas nada de Russia ou Israel.
Outro é militar com canal mas chama galera pro russa para lacrar
A seguir link do the drive iniciando greve discussão sobre o tema mais ainda muito superficial.
O que está ocorrendo com a imprensa especializada ocidental que se mostra incapaz de analisar as possíveis estratégias a serem usadas por Israel diante de um inimigo tinhoso.
Os Estados Unidos falharam ao orientar a Ucrânia na contra ofensiva de 2023.
Como foram incapazes de superar as armadilhas russas?
Como evitar minas e barreiras?
https://www.thedrive.com/the-war-zone/the-perilous-realities-israel-will-face-fighting-in-gaza
EDITADO
Quem realizou este ataque?
OSINTs no twitter afirmam que foi um IED que causou isso.
O Hamas provou não ter nenhum escrúpulo para alcançar seu único objetivo, que é o extermínio de Israel e seu povo, eles não representam os Palestinos, não querem criar um Estado e sim destruir um.
É . . . Parece que de um jeito ou de outro, o hamas não vai deixar os civis fugir da guerra. E tem gente que ainda culpa Israel pela guerra e morte de civis.