WW - A estagnação da economia na América Latina

Um estudo do Grupo dos 30, um think tank internacional com 30 integrantes entre chefes de bancos, economistas e acadêmicos, se debruçou sobre a situação dos países latinos. Com o título “Por Que a América Latina Tem Baixo Desempenho” o relatório aponta as causas do baixo crescimento econômico da região.

Os analistas da CNN Thais Herédia, Lourival Sant’Anna e Caio Junqueira e o diretor editorial em Brasília Daniel Rittner debateram o assunto.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

103 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pragmatismo
Pragmatismo
1 ano atrás

Poxa, WW?

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

Segue o resumo:

  1. A América Latina está com a economia estagnada desde o fim do BUM das commodities.
  2. A Produtividade continua a mesma por 3 décadas. Um trabalhador em 1990 produz o mesmo que um trabalhador de 2019.
  3. Falta de compromisso dos países latino-americanos com fundamentos macroeconômicos (problema fiscal, dívidas e inflação). No caso do Brasil, os maiores problemas são o déficit fiscal e a alta taxa de juros.
  4. Cenário político (combinação de presidencialismo e eleição proporcional) faz o executivo ter dificuldades em construir uma maioria de parlamentares.
  5. Falta confia por parte da população nas instituições.
Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Sulamericano
1 ano atrás
  • A América Latina está com a economia estagnada desde o fim do BUM das commodities.

Desde que o Brasil existe, toda a economia é voltada para a exportação de matérias primas, e o país sempre sofreu crises econômicas com o fim do ciclo do produto “bola da vez” (pau brasil, cana de açúcar, algodão, látex, café, etc…)

  • A Produtividade continua a mesma por 3 décadas. Um trabalhador em 1990 produz o mesmo que um trabalhador de 2019.

Pra quem já trabalhou em muita indústria por aí (fora as automotivas e tal) sabe que o empresário investe o mínimo possível esperando um retorno máximo. Falta treinamento para os funcionários, maquinário velho e antiquado, processos de manutenção arcaicos, instalações elétricas capazes de fazer o Nicola Testa se revirar no túmulo e por aí vai.

  • Cenário político (combinação de presidencialismo e eleição proporcional) faz o executivo ter dificuldades em construir uma maioria de parlamentares.

O sistema presidencialista brasileiro está falido desde a constituição de 88. O país só anda se o presidente liberar algum tipo de verba para o legislativo,e aí dá margem para a corrupção.
Na verdade no Brasil temos um presidente castrado que come na mão do legislativo. É um sistema parlamentarista travestido de presidencialismo.

A única solução possível para o Brasil seria uma profunda reforma política, judiciária, tributária e militar para que esse país algum dia tenha alguma chance.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Sulamericano
1 ano atrás

Hoje a diferença na América Latina é o Mexico que apesar dos problemas vem se beneficiando da guerra comercial entre EUA e China, está recebendo mais investimentos e já se tornou o maior exportador para os EUA.

Henrique
Henrique
Responder para  Sulamericano
1 ano atrás

Pra quem já trabalhou em muita indústria por aí (fora as automotivas e tal) sabe que o empresário investe o mínimo possível esperando um retorno máximo. 

nem da colocar a culpa no sujeito ja que a garantia dele ter o retorno do investimento é praticamente perto de zero por conta da insegurança jurídica. Ainda mais na indústria que o retorno não acontece na mesma década (ou realmente acontece).

Quem vai investir num país que hoje tem uma lei dizendo ‘A’, semana que vem ela diz ‘B’, na outra é ‘LKDFJ’, na outra ela não existe e depois aparece outra dizendo que você não pode mais ter seu trabalho pq o governo decidiu que agora tem que ter o requisitos ‘1,2,3,4,5 e 6’ pra você ter a empresa e você não cumpre, mas só quem cumpre é quatro empresa que curiosamente uma é do congressista que fez a lei…

concordo na falta de treinamento e maquinário obsoleto, mas isso é sintoma e não doença.

Na verdade no Brasil temos um presidente castrado que come na mão do legislativo. É

excelente, na América Latina Latina isso é praticamente a ultima fortaleza que segura todo mundo aqui de virar um Bloco de Estados Falidos. Se populistas tivessem pleno poder no Congresso de passar tudo brasil nem estava aqui mais, e olha que isso ja aconteceu DUAS vezes só com a gente e todo mundo viu como terminou, pior que antes kkkk.

A única solução possível para o Brasil seria uma profunda reforma política, judiciária, tributária e militar para que esse país algum dia tenha alguma chance.

Sim, ai entra que a ÚNICA reforma capaz de tirar esse pais do buraco é refazer o Pacto Federativo, tirar União completamente da administração dos Estados(UF) e Municípios.

Hoje a União praticamente comanda todo o poder do país e dita as regras de como o Estado e Cidades devem funcionar. O correto é Cidades e Estados(UF) terem autonomia pra fazer sua gestão, tributação, administração, legislação pq elas estão próximas das população e elas conseguem resolver os problemas mais rápido. Uma lei que visa resolver um problema que só existe em 4 Estados(UF) não pode valer pra outros 23 que nem tem a fonte geradora do problema. Assim como um Estado não pode impor a vontade dele no outros. Se um Estado que proibir algo ele que proíba na fronteira dele e não em todos os 26.

Isso resolve uma parte a outra parte é resolvida pelo Parlamentarismo.

Com o modelo Parlamentarismo na União e nos Estados(UF) o sistema garante que o Primeiro Ministro vai vir da ala governista ou da coalizão. E se não vir o politico que vá pra rua pedir voto de novo e que se forme um novo governo.

Isso também impede que governos do amor/ódio apareçam porque a principal qualidade do governo parlamentarista é ser fraco e cair fácil, qualquer crise pode ser resolvida em 6 mês ou menos com o voto de desconfiança do parlamento,

o governo é obrigado a ir para a estabilidade o que garante que o governo vai, minimamente, continuar progredindo e país crescendo como é o esperado de todo mundo.

Underground
Underground
1 ano atrás

Vou começar com o seguinte:
A CF diz que o salário mínimo deve cobrir as necessidades do trabalhador, que segundo o DIEESE deveria ser de R$ 6.300.
Onde estão nossos magnanimos, que determinam a obrigatoriedade da CF quando lhes interessa?

Nei
Nei
Responder para  Underground
1 ano atrás

Nessa concordo com você.

Se deveria ser de R$6.300,00, como sobreviver com R$ 1.320?

Henrique
Henrique
Responder para  Underground
1 ano atrás

não existe uma impressora capaz de garantir um salario de 6300 kkkk

e outra… da onde que vem esses números: 6300? pq não 6000? ou 7300 pq não da logo um milhão de uma vez

DanielJr
DanielJr
Responder para  Underground
1 ano atrás

Uma coisa é a realidade, outra coisa é o que está escrito no papel, que aceita qualquer coisa.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

O Futuro da América Latina está no Oriente , enquanto o Mercosul não largar de mão esse acordo lixo com a UE ficaremos a ver navios. Felizmente os paraguaios já perceberam isso e vão assumir a presidência do Bloco esse ano.

Underground
Underground
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Vc assistiu o vídeo?

Antonio Cançado
Responder para  Underground
1 ano atrás

Não, e nem vai…

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Isso é ser obtuso. Qual o problema de fazermos o acordo com a UE e ao mesmo tempo continuarmos vendendo o que pudermos para o oriente? Por que uma coisa deveria excluir a outra e impedir de lucrarmos por ambos os lados?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

Quem lhe disse que os Europeus querem relações comerciais justas com o Mercosul? Ingenuidade sua!

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

E quem disse que não? Acho que a ingenuidade por não conhecer o que se passa no tal acordo com o Mercosul é sua e você está desesperado para postar alguma resposta para ficar ‘menos feio’.

Você vai deixar de abocanhar o mercado Europeu para focar em apenas UM mercado? Como que, vendendo nossos produtos para a Europa, vai sair ‘injusto’? Vamos perder dinheiro de alguma forma ou lucrar relativamente menos do que você acha que deveríamos? Se a gente lucra vendendo para o Oriente e lucra (pouco, mas no positivo) vendendo para a Europa, como essa conta não fecha? Ficaríamos melhor não vendendo para a UE? Ficaríamos com mais dinheiro?

Explica aí essa geniosidade que não está fazendo muito sentido.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

O acordo comercial com europeus é o novo método de colonialismo usado pelos países de primeiro mundo !!!

dfa
dfa
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

E no entanto são Europeus que compram o KC-390

Underground
Underground
Responder para  dfa
1 ano atrás

Não bate no menino!

António Rodrigues
António Rodrigues
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Tem que dizer aos brasileiros que vieram par a Europa trabalhar que isto não interessa que vão para o oriente.
O problema que o Brasil tem e a América latina,é o mesmo de Portugal l, não ter líder á altura dos acontecimentos.
Vou dar um exemplo, em Portugal temos falta de médicos e enfermeiros.
Para as pessoas terem formação nessas áreas a maioria dos pais pedem empréstimo ao banco, infelizmente nem todos os pais o conseguem.
O estado português vai contratar médicos na América latina.
Porque razão não paga os cursos por completo a quem quer estudar e tirar o curso nessas áreas e fazer o que faz na força aérea onde os pilotos têm que ficar x de anos sem poderem sair a menos que reembolsem o estado do custo do curso de piloto.
A maior riqueza que um país pode ter é a mão de obra qualificada de seguida falem das matérias primas isso conjugado cria riqueza ao país.
Eu nunca na minha vida me passaria pela cabeça de ter tanto cidadão brasileiro a trabalhar em Portugal ou seja inverteram o rumo da imigração e depois vejo o presidente brasileiro a dizer que Portugal ainda vai ser brasileiro???
Ele tem orgulho nisso???

Nei
Nei
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Cara, você só traz “confusão” a esse portal de notícias. Tudo é errado, mas defende a Rússia!

Será que ingenuidade sua?

Antonio Cançado
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

O Mercosul ainda existe?
Serve pra quê, exatamente?
E a quem?

Quanto ao futuro (com minúscula) da AL estar no Oriente, QUAL Oriente? O que funciona, tipo Japão, Taiwan, Singapura, Coréia do Sul, etc, ou aquele que escolheu o caminho da mentira, da fraude, da empulhação, do embuste e da impostura, tipo China, Coréia do Norte, essas porcarias?

Nei
Nei
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Com certeza, não assistiu o vídeo.

Henrique
Henrique
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

” enquanto o Mercosul não largar de mão esse acordo lixo com a UE “

o MERCOSUL é o lixo… bloco impede todo mundo de fazer acordos pq todo mundo tem que concordar com o acordo. Dissolve o MERCOSUL e Brasil poderá falar com todo mundo fácil (e outros tb)

Werner
Werner
1 ano atrás

E agora então no Brasil desse desgoverno,a Argentina é logo ali.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Werner
1 ano atrás

Calma, 2026 tá aí.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Werner
1 ano atrás

Calma o desgoverno vem de tempos, tivemos o mito que de direita não tem nada…

Werner
Werner
Responder para  Rodrigo
1 ano atrás

Se o mito não era de direita quem era? FHC,LULA,DILMA,Sarney,Collor?

Underground
Underground
Responder para  Werner
1 ano atrás

Nenhum. O Brasil nunca teve giverno de “direita”.

Nativo
Nativo
Responder para  Werner
1 ano atrás

Não era de direita porque sempre foi um parasita nas tetas do estado, antes
e depois dos 28 anos de deputado inútil.

AMX
AMX
Responder para  Nativo
1 ano atrás

Não totalmente.
O fato de ter alertado para o kit gay nas escolas conta muitos pontos.

Andre
Andre
Responder para  AMX
1 ano atrás

Sou professor meu caro. Leia essas palavras: Nunca existiu kit gay. Mais uma das maravilhosas fake News da pátria tupiniquim.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Werner
1 ano atrás

Eu tenho minhas dúvidas se o cara sabia o que era direita ou esquerda. Sinceramente.

Henrique
Henrique
Responder para  Werner
1 ano atrás

Mais perto que o Brasil teve de um governo de direita de verdade (pessoal que realmente defende estado mínimo e não intervenção) foi o do Itamar e o 1º do FHC e não foi pq eles queriam kkkk

ou era o plano Real dar certo ou tu iria precisar de dois carrinho de mercado hoje, um pra comida e outro pro dinheiro

Underground
Underground
Responder para  Werner
1 ano atrás

A Argentina não existe mais, agora se chama Venefavela do Sul.
Quanto a virarmos uma Argentina II, é bom saber que já viramos.

Underground
Underground
1 ano atrás

1) O Estado brasileiro gasta demais com funcionalismo público.
2) O sistema tributário é complexo.
3) Não há segura jurídica.
4) O sistema previdenciário esta sobrecarregado.
E por ai vai….

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Underground
1 ano atrás

Eu acrescentaria uma nota: o sistema previdenciário do funcionalismo público, do judiciário e do militar está matematicamente falido.

O sistema previdenciário de quem trabalha com CLT, é um esquema de pirâmide. O problema atual dele é que tem entrado cada vez menos gente na base.

Nei
Nei
Responder para  Underground
1 ano atrás

Sistema previdenciário das demais classes, porque a do trabalhador comum já foi mudada.
Tem que ter idade x contribuição.

Tem que mudar as demais, acabar com 14º de político, licença prêmio e outras regalias.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Forte desindustrialização + elites locais mais favoráveis a transformar tudo num fazendão exportador de commodities primárias + pouca infraestrutura + baixa qualidade de nível educacional primario + forte burocracia estatal.
Resultado:

Underground
Underground
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

A forte desindustrialização vem atrelada ao sistema jurídico trabalhista que transformou tudo em ação judicial.
Teve industris com 2 mil funcionários que passou simplesmente a importar tudo da China sem ter de se incomodar. Hoje tem apenas cem funcionários.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Burocracia estatal tem que ser forte mesmo, inclusive suas forças armadas.
De resto, acompanho o relator.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

Urocracia estatal é pessimo. Normalmente o excesso de burocracia é base da corrupção. Atuação do Estado na economia é diferente de disfunção burocrática (excessode burocracia).
O Estado precisa trabalhar para ser mais simples e transparente.
O setor privado no Brasil também é péssimo, precisa melhorar muito. Existe uma ideia fantasiosa de que o setor privado no Brasil é ótimo, isso não existe!
Muitas vezes o excesso de burocracia estatal é resultado da malandragem da elite brasileira (empresários e intelectuais que ocupam cargos de tomada de decisão no Brasil).
Exemplo? Basta ver o grupo Americanas que cometeu crimes absurdos que resultou em rombo bilionário, prejudicando muitos brasileiros. Empresa essa pertencente a cidadãos hipócritas do RJ que se consideram superiores ao resto sa população. Esse mesmos cidadão de forte influência na política e na formação de lideranças “liberais”.
Aliás, o Brasil com esse papo de esquerda X direita X liberal nos ultimos anos demonstrou claramente que o problema não é ideológico, é intelectual! O que tem de palhaços, bandidos e analfabetos nesses 3 grupos políticos é inacreditável.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

Negativo.
Burocracia BR só serve pra encher o saco e atrapalhar a vida do cidadão comum.
Pergunte a qualquer um que tenha o azar de ser obrigado a resolver alguma pendência na Caixa, Detran ou qualquer outro órgão governamental, seja municipal, estadual o federal.
Até os app’s desses órgãos, que deveriam ajudar, são uma porcaria.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Cara, Willber, uma vez entrei na Caixa para resolver um problema, vi um daqueles totens de autoatendimento e prontamente vi qual era meu problema e qual a opção para apertar para pegar a senha correspondente. Uma funcionária da Caixa me viu fazendo isso e me chamou atenção. Eu deveria ter informado à ela qual meu problema para que ela apertasse o botão e pegasse minha senha.

Sem entrar no mérito de existir uma máquina específica apenas para te dar uma senha (me parece um tanto overkill para o problema), mas o treco é feito para autoatendimento. Ela disse ter sido treinada para fazer algo que foi projetado para que qualquer pessoa operasse e facilitasse o atendimento. Isso é ridículo. A mulher estava ali apenas para aquela função, ou seja, algo totalmente sem necessidade.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

Cara, se você entrar em qualquer app governamental em horário comercial, você precisar esperar numa fila virtual.

Uma fila virtual pra acessar um app.

Pare 5 minutos pra pensar no tamanho do absurdo disso.

Qualquer site ou app de qualquer empresa consegue suportar milhões de acessos por dia, mas se entrar meia dúzia de pessoas num app governamental ou de órgão público, você tem que esperar.
Os caras conseguiram a proeza de trazer a ineficiência de repartições públicas presenciais pra um ambiente virtual.
Olha, meus parabéns….
E ainda tem o exemplo que você disse acima, que geralmente é feito por um estagiário mal-humorado…

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Isso é mucho loco

AMX
AMX
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

O conteúdo do comentário não condiz com o nome utilizado.
A idéia de mais estado pra (tentar) corrigir imperfeições e injustiças só cria a necessidade de ainda mais estado, e isso só piora as coisas.

Professor
Professor
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

A maioria é dos comentaristas daqui é contra os BRICs, pode esperar o quê?

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Professor
1 ano atrás

O que o BRICs ou a falta dele já influenciou no seu dia a dia, “professor”?

Heinz
Heinz
Responder para  Professor
1 ano atrás

É claro, o BRICS está deixando de ser o que originalmente foi, países com economias emergentes e com grande potêncial de evolução, para guarda chuva de países falidos e alguns totalitários, vide, Irã, Sìria, Venezuela, Argentina…

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Professor
1 ano atrás

BRICS… Foi um ‘bloco’ de países criado em cima de uma teoria de uns 15 anos atrás que previa algo que simplesmente não se tornou realidade. Ou seja, todo o arcabouço teórico pelo qual esses países decidiram se unir simplesmente não se tornou realidade. É uma união falida advinda de uma teoria que já era questionável na época. Vaporware. Hoje em dia essa ideia sobrevive porque ‘pegou,’ meio que virou ‘modinha’ nesses países, traz propaganda para os incautos.

Henrique
Henrique
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

tem dois ali pra cima criticando o Mercosul, mas nessa hora o Mercosul da uma surra de realidade no BRICS kkkk

um grupo de de países desajustados da América do Sul consegue ser mais coerentes que a sopa de letrinhas autoritária que quer derrubar as potencias dominantes

Underground
Underground
Responder para  Professor
1 ano atrás

BRIC foi um termo criado por uma agência
de investimentos, significando que aqueles países estavam aptos a receber investimentos. Depois virou BRICS. Mas esse grupo não tem um acordo de livre comércio, como é o da União Europeia. Tampouco tem acordo de defesa mutua, como é a OTAN. É simplesmente um grupo que se reúne anualmente.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

O “fazendao” é uma indústria tecnológica. Não fale besteira.
Agro desenvolvido não significa abdicar da indústria, pelo contrário!
Aqui só temos direitos, e não deveres, isso é um câncer para a indústria.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Jagdverband#44
1 ano atrás

Tão indústria tecnológica, que não produzimos nem os fertilizantes, agrotóxicos, vacinas e outroa insumos que o agronegócio precisa…ou seja, não temos auto-suficiência nem pra nosso maior produto de exportação.
Toda vez que vejo alguem com essa conversinha de “só temos direitos, não deveres”, eu sinto vontade de perguntar quais direitos que eu tenho, e quais os deveres que eu não tenho…

Charle
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Perfeito! O que essa gente quer, é o mesmo o que os antepassados deles queriam e conseguiam.

Ou seja, viver em ilhas de opulência extrativista baseada na expropriação, exploração e degradação de terras e de pessoas. Seriam as legiões de escravos-zumbis para servi-los eternamente.

E ai do escravo-zumbi que ousar falar em melhoria de condições de vida ou de trabalho. Ai dele.

Porque além de terem muitos direitos (inclusive o de viver na escravidão pelos seus senhores) caso ele receba algum benefício social ficará muito, mas muito mal acostumado.

O agro NÃO É POP.

AMX
AMX
Responder para  Charle
1 ano atrás

Zumbi?… aquele que tinha escravos e era parça dos portugueses, igual como hj, com políticos sendo imiscuídos com o tráfico nos morros?
Ah tá… baita exemplo…

Charle
Responder para  Jagdverband#44
1 ano atrás

Que tantos direitos os trabalhadores têm atulamente? Seriam aqueles poucos que foram retirados pelas reformas neoliberais?
Tirar o pouco que restou será a mais retrógada escravidão. Talvez você pertença às elites sócio-econômicas e tenha exteriorizado os seus anseios mais profundos.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Charle
1 ano atrás

Acho que ele se refere à tudo como um todo. Muita gente reclamando seus direitos, sem entrar no mérito de cada uma dessas reinvidicações, mas temos pouquíssimas pessoas enfatizando que nós todos, como cidadãos, também temos nossos deveres. O único dever que é enfatizado pela nossa classe política é o infeliz dever (a obrigação sob pena de multa e inclusive prejuízo para determinados direitos), de votar durante as eleições. E isso na minha opinião é um absurdo sem tamanho.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

Por “tudo” quis dizer “direitos” como um todo. Não apenas os trabalhistas.

Underground
Underground
Responder para  Charle
1 ano atrás

O trabalhador brasileiro ganha muito mal. Já ganha menos que o trabalhador chinês. E a causa disso são os excessos.

Jefferson B
Jefferson B
1 ano atrás

O que mais eu percebo nos últimos 5 anos é a distância entre os números oficiais e a realidade das pessoas. É nítido o empobrecimento das pessoas, tudo muito caro.
Parece que o emprego até aumentou, porém as pessoas não conseguem melhorar efetivamente de vida.

Werner
Werner
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

Os últimos 5 anos?Desde quando houve melhora na área econômica?
O povo vivia de bolsa,mentiras e ilusão nos 16 anos do ParTido,agora então só dos 2 últimos ,pois a bolsa está diminuindo,os arrependidos que o digam.

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Werner
1 ano atrás

Que comentário bobo!
Quem dobrou o bolsa família foi justamente o Bolsonaro 5 meses antes da eleição. Um absurdo, totalmente politiqueiro!
Aliás, o tal mito e sua família mama mais nas telas do Estado do que milhares de brasileiros pobres juntos.
Não venha com esse papinho de PT que eu não sou idiota partidário e fanático. Não voto em PT e também não voto nessa piada que chamam de “direita”, um bando de playboy ranheto que nunca trabalhou na vida.
Economia é um conjunto de elementos que vão alem da política partidária.
Estatisticamente o Brasil melhorou constantemente desde a criação do plano real, era algo visível até 2012/2013.
Muita coisa melhorou no Brasil, era visível a melhoria de vida da população.

AMX
AMX
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

“aumentou” porque devido à infopandemia obrigou-se todo mundo a “ficar em casa e a economia a gente vê depois”.

Werner
Werner
Responder para  Jefferson B
1 ano atrás

Você se contradiz ,vc deve ser ou isentão ou MBL,nunca no tempo do PT houve pujança econômica,se vc qusier dizer que o Brasil teve um período de até prosperidade aparente foi no tempo do canalha do FHC,Bolsonaro pegou um Brasil detonado e depois tudo aconteceu no governo dele.
PSDB ficou 8 anos,o PT 16 e vc quer que alguem em 4 anos faça um milagre?
E não houve melhora até 2012/13,o fator CHINA pesou para a aparente prosperidade econômica do Brasil na era PT,não sei que Brasil vc vivia .

Nativo
Nativo
Responder para  Werner
1 ano atrás

Nenhum dado sobre a economia nos últimos 18 anso apoiam o seu mar de besteiras.

Professor
Professor
1 ano atrás

Desenvolvimento econômico, industrialização, fomento da tecnologia, distribuição de renda social, sabem onde teve isso? apresento-lhes o governo do regime militar: Médic, Geisel, Artur da Costa e Silva.

Carlos I
Carlos I
Responder para  Professor
1 ano atrás

Inflação enorme, morte e perseguição de desafetos políticos, endividamento alto não podem ser esquecidos…

AMX
AMX
Responder para  Carlos I
1 ano atrás

“desafetos”, sendo que muitos eram terroristas, há que se dizer.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Professor
1 ano atrás

“Desenvolvimento econômico”

Você apenas esqueceu-se de dizer que tudo isso foi feito com trocentos empréstimos internacionais e, quando vieram cobrar isso, o Brasil viveu uma dívida impagável até hoje, com uma espiral hiperinflacionária por décadas, com 3 moedas diferentes, até finalmente começar a se estabilizar nos anos 90, né?

“fomento da tecnologia”

Você quis dizer fechar o mercado pra produtos estrangeiros em favor de similares nacionais de baixíssima qualidade que, quando abriram o mercado de novo, esses similares nacionais foram varridos pela concorrência, certo?

“distribuição de renda social”

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Jefferson B
Jefferson B
Responder para  Professor
1 ano atrás

Os militares foram tão bons que entregaram o Brasil sem moeda, hiperinflacão, desigualdade absurda, corrupção, previdência, educação e saúde para meia dúzia de segmentos da sociedade, abusos de direitos humanos etc…
Quando os militares saíram do poder a economia era baseada na atividade estatal, havia tantas estatais inchadas e ineficienges que o FHC, de base social/esquerda, foi obrigado a privatizar grande parte da economia. Depois tem doido que diz que os militares eram de direita na economia.

Charle
Responder para  Professor
1 ano atrás

Ah sim! Perfeito. No que diz respeito as bases da crise econômica brutal no Brasil dos anos 70 e 80, apresentar-lhe-ei onde estão fincadas suas bases: no regime militar de Médici, Geisei, Artur da Costa e Silva, Figueiredo (aquele mesmo que tinha asco de pessoas pobres)…

Carlos I
Carlos I
1 ano atrás

Qual será a receita que o país Sul americano que mais vai crescer esse ano adotou? Aumento ou diminuição de impostos?

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Calma, o “cumpanheiro” tem um plano!
O amor venceu! Só passando pra lembrar que vamos para quase 20 anos deles no poder, agora vai, Brasil!

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Não costumo comentar sobre esse tipo de coisa, mas a gente esperaria que um grupo/partido ou algo assim que estivesse tanto tempo no poder conseguiria responder por tantas mazelas atuais ou passadas justamente por estarem tanto tempo no comando. Infelizmente nunca vi, e sei que nunca verei um ‘mea culpa’ desse pessoal. Ou de qualquer outro pessoal também. Impressionante como conseguem arranjar culpados para todos os problemas causados por péssima administração. É nojento.

Nativo
Nativo
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Bom aumento do PIB em 4.5 vezes( de 500 bi para 2.2 tri) e do salário mínimo em 3.5.
Fez m . Lógico. Mas junto com um monte de ” gente do bem”como vocês chamam seus larápios de estimação, que aliás, já COBRAM para serem menos oposição.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Nativo
1 ano atrás

Nativo, o problema é que qualquer um que pegasse a presidência naquele momento e implementasse programas sociais que necessariamente deveriam ser feitos e estavam sendo feitos em menor escala até aquele momento, teriam tido indicadores semelhantes. Por mais que eu não goste do cara, FHC verdadeiramente encheu o caixa, que foi posteriormente gasto desenfreadamente.

Com indicadores tão bons assim, durante o boom das comodities, NADA foi feito que trouxesse prosperidade, ou mesmo estabilidade, de longo prazo. Não investimos em áreas que continuariam rendendo dividendos ao páís, que continuassem demandando mão de obra qualificada, que fizesse com que toda essa prosperidade perdurasse e se multiplicasse, alcançando de forma economicamente sustentável todos os rincões deste país. Nem ao mesmo investiram na infra-estrutura que deveria escoar a produção dessas mesmas commodities que sustentavam esse crescimento.

Ao mesmo tempo compramos refinarias inúteis, velhas e obsoletas com valor acima do mercado, e aliás quebramos uma empresa petrolífera em tempos de boom do petróleo! COMO!? Financiamos obras em países estrangeiros que não nos trouxeram novos dividendos, não conseguimos avançar de forma concreta em planos de integração regionais que já existiam a décadas, construímos moradias baratas e mal feitas para um monte de gente, muitas das quais foram revendidas à terceiros pouco tempo depois de entregues. Os programas sociais e de ‘igualdade de oportunidades na educação’ (cotas), foram criados sem terem um fim em vista, sem terem acompanhamento dos indicadores ou metas objetivas visando que não fossem mais necessários no futuro (efetivamente causando o impacto que deveriam na educação nacional), o que agrava ainda mais a separação das pessoas na sociedade, criando um antagonismo que você está presenciando aqui. E que existe com certa razão. Esse papo todo do ‘nós vs. eles’ começou ali.

Tivemos mais ou menos uma década da pior política externa que já tivemos. Nos tornamos piada internacional algumas vezes por causa de subserviência ideológica e megalomania. Jogamos fora todo o nosso programa espacial por causa de um acidente. Já inclusive perdemos empresas e tecnologias na produção de grandes motores de foguete, apenas porque o acidente se tornou uma má propaganda para o governo, e por aí vai. Acredite, quatro anos em que um inepto ficou no poder, não foram suficientes para serem piores do que os anos anterioes, que aparentemente todo mundo esqueceu. Os caras pegaram o pais com o cofre cheio, e quebraram. E isso já em 2013. E na época muita gente avisava que isso iria acontecer.

E hoje estamos repetindo tudinho, só que sem dinheiro. Minha previsão pessoal é que vai ser uma ladeira abaixo, bem íngreme, que vão tentar esconder ao longo desses próximos anos para tentarem garantir mais uma reeleição, até que finalmente vai estourar na mão de algum incauto, e vão vir com a mesma ladainha de sempre para voltarem ao poder. E provavelmente vai funcionar, porque o Brasileiro tem que vestir a camisa, tem que torcer, escolher um lado e esquecer o bom senso.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

Perfeito seu comentário!
Declaro que li e concordo.

Alexandre
Alexandre
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

Qual era a reserva cambial em 2003 e qual era a reserva cambial em 2011?

Jason
Jason
1 ano atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Victor F
Victor F
1 ano atrás

A situação econômica mundial não é das melhores, grandes economias como a Americana e Chinesa estão em um momento de fragilidade e podem sofrer um baque econômico nos próximos anos.

Um governo inteligente conseguira observar os sinais e preparar o pais pra isso, ampliação de acordos econômicos com ambos os “lados” (ocidente e oriente, porem nessa situação geopolítica mundial eu não recomendaria alardear acordos com a Rússia, e se possível diminuir eles, muitos países no mundo com economias maiores e mais robustas olhariam tal acordo com maus olhos e poderia azedar a nossa relação)

Iria focar também em diminuir a carga tributaria em todos os setores econômicos como uma forma de tentar esquentar o mercado interno e preparar a economia. o foco seria “blindar” o pais pra poder resistir melhor ao impacto econômico futuro.

O que eu vejo são apenas idio$#@ no comando do pais focando em encher o bolso de dinheiro e outros idio%$@ que querem defender seu grupo de mestres sem saber que estão sendo jogados em um buraco

Charle
Responder para  Victor F
1 ano atrás

Mas muitos e muitos impostos foram cortados e nem por isso a economia engrena. Nem por isso o número de empregos aumenta. E quando aumenta não traz riqueza desejada para a população.

Fato é que o capitalismo baseado em produção já era. Poucos são aqueles que investem na modernização em indústria e fábricas.

O que vigora atualmente são empresários gananciosos e hiper-especulativos que focam o capitalismo da especulação financeira.

Tire o imposto que for, mesmo todos os impostos, e o tal empresariado continuará a se lamurariar de “grande quantidade de impostos”.

Jose
Jose
Responder para  Charle
1 ano atrás

Caro Charle em parte você tem razão, mas quem permitiu que os empresários tivessem e ainda tenham esse comportamento, a concorrência é a melhor arma contra empresários com esse tipo de pensamento que você citou, mas a culpa ainda assim é do Governo sim, o Governo é o principal culpado por essa situação, já que os empresários só tem agido dessa forma porque não há concorrência, e não há concorrência porque aquele órgão do governo responsável por evitar monopólios, oligopólios, etc. o tal de CADE tem servido na verdade para avalizar a formação desses monopólios/cartéis, mas a situação é pior ainda, o governo não contente em não proibir a formação desses monopólios via CADE, é quem viabiliza esses projetos emprestando dinheiro via BNDES (lembra daquela história dos campeões nacionais), ou seja, o governo além de não barrar essas fusões/aquisições que acabam com a concorrência em vários setores como, financeiro, alimentício, químico, farmacêutico, combustíveis, etc. ainda empresta dinheiro com juros subsidiados, resumindo, nós cidadãos/povo pagamos a conta no final, seja pela exploração dos empresários nos preços dos produtos/serviços já que não há concorrência por conta dos monopólios/cartéis criados, seja pelos empréstimos via BNDES com juros subsidiados pelo governo/povo para a formação desses monopólios.

MIB
MIB
1 ano atrás

O brazil caminha a passos largos para se tornar a maior potência do ocidente, insegurança jurídica, aumento de impostos, aumento desenfreado dos gastos públicos, censura, população com renda estagnada, 400mil cnpj fechados, o sucesso nos aguarda…

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Caiam na real: a AL sempre foi essa m… Uma região notoriamente desprezada mundialmente, uma insignificância na geopolítica. Esperar que o quintal dos EUA se transforme em fachada é pura ilusão… Nossas garbosas forças armadas são um reflexo disso… ainda vivem na segunda metade do século vinte e acham que drone é apelido de traficante…

Bachini
Bachini
1 ano atrás

America latina vermelha….não é necessario dizer muita coisa.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Tudo q tem esse cidadão (William Waack) envolvido, deve ser visto com atenção redobrada. Esse sujeito foi citado pelo Assange como sendo um colaborador dos estados unidos, possivelmente um formador de opinião afreguesado com a CIA. É também membro fundador do instituto Millenium, think thank de orientação liberal e favor dos interesses ianques na america latina.

É um indivíduo perigoso, um quinta coluna, e precisa ser acompanhado com cautela.

Underground
Underground
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Meu zezuz!

KKce
KKce
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Verdade, é tudo mentira do William Waack agente da CIA, DARPA e NASA. A américa latina está uma maravilha caminhando a passos largos para o sucesso retumbante. O Brasil inclusive logo vai desbancar os americanos e se tornar a maior potência mundial.

Jagder#44
Jagder#44
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

meu deus do céu

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Como a vida da pessoa atrás desse perfil e similares deve ser triste e frustrante. Viver mergulhado em teorias esdrúxulas similares a essa com o nítido comportamento de quem passa boa parte do dia batendo a cabeça na parede.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
1 ano atrás

“Governo Lula coloca Banco do Brasil para financiar passagens e hospedagens em até 60 vezes. O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que o governo Lula, em colaboração com o Banco do Brasil (BB), financiará passagens aéreas e hospedagens para ‘impulsionar o turismo’ no Brasil. O programa “Conheça o Brasil: Realiza” oferecerá financiamento em até 60 parcelas mensais, com taxas de juros de 1,79% ao mês. Correntistas do Banco do Brasil poderão financiar pacotes de turismo de até R$ 20 mil, com a primeira parcela quitada em 60 dias e débito automático das prestações. Além disso, está planejada uma campanha de divulgação em que pelo menos 10% da frota das companhias aéreas terá adesivos com atrativos brasileiros e mensagens de incentivo aos turistas, visando promover destinos nacionais.”-Esta é a solução para fazer a economia andar: Financiar viagens de férias em 60 meses; financiar automóveis em 240 meses; e financiar a casa própria em 500 meses!
-Como é que ninguém pensou nisso antes?

Nativo
Nativo
1 ano atrás

Razão do atraso são suas elites de estrangeiros e estrangeirismos que desprezam a massa da população, e assim que

Underground
Underground
Responder para  Nativo
1 ano atrás

Você tem de colocar nomes nos bois, pois o país vive sob a égide do mesmo grupo ideológico tem mais de quarenta anos.

Nativo
Nativo
Responder para  Underground
1 ano atrás

Grupo ideológico?
Os entreguistas.
Todos os outros são cortina de fumaça.

AMX
AMX
1 ano atrás

Amérdica Latrina está um lixo por causa do esquerdismo.
Qual a solução, segundo muitos comentaristas aqui?
Mais esquerdismo!
kkkkkkkkkkkkk

Henrique
Henrique
Responder para  AMX
1 ano atrás

França sofre disso ai tb kkkk

vai Guiana Francesa

AMX
AMX
Responder para  Henrique
1 ano atrás

Ela sofre por si mesma, só elegendo gente socialista, não precisa da Guiana Francesa pra atrapalhá-la.

Felipe M.
Felipe M.
1 ano atrás

Os problemas da América latina, como um todo, começam no desapego das populações por seus países. Não há, no geral, um sentimento de pertencimento, de bem comum.
E isso se reflete em constantes brigas políticas, aderidas pela população que sempre está na espera de um salvador para seus problemas pessoais.
Governante atrás de governante promete tudo aquilo que a população quer ouvir. Ao assumir o cargo ou não faz ou fica impossibilitado de tomar decisões importantes mas impopulares, pq as pessoas não conseguem aceitar decisões impopulares.
Além de constantes governos populistas, não há continuidade. Não há programas de longo prazo. E isso tende a piorar, visto que, me boa parte dos países, está ocorrendo um grande processo de polarização.
Não se criam programas de longo prazo para resolver problemas que estão na base do insucesso econômico.
Um exemplo: A educação. Todos sabem que a educação está na base do sucesso econômico dos países que o experimentam. Mas isso é usado como uma simples palavra abstrata materializada em uma rubrica orçamentária.
Se joga a palavra educação daqui para ali, com movimento orçamentário daqui para ali, mas não há projeto de longo prazo.
Em 2010 tivemos a última eleição relativamente estável no Brasil. Se, no primeiro ano de governo (2011), tivesse sido iniciado um plano de implementação de ensino integral, hoje, 12 anos depois, teríamos ensino integral implementado em todas as escolas públicas do país.
Mas, me parece um tanto difícil que um plano desses tivesse uma execução contínua: Dilma se reelege e se inicia um turbilhão político em seu governo. Temer assume, com uma visão de mundo substancialmente diferente da presidente anterior. Depois entra na Bolsonaro com uma visão ainda mais diferente. E, hoje, Lula.
Os caras vêem a necessidade de mudar o nome de um programa, que continuará sendo, na base, a mesma coisa, pra imprimir uma roupagem política no negócio (Bolsa Família e auxílio Brasil). Enfim. Não há continuidade em nada.
E isso impede o país de fazer as reformas necessárias (tributária, administrativa, política etc). Isso impede que projetos de longo prazo sejam executados plenamente, especialmente de infraestrutura.
E isso abordando apenas o âmbito federal, no qual ainda deve ser incluído o papel de um judiciário que, sim, intervém nos outros dois poderes, e de um legislativo que é movido a troca de favores. Quando você coloca estados e municípios na conta, não há a mínima chance de dar certo.

Como já comentei aqui. Já analisaram como funciona um mandato executivo de 4 anos?
– No primeiro ano, boa parte do tempo é destinada a formar governo e base parlamentar;
– No segundo ano, boa parte do tempo é destinada às eleições municipais. E isso piora no âmbito estadual e municipal.
– No terceiro ano, é o ano de ajustes, totalmente influenciados pela “força” aferida nas eleições municipais, que, normalmente, causa pisadas no acelerados e o início de uma série de medidas populista pensando no próximo ano.
– No quarto ano, de 9 meses de governo efetivo, de 6 a 8 são voltados a eleição que se aproxima no mês 10.

Como isso vai dar certo? Se pegar direito, dentro do período de 3 anos e 9 meses (primeiro janeiro do primeiro ano de mandato + até setembro do último ano de mandato), é cerca de 1 ano a 1 ano e meio líquido de trabalho voltado ao país. O restante é desvirtuado para finalidades diversas. Como isso pode dar certo de alguma forma?

A primeira medida, seria retirar essas eleições de meio de mandato. Haveriam efeitos negativos, mas essas eleições retiram, pelo menos, 1 ano líquido de uma mandato de 3 anos e 9 meses.

DanielJr
DanielJr
Responder para  Felipe M.
1 ano atrás

Imagine um debate de candidatos na TV. Um começa seu discurso sobre planos de longo prazo, planilhas, dados e métricas. O outro candidato solta duas frases feitas, uma promessa do tipo: cada aluno da rede pública de ensino vai ter um tablet da maçã, que custa 10 mil reais cada um.
Ninguém nem faz a conta para saber quanto isso vai custar, de onde vai vir o dinheiro, como vai funcionar. Simples assim.

Adivinhe qual candidato vai ganhar mais votos. E é por isso que candidatos mais sérios não têm chances, se for pra ganhar eleição, tem que ser ousado nas promessas, quase um sádico no microfone.

A América Latina nunca vai sair do lugar porque é composta de pessoas que se comportam como vitimizadas 24/7, para todo e qualquer assunto. Em vez de traçar algum plano e seguir em frente, preferem ficar culpando a Espanha ou outro lugar qualquer por malefícios feitos há 400 anos (não que isso não gere problemas agora, mas não pode ser uma muleta eterna).

Estamos virando amigos do “oriente”, muita gente triste, muita gente feliz. Daqui algum tempo, isso vai acrescentar mais um país aos “opressores”. “Já fomos oprimidos por Portugal, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Holanda,…. agora vem China, Singapura, Coréia do Norte”.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  DanielJr
1 ano atrás

Sim. É isso. O povo tem o governo que merece. E aqueles que possuem, como meio de vida, concorrerem a esses postos, fazem de tudo pra que isso continue assim.

E uma coisa é ver pessoas sem acesso a informação se atraindo a esse tipo de plataforma. Mas, na geração da informação (e da desinformação), vejo pessoas com total acesso a informação disponível, se deixando seduzir, totalmente, por esse jogo.

Aqui mesmo na trilogia, me surpreende como pessoas que aparentam ser tão bem informadas, constantemente se mostram seduzidas por promessas, propostas e factóides oriundas de políticos que não valem nada.

Alguns demonstram raiva de mim quando comento sobre isso aqui. Mas a verdade é essa. Se criticou tanto o fanatismo da esquerda durante o tempo de governo e os anos seguintes, veio um projeto que se convencionou chamar de “direita” e o fanatismo foi o mesmo e, em alguns casos, até pior. E agora vemos o fanatismo de esquerda largamente forte novamente. Parece que é algo que vai viver de se retroalimentar.
Há uma grande disposição das pessoas a se deixarem seduzir por essas plataformas. Acham que fazem parte de uma espécie de “grupo para combater o mal”.
No fim, não são mais do que fanáticos de um lado x fanáticos do outro.
Um grande mal que atrasa a América Latina e que, com certeza, vai continuar nos atrasando por bastante tempo.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Guiana é o país que mais cresce no mundo mas lá eles estão explorando suas riquezas aqui é proibido explorar a amazônia ou mesmo o litoral perto dela, ou então tem esses governos loucos de esquerda que impedem a iniciativa privada de explorar e o governo não tem competência para produzir e no final só enchem os próprios bolsos.

glasquis7
1 ano atrás

Só um detalhe; Sempre se diz que administrar um país como o Brasil é mais complexo que administrar um país como o Chile que tem 18,5 milhões de habitantes mas, ao meu ver, isso é uma justificativa inócua. A China está aí pra mostrar isso. Além do mais, cada país tem as suas dificuldades. O Maior tamanho demanda mais gente pra administrar mas as dificuldades são tecnicamente as mesmas.

O Grande problema é a obtenção de recursos e a capacidade tecnológica de explorá-los. Junto com a desigualdade e falta de políticas que permitam uma melhor distribuição de renda e principalmente, a capacitação da população.