Segundo fontes diversas, 72ª Brigada russa simplesmente deixou de existir após batalha por Andriivka

90
andriivka destruida - imagem de drone

Criada em agosto de 2022, a unidade pode ter sido a primeira brigada russa a ser totalmente aniquilada na guerra

A notícia da retomada do vilarejo de Andriivka (completamente destruído) pela 3ª Brigada de Assalto Separada das Forças Armadas da Ucrânia acabou por ofuscar um detalhe importante que lentamente está surgindo entre os milbloggers russos e ucranianos.

A 3ª Brigada anunciou também que durante os combates toda a 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizada das Forças Armadas Russas foi “completamente destruída”. Segundo os ucranianos “a guarnição russa de Andriivka foi cercada, isolada das forças principais e eliminada”, conforme relatado nas redes sociais da unidade militar.

O trecho acima foi extraído do post feito pelo escritor Tom Cooper em seu blog “Sarcarstosaurus”

Outras fontes, tando do lado russo como do lado ucraniano, também começaram a divulgar a completa destruição da brigada. Se esta informaçõa se confirmar, este seria o primeiro caso da aniquilação total de uma unidade do tamanho de uma brigada.

A 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizada russa é uma velha conhecida da 3ª Brigada. Ambas se enfrentam desde pelo menos o início do mês de maio deste ano. Nos primeiros dias da contra-ofensiva liderada por esta unidade ucraniana, as tropas russas do 72º foram acusadas de minarem a retaguarda das tropas do Grupo Wagner. 

E em função desse movimento o antigo líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, acusou esta unidade militar russa em particular de ser responsável por deixar o flanco do Grupo Wagner exposto, originando a morte de 500 “wagneritas” mercenários daquele PMC.

Tendo sofrido pesadas baixas em maio, a 72ª Brigada reagrupou-se, reabasteceu-se e voltou a desdobrar-se no eixo operacional de Donetsk. Agora esta unidade está completamente destruída, dizem os soldados ucranianos.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

90 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Allan Balbi
Allan Balbi
1 ano atrás

Que venha mais vitorias… torço para os ucranianos como se fosse um time de futebol, que todos consigam recuperar seus lares e sua paz…

Marlos
Marlos
Responder para  Allan Balbi
1 ano atrás

Sei não viu, acho que a ucrania perde nos pênaltis.

Underground
Underground
Responder para  Marlos
1 ano atrás

Tá mais para 7 x 1!
Para a segunda potência do globo, que pretendia tomar Kiev em três dias, derrubar o governo e consolidar a tomada do país em talvez três meses, por hora a coisa tá com gosto de derrota para os russos.

Marlos
Marlos
Responder para  Underground
1 ano atrás

Eu não vi eles falando que ia tomar em 3 dias a mídia que estava com esse papo, nem os EUA maior exército do mundo conseguiu vencer o Iraque um país muito mais fraco que a Ucrânia em 3 dias. A Ucrânia tem conseguido desferir uns golpes fortes em alguns meios russos na retaguarda, mas na linha de frente tem perdido muito equipamentos e o principal vidas humanas isso começa a fazer falta, vide exigência deles para deportar seus cidadãos em outros países, a otan já deu praticamente tudo que poderia dar em equipamentos, e após o inverno os ucranianos vão precisar se reequipar com soldados e equipamentos algo que será cada vez mais difícil, por isso a longo prazo se nada mudar a situação será difícil para os ucranianos.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Marlos
1 ano atrás
Marlos
Marlos
Responder para  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Exato mídia, vc viu algum general falando vamos dominar a Ucrânia em 3 dias ? Eu não vi e mesmo que falasse seria loucura. Se pegasse o comboio saindo da russia sem nenhum oponente no caminho eu teria dúvidas se chegaria em Kiev em 3 dias pela distância.

Marlos
Marlos
Responder para  Underground
1 ano atrás

Só se usasse bomba atomica! em 3 dias ou 3 meses com os 150 mil soldados seria impossível. O fato de eu questionar isso não significa que esteja do lado dos russos só observo a realidade. Acredito que os ucranianos estão certos em lutar pelo seu país eu no lugar faria o mesmo, agora acho que eles erraram ao aceitar ser a ponta de lança da otan contra a Rússia. Os custos para sua sociedade e economia estão sendo gigantescos.

Diego
Diego
Responder para  Allan Balbi
1 ano atrás

Paz eu não sei,mas já recuperando seus lares já e um grande feito

jairo
jairo
Responder para  Allan Balbi
1 ano atrás

“torço para os ucranianos como se fosse um time de futebol”

chega de comentários por hoje…

João Moita Jr
João Moita Jr
1 ano atrás

Segundo fontes diversas, a Ucrânia já sofreu mais de 500000 soldados mortos, 71000 só na falhada contra-ofensiva esses três meses passados.
Mas claro, estão no auge da vitória…

Kleber
Kleber
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

Seguindo sua conta, antes da contra-ofensiva morreram em média 26.800 ucranianos por mês e, durante a contra-ofensiva estão morrendo 26.600 por mês. O que significa que é uma contra-ofensiva bem sucedida, levando em conta que a perda humana deveria ser bem maior que no resto da guerra onde esteve em posição “defensiva”.

Kleber
Kleber
Responder para  Kleber
1 ano atrás

Errei na hora de digitar, 23.600 na contra-ofensiva.

soldado imperial
soldado imperial
Responder para  Kleber
1 ano atrás

kkkkkk fulminou com o comentário do sujeito usando matemática kkkkk

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

Ninguém tá divulgando esses números. Só a propagando russófila.

Nem mesmo vocês acreditam nisso. Só repetem as “estatísticas” de Moscou.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

De 400 mil foi para 500 em menos de duas semanas, incrível.

Vamos fazer uma conta simples para mostrar o surrealismo dos números que você aponta. Estima-se que, em uma guerra, para cada militar morto há outros 2 ou 3 feridos. Ou seja, para os Ucranianos terem tido 500 mil militares mortos, teriam de ter entre 1,5 e 2 milhões de baixas no total.

Você REALMENTE acredita que os russos estariam perdendo território para um país do tamanho da Ucrânia se este tivesse tido esse número abismal de baixas? Se sua resposta para essa pergunta for sim, começo a duvidar ou de seu intelecto, ou de sua índole. Porque nenhuma pessoa em pleno exercício de suas faculdades mentais conseguiria dar essa resposta de maneira honesta à pergunta.

Igor pereira
Igor pereira
Responder para  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Na melhor das estimativas tem 100-200 mil mortes ucranianas, 300 mil é um número muito inflado, ainda se vê campos de batalhões ucranianos com milhares de unidades, e mais e mais recrutas na Inglaterra e Polônia, segundo o UKmindefense tem 24 mil ucranianos treinando a cada 6 meses.

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

Virou o número “mágico” da propagando russa. 500 mil

Vejamos, o que se diz que são 500 mil mortes ucranianas, na verdade, o estudo em questão, se diz que o total de baixas é de 500mil, divididos em:

Rússia:

  • Mortos: cerca de 120 mil
  • Feridos: de 170 mil a 180 mil

Ucrânia:

  • Mortos: cerca de 70 mil
  • Feridos: de 100 mil a 120 mil

Deixe o proselitismo de lado. Sejamos mais racionais, pfv

Eromaster
Eromaster
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Com artilharia 10x mais letal, vc acha que morreria mais russos? Fala´serio.KKK

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Masi letal??????
Vc tá de brincadeira né? Os próprios russos estão reclamando da falta de precisão de seus tiros de artilharia, com um General sendo demitido por expor a falta de pontaria de tiro de contra bateria. Não são palavras minhas, são dos próprios combantentes.

Menos, meu filho. Menos.

Lembra da fila de blindados destruídos? da batalha de hostomel? foram massacres de soldados russos, na qual a artilharia ucraniana fez a diferença.

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Propaganda? É está a realidade, mas parece que aqui só aceitam a propaganda de Anthony Blinken, Victoria Nuland, CNN e por aí vai. Como muitos sabem, fui militar aqui nos Estados Unidos e em 2021 sai da ativa. Fui também contractor do Defense Department, e meu circulo social consiste justamente de profissionais, militares e de inteligência envolvidos em tudo isso. Por exemplo, tenho dois companheiros que serviram comigo e após saírem da ativa foram lá para a Ukrania. Graças a Deus voltaram pra cá. Outro, que eu conhecia mas não tão bem, ficou por lá mesmo, e acaba de ser identificado por exames de DNA. Também tenho um sobrinho que é piloto de carga da USAF.
O que comento aqui é tudo relacionado a conversas baseadas em todos esses contatos e experiências, amigos.
Não torço pela Rússia. Não torço pela China. Torço pelo bem dos Estados Unidos, e sei que por aí não é.
Simplesmente não posso ficar de olhos fechados sabendo do que está acontecendo na realidade.
Imagine seu pai bêbado, com um M-4 carregado na mão, correndo pela rua e atirando para todos os lados. É preciso intervir nisso, e rápido.
A única maneira de analisar situações como essa é tomando o que chamamos aqui de “50000 feet view”, ou seja retire-se tanto política como ideologicamente de tudo, remova-se bem para cima e alto de tudo, remova sentimentos e sentimentalidade, e tome seu tempo analisando tudo logicamente, com todos os data points que possas reunir para a análise.

Enfim, abraços a todos vocês aí no Brasil aonde nasci e tive minhas primeiras memória, e que Deus os bendiga a todos.
E claro, também torço pelo Brasil.

Abraços

Rodes
Rodes
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

EDITADO

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

Já que está tão ligado aos EUA, as estimativas de baixas, as mais atualizadas são sim de 500 mil, mas ao TOTAL da guerra.

Números inflados, tem para todos os lados. Se a guerra fosse o mar de rosas propagados pelos russos, não estariam limpando prisões, fazendo convocação forçada, milhares de relatos de convocações obscuras (para não chamar atenção), nem usando soldados cubanos, ou apelando para mercenários que quase invadiram a própria capital.

Do lado UKR, estão sob lei marcial, nenhum homem pode sair. Contrato 2 dois programadores ucranianos para freelancer, e os mesmos me atualizam da situação. As perdas são grandes, muita gente convocada, mas nem todo mundo para linha de frente. Tem ume sforço logístico muito grande, muitos profissionais em outras áreas.

Não acredite na propaganda russa. Não há CREDIBILIDADE nenhuma por parte de uma mídia controlada pela ditadura russa.

Um abraço

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

500 mil BAIXAS é um número crível. O problema é que o Moita aí está falando em 500 mil MORTOS.

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Bruno Vinicius
1 ano atrás

M-O-R-T-O-S

Sim

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Bruno Vinicius
1 ano atrás

Estamos entrando, ou já entramos na Terceira Guerra Mundial.
E já estamos aos mesmos níveis de baixas do Eastern Front do fim da Segunda Guerra Mundial.

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

É está a realidade, mas parece que aqui só aceitam a propaganda de Anthony Blinken, Victoria Nuland, CNN e por aí vai”

Essa frase sozinha já mais do que prova que essa sua “análise” está politicamente carregada.

“tomando o que chamamos aqui de “50000 feet view”, ou seja retire-se tanto política como ideologicamente de tudo, remova-se bem para cima e alto de tudo, remova sentimentos e sentimentalidade, e tome seu tempo analisando tudo logicamente, com todos os data points que possas reunir para a análise”

Sugiro que você pratique esse seu próprio conselho, no momento, claramente não está.

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Bruno Vinicius
1 ano atrás

É. Tudo bem. Eu que estou aqui desse lado, ligado e antenado a tudo o que ocorre lá, o que posso saber né?
E não estou sozinho não. Um número crescente de staff officers do alto escalão também estão botando a boca no trombone, buscando desesperadamente puxar o freio de mão, antes de que terminemos todos espalhados em diversos Stalingrads, Kursks e Dunkinks, e não sobrevivamos para ver nossos filhos, netos e famílias carbonizados quando o planeta se transforme em Marte.
Continuem aí no futebol, achando que em pleno 2023 o Brasil será deixado de lado, sem que um lado ou o outro, não veja o Brasil como uma imensa ameaça, pelos recursos inigualáveis. No minuto final, no auge da hetacombe, o Brasil sim levaria alguns megatons nucleares, simplesmente para negar tudo isso ao inimigo.
Infelizmente aqui na Trilogia, que sigo assiduamente há anos virou Fla-Flu. Só alguns pontos, a lembrar; 1. Napoleão e o Grande Armee. 2. Adolf Hitler, e a mais incrível e tecnológica máquina de guerra até então concebida, a Wehrmacht. Mas, sei não.
Regresso ao meu sabbatical no que se refere a comentar mais aqui, pois a maioria toma ofensa ao houvir a verdade, nua e crua.

Abs

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

Discurso de chamberlain é isso que resume sua fala, a historia já nos mostrou que diante de ditadores sanguinarios expansionistas com aspiração a deidades não existe campo diplomático, já que os mesmo nunca vão aceitar e respeitar o tratado de paz. Quer exemplos? Segunda guerra mundial teria sido evitada se Chamberlain tivesse tido culhões de enfrentar Hitler que ainda não estava pronto para a guerra, pelo contrario preferiu ceder ao ditador em troca de um papel dizendo que haveria paz, resultado foi o maior massacre a esmo de inocentes em uma guerra já visto. ME diga ceder a ditadores é realmente propor a paz ou só dar tempo para eles se prepararem mais? Acha que a guerra iria acabar se a Ucrania deixasse de existir? 2008 a Russia anexa partes da Georgia, 2014 anexa parte da Ucrania, 2022 anexa novamente parte da Ucrania. Acha mesmo que ela vai parar? Acha mesmo que a China vai parar? Você tem o mesmo pensamento do Chamberlain, prefere sacrificar inocentes por uma falsa paz, do que assumir que somente com o uso da força os lunaticos podem ser parados.

Rodes
Rodes
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

vc fala muito rsssss

João Moita Jr
João Moita Jr
Responder para  Rodes
1 ano atrás

Já não desperdiçarei meu tempo aqui, meu caro. Vou cuidar da vida que é mais negócio.
Boa sorte aí no Brasil.

Mateus 7:6

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

Vc acredita mesmo nisso? Ta vendo muito o comandante melancia kk

Nonato
Nonato
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

deadeye
deadeye
Responder para  João Moita Jr
1 ano atrás

Muda o discurso. Você fala isso desde o ano passado pqp

MARS
MARS
1 ano atrás

Esse deve ser o destino de qualquer invasor!!!

Ah mas e o Iraque! O Afeganistão…!

Eu disse qualquer…

Maurício.
Maurício.
Responder para  MARS
1 ano atrás

Coloca aí também a Síria!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

É deve ser do tipo do fantasma

Underground
Underground
1 ano atrás

E era só um vilarejo!

Jose
Jose
1 ano atrás

E ainda vai ter “forista” aqui negando. Que isso é coisa do Ocidente, atlanticismo, nao sei o que ismo, americanismo e etc….
Ou vão falar que não foi nada…só um pequeno avanço de 2cm.

Neural
Neural
Responder para  Jose
1 ano atrás

Andrivka foi capturada a parte sul somente, os Russos ainda estão na parte norte. Pra quem queria tomar Bakhmut nessa contra ofensiva, tomaram metade de um vilarejo de mil habitantes

Underground
Underground
Responder para  Neural
1 ano atrás

Putz!
Os ucranianos eliminaram 5 mil russos só na parte Sul do vilarejo?

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  Neural
1 ano atrás

Mentira. Inclusive com fotos de satélite. Toda a vila foi tomada.

E segundo o milbloguer russo YzRadral, toda a brigada foi perdida, estado maior, comandante, etc.

Palavras russas, não são mídia ocidental.

José
José
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

O médico falou pra não contrariar. Deixa o rapaz viajando no mundo de abobrinha russa dele.

Neural
Neural
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Milbloger olha o nível da fonte. Basta entrar no southfront que lá tem vídeos, inclusive hoje tem vídeos de combate em Andrivka, pois os Russos trouxeram reforços

Underground
Underground
1 ano atrás

Uma brigada russa é composta por quantos homens? Oito mil?

Mcruel
Mcruel
1 ano atrás

Segundo pesquisas na web… essa brigada tinha cerca de 5000 soldados. Não é pouco não!

paulof
paulof
1 ano atrás

Além do fim dessa brigada acusada de sabotagem pelo grupo Wagner , fala-se ainda que  Kadyrov está em coma devido a uma doença (ele tem apenas 46 anos), o que torna um dias de notícias estranhas se confirmadas.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

Preparem os guarda-chuvas, com a choradeira dos brazucas russos.

No mais é espantoso ver uma brigada inteira aniquilada, para um país que se dizia a segunda potência do mundo…

No mais, seguem os ucras desentocando os invasores , igual se faz com ratos.

Jose
Jose
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Nuno, reparou que “eles” somem em tópicos assim ? Nos que não os fazem chorar aparecem aos montes com dezenas de baboseiras…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Jose
1 ano atrás

Justamente rsrsrs

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Jose
1 ano atrás

Quem sabe pq os comentário feito sem torcida e livre de emoções as vezes ficam retido

EDITADO:
Pode acontecer automaticamente, e se no momento não tiver ninguém na redação pode demorar um pouco para o comentário ser liberado.
Está tudo explicado nas regras para comentários.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Nilton L Junior
1 ano atrás

Kkkkk e quem faz comentários sem torcida? Você?

Não foi tu mesmo que disse que a Rússia iria tomar Lyman de volta, após e pedido se retirada de população civil por parte do governo ucraniano?

Aguardando até agora a Rússia ganhar terreno na região . Rsrs

Magaren
Magaren
Responder para  Jose
1 ano atrás

Estão esperando ordens de moscow.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Magaren
1 ano atrás

A narrativa ainda tá sendo planejada. Já já eles vem com alguma .

Porém os fatos não mentem. -5k de invasores desentocados. Os que não foram de arrasta pra cima, viraram pro fundo de troca.

Enquanto a gente conversava aqui, mais uma bateria de s400 explodiu na Criméia.

pampapoker
pampapoker
1 ano atrás

Só falo uma coisa uhuuuuuu

Munhoz
Munhoz
1 ano atrás

Uma coisa é certa numa guerra como essa, as baixas irão ocorrer mesmo, e as narrativas também.
Porém talvez a chance que a Ucrânia tinha já pode ter passado, com as chuvas e a eleição nos EUA eu acho que vai ser o fim da Ucrânia!

Heinz
Heinz
Responder para  Munhoz
1 ano atrás

Não é narrativa, é fato mesmo. Os Ucranianos colocaram um auto falante em um drone, falando quem quisesse se render, poderia, alguns foram sábios. O resto, bem… Tiveram o fim que mereceram. E digo mais, não importa quem ganhe a eleição americana, o apoio em equipamentos a Ucrânia vai continuar, print e me cobre.

Plinio Jr
Plinio Jr
Responder para  Munhoz
1 ano atrás

Vc vem falando do fim da Ucrania desde 02/2022, que ee les morreriam de frio, fome, que as forças armadas foram destruídas, blablabla, estamos em 09/2023 eles estão lutando e colocaram os russos na defensiva ….interessante não ?

José
José
Responder para  Munhoz
1 ano atrás

O fim da Ucrânia já foi dado umas 50000x já. Mais uma não fará diferença. Continua a chuva de chumbo nos russos!

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Munhoz
1 ano atrás

Eita torcer para a eleição do inimigo em uma guerra mostra desespero supremo, tô no modo controle de danos já.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
1 ano atrás

Qual o tamanho de uma brigada russa?

Franz A. Neeracher
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

Isso depende muito….de que tipo de brigada estamos falando…..mecanizada, infantaria, engenharia, artilharia etc…
Mas geralmente, na maioria dos países (incluindo a Rússia) uma brigada possui entre 3 a 5 mil combatentes.
Ou então uma brigada pode ser reforçada temporariamente com outras unidades independentes.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Responder para  Franz A. Neeracher
1 ano atrás

Oloko morreu muitos, junta com a falta de munição (pois teve que comprar da Coreia do Norte), Rússia está no minimo vivendo um pequeno caos. A propaganda deles pra abafar é boa.

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

Além de ter que mendigar pra Coréia do Norte, ainda perdeu em 15 dias:
2 baterias de s400
8 radares de contra-bateria
1 navio de desembarque anfíbio
1 Submarino kilo

A coisa tá “russa” pro lado do Putin.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Está valendo muito apena para os EUA e OTAN aproveitar essa empreitada megalomaníaca do Putin. Só põe dinheiro, testam armas, táticas, é a guerra mais barata pra sociedade americana até hoje, zero americanos perdidos. Pode ganhar Trump ou outro republicano o ESTADO americano nao vai parar o financiamento.

Kkce
Kkce
Responder para  JapaSp Jantador
1 ano atrás

Esses dias vi um vídeo do senador republicano Mitt Romney falando se a guerra na Ucrânia estava sendo muito cara para os EUA: “A ideia de ser muito caro é até um pouco engraçada. Gastamos US$850 bilhões na defesa e estamos usando apenas 5% disso para ajudar a Ucrânia. Para defender a liberdade e dizimar o exército russo, um país que tem 1.500 ogivas nucleares apontadas para nós, ser capaz de fazer isso com apenas 5% do nosso orçamento militar é, para mim, um investimento muito inteligente”.

Pode ser eleito até o Zézinho do partido verde ou o Juquinha do partido libertário, o financiamento vai continuar pois é lucrativo e estratégico para o Estado americano. Enfraquece um adversário, desova equipamento estocado que geraria gasto para continuar estocados, ser descartados ou torná-los reutilizáveis e tudo isso sem colocar cidadãos americanos em risco. Putin deu um belo presente para eles.

Bispo
Bispo
1 ano atrás

YT pro EUA e patota , dicotomizou o Canal Correio Global … q meLd@

Essa dizimação do batalhão… mais um para a estatística de guerra , ambos os lados estão competindo nesse quesito… só os “chapados pelas CNNs”, veem , La Vie en rose..rs.

Orivaldo
Orivaldo
Responder para  Bispo
1 ano atrás

Dizimaçao; virou uma legião romana agora

Rafael
Rafael
1 ano atrás

“Agora esta unidade está completamente destruída, dizem os soldados ucranianos.” – é crível.

Underground
Underground
Responder para  Rafael
1 ano atrás

“Agora esta unidade está completamente destruída, dizem os soldados russos.” – é crível?

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Vamos lá.

Canais Ucranianos do Telegram comemoram a vitória na batalha e afirmam ter derrotado ” quase toda a infantaria da 72° Brigada”. E comemoram a morte de um comandante de batalhão.

Já nos Canais Russos eles afirmam que sofreram muitas baixas devido ao fogo de artilharia e recuaram da cidade que não existe mais.

Resumindo, vitória Ucraniana.
Mas sem a “eliminação total” do inimigo.

Esse pessoal do Twitter é muito “emocionado”.

Quer saber s verdade? Vai nos canais de Telegram dos dois lados. Fica fácil saber o que aconteceu porque os próprios soldados mandam os vídeos.

Abaixo link de um vídeo dos Ucranianos “limpando” o que sobrou do vilarejo hoje.

https://uploadnow.io/f/rqttgRt

Magaren
Magaren
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

Qual é a contraparte do intel slava?

Tomcat
Tomcat
1 ano atrás

Eu não sei mesmo: qual o tamanho de uma brigada? Tem quantos soldados em média?

Maurício.
Maurício.
Responder para  Tomcat
1 ano atrás

O Franz disse que é entre 3 a 5 mil combatentes.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Para uma coisa dessa magnitude acontecer seriam feitos muitos prisioneiros e feridos.Não daria para esconder essa gente toda de ambos os lados.

Tuacha
Tuacha
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Todos anos as tropas fogem do inverno para não ser castigada pelo frio e a mídia ocidental publica qualquer história que coloca os russos como derrotados, expulsos, castigados, fugiram, medo, aniquilados… e a propaganda é tão importante que exitem representas de governo pedindo assassinato de jornalista do lado oposto.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Tuacha
1 ano atrás

Difícil é saber com o que meios a Ucrânia lutou.Já que lá não tem mais reservas das reservas.O moedor funciona para os dois lados.Fora os meios militares que são sucateado de outros países.

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

Fantasma de Kiev atacando novamente….

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Xadre 400d do putin atacando novamente.

Mais um avanço para retaguarda. Toda semana é assim.
Será se foi o fantasma que essa semana destruiu:
1 Submarino da Classe Kilo
1 Navio de desembarque anfíbio
1 SU-25
2 Baterias s400 (U$ 1.2 bi cada)

Esse fantasma de Kiev tá saindo caro ao Putin, né?

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Ninguém em sã consciência pode esperar que a Rússia vença todo o poderio militar ocidental. Simplesmente não existe hoje força militar convencional no mundo capaz disso.
Por mais que nos seja indigesto apontar uma capacidade tão dispare de um grupo geopolítico em relação ao outro.

E essa preponderância advém da superioridade do sistema politico e econômico adotado para respostas rápidas e adaptativas.

A descentralização e multiplicidade de opções ocidentais sempre vão superar a centralização de regimes autoritários quando o enfrentamento se dá no confronto entre estados como é o caso desse.

Não é só superioridade tecnológica o que definirá o sucesso.

Toda a questão é o quão caro será essa vitória. E se não será uma vitória de Piro.

No longo prazo e no amplo espectro essa guerra é só mais uma batalha do conflito de civilizações em que o Ocidente está tentando manter a primazia desfrutada nos últimos séculos.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Observe a coisa toda por um cenário amplo. Todo o universo já sabe que o eixo do poder geopolítico mundial mudou. Antes era Washington-Moscou, mas há anos passou a ser Washington-Pequin. Todos sabem que os próximos embates (financeiro, econômico, tecnológico, ideológico, militar, etc) se darão por esse novo eixo. Mas o burro do Putler, apesar de perceber isso claramente, quis mudar o rumo da história mundial. Deu com os burros n’ água, o idiota. Nesse novo embate entre gigantes, quem ficar no meio será esmagado.
O ocidente tem um enorme peixe pra fritar (no oriente). Mas preferiu se livrar do camarão antes. É como diz o ditado:

Ditador que dá mole, a onda leva.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

É assim que se perdem as guerras: a guerra acabou, a Rússia perdeu…

Maurício.
Maurício.
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Eu acho que essa guerra ainda vai longe, não importando o tal inverno e nem as eleições americanas como alguns dizem, acho que se o Trump ganhar vai continuar a mesma coisa.

L G1e
L G1e
1 ano atrás

Essa brigada 72 foi aquela que causou uma confusão com o grupo Wagner. Não duvido nada que Putin deixou ela lutar até a morte. Pois causou quase um golpe de estado na Rússia. Putin não perdoa.

André Luís
André Luís
1 ano atrás

EDITADO

Groosp
Groosp
1 ano atrás

Já foi tarde.

Helio
Helio
1 ano atrás

É… parece que os patrocinadores do blog colocaram a faca no peito dos editores, o negócio virou panfletagem mesmo.

willhorv
willhorv
1 ano atrás

Sem torcer pra mada…Uma sensação cada vez mais evidente para mim. Devido ao custo político, econômico e humano até agora postado, se a Rússia tivesse logo de cara usado uma ou duas ogivas táticas, a situação já teria se resolvido a muito tempo e creio que as coisas mesmo assim não teriam chegado a como está agora…uma análise fria deste momento….sendo a Rússia uma potência nuclear que é. Vide o que os Americanos fizeram para acabar com a guerra contra o Japão. Se é que isto ainda não vai rolar…Deus nos ajude.

Maurício.
Maurício.
Responder para  willhorv
1 ano atrás

A Rússia ter que apelar para uma nuke contra a Ucrânia, na minha opinião seria muita humilhação, a Ucrânia está fazendo um ótimo trabalho, mas comparada a Rússia ela era um cachorro morto. O caso americano na minha opinião foi diferente, naquela época só os americanos tinham a nuke, e na minha opinião eles não usaram para acabar com a guerra em si, eles usaram mais para dar um recado ao mundo todo, usaram apenas como demonstrador de força.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Usaram a nuke em caráter humanitário…
Típica mentira estadunidense, para justificar o imponderável…