EUA fornecerão à Ucrânia munição de urânio empobrecido, diz Pentágono
O pacote também inclui equipamento adicional de defesa aérea, munições de artilharia e armas antitanque
WASHINGTON, 6 de setembro. /TASS/. Os EUA fornecerão à Ucrânia assistência militar no valor de 175 milhões de dólares, incluindo munições de urânio empobrecido, afirmou o Pentágono num comunicado.
“Hoje, o Departamento de Defesa anunciou assistência de segurança adicional para atender às necessidades críticas de segurança e defesa da Ucrânia. Este anúncio é a 46ª parcela de equipamentos da administração Biden a ser fornecida a partir dos inventários do DoD para a Ucrânia desde agosto de 2021. Este pacote inclui: equipamento adicional de defesa aérea; munições de artilharia; armas antitanque, incluindo munições de urânio empobrecido para tanques Abrams previamente autorizados”, disse o comunicado.
O site Politico informou anteriormente que a decisão ocorreu após meses de debate na administração dos EUA.
NOTA DA REDAÇÃO: A densidade do urânio – cerca de 1,7 vezes a do chumbo – ajuda essa munição a penetrar em blindagens pesadas. Mas o urânio empobrecido é controverso devido à sua associação com problemas de saúde como câncer e defeitos congênitos, embora as munições não tenham sido definitivamente comprovadas como a causa.
Municao cluster, munição com urânio, já já aparece uma bomba nuclear tática aí
NAPALM nas trincheiras seria devastador, mas aí daria margem para a Rússia usar também.
Os americanos não tem isso nos estoques.
Por aí. E não é Moscou que está a torcer o parafuso. Irão sentir-se a vontade logo logo.
Difícil dizer, mas há a impressão que os EUA querem que a Rússia use uma nuke tática, de forma a elevar as tensão a um outro patamar.
Tensão vende armamento.
Impressionante o TASS de zoeira soltar essa notícia! Daqui a pouco aparece algum fanfarrão do governo russo dizendo que os USA estão fornecendo armas atômicas para Ucrânia.
Britânicos já haviam fornecido munição de urânio empobrecido, mas grande parte foi destruído naquele ataque em um depósito no oeste ucraniano.
Rapaz, kkkkkk
Vc tá bem informado hein. Nem fontes tem tamanha certeza qnt vc.
Em 03 meses vem o inverno por lá… escalem rápido EUA , seus tanques paquidérmicos (pesados e lentos para a lama) encalharão por lá.
Você tá ligado que em questão de mobilidade, você precisa considerar a pressão dos veículos no solo, e não o peso? Porque não é por nada, em exercícios da OTAN o Abrams operou na neve da Noruega..
Aí sim! Gostei da notícia. Todas armas que possam derrubar os Russos, é uma boa notícia.
Usar esse tipo de munição em um país país que exporta alimentos é uma péssima ideia.
“Vocês criaram um deserto e o chamam de paz” Carátaco