Desfile cívico-militar em comemoração aos 201 anos da Independência acontece no Sambódromo do Anhembi
O festejo é realizado em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo, Marinha, Exército, Força Aérea, forças de segurança estadual e municipal e outras entidades
A comemoração dos 201 anos da Independência do Brasil acontece na quinta-feira (07/09) com o tradicional Desfile Cívico-Militar, no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, o Sambódromo do Anhembi. O evento tem entrada gratuita e terá apresentação de cerca de 9 mil desfilantes, além de até 30 mil pessoas nas arquibancadas – capacidade total de público no local.
O espetáculo será antecedido pela revista às tropas, realizada na Avenida Olavo Fontoura pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prefeito Ricardo Nunes, e oficiais-generais das Forças Armadas, às 8h30min. A primeira parte será o desfile cívico, com apresentação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino, associações de caráter militar e escolas militares.
A segunda parte do desfile contará com a parada militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, entre outros. Haverá desfile a pé, motorizado, a cavalo e aéreo.
Programação
- 6h – Abertura de acesso da imprensa às posições técnicas
- 8h – Hasteamento do Pavilhão Nacional
- 8h30 – Revista da tropa pelo governador do Estado, prefeito e Oficiais-Generais das Forças Armadas
- 8h35 – Recepção ao governador no palanque
- 9h15 – Desfile Cívico-Militar
- 12h20 – Apresentação do Comandante Desfile Militar (encerramento)
- 12h30 – Saída das autoridades
SERVIÇO
Abertura dos portões
Os portões do Sambódromo serão abertos ao público às 7h e darão acesso, gratuitamente, a todos os setores de arquibancadas, de A à J (com exceção do I). A capacidade do local é de 30 mil pessoas e, ao alcançar este limite de público, as entradas das arquibancadas serão fechadas.
Ponto de encontro
Haverá dois locais para o público marcar como ponto de encontro ou localizar crianças e pessoas perdidas:
- Setor C: na arquibancada no lado da Marginal Tietê
- Setor H: arquibancada perto da área de imprensa, no lado da Av. Olavo Fontoura.
Segurança e revista
Haverá revista feita pela Polícia Militar em todos os portões de acesso ao público. Será proibida a entrada com objetos perfurantes, cortantes, bandeiras, faixas ofensivas, com suporte de madeira ou quaisquer outros materiais que a segurança entender que possam ser usados como arma (por exemplo, guarda-chuvas com ponta, latas e garrafas). A recomendação é que as pessoas levem capa de chuva.
Saúde
O evento terá ambulâncias básicas e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para atender ao público e aos desfilantes.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará operação especial para trânsito e acesso na região do Sambódromo do Anhembi. As seguintes vias do entorno estarão bloqueadas das 6h às 14h, na sexta-feira (07/09):
- Av. Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, Santana>Casa Verde e Casa Verde>Santana
- Marginal Tietê, pista local sentido Ayrton Senna>Castelo Branco, entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde
Não será permitido o estacionamento de veículos nessas vias e o acesso será permitido somente para veículos credenciados e autorizados.
Transporte
O público que se interessar em prestigiar o evento, poderá contar com uma linha especial que será ativada pela São Paulo Transportes (SPTrans). A linha 179A/10 Term. Tietê – Parque Anhembi, com tarifa de R$ 4,40, será ativada para transportar o público na ida e na volta, atendendo aos pontos de parada oficiais para desembarque.
Confira os horários e itinerário:
179A/10 Term. Tietê – Anhembi
- Sentido Anhembi: das 6h às 14h
- Sentido Tietê: das 6h25 às 14h25
- Ponto inicial: Av. Cruzeiro do Sul, 1777
- Ponto final: Rua Prof. Milton Rodrigues s/n.º (próximo ao portão 35)
- Ida: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Voluntários da Pátria, Av. Assis Chateaubriand e Rua Prof. Milton Rodrigues.
- Volta: Rua Prof. Milton Rodrigues, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Ildefonso e Av. Cruzeiro do Sul.
Àqueles que desejarem se locomover de carro particular, haverá estacionamento disponível pelos portões 4 e 5, sob custo de R$ 60. É importante atentar-se ao horário de chegada, tendo em vista que no início dos protocolos, as vias próximas estarão bloqueadas por segurança.
DIVULGAÇÃO: Comando Militar do Sudeste
Olá Colegas. Foi uma pena termos perdido a comemoração do bicentenário da Independência.
Por que “perdido”?
Não houve comemoração?
E se o Brasil tivesse continuado a pertencer ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves? O que seria diferente? Realmente foi uma vantagem essa manobra? Fica a reflexão. Em tempo, espero que tal reflexão seja para enaltecer o Brasil, tanto os eventos anteriores quanto os posteriores ao 7 de setembro de 1822.
De fato, não há o que comemorar!
Há: a Independência de Portugal.