cubanos lutando pela russia na ucrania

O governo cubano expôs uma operação de tráfico russa usada para atrair cubanos para a guerra contra a Ucrânia, anunciaram as autoridades cubanas na segunda-feira.

“O Ministério do Interior detectou e está trabalhando para neutralizar e desmantelar uma rede de tráfico de pessoas que opera a partir da Rússia para incorporar cidadãos cubanos que vivem lá, e mesmo alguns de Cuba, nas forças militares que participam em operações de guerra na Ucrânia”, disse o Ministério cubano. das Relações Exteriores disse segunda-feira.

As autoridades estão tomando medidas legais contra os traficantes, disse o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, no X (antigo Twitter) na terça-feira.

Cuba condenou o esquema de recrutamento, sublinhando que o país “não faz parte do conflito de guerra na Ucrânia” e que não quer parecer “cúmplice destas ações”.

A Rússia e Cuba partilham uma história de comunismo e têm sido historicamente aliados. Em Julho, Cuba foi criticada por supostamente receber ordens da Rússia, depois de o país se ter oposto veementemente a certas palavras que condenavam a Rússia numa declaração conjunta UE-América Latina sobre a agressão de Moscovo na Ucrânia.

O Kremlin tem lutado por novos recrutas militares, aumentando a idade de recrutamento militar para 30 anos em Julho.

FONTE: Político

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

40 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mafix
Mafix
1 ano atrás

Só bucha de canhão que o regime cubano exporta como os tais ‘medicos’ , garanto que o regime fica parte do salario dos ‘soldados’ em troca de buchas para a guerra da Russia.

Logo veremos videos de cubanos mortos aos montes.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Mafix
1 ano atrás

Tenho que concordar, os cubanos serão usados como bucha de canhão, assim como os colombianos foram na Ucrânia, tem vídeos na internet de discussões e até brigas entre soldados colombianos e ucrânianos.

Sagaz
Sagaz
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

O colombiano foi a força?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mafix
1 ano atrás

Caro. Acho que vocẽ está confuso. O governo cubano denunciou um esquema ilegal de tráfico de pessoas com experiência militar para atuar nas forças armadas russas. Como vocẽ pode garantir que o governo cubano fica com parte do soldo se o pŕóprio governo cubano está denunciando o esquema ilegal e está tomando providências para coibi-lo?

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

pq é um governo mentiroso igual o governo russo.

os dois são farinhas do mesmo saco

Diego
Diego
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Qual governo não e mentiroso?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Caro. Governos, pessoas, empresas, crianças… todos eventualmente mentem. Também falam a verdade. Uma das coisas mais difíceis é saber quando algo é verdade, quanto algo é mentira ou, no pior dos casos, quando algo é apenas uma meia-verdade. A regra geral é buscar uma prova de que algo é uma mentira e fazer a denúncia. Seria muito estranho denunciar algo que é uma verdade porque isso viola a própria lógica. Sobre os governos russo e cubano, são farinhas de sacos muito diferentes. Como sempre tento explicar, mas parece ser difícil entender, a Russia de hoje é um país capitalista. Tudo nele é diferente do que foi o regime soviético. Cuba hoje é mais parecida com o regime comunista implementado pela revolução que depôs Fulgencio Batista, que era um ditador violento de extrema-direita. Ao ignorar que a Russia de hoje é completamente diferente da ex-URSS apenas enfraquece as críticas que devem ser feitas á Russia de Putin porque desqualifica o crítico.

Jose
Jose
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer o que o governo de Cuba fez e ainda faz com os médicos que vieram “trabalhar” no Brasil? no mínimo se apropriaram de 80% dos ganhos desses médicos, fora outras imposições, defender esse tipo de governo quando existem fartas evidências e precedentes quanto a esse tipo de comportamento por parte do governo cubano apenas por uma questão ideológica tira qualquer credibilidade.

AVISO DOS EDITORES: ESTE ESPAÇO NÃO É PARA A DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA-PARTIDÁRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre
Alexandre
Responder para  Jose
1 ano atrás

Credibilidade? Governo que mente? Armas de destruição em massa no Iraque? Terroristas moderados na Síria? Batalhão Azo defensores da democracia?……..

sub urbano
sub urbano
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

______

COMENTÁRIO APAGADO.

MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS

LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Brandão
Brandão
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Denunciou porque não está pegando sua parte
kkkkkkkk

Alexandre
Alexandre
Responder para  Mafix
1 ano atrás

Nada diferente das buchas que compõe os “voluntários” europeus, estadunidenses e latinos americanos que já morreram as centenas ,se não aos milhares nas fileiras ucranianas.

Lucas
Lucas
Responder para  Mafix
1 ano atrás

Amigo, seu comentário flerta violentamente com teorias da conspiração.
Vc está afirmando coisas sem ter provas.
Tá na hora de aprender que fazer isso é errado. Vc tem que ter algo pra dar suporte pro seu argumento. Pq senão vc é mais um gritando groselha na internet.
Desculpe a honestidade. Mas francamente, não somos mais crianças.

JHF
JHF
Responder para  Mafix
1 ano atrás

Não são exportados. A grande maioria foi enganada e contratada como pedreiro ou ajudante de pedreiro para servir ao exército russo por intermediários picaretas e mafiosos. Dahi são mandados para Ukrania “construir alguma coisa militar”…. Favor se informe antes de soltar seu preconceito explicitamente.

Charle
1 ano atrás

Assim são os seres humanos. Cada um escolhe defender um lado, tomar posição de alguma forma. Seja ativa, emocional ou intelectualmente.

Alguns defendem suas ideologias através da aceitação e propagação de narrativas (falsas ou reais) essa é a que se pode chamar de defesa intelectual.

Outros, mais contundentes e voltados para a ação efetiva, objetivando talvez uma cidadania ou por pura simpatia por um dos lados, optam por participar diretamente do conflito. Seja na condição de combatentes ou auxiliares da linha de frente.

A defesa emocional é aquela que desperta as mais diversas sensações quando se lê, vê ou ouve sobre tudo o que está acontecendo. E, de acordo com o experimentado no íntimo, toma-se determinada posição. Que pode ser a intelectual ou a ação prática.

Mas, não sei por que, algo me veio a mente quando vi o vídeo desses cubanos e li a matéria.

E foi aqui mesmo no Forte que alguns comentaristas conduziram a minha atenção para um ponto bem interessante. Algo que gerará implicações futuras para o Brasil.

Eis o que é: caso a OTAN venha a sair vitoriosa desse conflito, a sua atenção certamente se voltará para o Brasil.

A guerra com a China se avizinha. Por tudo que leio na Trindade isso acontecerá mais cedo ou mais tarde. Então, sendo assim, matérias-primas serão necessárias (de preferência a um preço irrisório). Assim com mão de obra baratíssima, e, quem sabe, apoio militar direto.

Portanto, partindo dessa premissa, tomo como certo o seguinte: acontecendo essa guerra que os EUA tanto desejam contra a China, o Brasil será envolvido.

Mas, para que essa possibilidade se concretize a Rússia precisará ficar de fora. Daí, pelo menos a meu ver, essa insistência em feri-la cada vez mais. Daí tanto apoio econômico e militar em uma situação que há muito era para ter sido resolvia diplomaticamente. Mas os líderes do Ocidente não querem que a situação flua dessa forma. Eles não querem paz.

Desgastada, a Rússia será um inimigo a menos com que se preocupar.

Enfim, espero do fundo do coração que possa estar errado. No entanto acho que nuvens de tempestade pairam no horizonte do Brasil.

Carlos I
Carlos I
1 ano atrás

O regime foi pego ganhando dinheiro exportando soldados e ganhando dinheiro com isso e agora vem dar essa de louco…

A esquerda brasileira que apóia a ditadura comunista cubana já está passando pano para mais essa atrocidade deles, passam pano porque é uma coisa que se precisassem fariam igualzinho.

AVISO DOS EDITORES: ESTE ESPAÇO NÃO É PARA A DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA-PARTIDÁRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Diego
Diego
Responder para  Carlos I
1 ano atrás

Oque tem a ver esquerda brasileira com essa notícia gente? E cada coisa, vai entender

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

Essa vergonha é no crédito ou débito ?

Mais uma pérola para a “segunda putência do mundo”.

Depois do afundamento do Moskba, a batalha de hostomel, o avanço para trás em Kharkiv, a coluna da morte dos blindados , a invasão do Wagner Group tomando rostov, temais essa…

Agora vai , Putin. Kkk

Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

Regina cubano vendendo escravos, nada de novo sob o Sol.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Capa Preta
1 ano atrás

Você leu errado. O governo cubano está denunciando o esquema, não foi denunciado.

Alexandre
Alexandre
Responder para  Capa Preta
1 ano atrás

Cubano é escravo brasileiro, europeus, estadunidenses (todos mercenários) são heróis paladinos da justiça!

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá Colegas. O texto comete um erro que muita gente tem feito. Quem tinha um regime comunista era a URSS, que colapsou em 1989. A Russia de Putin é um país capitalista, sem qualquer relação com o regime soviético. É preciso ficar claro que são países completamente diferentes. Ainda que a atual Russia mantenha relações diplomáticas com Cuba, a Russia de Putin é tão diferente da ex-URSS quanto ela era diferente da antiga Rússia Czarista.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

ah tá…

os cara que estão no poder hoje na russia eram tudo políticos da urss.

Acho que o senhor precisa comprar um robo de passar pano senão vai cansar os dedos…

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Caro Rui. A Russia Czarista era uma monarquia absolutista, na qual uma enorme parte da população ainda vivia em regime feudal. A revolução de 1917, que pôs fim no regime czarista e deu inicio à fundação da URSS, um regime comunista, de partido único no qual os meios de produção foram todos estatizados. A URSS colapsou em 1989. As repúblicas remanescentes abolirem o sistema comunista, implementaram políticas de ampla privatização das empresas, muitas delas proibiram os partidos comunistas. È um enorme equivoco achar que as pessoas não mudam. Mussolini era militante socialista quando jovem, mas se tornou o mentor do fascismo de extrema-direita. Na história, é comum ver ex-comunistas se tornarem militantes fervorosos da direita ou extrema-direita. Carlos Lacerda foi comunista em sua juventude. Existem muitos exemplos, mas estes dois são suficientes para ilustrar meu ponto, com a vantagem de ambos estarem mortos, o que evita discussões apaixonadas. Se precisar, posso tentar explicar de outro modo, mas imagino que você tenha compreendido.

AVISO DOS EDITORES: ESTE ESPAÇO NÃO É PARA A DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA-PARTIDÁRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Editor. Desta vez discordo. Estou esclarecendo que é um erro considerar que a atual Russa tenha algo a ver com a URSS. Nao ha juízo de valor nem defesa de um ou de outro regime. Não fiz defesa partidária nem ideológica. Este tipo de confusão prejudica a análise sobre o atual conjuntura da guerra.

AMX
AMX
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

“…facismo de extrema direita…”
Levará muito tempo ainda até que se admita que é esquerda.
Mas, felizmente, isso já vem mudando, ainda que aos poucos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  AMX
1 ano atrás

Caro. Fascismo de esquerda nem como oxímoro. riso. mas é um bom exemplo do efeito DunningKruger.

AMX
AMX
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Isso, vai, continua…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  AMX
1 ano atrás

Do que você está falando? Explique para não passar uma impressão estranha.

Magaren
Magaren
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

De fato são completamente diferentes, URSS tinha capacidade de mobilização, pesquisas, armamento estado da arte e colocava pressão nos EUA.

Russia hoje é falida e um posto de gasolina gigante que não assusta nem ex países satelites da URSS

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Magaren
1 ano atrás

Caro. Ainda que a comparação entre a ex-URSS e a atual Russia seja um profundo debate, que vale a pena em todos os sentidos, neste momento eu não saberia dizer qual das duas seria minha preferência. Tenho profundas críticas aos dois regimes, mas penso que a proposta política e social da ex-URSS era mais ousada e progressista que a Russia de hoje. Uma vez vi uma entrevista de Delfin Netto explicando que o capitalismo só avançou nos direitos humanos e nos direitos trabalhistas em função da pressão ideológica da URSS. Isso fica mais fácil de entender hoje do que na década de 90. Ao menos, concordamos que é um erro tentar fazer qualquer análise geopolítica ou conjuntural considerando que a Russia hoje tenha qualquer traço característico da ex-URSS. Tem muita gente que ainda não entendeu isso.

AMX
AMX
1 ano atrás

Traduzindo:
Cubanos são atraídos com a possibilidade de deixar seu país.

JHF
JHF
Responder para  AMX
1 ano atrás

Correto. Donde sobra necessidade sempre vai achar desinformado ou ingênuo que vai entrar numa fria. Em toda América latina temos organizações recrutando mercenários para a frente Ukranianas. Neste caso, a diferença vem de um esquema desonesto tocado por mafiosos russos que enganam os desavisados. Fazendo um paralelo ousado, aqui no Brasil temos várias organizações que fazem a mesma coisa com mulheres na flor da juventude oferecendo trabalho na Europa para enfiar elas em esquema de.prostituição no exterior. Em geral a mesma coisa.

Orivaldo
Orivaldo
1 ano atrás

Os cubanos denunciaram pois não estão recebendo nada em troca. Lá o estado é dono das pessoas. Agora, que feio para Rússia não? Dando calote até nos aliados de longa data

Munhoz
Munhoz
1 ano atrás

Putin é um estrategista militar, vai ganhar a guerra e as baixas russas vão ser estrangeiros e ex presidiarios

Fábio De Souza
Fábio De Souza
1 ano atrás

Na Ucrânia tem Polonês , Colombiano , Americano , Ingleses , Franceses , Israelenses ,Canadenses até Brasileiro lutando e sendo Mortos por uma Guerra , que deveria está sendo resolvida pela Diplomacia .

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Fábio De Souza
1 ano atrás

É mesmo? Diplomacia?

A Ucrânia atacou alguém?

Tutor
Tutor
1 ano atrás

Agora a vitória chega para a Rússia kkkkk

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Eu se fosse cubano ia correndo.Lutar em uma guerra é melhor destino que tentar sobreviver em cuba.

Cesar
Cesar
1 ano atrás

Talvez a reclamação do governo cubano seja porque estão fora do “esquema” de recrutamento. Querem receber parte do soldo dos soldados e mais alguns mimos. Nos conflitos de angola e moçambique e até contra Israel, os cubanos foram muito atuantes, mas via governo. E agora foram passados para trás!