Airbus e Korea Aerospace Industries lançarão produção em série de helicópteros leves armados
SEUL — A Airbus Helicopters e a Korea Aerospace Industries (KAI) assinaram um acordo para iniciar a fase de produção em série dos Helicópteros Armados Leves (LAH – Light Armed Helicopters). Isto segue o contrato concedido pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa do país à KAI em dezembro de 2022 para fornecer um lote inicial de dez LAH ao Exército da República da Coreia. As entregas começarão no final de 2024, com pedidos subsequentes para continuar na próxima década.
Este acordo permitirá que a Airbus Helicopters e a KAI entrem na próxima fase do programa, aumentando a produção do LAH nas instalações da KAI em Sacheon, na Coreia do Sul. A Airbus Helicopters apoiará o atendimento de pedidos da KAI com a entrega dos kits necessários para a produção em massa.
As duas empresas também assinaram um acordo para aprofundar o seu compromisso no programa conjunto de helicópteros utilitários coreanos (KUH Surion), para atender a uma ampla gama de requisitos operacionais para os mercados militar, civil e parapúblico.
Isto segue o recente lançamento do desenvolvimento conjunto de novas variantes do KUH, como o Helicóptero de Ataque Marítimo e o Helicóptero de Contramedidas para Minas, e suas versões futuras correspondentes. Esses programas se beneficiarão da experiência da Airbus Helicopters em sistemas de controle de voo e sistemas de acionamento de helicópteros, e da capacidade de industrialização da KAI para produção local. A Airbus Helicopters também está comprometida em apoiar a KAI para entregas em série adicionais.
“KAI é um parceiro de confiança de longa data com quem desenvolvemos com sucesso vários programas de helicópteros. Estamos felizes em fortalecer esta parceria estratégica com estes acordos, onde garantiremos a entrega destas duas plataformas de alto desempenho por muitos anos”, disse Matthieu Louvot, Vice-Presidente Executivo de Programas da Airbus Helicopters.
“Esses dois acordos de longo prazo contribuirão para aumentar a competitividade do KUH Surion e do LAH nos mercados locais e globais, estabilizando as entregas e os preços dos kits, ao mesmo tempo em que fortalecem a parceria em vários negócios de helicópteros”, disse Han Chang Heon, vice-presidente executivo da Divisão Rotorcraft da KAI.
A Airbus e a KAI iniciaram a sua parceria industrial de longa data em 2006, quando as duas empresas trabalharam conjuntamente no KUH Surion, seguido pelo desenvolvimento do LAH.
O protótipo LAH completou seu primeiro voo em julho de 2019 e foi qualificado com sucesso em 2022, após a conclusão de uma rigorosa campanha de testes para adequação ao combate em todas as condições climáticas.
Estes helicópteros da próxima geração, da classe de 5 toneladas, foram desenvolvidos para atender aos requisitos da Coreia para implantação local nos setores civil e militar. A parceria bem estabelecida permitiu a entrega de cerca de 300 kits à KAI até o momento, com pedidos adicionais para entregas futuras.
FONTE: Airbus
Esse KAI LAH é baseado na Pantera, ou é só produzido sob licença lá?
Penso que esse kit conversão Pantera seria boa medida. O Helicóptero Pantera é mais ágil que Black Jack.
Sou um grande defensor da conversão do Pantera em aeronave de ataque há mais de uma década. Curiosamente, os chineses empregam um clone armado do Pantera (Z-9).
Cabe lembrar que o Pantera nasceu como uma aeronave de reconhecimento e ataque. O emprego como aeronave de manobra foi invenção do EB e como era de se esperar tem um desempenho medíocre. Lembrando que os helicópteros franceses de manobra da antiga aerospatiale eram o Puma e o sucessor Super Puma/Cougar.
Pantera do EB na Le Bourget 1989
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Oq faz do Pantera ser medíocre como aeronave de manobra? Qual seria o equipamento ideal para o EB?
O Pantera sempre foi uma aeronave submotorizada, com volume interno limitado e posição inadequada do artilheiro. A capacidade de içamento de cargas ficava restrita a um leve morteiro 120 mm ou obuseiro M56. O problema da falta de potência foi solucionada na modernização, mas outros são insolúveis. Que eu saiba o Pantera nunca foi capaz de transportar 1 GC completo + tripulantes (2 pilotos+ mecânico+ artilheiro)…muito menos eventuais feridos, prisioneiros e materiais apreendidos.
O substituto ideal sempre foi o UH-60 Blackhawk.
Era capaz no inicio de sua operação no EB. Depois começou a sofrer com limitações de peso em virtude dos motores não apresentarem mais o mesmo rendimento. Agora voltou a ser capaz com a modernização.
Acredito que não é um kit de conversão, é um sistema orgânico da aeronave, não acho que seja um canhão como o do airbus Tiger…
Produzido sob licença pela Korea Aerospace Industries … O contrato, assinado em 30 de agosto, abrange a produção de helicópteros durante um período de 10 anos. O projeto Helicóptero Armado Leve visa o desenvolvimento doméstico de um substituto para os obsoletos MD-500 e Bell AH-1S do Exército da República da Coreia (RoKA). Em termos de armamento, possui um canhão tritubo de 20 mm (apontado pelo visor montado no capacete – HMD- ), foguetes de 70 mm, mísseis antitanque e poderá ainda transportar e lançar os seus próprios drones e munições ociosas. De acordo com informações divulgadas pela DAPA, o projeto de produção em série do LAH será… Read more »
Sempre olhei esse KAI LAH como uma opção para nossa CAvEx…
Se não temos grana para adquirir aeronaves de ataque puro sangue como apaches, tiger, ATAK ou mangusta, aeronaves como esse H-155 certamente cairiam bem.
essa aeronave poderá ser equipada com UAV suicidas MUM-T israelenses, que poderão ser uma arma eficaz no campo de batalha.
Essa máquina seria uma excelente opção pro EB mas….. se ao menos colocarmos um kit de armamentos e sensores nos nossos recém modernizados Panteras já será interessante, somando com os Fennecs e quem sabe ,os futuros novos BH ai teremos uma escolta/reconhecimento de responsa.
Isso aí é o pior dos mundos…
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Por um lado, é um helicóptero de transporte caro demais para cumprir missões triviais de transporte, por ser rechado de sistemas caríssimos, que vão ter de ser manutenidos por conta das horas de vôo gastas nesta finalidade.
Por outro lado, é um helicóptero de ataque com uma capacidade de carga bélica e capacidade de manobra pífia, comparada a aeronaves dedidacas de pequeno porte.
Será que nossos H-225M não poderiam ser armados ao invés de gastar grana em battle hawk?
Equipar usando aquele kit H-Force? Seria até econômico…
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