China lançará máquina de litografia nativa chave este ano para chips de 28 nm
A SMEE, única concorrente em potencial da China para a ASML, fabricante líder mundial de máquinas de litografia da Holanda, deve entregar a primeira máquina de litografia de 28 nm do país
Espera-se que a estatal Shanghai Micro Electronics Equipment (SMEE) da China entregue a primeira máquina de litografia de 28 nanômetros do país este ano, informou o South China Morning Post, citando a mídia estatal Securities Times. O avanço potencial ocorre em meio a uma guerra tecnológica intensificada entre a China e os EUA, cujos aliados Japão e Holanda agora também estão restringindo as exportações de ferramentas avançadas de fabricação de chips.
A SMEE, única concorrente em potencial da China para a ASML, fabricante líder mundial de máquinas de litografia da Holanda, foi adicionada à lista negra comercial dos EUA em dezembro do ano passado. Ela desenvolveu máquinas capazes de produzir chips no padrão de nó de 90 nanômetros, mostrou seu site.
Essa tecnologia foi aperfeiçoada há cerca de 20 anos e é suficiente para chips de baixo custo úteis para alguns propósitos de gerenciamento de energia. O desenvolvimento da capacidade nativa de fabricação de chips de 28 nm é crucial para as ambições tecnológicas de Pequim em meio à incerteza sobre quanto tempo ela poderá acessar as máquinas de seu atual fornecedor ASML.
FONTE: Asia Financial
Torço pelo sucesso dos chineses nessa área
Concorrência = preços baixos .
Preços baixos quem ganha é o consumidor.
28mm ja serve para diversos tipos de produtos .
Basicamente isso.
Tirando celulares/computadores, 28nm é um ótimo tamanho para a maioria dos chips. Provavelmente vão conseguir independência em chips para seus carros (mercado cada vez mais forte com GWM, BYD, etc.) e eletrodomésticos.
Fonte: https://www.reuters.com/technology/chinas-massive-older-chip-tech-build-up-raises-us-concern-2022-12-13/
Apoia ditadura mesmo, e bom para a liberdade
Quase todo pais hoje em dia é uma ditadura não preciso desenhar para voce entender.
A maior ditadura disfarçada de “democracia”, é também, o maior fomentador e patrocinador de guerras e genocídios pelo Mundo.
E, tudo isso em função dos seus interesses sempre escusos, visando apropriar-se das riquezas dos países, impedindo-os de alcançar a própria independência e o pleno desenvolvimento, que permita proporcionar o bem-estar social das suas populações.
E, aqui faço-lhe um desafio: quantas guerras a China, fomentou e/ou patrocinou nos últimos 50 anos?
E, quantas guerras fomentaram e/ou patrocinaram os falsos paladinos da “democracia”, ou, autodenominados, “xerifes” do Mundo?
Acorda para a vida filho ! Acreditas realmente em mocinho e vilão?! Democracia e ditadura?!
Você sabe quantas ditaduras ou regimes opressores Washington anda de braços dados?! e eu não estou falando de Arábia saudita…
O grande defensor da liberdade, baluarte da democracia, justiça e defensor dos direitos humanos, é cumplice e conivente com muitos regimes africanos, democracias sólidas com presidentes com 20-30 anos de mandatos, com muitas empresas americanas lucrando bilhões ao mesmo tempo que fingem não ver os déspotas, muitos os quais faria Maduro ser comparado a um escoteiro.
Sem esquecer os bons laços de amizade com os países “quistãos” da vida.
Tal coisa chega a ser espantoso, ainda mais em um país que diz ter ojeriza de regimes totalitários, se não me engano estavam até querendo comprar petróleo de um país malvado da américa do sul…
Esses são apenas uns de uma “listinha pequena”.
Equatorial Guinea
Uzbekistan
Azerbaijan
Ethiopia
Vietnam
Tajikistan
Rwanda
Uganda
Kyrgyzstan
Kazakhstan
Depois aqui no Brasil tem mané revoltado porque o Brasil vai comprar energia da Venezuela, a grande narco-ditadura, sendo energia barata, pode comprar a rodo…
Quanta inocência, Pensamento Crítico com base em Hollywood hahhaha
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Com disse num comentário anterior sobre o mesmo assunto:
Tio Sam apertou a China nessa área, a China
simplesmente´´ injetou a grana necessária pra resolver esse problema com solução 100% nacional.
O mundo ganha mais uma empresa de fabricação de chips, o consumidor ganha com preços mais baixos, e o Tio Sam tem menos uma área pra
apertar´´ a China.
Se for em EUV eles superaram o Japão, que abandonou as EUV em 32nm, se os Japas soubessem que esses máquinas seriam tão importantes hj teriam tentado a concorrência com a ASML.
EUV é usado de 5nm pra baixo, DUV de 7nm pra cima.
O Japão parou nas maquinas DUV e que poderiam ganhar uma nota preta vendendo para a China assim como fazia a ASML até ano passado, porém os EUA obrigaram ambos os países a não venderem mais essas máquinas e outros componentes relacionados para a China.
Já EUV somente a ASML no mundo
errado, pesquisa mais sobre o EUV, ambos ASML e os Japas estavam pesquisando o EUV, a ASML estava na frente, a Intel preferiu ir com a ASML e a TSMC, os Japas tinham o projeto em fase final nos 32Nm, mas ainda não estava pronto, tinham que gastar mais dinheiro, resolveram abandonar o projeto, pois a ASML já tinha diminuído para baixo de 32Nm, e eficiência era maior, se eles tivessem perseverado mais e visto o quanto esses chips iam ter uma demanda cada vez maior talvez tivessem continuado, a máquina japa, usava espelhos alemães. pois eles não tinham a tecnologia para isso.
R&D nessa área já existe a muito tempo agora ter uma maquina EUV pronta para produção em massa de chips somente a ASML em 2019 depois de quase 2 decadas de esforço e união de mentes e empresas ocidentais.
O Japão perdeu a corrida já nos anos 90.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Essas tentativas norte-americanas de conter a China em vários campos, me lembra um episódio do Pica-Pau, em que o Zeca Urubu atirava várias flechas no Pica-Pau, umas com fogo na seta, outras de tamanho gigante (usava uma árvore como arco), etc, e o Pica-Pau ia desviando graciosamente das flechas, outras ele destruia a bicadas…mas, nenhuma atingia o Pica-Pau…aqui, dependendo da interpretação que se faça do alcance das sanções comerciais norte-americanas contra a China, pode-se até conceder a ideia de que uma ou outra dessas sanções atrase o desenvolvimento chinês em algum ramo, mas pensar que pode efetivamente evitar que a tecnologia chegue à China, seja de que modo for, aí é duma ingenuidade risível.
Ainda mais que o establishment norte-americano vê que nesses últimos anos, onde os EUA neguem cooperação, a China, como diz um colega aí, resolve o problema injetando dinheiro, desenvolvendo R&D e dali a pouco se torna autossuficiente…será mesmo que era esse o resultado pretendido pelos EUA ao negar cooperação, a autossuficiência chinesa?
Sanções funcionavam quando era algo pontual, e quando a maior parte do poderio industrial mundial estava nos EUA.
Os EUA começaram a usar o dólar pra aplicar sanções a torto e a direito, e com a indústria mundial indo fortemente pra China e pro Leste Asiático, essas sanções simplesmente perderam a maior parte de seu efeito, mas os EUA, como não sabem como reagir a esse tipo de situação, continuam sancionando, na esperança vã de fazer algum efeito ( não funcionou nem contra Irã e CN, imagine funcionar contra a China…).
Como disse acima, a China vai
simplesmente´´ triplicar sua grana em P&D, até conseguir a auto-suficiência na área que quer.
Não funcionou nem contra Cuba, sanções criadas há mais de 60 anos.
Já disse isso várias vezes:
Se sanções realmente servissem pra algo, Irã e CN já tinha jogado a toalha a décadas, e olha que a CN tem uma economia medieval.
Colocaram uma bíblia inteira de sanções contra a Rússia. Tirando os problemas econômicos que isso causou pra eles, nada disso foi o suficiente pra economia deles ir pro ralo, como os EUA queriam, e isso não os impediu de continuar fazendo guerra.
EDITADO:
CARO “ÁTRIO TELES”, “REINALDO”, “DENI MACEDO” E AFINS.
DESISTA, VOCÊ ESTÁ BLOQUEADO!
SERVE TAMBÉM COMO AVISO PARA OS DEMAIS COMENTARISTAS QUE GOSTAM DE USAR MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
ESTAMOS FAZENDO OS AJUSTES FINAIS NO NOVO SOFTWARE, PORTANTO FICARÁ CADA VÊZ MAIS DIFÍCIL USAR ESTE ARTIFÍCIO TOTALMENTE DESNECESSÁRIO.
𝆕 “É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte
Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará” 𝆕
Kkkkkkk boa
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
𝆕 “É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte
Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará” 𝆕
pq choras kings?
Kings, Nilo, Fabrício Lustosa, suburbano,Maurício, todos tem que entrar nessa lista.
Parabéns aos administradores. Faz o limpa mesmo
Eu? 🤦🏻♂️ Só agora que eu li essa pérola, um sujeito que se esconde atrás de vários nicks diferentes…rsrsrs.
É visão de planejamento estratégico a longo prazo que tem a China que nós não temos.
Se fosse aqui diriam, dinheiro jogado fora, para produzir um Chips de 28nm, é mais barato comprar.
O Brasil absorveu a ideia do colonizador, a de colonizado.
é bem por ai.. enquanto vc vê os EUA, China e os similares pensando 30 anos la na frente, Banania ta pensando na semana que vem o quanto ele vai taxar comprinhas de 10 reais da Shopee e qual penduricalho a elite dos funças vai receber o aumento
aqui só pensam 72h a frente kkk
banania Ou Banárnia kkkkk
vou começar usar Banárnia kkkkkkkk
Velho, imagine o tamanho da gritaria se um governo destinasse 10 bilhões de reais para pesquisa de algo como verba anual?
Os partidos, ONGs, mídia, ministério público, ate o STF se bobear entraria no assunto alegando premência social para uso desta verba.
Mas isso é o que gastamos em 2022 só no ano passado com o STJ de SP!
Prioridades né?
O Brasil vive um ancien regime onde classes do poder publico (judiciário e politica) simplesmente se locupletam do orçamento da forma mais acintosa possível enquanto nossa ciência e indústria definham a olhos vistos…
O loko, produção própria de chips, se estão fazendo de 28nm não vai demorar muito vão fazer de chips ainda menores.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
A SMIC (equivalente a TSMC na China continental) tem várias máquinas DUV da ASML adquiridas bem antes do embargo do governo americano (o governo Trump tinha colocado embargo nas mais modernas de EUV mas a administração Biden estendeu pra DUV também). Com as máquinas de DUV ainda em operação, a SMIC já consegui produzir chips de 7 nm e deverá conseguir produzir até 5 nm em 2025, o que seria o suficiente pra Huawei voltar a produzir SoCs para smartphones. O problema é que com uso de DUV e não de EUV que seria mais apropriado, cerca de metade dos processadores produzidos em cada wafer serão descartados por problemas de qualidade.
Quanto a tecnologia de litografia, ainda vai demorar um tempo até a SMEE conseguir produzir algo que chegue ao nível da ASML… talvez sejam hoje as máquinas mais complexas em qualquer tipo de indústria e a ASML mesmo depende de um grande número de fornecedores… as lentes por exemplo são feitas na Alemanha pela Zeiss e tem que ser perfeitamente planas. Metade do equipamento vem dos EUA (como a fonte de luz), por isso o embargo do governo americano a exportação dessas maquinas para a China. Conseguir produzir uma máquina EUV 100% doméstica seria um feito e tanto dos chineses o que deve demorar ainda muito tempo.
https://seekingalpha.com/article/4541305-chinese-sanctions-benefitting-chinese-as-smic-on-road-to-5nm-in-2025
https://www.tomshardware.com/news/huawei-breakthrough-7nm-chips-projected-at-50-yield
Recentemente os chineses após investimentos de 8 Bilhões de dólares conseguiram desenvolver as pontas esféricas de aço “com qualidade” para canetas esferográficas, tecnologia e mercado que até então era dominado por Alemanha e Japão, só a Alemanha exportava para a China 17 Bilhões de dólares/ano de esferas para caneta, ou seja, estão conseguindo independência e quase todas as áreas
Para situar os leitores do fórum, existe um microchip muito comum em automação e prototipagem(chama ESP 32) a litografia dele é de 40 nm, pode-se o usar para automatizar uma residência inteira(casa inteligente).Imaginem um com 28 nm.
Quem tem conhecimento tem tudo…. impressionante como a China atua em diversas áreas e cada mais tem sucesso nelas
Parabéns para a China. Já o Brasil, é um museu de novidades.
O Brasil tentou atrair a Samsung ano passado para construir uma fábrica de microprocessadores para smartphones, o que custa hoje em torno de 20 bilhões de dólares de investimento… é muita grana. Acho que o pólo entre Campinas e Sao Carlos no estado se SP seria ideal pela proximidade da Unicamp e UFScar. Os grandes problemas no Brasil são a questão tributária ( imagina o imposto sobre cada maquina de litografia EUV da ASML que custa 200 milhões de dólares) e o risco de cortes de energia… pra recuperar o investimento a linha de produção tem que funcionar 24h por dia, 7 dias por semana.
A diferença é q o empresario chines quer montar uma fabrica e ganhar dinheiro honestamente. O empresario brasileiro quer privatizar uma companhia estatal e ficar mamando nas tetas do estado até a 7ª geração, com isenção tributaria. Ou entao criar boi. O rico no brasil é analfabeto.
Desculpe mas não concordo, tem muito profissional inteligente no Brasil interessado em gerar riqueza e produzir material de ponta, olhe o polo em torno da Embraer e do ITA por exemplo, o mesmo proximo da UNICAMP, UFScar. Gente que quer se beneficiar do estado existe em todo lugar. A diferença é o apoio do estado a empresas de tecnologia, investimento em educação e uma economia e regras tributárias e trabalhistas que permitam o desenvolvimento. No Brasil, os governos sucessivos fazem retórica desenvolvimentista mas na prática sufocam a economia.
Esse comportamento dos EUA de sabotar qualquer país de ser grande vem atrasando o mundo e principalmente o Brasil, diversos projetos das forças armadas e empresas brasileiras são sabotadas impedindo as de comprar tecnologia. Gostaria que o Brasil tivesse um projeto de estado para desenvolvimento de tecnologias restritas.
Os EUA fazem isso com todo mundo, não é só Brasil e China. A França por exemplo iniciou o programa espacial e os foguetes Ariane pois viu que não deveria ficar dependente dos EUA que nos anos 70 impunham restrições aos franceses quanto ao lançamento de satélites comerciais que poderiam competir com os americanos. A diferença é que França e China decidiram usar essa postura americana como incentivo pra investir e desenvolver independência tecnológica.
Duvido que eles consigam de verdade. Das duas uma: ou estão prometendo tal empreitada para se aproveitar dos generosos subsídios governamentais (como a indústria de carros elétricos faz, mas agora grande parte deles estão falindo), ou se trata de processo de tentativa e erro até dar sorte e conseguir. Seja qual das duas possibilidade for, divido que consigam.