Sistema FSAF-PAAMS SAMP/T NG: Testes de aceitação de fábrica (FAT) do primeiro radar Kronos GM HP concluídos com sucesso
No âmbito do Programa FSAF-PAAMS, o sistema SAMP/T NG para clientes italianos integra o novo radar GM HP produzido pela Leonardo. Este novo radar de banda C é um sensor multifuncional de alto desempenho, projetado para enfrentar qualquer tipo de ameaça aérea e de mísseis, garantindo simultaneamente alta mobilidade tática e rápida implantação estratégica.
O radar KRONOS GM HP explora a capacidade de direção de feixe horizontal e vertical de sua antena Active Electronically Scanned Array (AESA) para otimizar a detecção, rastreamento, classificação de ameaças e orientação de mísseis contra vários alvos. O gerenciamento combinado de antena e o processamento de sinal fornecem detecção de alta probabilidade e precisão de rastreamento, mesmo em condições de “clutter” intenso. A capacidade de irradiar uma potência maior garantida pelo emprego de novos componentes GaN (Nitreto de Gálio) de alta eficiência nos TRMs (Módulos de Transmissão e Recepção) da antena permitem um alcance de defesa superior a 250 km.
A OCCAR concedeu o contrato de produção à EUROSAM em dezembro de 2021 para garantir a futura integração nas seções SAMP/T NG que serão entregues no início de 2026. Os Testes de Aceitação de Fábrica (FAT) do radar Kronos GM HP K1 (primeiro de produção para SAMPT NG) foram realizados na presença dos técnicos da OCCAR nas instalações da LDO em Fusaro/Arco Felice, obtendo resultados plenamente satisfatórios (de salientar que não foram registadas renúncias). As atividades do FAT tiveram início com a Revisão de Prontidão de Teste (TRR) realizada em 25 de julho de 2023 nas dependências da Leonardo Fusaro.
Nos últimos dias, um número considerável de testes foram realizados no site Leonardo Arco Felice para testar todos os recursos e desempenhos relacionados (por exemplo, cobertura de alcance, modos IFF, resiliência ECCM, modo duplo ABT – TBM, setores EMCOM, etc. ) do radar Kronos.
A OCCAR como Autoridade Contratante SAMPT NG e a EUROSAM como cliente industrial parabenizam a equipe Leonardo pelo excelente trabalho e expressam sua plena satisfação pelo resultado global deste FAT que fornece o primeiro radar de nova geração para o sistema SAMPT NG de acordo com o cronograma inicial de entregas.
FONTE: occar.int
“A capacidade de irradiar uma potência maior garantida pelo emprego de novos componentes GaN (Nitreto de Gálio) de alta eficiência nos TRMs…”
-Vendo a importância dos Terras-Raras na tecnologia militar, fico pensando como o Brasil poderia ter sido uma grande nação!!! Tudo o que era necessário para isso, tinha aqui, mas foi intencionalmente colocado embaixo de alguma aldeia indígena ou em alguma reserva ambiental, e com o apoio dos “idiotas úteis”! Lembro que o Olacyr de Moraes (antigo “Rei da Soja”) achou um depósito de Tálio em Barreiras-BA (teria sido, então, o segundo do mundo a ser explorado) há uns 15 anos, mas foi impedido de explorá-lo por “questões ambientais” mesmo o município, na época, sendo um ninho de miseráveis e de moscas! Ele chegou a fazer as sondagens para avaliação, mas morreu sem realizar o sonho…
“Relatório dos EUA aponta Brasil como dono da maior reserva de terras-raras. Esses minerais são fundamentais para a fabricação de novos equipamentos eletrônicos. Os terras-raras são 17 elementos químicos da tabela periódica com propriedades magnéticas fundamentais para a fabricação de equipamentos eletrônicos.O problema é que a extração tem alto custo ambiental. Atualmente, o maior produtor de terras-raras é a China, que alimenta, sozinha, 97% do mercado. O sucesso dos orientais nesse setor pode ser explicado pelo perfil produtivo do país. Na China, não há muita preocupação com leis trabalhistas ou ambientais. Além disso, ocorre muita extração pirata, comenta o professor Gerson Mól. No Brasil, a maior reserva dessas substâncias está na região de Seis Lagos, no noroeste do Amazonas. Minas Gerais e Goiás também concentram abundância desses materiais. Segundo o relatório do serviço geológico norte-americano, o país detém 2% das reservas mundiais de terras-raras.” (Correio Brasiliense, 2011)Att.
Não sei por que estão negativando seu comentário. Hoje em dia virou crime falar a verdade.
Enquanto isso no Brasil:o radar nós temos,a plataforma também,já os mísseis…
A Leonardo deveria levar para a Ucrânia para testar suas capacidades.
Esse seria um bom alvo para o Lancet .
Não há motivos para se implantar um radar desses ao alcance do Lancet (por volta de 40 km do operador).
Alvos que estão sendo atingidos pelo Lancet se encontram próximos ao front (não mais que 20 km ).
O radar M200 é equivalente a este ou é de outra categoria?
Off Topic: circulam notícias no youtube de que um carro de combate sueco CV-90, aquele mesmo que alguns queriam para o EB, teria sido abatido por um RPG-7 russo. Ainda falta confirmar a notícia.
Não foi abatido, foi danificado e capturado pelos russos. Tem vídeo e tudo.
foi danificado, o disparo foi de muito perto. Os russos o capturaram.