BMP1 dentro da vala

Imagens divulgadas nas mídias sociais mostram um blindado atravessando um campo bastante plano e se dirigindo para um alinhamento de obstáculos de concreto conhecidos como “dentes de dragão” (alguns preferem o termo “troblerone”). No entanto, antes de atingir os obstáculos o blindado acaba parando numa vala. Veja as imagens na postagem abaixo.

Numa outra filmagem que supostamente seria do mesmo veículo dentro da vala é possível ver que se trata de um IFV BMP-1 (abaixo)

Estas imagens foram identificadas como sendo um local que fica a noroeste de Verbove ( vilarejo ao sul da Ucrânia), exatamente onde se encontra a primeira grande linha de defesa da Rússia (também conhecida como “Linha Surovkin”). O mapa abaixo identifica o que seriam as defesas russas principais (linhas em amarelo) e o local onde as imagens acima foram tomadas (indicado pela seta verde).

Acredita-se que o veículo tenha se dirigido remotamente para a vala e, como ficou provado, ele não foi capaz de atravessá-la. Também não foram identificadas minas no caminho até a vala. Para superar este obstáculo, serão necessários blindados equipados com lâminas na frente ou veículos que lançam pontes. Eventualmente os próprios veículos que ficarem no fundo da vala podem servir como apoio para os veículos que virão em seguida, passando por cima dele.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

73 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Godo
Godo
1 ano atrás

Depois de quase 2 meses

sergio
sergio
Responder para  Godo
1 ano atrás

Exato, finalmente conseguiram chegar em algumas partes da primeira linha, pelas noticias nos EUA parece que as reservas ucranianas, bem como as melhores tropas e melhor armadas, todas com equipamento ocidental, estão sendo usadas, por isso o rápido avanço, que esta se verificando em algumas partes, inclusive, parace que os Russos estavam cochilando, de novo, mais parece que ao contrario do ano passado, agora eles já estão conseguindo se mobilizar mais adequadamente e dando combate as forcas da Ucrânia ao contrario do ano passado quando apenas recuaram, acredito que as próximas 2 ou 3 semanas serão decisivas nesta contra ofensiva.

Augusto
Augusto
Responder para  Godo
1 ano atrás

Temerário esse ataque Ucraniano contra essas linhas Russas densamente defendidas, como o colega pontou logo abaixo e a primeira vez que isso e feito desde a segunda guerra mundial, e mesmo nesse conflito as baixas do atacante foram terríveis. Os ucranianos tem que estar dispostos a pagarem muito caro para tentarem romper essas linhas. Tentaram “amaciar” as defesas russas e não conseguiram encontrar brechas para a penetração, agora vão apelar utilizando suas reservas moveis. Não acho muito inteligente utilizar suas reservas moveis enquanto os Russos estão concentrando (segundo a própria inteligência americana) 100.000 homens para um possível contra ataque no Donbass.

Provavelmente esse era o momento que os russos estavam esperando para poderem ativar sua própria ofensiva de verão. Se engana quem acha que a ofensiva principal desse ano russa foi em Bakhmut. Os russos cometeram muitos erros no ano passado, mas parece que estão se adaptando para esse confronto. Subestimar eles seria um erro grosseiro da parte dos ucranianos.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Responder para  Augusto
1 ano atrás

O pior é que não terão uma força aérea para dar cobertura. E “mais pior” ainda: Serão caçados pela força aérea do inimigo! E para piorar o que já é pior, o campo de batalha não tem acidentes naturais onde alguém possa se abrigar, tornando os tanques alvos fáceis e visíveis de longe: tudo é planície e capim, alvo algumas moita de vegetação! Creio que isso ajude a explicar porque o ataque russo tenha sido tão fatal para os soldados.
Não lembro de uma guerra onde uma tropa suicida tenha atacado/avançado sem nenhuma cobertura aérea.

Augusto
Augusto
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

Nas Ardenas em dezembro de 1944. Os alemães aproveitaram o mal tempo e lançaram a sua ultima ofensiva da guerra contra os americanos sem praticamente apoio aéreo nenhum. Foi só o tempo melhorar que os aliados conseguiram colocar no ar todo seu poder aéreo que foi determinante para o fracasso da ofensiva.

Realmente, sem apoio aero adequado, vai ficar difícil para os ucranianos conseguirem romper essas linhas russas.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Responder para  Augusto
1 ano atrás

E isso não é torcida. É fato! Todos os “avanços” da OTAN/Estados Unidos, das últimas décadas, tiveram apoio aéreo.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

E se o outro lado estiver também limitado?

Esta guerra não é um exemplo de avanços sem cobertura aérea?
Como é que os Ucranianos conquistaram territórios de muitos km’s 2 sem supremacia aérea?

Não se pode ter caças e helis em todo lado ao mesmo tempo… A maior parte dos ataques é sem cobertura aérea e alguns sem artilharia. O que os Ucranianos fazem negação de área e ataques às bases aéreas.

O problema é se o inimigo tem os meios disponíveis para atacar. Mas se não tiver por qualquer razão, ou por questões logísticas, de perigo de abate, etc… o ataque continua.

Felipe
Felipe
Responder para  Godo
1 ano atrás

Perderam 22 tanques de uma vez, todos Leopard, de acordo com os Russos. E tudo registrado: https://youtu.be/tG9B2wsJa_k

Hcosta
Hcosta
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Ridículo…

Os bots nem perceberam que são na sua maioria perdas russas e em nenhum lugar fala de 22 Leopards perdidos.

Basta ler a descrição do vídeo mesmo que seja uma fonte da Indonésia…

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Estranho avanco, um veículo primeira linha, controle remoto, depois de semanas de contra ofensiva.
Estranho avanço, em outro artigo noticia, 2,5, sendo o carro a dois kilometros e textualmente “abandonado”.
Estranho avanço, segunda onda, notíciada pelos russos e dias depois pelos ucranianos.
Estranho avanço, depois da visita da Nuland ao Brasil, Zelensky solicita ao governo brasileiro uma visita, exige, não só com o Brasil mais com os pais latinos americanos, e agora, cita, o Brasil é parte importante na negociação de paz. Na sequencia GloboNews, faz entrevista com Zé, enaltecendo sua causa, que é a mesma da Otan que é a mesma dos EUA, a grande mídia nacional replica, quee é a mesma da GloboNews que não é a mesma do governo brasileiro.
Assistir um vídeo, nele, cinco carro blindados, dois simultaneamente foi pelos ares, os tres restantes foram na sequencia em menos de dois minutos. Estranho avanço.
Relatos de tomadas de pequenas aldeias, uma hora dos russos outra dos ucranianos, uma hora dos russos outra dos ucranianos, …..estranho avanço.
Vai Zé…Lascado.

Underground
Underground
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Entre a fonte “Nilo” e ISW, fico com a segunda. Ou seja, há avanços russos ao Norte e há avanços ucranianos ao Sul, com is segundos avançando 2 km ao dia. Interessante é que o grosso das tropas ucranianas ainda não foram utilizadas.

sergio
sergio
Responder para  Underground
1 ano atrás

Segundo o Secretario de defesa dos EUA, ja estão sendo utilizadas nesta ofensiva ” grande parte das forcas ucranianas, incluindo as melhores tropas dos ucranianos”

ALISON
ALISON
Responder para  Underground
1 ano atrás

Devem ta tomando café na sua por certo… cada uma…

Rogério
Rogério
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Até me acostumei, depois da invasão de 2 semanas virar 500 dias, depois dos recuos por atos de boa vontade, depois do Moskva afundar por causa de fumante, depois da Europa congelar/ passar fome/ economia colapsar, depois dos 300 mil mobilizados, depois da segunda maior potencia atacar a esmo alvos com drones iranianos e pedir ajuda para CN, depois da Africa do Sul desconvidar o criminoso, não estranho mais nada!

Nei
Nei
Responder para  Rogério
1 ano atrás

Tramontina!
Corte rápido!

Nilo
Nilo
Responder para  Rogério
1 ano atrás

Quanto mimimi rsrsr.
Hoje, líderes de seis países africanos chegaram à cidade russa de São Petersburgo como parte de uma missão de paz. Os líderes da África do Sul, Zâmbia, Comores, Congo (Brazzaville), Egito, Senegal e Uganda chegaram ao país para se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin.
Faz reunião com 17 países Africanos na Rússia.
Enquanto isso Turquia e ONU , em protesto contra o fato de, apesar de facilitarem o fluxo de grãos ucranianos para o mundo , não conseguiram até hoje desbloquear totalmente as exportações russas de alimentos e fertilizantes.
Rússia, a falida rsrsrs, está fornecendo para seis ou sete países pobres da África grãos gratuitamente.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Nilo
1 ano atrás

6 líderes Africanos e reuniões com 17 dos 54 países…

Não sei se sabe mas os Russos se queixaram da pressão internacional para o número tão baixo de países participantes e da não comparência dos seus líderes.

Pelos vistos o mimimi não é só de um lado…

Nilo
Nilo
Responder para  Hcosta
1 ano atrás

Pois é rsrsrs eu também não consigo entender esses russos, com todos esses numeros apesar de ser um confronto com a maior potencia do mundo e mais a europa, ainda reclamam.
Enquanto nós mal conseguimos estar presente em Namibia ou Angola.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
1 ano atrás

Mesmo na era da informação, ninguém sabe o que está acontecendo na frente de batalha, haja vista as mentiras contadas pelos dois lados.
(“O que é ruim – para a gente -, a gente esconde. O que é bom, a gente mostra.” Rubens Ricúpero, da quadrilha da reeleição)

Underground
Underground
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

Justamente na era da informação descentralizada é que há como verificar os dados falsos dos verdadeiros, e há um cem números de sites especializados destrinchando as informações, seja por imagens, seja por informações em fóruns, seja por outras fontes que possibilitem confrontar os dados obtidos.

Underground
Underground
1 ano atrás

Interessante é que dias atrás os russos mandaram um tanque remotamente controlado contra os russos. Agora um do lado ucraniano. Parece que o uso intensivo de veículos remotamente controlados, de tamanhos pequenos, médios e grandes, de diversos alcances e de diversas finalidades está se tornando cada mais intensivo. Medidas para combatê-los já existem e as contra medidas já estão sendo desenvolvidas. Ainda não vimos ataques em enxames, que por certo uma hora virá.

Inimigo público
Inimigo público
1 ano atrás

Tantas perdas e agora é que chegaram na linha defensiva de fato? Zelensky está na hora de engolir o orgulho e admitir a derrota e sentar para negociar com os russos. Esqueça a OTAN, é mais prudente entrar na UE, ganha com o comércio e se livra do risco geopolítico. A manobra de entrar na OTAN foi perigosa e custou a vida de milhares de ucranianos.

Underground
Underground
Responder para  Inimigo público
1 ano atrás

A Rússia não invadiu a Ucrânia por causa da Otan, invadiu por conta da UE. Mas isso você já sabe!!!!

Rogerio
Rogerio
Responder para  Inimigo público
1 ano atrás

A manobra de invadir a Ucrania foi perigosa e custou a vida de milhares de russos e fechou os portos russos para o comercio com os paises mais ricos do mundo. Nem a China quis emprestar grana p russia.

Nei
Nei
Responder para  Inimigo público
1 ano atrás

É, só ucranianos morrem e perdem equipamentos. Quanto você recebe para escrever tanta propaganda russa?.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Inimigo público
1 ano atrás

E como se tudo fosse culpa do presidente que em 2014 ainda não o era…
A entrada da OTAN é inevitável apôs a 2ª invasão e tem somente como objetivo evitar novas invasões e não como “muitos” afirmam invadir a Rússia.

A Rússia queimou, literalmente e metaforicamente, todas as pontes com a Ucrânia graças ao “gênio” de estratégia que é Putin. Agora não há volta a dar…

Underground
Underground
Responder para  Inimigo público
1 ano atrás

Não estou vendo derrota alguma por parte des ucranianos. Quando da invasão pelos russos, as notícias eram: “a queda da Ucrânia é eminente”, ou “a Ucrânia não resistirá por muito tempo”.

Recruta Zero
Recruta Zero
1 ano atrás

Avançar frontalmente contra uma linha defensiva fortificada e com pontos minados ou pre assinalados para artilharia exige um nível de atrito que nenhuma força atacante está disposta a enfrentar desde a SGM como em Omanha,kursk ou Tawara.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Recruta Zero
1 ano atrás

Até agora os ucranianos só conseguiram romper algumas fortificações russas conquistando algumas aldeias. E isso as custas de muitas perdas de material e soldados. A principal linha de defesa russa ainda tá intacta.

Heinz
Heinz
Responder para  Recruta Zero
1 ano atrás

Parece que os Ucranianos estão bem dispostos. Hoje fuzileiros navais da 35° brigada libertaram Staromaioske. Obviamente que é uma tarefa extremamente difícil avançar mais, mas eles continuam.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Heinz
1 ano atrás

E estão sendo bombardeados. Uma aldeia com 1km quadrado alvo fácil para os russos.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

CV90 pulverizado por um mero RPG-7 de ombro:

https://youtu.be/Q_0WX9ozElI

Mais um gamechanger ocidental virando sucata kkk E ainda tem gente q defende esse trombolho para o Brasil. Bolívia, Venezuela e Peru operam o RPG-7 em grande quantidade.

sub urbano
sub urbano
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Em tempo, coluna inteira de BMP1s ucranianos é destruida pela artilharia russa:

https://twitter.com/i/status/1684603840417394688

mago
mago
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

A Internet está cheia desses vídeos. Mas a ordem é que jamais sejam amplamente difundidos para as massas no ocidente. Quanto à esse embate entre eua/otan X BRICS, os primeiros estão tomando de lavada. Pelo menos nessa 1ª fase da IIIGM que já começou. Vitória Nuland no Brasil; sinal claríssimo de alerta já quase vermelho ao governo brasileiro que tenta se afastar do jugo e escravização sob os ditames do império do mal. Mais coisas virão por aí. Aguardemos.

Oráculo
Oráculo
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Caíram numa emboscada e quando viram já não tinha como fugir.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

O pior: Não tem por onde avançar sem se expor, pois a área é uma imensa planície arada para servir de plantação. Não tem uma mata, uma montanha ou um rio. Todos os veículos (e até pessoas) por ali estarão expostos e serão visíveis de longe.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Pelo que eu vi no vídeo, os tanques foram atacados (inclusive) das trincheiras, de pertinho mesmo, por soldados. Dá para ver até de onde foram lançados os projeteis e de onde começam os rastros de fumaça. Um dos carros ainda tentou atingir uma trincheira do lado esquerdo do vídeo, antes de ser destruído. Área muito aberta. Serão alvos fáceis para as armas antitanques.

fjuliano
fjuliano
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Massacre completo e total. Tenho pena dos pobres civis ucranianos recrutados a força, bem como tenho pena dos militares de carreira ucranianos q sobraram e são obrigados a seguir ordens do governo do boneco patético. Dos “voluntários” estrangeiros q a morte desses seja lenta e dolorosa.

LUIZ
LUIZ
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

É uma guerra pra sangrar o adversário mesmo até o último soldado e equipamentos de que lado seja. Pelo visto os ucranianos estão sangrando mais.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Isso mostra como uma artilharia bem usada pode ser decisiva, serve de lição para nós aqui.

Hcosta
Hcosta
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Até pode ter virado sucata mas não é este vídeo muito editado que serve de prova.
Até vem a dúvida de não ter imagens do veículo destruído…

Acreditam em tudo sem questionarem… É por isso que a propaganda Russa é, também, uma das grandes “derrotas” nesta guerra, isto é, para aqueles que ainda acreditavam nela…

sergio
sergio
Responder para  Hcosta
1 ano atrás

O vídeo e continuo, esta editado por que ninguém vai posta 1 hora de vídeo para ver 1 tanque destruído. os ucranianos fazem isso direto tb.

Hcosta
Hcosta
Responder para  sergio
1 ano atrás

Basta-me 1 min com o blindado destruído…

Heinz
Heinz
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Diz um IFV que a Bolívia, Venezuela e Peru operem, que seja melhor que o CV90.

RPiletti
RPiletti
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Estes deboches sobre serem “gamechanger” não mudam o fato de que Kiev segue longe. Vamos ao objetivo da operação especial, derrubar o governo ucraniano e controlar o país, depois de 500 dias estamos aqui discutindo o lento avanço ucraniano. Avanço ucraniano, leu bem?

Jose
Jose
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Pronto. Um soldadinho do ditador criminoso atira um RPG, o vídeo pega o cara de lado atirando sabe-se la aonde e o ser assume que foi o que atingiiu o CV90. Tá “sertu”. Manda os números da Mega ai !rs

gari
gari
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

a Austrália que é rica escolhe o Hanwha AS21 Redback (Fonte: Tecnodefesa)

Neural
Neural
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Rapaz vi ese vídeo, não dá pra saber qual arma que foi mas pelo tamanho da explosão parece ser um RPG comum mesmo, o kornet ou uma mina a explosão no impacto é bem maior

Mais uma prova de que esse blindado não vale o dinheiro que cobram

Rogério
Rogério
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

muito bom esse CV90, ele foi atingido e continuou em movimento.

Jose
Jose
Responder para  Rogério
1 ano atrás

Segundo o cidadão pró ditador russo aí de cima foi pulverizado….rs

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Então, o rpg-7 penetra 300mm de blindagem RHA, nem bmp-3 segura isso sem blindagem reativa.

A diferença entre o cv-90 e os bmps da vida é a blindagem composta, onde o efeito pós-penetração são muito diminuídos, aumentando a sobrevivência da tripulação e os danos causados aos sistemas dele.

rodes
rodes
1 ano atrás

No twitter estão falando que os ucranianos romperam a primeira linha, a leste de Robotyne.

rodes
rodes
Responder para  rodes
1 ano atrás

Acreditar em centenas de perfis estrangeiros que cobrem a guerra diariamente e que já provaram acerto de quase 100% nas noticias ou no “Junior”, funcionário público militante do P.T., que milita em redes sociais sempre em prol do partido nefasto e suas teses??

que duvida hein rsssss

Nei
Nei
Responder para  rodes
1 ano atrás

Mas aqui vão dizer que é mentira!

Hcosta
Hcosta
Responder para  rodes
1 ano atrás

Obviamente que cortam as linhas de apoio antes de atacarem as cidades…

E já há combates para sul da cidade a 7km de Tokmak, segundo algumas fontes. Nunca é um bom sinal…

Orivaldo
Orivaldo
1 ano atrás

RUSSOS: E agora, quem poderá me defender ?
Coreia do Norte : Euuu

Heinz
Heinz
Responder para  Orivaldo
1 ano atrás

Creio que em breve a Coreia do Sul envie equipamentos para a Ucrânia. Aguarde e verá.

RDX
RDX
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Não acredito em transferência de material moderno por conta da ameaça do norte. O material na reserva ou antigo não enche os olhos.
Tanques M48, APC M113 e Fiat 6614, obuseiros rebocados M101 e M114, obuseiros AP M109 e M110, MRLS K136, AAA Vulcan 20mm e SAM Stinger.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
1 ano atrás

Duas coisas: .
1 – Se os ucranianos estivessem indo bem, não teriam uma nova e bilionária ajuda americana a cada semana. .
1- Acredito que os russos estejam atacando, prioritariamente, os depósitos de armas e munições, muito mais fáceis de serem destruídos quando estão juntos do que depois de espalhados na frente da batalha, e que seja por isso que os americanos não se cansam de enviar novas armas. Obviamente os ucranianos não divulgarão isso.
Aliás, os ucranianos começaram a fazer essa mesma coisa com os depósitos de suprimentos russos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

Os EUA não enviam armas para serem substituídas. Enviam novos tipos de armas ou para aumentar as já existentes como é o caso das AA. Isto no que se refere às armas mais “caras”.
Tem os veículos blindados que são enviados para substituir veículos perdidos e a substituição da frota de veículos soviéticos mas neste caso é algo de normal nestas situações.

Mas o envio de armas não significa necessariamente que foram destruídas mas sim, o mais frequente, é que foram usadas.
Se reparar não são enviados HIMARS ou outros veículos semelhantes mas sim os foguetes…

Atacar depósitos de munição é algo que sempre foi feito. Teve o efeito HIMARS que levou aos Russos a deslocarem os seus depósitos e recentemente o efeito Storm Shadow que levou a um novo reposicionamento.

Se o conflito estivesse estagnado aí é que não seriam necessários grandes pacotes de ajuda tão diversificados. Seriam basicamente munições e pouco mais.

Magaren
Magaren
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

Economica Ucraniana está quebrada e no caos, se não tivessem ajuda bilionaria a russia já teria ocupado completamente o território e a cabeça do comediante enfiada em uma estaca.

Jose
Jose
Responder para  Magaren
1 ano atrás

Parece que o comediante está em Moscou…aquele sim é um verdadeiro “comédia”. Se bem que não vale 1 centavo assistir a nada desse ser desprezível.

Charles
Charles
Responder para  Jose
1 ano atrás

Quem pede esmola o tempo todo e chora como um pirralho mimado é o Zé comédia.
Talvez se ele parar de aparecer na capa da Vogue seja levado um pouco mais a sério.

Kkce
Kkce
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

“Se os ucranianos estivessem indo bem, não teriam uma nova e bilionária ajuda americana a cada semana”

O mesmo vale pra Rússia indo pedir esmola na gloriosa Coreia do Norte? 🤔

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Responder para  Kkce
1 ano atrás

Concordo plenamente contigo!

Francisco Vieira
Francisco Vieira
1 ano atrás

” Ucranianos testam a primeira grande linha de defesa russa. ”

Qual terá sido o resultado do “teste”?

Felipe
Felipe
Responder para  Francisco Vieira
1 ano atrás

Perderam todos Leopard entregues. 22 tanques de uma vez.

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Tente com cavalos…

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Nenhuma reportagem sobre os 22 tanques ucranianos destruídos de uma vez hoje em Zaporizhia? Está tudo filmado. Os Lancet fizeram a festa nos Leopard 2 (e de acordo com os Russos, todos Leopard 2 já foram destruídos).

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Felipe
1 ano atrás

“de acordo com os russos…” Kkkkkkkkkk
É a frase mais patética que já li.

Kkkkkkkk

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Patéticos? Avisa a Otan então, pois estão com dificuldades por lá…

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
1 ano atrás

Incrivel como uma estratégia tão simples, usada na batalha de Kursk, continua efeciente!

LUIZ
LUIZ
1 ano atrás

Os KA-52 destrói brindados ucranianos diariamente. Negócio dos ucranianos tá complicado.