Senado francês recomenda reaproximação política e estratégica da França com o Brasil
O Senado francês acaba de publicar um relatório elaborado por cinco representantes da Comissão de Relações Exteriores. Os autores do documento incitam a França a reconstruir e fortalecer rapidamente os laços com seus vizinhos sul-americanos, especialmente o Brasil.
“A França é uma nação global. Por meio da Guiana Francesa, o país também é uma nação sul-americana e amazônica”, aponta o senador centrista Philippe Folliot. Ele assina o relatório ao lado dos colegas Joëlle Garriaud-Maylam e Catherine Dumas, do partido de direita Os Republicanos, do socialista André Vallini e da senadora governista Nicole Duranton. Os cinco representantes eleitos da Comissão de Relações Exteriores elaboraram 20 propostas de políticas para estreitar as relações com a América Latina; em que 13 se referem às relações entre a França e o Brasil.
Com o retorno do presidente Lula à presidência, o Brasil espera voltar a seu apogeu, revela o documento, que teve a consultoria do geógrafo François-Michel Le Tourneau, diretor de pesquisas no CNRS. Na avaliação deste brasilianista, se o país retomar o caminho do crescimento, irá recuperar parte de sua influência global.
O documento assinala pontos de divergência, como o posicionamento do governo brasileiro ante a invasão russa na Ucrânia e a demora na implementação do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia, mas incentiva a França a avançar em áreas de potencial estratégico. Assim que tomou posse, o presidente Lula anunciou sua intenção de lutar contra o desmatamento e a mineração ilegal de ouro.
Proteção e cooperação
Nesse contexto, os senadores franceses propõem, por exemplo, patrulhas conjuntas para proteger os 730 km de fronteira com a Guiana Francesa, a intensificação da cooperação judicial para “prender os autores de atos ilícitos” e consolidar acordos para combater o desmatamento na Amazônia.
Essa política de aproximação também possibilitaria a conclusão de novas parcerias estratégicas e militares. O documento lembra que o Brasil é um cliente importante para o setor de defesa da França. Além dos contratos já concluídos de construção de cinco submarinos e de uma base naval em Itaguaí, no Rio de Janeiro, o Senado francês pede ao governo que renove as parcerias nos setores terrestre, cibernético e espacial, e que continue seus esforços no setor naval.
No entanto, de acordo com o senador Philippe Folliot, nada disso será possível até que o presidente Emmanuel Macron faça uma visita simbólica ao Brasil.
FONTE: UOL
Deus me livre. Quem dera uma Alemanha, Reino Unido quisessem isso.
Nao se iluda,a alemanha e Reino Unido tem os mesmo interesse politico,comercial e protecionismo francês.
A diferença é que o presidente do Reino unido e alemanha nao trata o protecionismo em seus discursoem publico, ja o presidente francês ja fala do protecionismo na cara dura em seus discurso para proteger os empregos e industria francesa !!!
Talvez, o dia no qual a Alemanha invadir e tomar posse da Venezuela seja importante manter colaboração com eles em torno da fronteira. Com a Inglaterra, o problema é deles com a Argentina, a não ser que eles invada Fernando de Noronha e batizem as ilhas de North Falklands.
Nada de novo no front. Somente interesses políticos e financeiros, agora que os dois governos estão novamente mais alinhados.
Quando eles se afastam é por quê estamos defendendo nossos interesses. Quando se aproximam é por quê tem bandido entreguista corrupto e eles sabem que o lucro vai ser fácil, além da corrupção estar de volta.
Tipo bozo e EUA.
“além da corrupção estar de volta.”
E por acaso, algum dia a corrupção deixou o Brasil? 🤔😂
Acho que ele quis dizer que a corrupção está mais forte do que nunca com a volta daqueles que saquearam o país
Sai um saqueador e entra outro, e um ciclo vicioso
“a corrupção está mais forte do que nunca com a volta daqueles que saquearam o país.”
Não vou me alongar nesse tema, para não receber um puxão de orelha dos editores, mas essa volta, é apenas meia verdade, já que o governo passado estava repleto de figurinhas repetidas e aliadas dessa mesma turma que está no poder agora, começando pelo PGR, passando por ministros indicados para o STF, ministro das comunicações e casa cívil, sem falar do presidente do PL, um velho conhecido, mas que se tornou da noite para o dia um “conservador” nato…
Isso sem falar no próprio PR…
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Rsrsrsrsrs hoje vc está afiado
Nunca, mas em níveis estratosféricos que eu me lembre só nos governos do PT. Mensalão, Petrolão…
Político e tudo do mesmo saco, ilusão achar que eles vão pensar no bem estar da nação, o negócio e juntar a pilha de grana e viver bem o resto da vida cada um com a sua turma de bajuladores e adoradores.
“(…) além da corrupção estar de volta”
Ahhh amigo. Desculpa a honestidade mas soa como uma criança.
Acreditar que o seu Jair era a pessoa mais honesta do mundo é um pouco inocente.
Show, quantos mais parceiros e fornecedores melhor para nosso país.
O ponto mais importante desta colaboração a curto prazo é intensificar o policiamento na fronteira. Isso pode ser feito de modo colaborativo entre os dois países. Eu não sei se existe tráfego aéreo ilegal entre os dois países que justificasse um novo esquadrão de “terceiros” próximo á fronteira com a Guiana Francesa. Comércio é sempre bom. Lembro de uma entrevista do Delfin Netto dizendo que é mais importante uma balança comercial de 100 bilhões com um superávit de 1 bilhão do que um superávit de 5 bihões em um comércio de 10 bilhões.
Camargoer, eu estou ficando preocupado com a frequência das referências ao Delfim Netto em seus posts. Foi a segunda vez, em pouco tempo.
Qualquer problema q o Brasil tivesse ou tenha com a França, teria igualmente com a OTAN. Aí o pessoal pró-OTAN já iria querer estar morando nos conglomerados latinos de Miami é lógico né.
Provavelmente para tentar entrar nos BRICS uma vez que já disse que a França been a Europa poderiam ficar recebe da OTAN.
Se Lula fosse esperto, usava isso como barganha para que a França finalmente parte de barrar o acordo Mercosul-UE, mas acho difícil.
O governo francês é tão amigo do Brasil que chama a Amazônia de “nossa”. Não deixa de ser uma contradição a paixão pelo esplendor das florestas, enquanto Joseph Borrel declama odes ao seu belo jardim. Mas vamos ser francos floresta é “selva” e a ela pertence!
Os “democratas” no poder já estāo loteando a Amazônia, que segundo eles, é um bem da humanidade.
Caro. A Amazõnia é tão francesa quanto brasileiro, venezuelana, colombiana, peruana…. seria estranho a França dizer que o pantanal ou os pampas seriam seus.. mas dizer que eles têm um trecho a floresta é correto.
Enche a boca e diz qual parte interessa a eles… Se é a amazônia francesa ou a brasileira…. E qual a porcentagem desse bioma é brasileiro, está em terras brasileiras?.. tu não vê um pio de ninguém sobre a pequena amazônia francesa.. lugar fadado ao fracasso.
Foi que nem a história dos ianomamis,quando estão bem são venezuelanos e quando não estão são brasileiros.
A França não é um país de confiança, eles ainda carregam o “ar” de colonizadores, papel esse caracterizado como um dos piores, senão o pior dentre os colonizadores europeus.
Não acredita?
Veja o estado econômico e social das ex-colônias francesas ao redor do mundo (inclusive da Guiana Francesa).
A França moderna só trouxe desgraça para a humanidade. Ex Colônias foram barbarizas, fora a exploração que ainda acontece, principalmente na África.
Caro. Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha… todos tiveram e alguns ainda têm papel colonizador e escravagista.
pois é mas qual desses países escondem colônias igual a França?
Normal. Seria interessante saber exatamente quais as 13 propostas que nos dizem respeito.
Olá. Também fiquei curioso. Encontrei uma página do governo francês sobre a América do Sul. https://www.diplomatie.gouv.fr/en/country-files/americas/south-america/
Todos sabemos que o que eles realmente querem não pode ser publicado
Então, por favor nos ilumine e publique. Estou curioso.
Um homem muito sábio certa vez disse: “Nāo querem o bem do Brasil, mas os bens do Brasil”.
A França sempre foi aliado histórico do Brasil, sempre tivemos fortes laços. Temos que fortalecer sim nossa parceria e temos que aproveitar o momento, pois os anglos saxões deram o golpe na França na questão dos submarinos, logo a França poderia dar o troco nos apoiando ainda mais com nosso programa. Só peso que os colegas esqueçam as rusgas entre governantes momentaneos.
Lule quer dinheiro, quem não der é imperialista! Agora os franceses mandam o “OK, vamos te dar”, mas por favor não nos chame de imperialistas.
Caro. A França faz fronteira com o Brasil. Só isso justifica uma estreita colaboração entre os dois países.
O governo atual tem que tomar cuidado com a França e Macron. O império usa esses dois pra desestabilizar e dividir nações, principalmente os BRICS.
já apunhalaram ele no passado, com o Sarkozy, agora é a vez do Macarrom
“Com o retorno do presidente Lula à presidência, o Brasil espera voltar a seu apogeu”. Aí, depois lê-se sobre o relatório: “incentiva a França a avançar em áreas de potencial estratégico”. Traduzindo: o “apogeu” brasileiro é o que atende aos interesses da França. Recentemente em Paris o 9 Dedos até defendeu uma “governança global” sobre a Amazônia. Se eu fosse francês, acharia o Larápio um lindo.
Se bem que os europeus já estāo decepcionados com o defensor da democracia relativa por nāo apoiar o comediante.
Mas os chefes europeus foram um bando de ingênuos! Isso aí tava na cara. A única coisa que sabemos é que estamos mais pra lá do que pra cá.
Não deveriam estar, todo mundo sabe quem ele apoiaria.
Na realidade, os europeus só estão indignados com esse conflito pq está acontecendo na cara deles, se fosse igual, só que longe, ninguém daria bola.
isso no futuro, vai descambar nos minérios da Amazônia sendo explorado por empresas estrangeiras com responsabilidade ambiental.
Poderia algum dia, em caso de apontamento de um eventual e possível inimigo externo declarado, ser a França? Vide guerra das lagostas, por sempre minar as relações Brasil-União Europeia e recentemente o veto verbal do Brasil junto a NATO.
Dissertem.
Caro Pedro. Nos últimos 200 anos, todo conflito militar entre países resultaram de uma escalada em torno de alguma disputa. Então, primeiro é preciso descrever cenários nos quais existiria uma disputa entre Brasil e França suficientemente grave para resultar em um conflito. Eu não consigo pensar em nada que possa fundamentar uma crise entre os dois países que gere uma guerra. Talvez, caso garimpeiros brasileiros passem a invadir a Guiana Francesa de forma ilegal possa ocorrer um problema diplomatico, mas acho difícil que o Brasil tome uma defesa dos garimpeiros, visto que isso enfraqueceria a posição diplomática brasileira em relação ao garimpo ilegal promovido por venezuelanos ou colombianos, por exemplo.
Na realidade, a coisa mais provável de acontecer é:
europeus e demais nações do primeiro mundo não conseguem viver numa boa com outros países e acabam arranjando conflitos e guerras entre si e com terceiros. Quando a coisa piora, eles vêm até o terceiro mundo e dizem “você não vai ajudar o mundo ocidental, o mundo livre? você não vai enviar tropas para ajudar o chefe?”.
Foi assim na primeira e segunda guerra, agora na ucrania, no oriente médio.
Isso acontece no ocidente e oriente, não é exclusividade da UE/EUA.
Faz algum sentido uma reaproximação meramente politico ideológica, sendo que se o próximo governo (daqui 3 anos e meio) for diferente deste os franceses podem simplesmente virar a cara? Os franceses nunca foram confiáveis
o Macron é mais perto Bolsonaro do que do Lula, isso que não entendo ele terem se dado mal, Macron fez uma reforma para desinchar a seguridade do país, é mais aberto a acordos internacionais, no governo Bolsonaro foi teve mais acordos internacionais na história, ou seja ele é liberal na economia e dizem que nos costumes também,, caso o Lule caia, então se daria bem com o Alckmin
Realmente… Aquele Mirage que nos venderam em 1972 já viraram sucata! Duraram nada! 😛
Essa reaproximação é por perceberem que temos atualmente um DESgoverno fraco e subserviente
A Matéria ficou “oculta” na primeira pagina. Tema de suma importância para a discussão de BRASIL!
Aldo Rebelo critica atuação de ONGs na região da Amazônia em CPI
https://www.forte.jor.br/2023/07/12/aldo-rebelo-critica-atuacao-de-ongs-na-regiao-da-amazonia-em-cpi/
Bueno, ela não está oculta. Só saiu da lista das mais recentes porque novas matérias foram publocadas.
Mas se você desder mais a lista de matérias, ela está acessível na seção “análise”.
Se o presidente e seus conselheiros souberem, dá pra aproveitar alguma coisa disso. O Brasil precisa voltar se posicionar globalmente e a buscar posições de decisão importantes, globalmente falando. E não dá pra fazer isso se isolando.
Eu tenho muito dificuldade em entender o ódio que boa parte dos comentaristas aqui têm com a França, que é o país com quem mais temos parceria estratégica. A França nunca nos vetei nenhuma compra. É um país que vende o que você quiser comprar, desde que tenha dinheiro, diferente de EUA, Alemanha… quero saber como estaríamos desenvolvendo submarino nuclear se não fosse parceria com a França… se na cabeça de vocês os EUA, o UK, a Alemanha, a Suécia ou seja quem for iam aceitar nos transferir tecnologia para construção do casco, bem como prestar consultoria…