Aldo Rebelo critica atuação de ONGs na região da Amazônia em CPI
Na reunião desta terça-feira (11) da comissão parlamentar de inquérito que investiga atividades de organizações não governamentais financiadas com dinheiro público na região da Amazônia, os senadores ouviram o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo, que falou na condição de convidado. A oitiva atendeu a dois requerimentos apresentados pelos senadores Marcio Bittar (União-AC), relator da CPI, e Nelsinho Trad (PSD-MS). Aldo criticou a atuação das ONGs e afirmou que o Fundo Amazônia deve ser repassado apenas para instituições públicas.
Transcrição
A CPI DAS ONGS OUVIU O EX-DEPUTADO FEDERAL E EX-MINISTRO ALDO REBELO.
REBELO CRITICOU A ATUAÇÃO DAS ONGS NA AMAZÔNIA E SUGERIU ALTERAÇÕES DE LEIS PARA LIMITAR A ATUAÇÃO DESSAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO. REPÓRTER BIANCA MINGOTE.
A comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar as atividades de organizações não governamentais financiadas com dinheiro público na região da Amazônia, CPI das ONGs, ouviu o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo que falou na condição de convidado.
A oitiva atendeu a dois requerimentos apresentados pelos senadores Márcio Bittar, do União do Acre, relator da CPI, e do senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul. Os parlamentares argumentaram no convite que consideram fundamental o depoimento de Rebelo, já que ele exerceu importantes cargos e tem conhecimento e experiência em assuntos relacionados ao meio ambiente, além de ter sido relator do Código Florestal.
Aldo Rebelo compartilhou sua experiência de 40 anos em território amazonense em diversas visitas à região. Inclusive, recentemente, Rebelo passou quatro meses na Amazônia para escrever um livro. Ele afirmou que hoje a Amazônia convive com três Estados paralelos, o oficial, que segundo ele é o das prefeituras, agências e órgãos do governo.
Já o segundo consiste no narcotráfico e no crime organizado. O terceiro seria o das ONGs, o qual Rebelo avaliou como o mais poderoso e importante, pois opera com ajuda do Estado. Segundo ele, as organizações utilizam recursos do Fundo Amazônia apenas para o cumprimento de interesses de agenda internacional, deixando de lado áreas importantes para o bem-estar da população como saúde e saneamento básico.
E o outro que é o mais importante, o mais forte, o mais dominador que é o estado paralelo das ONGs. Governando a Amazônia de fato e governando com o auxílio do estado formal brasileiro com auxílio do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, do IBAMA, da FUNAI, desse ministério que criaram agora, das populações ou dos povos indígenas esse consórcio de agências do estado brasileiro a serviço desses interesses.
Aldo Rebelo sugeriu que o Fundo Amazônia seja atualizado a fim de que os recursos sejam apenas destinados aos órgão públicos e que as ONGs não tenham mais acesso. Para ele, a CPI das ONGs têm papel fundamental para alterar as normas e conseguir limitar o papel das ONGs na região da Amazônia. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Bianca Mingote.
FONTE: Senado Federal / VÍDEO: Band
Aqui está uma clara invasão de território disfarçado em pele de cordeiro dos países que se dizem apoiadores da democracia e da soberania de uma nação. Detalhe que não vi nenhum comentário a respeito da noticia.
Aldo Rebelo é hoje um dos mais lúcidos políticos que temos.
Comunista
mesmo assim. acredito que ele poderia ter sido nosso Deng Xiaoping se tivesse apoio.
Sou de Direita, e mesmo assim faria questão de telo em meu governo, ele pensa o estado brasileiro e não o governo brasileiro.
Sim, Um Nacionalista que pode da uma boa aula para a direita Brazil Made in Nova Iorque…
Esta questão ideológica de uma agenda que não é do Brasil , ainda colocara em trincheiras , Brasileiros contra Brasileiros…
Isso não muda o fato que Aldo é comunista.
Melhor deixar os comunistas dormindo quietinhos debaixo da cama. Ficar comentando aos pouquinhos nessa matéria de meses atrás vai acabar acordando!
Riso. Tem coisa que não pode ser esquecida para não acontecer de novo.
Comunista honesto. Coisa rara
continua sendo comunista
Camargoer, sinceramente? Kkkkkkkk para você.
Então… Até um comunista está se sentindo incomodado com a situação.
Continua sendo um comunista.
Sim, concordo com vc. As vezes queremos expor um raciocínio sem tempo suficiente… E sem parecer que estamos defendendo (ou inclinando) para alguma ideologia ou posicionamento político.
Desejo apenas dar minha singela contribuição com minha opinião. Sou do MT, quase PA. E o sentimento que reina por aqui é que o governo dá mais razão e voz para os estrangeiros (ONGs) que não conhecem nossa realidade do que para os locais; que dão mais valor para um casal de macaco do que para o ser humano; que todos querem a floresta em pé, mas não querem pagar por isso.
Que isso vem desde a Eco 92, passando pelos outros eventos que não vou listar aqui, dos quais a União Européia se dispôs a pagar créditos de carbono que já chegam a 90 bilhões de US$, mas que não foram pagos nenhum centavo. Aqui no Xingu mesmo, tem um vasto território fértil, mas os índios não podem exercer a agricultura, sendo condenados a viverem de favores da Funai. E quando falo em Xingu, me lembro da Raposa Serra do Sol.
Enfim, como em outras áreas, não temos política de Estado. Também não quero aqui transgredir as regras do fórum com partidarismo, mas às vezes é inevitável. E, os estados estrangeiros, que querem nos dizer o que fazer, não preservam suas próprias florestas. A mentalidade de colonizador segue em evidência.
Fica evidente que o tema ambiental está sendo utilizado para restringir o desenvolvimento desta região. Assim como as ……fobias estão sendo usadas para restringir a liberdade de pensamento e como controle social.
E o Aldo continua sendo comunista
E daí?! Tem mais visão que muito politico de direita que se diz nacionalista…
continua sendo comunista
Não entendi muito bem o porquê da matéria, mas tudo bem. Nesse caso, vejo pontos muito bem destacados, que não podem ser esquecidos, mas vejo também, que foi citado somente as ações não focadas pelas ONGs, e aquelas que estão sendo feitas? São boas? Essa agenda internacional, é boa? Muita coisa ficou sem explicação.
Desculpe caro Carlos 07, eu que não entendi a sua falta de compreensão quanto ao porquê da matéria, amigo se trata de tema de SEGURANÇA NACIONAL/SOBERANIA de extrema importância que revelam ações implementadas de forma dissimulada via ong’s por agentes estrangeiros “governos junto a corporações privadas”, os quais se utilizam como pano de fundo de narrativas ambientais para interferir em interesses internos de nosso país, entendeu o porque dessa matéria em um canal sobre assuntos militares.
AVISO DOS EDITORES:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;
LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Mas está difícil, escrever em letras maiúsculas é uma coisa, dar destaque ao foco da resposta com 3 palavras para ajudar no entendimento desta me parece outra coisa.
“as organizações utilizam recursos do Fundo Amazônia apenas para o cumprimento de interesses de agenda internacional, deixando de lado áreas importantes para o bem-estar da população como saúde e saneamento básico”
Qualquer pessoa com mais de dois neurônios funcionais sabe que a maioria dessas ongs estão a serviço de grandes corporações (principalmente europeias) e de governos estrangeiros!
Se não limitarmos o poder delas, teremos grandes problemas de segurança nacional em um futuro não muito distante!
Quem viver, verá!
100 Mil ONGS … se cada uma tiver 3 pessoas a serviço externo tem ai 300 mil pessoas, e se estas pessoas forem militares da reserva de outras nações, mercenários etc. Um belo exército já implantado no território Nacional de forma legal e com financiamento tudo bacaninha!
Parabéns aos políticos da estirpe da Marina Silva , que foi ovacionada Na França por ONGS,Conforme Fala do Próprio Aldo Rebelo, em entrevista no Arte da Guerra,
entreguistas… tomarão (digo receberão) parte do território Brasileiro sem disparar
um tiro.. sem custo nenhum.
E muitos brasileiros seguem a narrativa de que a tomada e a divisão da integridade territorial Brasileira é um mito.
A Amazônia foi loteada e vendida e se o contrato não for cumprido,já sabem o que vai acontecer.
Essas pautas de proteção aos povos indígenas,biodiversidade,”pulmão do mundo”,mudança climática,proteger os elefantes,girafas e ursos polares da Amazônia,o pior é que com a participação explicita dessa turma atual .
Por mim podem tomar mesmo e extraírem todos os recursos minerais e expulsarem os índios,se bem que acho que vão é trabalhar para eles por uma merreca,como já fazem.
Todo mundo sabe das maracutaias dessas ONGs Aldo Rebelo. Só que a maior finge desconhecer pq ganha um faz me rir
Tira as ongs que trabalham naturalmente como fiscais e entra os grileiros simples assim.
A produção agrícola é mineral na Amazônia, há muito já deveria ter sido modernizada pelo estado, pois isto é o seu dever e não fazer populismo de esquerda ou direita, transformando quem se aventura por lá em criminosos ou salvadores, entregues ao Deus dará.
errado o que vc disse simples assim
Olhando por uma lente desapaixonada, ele falou muito do que ele acha mas não apresentou provas. Que a CPI exista é uma boa, mas tem que ser feito um trabalho sério, justamente para que exista uma regulação das atividades dessas organizações em território nacional, aonde quer que seja, e justamente para uma fiscalização dessas atividades para se evitar crimes como biopirataria, sedição, etc. Isso é muito sério, mas provas precisam ser coletadas e a PF precisa atuar muito.
E isso tudo é devido à falta da presença do Estado, falta de integração regional, falta de uma cooperação entre todas as instituições estatais que atuam na região agindo de forma concertada sobre um objetivo de longo prazo que simplesmente não existe. Enquanto esse objetivo não for definido, com atribuições estatais definidas em cada esfera, sempre vamos ficar vulneráveis à qualquer tipo de ação ilegal/internacional na região.
Caro Leandro Costa você cita a falta de provas, amigo você talvez esteja esquecendo que esse Sr. foi ministro de varias pastas que eram e ainda são envolvidas diretamente com esse tema, acredito que não exista prova maior do que os relatos desse Sr., se necessário for certamente tem e apresentara as provas, mais de 500 mil ong’s não é algo normal ou é?.
José, o relato dele é importante justamente pela vivência que ele tem na região e na experiência adquirida. Mas não por ser um matuto qualquer que passou anos por lá, mas sim porque ele justamente teria acesso à provas ou à indícios que possam levar às tais provas do que está ocorrendo. Da maneira como ele fala, é justamente disse e me disse estilo teoria da conspiração como ele mesmo disse.
Não importa o que se fale, se não der para corroborar, simplesmente não serve. Daí a necessidade de envolvimento da PF e um belo de um trabalho de investigação para que se possa tirar algo positivo disso, que é regulação e fiscalização das atividades dessas ONGs da maneira que seja mais proveitosa para o Brasil, o que pode levar à expulsão daquelas que não nos servem e até cadeia para aqueles que infringirem nossas leis. Simples assim.
Caro Leandro a questão é se os órgãos competentes querem essas provas, vale lembrar que esse assunto não é novo e nunca nenhum órgão solicitou nenhuma investigação sobre, não se esqueça recentemente tivemos um caso que foram apresentadas provas que não eram de interesses dos órgãos que julgaram e sabemos bem o resultado final, não tenho duvida alguma que existam ou que sejam muito fáceis de serem produzidas provas sobre os reais objetivos dessas mais de 500 mil ong’s que são financiadas por governos e corporações privadas estrangeiras.
Fala-se nisso a bastante tempo, mais de dez anos. Já estive em palestra no círculo militar da praia vermelha em que Generais afirmaram que só atuariam na Amazônia ONG’s que passassem pelo crivo do EB em tarefas que complementavam as atividades do Estado, ao invés de substituí-lo. Em que ponto isso simplesmente se foi pro espaço?
E as instituições tem que se meter nisso. Se não há interesse, tem que se colocar lideranças nelas que demonstrem os interesses. Até porque o termo ‘ONG’ aqui já ganhou conotação pejorativa, algo que inclusive é prejudicial à ONGs que fazem trabalho sério através de uma infinidade de esferas de atuação.
Caro Leandro acredito que deva existir sim algumas ong’s que realmente sigam o seu propósito, contudo as desconheço, muitas que tinham credibilidade se renderam ao capital dos governos e das corporações que vivem nos atacando com essas narrativas ambientais, e nesse bloco das que mudaram seu real propósito posso citar muitas mas muitas ong’s “famosas”.
Conversa fiada de generais que nem do Rio de Janeiro gostam de sair, a capital mudou-se a mais de 60 anos e as principais escolas e unidades ainda estão no RJ, o lema e SELVA, mas adoram uma praia, pensão pra filhas, casas e motoristas free
Colonialismo moderno disfarçado de ONGs.
Claro que nem todas são agentes internacionais, mas essas que são precisam ser obliteradas.
Este sr Aldo é uma enciclopédia, sabe muito de Brasil. As entrevistas dele, em especial a última, no canal Arte da Guerra são reveladoras e cheias de conhecimento da realidade brasileira pelos rincões esquecidos e desconhecidos ,pela maioria do povo, Brasil afora.
Pois é, e no governo passado eu achava que o general Heleno daria uma atenção maior na Amazônia e nessas ONGs de fachada, ledo engano, acabou por se mostrar apenas um político como qualquer outro, medíocre e passador de pano.
ele não conseguiu, pq o congresso não aceitou, esse CPI só tá aí agora pq muita gente foi embora. toda vez que o governo antigo falou mal de ong apanhou dos jornalistas.
Ele ia fazer o quê? Expulsá_las? O STF,o consórcio de imprensa militante e os partidos de extrema esquerda iriam deixar? Sem contar aquela galera de Hollywood,as tunbergs da vida e os patrões dessas ONGs de araque.
HELENO, só fez por defender interesses corporativos do generalato, ajudas de custo de até 700 mil, pensões eternas pra filhas, concentração de quartéis no RJ, excesso de generais para o tamanho do efetivo, missões superpovoadas de gente como a de Whashington.
Tá tudo dominado, eles estão roubando nossas riquezas e aos poucos o Brasil vai perdendo a sua soberania.
A maior armadilha é a doação de fundos de países estrangeiros para a proteção da Amazônia, pois toda doação está condicionada à uma “contrapartida”. É óbvio que estas ONGs estão agindo sob cobertura de governos e serviços estrangeiros.
Sou morador do Norte de MT, quase divisa com o Pará. É comum encontrar “pescadores” estrangeiros, com equipamentos além de varas, molinetes e carretilhas…
Enfim, não se observa a mesma sanha destas ONGs em lugares mais humildes, como o NE. Pior de tudo: agem com o apoio do gobierno.
Vou dar um exemplo prático de como as ONGs agem: o asfaltamento da BR163, que liga Cuiabá à Santarem. Em determinado trecho, a construtora estava concretando uma ponte. Embaixo da ponte, havia um barco com “pescadores” que filmaram uma pequena quantidade de concreto caindo no rio. Uma ONG denunciou o “crime ambiental”. A obra só pôde continuar depois que uma ONG certificasse as “boas práticas ambientais” dessa mesma construtora, tudo em nome da paz verde.