russian troops - 2

por Phillips P. O’Brien *

No período que antecedeu a invasão russa da Ucrânia, a maioria dos analistas ocidentais via Moscou como uma grande potência e Kiev como uma potência menor. Embora tenha diminuído em relação ao seu apogeu soviético, a Rússia ainda manteve um grande exército convencional e um vasto arsenal nuclear, ganhando um lugar no alto escalão das potências globais. Em janeiro de 2022, enquanto as tropas russas se concentravam nas fronteiras da Ucrânia, o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mark Milley, alertou que Moscou era capaz de desferir um golpe “horrível” na Ucrânia. Michael Kofman, chefe do Programa de Estudos da Rússia no Centro de Análise Naval, argumentou que a Rússia tinha “ o poder de desafiar ou derrubar violentamente a arquitetura de segurança da Europa” e “o poder militar convencional para deter os Estados Unidos”.

Essa visão do poder russo foi amplamente difundida nos Estados Unidos e na Europa Ocidental e levou muitos analistas a argumentar que os Estados Unidos e a OTAN deveriam ficar fora de um conflito entre a Rússia e a Ucrânia ou limitar estritamente a ajuda militar a Kiev. Por exemplo, os estudiosos realistas John Mearsheimer, Barry Posen e Stephen Walt rotularam a Rússia como uma grande potência e argumentaram que a necessidade de Moscou de dominar a Ucrânia deveria ser satisfeita. Posen foi ainda mais longe, sugerindo que a Rússia tinha o poderio militar para impor o resultado desejado. Como ele disse poucos dias antes do início da invasão russa,“As unidades ucranianas sem dúvida lutariam bravamente, mas dada a geografia do país, a topografia aberta de grande parte de sua paisagem e a superioridade numérica geral da Rússia, é improvável que a Ucrânia seja capaz de se defender com sucesso.”

Mas assim que o presidente russo, Vladimir Putin, liberou sua máquina de guerra, essa narrativa do poder russo rapidamente se desfez. O exército ucraniano, supostamente desarmado e com poucas chances de resistir convencionalmente, reagiu com inteligência e ferocidade. E os civis ucranianos, que muitos especialistas pensavam estar divididos sobre a questão do relacionamento do país com a Rússia, se uniram para defender sua pátria. Enquanto isso, os militares de Putin fracassaram. Suas armas e doutrina provaram ser medíocres na melhor das hipóteses, e seus soldados tiveram um desempenho muito pior do que o esperado, em parte graças à corrupção e ao treinamento inadequado. Centenas de milhares, talvez mais de um milhão, homens russos em idade militar fugiram do país para evitar o recrutamento. E na semana passada, o líder paramilitar de Wagner, Yevgeny Prigozhin, assumiu brevemente o controle da cidade de Rostov-on-Don, no sul, e ameaçou mergulhar o país em uma guerra civil, enviando seus combatentes mercenários a 120 milhas de Moscou.

Esta impressionante revelação da fraqueza russa põe em questão não apenas o status de Moscou como uma grande potência, mas também o próprio conceito de uma grande potência. Mesmo os realistas que frequentemente usam o termo nunca forneceram uma definição clara e convincente do que torna um poder grande. Em vez disso, eles tendem a usar o termo para descrever tudo, desde verdadeiras superpotências como os Estados Unidose a China, que detém todo o espectro de poderio econômico, tecnológico e militar, até potências militares acima da média, como a Rússia, que possui armas nucleares, mas pouco mais do que isso seria considerado indicador de grande poder. Essa imprecisão não apenas distorce a análise do poder do Estado e seu uso na guerra, mas também pode fazer com que os países pareçam mais ameaçadores militarmente do que realmente são. Por essas razões, os analistas deveriam parar de se perguntar o que torna um país uma grande potência e começar a se perguntar o que o torna uma potência de “espectro total”. Fazer isso ajudaria a evitar superestimar o poder da Rússia antes de fevereiro de 2022 – e ajudará a evitar exagerar a ameaça representada pela China daqui para frente.

PODER POTEMKIN

O apelido de “grande poder” nunca foi especialmente útil. Às vésperas da Primeira Guerra Mundial , a Europa era considerada dominada por suas grandes potências: Áustria-Hungria, França, Alemanha, Itália, Rússia e Reino Unido. Mas a guerra mostrou que havia realmente apenas duas potências européias dominantes: a Alemanha e o Reino Unido. As diferenças de poder entre esses países, por um lado, e a Áustria-Hungria e a Itália, por outro, eram tão grandes que os dois últimos rapidamente se tornaram dependentes de outros países, ambos precisando desesperadamente de empréstimos e eventualmente de tropas de seus aliados mais poderosos para continua a lutar.

Quando os Estados Unidos entraram na guerra em 1917, criaram toda uma nova classe de poder, basicamente imune a ameaças externas. Washington permaneceu como a única superpotência do mundo durante a Segunda Guerra Mundial , quando foi capaz de lutar em todos os domínios (ar, terra e mar) em todos os teatros — e fornecer ajuda massiva a seus aliados. Nenhum outro poder chegou perto de igualar essas capacidades.


Por nenhuma métrica a Rússia pode ser considerada uma grande potência econômica ou tecnológica.


A Rússia hoje não é uma grande potência dessa perspectiva e não faz parte de uma desde anos antes do colapso da União Soviética. Afirmações em contrário foram baseadas em uma visão falsa da força militar de Moscou, baseada nas armadilhas mais óbvias do poder: armas e supostas capacidades, número de tropas, desempenho em manobras militares e doutrina declarada. Por essas medidas, a Rússia parecia uma potência nuclear e convencional fortemente armada, capaz e disposta a impor sua vontade não apenas em sua vizinhança, mas em países ao redor do globo. Mas por trás dessa imagem ameaçadora do Kremlin havia um retrato muito mais pobre dos elementos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos subjacentes ao poder, os quais sugeriam que a Rússia era tudo menos grandiosa.

Veja a questão do moral da tropa. Os analistas assumiram que as forças russas eram bem treinadas e bem lideradas, capazes de executar operações militares com competência. Embora as forças russas não tenham tido um desempenho particularmente bom na Chechênia na década de 1990 e na primeira década deste milênio ou na Geórgia em 2008, os analistas minimizaram essas preocupações e se concentraram no armamento mais impressionante da Rússia.

Se a análise militar da Rússia era distorcida, o quadro geral do país era ainda mais falho. Por nenhuma métrica a Rússia poderia ter sido considerada uma grande potência econômica ou tecnológica. Em 2021, o PIB da Rússia era menor que o do Canadá, a Rússia não era um player de alta tecnologia e estava se tornando mais corrupta e ditatorial. Sua economia era alimentada pela extração de recursos, e não pela manufatura. E foi uma confusão demográfica, com taxas de natalidade em queda e uma expectativa média de vida masculina de apenas 66 anos. A piada do senador americano John McCain em 2014 de que a Rússia era “um posto de gasolina disfarçado de país” pode ter sido um pouco humilhante demais – mas só um pouco.

O CLUBE DE ESPECTRO COMPLETO

Mais útil do que o conceito de grande poder é o de um poder de espectro total, que leva em conta os diversos fatores que criam o poderio militar, não apenas sua manifestação externa em armas. Poucos países alcançaram todos os fundamentos sobre os quais o poder militar superior é construído e sustentado; a maioria dos que foram descritos como grandes potências eram, na verdade, estados Potemkin de nível médio, cujas forças armadas serviam de fachada para bases de poder fracas. Isso foi verdade para a Itália de Benito Mussolini e é verdade para a Rússia de Putin.

Nos últimos 150 anos, houve apenas um punhado de poderes de espectro total. Um deles é obviamente os Estados Unidos, que se tornaram a maior economia do mundo em algum momento da década de 1890 e tinham poucas preocupações de segurança em comparação com a maioria dos países. Reino Unido foi certamente uma potência de amplo espectro desde o final do século XIX até 1943, quando teve de subordinar sua grande estratégia preferida para acomodar os interesses dos Estados Unidos. Antes disso, o Reino Unido era capaz de criar e desdobrar forças avançadas e bem preparadas em quase qualquer lugar do mundo e manter uma economia de guerra que dificilmente qualquer outro estado poderia igualar. Outros países que provavelmente se encaixam na conta de espectro total foram a Alemanha de cerca de 1900 a 1942, a União Soviética de 1949 a 1970 e a China de aproximadamente 2010 até hoje. Todos os três poderiam competir em todos os domínios estratégicos e produzir equipamentos militares de alta qualidade. Nem sempre tiveram um verdadeiro alcance global, mas exerceram grande influência em grande parte do mundo.

O que os tornava poderes de amplo espectro, no entanto, não era apenas seu poderio militar, mas também a proeza econômica e tecnológica que capacitava suas forças armadas. O poder militar baseia-se em grande parte na capacidade de fabricar o melhor e mais avançado equipamento militar, desde armas pequenas até aeronaves e embarcações navais altamente complexas. Essa habilidade não pode ser falsificada e deve ter a capacidade de aumentar rapidamente quando surgir a necessidade. Um exército só é poderoso se puder ser equipado – e depois reequipado. É por isso que a União Soviética era, de certa forma, o membro mais fraco desse clube e deixou de ser uma potência de amplo espectro em algum momento no final dos anos 1970.


Poucos países alcançaram todos os fundamentos sobre os quais o poder militar superior é construído.


Nem todas as potências econômicas se tornam potências de amplo espectro. Tomemos, por exemplo, a Alemanha e o Japão, nenhum dos quais se tornou uma grande potência militar. Isso porque os fatores políticos e sociais importam tanto quanto os econômicos e tecnológicos. A política e a sociedade moldam a criação e o uso do poder muito mais do que muitos estudiosos realistas reconhecem. Os países competem pela influência global de diferentes maneiras, e essas diferenças geralmente se resumem a quem lidera, que tipo de sistema eles lideram e se suas sociedades ajudam ou atrapalham o exercício do poder.

Diferentes líderes podem perceber os equilíbrios de poder de forma diferente. Freqüentemente, eles tomam ações que se encaixam em sua visão de mundo particular, em vez daquelas que refletem o equilíbrio real de poder ou algum interesse nacional abstrato e objetivo. Ir para a guerra, por exemplo, é quase sempre uma escolha que não precisa ser feita. Às vezes, os líderes são mais agressivos do que precisam, dadas as ameaças que enfrentam. Muitas vezes, seus preconceitos pessoais moldam suas percepções do interesse nacional, levando-os a tomar decisões que não são do interesse do povo que governam.

A política e os sistemas políticos também desempenham um papel em determinar se os países se desenvolvem em poderes de amplo espectro. Todos os líderes, de ditadores a democratas consensuais, operam dentro de sistemas nos quais desejam manter o poder. Esse imperativo pode pressioná-los a agir ou restringi-los. Depois que a França caiu nas mãos dos nazistas em maio de 1940, por exemplo, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt,acreditava que os Estados Unidos teriam que entrar na guerra para destruir o poder da Alemanha. Mas ele não estava convencido de que o público americano compartilhasse dessa crença — e ele estava certo. Então, por um ano e meio, ele fez todo o possível para colocar os Estados Unidos na guerra, mas sempre parou antes de declarar guerra. No final, foi o ataque inesperado do Japão a Pearl Harbor que tirou Roosevelt de seu dilema e os Estados Unidos entraram na guerra.


Diferentes líderes podem perceber os equilíbrios de poder de forma diferente.


O papel que as sociedades desempenham na determinação de quando e como o poder militar é implantado é complexo. Algumas sociedades apóiam mais a expansão militar do que outras. Algumas sociedades transmitem ideias de forma mais eficiente e criativa e desenvolvem ou adotam avanços tecnológicos – ambos essenciais para gerar poder militar – enquanto outras têm prioridades diferentes. E algumas sociedades parecem favorecer uma ação militar que está muito além do que seus governos são capazes de realizar.

O compromisso social não é fácil de medir, mas claramente está fazendo uma grande diferença na guerra na Ucrânia . Embora os líderes russos gostem de falar sobre o sacrifício nacional, eles não pediram às elites de Moscou ou São Petersburgo que participem da guerra. Em contraste, a Ucrânia mobilizou uma parcela muito mais ampla da sociedade. Tais diferenças sociais não figuram nos cálculos dos realistas, cujos escritos antes da eclosão da guerra pareciam negar aos ucranianos qualquer influência na determinação do futuro de seu país. Felizmente, os ucranianos pensaram o contrário.

Mas se o compromisso social é uma qualidade indescritível, é mais frequentemente encontrado em sistemas políticos flexíveis e pluralistas, que tiveram mais sucesso em sustentar – se não alcançar – o poder de espectro total. Tais sistemas criam um poder militar mais adaptável e menos sujeito aos caprichos de um ditador. Em parte porque requerem apoio social para manter as guerras, eles também criam forças armadas destinadas a limitar suas próprias baixas, confiando mais em máquinas do que em pessoal. É por essas razões que o Reino Unido e os Estados Unidos tiveram os mandatos mais longos como potências de amplo espectro.

Em contraste, a Alemanha nazista e a União Soviética não conseguiram se adaptar às novas circunstâncias e, assim, viram seus poderes minguarem. A Alemanha estava condenada por seu sistema ditatorial, que permitiu a Adolf Hitler lançar uma guerra global que estava além das possibilidades do país. O resultado foi uma derrota total que, mesmo depois que a Alemanha recuperou sua força econômica, nem seus líderes políticos nem seu povo desejavam restaurar seu poderio militar. Por seu lado, a União Soviética foi derrubada pela fraqueza econômica que foi em parte resultado de um sistema político inflexível que havia perdido o apoio de grande parte do público.

ENGANE-ME UMA VEZ

Os mal-entendidos do poder do Estado tiveram consequências terríveis nos últimos anos e podem ter consequências ainda mais catastróficas no futuro. A tendência dos formuladores de políticas ocidentais de superestimar drasticamente o poder russo sem dúvida influenciou suas decisões de limitar severamente o apoio militar à Ucrânia antes de fevereiro de 2022. Muitos argumentaram que o Ocidente não deveria armar a Ucrânia, já que as armas ocidentais fariam pouca diferença em uma guerra – e até mesmo coisas piores, dando à Ucrânia uma falsa ideia do que poderia realizar.

Essa mentalidade ajudou a limitar a ajuda à Ucrânia ao longo da guerra, levando a um maior número de baixas em ambos os lados e a um conflito prolongado. Em 24 de fevereiro de 2022, a Ucrânia estava armada quase inteiramente com armas e aeronaves soviéticas e russas herdadas. As únicas armas ocidentais que possuía eram sistemas portáteis mais leves. Assim, foi severamente superado pelos sistemas mais modernos da Rússia. Se a Ucrânia possuísse algo próximo do arsenal que possui hoje – com sua gama de armas modernas padrão da OTAN – os militares russos já teriam sido completamente derrotados.

Analistas e formuladores de políticas ocidentais não devem cometer os mesmos erros ao avaliar o poder chinês. A China é certamente uma potência de espectro total, com a capacidade de criar e recriar armas e forças modernas e poderosas que excedem em muito as capacidades russas. Dito isso, a China não se sairia bem contra uma coalizão dos Estados Unidos, Japão e Taiwan, talvez apoiada pela Coreia do Sul e Austrália (com apoio tácito ou mesmo aberto da Índia e da UE). Tal coalizão ostentaria capacidades produtivas que são agora quase duas vezes maiores que as da China, e seus militares têm experiência real na condução de operações complexas na guerra. Também incluiria sociedades que desejam lutar por sua liberdade – algo que tornaria uma derrota militar chinesa ainda mais provável.

Mas se o poder chinês não deve ser exagerado, as perspectivas ocidentais em qualquer guerra futura no Indo-Pacífico também não devem. Tal conflito seria uma catástrofe para todos os lados. A China quase certamente sofreria grandes perdas em equipamentos militares se tentasse atacar Taiwan. Um ataque anfíbio é a operação mais difícil e complexa que um militar pode realizar, e a China nunca tentou uma antes, então tal esforço poderia facilmente se transformar em um fiasco. Mesmo assim, uma coalizão liderada pelos EUA sofreria terrivelmente em qualquer guerra desse tipo.

Uma compreensão adequada do poder alcançaria dois objetivos vitais: faria a China parecer menos ameaçadora para o Ocidente e acabaria com a ilusão de que o poder pode ser usado de forma decisiva na guerra. Os Estados Unidos não precisam se comportar de forma agressiva em relação à China. O apaís lidera uma coalizão que está em uma posição superior, que a China correria um risco enorme (e quase certamente autodestrutivo) ao desafiá-la. Muito melhor tentar solidificar o status quo com uma abordagem sem confronto. Por essa razão, o conceito de poder de espectro total não é útil apenas para entender como os Estados se comportam no âmbito internacional; pode se proteger contra o tipo de erro analítico que levou à atual catástrofe na Ucrânia.

* PHILLIPS P. O’BRIEN é Diretor da Escola de Relações Internacionais e Professor de Estudos Estratégicos na Universidade de St. Andrews.

FONTE: Foreign Affairs

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

189 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Neural
Neural
1 ano atrás

Já acabou a guerra pra fazer esse tipo de matéria?

Astolfo Junior
Astolfo Junior
Responder para  Neural
1 ano atrás

O fato de não ter acabado é o que torna a materia relevante. Cade eles tomando Kiev em duas semanas ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Astolfo Junior
1 ano atrás

E a contra ofensiva tabajara será permanente??

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
Responder para  Astolfo Junior
1 ano atrás

Corte rápido, Tramontia kkk

Underground
Underground
Responder para  Neural
1 ano atrás

Não!
Mas a Rússia e seu poder político estão fragilizados. Quem nesse momento está na ofensiva é a Ucrânia. A Guerra, que era para ser rápida, agora chega às portas de Moscou. Falam por aí que a demora na entrega dos F16 decorre que europeus e americanos temem que a Rússia desabe de vez, levando a uma convulsão social e política sem precedentes. Nos bastidores há intensas negociações para uma saída para a Rússia, mas as condições são impositivas.

Felipe
Felipe
Responder para  Underground
1 ano atrás

Estão fragilizados mesmo? Não era para estar pior devidos as terriveis sanções do ocidente? Achei que já estavam lutando com pás apenas.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Na verdade, pelos discursos, eram para estar em Lisboa… Mas sei lá, pra segunda potência militar mundial, conquistar uma estreita faixa de terra em suas próprias fronteiras, contra um páis pobre usando armas de segundo escalão, com um custo de bilhões, perdendo milhares de vidas, vendo seus jovens fugirem, e mostrando a incapacidade de seu exército, deve ser uma grande vitória.

Obs: e inventando o avanço Putin, para a retaguarda kkkkkkkk

Leonardo
Leonardo
Responder para  Underground
1 ano atrás

Falam por aí que a demora na entrega dos F16 decorre que europeus e americanos temem que a Rússia desabe de vez, levando a uma convulsão social e política sem precedentes.

Nossa os EUA preocupados com Rússia? Que coisa mais linda!!!!

A guerra chegou as portas de Moscou, o Putin já fugiu para os Urais, certo?

Confesso que o poder da mídia mainstream e do softpower de Hollywood é algo que impressiona, quanta alienação.

Sergio
Sergio
Responder para  Neural
1 ano atrás

Acho que cada paragrafo dessa matéria incomoda você……aguenta firme, porque esse texto é bem grande, didático e impossível de refutar ….rs

Neural
Neural
Responder para  Sergio
1 ano atrás

Incomoda nada. Rússia tá usando 20% de sua capacidade. Numa canetada vai pra 50%c- 500 mil homens. Se não foi até hoje não sei porquê a burocracia Russa é esquisita. Talvez seja isso que o Putin quer, só um acesso ao mar e ligação terrestre com a Crimea.

Mesmo com 20% Ucrânia não consegue nada mais

pangloss
pangloss
Responder para  Neural
1 ano atrás

Você acredita que alguém vai acreditar no que escreveu?
Ainda que a guerra acabasse hoje, com a conquista de territórios ucranianos pela Rússia, mesmo assim a credibilidade do exército russo já estaria severamente comprometida.
Não passam de criminosos.

Filipe
Filipe
Responder para  pangloss
1 ano atrás

Verdade, credibilidade tem o exército dos EUA, guerra do Vietnã foi um sucesso, Afeganistão eles passaram anos lá por passar, era turismo. Credibilidade tá aí 🤡🇺🇲. 🇺🇲 Mendigando munições para toda Otan , até pro Brasil sobrou, haja credibilidade 🤣🤣🤣🤣

Bosco
Bosco
Responder para  Filipe
1 ano atrás

Essa insistência de alguns em comparar maçãs com laranjas é hilária.
A guerra do Vietnã não era uma guerra de conquista de território , portanto, não tem como medi-la com a mesma régua que se mede os outros conflitos.
Já as invasões do Iraque e do Afeganistão pelos americanos e agora da Ucrânia pelos russos são guerras de conquista de território.
Os americanos conquistaram todo o território afegão e iraquiano em menos de 3 meses de operações.
O resto do tempo que passaram lá foi para tentar implantar um regime outro que não o que havia e para isso se procedeu a uma guerra de guerrilhas, de baixa intensidade, do tipo contra insurgência.
Como os americanos não pretendiam anexar o Iraque e nem o Afeganistão , seus objetivos primários foram atingidos em menos de 1 ano, mas aí , não adiantava irem embora e deixar o abacaxi na mão do “sortudo” novo “presidente”.
Muito diferente do que está ocorrendo na Ucrânia, onde após um ano e meio apenas uma pequena faixa na fronteira, praticamente no alcance máximo da artilharia de campo e AA , é que está sob domínio russo sendo que claramente a intenção do Putin era invadir rapidamente , conquistar, colocar um governo fantoche e posteriormente anexar a Ucrânia à Federação Russa.
Nenhum desses objetivos reais foi alcançado após um ano e meio da invasão.

Filipe
Filipe
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Pequena faixa de fronteira?, Kkkkkkkkkk Tu é um brincante mesmo 🤡🤡🇺🇲🇺🇲🇺🇲

neto
neto
Responder para  Filipe
1 ano atrás

Essa pequena faixa de fronteira e como sfosse o eixo rio-são paulo, só a parte nobre do território da Ucrania.

Bosco
Bosco
Responder para  neto
1 ano atrás

Esta mais nobre agora depois que os russos a adubaram com 70 mil projeteis de artilharia por dia (de acordo com alguns).
Tá um paraíso aquela pequena faixa “nobre” da Ucrânia.

Werner
Werner
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Agora vc bugou minha mente,então era guerra do quê? De dizer aos comunas estamos aqui ,não venham.
E no Afeganistão e Iraque vai me dizer que os americanos estavam a passeio?

Bosco
Bosco
Responder para  Werner
1 ano atrás

“Agora vc bugou minha mente,então era guerra do quê? De dizer aos comunas estamos aqui ,não venham.
E no Afeganistão e Iraque vai me dizer que os americanos estavam a passeio?”
??????
Não entendi!!
Mas vamos lá, no Vietnã os americanos lutavam ao lado do Vietnã do Sul para impedir que o país fosse conquistado pelos vietcongues (guerrilheiros vietnamitas comunistas do Vietnã do Norte)
Quanto ao Afeganistão e Iraque foi por..
Ah! Deixa pra lá! Entendo o que bem quiser.

Antunes 1980
Antunes 1980
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Território conquistado equivale a 30%. Independente disso, o fracasso russo é evidente.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

Na verdade equivale a pouco mais de 16% de todo o território ucraniano, isso considerando a Crimeia e as partes previamente ocupadas de Donetsk e Lugansk. Os russos chegaram a ocupar 30% do território ucraniano em abril do ano passado.

Yves
Yves
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

Não há fracasso, e sim uma estratégia onde poupar tropas e danos colaterais é fundamental para a Rússia.

Yves
Yves
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Não é guerra de conquista… isso é propaganda. É guerra da OTAN contra a Rússia, simplesmente.

Inimigo público
Inimigo público
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Tinha alguma potência apoiando Iraque e Afeganistão? Estou curioso em saber qual foi.

Bosco
Bosco
Responder para  Inimigo público
1 ano atrás

Se tinha ou não, não vem ao caso.
*Caraca! Você não passa pelo antispam. Seu comentário foi há 3 minutos e cai instantaneamente.
Já eu, se eu colocar aqui o “Pai Nosso”, eu caio toda vez.
É irritante isso.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Eu acho que há diversos pontos em comum nos dois conflitos. EUA no Vietnã e Rússia na Ucrânia não puderam usar sua capacidade militar total por limites geopolíticos e, principalmente, ambos se enfiaram em atoleiros dos quais não sabiam como sair sem fracassar. Vale para a OTAN no Afeganistão.

Leonardo
Leonardo
Responder para  Bosco
1 ano atrás

“Já as invasões do Iraque e do Afeganistão pelos americanos e agora da Ucrânia pelos russos são guerras de conquista de território.
Os americanos conquistaram todo o território afegão e iraquiano em menos de 3 meses de operações.”

Aonde isso ocorreu em Nárnia?

Engraçado, tomaram em menos de 3 meses para dominar, e ficaram 20 anos para tentar implantar um regime pró EUA? Quanta competência!!!!

Gastaram mais de US$ 1 trilhão na ocupação estadunidense no Afeganistão, e anos antes da patética retirada em 2021 o Talibã já ocupava mais de 50% do território afegão.

“A guerra do Vietnã não era uma guerra de conquista de território , portanto, não tem como medi-la com a mesma régua que se mede os outros conflitos.”

Essa é a narrativa que vc encontra para justificar a derrota estadunidense?

“Como os americanos não pretendiam anexar o Iraque e nem o Afeganistão , seus objetivos primários foram atingidos em menos de 1 ano, mas aí , não adiantava irem embora e deixar o abacaxi na mão do “sortudo” novo “presidente”.

Entendi, mas aí levaram 20 anos para perceberam que deram todas as chances para os afegãos mudarem, mas eles não quiseram, então foram embora, certo?

“Muito diferente do que está ocorrendo na Ucrânia, onde após um ano e meio apenas uma pequena faixa na fronteira, praticamente no alcance máximo da artilharia de campo e AA ”

Por volta do dia 10/03/22, os russos chegaram nas Kiev, não atacaram e depois foram embora, ou vai dizer que não é verdade?

Em primeiro lugar a Rússia não declarou guerra, o nome é Operação Especial, lembre bem disso, depois o efetivo russo nunca foi superior a 300 mil soldados no campo de batalha, ao contrário das guerras que vc citou, com exceção do Vietnã, os EUA lutaram contra o Iraque com todo apoio de uma coalizão da OTAN, no Iraque principalmente, mas também no Afeganistão, vc acha que alguma pais irá invadir outro do tamanho da Ucrânia até então, o 3° maior exército da Europa com esse efetivo?

Na operação Tempestade no Deserto só na Arábia Saudita havia uma coalizão de cerca de 750 mil soldados, fora que foi a maior concentração de aeronaves e navios depois da Guerra do Vietnã.

No mais, não é Putin que está viajando pelo mundo pedindo armas, que já está em seu exército 4.0, que já deve estar na 10° convocação, que pede carros de combate, munição, aeronaves, voluntários e mesmo assim, a ofensiva mal consegue lidar com a 1° linha de defesa russa, ´e isso que consideram vitória ucraniana?

Que somente reconquistou áreas praticamente descampadas, qual valor estratégico que tem as áreas para Ucrânia, será que vale a pena deixarem soldados no local das conquistas para virarem alvos dos drones e da artilha russa?

O que fazem os russos hoje, foi o mesmo que fizeram com os alemães, davam terreno e quando estes avançavam a artilharia do exército vermelho fazia ataques devastadores, ocorre exatamente da mesma forma na ofensiva ucraniana, só que agora com ajuda de drones, mas a artilharia pesada dos TOS-1 tem devastado as posições ucranianas, vc acha que tem condições de fazer uma ofensiva sem apoio aéreo?

Só da para enxergar isso como mais um episódio de Vitória de Pirro!!!

O mal de vcs é achar que o pensamento militar e estratégico dos russos, e de qualquer pais que não seja do ocidente, tem que ser o mesmo da OTAN.

Augusto
Augusto
Responder para  Filipe
1 ano atrás

São dois tipos de confronto totalmente diferentes. Os EUA venceram de forma convencional tanto o Vietnã e o Afeganistão (o Iraque também), mas não conseguiram manter uma dominação viável desses países, o conflito evoluiu para uma guerra irregular.

Para se comparar com o atual conflito da Ucrânia com as guerras travadas pelos americanos, os russos teriam que ter vencido os ucranianos de forma convencional (coisa que ainda não fizeram e dificilmente irão conseguir). Se eles tivessem conquistado o pais e estivessem lutando lutando contra um insurreição, ai sim a comparação seria justa.

Werner
Werner
Responder para  Augusto
1 ano atrás

É o mesmo conflito,mas usam termos bonitos como proteger nossos aliados,paz restauradora,não aceitamos o terrorismo e etc. E no fim ocupamos ou tentamos ocupar o seu país para o seu próprio bem.
É a tal da seletividade dos argumentos e paixões.

Bosco
Bosco
Responder para  Werner
1 ano atrás

O Augusto não se referiu à motivação dos conflitos em análise e sim ao tipo de objetivos estratégicos.
O objetivo estratégico dos americanos no Vietnã era defender o Vietnã do Sul contra os vietcongues que tinham a intenção de derrubar o governo.
O objetivo estratégico dos americanos no Iraque e no Afeganistão era derrubar o governo estabelecido e dominar todo território dos respectivos países por tempo suficiente para o fortalecimento do regime instalado.
O objetivo estratégico dos russos na Ucrânia era derrubar o governo, estabelecer o domínio territorial e posteriormente, anexar o país.
A motivação dos americanos no Vietnã era impedir a expansão do comunismo na Ásia baseado na doutrina denominada de Teoria do Dominó.
A motivação dos americanos no Afeganistão era derrubar o regime que dava guarida à Al-Qaeda e caçar seus membros dentro do território afegão.
A motivação dos americanos no Iraque era destituir o ditador que fornecia apoio aos terroristas islâmicos e tinha em sua posse agentes químicos letais e que após 12 anos da Guerra do Golfo ainda não tinha sido alijado do poder.
A motivação dos russos na Ucrânia era bloquear a expansão da OTAN criando um estado tampão na sua fronteira oeste além de interromper a ação de grupos nazistas que atuavam na região de Donbass promovendo massacres em povos de origem russa, com o beneplácito do governo de Kiev.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Werner
1 ano atrás

Não, bicho, é português simples e claro.

Por acaso os EUA invadiram o Vietnã do Norte? Tentaram algum desembarque por lá? Avançaram sobre Hanói?

Não, né? Perderam a Guerra porque o governo Sul-Vietnamita era politicamente insustentável ao mesmo tempo que o apoio da opinião pública para a Guerra erodiu após a Ofensiva Tet. Eles não decidiram sair do Vietnã em 1973. Eles decidiram sair do Vietnã em ’68 sob a forma de promessa de campanha de Nixon. Ele iniciou o processo de Vietnamização da Guerra e saída das tropas Americanas em 1969. Quando os Norte-Vietnamitas tomaram o sul em 1975, simplesmente não haviam tropas de combate dos EUA por lá, apenas algumas guarnições e unidades de transporte, etc. Não de combate.

Não tem como comparar Vietnã, Iraque ou Afeganistão (Soviético ou Americano) com Ucrânia. São tipos de conflitos totalmente diferentes.

Werner
Werner
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

Vamos lá,vc sabe pq não invadiram o VN e vale o mesmo no da Coreia,China e URSS.
Quem não quer aceitar é outra coisa, e mais houve até ameaças de uso de armas nucleares.
Os EUA alegaram que foram atacados,muitos dizem que nao houce ataque,mas vinham ajudando há muito tempo o Sul,mesma coisa com a Ucrânia.
Tá certo que a guerra do Vietnã foi atípica,pois os militares tinham que seguir regras políticas,principalmente não atacar o VN.
Agora achar que os americanos pq não desembarcaram em Hanói e não queriam ocupar o Norte,só se alguém tiver acesso a documentos sobre os planos.
Para mim até que mostrem tais documentos, é óbvio que eles queriam hastear a bandeira americana em Hanói e Pyongyang só temiam a China e a URSS.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Werner
1 ano atrás

Werner, o que mais tem são documentos sobre isso. Nunca houve intenção de invadir o Vietnã do Norte desde o envolvimento direto de LBJ na Guerra. Pega lá os ‘Pentagon Papers’ da vida que tem isso tudo listado. Não há qualquer diretiva disso nas NSAM’s, que por sinal são públicas.

Nunca houve a vontade de invadir porque achariam que isso arrastaria a China para a Guerra da mesma forma que a Guerra da Coréia. Não sei se você sabe mas a bandeira americana (ou sul-Coreana) já foi hasteada em Pyongyang. A Guerra da Coréia estava vencida até os Chineses entrarem e só assinaram um cessar-fogo quando houve ameaça de arma nuclear na China. Foi um blefe que não pediram para pagar.

A idéia era manter o Vietnã do Sul sob órbita capitalista. Todos os movimentos militares americanos foram feitos nesse sentido. Se quisessem ter desembarcado em Haiphong ou Vinh em 1965, teriam conseguido, mas provavelmente naquela época teriam feito exatamente o que LBJ e McNamara queriam fazer. Teriam expandido a Guerra e provavelmente China e URSS teriam entrado nela. A única incursão de tropas terrestres no Vietnã do Norte foi uma tentativa de libertação de prisioneiros.

Bosco
Bosco
Responder para  Leandro Costa
1 ano atrás

Impossível , Leandro.
É a argumentação infinita. A velha dialética. Não existe nada absoluto, tudo é relativo.
Para cada argumento há um contra-argumento elevado a “n”. Se vc desata um nó logo vem outro , ad infinitum.
É mais fácil convencer a Mimosa (minha lagartixa de estimação) do que a turma do ” HD” cheio e que não tem espaço para mais nada.

Ed
Ed
Responder para  Augusto
1 ano atrás

Olha o tamanho da Ucrania comparado ao Afeganistão, Iraque, Vietnã…São guerras diferentes, em terrenos diferentes, com resistencias diferentes.Outra coisa. No Vietnã, os EUA lutaram contra um Vietnã municiado e apoiado pela URSS, como faz a Ucrânia hoje, apoiada e armada pela OTAN.No Afeganistaão e Iraque, os EUA tiveram apoio de vários países que ajudaram na logística da guerra e o país não sofreu nenhuma sanção econômica e financeira. Hoje a Rússia luta sozinha contra a Ucrânia , contra sanções , e contra a ajuda indireta da OTAN. Isso é fato e não opinião.

pangloss
pangloss
Responder para  Filipe
1 ano atrás

Felipe, a falta de credibilidade de outro exército não melhora em nada a situação vergonhosa dos russos.

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Neural
1 ano atrás

A Rússia não acabou com a Guerra ainda porque a briga dela é com a OTAN, não com a Ucrânia. E a OTAN está se depauperando com essa guerra. Logo logo a UE vai colapsar.

Augusto
Augusto
Responder para  100nick-Elã
1 ano atrás

No primeiro mês os Ucranianos estavam lutando praticamente sem ajuda da Otan, se não tivessem sido tão ineficientes poderiam ter vencido a guerra. E os problemas que os russos tiveram estão bem esclarecidos por esse excelente matéria.

Achei justa a comparação da Rússia de Putin, com a Itália de Mussolini. No papel os italianos tinha forças armadas de respeito e bem poderosas, mas quando chegou a hora de lutarem só passaram vergonha e mais vergonha no campo de batalha.

Yves
Yves
Responder para  Sergio
1 ano atrás

O fato é que a Rússia está dando uma surra na OTAN nessa guerra por procuração

Bosco
Bosco
Responder para  Neural
1 ano atrás

É exatamente por não ter acabado que é feita essa indagação.

Augusto
Augusto
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Exatamente Bosco, se a Rússia fosse uma grande potencia militar como se dizia, deveria por obrigação derrotar a Ucrânia em poucas semanas, principalmente por lutarem contra um pais bem acessível por suas fronteiras.

José
José
Responder para  Neural
1 ano atrás

Sem chororô!

Bueno
Bueno
Responder para  Neural
1 ano atrás

Acho que esta caminahndo para o fim a grande “Ofensiva  primaveril” ou era pra 2024.
xiu… silêncio!

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Falo isso desde o início.
A Rússia é um estado fraco.
Poucos entendem o que é uma potência de amplo espectro. A Rússia certamente não é.
As democracias liberais formaram a melhor combinação de forças para formar potências de amplo espectro.
A China aparentemente vai pelo mesmo caminho, mas ainda não foi submetida à prova.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Carvalho
1 ano atrás

A força militar da Rússia é enorme, mas o poder militar dos EUA e a capacidade de reposição é imensurável! O orçamento militar dos EUA é quase o PIB da Rússia. Mas em poderio bélico-militar, acredite, a Rússia faz frente com os EUA sim, sem contar na área aeroespacial. Em um embate militar convencional a Rússia deixa um pouco a desejar, mas as capacidades nucleares dela são as melhores.

A China tem pretensão de se tornar a maior potência econômica e militar do mundo e está trabalhando nisso, comendo pelas beiradas, fazendo investimentos significativos nos países onde pretendem instalar bases militares, melhorando a infraestrutura construindo estradas, ferrovias, metrôs, portos modernos e instalando fábricas, além de criar escolas e universidades, e facilitar o intercâmbio de alunos para estudarem e treinarem na China. Assim, vem conquistando paulatinamente parcerias com esses países, o que facilitará a instalação de bases militares navais e terrestres mundo a fora.

Underground
Underground
Responder para  Agressor's
1 ano atrás

“Em um embate militar convencional a Rússia deixa um pouco a desejar, mas as capacidades nucleares dela são as melhores.”
Acho que a Rússia não se preparou para a guerra na Ucrânia e subestimou seu adversário. Por isso está apanhando.
Quanto ao poder nuclear, não faço ideia das condições das ogivas, que decaem ao longo dos anos, tampouco do combustível dos mísseis.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Carvalho
1 ano atrás

Lutou contra o Vietnã no final dos anos 70 e novamente no final dos anos 80 mas de forma mais limitada.

Yves
Yves
Responder para  Carvalho
1 ano atrás

Democracias? Só vejo plutocracias

MARS
MARS
1 ano atrás

Foram os próprios americanos que criaram esse grande “Urso de Pelúcia” que é a Rússia; fomentados pelos resquícios da URSS, pela indústria armamentista americana, e até por Hollywood com suas produções criando um inimigo “superpoderoso”!

LUIZ
LUIZ
Responder para  MARS
1 ano atrás

Eles tem que pintar alguém de vilão pra vender suas armas. O império vermelho comunista ameaça o mundo ocidental democrático capitalista. É esse o quadro pintado pelo ocidente sobre os russos.

Bosco
Bosco
Responder para  LUIZ
1 ano atrás

Mas parece que esse quadro tem a assinatura do pintor logo no canto direito abaixo e lá está assinado: Vladimir Putin

neto
neto
Responder para  MARS
1 ano atrás

É só comparar a integridade territorial de ambos os países e a história conflituosa russa que realmente concordo com o urso de pelúcia.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Totalmente! Do ponto de vista de guerra convencional a Rússia está sendo um fiasco…um despreparo absurdo em todas as áreas! O numero de baixas diz tudo

PACRF
PACRF
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

De acordo. A Rússia só tem algum protagonismo geopolítico, porque tem um monte de bombas atômicas, apenas isso.

Nei
Nei
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

A Rússia é só corrupção militar e farda bonitinha pra desfiles. As nukes, tem alto custo para armazenamento. Ela tem uma reserva de material humano enorme, mas a corrupção, as sanções, aos poucos estão causando seus efeitos.
Imagina, como está a aviação civil Russa nesse momento, sem peças originas de reposição, pois a grande maioria dos aviões, são ocidentais. Já pararam diversos aviões para usar peças em outros.

Felipe
Felipe
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

As noticias tendenciosas deixam esta impressão mesmo. Mas não é bem assim.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Não e só as notícias não hein. Teve um grupo de ex detentos quqase.tomou o poder..em 2 dias já estavam pertinho de Moscou.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Ansioso para ler o seu estudo, com as fontes, que podem defender um ponto de vista contrário.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Potência realmente a russia não é! Agora fraco também não, porque sustentar um guerra sozinha contra uma coalizão de países não é fácil, pouquíssimos países tem essa condição.

Bosco
Bosco
Responder para  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Ela só consegue essa “façanha” porque tem seu território intocável. Se não, já teria sido expulsa há muito tempo.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Por quanto tempo? Essa é a questão.
Força não é traduzido apenas por aspecto militar. Porisso o termo “amplo espectro”

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Passou pelo filtro??

Bosco
Bosco
1 ano atrás

A dúvida que fica agora é: será que do ponto de vista de poder nuclear a Rússia é essa brastemp toda ou também é só gogó?

Magaren
Magaren
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Olha, não duvido nada parte do arsenal estar no mesmo estado que os equipamentos deles tem mostrado na guerra da ucrania.

pangloss
pangloss
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Duvido que o arsenal nuclear russo seja o que Putin diz ser.
Mas é um blefe insuperável. Ninguém vai pagar para ver.

Bosco
Bosco
Responder para  pangloss
1 ano atrás

Eu também pensava isso mas de uns tempos pra cá não tenho tanta certeza.
Eu achava que o mundo era um lugar estável, mas essa invasão da Rússia … as eleições americanas, acontecimentos na América Latina, etc…
Os loucos definitivamente assumiram a diretoria do hospício e eu não duvido mais de nada.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bosco
1 ano atrás

“Eu achava que o mundo era um lugar estável, mas essa invasão da Rússia…”

O mundo nunca foi um lugar estável, basta ver todas as guerras e conflitos desde a segunda guerra mundial, recentemente saiu matéria aqui no forte que só o Reino Unido já se meteu em guerras e intervenções militares em 83 vezes, e isso que estou falando só do Reino Unido, imagina só colocar na lista as intervenções da própria Rússia, como no Afeganistão e Georgia, isso sem falar dos EUA, que nesse exato momento estão ocupando território sírio e usando seu petróleo. Definitivamente, o mundo nunca foi um lugar estável.

Mr.Guara
Mr.Guara
Responder para  Bosco
1 ano atrás

O custo de manter uma triade nuclear Americana é na media USD 60 bi por ano, esse é aproximadamente 80% do que a Russia gastou do PIB em defesa em 2021. Sendo que o arsenal russo é maior que o americano, vejo um problema que as contas não fecham. talvez olhando a guerra na Ucrania, metade desse orçamento seja para manter a triade nuclear funcionando de alguma forma.

Augusto
Augusto
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Isso eu não pagaria para ver.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Prefiro ficar na eterna dúvida..rsrsrs

Magaren
Magaren
1 ano atrás

Russia está longe de ser potencia, economia do tamanho do brasil, não consegue influenciar ninguem a não ser um monte de desdentado: iraque, Coreia do norte e venezuela

Wagner group que era uma ferramenta fundamental de um combalizado exercicito que sofre para um país pequeno e expos claramente a dependencia que a Russia tem desse tipo de serviço de mercenários, corrupção das forças armadas e despreparo.

O golpe final foi Phigoznhin quase chegando em moscow para dar uns tapas no Putin que fugiu como uma galinha que acabou de ser decaptada.

O problema principal da Russia é ficar tentando fingir ainda que é influente e relevante, sendo que não passam de um país em desenvolvimento com armamento nuclear de uma potencia que faliu.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Erros de avaliações foram feitos por “establishment” em vários momentos pelos tres paises;
Rússia que subestimou a Ucrânia no inicio do conflito.
A Ucrânia que acreditou que poderia fazer parte da OTAN sem a perda da Crimeia.
Os EUA que acreditou ao retorno do unilateralismo sem reação da Rússia.
Uma compreensão adequada do poder alcançaria dois objetivos vitais“?
Como se a razão, a lógica, ou uma compreenção inteligente do Russos ou Chineses ou …. fosse determinar alguma coisa rsrsrsr
Vou dizer o que houve ouvi de um americano quando em conversa sobre geopolitica. Disse: “Quando o EUA não consegue comprar, acha um jeito de pegar o que quer“.

Jota
Jota
1 ano atrás

Na minha humilde opinião ,o problema não é a Europa ou a águia. O dragão,vizinhos em geral e todos aqueles países que estavam embaixo da sombra do urso perderam o medo. O urso é de pelúcia. Tem arma nuclear . Ninguém vai invadir ele. Mas é só. Turcomenistão,tadjquistao, Uzbequistão,etc , vão tudo pra sombra do dragão. O urso dançou.

pangloss
pangloss
Responder para  Jota
1 ano atrás

O Urso também está gravitando na órbita do sugardaddy chinês.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Jota
1 ano atrás

Não só isso Jota.
Estamos assistindo, ao vivo, à um evento histórico. O eixo da geopolítica mundial, e não
somente da Ásia, está mudando. Os efeitos dessa desastrada aventura militar serão sentidas por gerações. A magnitude da mudança será drástica e definitiva, pois a Rússia tende a deixar de ser um player internacional relevante, e passar a ser um mero coadjuvante. Um Japão dos dias de hoje (em termos geopolíticos e militares).
Será poético (a derrocada final da União Soviética).
Algo assim só acontece uma vez a cada geração.
Agradeçam ao Enxadrista.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

Esse texto pode ser muito bem escrito e trazer informações interessantes mas esse texto só existe porque o Putin “tentou” uma operação especial com um efetivo pequeno de 150 mil soldados e com o objetivo de causar o mínimo de destruição.
Pensando em não destruir o país que ele iria controlar e também evitando baixas para não perder o apoio popular.

A Ucrânia teve o tempo para mobilizar sua população e receber ajuda de armas e dinheiro da Otan e com isso conseguiram criar o maior exército da Europa e um dos maiores do mundo.

Agora com este exército monstro funcionando, fica mesmo muito difícil para a Russia conseguir uma vitória rápida. Mas por estarem conquistando e mantendo grandes partes da Ucrânia, lutando contra toda ajuda dos EUA e da União Europeia, só isso prova que a Rússia é sim uma super potência militar.

Qual outro país conseguiria enfrentar o exército mobilizado da Ucrânia com cerca de 1 milhão de homens e os bilhões de equipamentos militares modernos fornecidos por dezenas de países?

Carvalho
Carvalho
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

De onde saiu esse número mágico de 1 milhão de homens?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Carvalho
1 ano atrás

The defence minister added: “We have approximately 700,000 in the armed forces and when you add the national guard, police, border guard, we are around a million-strong.”

Isso foi dito pelo ministro da defesa da Ucrânia em Julho do ano passado.
1 ano atrás.

Alguns sites mencionam 700 ou 750 mil homens na ativa e mais de 1 milhão na reserva.

Além do Exército, Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais, a Ucrânia também criou ou separou algumas como a Air Assault Force que foi separada do Exército em 2016. E a Special Operations Force que foi criada em 2016.

Uma força maior com o nome de Territorial Defense Forces foi criada em 2014 e é uma força da reserva.
É composta por civis que são reservistas em parte do tempo, ou seja, possuem um trabalho diferente e treinam e trabalham na TDF parte do tempo. Também é composta por veteranos aposentados e por civis voluntários.
Em março de 2022, após a invasão russa, mais de 100 mil civis se voluntariaram para ingressar na TDF.
Alguns sites mencionam hoje que a reserva ucraniana possui cerca de 1 milhão de homens.

Então se colocar os 700 mil das forças regulares mais 1 milhão da TDF, temos cerca de 1,7 milhões.
Quando eu digo 1 milhão eu estou sendo modesto.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

A checehenia e Afeganistão são super potências militares?

Joaquim
Joaquim
Responder para  Carvalho
1 ano atrás

E o Vietnã, era uma grande potência militar? Tem quanto tempo que os EUA saiu vegonhosamente do Afeganistão?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Carvalho
1 ano atrás

A Chechênia não, afinal só lutou com a porcaria dos russos.
O Afeganistão sim, venceu os russos e também venceu os americanos.

Bosco
Bosco
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

A parte que a Rússia conquistou basicamente é do tamanho do alcance da sua artilharia. Como ela mete bala no vizinho e o vizinho não atira de volta…

Felipe
Felipe
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Ué, como não atiram de volta? Cadê os Himars e Stomr Shadow game changers?

Mr.Guara
Mr.Guara
Responder para  Felipe
1 ano atrás

A ucrania nao pode por acordo, usar artilharia, foguetes e misseis de origem (fabricação e uso) Americana, Alema, Francesa e Britanica contra o territorio russo, ja o armamento repassado por paises do leste europeu e talvez incluindo equipamento sovietico estocado na Alemanha, nao entra nesse acordo.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Mr.Guara
1 ano atrás

Guara, eu acho que todos as armas doadas entram nessa condição, de não uso para atacar o território russo, as únicas armas que a Ucrânia pode usar para atacar o território russo são as armas que ela mesmo já tinha, como aquele drone jurássico do tamanho de um F-5, o Tu-141, que a Ucrânia usou para atacar as bases aéreas russas.

Bosco
Bosco
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Ah, é ! Tinha esquecido.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Bosco, a questão não é essa.
O texto menospreza o poder militar ucraniano para taxar a Rússia como um país fraco militarmente.
A Ucrânia teve 8 anos de 2014 até 2022 para preparar suas forças armadas. Eles não adquiriram caças modernos, nem fragatas, eles focaram nas forças terrestres, em artilharia, em drones, em mísseis, nas defesas antiaéreas.

ANTES da invasão a Ucrânia já havia comprado quase U$ 3 bi em mísseis Javelin. Eles possuíam o maior exército de toda a Europa com cerca de 200 mil homens bem treinados e bem equipados.

Mesmo assim, precisaram realizar uma grande mobilização para enfrentar as forças russas. O que a Rússia fez no final do ano passado, concedendo permissão para prisioneiros ingressarem as forças do Wagner, a Ucrânia fez em Março do ano passado.
Além da convocação massiva de soldados, os ucranianos estão recebendo ajuda de dezenas de países ricos.
Os ucranianos possuíam uma grande quantidade de sistemas antiaéreos S-300, Buk, Tor, etc. E já receberam dezenas de baterias do Ocidente (Patriot, Nasams, Iris-T, Gepard, etc).

Qual outro país que ainda estaria mantendo posições, sem entrar em uma mobilização total?
O exército alemão já teria sucumbido, o exército britânico também, o exército francês também. Não teriam chegado nem no final do ano passado.
Os blindados já teriam acabado no segundo ou no terceiro mês de guerra. Os mísseis idem.
A Rússia perdeu milhares de MBT e blindados porque eles tinham essas quantidades para perder.
O Reino Unido tem cerca de 200 MBT. Não teria chance nenhuma nessa guerra.

A Rússia esta levando esta guerra há mais de 1 ano, sem realizar uma mobilização geral, sem declarar estado de guerra, contra toda a ajuda da Otan e ainda está conquistando novos territórios como fez recentemente em Bakhmut e mantendo a maior parte dos territórios que conquistou.
Isso demonstra que é um país militarmente fraco?

Ricardo
Ricardo
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Acho que ninguém disse que eles são militarmente fracos, e sim que foram e são superestimados.

Augusto
Augusto
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Artilharia essa herdada quando ela era um superpotência, se fosse depender dos estoques pós URSS nem isso iriam ter.

Bosco
Bosco
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

O problema da Rússia é um velho conhecido da humanidade: “paura”.
A Rússia abdicou de utilizar sua aviação de caça de forma ofensiva por medo de ser derrubada e com isso abdicou de 80% de seu poder já que avião de caça em terra é inútil.
Essa constatação põe fim à eterna discussão , inclusive aqui na Trilogia (Aéreo), de quem estava certo, se os EUA em investir e apostar na tecnologia stealth ou se os russos que apostaram na força bruta.

Joaquim
Joaquim
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Os canas soviético destruíram a aviação americana no Vietnã. Conta outra!!!

Nei
Nei
Responder para  Joaquim
1 ano atrás

Você vive do passado, sempre com esse história de Vietnã. Estamos falando dessa guerra, lá era outra época e outros tipos de aviões, com diferentes tecnologias.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Joaquim
1 ano atrás

Errr… não. Não destruíram hehehehe

Jagderband#44
Jagderband#44
Responder para  Bosco
1 ano atrás

“paura” é medo em dialeto vêneto.

Bosco
Bosco
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Isso não é verdade.
No terceiro dia de guerra a Rússia já atacava Kiev com foguetes Smerch, sem precisão, foguetes esses pesando quase 1 tonelada.

pangloss
pangloss
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

“Boa vontade”, segundo Peskov.
Você acredita nisso?

Augusto
Augusto
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Vocês realmente não entenderam o texto, se os russos só conseguiram mobilizar 150 mil soldados para essa invasão (logo ao lado do seu território) e por que a mesma não pode ser considerada uma grande potencia. O artigo não está dizendo que a Rússia e fraca militarmente, mas sim que ela não tem poder suficiente para ser considerada uma grande potencia.

Se a Ucrânia tem mobilizados 1 milhão de homens como você diz, por que a Rússia não mobiliza o dobra e não acaba logo com isso? Ela tem uma população muitas vezes maior que a Ucrânia, mas vou responder a sua pergunta, ela não faz isso porque simplesmente não tem capacidade para fazer isso.

Se os ucranianos conseguem colocar em campo um exercito de um milhão de soldados e por que tem uma superpotência de verdade bancando o seu esforço de guerra.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Augusto
1 ano atrás

Porque essa super potência de verdade não mobilizou milhões de soldados e colocou fim ao Taliban?
Porque essa super potência de verdade não mobilizou milhões de soldados e colocou fim no Vietnã?
Então, pela teoria, os EUA também não são uma super potência militar?

Augusto
Augusto
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Como eu disse logo acima, são conflitos totalmente diferentes, a comparação seria justa se a Rússia tivesse vencido as forças regulares ucranianas e agora estivesse travando uma guerra contra insurgentes no território conquistado.

Não adianta você usar milhões de soldados para vencer guerrilheiros onde boa parte da população do país conquistado apoia os insurgentes. Poucas potencias na historia conseguiram vencer guerras irregulares e as que conseguiram, conseguiram ao custo de um grande derramamento de sangue da população civil (a população americana não iria apoiar uma carnificina desses dois povos).

E outro detalhe a logística de se atacar um território a milhares de quilômetros e muito mais difícil do que atacar um território ao lado de suas fronteiras.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Augusto
1 ano atrás

Ah claro, sempre tem uma desculpa. Então os EUA terem dificuldades contra países pobres não muda o fato dos EUA serem uma super potência militar, mas a Rússia sim, não conquistou a Ucrânia em 1 semana, então é uma porcaria que só tem soldados mal treinados e equipamentos ruins e velhos.

João Augusto
João Augusto
1 ano atrás

Pareceu-me meio panfletário. Quer dizer: para ter essa conclusão em relação à Rússia é necessário diminuir demais a força da Ucrânia e, principalmente, da Ucrânia sustentada pelo aparelho da OTAN.
É uma coleção de enviesamentos cognitivos.
E digo mais: se o bloco econômico militar ocidental realmente acreditar nisso, aí a ruína será ainda maior, haja vista que se propõe a reavaliação da China com base na experiência contra a Rússia e na avaliação equivocada desse case.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“os militares de Putin fracassaram. Suas armas e doutrina provaram ser medíocres na melhor das hipóteses, e seus soldados tiveram um desempenho muito pior do que o esperado, em parte graças à corrupção e ao treinamento inadequado.”

Discordo que os militares fracassaram, até porque, continuam ocupando território ucrâniano, agora, está longe de um bom desempenho. Discordo também que as armas se mostraram medíocres, mas é um americano falando mal dos russos, normal, anormal seria ele falando bem. Agora, quanto a corrupção, na Rússia tem aos montes, e por tabela afetam as forças armadas, nesse ponto eu concordo com o autor americano. De resto, quem não considera a Rússia uma potência, basta tentar a sorte, o que eu acho muito difícil, já que não sujaram as botas nem para ajudar a Ucrânia.

Bosco
Bosco
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

“mas é um americano falando mal dos russos, normal,”
Nos EUA não é diferente o discurso dos apoiadores da Rússia e da China como contraponto ao poder americano. Lá, como cá, as armas russas sempre foram aclamadas como fantásticas e anos à frente do Ocidente.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bosco
1 ano atrás

É por isso que nunca dá para acreditar muito nas “análises” sobre armamento de quem é pró país X ou Y, até porque, o lado torcedor sempre vai falar mais alto.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

O autor da análise não fez essa comparação (com o Brasil).

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Interessante notar é que em vários vídeos do telegram, poucos soldados utilizam esse kit ratnik russo, nesse tom digital de camuflagem. No geral é uma mistura de vários tipos de fardamento, não possuem um padrão. Já vi usando até uns parecidos com o do US Army, e exército britânico.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
1 ano atrás

Era um pensamento de todos a Rússia ainda ser uma potência militar. Entretanto, o quadro estava pintado e ninguém viu. Quando a Rússia mostrou, de maneira inequívoca, estar plenamente recuperada economicamente após o colapso total da URSS? Como a “segunda” maior potência militar não está entre as 10 maiores potências econômicas?
É isto senhores, grande parte do armamento russo é dos tempos soviéticos, suas linhas de logística não operam bem, a corrupção reina e a moral da tropa tá baixa.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Eu sugiro aos senhores (e senhoras) que utilizem o “calendário” que se encontra disponível e voltem no tempo, até os primeiros dias da guerra e até um pouco antes.
São cômicas algumas afirmações de nossos “colegas” da Trilogia a respeito dos acontecimentos.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Seria legal fazer uma coletânea de tops comentários, do xings e seus inúmeros Nicks. Lembro de um, que marcou , dos adoradores do putin:

“-veremos daqui dois meses , após a conquista de Kiev, e o exílio do palhaço , se os Ucrânianos não estarão agradecendo aos russos pela libertação. É só questão de tempo”

Acho que foi o Lustosa kkkkk

Jagderband#44
Jagderband#44
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Boa ideia!

Diego
Diego
1 ano atrás

A Rússia cometeu muitos erros estratégicos nesse conflito,e muitos dos seus armamentos se mostraram não ser aquela propaganda toda, mas daí negar o poderio da Rússia eu acho meio forçado.
Qual país nesse mundo tirando os EUA consegue sustentar uma guerra desse nível? E muito equipamento destruído e reposto, e muita munição gasta, e muitos mísseis disparados.
NATO está apoiando a Ucrania de uma maneira nunca visto no mundo moderno, de tudo de armas modernas tem a disposição.
Rússia pode ser obrigada futuramente a sair da Ucrania um dia, mas não creio que deixará de ser uma superpotência militar.

Bosco
Bosco
Responder para  Diego
1 ano atrás

“NATO está apoiando a Ucrania de uma maneira nunca visto no mundo moderno, de tudo de armas modernas tem a disposição.”
Na verdade o apoio da URSS ao Vietnã do Norte e aos Vietcongues foi bem maior. Esse talvez o supere se a guerra continuar por mais uns 3 ou 4 anos.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Diego
1 ano atrás

Irmão….ja deixou. É irreversível. Uma superpotência deixa um bando de presidiários invadir suas fronteiras, abater seus Heli,, seu avisado de aew e controle , chegar as portas de sua capital….e no fim, por cagalhão puro, dar anistia? Isso é demonstrar força?

Underground
Underground
1 ano atrás

Esse é igual aquele texto do Banco de Investimento, que recomendava a compra de ações da empresa X, que iria bombar. Depois de desabarem, o analista diz “ninguém esperava… as análises financeiras eram boas …”

Joaquim
Joaquim
1 ano atrás

A grande pergunta é: porque a Ucrânia juntamente com os 28 países da Otan, ainda não conseguiram vencer o “fraco” Estado russo? Quem pensa que a guerra é apenas entre a Ucrânia e a Rússia é um grande idiota ou está de má fé.

PACRF
PACRF
Responder para  Joaquim
1 ano atrás

Só o “inteligência-rara” do Putin e sua nomenklatura corrupta achavam que um conflito dessa magnitude ficaria apenas entre a Rússia e a Ucrânia. Não entendem nada de geopolítica.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Joaquim
1 ano atrás

Verdade, olha a pauleira brava dos russos contra os F-16, F-15, F/A-18, F-35, Gripen, Rafale, Eurofighter, Apache, etc, sobre os céus da Ucrânia. E no mar então? Rússia peitando os Arleigh Burk, Fremm, etc, da Otan. E na terra, as colunas de Abrams sendo paradas pelos valentes russos!
Essa guerra da Rússia contra a Otan está mostrando o poder do urso!

pangloss
pangloss
1 ano atrás

A fraqueza do Brasil não faz a Rússia ficar mais forte.

Luís Henrique
Luís Henrique
1 ano atrás

Muitos não se dão conta que o conflito começou bem antes contra os separatistas. Entre 2014 (quando a Ucrânia perdeu a Crimeia) e 2022 foram longos 8 anos e a Ucrânia fez uma grande transformação nas suas forças armadas.
Focaram no exército. A Força Aérea ucraniana focou nos sistemas antiaereos, mísseis, radares, comunicações, etc. A marinha em pequenos navios patrulha. Mas o foco principal ficou para o exército.
Foi ampliado para mais de 200 mil homens, Focaram em unidades especiais, em artilharia, em lançadores de foguete, em unidades com drones.

Quando a Rússia atacou em 2022 a Ucrânia já possuía o maior exército da Europa e após as mobilizações possui hoje um dos maiores do mundo.

Bosco
Bosco
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Isso tudo que você disse a respeito da Ucrânia só reforça a conclusão do autor da análise, de que a Rússia foi superestimada.
Tivesse a capacidade que se imaginava e ela teria se antecipado a cada movimento do seu vizinho e o teria superado ou então não teria tomado a iniciativa que tomou.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Mas lendo a matéria a impressão que fica é: Como a poderosa Rússia não conquistou a fraquíssima Ucrânia na primeira semana de guerra?

E sim, concordo que os russos subestimaram os ucranianos. Em 2014 eles tomaram a Crimeia e os ucranianos não fizeram nada. Putin achou que seria parecido, que teriam medo de enfrentar a poderosa Rússia. Caiu do cavalo.
Reconheço que os russos cometeram muitos erros sim, mas não concordo que são fracos militarmente.

Magaren
Magaren
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Boscão como sempre destilando sua sagacidade.

pangloss
pangloss
1 ano atrás

A fraqueza do Brasil não faz a Rússia ficar mais forte.
E o Brasil não invadiu nenhum país soberano.

Jiboia
Jiboia
1 ano atrás

Ok, eu entendi mas, se a Rússia não é uma potência econômica, nem política, tampouco militar, o que será a “América” que, com todo o aparato militar, tecnológico, econômico e político a sua disposição, e mesmo após 20 anos no Afeganistão foi incapaz de derrotar os combatentes super, mega, blaster, hiper fodásticos do Taliban que combatiam os Soldados dos EUA, armados com suas moderníssimas AKs 47 e um punhado de RPGs 7???
Aliás, não apenas não derrotaram os Talibans, como também foram obrigados a fugir do Afeganistão deixando para trás um punhado de armas modernas que, nem nos sonhos, os líderes Talibans poderiam um dia imaginar que teriam em seu arsenal de uma forma tão fácil….
Enfim, pontos de vista!

Dario Nicolau
Dario Nicolau
1 ano atrás

Ei n perdi o meu tempo lendo essa narrativa americana em um festival de esteira e mentiras jornalística medíocre.
A Rússia não usou nem 10% do seu poder militar, (está usando munições e tanque da Briga união soviética. Guerreando com sucatas.
Mesmo assim tomou 17% do território ucraniano que é a região mais rica a Ucrânia que já é um país de pobreza abaixo da linha da miséria e e o país mais corrupto da região a Ucrânia é o Brasil da região, governado por corruptos.
A Rússia está lutando contra trinta nações europeias e mais os EUA.
Mesmo assim está dando uma coça nos imperialistas europeus e americanos.
Queria eu que o nosso Brasil tivesse um povo com aea coragem e patriotismo dos russos.
A mídia comandada pelo americanos distorcem tudo a ordo tempo.
Quem perde guerras são os Américanos!!
Perderam no Vietnã, no Afeganistão, o Iraque ..só ganham guerras nos filmes de mentirinha.

Felipe
Felipe
Responder para  Dario Nicolau
1 ano atrás

Deixa eles acreditarem nas baboseiras deste texto. Tudo isso é pra encher linguiça pra desviar o foco da fracassada “contra-ofensiva” e dos storm shadow que foram filmados sendo abatidos e recuperados pela Russia, além dos Leo2A6 cuja blindagem não aguenta nem o impacto de um mini drone chamado Lancet.

Nei
Nei
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Outro fã, chorando as mágoas.

Vocês não tem a capacidade de ler ou escutar opiniões do outro lado, isto é fato.

Nei
Nei
Responder para  Dario Nicolau
1 ano atrás

Não perca tempo de ler e nem de fazer um comentário também. Sua opinião de fã, não importa.

“não usou nem 10%”, isso é papo de fracassado.

Augusto
Augusto
Responder para  Dario Nicolau
1 ano atrás

E aonde estava os outros 90% do seu poder militar quando os Wagner estavam a 200km de Moscou?

Cassini
Cassini
1 ano atrás

O dia que vermos os EUA, sancionado economicamente por anos, invadir sozinho um país e receber a oposição de outros 30 países, através de apoio militar ao inimigo e sanções econômicas, poderemos comparar com a Rússia na guerra da Ucrânia. Até lá é só especulação.

Zeca
Zeca
Responder para  Cassini
1 ano atrás

E quem sancionaria os EUA? O seus poderio é total, inclusive no aspecto econômico A Rússia não estava sancionada antes da guerra, ao contrário, alguns toscos europeus tentavam frear seus anseios militares através da integração econômica.

Augusto
Augusto
Responder para  Zeca
1 ano atrás

E por isso os EUA são uma superpotência e os Russos não. Alguns aqui realmente não entenderam o texto.

Magaren
Magaren
Responder para  Cassini
1 ano atrás

A russia já sanciona os EUA há tempos, lógico que o efeito é nulo.

José Martins
José Martins
1 ano atrás

Sem paixões ou torcidas, alguns pontos são visíveis.
1 – a Rússia demonstrou falta de treinamento ou coesão durante algumas etapas deste guerra, que prejudicaram a conquista de seus objetivos
2 – poucos países conseguiriam manter essa guerra visto que a Ucrânia tem sido sustentada militarmente pela Otan, senão já tinha caído.
3 – A Rússia está pagando e vai pagar um preço elevado, muitas vidas perdidas, prejuízo financeiro e posteriormente o abalo moral da tropa e do País.
4 – o território ocupado não é grande, alguém calculou mal ou houve falta de coordenação durante os primeiros momentos da guerra.
5 – Putin está mais enfraquecido, isto é claro, o poder imaginado da Rússia não era tão grande assim, percebeu que estavam doutrinados e em grande parte equipados como na década de 80.
6 – Não houve retaliação na rebelião da Wagner para evitar uma guerra civil.
7 – Tirando o fator nuclear que ninguém está disposto a pagar o preço, novos ou velhos a Rússia possuí artefatos Nucleares, se a Otan entrasse realmente na Guerra de forma direta, tomava a Rússia, exceto se ela tivesse apoio também da China e seus vizinhos.

Torço para fim desta guerra o mais rápido possível.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Se a Rússia é fraca, por que não retomam a Crimeia? o que eu vi foi só armas ocidentais queimando. Notem que a primeira contra-ofensiva ucraniana ainda recuperou alguma coisa, ainda que às custas de muito equipamento e vidas humanas (o que não compensa, pois território vc recupera, vidas humanas, não). Mesmo assim, ainda recuperou. Já essa segunda ofensiva, feita com equipamentos ocidentais, foi um fiasco ainda maior: perdeu vidas humanas e equipamentos e nem sequer recuperou território, para poder fazer a propaganda.

Monarquista
Monarquista
Responder para  100nick-Elã
1 ano atrás

Verdade, essa fiasqueira ocidental, onde os abrams, os F-16, os F-35, os Tomahawk… não serviram pra nada…

Agora sério, se com equipamento de segunda linha, na mão de um país sem treinamento segurou os russos, e na fronteira da própria Rússia, tu acha que os russos teriam chances contra os equipamentos de primeira e operados pelos bem trinados exércitos ocidentais?

Fiasco é a “segunda potência” não conquistar um país em suas fronteiras e agora se vangloriar de nacos de território conquistado.

Nei
Nei
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Abrams antigos, Leopard antigos (nenhum tanque é invencível). Onde F-16, F-35 não serve pra nada?

Nem na Ucrânia ainda estão!

Seu comentário é puramente visionário, especulativo.

Nei
Nei
Responder para  100nick-Elã
1 ano atrás

Se você só viu isso “arma ocidentais queimando”, está com problemas. Procure um oftalmologista urgentemente e abra sua visão para um mundo, longe da propaganda russa.

PACRF
PACRF
1 ano atrás

O Brasil não é citado no texto. No entanto, a relevância geopolítica de nosso país não pode ser desprezada, pois tanto a Rússia quanto a Ucrânia continuam nos cortejando por apoio.

Rocha
Rocha
1 ano atrás

Na verdade, o urso mostrou ser um pavão, e o grande líder, mestre enxadrista putin l (minúsculo mesmo), um fanfarrão fujão!

António Rodrigues
1 ano atrás

John McCain em 2014 de que a Rússia era “um posto de gasolina disfarçado de país” .

O problema foi esse, fornecedor duma europa inteira de gás e petróleo o estado russo ameaçou sempre os países europeus com isso, a Alemanha estava com medo que a sua economia fosse seriamente afetada.
Mas quais gemios desavisados, mesmos agora, continua o negócio.
Outro aspecto é o nível de atrito entre os grupos dentro do círculo do Kremlin, faz lembrar o do adolf todos querendo o seu quinhão de glória.
A população russa que pela calada tenta sobreviver a uma guerra que nunca quis.
Os oligarcas com interesses na Ucrânia que enganaram o Kremlin, com corrupção, inventou um estado fraco pronto a ser colhido pela Rússia.
Tudo isso para fomentar o que está á vista, uma guerra sangrenta sem um fim á vista.
Se o estado russo fosse forte no seu exército para que precisava da Wagner.. e os seus mercenários?

Rafael
Rafael
1 ano atrás

Uma matéria de um cara dos Estados Unidos, esperaríamos o quê? Seria a mesma coisa se lermos as matérias do Sputnik. Não tem análise isenta. No início a Rússia errou em algumas coisas. Uma que o Putin não é besta, sabe que se atacar Kiev vai derramar muito sangue. Outra coisa que vemos que nessa guerra as baixas civis são pequenas. O objetivo da Rússia não é conquistar a Ucrânia, o objetivo é que a Ucrânia não entre na OTAN. O problema do cara fakar que superestimaram a Rússia e fazer o contrário, subestimar a Rússia. A Rússia “guarda” o que tem de bom pra OTAN. Se o Putin usar força total contra a Ucrânia, aí perde apoio interno. Enquanto a Rússia faz bombas 24 horas por dia, Europa e EUA fazem conteúdo em redes sociais.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Rafael
1 ano atrás

Você acredita realmente nisso?

A Ucrânia foi recusada na Otan em 2008, e até a invasão russa, a Alemanha e Turquia deram ênfase a essa recusa. E de rebote com a invasão, a Finlândia entrou. E aí? A Finlândia, com mais fronteira ainda com a Rússia, pode entrar sem problemas?

Se o Putin não usou força total e a está guardando para a Otan, por que não tinha ninguém pra se opor ao Wagner?

E a Otan ameaçou alguma vez atacar ou invadir a Rússia, para os russos terem que manter reservas para esse cenário?

As desculpas de vocês não fazem sentido algum.

Rafael
Rafael
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

O que o EUA e Europa não entendem é que a Rússia não vai arredar o pé da Ucrânia e que não precisa entrar em guerra total com a Ucrânia pra alcançar os objetivos. A Ucrânia é uma planície, todos os ataques que a Russia (ou União Soviética) sofreu vindo de oeste, passou pela Ucrânia. Atacar pela Finlândia é mais difícil, tem florestas e gelo. Além disso, a Ucrânia é a região da formação do povo eslavo e a Rússia nunca vai deixar isso com o “inimigo”. Todos que menosprezaram a Rússia se ferraram.

Ricardo
Ricardo
Responder para  Rafael
1 ano atrás

Um adendo sobre essa questão de formaçaõ dos eslavos: sim, o território onde hoje é a Ucrânia constitui a região onde os eslavos surgiram, a partir da qual migraram para diferentes regiões do Leste Europeu, Balcãs e a própria Rússia.
O curioso é que os nacionalistas ucranianos da linha do Stepan Bandera usam isso para mostrar superioridade racial sobre os russos, pois estes seriam, segundo eles, descendentes de eslavos vindos da Ukrania misturados com povos da Ásia quando da expansão eslava para o território eurasiático. Os ucranianos seriam “puros” e os russos mestiços inferiores.
Sem querer entrar na validade dessa teoria, quem já conviveu um pouco com os dois povos percebe mesmo que os ucranianos são etnicamente muito mais homogeneos que os russos

Nei
Nei
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Perfeitamente colocado, desculpas esfarrapadas, igual a própria Rússia faz.

Nei
Nei
Responder para  Rafael
1 ano atrás

Acho que você está vendo muito Sputinik mesmo.

Rafael
Rafael
Responder para  Nei
1 ano atrás

Daqui a pouco você vai escrever que a contra-ofensiva é um sucesso. Aí não posso contra-argumentar.

Nei
Nei
Responder para  Rafael
1 ano atrás

A contra ofensiva está correndo, com mais vitórias ao ucranianos do que para os russos, mas claro ao custo de muitos equipamentos e material humano. Quanto as retomadas de terras, com os russos tendo feito defesas em camadas, é obvio que não vão recuperar terras roubadas na velocidade da outra contra ofensiva.

Vitor
Vitor
1 ano atrás

Tem muito chão e lenha para queimar nessa guerra teóricos e acadêmico não acertam previsão.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Segundo o articulista, o exército russo é um tigre de papel e a China é impotente diante do poderio da OTAN… Uma nação comandada por um velho gagá, que vive tomando tombo e não diz coisa com coisa; e uma Europa, cuja produção militar é pífia e seus dirigentes são objeto de piada, realmente dá para se fiar nisso aí que foi escrito! Então, devemos assimir a primeira atitude pró-ativa: tomar uma providência com relação aos incêndios na França, afinal, segundo Macron, “pertence a todos nós”…

Monarquista
Monarquista
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Segundo o articulista, o exército russo é um tigre de papel e a China é impotente diante do poderio da OTAN…”

Onde tu leu isso? Põe ai pra nós.

Arthur
Arthur
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Se é só isso que não compreendeste, então concordas com o resto…

Nei
Nei
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Ele imagina as coisas, só pode.

Vai lá fazer parte dos quadros de soldados russos Arthur.

O velho gaga foi eleito, assim como um cachaceiro e corrupto em outro país.

Paulo
Paulo
1 ano atrás

Uma retórica especial para que reza para pneu.

Filipe
Filipe
1 ano atrás

Está muito fragilizada a Rússia, por isso a OTAN implantou uma zona de exclusão aérea na Ucrânia 🤡. Poder de verdade é passar anos no Afeganistão lutando contra rebeldes de Ak e chinelo e sair de lá as pressas kkkkkkkk, isso que é poder!

Magaren
Magaren
Responder para  Filipe
1 ano atrás

Concordo, aquela guerra do afeganistão contra URSS não foi fácil

Bosco
Bosco
Responder para  Magaren
1 ano atrás

10 anos de labuta e saíram chutados.

Filipe
Filipe
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Verdade, os C17 decolando as pressas era tudo organizado 🤡. Vietnã um fiasco, não que a guerra não era de conquista, balela, a ideia era derrubar o Regime Norte Vietnamita e unir o Vietnã com um governo do Sul aliado as interesses americanos. O final já sabemos, helicópteros decolando as pressas e sendo jogados de porta aviões 🤣. Organização é tudo. Força aí na torcida, já já a coléra ou falta de munições acaba com a Rússia, ou as sanções ocidentais acabam antes 🤡🤣, falando nas sanções que belo sucesso 👏🏻👏🏻👏🏻.

Augusto
Augusto
Responder para  Magaren
1 ano atrás

E olha que pelo menos no papel a URSS ainda era uma superpotência no começo dessa guerra, kkkkk.

Felipe
Felipe
Responder para  Filipe
1 ano atrás

Verdade ….e um poderoso grupo baseado em porta-aviões americano acaba de adentrar no Mar Negro pelo estreito da Turquia (que é da Otan) e vai lá facilmente recuperar a Crimeia para a Ucrania.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Filipe
1 ano atrás

E como vai os céus da Ucrânia? Dominados pela Rússia?

Poder mesmo é o russo: não conseguindo conquistar um país que usa armas de segundo escalão na sua fronteira, não ter ninguém pra lutar contra um grupo rebelde e dar anistia para esses mesmo que quase chegaram na capital, ver seus jovens fugindo…

Poderosa demais!

Vitor
Vitor
Responder para  Filipe
1 ano atrás

Aquela cena de afegãos em fuga no trem de pouso do cargueiro militar yanque … foi o ápice do poderia da Otan.

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  Vitor
1 ano atrás

O ápice do poderio russo seria o Cruzador Moskva no fundo do mar? ou os bandidos do Wagner nas portas de moscou? Esclarece aí

Nei
Nei
Responder para  Filipe
1 ano atrás

A zona de exclusão é tão real, que a Rússia não voa mais lá!

Magaren
Magaren
1 ano atrás

Triade do mal só pode ser render mesmo.

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Que texto medíocre, cheio de achismos e baseado amplamente no duvidoso domínio da mídia ocidental sobrepujando os fatos reais desta guerra.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Quais fatos reais? Cite-os.

Nei
Nei
Responder para  Felipe
1 ano atrás

????

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Fatos reais? Que tal usando T55 de 1948? ou que o wagner group quase derrubou o imperador? Talvez os Moskva apodrecendo no fundo?

Rick
Rick
1 ano atrás

Muito bem escrito.

Jagderband#44
Jagderband#44
1 ano atrás

“Por nenhuma métrica a Rússia pode ser considerada uma grande potência econômica ou tecnológica.”

  • chora na cama tonho, é mais quentinho.
Jagderband#44
Jagderband#44
Responder para  Jagderband#44
1 ano atrás

Mas o foco é o seguinte: a Rússia NÃO é uma potência econômica; dito isso, tudo que vem depois, seja domínio tecnológico, militar, desenvolvimento social e etc não se sustenta.
Rússia virou um capacho chinês e seu povo está fadado a ser miserável por muito tempo.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Jagderband#44
1 ano atrás

comment image

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Jagderband#44
1 ano atrás

Esse texto é bem questionável.
Existem áreas de alta tecnologia que os russo são considerados muito bons.
Área espacial, área nuclear, aeroespacial, etc.
Da mesma maneira um país que possui um PIB PPC equivalente ao da Alemanha e bem maior que o do Reino Unido ou França, também pode ser classificado como uma potência econômica, ainda que fique distante dos EUA e da China.

Jagderband#44
Jagderband#44
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Concordo contigo até certo ponto.
Obviamente alguns países são desenvolvidos em determinados campos, e a Rússia faz parte disso sim.
Só falta um detalhe em tudo isso: a Rússia não conhece o significado da palavra democracia, nunca conheceu.
“Ah! Mas a China é desenvolvida, e não é democrática (ao modo ocidental)”.
Bom, até onde sabemos a China tenta tirar o seu povo da pobreza, e parece que consegue algum sucesso nisso, pois estimam que 400 milhões de pessoas já são uma classe média por lá.
A Rússia não faz questão nenhuma disso. Apenas concentra sua riqueza no eixo moscou – são pedroburgo.
Estão muito longe de qualquer coisa, sendo governados por uma, digamos, gang.
Sabe aquele garoto que apenas herda as armas do pai?
É mais ou menos por ai.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Luís Henrique
1 ano atrás

Sim… Desde que seja um país ocidental e que esteja sob o guarda chuva dos EUA.

Augusto
Augusto
1 ano atrás

O autor não disse que a Rússia era fraca, ele disse que a mesma não pode ser considerada como uma grande potencia militar.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
1 ano atrás

No outro extremo, expôs a fragilidade dos serviços de inteligência, que até fevereiro de 2022 relatava o oposto do que descreve o presente texto. Serviços de informação formados pelos 5 olhos, etc…
Se não houvesse fornecimento maciço de meios dos mais abrangentes pela Otan, a resistência da Ucrânia teria sido a mesma?

Augusto
Augusto
1 ano atrás

Estava indo bem até chegar a tríade do mal, kkkkk.

Charle
1 ano atrás

O trecho: “sua economia era alimentada pela extração de recursos, e não pela manufatura”. Me lembro de um país ao sul do Equador.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Realmente o cara tem muita imaginação, bem não poderia ser diferente afinal esse é sentido do Foreign Affairs “Haverá numerosos colaboradores estrangeiros, mas o fato de que o interesse e o lucro do leitor americano são a primeira consideração não será esquecido.”

Alfa BR
Alfa BR
1 ano atrás

A Ucrânia nunca teve um milhão de militares.

sergio
sergio
1 ano atrás

Eu adoro essas analises;
“Se a Ucrânia possuísse algo próximo do arsenal que possui hoje – com sua gama de armas modernas padrão da OTAN – os militares russos já teriam sido completamente derrotados.”
Certo, então me explique, por que hoje, quase um mês apos o inicio da contra ofensiva Ucraniana as forcas Russas ainda não foram como ele diz ” completamente derrotadas ” ?

Alecs
Alecs
1 ano atrás

Já li diversas matérias muito boas aqui na Triologia, mas essa é realmente espetacular! Análise isenta e muito bem colocada. Se tivesse que eleger a melhor matéria já publicada na Triologia escolheria essa. Parabéns aos editores!

Flávio Freire
Flávio Freire
1 ano atrás

Texto bem passional. Se fosse verdade, os US bonzinhos teriam ganhos todas guerras depois da 2aguerra. Não foi isso q aconteceu no Vietnam, Afeganistão. Ganhou lá em Granada. E outra Alemanha e Japão foram emasculados no pós guerra.

Tom
Tom
1 ano atrás

Se a guerra seguir indefinidamente no mesmo ritmo (sem destruição em massa) então o que acabará primeiro? Pólvora Ucraniana, Soldado Ucraniano, Pólvora Russa, Soldado Russo?