‘O regime criminoso de Kiev cometeu um ataque bárbaro a objetos civis’, diz autoridade russa sobre ponte atacada na Crimeia

96
Ataque ponte na Crimeia - foto via Reuters

Marcas em restos de artefatos indicam que as pontes foram atacadas e danificadas por mísseis Storm Shadow / Scalp

Segundo notícias publicadas pela Sputnik News, Reuters e BBC, as Forças Armadas da Ucrânia atacaram pontes na divisa entre a região de Kherson e a península da Crimeia, próximo à vila de Chonhar.

A nota da Sputinik enfatizou as palavras do governador interino Vladimir Saldo, publicadas no Telegram nesta quinta-feira de manhã: “O regime criminoso de Kiev cometeu um ataque bárbaro a objetos civis – pontes na divisa administrativa entre a região de Kherson e a Crimeia, perto de Chonhar. O pavimento nas pontes foi danificado. Não houve perdas humanas”.

Ainda segundo a Sputinik News, Saldo disse que Kiev quer intimidar residentes da região e promover pânico na população, mas não terá sucesso porque há alternativas ao tráfego entre as partes ligadas pelas pontes. De acordo com investigações preliminares, mísseis britânicos Storm Shadow foram usados no ataque e especialistas em desarmar bombas estavam examinando os locais. O governador da Crimeia, Sergey Aksenov, afirmou que o tráfego poderia ser reestabelecido em uma hora.

A Reuters, por sua vez, noticiou que investigadores russos afirmaram que quatro mísseis foram disparados na ponte por forças ucranianas, a partir de informes divulgados pela agência russa RIA. Segundo esses informes, os investigadores disseram que as marcas encontradas em restos de um dos mísseis sugerem que tenha sido fabricado na França.

A matéria da Reuters traz também declaração feita por Yuriy Sobolevsky, autoridade ucraniana da região de Kherson mantida em poder da Ucrânia: “O impacto psicológico nos ocupantes e no poder de ocupação é ainda mais importante. Não há lugar no território da região de Kherson em que eles possam se sentir seguros”, disse Sobolevsky no Telegram.

Na BBC, o destaque foi para outra declaração do governador interino Vladimir Saldo, que publicou fotos dos danos, afirmando que as duas pontes, paralelas, foram danificadas. Segundo Saldo, os mísseis utilizados foram os britânicos Storm Shadow, num ataque “ordenado por Londres”.

As pontes são a rota mais curta entre a Crimeia e a linha de frente no sul, além de ligação importante entre a cidade ocupada de Melitopol. As fotos postadas por Saldo mostram um grande buraco numa das pontes. Porém, apesar do governador ter dito que os reparos seriam feitos logo e que veículos poderiam usar uma rota alternativa temporariamente, outra autoridade russa, Nikolai Lukashenko, disse que os reparos poderão levar semanas.

Segundo a empresa de mísseis europeia MBDA, o míssil Storm Shadow (chamado de SCALP nas forças francesas) é lançado por aeronaves, tem longo alcance, sendo armado com ogivas convencionais.

Trata-se de uma arma desenvolvida para requerimentos exigentes de ataques pré-planejados contra alvos de algo valor fixos ou estacionários. A arma entrou em serviço na Força Aérea Real (britânica) e no Exército do Ar (francês) em 2003, com emprego real no Golfo, Iraque e Líbia.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

96 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Underground
Underground
1 ano atrás

Pelo jeito doeu mais em Moscou que na ponte.

Ademir
Ademir
Responder para  Underground
1 ano atrás

Esse ataque irritou a Russia porque demonstrou que a Ucrania recebeu a versão normal do Storm Shadow de 550km, não a de exportação limitada a 250 km. O missil foi lançado de uma distancia muito maior que 250 km, pois se fosse a 250 km, um Su-24 seria facilmente detectado e abatido bem antes de lançar o missil. Como o ocidente fala uma coisa, mas está escalando o conflito, haverá retaliação. Ainda nos destroços do missil, estava inscrições em francês, que indica que poder ser o Scalp ao invés do Storm Shadow.

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Ademir
1 ano atrás

Scalp e Storm Shadow são nomes diferentes para um mesmo míssil. A diferença é um ter nome em inglês e outro ser uma sigla em francês.

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
1 ano atrás

Podiam escrever em árabe, só para confundir os russos! 😀

Bosco
Bosco
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
1 ano atrás

Acho que o pessoal tá enganando a Storm Shadow com o Apache. Esse sim era um míssil diferente com função exclusiva de atacar pistas de pouso e o Storm Shadow/SCALP vem dele.

gari
gari
Responder para  Ademir
1 ano atrás

https://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_de_Controle_de_Tecnologia_de_M%C3%ADsseis
Tanto o reino Unido como a França são signatárias, não estão simplesmente rasgando o acordo? se não tiver nenhuma punição a isso, esse acordo deveria ser anulado logo.

Alecs
Alecs
Responder para  gari
1 ano atrás

Então vamos começar punindo a Rússia por vários tratados que ela assinou e não cumpriu. Começando pelo de devolução das armas nucleares da Ucrânia.

Bosco
Bosco
Responder para  gari
1 ano atrás

Gari,
O MTCR não chega a ser um tratado e não prevê punições a quem não o cumpra. É apenas um “acordo de cavalheiros” , com validade em estado de paz, onde os membros se comprometem a não transferir mísseis ou tecnologia de mísseis com mais de 300 km de alcance / 500 kg de carga útil para países que não tenham essa capacidade tecnológica.
A rigor a Ucrânia é um país que detém tecnologia capaz se construir mísseis com essas características e portanto os países que estão cedendo esses mísseis não estariam descumprindo o acordo.
Sem falar que num estado de guerra essa acordo não tem como ser seguido já que é questão de vida ou morte.

João
João
1 ano atrás

As crianças do teatro mandam lembranças, do além

Ademir
Ademir
Responder para  João
1 ano atrás

acreditou nessa que foram os russos mesmo? até aquela da estação de trem que encontram restos de misseis que são usados pela ucrania?

Adenat
Adenat
Responder para  João
1 ano atrás

Aquelas que o pessoal de Azov trancou nós porões para fazer de reféns e depois dinamitou o prédio?

Hank Voight
Responder para  Adenat
1 ano atrás

Parabéns por vir aqui repetir as mentiras do Putinstão

Jose
Jose
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

Ele não muda. É doutrinado pra isso.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Jose
1 ano atrás

Doutrinado? TB, mas acho que tem mais coi$$$as por trá$ do apoio cego.

Victor F
Victor F
1 ano atrás

Hum… atacar pontes que servem como via logística do inimigo é crime de guerra e coisa de “regime bárbaro” porem atacar instalações civis em cidades a centenas de km de distancia da linha de frente com misseis de cruzeiro e drones suicidas é tranquilo e tudo certo né Rússia?

Pontes são alvos militares validos, isso é normal, os Russos destruíram algumas quando estavam se retirando de Kherson para poder atrasar os Ucranianos, os Ucranianos destruíram algumas no começo da invasão para atrasar os Russos todas elas são alvos validos e ataque/destruição não deve ser considerado crime de guerra nem nada disso.

A propria materia diz que a ponte atacada faz parte do caminho mais curto entre a Crimeia e linha de frente ao Sul. logo é claro que o ataque visando atrasar a distribuição de suprimentos militares Russos.

Sinceramente esse choro patético das autoridades Russas toda vez que os Ucranianos respiram é algo extremamente patético.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Victor F
1 ano atrás

Ainda para mais vindo de quem destruiu uma barragem, ocupa e faz chantagem com central nuclear e ataca todos os dias, com mísseis, prédios civis, hospitais, escolas e teatros.

JClaudio
JClaudio
1 ano atrás

Nunca imaginei que o Putin e os generais russos fossem tão bundões. Todo dia traçam uma linha vermelha que a Ucrânia e OTAN ultrapassam sem acontecer nada. Ainda bem que a Rússia nunca entrou em guerra com os Estados Unidos. Tomariam uma surra que nunca sem precedentes. Em seis meses de guerra o comandante americano teria o Kremlin como quartel general. A impressão que temos é que o exército russo que perder a guerra. Por que o palácio presidencial não foi atacado, por que o Zelensky voa para cima e pra baixo sem ser incomodado, por que milhares de equipamentos da Otan e possivelmente tropas entram de forma tão fácil na Ucrânia? Se numa guerra o governante não tem coragem para fazer o que precisa ser feito para vencer, então, melhor ficar quieto.

AVISO DOS EDITORES: MODERE O LINGUAJAR.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo
Nilo
Responder para  JClaudio
1 ano atrás

Decisões de guerra não se toma usando os Bundões.
Quatro Storms caríssimos que deveriam ser utilizado em alvos militares como armazéns ou base na Criméia senão tomado decisões com Bundões.

AVISO DOS EDITORES: MODERE O LINGUAJAR.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

George
George
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Mas e o Kinzal que acertou a quitanda do seu Joseph?

Adenat
Adenat
Responder para  George
1 ano atrás

E foi justamente na hora que o Zaluzhnyi estava comprando batata para a sopa.
Coitado.

Bosco
Bosco
Responder para  George
1 ano atrás

Pelo amor de Deus, o Kinzhal não acertou a quitanda do seu Joseph. Foi um Kalibr que fez isso. Isso é fake news.
O Kinzhal acertou foi o armazém do Seu Ruslan.

Adenat
Adenat
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Aí, quem foi atingido foi o Budanov.
Acho melhor esses ucranianos mudarem de ramo.
Kkkkkk

Ademir
Ademir
Responder para  JClaudio
1 ano atrás

Esses alvos estão sendo poupados (a pedido dos EUA para a Rússia), até que a Russia já indicou que se a Ucrania escalar e atacar alvos dentro da Russia ou usar F-16 operados de fora da Ucrania, poderá atacar estes alvos.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Ademir
1 ano atrás

“A pedido dos EUA” kkkkk, conta outra piada, muito boa essa última.

Pedro
Pedro
Responder para  JClaudio
1 ano atrás

Perfeito

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Seu Vladimir Saldo, deixe de mimimi, no Japão um buraquinho desses seria consertado em no máximo uma hora!

Mcruel
Mcruel
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

No Brasil em 3 anos…

Bernardo
Bernardo
Responder para  Mcruel
1 ano atrás

Ao custo de um Hospital.

Ademir
Ademir
1 ano atrás

Proximo alvo da Ucrania é atacar a usina nuclear de Zaporizhia, para culpar os Russos (já está sendo combinado com a midia)

Eromaster
Eromaster
Responder para  Ademir
1 ano atrás

As Forças da Ucrânia já atacaram essa usina várias vezes para tentar causar danos nuclear. Pior ainda, culpando a Rússia por esse ataques.

Hank Voight
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Mais um repetindo as mentiras do Putinstão

Eromaster
Eromaster
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

Porque é mentira? Rússia está controlando a usina, eles mesmo iriam atacar a usina que eles mesmo controlam?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Sim. Obviamente que não quer ceder às pressões internacionais de entregar a central à agencia da energia nuclear.

E fizeram ataque de false flag, como o foguete que deu um volta de 180ª vindo das linhas Ucranianas…

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Não, são os Ucranianos, que querem tornar, uma área gigante do seu próprio país inabitada por séculos, claro.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

Mas para acreditar no que dizem, ou têm muita ingenuidade ou falsidade.

Rogério
Rogério
Responder para  Rui Mendes
1 ano atrás

Recebem por isso.

Bosco
Bosco
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Mas a culpa é da Rússia aconteça o que aconteça na usina nuclear. Ela invadiu a Ucrânia e essa é a causa primária do que está acontecendo. O resto é consequência.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Ah então os inocentes meninos ucranianos não sabem que uma ataque a uma Usina Nuclear pode matar milhares de pessoas ??

Bosco
Bosco
Responder para  LUIZ
1 ano atrás

Sabem tanto quanto o inocente Putin de atacar e matar milhares de pessoas atacando e invadindo um país.
Morrer de Kinzhal ou de contaminação radioativa da na mesma.

Hank Voight
Responder para  Ademir
1 ano atrás

Se você já está antecipando o próximo crime de guerra do Putinstão é porque a coisa está feia…rs!

Satyricon
Satyricon
Responder para  Ademir
1 ano atrás

Mentira
Segundo a agência atômica internacional IAE Um único reator dessa usina é mantido em estado latente (hot shutdown), sendo todos os demais reatores desligados (cold shutdown). A diferença entre a primeira e a segunda condição é que essa ainda requer a atuação do sistema de resfriamento. Teme-se que a Rússia tenha colocado explosivos nesse sistema de resfriamento, aguardando a retomada pelas FAU, para detoná-los, causando uma (outra) catástrofe sem precedentes.
Qual o motivo da Rússia não ter colocado TODOS os reatores em cold shutdown, acho que todos nós sabemos…

ALISON
ALISON
Responder para  Satyricon
1 ano atrás

Pq ele gera energia necessária as áreas proximas… Dãããããããããããããããã!

Rogério
Rogério
Responder para  ALISON
1 ano atrás

Em hot shutdown nao fornece energia p/ lugar nenhum!

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Estuprar mulheres ucranianas é normal para Putin, destruir a ponte que abastece o inimigo é bárbaro.

Magaren
Magaren
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Estou enojado!

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Russo, acima de tudo, é fiasquento. Tanta firula por conta desse buraquinho. Porque não alardeia que a ponte caiu, ficou em pedaços, desabou, escafedeu… Ainda por cima é menor que as “panelas” nas estradas aqui do sul. De lambuja, façam um poster gigante desse “furúnculo” e tirem fotos ao lado. Pô meu, tudo bem que é guerra, mas tem que ter um certo “élan” de vez em quando…

Atirador 33
Atirador 33
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Esses Ucranianos possuem um poder de destruição fora do comum com esses misseis, vários deles atingiram a BR364 entre Rondonópolis e Cuiabá no Mato Grosso, porém por aqui, ao julgar pelos buracos, os misseis carregavam carga plena de explosivos.

Jose
Jose
Responder para  Atirador 33
1 ano atrás

Rapaz. Desculpem os moderadores pelo off topic, mas a situação da nossa malha rodoviária é triste.

Atirador 33
Atirador 33
Responder para  Jose
1 ano atrás

Triste não, depressiva seria a classificação correta. No MT os buracos são caminhos, que tem que passar por eles como se fossem uma lombada.
É lamentável, e essas rodovias são administradas por concessionarias, logo, são pedagiadas.

Jose
Jose
Responder para  Atirador 33
1 ano atrás

Verdade.

Ademir
Ademir
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Pois é, também esperava mais do Storm Shadow…era pra derrubar a ponte, mas só fez esse buraquinho.

Bosco
Bosco
Responder para  Ademir
1 ano atrás

Eu esperava mais era do S400 que deixou ele passar.
Em relação ao efeito explosivo, o Storm Shadow tem uma ogiva própria para penetrar bunker subterrâneos, explodindo dentro, denominada ogiva BROACH, composta por uma carga moldada que abre passagem para um petardo blindado explosivo que explode após parar.
Pontes são alvos difíceis por serem “vasados”.
Para derrubar uma tem que atingir os pilares em pontos críticos com vários mísseis.
*Um ogiva HE integral de 1000 lb como a de um Tomahawk ou JASSM causaria mais danos à superestrutura que uma ogiva tipo BROACH.
O ideal seria uma bela de uma bomba Mk-84 de 2000 lb.

Alecs
Alecs
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Pensei a mesma coisa, Bosco. Se passou e o S400 tava dormindo imagina quando forem bombas lançadas de F-16s F-18s, o estrago vai ser maior e, provavelmente, em tropas russas. Em algum momento vai acontecer.

Adenat
Adenat
1 ano atrás

Ataque midiático que não ajuda em nada o massacre que a Ucrânia está sofrendo.
De mais, é só chamar a equipe Tapa Buraco da Prefeitura de lá.

Hank Voight
Responder para  Adenat
1 ano atrás

_________________, enquanto você vem bravatear aqui a Ucrânia vai paulatinamente apertando a logística russa seja atacando depósitos de munição, seja atacando alvos vitais para o transporte de homens e suprimentos tal como a referida ponte.

E enquanto isso você segue repetindo as mentiras do Putinstão.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTERIORMENTE.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jose
Jose
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

Enquanto ele escreve as pérolas do mundo da lua dele e do ídodo hitler russo, os combates vão acontecendo e os criminosos de guerra vão levando é chumbo.

Já romperam as linhas em Robotyne e segue….

https://twitter.com/NOELreports/status/1671934617480314898

Ademir
Ademir
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

Não é o que está aparecendo no noticiario…parece que uma tal contra-ofensiva fracassou

Hcosta
Hcosta
Responder para  Ademir
1 ano atrás

Diziam o mesmo antes das ofensivas Ucranianas…

A prudência é uma virtude.
Se há algo que esta guerra ensinou foi como as expectativas dos apoiantes de Putin são muito desfasadas da realidade.

Bosco
Bosco
Responder para  Ademir
1 ano atrás

O que sabemos de fato e sem nenhuma dúvida é que a Rússia não chegou a Kiev em 15 dias. O resto é especulação e achismo, sem falar que algo só acaba quando termina , e essa contraofensiva está longe de terminar.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Adenat
1 ano atrás

Tapa buraco???
E a estrutura interna de aço, que rebentou, pois é só tapar, claro.

Glasquis7
1 ano atrás

“O regime criminoso de Kiev…”
Disse o regime russo enquanto invadia CRIMINOSAMENTE um país soberano e assassinava a sua população.

Nilo
Nilo
Responder para  Glasquis7
1 ano atrás

Boa tarde.
Resumindo (sem mimimi): Alegando que Bolívia não cumpria contratos Chile toma território que dava saída a Bolívia para o mar e parte de território do Peru.
Chile não relativiza sua Soberania até hoje rsrsrsrs

Glasquis7
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Para vc se localizar na história:

O Chile nasce de forma emancipada nos territórios que comprendem a Capitania Geral do Chile que delimita ao norte com o Virreinato do Peru e ao Oeste com o Virreinato de la Plata.

Esta emancipação ocorre em 1.810.

A Bolívia, que não existia em nenhum mapa, foi criada por Sucre, em honor a Simon Bolívar (daí o seu nome Bolívia), em 6 de Agosto de 1825, (15 anos depois da declaração territorial do Chile) e toma pra si, territórios do Chile, do Virreinato del Peru e do Virreinato del la Plata numa região conhecida como Alto Peru. e se adjudica unilateralmente territórios chilenos costeiros que passariam a ser negociados em alguns tratados dos quais destacam dois. O de 1866, que foi quebrado pela Bolívia obrigando a forjar um novo tratado o de 1874 que veio a ser novamente quebrado unilateralmente pela Bolívia que, amparada num acordo militar secreto junto ao Peru e que também negociavam a entrada de Argentina e do qual o Chile soube graças à oportuna e solidária ação da Chancelaria do Brasil, Se sentiu no direito de tomar pra sim as Salitreiras chilenas estabelecidas nos territórios em questão (como fez com a PETROBRAS) só que o Chile, pra evitar que a Bolívia leiloa-se estas propriedades, desembarco em Antofagasta, até então território em disputa, um total de 400 militares ao que a Bolívia respondeu com a declaração de guerra trazendo ao Peru e à argentina juntos para o conflito.

Pra evitar uma guerra em 3 frentes, o Chile negociou com a Argentina as reclamações de propriedade da Patagônia Ocidental cedendo-a definitivamente esses territórios. Isto permitiu que o Chile pudesse concentrar seus esforços de guerra no norte.

A Bolívia se rende ante Chile na guerra ela mesma declarou, no primeiro ano de conflito e abandona o Peru à sua própria sorte. 3 anos depois, o Chile marcharia vitorioso em Lima. Este conflito já tinha acontecido antes, em 1837, Chile contra a Confederação Peru Boliviana que tentava subjugar o Chile mas que, também foi vencida pelos chilenos.

Gostaria de anexar algumas fotos dos mapas da Capitania do Chile para o senhor mas não consigo.

Agradeço a sua provocação pois me permite deixar em evidência estas passagens da história do meu povo que historicamente tem enfrentado inimigos poderosíssimos, muito superiores ao Chile mas que, abençoado por Deus, tem vencido a todos, TODOS sem pedir aliança de ninguém.

Meu povo venceu a invasão do poderoso Império Inca, do poderoso Império Espanhol na guerra pela sua Independência. Venceu a Guerra de Independência do Peru, posteriormente enfrentou e venceu a Espanha na Guerra de retomada Espanhola, e venceu ao Peru e a Bolívia juntos nas duas oportunidades antes mencionadas.

Mais uma vez, muito obrigado pela sua provocação. Lembrar e dar a conhecer os fatos heroicos dos meus antepassados me enche de orgulho.

Por isso, por que conheço a minha história e a amo, sou um amante da minha Pátria.

Glasquis7
Responder para  Glasquis7
1 ano atrás

Tudo isso sem mimimi.

fjuliano
fjuliano
1 ano atrás

Quantos não vieram sedentos de ânimo achando que era a ponte construída depois da libertação da Criméia em 2014 e se deparam com uma pontezinha entre Kherson e Criméia, e um buraco que mal passa o próprio boneco de prateleira. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Hank Voight
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

A julgar pela irritação do Putinstão e pela fila que foi observada com a interdição da ponte mais uma vez você está errado Lustosa

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

Claro que estruturas em betão armado reforçado com aço no interior, como as pontes ou os hangares de aviões, o buraco é assim mesmo, basta lembrar da primeira guerra do golfo, só que os hangares depois de atravessar a estrutura, rebentam no interior do hangar e rebenta com tudo no seu interior, uma ponte grande como essa, o estrago que faz, é esse buraco, que atravessa o tabuleiro da ponte, mas depois de atravessar, é um espaço totalmente ao ar livre, logo, não têm como fazer mais estragos.

Satyricon
Satyricon
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

Calma, a hora dela vai chegar (de novo)

Hcosta
Hcosta
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

Sim, foi assim que começou na cidade de Kherson e todos sabem como acabou…

Quantas pontes existem a ligar a Crimeia a Kherson?
Já devia ter sido neutralizada há muito tempo…

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

Rebentou com o aço interno, não me parece um buraquinho, tem aí trabalho para dias, e claro, Putin vai mandar tapar só com alcatrão, para a fotografia, mas a estrutura de aço interna, já era.

Marcello
Marcello
1 ano atrás

Além de canalhas são mentirosos. Só vou comentar somente isso aqui para não me exceder. Slava ukraina.

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

Ness tipo de ataque, a Ucrânia costuma culpar a Rússia , mas com os destroços do Storm Shadow visível é difícil esconder o crime.

Ucrânia atacava a usina nuclear de Zaporizhia direto e culpava os russos para confundir a opinião pública direto.

Explodiram a barragem de Nova Kakhovka e culparam os russo, pior que a mídia compra a narrativa do Zé Lascado.

Hank Voight
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

E desde quando atacar uma ponte utilizada para movimentar soldados e suprimentos é crime de guerra?

Jose
Jose
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

No mundo deles é padrão isso. Nem adianta tentar explicar Hank.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Na verdade essa ponte nem deveria existir pois Criméia de acordo com a ONU é parte Ucrânia

deadeye
deadeye
1 ano atrás

Sujo falando do mal lavado

Jose
Jose
1 ano atrás

Que chororô. A Rússia crimonosa pode atacar o que quiser. Agora levar uns Storm Shadows na ponte pra dar problema na logística para continuação dos crimes não pode ?
Velho ditado : Chora na cama que é lugar quente.

Uma pena não ter destruído de vez a ponte…uma pena.

Slowz
Slowz
Responder para  Jose
1 ano atrás

Não é que só a Rússia pode atacar oque quiser, a Ucrânia também pode basta aguentar as consequências .. e é por causa dessas consequências que a OTAN tem cautela no que vai enviar pra lá ..

Monarquista
Monarquista
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Fora as armas nucleares, qual outra consequencia? Até agora a Rússia só se apoiou em armas nucleares.

Ah, e esse é o melhor lado de uma democracia: é desgastante atacar civis. Um presidente que manda atacar civis dá o primeiro passo para su fim ploitico. Mas um ditador pode e ai de quem falar contra isso.

Realista
Realista
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Até agora a Rússia só se apoiou em armas nucleares. ”

Até agora ela não usou e está massacrando os equipamentos de 30 países.

Engraçado que a ” Democracia ” foi a única a usar bombas nucleares contra civis.

Bosco
Bosco
Responder para  Realista
1 ano atrás

EUA utilizando bombas atômicas como arma de guerra mataram 200 mil pessoas inocentes de um país inimigo em estado de guerra.
“Rússia” utilizando a fome como arma política matou 10 milhões de civis de um país aliado em estado de paz

José
José
Responder para  Realista
1 ano atrás

Esta massacrando sim. Confia.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Está muito perto de F-16, para começar.

Profyler
Profyler
1 ano atrás

Os poderosos S400 e Pantsir, pra variar, dormindo….

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Quem entra chuva sabe que pode se molhar, fora isso, uma ponte é um alvo estratégico se não quiser que seja atacada tem que proteger, para a ucrânia não acrescenta nada no quadro geral, para os russos a resposta deve ser proporcional segundo seus critérios de ego machucado.

Glasquis7
Responder para  Nilton L Junior
1 ano atrás

Quem entra chuva sabe que pode se molhar”

O Putin está precisando de um guarda-chuvas maior… Bem maior.

Bernardo
Bernardo
1 ano atrás

Só eu acho que esses misseis estão sendo controlado externamente fora da Ucrânia? Pois pra mim seria uma loucura deixar na mãos dos ucranianos no atual momento imagina quantos milhoes ou bilhao talvez seria o preço de uma única unidade desviada tipo rumo ao Oriente! Estou ficando maluco?

RDX
RDX
1 ano atrás

Off:
O tal país europeu que está negociando com Israel a compra de tanques Merkava seria o Chipre.
Curiosamente, o Chipre opera 82 T-80 ex-Ucrânia.
Eu acho que em breve esses tanques retornarão ao arsenal ucraniano.

Silent Eagle
Silent Eagle
1 ano atrás

Vejam o Storm shadow passando suave pela bateria Pantsir ainda erraram dois míssil kkkk https://twitter.com/ukraine_map/status/1671970984214011910

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Com esse ataque os ucranianos cortaram uma das poucas ligações entre a Crimeia e o resto da Ucrânia. Essa era uma rota de abastecimento importante para as tropas russas que lutam no sul. Há indicação de que quatro mísseis Storm Shadow fizeram o trabalho. Mais uma demonstração da capacidade dos ucranianos de atacar profundamente o território controlado pela Rússia. Os russos não tem boas recordações do que aconteceu depois da destruição de pontes importantes. Segue a contra ofensiva …
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-strikes-key-bridge-to-crimea-hints-at-more-long-range-attacks

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 27/05/2023, o site The War Zone relatava que a contra-ofensiva ucraniana não começaria com ataques súbitos e simultâneos, mas que iria crescer ao ritmo das operações de modelagem. O preparo do campo de batalha poderia levar vários dias ou até mesmo semanas, buscando destruir linhas de abastecimento ou explodir depósitos de munições e/ou de combustíveis. Cada ataque atrás das linhas vai ajudar dificultar o abastecimento das forças russas na frente de batalha. A modelagem também funcionaria como uma peça da guerra psicológica e representaria mais um passo para que a artilharia ucraniana e as unidades mecanizadas iniciassem seus ataques. Os ucranianos nem de longe agem como os russos: 1) os ucranianos não substimam as forças russas; 2) os ucranianos não superestimam suas capacidades militares; 3) os ucranianos estão tirando o máximo proveito da ajuda militar ocidental e do treinamento de suas tropas pela OTAN. As forças ucranianas ganharam experiência em combate, ganharam equipamentos militares modernos e ganharam consciência do campo de batalha quase em tempo real. Podem ter certeza que: 1) cada cm2 de terra nas frentes de batalha está sendo esquadrinhado por satelites militares da OTAN; 2) cada ponto forte e, principalmente, cada ponto fraco das defesas russas está sendo estudado pelos militares ucranianos; 3) cada alvo russo está sendo cuidadosamente determinado, classificado e mapeado; 4) cada cenário de batalha está sendo exaustivamente simulado. A única certeza é que a modelagem do campo de batalha continua e as tropas ucranianas já começaram a se mover …
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-suspense-builds-as-counteroffensive-looms

Alecs
Alecs
1 ano atrás

Sputnik News? Fonte de m…

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Alecs
1 ano atrás

A matéria também tem como fontes a Reuters e a BBC. Escolha a que preferir.

Alecs
Alecs
1 ano atrás

A diferença entre as fontes da postagem é gritante. Enquanto a Sputnik News parece o Tonho da Lua falando abobrinha as demais passam informação.

Curioso
Curioso
1 ano atrás

O su-57 armado com o R-37 não deveria ser capaz de destruir os Mig-29, que estão lançando os Storm Shadow, a 400km? Imagino que deve ser muito perigoso para a Russia usar o Su-35 + R-37 perto dos SAMs fornecidos pela Otan, mas a capacidade furtiva do Felon deveria ser capaz de traze-lo para a área quente e cobrir quase todo o céu ucraniano, não?

Como os ucranianos ainda conseguem operar uma força aérea depois de mais de 1 ano de guerra?

Marcelo
Marcelo
Responder para  Curioso
1 ano atrás

O Mig-29 não consegue transportar o Storm Shadow. Esse míssil é muito pesado para ele. O Su-24M Fencer é o vetor do Storm Shadow. Tem foto desse avião de ataque transportando dois Storm Shadow sob as asas. Diferente do que os russos supostamente alegam, os mísseis de cruzeiro Storm Shadow, fornecidos pelos britânicos, estão atingindo os alvos russos na Ucrânia. Nenhum designer da Sukhoi OKB imaginaria que sua criação um dia carregaria mísseis de cruzeiro britânicos usados ​​para fazer ataques de precisão contra alvos russos.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-su-24-spotted-carrying-two-storm-shadows