Mapa - detalhe - MD Frances situacao guerra ucrania 19-21 jun 2023

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu que o progresso no campo de batalha tem sido ‘mais lento do que o desejado’ – confira esta e outras notícias sobre os últimos acontecimentos do conflito

Segundo o mais recente boletim do Ministério da Defesa da França a respeito da Guerra na Ucrânia, o progresso da contra-ofensiva ucraniana tem sido pequeno, embora os combates continuem ao longo de boa parte da frente de combate. Os mapas periodicamente publicados pelo MD francês costumam resumir com boa precisão a situação do conflito, desde o início da invasão russa, em fevereiro do ano passado. Desde o início da contra-ofensiva ucraniana, há cerca de duas semanas, até o último dia 19, os mapas mostravam a iniciativa ucraniana nos combates, apesar dos avanços serem pequenos. Porém a última atualização, referente aos acontecimentos entre dia 19 e hoje, mostraram um aumento da resistência russa aos ataques ucranianos.

Como as inundações ao sul de Kherson dificultam manobras naquela região, os principais movimentos são nas frentes nordeste, centro-leste e sudeste. Na frente nordeste, as tropas ucranianas da frente Koupiansk-Statove-Kremina têm sofrido com uma renovada atividade das forças russas, especialmente ao norte de Kupiansk. No centro-leste, as forças ucranianas que vinham ganhando terreno fizeram uma pausa tática no setor de Bakhmout, enquanto os russos passaram a contra-atacar a oeste de Donetsk. Já na frente sudeste, os combates continuam ao sul de Zaporizhia, com tropas da Ucrânia defendendo ferozmente vilarejos recém-conquistados, porém enfrentando linhas de defesa mais fortes da Rússia. Ataques de mísseis e drones russos prosseguem também na região de Kiev.

Rússia tem domínio ‘esmagador’, diz parlamentar japonês contra envio de armas à Ucrânia

Em entrevista à agência de notícias russa TASS, o parlamentar japonês Muneo Suzuki, ex-conselheiro  à época do primeiro-ministro Shinzo Abe, afirmou não ter dúvidas de que a Rússia possui “domínio esmagador” no conflito, ao comentar a contra-ofensiva ucraniana. Suzuki criticou a mídia ocidental, que vem reportando “avanços da Ucrânia” e “derrota russa”: “Por que essas notícias ignoram a realidade? O fato é que há pessoas que se beneficiam dessas notícias”, em referência a empresas de defesa e figuras da mídia que lucram com o prolongamento da guerra, “mais do que com vitórias ucranianas”.

Expressando opinião a favor de um imediato cessar-fogo, o ex-conselheiro japonês refutou os pedidos, feitos por alguns políticos do Japão, para que seu país forneça armas à Ucrânia: “O Japão é o único país do G7 que não está mandando armas letais. Trabalharei para que essa posição seja mantida”.

Ainda segundo a TASS, as forças ucranianas estão penando para fazer progressos desde o lançamento de sua tão esperada contra-ofensiva no início de junho. A agência divulgou afirmação do porta-voz do Ministério da Defesa Russo, general Igor Konashenkov, de que desde o dia 4 de junho cerca de 7.500 militares ucranianos foram mortos ou feridos em suas tentativas de atacar as posições russas nas regiões de Donetsk e Zaporizhia. E também a fala do presidente russo Vladimir Putin de que as tropas ucranianas não tiveram sucesso em virtualmente nenhum lugar.

Zelensky admite que progresso é lento: ‘Não é um filme de Hollywood’

Falando para a BBC logo antes de participar de conferência em Londres sobre a reconstrução da Ucrânia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky admitiu que o progresso no campo de batalha tem sido “mais lento do que o desejado”, fazendo uma comparação com a expectativa gerada pela contra-ofensiva: “Algumas pessoas acreditam que isso é um filme de Hollywood e esperam resultados imediatos. Não é. O que está em jogo são vidas humanas”.

O governo ucraniano alega que a contra-ofensiva recuperou oito vilas na região sul de Zaporizhzhia e em Donetsk, ao leste, e Zelensky afirma que o avanço não tem sido fácil porque as forças russas minaram cerca de 200 mil km2 de território ucraniano. “Apesar do que alguns desejam, o que incluem tentativas de nos pressionar, com todo o respeito, nós vamos avançar no campo de batalha do jeito que considerarmos melhor”, acrescentou o presidente ucraniano.

Sobre a possibilidade da Ucrânia ser admitida na OTAN, Zelensky que esse é um objetivo, ainda que o secretário da organização, Jens Stoltenbergm tenha dito que isso não estará na mesa no encontro da OTAN a ser realizado no mês que vem, na Lituânia. A respeito disso, Zelensky disse: “Stoltenberg conhece minha posição. Já lhe dissemos diversas vezes: não tirem o chão sob nossos pés”. (literalmente, em inglês, “Don’t knock the ground from under our feet”, o que em português pode combinar melhor com a expressão “não puxem o nosso tapete”).

O presidente ucraniano novamente aproveitou a ocasião para solicitar caças F-16, dizendo acreditar que o treinamento dos pilotos possa iniciar em agosto e que as aeronaves sejam entregues em cerca de seis ou sete meses. O objetivo principal da conferência, porém, foi a discussão sobre a recuperação da Ucrânia, especialmente sobre como o setor privado pode contribuir para reconstruir o país, cuja economia caiu mais de 29% em 2022. O Banco Mundial estimou que o custo dessa reconstrução e recuperação podem chegar a 411 bilhões de dólares. Entre diversas obras necessárias no curto prazo, como moradias, estão a descentralização da rede de energia e a reconstrução da represa de Kakhovka.

Sobre esta última questão, é interessante um contraste entre o que se fala na mídia ocidental e na mídia russa sobre a origem dos danos à represa. Enquanto no ocidente a mídia em geral mostre que não há conclusões sobre qual dos lados foi o responsável, embora enfatize a suspeita da Rússia ter feito o ataque, a principal agência russa é categórica:

“O trabalho para identificar os ucranianos responsáveis pela ruptura da represa de Kakhovka está caminhando”

Para a agência russa TASS, como seria de se esperar para um órgão oficial, não há discussão sobre qual país foi responsável. O texto é taxativo: “Na manhã de 6 de junho, as Forças Armadas da Ucrânia lançaram um ataque de mísseis na represa de Kakhovka, que resultou na destruição de válvulas das comportas, ocasionando uma incontrolável descarga de água”. Resta então identificar os culpados entre as autoridades ucranianas, segundo a agência, a partir das falas do  chefe do comitê investigativo russo, Alexander Bastrykin: “Diversas análises forenses estão sendo realizadas. Membros dos grupos armados ucranianos, responsáveis por esse crime, estão sendo identificados.”

Segundo Bastrykin, investigadores e especialistas forenses já examinaram o local e “o dano foi documentado”, sendo que o esforço atual é contabilizar o dano sofrido nas áreas povoadas e “documentar suas graves consequências”. Além da morte de 38 pessoas e hospitalização de 115, um risco pontuado pela TASS é que o canal Norte da Crimeia possa ficar raso demais. O porta-voz da presidência, Dmitry Peskov , descreveu o fato como um “ato de deliberada sabotagem pelas forças ucranianas, e que o regime de Kiev deveria ser totalmente responsabilizado pelas suas consequências”.

Imagens de satélite mostram represa de Nova Kakhovka, em Kherson, Ucrânia. 05/05/2023.
Maxar Technologies/REUTERS

Alguns dos principais eventos do 483º dia da guerra, segundo a Al  Jazeera:

  • A Rússia lançou um grande ataque de drones em Kiev e outras cidades, segundo autoridades ucranianas, e os sistemas de defesa aérea derrubaram 28 de 30 drones Shahed utilizados (de fabricação iraniana).

 

  • O ministro do meio-ambiente da Ucrânia, Ruslan Strilets, disse que o colapso da represa de Kakhovka causou 1,2 bilhão de euros em danos e alertou que minas desenterradas pela inundação poderiam chegar a praias de outros países europeus.

 

  • A artilharia russa estaria atacando trabalhadores de resgate ucranianos que retiram lama das áreas afetadas na região de Kherson, segundo o chefe de gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak.

 

  • Autoridades russas na cidade ocupada de nova Kakhovka disseram que uma mulher foi morta e houve quatro feridos num ataque de drone da Ucrânia.

  • O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao ouvir sobre comentários do chefe da OTAN, Jens Stoltenberg, de que a organização não poderia permitir que a guerra na Ucrânia fosse congelada e Moscou ditasse os termos de acordo de paz, disse:  “Se a OTAN mais uma vez declara que é contra o congelamento, como dizem, do conflito na Ucrânia, então eles querem lutar”. Segundo a TASS, Lavrov exclamou: “Deixe-os lutar!”

 

  • O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que a Ucrânia planejou atacar a Crimeia (anexada pela Rússia em 2014) com artilharia HIMARS de longo alcance e mísseis Storm Shadow, alertando que Moscou retaliaria se isso acontecesse.

 

  • 800px-Vladimir_Putin_and_Sergey_Shoigu_-_Saint-Petersburg_2017-07-30_(1).jpg

 

  • Shoigu também afirmou que premiou com 1 milhão de rublos (cerca de 11.820 dólares) um soldado que destruiu um carro de combate Leopard na Ucrânia.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

121 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Emmanuel
Emmanuel
1 ano atrás

Não será um passeio e a Ucrânia vai perder o que resta de fôlego.
A Rússia conquistou aquilo que queria e não tem mais força para ir além disso e, a Ucrânia não terá força para reconquistar o que perdeu.
O resto é torcida organizada pró Putin e pró Zelensky.

Ano que vem terá eleição nos US e Biden não vai ganhar. Provavelmente será um republicano que ocupará a Casa Branca. Aí, game over para a Ucrânia. Zelensky sabe que sem Biden, ou outro democrata, a ajuda cessará, principalmente se o próximo presidente for Trump, caso não fique inelegível.

Zelensky tem até o ano que vem para reconquistar o que perdeu, por isso o seu desespero. Sem os US por trás para financiar a guerra contra os russos, a Europa seguirá no mesmo caminho e ele ficará de vez sozinho.

É uma guerra com prazo para acabar. Termina na próxima eleição americana. E Zelensky sabe disso.

MFB
MFB
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Esse nick você não usava faz um tempo. Tentando ter alguma credibilidade fingindo que é neutro?

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  MFB
1 ano atrás

Já vai começar uma briga inútil logo nos primeiros comentários?

Sugiro a todos que discutam os argumentos ao invés do que acham ou deixam de achar desse ou daquele comentarista.

Faver
Faver
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
1 ano atrás

Concordo Nunão.
Se um analista japonês que é do G7 tá falando que as coisas não são como divulgado em parte consideravel do Ocidente e dos outros países ocidentais é provável que a situação seja bem pior do que imaginam por estas bandas.

Kommander
Kommander
Responder para  Fernando "Nunão" De Martini
1 ano atrás

Nunão, o que tá acontecendo, por quê meus comentários não são liberados?

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG.

7 – Os comentários não são lidos e moderados pelos editores do site em tempo real. Tenha consciência do que escreve e da sua responsabilidade pelo conteúdo;

8 – Eventualmente, os comentários podem ser bloqueados pelo filtro automático do site ou pelo sistema Antispam. Caso seu comentário não seja publicado de imediato, aguarde que um editor do site o veja na lista de comentários bloqueados e analise sua liberação.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  MFB
1 ano atrás

???????

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  MFB
1 ano atrás

Não sei se você sabe mas já fiz criticas a Kings.
Mas se não sabia, fica sabendo agora.
Se atenha ao assunto.

Mirão
Responder para  MFB
1 ano atrás

Se ele fizesse um comentário descascando a Rússia você iria comentar isso também?

LUIZ
LUIZ
Responder para  MFB
1 ano atrás

Com nick ou sem o comentário é bem mais importante ne? O cara só falou verdades.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Não, a rússia não conquistou o que queria, male male conquistou o que deu pra fazer… e a ucrania também não está conseguindo reconquista o território que perdeu… qualquer pessoa com 2 neurônios sabe que essa guerra estúpida já entrou em um impasse a muito tempo…

Fabrício
Fabrício
Responder para  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Só conquistou o filé mignon da Ucrânia. Não bastando acelerou o processo de multipolaridade mundial. A guerra por procuração liderada pelos EUA mostrou o qnto a Rússia é forte militarmente, economicamente, geopoliticamente e socialmente. E não sou nenhum fan, simplesmente é o óbvio,

Monarquista
Monarquista
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

Forte militarmente: não conseguiu conquistar um vizinho;

Forte economicamente: Pib despencou 6%;

Forte geopoliticamente: virou vassalo chinês;

Forte socialmente: já tinha o maior indice de aborto, consumo de drogas, divórcio e violência doméstica da Europa. Agora vê fuga de jovens, prisão de opositores, morte de homens aos milhares… Forte mesmo hein?

Fabrício
Fabrício
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Militarmente: Não vou discutir o óbvio. O tempo será a resposta p ti.
Economicamente: Faça um comparativo com as outras economias. É mais justo. Apesar das milhares de sanções, não houve um debacle da sua economia. Muito pelo contrário. Novas rotas, novos modelos, novas perspectivas.
Geopoliticamente: Somente os vassalos dos EUA aderiram às suas fanfarrices.
Socialmente: Mais de 80% da população é a favor de Putin.

Leia a respeito da decadência da sociedade americana. Pode te auxiliar. Duvido, mas pode. Recomendo estudar sobre o Fentanil.

Jose
Jose
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

Na Alemanha nazista grande parte do povo idolatrava aquele ser. Hoje igualmente na Rússia.
O resultado ? Já vimos a História demonstrar…

Hank Voight
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

Mais uma vez aqui você apenas repete a propaganda russa Lustoza….

A Rússia mostrou que militarmente é um tigre de papel visto que lá em 2014 o anão do Kremlin afirmou que tomaria Kiev em 15 dias e já se passaram mais de 480 dias com o Putinstão empacado sem ganhar territórios e sofrendo uma contraofensiva sem falar é claro nas altíssimas perdas que sofreu (p.ex mais de 10.000 veículos blindados) sem falar que teve de importar drones da marcenaria Teerã, que por sinal perdem cada vez mais eficácia.

Esse papo de que “é preciso fazer uma comparação com outras economias” também não se sustenta viu!? o fato é que as sanções estão cobrando seu preço e o futuro é que a economia russa vai se resumir a ser uma mera exportadora de energia. E é exatamente por isso que vai se tornar cada vez mais vassala da China, que por sinal avança cada vez mais na Ásia Central, que sempre foi uma área de influência russa.

Por fim o fato do anão do Kremlin contar com o apoio de 80% não quer dizer nada socialmente, vide que Kim Jong Un tem o apoio de 100% dos norte coreanos e o país é uma porcaria.

Ciclope
Ciclope
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Vizinho com forte apoio da OTAN e com o segundo maior exertico europeu e com defesas anti-aeras de longo alcance, ao contrário de todos os países que a OTAN atacou nê.
A economia despencou apenas 6%, quando a OTAN dizia que cairia 20/40%.
Vassalo da China, realidade multipolar, se um lado te prejudica e você não quer abaixar a cabeça? Você vai para o outro.

Charles
Charles
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Monarquista, sem a Otan isso já estaria acabando. E a onde você viu que o PIB despencou 6%?

Slowz
Slowz
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

De tudo que vc falou a única verdade ai é o PIB que caiu 6% com todo tipo de sanções 🤣🤣🤣 nosfa..

(Fui até conferir e até os 6% que vc falou é mentira pqp kkkkkkkkk )

Maior consumidor de drogas é os EUA que inclusive morre 100 mil pessoas por ano de overdose ..

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Mas segundo o governo estadunidense, a culpa é dos países produtores de cocaína e de outros químicos…

Monarquista
Monarquista
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

Ah, conquistou o “filé mignon”: tudo devastado e com população em fuga…

Queria ter a arte de transformar fracassos retumbantes em vitórias gloriosas como vocês tem kkkkkkkkk

Ciclope
Ciclope
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Filé Mion sim amigo, são as terras mais produtivas, cheias de minérios. Fábricas e cidades, se reconstroe e população de repovoa.
Tu acha que aquele cara no meio da Sibéria não topar8a assumir uma fazenda na Ucrânia?

Ciclope
Ciclope
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

De fato, os Russos mostraram que com preparação, indústria militar própria, estoques adequados de munição e descentralização de mercados e um governo forte, as sanções econômicas de pouco ou nada valem.
Desde o começo eu falo que aquele papo da OTAN, de as sanções vai quebrar a Rússia, eles não vão conseguir fazer nem rojão de festa junina, era tudo balela, pois se não conseguiram dobrar uma ilha do Caribe, e um país do Oriente médio, iam fazer com a Rússia?

Adriano
Adriano
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

Concordo, inclusive houve artigos antes da guerra que falavam sobre a “fortaleza russa” uma ideia aplicada por Putin, provavelmente precintindo uma guerra híbrida contra o ocidente

mago
mago
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

Exatamente Fabrício! E vou mais longe; anotem à caneta! A tática russa é a mesma usada a 80 anos atrás. As forças russas estão intactas e se reforçando monstruosamente a cada dia que passa. Assim que as forças ucranianas estiverem totalmente exauridas, os russos esmagarão as poucas unidades que restarem e avançarão quase que livremente até as fronteiras da Polônia. Anotem aí. Isso não é torcida é análise lógica. E o mundo definitivamente será multipolar e o dólar deixará de ser a moeda internacional de troca (pelo menos a única). E que ninguém se engane. Foi tudo muito bem planejado por vários países que resolveram acabar com o domínio total dos eua. Anotem aí!

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  mago
1 ano atrás

Muitas perdas russas foram registradas: tanques, aviões, helicópteros, pessoal… E não dá para ignorar que as sanções prejudicaram a obtenção de componentes eletrônicos vitais. Mas de alguma forma estão conseguindo contornar este último.
E a reposição dos equipamentos perdidos não ocorre na velocidade adequada.

Hank Voight
Responder para  mago
1 ano atrás

“As forças russas estão se reforçando monstruosamente a cada dia que passa”

Impressionante como há quem se deixe lobotomizar pela propaganda do Putinstão

Hank Voight
Responder para  Fabrício
1 ano atrás

Lustoza, você não engana ninguém!

A propósito o conflito da Ucrânia mostrou exatamente o inverso da repetição da propaganda russa que você coloca aqui. E nem vou falar nessa bobagem de “mundo multipolar” na qual apenas Putin, seus macaquinhos como Lavrov e Celso Amorim acreditam

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

A Rússia queria o melhor da Ucrânia.
Já conseguiu.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Então por que avançaram pra Kiev? Só pra perder homens e equipamentos?

Ciclope
Ciclope
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Já foi falado várias vezes, a estratégia Russa eram duas, tomar o Dombas e derrubar o governo Ucraniano. Por isso uma ação em duas frentes, a frente de Kiev não estava indo bem, ficaram o Dombas.

Hank Voight
Responder para  Ciclope
1 ano atrás

Ou seja, o objetivo principal não foi alcançado. Aceite esse fato

Hank Voight
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

A cada dia que passa você precisa mudar a sua narrativa né ______

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

LUIZ
LUIZ
Responder para  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

A Rússia ja ta dentro da Ucrânia. Ela não precisa avançar. Quem tem que fazer isso são os ucranianos.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Negativo.

Em Melitopol, hoje, vários sistemas TOS foram destruídos pela própria população. O prefeito russo já fugiu.

A Rússia esperava uma contraofensiva avassaladora, grande. O que favoreceria as defesas OT e a manobra das suas reservas. Sal si fu fu!
O que está acontecendo é que os ucranianos estão avançando por toda a frente, aos poucos, com poucas perdas.

A destruição da barragem certamente frustrou qualquer plano ucraniano nas áreas que alagaram. E certamente liberou um número muito alto de russos para defender as várias frentes que foram surgindo.
As minas certamente atrasaram os ucranianos e infligiram várias baixas e perdas de equipamento muito bom. Porém, longe de fazer diferença. Mais longe ainda das perdas que os ucranianos impuseram aos russos em suas ofensivas.

O que se vê, e, ao que parece é o que os ucranianos esperam desde o início dessa ofensiva, são pequenas manobras táticas. Com avanços pontuais seguido de reagrupamentos e desdobramento apenas quando o gás das contraofensivas russas acabam. E vão ficar assim até chegarem no Mar de Azov, ou seja, conquistando o objetivo e, ao mesmo tempo, fraudando o número mágico de 4×1 de desvantagem para quem ataca.

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Uhum…claro.

sergio
sergio
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Parece que cada lado tem o Xing’s que merece rsrsrsrs

LUIZ
LUIZ
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

“Em Melitopol, hoje, vários sistemas TOS foram destruídos pela própria população. O prefeito russo já fugiu.”

Fonte: ???

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  LUIZ
1 ano atrás

Sai da bolha, que você encontra.

Mcruel
Mcruel
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Emmanuel psicografado por….??? É você Xico?

Emmanuel
Emmanuel
Responder para  Mcruel
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkk

Charles
Charles
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Concordo e o mais ridículo é essa ilusão de que a Ucrânia vai entra para a EU e Otan em um piscar de olhos. Nem a Suécia que tem um nível de corrupção muito baixo está conseguindo. O nível de corrupção na Ucrânia está intrínseco na raiz da sociedade, vai levar gerações para resolver e não apenas com algumas reformas. Na minha opinião essa guerra vai levar muito tempo e o povo Ucraniano não merece isso. Esse regime de Kiev tem que cair na real e começa a pensar em neutralidade, ou isso sempre se repetir.

João
João
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Emmanuel

Muitos entusiastas do assunto acostumaram com as guerras “rápidas” que os EUA, Israel e aliados fizeram. Esquecem de várias coisas.
A primeira é q o Iraque e Afeganistão estão complicados até hj, por causa do conflito se baixa intensidade q veio após a alta intensidade.
Segundo, Ucrânia e Rússia tem economias, tamanho da frente de batalha, clima, meios envolvidos etc completamente diferentes.
É uma situação muito mais perto de um conflito “normal” entre dois países.
É demorado, tanto a alta intensidade (q hj ocorre com baixa intensidade ao mesmo tempo), quanto a baixa intensidade q vira no porvir.
Não dá pra ser taxativo quanto ao Biden ou Trump… o q da pra ter mais noção é q o conflito “acabara”, muito provavelmente, com a Rússia ocupando o q estava em litígio desde 2014, com uma guerrilha pra controlar por anos.
Obviamente, se algo não acontecer de inusitado.

JPV
JPV
Responder para  Emmanuel
1 ano atrás

Mas seguindo sua linha de raciocínio, sem Biden nos EUA a fonte de armas seca para a Ucrânia, o que impediria a Rússia de voltar a avançar?

gordo
gordo
1 ano atrás

Uma obviedade, qualquer um que leia um pouco de história militar sabe que quem se defende leva vantagem quando tem tropas bem equipadas. A própria Ucrânia desfrutou disso, promoveu uma carnificina enquanto os Russos avançavam. Hoje quem está bem postado são os Russos e com o aditivo de um apoio aéreo que está destruindo até colheitadeira. A questão é quanto está custando para a Ucrânia essa ofensiva. Campo de batalha não é lugar pra fazer política, o Zelensk que fique esperto com o custo dessa ofensiva.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  gordo
1 ano atrás

É impressionante como a Ucrânia e Rússia não abandonaram o jeito “soviético” de guerrear. O mesmos erros que a Rússia cometeu na ofensiva inicial, a Ucrânia está cometendo nessa contra-ofensiva.

Adenat
Adenat
Responder para  Vinicius Momesso
1 ano atrás

A Ucrânia está utilizando equipamentos, treinamento e táticas da OTAN nessa contra-ofensiva.
E tem sido uma catástrofe

Mirão
Responder para  Vinicius Momesso
1 ano atrás

O que foi que aconteceu com o “Super Treinamento Ocidental” que iria detonar os conscritos russos?
Eu tenho certeza que ele estava na seção de comentários ontem…

Eromaster
Eromaster
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Esse treinamento da OTAN tá muito fraco. Em vez melhorarem , os ucranianos só estão piorando e levando chumbo dos russos.

Charles
Charles
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

Sim, é equivalente ao treinamento básico.

bruno
bruno
Responder para  Eromaster
1 ano atrás

na verdade. é um treinamento de curto prazo.. soldados nao pode ficar muito tempo fora da linha de combate. ja que o numero de ativos ta baixo

Ciclope
Ciclope
Responder para  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Qual alternativa da OTAN você faria?
Obs. Nao conte com apoio aéreo e superioridade de artilharia como eles sempre treinaram e lutaram.

Francisco Vieira
Francisco Vieira
Responder para  gordo
1 ano atrás

Verdade.
Quem ataca sem cobertura aérea: cinco mortes ou mais.
Quem defende com cobertura aérea: uma morte.
Quando acabar a carne da Ucrânia, acabará a festa da OTAN.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Como um drone quadricóptero ucraniano com 1 quilo de peso faz para matar um tanque de guerra T-80BV de 46 toneladas com granadas? Resposta: persistência do operador do drone. Um primeiro ataque com granada HEAT improvisasa na torre é neutralizado pela blindagem reativa. O drone retorna para ser recarregado pelo operador. Um segundo ataque no convés traseiro faz sair fumaça. O T-80BV comeca a se mover. Um terceiro, quarto e quinto ataques no convés traseiro e aparece algum dano no motor. A tripulação abandona o T-80BV e foge. Entra em cena a granada termobárica RGT-27S2. O ataque erra a escotilha aberta e ataque seguinte acerta o interior do tanque, porém sem grande estrago. Na oitava tentativa, drone carrega uma granada de mão FI e a lança dentro da escotilha, causando explosão, fogo e fumaça. Game over para o T-80BV russo. Os ucranianos são persistentes …
https://www.19fortyfive.com/2023/06/drone-vs-tank-new-ukraine-footage-shows-a-battle-like-no-other/

Talisson
Talisson
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

Persistência ou Procedimento Operacional Padrão?

Magaren
Magaren
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

um dos melhores comentários que li aqui

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

Torce!

Charles
Charles
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

Sem comentários…

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Outro kill de Leo2 pela aviação russa:

https://twitter.com/i/status/1671527774987644928

A qualidade do equipamento russo é subestimada. Os caras sabem fazer armas.

Adenat
Adenat
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Não é que de longe parece uma colheitadeira?
Mas pela explosão e incêndio característicos, certeza de ser um Leopard.

Jose
Jose
Responder para  Adenat
1 ano atrás

Meu amigo, pra ter certeza de alguma coisa naquele vídeo é ser muito fora da casinha. Não da pra saber qual tanque é….

Neural
Neural
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Ka-52 vem sendo o destaque dessa fase da guerra.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Neural
1 ano atrás

Neural, se o Ka-52 vem sendo o destaque dessa fase da guerra eu não sei, mas aparentemente os russos estão fazendo mais uso deles contra os blindados que a Ucrânia recebeu da OTAN, na verdade, eu acho que os russos estão aprendendo a lidar com as redes sociais, já que estão divulgando mais vídeos. Os Ka-52 estão sendo usados desde o início da guerra, na minha opinião eles parecem mais efetivos agora porque estão divulgando mais vídeos.

Allan
Allan
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Creio eu que agr seja mais vantajoso mostrar os videos dos tanques ocidentais destruidos, para minar a confiança da população do ocidente nessas armas e mostrar a inutiidade desse esforço, um T-80 Ucraniano destruido é pq o equipamento sovietico é um lixo, um Leopard é outra coversa, vc pode ver qualquer grande alarde por parte do ocidente em uma arma logo começa a mostrar ela sendo destruida.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Allan
1 ano atrás

Pode ser também, antes era tudo veículo soviético/russo. Quanto aos equipamentos soviético/russo serem um lixo, isso só vinha dos “entendidos” pró-OTAN/EUA.

Neural
Neural
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Não. As táticas mudaram, antes o Ka-52 fazia strikes rápidos dentro das linhas inimigas ficando a mercê dos Manpads. Agora ele tá atacando de forma defensiva, no máximo vai até a grayzone e dispara o míssil a 5 -10 km de distância foram do alcance dos Manpads e da AA. Está tática tá dando muito certo, nenhum Ka-52 foi abatido e eles já destruíram dezenas de tanques

Charles
Charles
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Essa castelo de cartas criado pela mídia está desmoronando. Os Leopard estão aparecendo menos por que é certo que darão destruídos.

fjuliano
fjuliano
1 ano atrás

Suzuki criticou a mídia ocidental, que vem reportando “avanços da Ucrânia” e “derrota russa”: “Por que essas notícias ignoram a realidade? O fato é que há pessoas que se beneficiam dessas notícias”. Esse japonês foi mais certeiro até mesmo que as defesas russas tem sido na destruição sistemática dos meios militares cedidos ao governo do boneco. Hoje a mídia reportou que mais 50 bilhões rumam para o governo do boneco. Logo logo vão perceber que além de dinheiro vão ter que mandar mais “voluntários” pq além das baixas catastróficas (cada vez mais velhos e mulheres na linha de frente) os motins estão cada vez mais frequentes nas FA do governo do boneco de prateleira.

Underground
Underground
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

O que a gente vê é que tem até japonês comunista.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Underground
1 ano atrás

Já botou até ideologia na jogada, como se a Rússia fosse comunista.
Sei que foi uma piada.

mago
mago
Responder para  Underground
1 ano atrás

O senhor é daqueles que ____
___________
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ATACAR OS OUTROS COMENTARISTAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Eromaster
Eromaster
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

O Japonês foi muito lúcido!

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

Boneco e tocador de piano…

Kommander
Kommander
1 ano atrás

Aguardando os __________ “pró-ocidente”. Sem mais!

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PAULO
PAULO
1 ano atrás

Pensa num artigo que vai envelhecer mal.

Isso não é torcida não, é uma analise da ofensiva que apenas começou, mero preparativo para o grosso das tropas ucranianas que ainda vão ser empregadas.

Claro que não vai ser uma passeio para os ucranianos, mas com certeza vai ser um pesadelo para os russos.

Vamos aguardar os desdobramentos.

Adenat
Adenat
Responder para  PAULO
1 ano atrás

Essa é, sim, a parte principal do ataque ucraniano.
Os secundários seriam em Donestk (também paralisado) e outro em Kherson.
A explosão da represa pelos ucranianos seria para baixar o nível do rio para tentar um ataque.
Só que foi criado um gigantesco trecho de terra batida, plana, ideal para ação da artilharia e aviação.
E ainda terão de atravessar o Rio Dniepr, que continua lá.
Não sei se será uma boa ideia, visto as perdas dantescas sofridas em Zaporizhizhia.

Underground
Underground
Responder para  Adenat
1 ano atrás

Na hora que você ver um conjunto de 250 blindados juntis se dirigindo para uma ofensiva, então será o ataque principal.
Por hora, testando.

Allan
Allan
Responder para  Underground
1 ano atrás

Só falta por enquanto os blindados, defesas anti-aereas (para nao virar alvo da aviação russa), artilharia de contra bateria (para nao chuver ataque de artilharia russa) e por ultimo medidas anti-drone (para tbm não chuver drone russo). Pouca coisa só, se a Ucrania se propos a fazer uma ofensiva ela tem que mostrar a que veio, pq até agr a defesa Russa ainda ta de pé.

Adenat
Adenat
Responder para  Underground
1 ano atrás

É exatamente isso que os russos estão esperando.

PAULO
PAULO
Responder para  Adenat
1 ano atrás

Quando o cidadão afirma que foram os ucranianos que explodiram a represa o comentário dele perde toda credibilidade.

Por motivos óbvios!

Mirão
Responder para  PAULO
1 ano atrás

Eu nunca ouvi dizer que um ataque para “bater o terreno deve” envolver unidades de ELITE com equipamento limitado de ULTIMA GERAÇÃO.

AVISO DOS EDITORES: NÃO ESCREVA COM MAIÚSCULAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Se esse japonês Muneo Suzuki fosse brasileiro, já teriam rotulado ele de antiamericano, antiocidental (essa é clássica), esquerdis**, putinze**, ou isentão, já que ele quer o fim da guerra…

Augusto
Augusto
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

tem gente aqui que já chamou o japonês de comunista, kkkkkk.

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Vi uma matéria que citava que o maior problema que os Ucranianos estão enfrentando atualmente são os ataques da Forca Aérea Russa.

Os russos estão usando no front muitos caças, drones e principalmente helicópteros de ataque como nunca fizeram até agora nessa guerra.

Um ex-general americano até comentou que eles utilizam a mesma técnica de “ataques em ondas”, usadas pela USAF no Iraque e Afeganistão.
E criticava a demora da OTAN fornecer F16 pra Ucrania poder tentar se defender desses ataques.

Parece que finalmente os russos descobriram como utilizar a superioridade aérea.

Mafix
Mafix
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

Os russos estão usando no front muitos caças, drones e principalmente helicópteros de ataque como nunca fizeram até agora nessa guerra.”

Da onde voce tirou que não usam helicoptero na guerra? até algum tempo atras os heli russo saia da pista era abatido quase 1 por dia até um tempo atras.

Charles
Charles
Responder para  Oráculo
1 ano atrás

F16 vai virar alvo de S400. Para que enviar? Sem sistema e suporte logístico e sem datalink as aeronaves não vão durar muito tempo e a eficácia limitada.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Ucrânia nunca teve a menor chance de expulsar os Russos dos territórios conquistados, aqueles especialista que faziam análise onde avaliavam como sendo possível o contrário terão um problema de credibilidade.
A ofensiva até o momento é um fracasso e no futuro pode resultar em uma mini Ucrânia.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

A Rússia simplesmente montou uma máquina de triturar ossos, depois de sua retirada no inicio do conflito das próximidades de Kiev.
Pasmem, segundo reveleção em reunião com os representantes dos paises africanos, sua retira foi em razão de um acordo de paz (março de 2022), sobre a neutralidade da Ucrânia, documento intitulado “Tratado de Neutralidade Permanente e Garantias de Segurança para a Ucrânia”, o que poderia garantir um armistício no conflito, já assinado pelo Zé, em que voltou atras depois das presssões de promessas do anglo americanos.
No final de março de 2022, as tropas russas anunciaram um recuo e se retiraram da capital da Ucrânia, em virtude das autoridades de Kiev interromperem os acordos e acusaram as tropas russas de provocar crimes de guerra em várias pequenas cidades ao redor da capital ucraniana.
Essa não seria a primeira, em outro momento recente Angela Merkel confessa que o acordo de paz de Minsk era um embuste criado para ganhar tempo e preparar o exercito ucraniano para o conflito.
Zé – ator, contorsionista, malabarista, magico, humorista que toca piano. Um estadista criado pela midia anglo americana.
Até o momento EUA amealhou 600 bi de recursos financeiros russos, estimulou a industria bélica americana com novas aquisições, quebrou o comercio vantajoso da europa com a russia enquanto a Ucrania amarga um decrescimo de milhões na sua população, endevidamento, desindustrialização…
Como Tenho Dito.
Zé Lascado.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Nilo
1 ano atrás

E ele(Zelenski) será o maior culpado caso uma derrota se confirme. Os senhores do ocidente sabem como criar um bode expiatório.

Mirão
1 ano atrás

Os ucranianos supostamente entram em trincheiras guarnecidas por soldados desarmados mas por algum motivo… A Ucrânia mal consegue retomar algumas centenas de metros… e ainda as perdem denovo!

Vamo sair da CNN e começar a abrir os olhos para o mundo o que acham?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

Os defensores do putin agora se refestelam. É hilário ler as teorias que tentam propagar , pra ver se cola.

Mas o tempo é senhor das coisas.

Jose
Jose
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Exatamente Nuno.

E ainda temos quer ler algo do tipo “Que a Ucrânia sente a mesa de negociações e aceite incondicionalmente os termos russos.“.
É pra rir desse lunatismo com o hilter russo. Não tem outra forma de ler comentários deles.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Jose
1 ano atrás

Justamente.
Basta uma notícia, para renovar as esperanças deles, e essas narrativas de que a Rússia está fazendo tudo dentro do planejamento,voltam com tudo. Mas são só narrativas. Os números, os fatos, falam por si.
Ngn acha que a expulsão dos invasores será fácil. Será custosa e difícil. Mas o trabalho está sendo feito. O invasor será expulso

Jose
Jose
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Concordo. É por aí. Narrativas e narrativas.

Pedro
Pedro
1 ano atrás

Notícias excelentes. Que a Ucrânia sente a mesa de negociações e aceite incondicionalmente os termos russos.

André Luís
André Luís
1 ano atrás

EDITADO

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Vocês estão entendendo tudo errado! Esse artigo faz parte da criminosa contrapropaganda do principado de Liechtenstein! A Ucrânia está vencendo celeremente, mesmo sem os F-16s, destroyers Arleigh Burke e B-52s; os russos estão de joelhos pedindo clemência e chorando na calçada; e Zelensky não está com aquela cara de…
Segue a letra:

“De novo não
Mais uma vez largado na frente de casa
Sentado embriagado na minha calçada
É só eu abrir o portão e você vem dizendo
Volta comigo eu tô quase morrendo
Não tá sendo legal pra mim a gente se ver
Só eu me lembro o quanto cê me fez sofrer
E hoje eu sei que você também tá sofrendo
O que plantou agora tá colhendo
Se lembra
Você falou que ia me esquecer bem rapidinho
Hoje a sua vida se resume em dois caminhos
É da casa pro bar e do bar de volta pra casa
E às vezes vem chorar na minha calçada…”

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Como diria um comentarista aqui do blog: “kings e xings” (seja lá o que isso signifique).

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
1 ano atrás

OFF TOPIC

Pessoal, algum tempo atrás, foi noticiado que a Alemanha estava negociando com os ucranianos uma fábrica para produzir o Panther KF51. Para os entendidos no assunto, ele poderia ser uma boa escolha para o Brasil também?

Arthur
Arthur
Responder para  Daniel Ricardo Alves
1 ano atrás

Tendo dindin para comprar…

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Pois é. O dobro de um Black Panther 2. Mas isso se deve muito ao fato dele não ser produzido em grandes quantidades e pela tecnologia embarcada que ele tem. O tanque tem até os seus próprios drones! KKKKK

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Pela cobertura jornalística do Ocidente não diz que o Exército russo é um bando de amadores? Que a Rússia não seria desmantelada em vários pedaços e repartida com os membros da OTAN? Então senhores , como vai ficar a vida dos analistas militares do mainstream ?! E os invencíveis tanques Leopard ? Esse caipira que vos fala não erra uma!

Ademir
Ademir
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Estou me perguntando também, como a Russia repeliu a contra-ofensiva se estão lutando com pás, desnutridos e sem munição

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
Responder para  Ademir
1 ano atrás

Devem ser pás maiores que as usuais…rsrsrs…(mode ironic, yes?)

Vitor
Vitor
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Pois é … tem uma galera fã dos textos da ISW que são doutrinados por acadêmicos e teóricos .

Heli
Heli
1 ano atrás

Interessante notar que:
1- essa contra-ofensiva foi muito falada na mídia, só faltaram dizer a hora e o local do inicio. Nunca vi isso na vida, se alardear sobre uma operação militar, o q dá chance ao inimigo de se preparar….
2-será que no campo de batalha moderno uma operação terrestre tem chance de dar certo sem uma aviação dando suporte adequado ou até mesmo impedindo o inimigo de contra atacar?

Risível é o canal ____________ militar no Youtube, gigante por sinal, com mais de milhão de membros, lá mais parece uma torcida organizada. Quem se informa por lá deve achar que a Ucrânia já tá nos portões de Moscou

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA ATACAR OUTROS SITES. SE TEM CRÍTICAS AOS MESMOS, FALE DIRETAMENTE COM ELES.
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Eromaster
Eromaster
Responder para  Heli
1 ano atrás

È canal bem _____________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA ATACAR OUTROS SITES. SE TEM CRÍTICAS AOS MESMOS, FALE DIRETAMENTE COM ELES. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Possível manobra ucraniana em Kherson estaria em andamento com preparação de artilharia. O objetivo seria a foz do rio Dnipro que forma uma península na margem sul (ocupada pela russia). O setor sul da contraofensiva ucraniana é uma estepe semiárida formada por uma planície aluvial, espécie de deserto verde, assim como o norte da crimeia. A região é favoravel a grandes manobras com forças blindadas, o jogo pode virar rapidamente. A Crimeia ocupada depende de um canal que passa por ali, o abastecimento de água de toda a peninsula depende dessa água.

Em tempo, num duelo de contrabateria, o vetusto BM-21 Grad levou a vantagem contra o modernoso M-777 (made in usa):

https://twitter.com/i/status/1671768335069982720

Melhor custo beneficio que o grad não existe. Venezuela tem.

rodes
rodes
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

“Venezuela tem” – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  rodes
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Pensei o mesmo.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Creio que a Ucrânia não tem fôlego para retomar todas as áreas ocupadas.

Chegará ao seu limite, e de alguma forma será feito um acordo.

Já se fala na entrega total das regiões de Donetsk e Lughansk, pois segundo a mídia, são de maioria absoluta de origem russa.

Penso que um acordo se aproxima…

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
1 ano atrás

“O presidente ucraniano novamente aproveitou a ocasião para solicitar caças F-16, dizendo acreditar que o treinamento dos pilotos possa iniciar em agosto e que as aeronaves sejam entregues em cerca de seis ou sete meses.”

Quando um dos principais atores do conflito estipula um prazo longo para entrega de equipamentos, obviamente não está pensando no fim dos combates. Ou seja, já está projetando a continuação da guerra para 2024!

E o custo da reconstrução? US$411 bilhões? Pode hipotecar o que resta desonerado, porque, além deste custo de reconstrução, vai precisar pagar as “doações” de armas e equipamentos que estão chegando ao país.
Triste a situação dos ucranianos, no presente e no futuro.

fjuliano
fjuliano
1 ano atrás

Moçada falando de acordos isso e aquilo, fim do conflito e etc… Ninguém tocou no principal: os bilhões e mais bilhões não param de chegar na boquinha do governo do boneco de prateleira. Quase q diariamente esse “governo legítimo” está se empanturrando com rios de dinheiro. As vidas dos civis recrutados à força e enviados para morrer na linha de frente de nada importa enquanto essa “coisa maravilhosa” q são os rios de dinheiro continuarem chegando. Muitos porcos desse governo do boneco já estão bem de vida viu. A história mostrará.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

“Rios de dinheiro chegando”…
Uma hora vai ser cobrado, vide o então “plano marshall”, que custou a colonização da Europa pelos EUA, sob o manto da Otan.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

De fato não será fácil chutar os russos da Ucrânia, ainda mais porque os caras não respeitam mulheres e crianças, imagine retirar a imensidão de minas e armadilhas montadas em cada geladeira em que os orcs puseram as mãos.

Filipe
Filipe
1 ano atrás

Comentei certa vez que as chances da Ucrânia vencer uma guerra contra a Rússia seriam as mesmas do México vencer um guerra contra os EUA. A torcida da Otan quase me engolia, tá aí o resultado da contra ofensiva Ucraniana, oque todos informados de verdade já sabiam, que seria isso aí. Basicamente Kursk 2.0 sem nem precisar usar os Tanques T-55 numa batalha contra os Leopard .

Alecs
Alecs
1 ano atrás

Essa parte da para ler: “Segundo o mais recente boletim do Ministério da Defesa da França“, essa pulei: “Em entrevista à agência de notícias russa TASS“, essa também da para ler: “Falando para a BBC logo antes de participar de conferência em Londres sobre a reconstrução da Ucrânia“, essa outra eu pulei novamente: “Para a agência russa TASS, como”, e essa parte também li: “Alguns dos principais eventos do 483º dia da guerra, segundo a Al Jazeera“. Resumindo, se fosse fácil não chamava Guerra. Em outro comentário eu havia dito que tenho uma teoria sobre esse momento da guerra. Essa ofensiva é para manter território com alguns avanços pontuais, mas a verdadeira ofensiva vai demorar mais tempo. Com mais equipamentos e mais treinamento da OTAN, além de apoio aéreo. Volto a dizer que é apenas teoria, baseada nas sequência de notícias de ajuda militar e fornecimento de caças. Essa guerra via durar anos.

LUIZ
LUIZ
1 ano atrás

O Zelenski também premiou seus soldados.

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
1 ano atrás

”A Rússia é um posto de combustível com armas nucleares”…Pior que é, né?

JUJU BERTULINA
JUJU BERTULINA
1 ano atrás

Tirante a zoação e a trolagem corrente, a verdade é que estamos vendo e vivendo uma mudança histórica no mundo. A primeira invasão do Iraque vai marcar o início de uma nova era da História, onde a retomada da Crimeia pelos russos vai ser o passo definidor da queda do Império Estadunidense.(Aliás, como disse alguém por aqui, a OTAN só jogou contra países da série C e B, assim como os Estados Unidos (lembrem-se, quem chegou primeiro a Berlim enfrentando a nata dos Exércistos nazistas foram os soviéticos) E não adianta chiar.