Tentativa russa de recapturar Makarivka foi frustrada, segundo porta-voz ucraniano. Combates seguem por três eixos principais no sul e leste do país

25

As forças russas realizaram ataques terrestres limitados perto da fronteira administrativa dos oblasts de Donetsk e Zaporizhia em 13 de junho. Fontes ucranianas e algumas russas relataram que as forças ucranianas mantiveram suas posições em Makarivka em 13 de junho.

O porta-voz das Forças de Defesa Ucranianas de Tavriisk, Capitão Valeriy Shershen, informou que as forças russas continuaram tentando recapturar Makarivka (7 km ao sul de Velyka Novosilka) e conduziram operações malsucedidas nas direções salientes de Vremivka (imediatamente a oeste de Velyka Novosilka) e Blahodatne (5 km ao sul de Velyka Novosilka). Fontes ucranianas e algumas russas relataram que as forças ucranianas mantiveram suas posições em Makarivka em 13 de junho.

https://twitter.com/GeoConfirmed/status/1666877259364302878

Alguns milbloggers russos relataram que as forças russas e ucranianas continuaram lutando pelo assentamento na noite de 12 para 13 de junho e que o assentamento continua em uma “zona cinzenta” contestada”. Fontes russas afirmaram que a luta está em andamento perto de Staromayorske (7 km ao sul de Velyka Novosilka) e Urozhaine (9 km ao sul de Velyka Novosilka). O Ministério da Defesa da Rússia (MoD) afirmou que as forças russas repeliram dois ataques ucranianos perto de Rivnopil (9 km a sudoeste de Velyka Novosilka). A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, informou em 13 de junho que as forças ucranianas avançaram de 500 a 1.000 metros e liberaram até 3 quilômetros quadrados de território na direção de Berdyansk nas últimas 24 horas.

As forças ucranianas realizaram ataques terrestres no oeste de Zaporizhia Oblast em 13 de junho. Milbloggers russos afirmaram que as forças ucranianas conduziram operações ofensivas perto de Pyatykhatky (23 km a sudoeste de Orikhiv) e Dorozhyanka (34 km a sudeste de Hulyaipole) e que a luta está em andamento ao sul de Orikhiv e perto de Lobkove ( 24 km a sudoeste de Orikhiv) [ver mapa abaixo].

Fontes russas afirmaram que formações de voluntários, incluindo os batalhões “Crimea”, “Storm Ossétia”, “Alania” e “Sarmat” estão operando em Zaporizhia Oblast. Fontes russas relataram que elementos do 58º Exército de Armas Combinadas (Distrito Militar do Sul), incluindo o 291º Regimento de Fuzileiros Motorizado e o 72º Regimento de Fuzileiros Motorizado (42ª Divisão) e o 429º Regimento de Fuzileiros Motorizado (19ª Divisão de Fuzileiros Motorizada) continuam a operar em Zaporizhia Oblast.

 

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Sugestão https://t.me/milchronicles, essas noticias bate com os outros canais do telegram.

MFB
MFB
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Não se contentaram com a desinformação escrita aqui nos comentários. Agora passaram a divulgar canais de fake news nos comentários…

Que beleza.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  MFB
1 ano atrás

Torcedor não tem opinião tem convicção motivado não análise e sim por versão.

sergio
sergio
Reply to  MFB
1 ano atrás

Como vc tem certeza que esse canal divulga Fake news ??????

sergio
sergio
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Eu acho esses miniblogs Russos Mas confiavas em informação do que as ” fontes oficiais do governo Russo “

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Vai lá Zé Lascado, tem carrinho novo chegando tem agora a análise positiva do Wagner da sua contra ofensiva.
Mas quem está indo é o pobre do Ucraniano que está sendo alistado no tapa. Rsrsrs

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Zé da Otan esta com problemas sério, semana que vem ele vai ter de apresentar resultado dessa contra ofensiva que até agora no plano estratégico não produziu resultados esperados, tiveram conquistas em zonas cinzentas, pequenas vitórias. Porém é possível que tudo isso seja parte do plano dos ucras fazerem os Russos acreditar que a contra ofensiva esteja empacada, até porque segundo wargozo e outros canais no telegram, os ucras ainda tem um quantitativo de material e tropas para um ataque com possibilidade de buscar conquistar algum objetivo relevante, talvez por isso os F-16 ainda não foram empregados, agora por outro… Read more »

Hank Voight
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Engraçado que a contraofensiva ucraniana apenas é um fracasso na propaganda russa e nas bravatas proferidas pelo anão do Kremlin

Já na vida real….

pragmatismo
pragmatismo
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Na vida real conquistaram 3 aldeias na zona cinzenta?

Neural
Neural
Reply to  pragmatismo
1 ano atrás

Kkkk que dó, não chegaram nem na 1 linha Surovikin, ainda tem a 2 e dizem que a Rússia já tá fazendo a 3.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

É triste seria a propaganda ucra afirmar que a contra ofensiva é um sucesso geral segundo o comediante ídolo da galera da nato.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Só por serem um país pobre, com uma fronteira terrestre enorme e mesmo assim terem segurado a “segunda potência militar mundial”, já é um sucesso (e fiasco russo).

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Claro, claro, agora conta outra

Turkey
Turkey
1 ano atrás

Nada de novo no front. A realidade no terreno permanece a mesma. Nesse ritmo de “suceso” a Ucrânia chega na fronteira da Crimeia em 2035.

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  Turkey
1 ano atrás

E rússia chega em Kiev quando mesmo?

Mafix
Mafix
Reply to  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Ja chegou nos primeiros dias da famosa ‘operação especial’ matou civis pilhou cidades e fez o famoso ‘recuo de boa vontade’.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Turkey
1 ano atrás

A potência invasora aqui é Rússia. Logo, ela, que segundo vcs , são o exército mais top do mundo, estão massacrando Ucrânianos no balde, já mataram mais de 200 mil, etc etc etc….

Berlim então é só um pulo. Cadê? Cadê a gigantesca Força aérea? Cadê os 9 mil tánques?

Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

Como são voláteis essas narrativas, não?

De: “Tomaremos Kiev em uma semana”
Para: ” A cobtra-ofenssiva fracassou”

Isso em apenas um ano!
Depois, o comediante é Zelensky, (não o Putler)
Como as coisas mudaram para o segundo melhor exército (na Ucrânia).

Comédia

Last edited 1 ano atrás by Satyricon
deadeye
deadeye
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Diferentemente dos blindados Russos, os blindados ocidentais dão tempo da tripulação escapar.

Victor F
Victor F
Reply to  deadeye
1 ano atrás

Ah, mas os Russos tambem conseguem escapar. eles fogem em conjunto com a torre do MBT.

Jose
Jose
Reply to  Victor F
1 ano atrás

Fogem pra lua..literalmente..rs

Victor F
Victor F
1 ano atrás

Eu recomendo aos editores do Forte da uma olhada nas analises feitas pelo Tom Cooper, ele faz uns posts e atualizações bem legais, daria para usar o conteúdo dele talvez tirando um pouco do tom sarcástico dele.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Parece muito nítido que as defesas russas estão reforçadas, mas quando são rompidas e as forças ucranianas avançam, ainda que centenas de metros e com perdas importantes, os russo não conseguem retomar o terreno perdido e recuam para uma segunda linha defensiva. Repito que parece a técnica do porco espinho encolhido contra a onça pintada. O espinhudo finca espinhos nas patas e na boca da onça na esperança de que ela desista do ataque e vá embora. Mas a pintada é tinhosa, não cede e vai procurando o acesso ao ventre pelado do espinhudo.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-fierce-fighting-near-mokri-yaly-river

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Felipe
Felipe
1 ano atrás

Parei de ler no “segundo porta-voz ucraniano”

Arthur
Arthur
1 ano atrás

E agora russo? No décimo terceiro dia da contraofensiva ucraniana, não conseguiste reconquistar Makarivka! Nada que Carlos Drummond não explique:

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?