Rússia está melhorando em evitar sanções ocidentais sobre eletrônicos, diz autoridade dos EUA
“No início deste ano, a Rússia conseguiu reimportar certas categorias-chave de eletrônicos em níveis próximos ao pré-guerra”, disse o principal funcionário de sanções
As exportações ocidentais de microchips e eletrônicos essenciais que a Rússia precisa para abastecer sua máquina de guerra voltaram aos níveis pré-invasão, já que Moscou aumentou os esforços para contornar as sanções, disse um alto funcionário.
“No início deste ano, a Rússia conseguiu reimportar certas categorias-chave de eletrônicos em níveis pré-guerra”, disse Jim O’Brien, coordenador de sanções do Departamento de Estado dos EUA, ao POLITICO’s Brussels Playbook em um evento ECFR em Estocolmo, referindo-se a chips, processadores e circuitos integrados essenciais para a fabricação de armas modernas.
O problema, disse O’Brien, é que as empresas europeias estão vendendo para outros países, que por sua vez revendem os materiais para a Rússia.
A evasão das sanções continua sendo um “problema substancial”, disse O’Brien, acrescentando que os EUA identificaram problemas com cinco países em particular: Turquia, Cazaquistão, Geórgia, Emirados Árabes Unidos e Armênia.
A União Europeia está atualmente trabalhando em um 11º pacote de sanções contra a Rússia, que pode incluir medidas sem precedentes visando países que continuam fazendo negócios com Moscou, permitindo assim contornar as sanções.
Mas vários países estão preocupados com o acordo: a Grécia e a Hungria estão resistindo ao fato de a Ucrânia listar algumas de suas empresas como “patrocinadoras de guerra”, enquanto outros, incluindo Alemanha e França, temem que a proibição antievasão possa prejudicar as relações diplomáticas com outros países.
A Comissão Europeia, que já diluiu suas propostas iniciais, apresentou uma nova versão do pacote em uma reunião de embaixadores da UE na quarta-feira (7/6), mas os países não conseguiram chegar a um acordo, disseram vários diplomatas da UE ao POLITICO.
O comércio entre a Rússia e vários países do Cáucaso e da Ásia Central perto de Moscou – incluindo Geórgia, Cazaquistão e Armênia – aumentou desde o início da invasão em grande escala do Kremlin na Ucrânia, de acordo com registros alfandegários vistos pelo POLITICO.
FONTE: politico.eu
Sanções em algumas áreas específicas é até OK, mas no geral são um problema. Não alcançam os objetivos e só o povão sofre. Nunca vi isso funcionar bem. Tenho minhas restrições com relação a isso.
Vamos ser sinceros, se os Chips não vem dos mesmos fornecedores, devem chegar de balaio da China, ou por tabela, sansões só funcionam em países de terceiro mundo e acabam afetando apenas a população civil de baixa renda, para os políticos e para a elite, essas sanções são apenas para inglês ver.
Sansões são extremamente eficientes.
Elas são tão eficientes que, a primeira coisa que vocês fazem é dizer que não estão tendo efeito. O negacionismo é a maior prova da eficiência de sanções.
Não precisa nem ser uma sanção generalisada, basta um embargo unilateral proibindo o comércio apenas com o EUA, como no caso de Cuba ou Coreia do Norte, para condenar aquele país ao atraso, ou, a se tornar um peso morto na economia de algum país antiamericano (antiga URSS ou a atual China).
“Sansões são extremamente eficientes.”
Claro que são, eu estou vendo no caso russo, que sempre teve uma sanção ou outra, estou vendo também no caso iraniano. Como eu disse, as sanções podem surtir efeito na classe mais baixa da população, mas para os políticos e para a elite, não fazem nem cócegas.
kkkkkkkkkkk Não derrubaram o governo da Venezuela e Cuba que são dependentes de tudo seja do Ocidente ou do Oriente. E vão ser eficientes junto a países como a Rússia? rs Isso é geopolítico filhão, e quando o assunto é esse países centrais como China, Rússia, EUA fazem questão de ter outros na sua lista de emprego para mantê-los vivos. E simplesmente impressionante como algumas pessoas crescem e não amadurecem no trato de ver o mundo adulto e sua realidade nua e crua em termos geopolíticos. Só isso para explicar a razão pela qual brasileiros torcem para que a Otan… Read more »
Verdade, graças as sancôes economicas, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e o Irã, são países democráticos, capitalistas e liberais. Só que não, estão sob sanções a décadas e nada efetivamente mudou.
Sanções só funcionam se o país não tiver alternativas, se tiver alternativa, só servem para joga-los no colo da concorrência.
Se eu não posso mais ter um celular ocidental, eu compro um Chinês que faz o mesmo e a mesma lógica serve para computador, carro, avião, caças.
Aí depois, se reclama do crescimento Chinês, Russo e etc. Que não impõem sanções econômicas.
Sançōes sāo o Bloqueio Continental da era moderna, só sāo eficazes para fins de propaganda.
Se tem um país com potencial de inovação em eletrônica que possa competir com o EUA e a Inglaterra, esse país não é o Japão, não é a Coreia (apesar dos enormes investimentos em impressão de nano chips) e não é França. Sempre foi a Rússia.
A Rússia só não tem uma indústria de eletrônico no estado da arte por fatores históricos econômicos, porque o principal, que é o capital humano, ela sempre teve.
Eu fico imaginando a festa que a China fez e continua fazendo, obtendo segredos industrias através de funcionários altamente corrutos na Rússia.
Perfeito. A crise econômica por conta das sanções certamente favorecerá a transferência de conhecimento russo para a China.
Se a Rússia está atrasada em relação ao ocidente no que tange à Eletrônica, a China, até pouco tempo atrás, não tinha chego nem nos pés da Rússia em microeletrônica.
Porém a China pode comercializar, por que tem mão de obra barata e uma economia toda fraudada para a exportação. A Rússia não tem isso.
discordo, o Japão tem hj máquinas de EUV guardadas com capacidade de 32nm, mesmo que tu use uma ASML, tu vai precisar de certas tecnologias que algumas empresas japoneses detém, como o coating e “lavagem” do chip após passar pelo processo de impressão.
Nossa! esse ignora completamente o que p Japão em eletrônica.
Os chineses possuem toneladas literalmente de chips para uso civil e militar. As sanções estão gerando mais problemas aos europeus que aos russos.
O que as sanções estão provando é que o descolamento das economias emergentes das economias ocidentais e a descentralização de comércio em dólar é benéfico para as economias! Na verdade está enfraquecendo justamente os países sancionadores, que estão perdendo poder econômico sobre os demais países com essas medidas…
“descentralização de comércio em dólar é benéfico para as economias! ”
Extremamente benefício.
Vide a punjança econômica de Cuba, Coreia do Norte e Venezuela
Os problemas econômicos dos países citados se dá pela (falta) administração dos ditadores que lá estão do que pelas sanções impostas, vide Irã e Rússia!
Sanção funcionava a uns 20 anos atrás, hj em dia, é prejuízo pra quem impõe, vamos ser honestos, ainda tem gente que jura que Cuba é do jeito que é pq os EUA sancionaram
Eu só sei que os programadores russos são respeitados no mundo inteiro.
tem ótimos hackers lá também.
… a hipocrisia é muito grande, existem relatos espalhados pra quem quiser ler , q continuam comprando petróleo russo, com transferência de petroleiro para petroleiro no norte da África, entre petroleiros russos x alemães, principalmente, mas de outros países q dizem não comprar mais da Rússia, desligam a identidade, e quando entram na Europa religam , os petroleiros russos vazios e os de outros países carregados …