Quebrou? Basta chamar o Bergepanzer
Diferentes exércitos espalhados pelo mundo (incluindo o Exército Brasileiro) empregam versões do chassi de seus principais carros de combate para determinadas funções de apoio que não estão diretamente envolvidas em combates. Este é o caso dos VBE Soc – Vituras Blindadas Especializadas Socorro.
Blindados podem ser danificados por minas e fogo inimigo, ficarem atolados na lama, derraparem para fora de estradas ou imobilizados em terreno difícil. É aí que entram em cena as VBE Soc. As viaturas blindadas de socorro, em sua maioria foram criadas a partir do chassi dos carros de combate, onde apenas retiravam as torres e componentes excedentes para então colocar os equipamentos responsáveis por rebocar os carros danificados em batalha.
Porém, com o passar do tempo, as viaturas blindadas de socorro passaram a ter equipamentos necessários a realizar manutenção em campo.
No Twitter abaixo vemos um Bergerpanzer 3 (baseado no chassi do carro de combate Leopard 2) rebocando um Leopard 2A6 danificado na Ucrânia. Repare que o Leopard 2 está sem a esteira do lado direito (rodas apoiadas diretamente no chão). Provavelmente o veículo foi danificado em combate (mina terrestre?) e foi resgatado para ser recuperado posteriormente.
Bergepanzer 3 doing what it supposed to do. Retrieving damaged vehicles, like this Leopard 2A6, which lost its right tracks.
Repair and back into the fight.
Source: https://t.co/TVdn1y8sjX#Ukraine #Germany pic.twitter.com/DegHjRb97V
— (((Tendar))) (@Tendar) June 13, 2023
O Exército Brasileiro possui veículos do tipo Bergepanzer 2, baseados no chassi do Leopard 1.
Além dos bergepanzer, usavamos também alguns M-88 é também alguns raros M-578 que não sei se ainda estão operacionais.
Positivo. Os M88 ainda em operação nos B Log e Parques. Existem uns poucos M578 (restam ainda em torno de 14 unidades), sendo recuperadas e ainda em atividade para apoio aos blindados mais leves, como o M113.
Estranho como o pessoal da OTAN parece ser mais preparado, não?
Sim, porque desde a Guerra Fria a OTAN prioriza logística, superioridade tática e fazer “mais com menos”. Já os Russos, pelo que estamos vendo estão parados em 1943 ainda.
Enquanto isso o Tiãokovski está instalando casulos de foguetes nos BTR-80 russos…
Fico impressionada com a força desses bichões… Isso atravessa uma parede como se fosse papel.
Depende da parede né? 😂 Eu lembro daquele M60 de 1995, onde uma “simples muretinha” colocou um fim naquela perseguição que passou várias e várias vezes no “Os vídeos mais incríveis do mundo” da Band.
Será que o mesmo Leopard que rodou o mundo nessas imagens?
https://www.forte.jor.br/2023/06/10/ucrania-perde-seus-primeiros-tanques-leopard-2-em-combate/
Acho que não, eu vi em vídeo de um Leopard com a lagarta destruída, mas ele estava perto de umas árvores, deve ser esse do vídeo.
Se eu não estou enganado, esse do vídeo perto das árvores é um 2A4. E esse das imagens acima é um 2A6 ou 5.
Esse aí já foi rebocado, mas pela Rússia. 😂
Tentativa de resgate de outro Tanque
https://twitter.com/Sprinter99880/status/1668924110758617088
Sucesso total a contra ofensiva, ganhos gigantescos, quase nenhum material perdido nem vidas. É uma maravilha, estão avançando quilômetros por dia, logo logo estarão em Moscou.🤡🤡🤡🤡