Putin admite que a Rússia não tem armas e drones suficientes
As forças de Moscou foram atormentadas pela escassez, enquanto Kiev está recebendo equipamentos ocidentais avançados
O presidente russo, Vladimir Putin, alertou que suas forças armadas carecem do equipamento militar necessário para vencer a guerra na Ucrânia, enquanto insiste que Moscou está aumentando a produção de armas para preencher a lacuna.
Falando na terça-feira em uma reunião de blogueiros pró-guerra no Kremlin, Putin reconheceu que “durante a operação militar especial, ficou claro que há escassez de muitas coisas – munições guiadas com precisão, equipamentos de comunicação, aeronaves, drones e breve.”
“Nós os temos, mas infelizmente não temos o suficiente”, disse ele, segundo a mídia estatal. Além dos drones, “são necessárias armas antitanque modernas e tanques modernos”.
Ao mesmo tempo, Putin afirmou que houve um aumento de quase três vezes na produção de armas para o campo de batalha, subindo para um aumento de dez vezes para os equipamentos mais procurados.
A escassez de munições guiadas com precisão dificultou a invasão em grande escala de Moscou, impedindo que os militares russos atingissem alvos estratégicos à distância. Em vez disso, as forças do país lançaram barragens de drones mal navegados, como o Shahed-129, de fabricação iraniana, e até recorreram ao uso de mísseis navais para atacar edifícios residenciais.
Um relatório do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, publicado em abril, descobriu que as sanções ocidentais estavam impedindo a Rússia de trazer os componentes necessários para a fabricação de armamento avançado. “Enquanto a qualidade do equipamento militar usado pelo exército ucraniano continua a melhorar graças à ajuda ocidental, a qualidade das armas da Rússia continua a degradar-se”, concluiu a análise.
Kiev, por outro lado, recebeu uma parcela de tanques ocidentais nas últimas semanas, incluindo o britânico Challenger 2 e o alemão Leopard 2.
VÍDEO: Putin fala das perdas da Ucrânia e da Rússia
FONTE: Politico.eu
Rapaz.. hoje não vou escrever mais aqui nessa notícia. Vou só observar o povo dando tela azul.
Isto é bom. Justifica o recebimento de armas chinesas, coreanas, iranianas.
É uma covardia lutar sozinha contra toda a Otan
Verdade, esses F16, F 35, Eurofighter, Rafale, Gripen, Apache, aquelas forças tarefas das marinhas da Otan…. Estão dando um trabalho danado no campo de batalha para os russos.
Covardia é o que os russos fizeram quando invadiram a Ucrânia, um país independente e que não agrediu seu território, covardia é o que fizeram em Bucha e Mariupol.
E esse papo dele de diferença de baixas de 10 pra 1, chega a ser piada. Então os ucranianos tem 100 mil baixas e os russos só 10 mil? só rindo mesmo
“ Covardia é o que os russos fizeram quando invadiram a Ucrânia, um país independente e que não agrediu seu território “
Agora vc viu oque o povo da Síria, Líbia, Iraque e outros passou ? Vc sente o mesmo por eles ?
Mas vc parece não sentir pelo povo da Ucrânia o mesmo que sentiu pelo povo da Síria, Líbia, Iraque…
Eu sinto muito sim, mas eu vejo o contexto no geral .. não foi como vc falam que simplesmente o Putin acordou de mal humor e decidiu invadir ..
Agora quer comparar com o contexto desses países ai que vc citou ?
Ou é só falar igual o Trump que eles queriam todo o petróleo ? 🤣🤣
Tu viu as falas do Trump sobre a Venezuela e seu petróleo? E tinha e ainda tem um pessoal achando que as invasões são por causas “humanitárias”…😂
Pois é , estão tão preocupados com causas humanitárias que o maior comprador de armas americanas é um ditador que picota jornalista.. mas tem gente que acha que eles ligam por causas humanitárias 🤣
E palestinos.
Cara, sai da sombra
“Agora vc viu oque o povo da Síria, Líbia, Iraque e outros passou ? Vc sente o mesmo por eles ?”
Slow, não faz esse tipo de pergunta difícil…😂
Essa é só choradeira. Não muda nada no que vai sobrar da Ucrânia
Sabe de nada!
A Rússia é a maior potência militar do Mundo, a economia tá bombando e a operação especial na Ucrânia vai bem. A demora em derrubar o regime de Kiev visa desgastar a OTAN, o Ocidente e os EUA. Tonho da Lua e Fanhzo (o especialista em guerra que tem canal ytube) discordam totalmente dessa afirmativa.
Inclusive o Comandante paçoquinha bloqueia qualquer um que discordar dele no Twitter
É impressionante como esse sujeito alugou um condomínio na cabeça de vocês, se vocês não gostam do sujeito, é simples, é só não acompanhar, mas não, se já não bastasse o YouTube, vão atrás do sujeito até no Twitter! 😂
Simples, porque ele se diz analista quando na verdade é um político.
E um político não pode ser um analista? Cada um que dá um pitaco aqui na trilogia meio que também é um analista, o problema é que o sujeito não passa a mão na cabeça dos americanos, o que pra vocês, é um erro grave, que por si só, já é motivo para tentar desqualificá-lo.
Pelo visto você é mais um seguidor do ______________________….
Meus pêsames😆😆
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA ATACAR SEUS DESAFETOS. SE QUER RECLAMAR DE EDITORES DE OUTROS SITES OU CANAIS, FAÇA DIRETAMENTE NOS MESMOS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Pior que não sigo ele, nem ele nem o Hoje no Mundo da OTAN…😂
Você está falando do político disfarçado de analista militar?
Uma coisa é um leigo dizer que o EUA perdeu a Guerra do Vietnã sem ter conhecimento militar e sem conhecer o contexto da entrada do EUA naquela guerra. Outra coisa é o cara ser um militar da reserva e rasgar a calcinha enquanto geme que o EUA perdeu a Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia e a Guerra do Afeganistão!
Como alguém que é militar em sã consciência, sabendo que o Vietnã tinha 99% por cento do seu território controlado pelos comunistas quando EUA entrou na guerra, e, sabendo dos dados econômicos do Vietnã e os dados de perdas militares ao longo daquela guerra, diz que o EUA perde aquela guerra e ainda se diz analista? Ele é um político. É um antiamericano nacionalista que admira a esquerda por ser antiamericana como ele.
Você esqueceu do principal objetivo, desdolarizar a economia mundial, kkkkkkkkkk
Genuinamente fico na dúvida se é ironia ou não.
É cada doido que hoje em dia não dá para saber.
Slava Ukraini
É sério isso
Prighozin 2, o Retorno.
Só eu estou achando isso um pedido informal para China ajudar a Rússia?
Primeiro aparecem veículos chineses, Zero KM, nas mãos dos Chechenos.
Agora Putin tem uma “”crise de humildade” dizendo que não tem armas e, atentem ao fato, nem drones, suficientes.
Parece que ele tá querendo “morder” dos Chinas um pacote de ajuda militar…
Pulo do gato… vai que cola.
Na minha opinião as bombas guiadas fizeram muita falta no início da invasão, não creio que esse problema esteja solucionado, tanto que os caças ainda voam baixo para atacar. O problema da matéria é que ela mistura uma afirmação do Putin, com uma análise do CSIS, onde os americanos dão a entender que a qualidade do armamento ocidental recebido pala Ucrânia é melhor, e como estamos vendo, os Bradley e Leopard destruídos/abandonados não confirmam muito essas afirmações. Mas com essas declarações do Putin, acho que até o final do ano ele se retira completamente da Ucrânia…
O equipamento ocidental é superior mas não se vai comparar uma mina com um blindado…
Se acontecer uma luta entre blindados aí, talvez, se possa perceber quem tem melhor equipamento.
Claro que o equipamento ocidental é superior, o Bradley, Leopard, Humvee, M1224 MaxxPro, M-113, YPR 765, Bushmaster entre outros estão mostrando toda essa superioridade no campo de batalha… Vocês achavam que os T-55 seriam enviados para combater os Leopards, Challenger e Abrams, ou vocês são muito ingênuos ou estão totalmente fora da realidade, pedem para o Putin um X1 de blindados, talvez assim aconteça.
Esses todos aí que vc postou, já até perderam a graça.
Quero ver o Challenger em campo.
Hehehe
Estamos vendo em combate os tanques russos mandando torres ao espaço às dezenas Qings
Vixi Maria vai ser uma choradeira aqui de alguns fãs da Russia….
Rússia não tem armas e drones desde março do ano passado.
Essas destruição de equipamentos e cidades ucranianas é tudo ” fictício ”
Então avisa o Putin. Manda ele parar de falar besteira, pq vc sabe mais que ele. Mas não esquece de falar pessoalmente.
” Então avisa o Putin ”
Os Leopards não duraram 1 semana mas os russos estão sem munição kk todo dia tem ataque aéreo em toda Ucrânia, os lancet tem vídeo pra dar e vender deles destruindo algum alvo. Artilharia nem se fala é só olhar a destruição que está nas cidades.
Aqui quando é notícia negativa da Rússia os pro-ocidente acreditam. Acham que o Putin tá falando a verdade kkk.
Calma __________. Só foram 6 leopard. Ainda falta muito pra chegar no número de T90. Só não vale chorar quando daqui 6 meses os invasores que decapitam prisioneiros, e executam a sangue frio voltarem pro pulgueiro que deveriam mofar.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ROTULAR OS OUTROS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTES. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
A Rússia os tem, só não são o suficiente para vencer a guerra..isso q vi na reportagem..
” barragens de drones mal navegados, como o Shahed-129, de fabricação iraniana ”
KKKKKKK olha avisa o povinho que está dando pitique com o irã por causa desses drones e inclusive o Zelensky
Esse pessoal que desdenha dos drones do Irã, será que ficariam parados esperando um ataque? 🤔
Esse pessoal que fala do Irã é o mesmo que reclama que eles ajudam a Rússia. kk
A defesa antiaérea ucraniana em camadas está fazendo cabelo, barba e bigode contra os ataques dos Shahed 131/136. Os russos lançam um enxame com dezenas deles e só um ou dois cortadores de grama voadores escapam de ser abatidos. E tem mais equipamentos antiáreos a caminho da Ucrania.
Claro, esses dias tu disse que de 59 drones a Ucrânia abateu 58! Se tu realmente acredita nisso, tudo bem, cada um acredita na realidade paralela que quiser.
Olha o nível do ____________: comemora que um drone escapa das defesas para matar civis. Esse é tipo de gente que os russos tem ao lado. Esses drones iranianos não atacam alvos válidos. Só servem para matar crianças , e destruírem prédios de apartamento. Nenhum shahed acerta alvo militar relevante. Essa e a diferença. Mas se vc acha isso bonito, e comemora, mostra o quanto o lado russo vai ser jogado na lata de lixo da história.putin e sua corja .
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ROTULAR OS OUTROS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTES. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Quando o sujeito já começa com um Ad Hominem chamando os outros de “putinzete” é melhor ignorar. Mas vem cá, me mostra onde eu “comemorei” que um drone passou?
Tu é o tipo de gente que ataca a Rússia mas fica calado ou sai em defesa nesses casos, ou seja, apenas um hipócrita querendo pagar de bom moço…
https://www.aereo.jor.br/2020/12/09/ataques-aereos-de-trump-no-afeganistao-aumentaram-dramaticamente-mortes-de-civis/
https://www.aereo.jor.br/2019/09/20/eua-admitem-que-ataque-de-drones-no-afeganistao-matou-30-agricultores/
Peraí, foram os ucranianos que atacaram no Afeganistão? Essa é nova. Então pra justificar atacar alvos civis na Ucrânia, vc usa dados de ataques americanos?
Bastante coerência né .
Sobre defender ou não o putin, nem precisa ser muito especialista pra ver a distorção de dados que os defensores do putin causam aqui no blog.
Eu defendo a Ucrânia, um país invadido covardemente na surdina, na qual foi ludibriado pelo imperador putin até o último momento. Os covardes que atacam alvos civis , sem relevância nenhuma , são os russos.
Aqui tu sai em defesa dos ucrânianos, como “bom moço”, mas me mostra um comentário seu saindo em defesa dos afegãos nessas matérias que eu postei, vou ficar esperando.
E eu estou esperando a correlação de eventos que justifique atacar civis Ucrânianos com drones sem nenhum valor militar, com o Afeganistão.
Quem defende a Rússia, como vc se esforça e faz uma ginástica mental imensa aqui, não tem o que falar de direitos humanos, ou bom mocismo. É hipocrisia imensa querer suavizar uma guerra de invasão imperialista, na qual todos estamos vendo o quão podre a Rússia de putin é. Os argumentos rasos, as notícias enviesadas de telegram, tudo isso só mostra o destempero .
Ah, ficou claro agora. Para atacar civis, com as motoclicletas com hélices, que incrivelmente, só caem em áreas civis, para tocar o terror, a justificativa é que os americanos fizeram. Agora tá claro. Melhor justificativa.
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2023/06/04/interna_internacional,1502837/ataque-russo-mata-crianca-na-cidade-ucraniana-de-dnipro.shtml
Eu posso colocar vários links, de americanos fazendo o mesmo, nunca te vi por aqui defendendo o Iraque, Síria e Líbia, é Nick novo de comentarista velho?🤭
Se vc me atacar com uma catapulta eu não vou ficar parado esperando, é só não achar que a bicicleta é uma kawasaki ninja!
Você costuma desdenhar dos drones do Irã? Não? Então não se preocupe, nem com a bicicleta nem com a Kawasaki.
Maurício,
Os drones como esse Shahed são incapazes de alterar o curso de qualquer conflito. No máximo eles perturbam a paz do ucranianos, causam terror nos civis inocentes e obrigam os ucranianos a gastar munição AA de baixa custo. É uma arma ridícula sob qualquer aspecto quando utilizada por um ator do peso da Rússia.
A Rússia estar se valendo desse tipo de arma nos diz muito sobre o quão enganados fomos pela fanfarronice dos russos que são muito bons em desfiles e que sem dúvida poderiam brilhar no carnaval carioca mas estão passando vergonha na operação especial do Putin contra um país vizinho.
É uma arma de fustigação do mais fraco contra o mais forte. Uma arma de terroristas e insurgentes pé de chinelo.
Tem baixo custo e está sendo fabricado aos milhares, sem controle de qualidade e com baixa tecnologia, utilizando componentes americanos e europeus e movido por motor de moto serra.
Sua ogiva de 30 kg é ineficaz. Chuto que 1/3 dos Shahed não chegam no alvo por conta de defeito e metade dos que chegam são interceptados e a outra metade tem seu sistema de navegação interferida.
Sobram alguns que atingem os alvos programados sem nenhuma eficácia.
1000 Shaheds que atingirem os alvos levam juntos 30 t de carga bélica, o mesmo que 30 bombas de 2000 lb. É muito pouco.
Se imaginarmos que desses 1000 lançados no máximo uns 100 atingem alguma coisa e são apenas 3 toneladas de aço e fogo.
Diferente se fosse um drone como o Harop, que é furtivo , dotado de um sistema de orientação avançado e data link e que pode atingir alvos de alto valor, tanto táticos quanto estratégicos.
Se preocupe não que o Lancet tá fazendo um bom trabalho.
Como comparação, 2400 V1 com ogivas de mais de 850 kg caíram sobre Londres em 3 anos e causaram 6000 mortes de civis e 18000 feridos.
2400 x 850 = 2000 toneladas de aço/explosivos.
Para se chegar próximo disso os russos precisarão lançar sobre Kiev mais de 68.000 Shahed 136.
Os iranianos terão muito trabalho nos próximos 10 anos.
Meu amigo a quantidade de baboseira que você falou aqui vai além do que está escrito.
Primeiro que sua lógica de “alterar o curso da guerra” aplicada sobre drones kamikazes baratos é uma falácia por si só. O emprego e objetivo obviamente não é esse, da onde tu tirou isso?
Outro ponto é dizer que no máximo perturbam os ucranianos e causam baixas civis. Você tá completamente mal informado, faz um pesquisa simples aí que verá a quantidade de equipamentos e pessoal destruídos por esse drone, inclusive um caríssimo e de última geração IRIS-T. Para de falar groselha cara!
Outra groselha, 30kg de carga explosiva não é nada? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tu manja demais hein bicho?
Não é nada contra o que? Contra uma pessoa, um carro, um blindado leve, médio, pesado? Um posto de comando? Você nem sabe do que tá falando, tá só vomitando seu desprezo pessoal sem qualquer base factual.
Um Harop sai 10 MILHÕES! Um Shahed 20 MIL U$.
Imagina você um general usando drones de 10 milhões da mesma maneira que os russos usam os shaheds? Ia a falência em uma semana?
Tu não sabe de patativas de nada. Tá loco…
Vc está certo.
Agora que eu te acalmei e você superou esse ataque de pelanca , vamos aos fatos.
O drone que supostamente atacou um radar do sistema Iris-T SLM é um Lancet e não um Shahed 136, que foi o tema do meu comentário.
Sei que para uma pessoa inábil com o tema como você demonstra ser, parece ser tudo a mesma coisa, como tomates e caquis, mas uma análise atenta nos diz serem “coisas” completamente diferentes.
–
O Lancet é um drone kamikaze de curto alcance (menos de 40 km), motor elétrico alimentado por bateria, com capacidade de “vadiagem” (loitering) , dotado de um data-link operando no modo “man in the loop”. Ele possui sensores próprios (TV e IIR) que o capacita, com sua pequena ogiva de 4 kg do tipo HEAT, a destruir alvos pontuais, inclusive blindados.
–
O Shahed 136 é um drone kamikaze de grande alcance (em torno de 1000 km) , alimentado por um motor de combustão interna , com um sistema de navegação por satélite combinado com um rústico sistema de navegação inercial., sem data-link e sem sensores próprios, portanto, sem capacidade de vadiagem e sem possibilidade de alterar seu curso e alvo após o lançamento.
–
O Lancet é um drone tático indicado contra alvos táticos de alto valor, inclusive que estejam em deslocamento.
–
O Shahed é um drone estratégico , sem serventia tática, indicado contra alvos fixos, com voo em altitude fixa. Sua ogiva HE de 30 kg pode ser letal se atingir alvos descobertos de pele fina (aeronaves no pátio, tanques de combustível, etc.) mas devido à baixa velocidade não tem capacidade de penetração. Por exemplo, não consegue penetrar um abrigo reforçado de aviões (HAS).
Ele é facilmente detectado por radar e não é confundido com um míssil de maior velocidade. Ou seja, não dá para lançar o Shahed pensando que a defesa AA ucraniana irá confundi-lo com um Kalibr.
Também é facilmente interceptado e quando não, ter seu sistema de navegação por satélite interferido, o que o fará cair em qualquer lugar dado que seu sistema inercial não deve ser nenhuma maravilha, principalmente depois de chacoalhar por centenas de quilômetros. Por isso está sendo utilizado para atacar cidades grandes sem nenhum valor estratégico.
Além disso é um drone barato, que deve ter um alto grau de falhas.
–
No mais, respire fundo, tente aprender e não se julgue inferior por não saber. A vida é um aprendizado constante.
Forte abraço.
“Primeiro que sua lógica de “alterar o curso da guerra” aplicada sobre drones kamikazes baratos é uma falácia por si só”
Toda arma tem como objetivo alterar o curso da guerra, que seria outro caso ela não existisse ou caso não fosse empregada.
Um exemplo: os Javelins, NLAWs e o Bayraktar alteraram o curso da invasão russa quando ela se iniciou, dando tempo aos ucranianos de se defenderem.
Drones de longo alcance, baratos, de alvos fixos, nas mãos dos ucranianos têm o potencial de alterar o curso da guerra que o Shahed nas mas dos russos não têm.
Por mais que caiam Shaheds sobre Kiev os ucranianos não irão capitular.
Nas mãos da Ucrânia , ondas de drones chegando a Moscou ou a outras grandes cidades russas, teriam um efeito psicológico devastador com consequências imprevisíveis, mesmo que todos sejam interceptados.
Bosco
Acho que o uso dos Shaheds além de tentar atingir algum alvo importante, algo que na sua opinião é quase impossível, tem um objetivo de “ataque psicológico”..
Desde o fracasso russo na invasão de Kiev, onde levaram uma surra, a sensação para os moradores da capital é de que a Guerra está longe e afeta menos suas vidas.
Esses dias teve muitas criticas nos canais ucranianos do Telegram de que algumas “baladas” reabriram em Kiev, enquanto soldados morrem aos milhares no front.
Com os ataques dos “Geranium” que é o nome que os russos deram ao drone, a guerra permanece diariamente na vida dos moradores da capital.Sempre causando algum tipo de destruição e mortes, lamentavelmente civis.
E essas “chuvas” de drones são baratas parar os russos.
Com o que se gastava num Kinzhal, dá pra mandar enxames de drones a semana inteira pra Kiev.
Causando terror psicológico, obrigando o Exército ucraniano a manter as baterias antiaéreas na cidade em tempo integral, gastando munição – que a OTAN precisa ficar repondo semanalmente – e ainda acertam algum alvo militar de vez em quando.
Não é o nível de ataque militar que se esperava de uma superpotência. Mas cumpre uma função que os generais russos certamente acham importante.
Bosco, drones são sempre drones, perturbam a paz causam terror tanto nos civis ucrânianos como nos civis do Afeganistão, Iraque, Síria, Líbia e por aí vai… O problema é de que lado está esse drone, é só ver a quantidade de civis que os drones americanos já mataram e continuam a matar, tem matérias sobre isso lá no aéreo, uma é: “Ataques aéreos de Trump no Afeganistão aumentaram dramaticamente mortes de civis” e a outra é: “EUA admitem que ataque de drones no Afeganistão matou 30 agricultores.”
??????
Acho que vc não pegou o teor do meu comentário, nessa guerra da Ucrânia drones domésticos DJI tem destruído veículo blindados, é só não colocá-los no mesmo mundo de drones de um Reaper, o drone do Irã voa e nao muito mais que isso.
E onde eu coloquei os drones iranianos no mesmo mundo dos Reaper (que por sinal, matam civis inocentes todos os anos)? A minha crítica foi para quem critica os drones, como o autor do texto, que disse que os drones do Irã são “mal navegados”, será que ele ficaria parado esperando um ataque “mal navegado”?🤔
O problema é que o momento da invasão foi mal planejado. A guerra foi mal planejada. Os alvos foram mal planejados. Putin realmente acreditou que seria um passeio até Kiev, com pouca resistência ucraniana. Se deu mal. Agora esta pagando um preço de uma guerra, que esta na cara que a Rússia já perdeu! Até entendo as razões da Rússia com a OTAN cercando suas fronteiras mas não apoio a invasão de um país pelo outro!
Em termos de poder militar e de influência geopolítica, levando em consideração o tempo decorrido, a Rússia não é nem uma sombra do que era a União Soviética.
Marcelo,
A Rússia de hoje não é nem uma sombra do que era a Rússia de janeiro de 2022.
E ainda vive se protegendo com equipamento soviético.
Antes de “entender as razões da Russia” vamos lembrar que ela tomou a Crimeia na mão grande!
Está ficando evidente que essa forma de lutar russa está ficando obsoleta. Não adianta mais lançar infinitas salvas de artilharia, gastar material e muito dinheiro em milhares de foguetes lançados a esmo por helicópteros (de forma balística ainda, fazendo tiro indireto) em larga escala, se a taxa de acertos é baixa. Gastar energia, materiais e recursos humanos para destruir um bairro inteiro pq ali tem meia dúzia de veículos inimigos. Além dos drones, esses novos sistemas que usam foguetes guiados e outros sistemas são muito mais eficazes.
A Rússia perdeu a maior chance que tinha quando, no início dos combates, deixou de estrangular as grandes cidades e martelar os alvos militares em larga escala com munições guiadas (em quantidade) para arrasar logo os grandes equipamentos de infraestrutura militar e equipamentos pesados e raros (lançadores S300, radares, caças etc).
Para as bombas burras e foguetes que eles possuem em enorme quantidade seriam úteis somente em alvos grandes (construções, pátios ferroviários etc) que seriam atingidos bem com o uso dos computadores dos caças bombardeiros. Chegando os novos equipamentos antiaéreos ocidentais, somente munições guiadas conseguem ter boa chance de sucesso acertando o alvo ao mesmo tempo que “protege” a aeronave lançadora, já que o lançamento acontece a uma distÂncia segura.
Não sei se esta informação é verdadeira mas parece que os Russos têm dois satélites de observação e com fraca resolução.
Sem bons sistemas de aquisição de alvos, de vários tipos em várias plataformas, a quantidade de mísseis é irrelevante. E, aparentemente, os mísseis são em quantidade insuficiente.
Um outro exemplo, num nível mais tático, é de que serve ter helicópteros com mísseis de longo alcance se não consegue distinguir um trator de um blindado?
Vai lá no Telegram que tu vai ver vídeos diários dos KA- 52 destruindo os brindados ucranianos.
Perfeito,
E eles colocavam esse poder de fogo ineficaz como vantagem. Alardeavam que a Rússia estava lançando 70 mil projéteis por dia como se isso fosse uma grande coisa e esqueceram que um cano de obuseiro só permite 3000 tiros (com carga máxima).
*O dos russos deve permitir à metade disso.
Essa destruição de cidades ucranianas e equipamentos que mal entrou em combate pelo exército ucraniano e já foram destruidos é tudo invenção.
Tem aqui no próprio forte .
Quando um chefe da nação diz que não tem armas pra continuar uma guerra ou um chefe militar diz que o país não tem armas pra manter sua soberania(caso nosso ) são situações que berram a falta de planejamento e responsabilidade dos líderes da nação quanto a segurança dessas.
Há alguns meses, ele falou que a Rússia não tinha como enfrentar a OTAN.
Lembra?
Sim.
O cara é louco poderia ter usado as acusações dele contra a Ucrânia de forma mais produtiva, porém preferiu ações primárias e colocou seu destino e de seu país na berlinda.
Em uma democracia seria motivo de impeachment
Onde é que andam aqueles que diziam que a Rússia não tinha falta de armamento?
Mas não se preocupem com isso. Agora o tio Putin vai resolver a situação afastando os grandes corruptos pró-ocidentais, nazistas e capitalistas responsáveis por esta situação…
Putin mineirim.
Estão lendo as mentiras publicadas no Pravda … acreditando que é verdade … e dizendo que a fala do Putin é uma invenção da midia ocidental.
T-72B3 pulverizando um Bradley:
https://twitter.com/i/status/1668540672930902016
Não diga … e quantos T-72B3 e outros MBTs russos já foram transformados em sucatas chamuscadas por drones de ataque, ATGMs e projéteis da artilharia guiada ucraniana? Tem tantos vídeos na internet que dá para escolher o modelo do tanque de guerra russo e o melhor ângulo de destruição. Será que as tripulações russas sobreviveram? Acho que não. Será que os MBTs russos serão repostos? Acho que não. Mas novos Bradleys com certeza serão enviados pela OTAN à Ucrânia e as tripulações ucranianas estão sobrevivendo para lutar outro dia. E Vladimir Putin demonstrou que sabe bem disso.
Video de um T-80 destruindo um Bradley dos EUA em Zaporizhizhia.
https://t.me/canalartedaguerra/39329
Aqui tem a história completa e o vídeo em alta definição de um T-80TBM sendo destruído por um drone de ataque da Ucrânia.
https://www.19fortyfive.com/2023/06/tank-terminated-ukraine-footage-shows-russian-t-80bvm-destroyed/
Se fosse o Bradley pulverizando um T-72 da versão que fosse, aí eu ficaria mais surpreso.
Putin está seguindo a estratégia de Sun Tzu:
“Pareça fraco quando for forte e forte quando for fraco.”
Hahaahah mas que piadista, a Rússia está a um ano mandando ferro velho para a Ucrânia pq está escondendo o jogo!!! Ahahahahahahaha
Concordo, não passa de um plano milimetricamente planejado pela russia onde consta: não conquistas os 100% da ucrania, grandes perdas de armamentos e soldados e passar meses parados no mesmo lugar sem avançar lutando com armamento dos anos 70.
Putin : estamos destruindo o exército ucraniano
Chapéu de alumínio : é mentira , putin só sabe mentir ..
Putin : estamos sem munições ..
Chapéu de alumínio: tá vendo eu falei ..
Vladimir Putin está assumindo que superestimou a força militar da Rússia, substimou as capacidades de combate ucranianas e, principalmente, que não acreditava no forte apoio militar, logistico e financeiro dos países da OTAN? Eu li direito? Putin está assumindo que a Rússia carece de armamentos para sustentar a Operação Militar Especial, que já dura 473 dias? Parece que o estrago militar, econômico, diplomático e, principalmente, político começou a transbordar no Kremlin. Ninguém fala isso por acaso. Parece que Putin começa a dar sinais de que o início das negociações para o final desse vergonhoso conflito está se aproximando. Só tem um problema … será que a Ucrânia vai querer negociar estando no início da contra ofensiva? Perguntas? Perguntas?
Já disse em outro post, duvido que a Ucrânia hj abra mão da Crimeia, se essa ofensiva andar até o mar de Azov quem vai fazer as exigências será Kiev!
Ao que parece o obejtivo ( ou um dos ), é esse…
Fato é que Putin realmente achou que o povo ucraniano simplesmente arredaria o pé e entregaria o país para ele. Os dois países agora mergulhados em uma guerra interminável com uma carnificina interminável dos dois lados também. É o que eu já disse e sempre irei repetir. Por mais que a Rússia seja grande militarmente, em números de pessoal e armamentos, em uma guerra de escala OTAN a Rússia perderia essa guerra. O que pode ”garantir vitória”, seria o uso de bombas nucleares. Enfim. Segue como está. Mas, fato é dois: Essa guerra já encheu o saco! O blog, agora, só dá informações sobre isso. Que fique claro que isso não é uma crítica aos editores, pois isso é o trabalho deles, informar. Falo por mim mesmo, pelo o que vejo. Tá chato.
É aquele ditado: se não vai por bem…..
O Putinstão vai perdendo por mal kkkkk
“povo ucraniano” qual povo ucraniano?
So vejo muitos sendo recrutados a força pra ir pra o abatedouro. A Ucrânia só ta viva por causa dos EUA e os milhares de mercenários misturados nas forças ucranianas.
Qual a diferença entre mercenário e voluntário?
Recrutamento forçado, espera e quando Moscovo recruta 300 mil e outro tanto foge pelas fronteiras.
Quem luta pelo seu país faz das tripas coração, agora quem invadiu e força os seus militares a uma guerra estúpida o que pode acontecer??
Hehehehehe baita pegadinha, ainda bem que o estoque de pás do Iran e da China vai garantir a ocupação dos territórios.
Qualquer um com o mínimo de bom senso já tinha isso muito claro. A Rússia, economicamente falando, é um país mediano, tem economia similar a do estado da Florida. Isso reflete na sua capacidade militar, guerra é coisa cara demais.
E vai se afundar mais a medida que a guerra se arrasta, o Brasil vai passar a Rússia rapidinho, economicamente falando, mesmo com o péssimo governo que temos.
Acredito que SE Rússia for receber ajuda de algum país, sera da Coreia do Norte.
Se a China deixar. Grande parte senão todas as transferências comerciais são feitas com chineses que quebram o bloqueio econômico da Coreia do Norte imposto pelo ocidente.
Obama tinha razão……”a russia é apenas uma potencia regional “. Isso em 2014…..hj com tantas perdas, tantos gastos e tantos embargos, acho que nem isso é mais.
A Ucrânia irá vencer a guerra .
O melhor equipamento russo está no leste na fronteira com a China o real inimigo da Rússia , para quem em breve irá perder Vladivostok antigo porto da região da Mandchuria …. Os chineses não esqueceram e irão tomar de volta . Estes acordos entre Rússia e China tratam se de acordo entre 2 atores especialistas na arte da desinformação e ilusão .
Aguardem …..
Grande parte da população nas cidades russas junto á fronteira, com a China já são chineses
____________
COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Falta o famoso contesto nesta matéria, ele falou isso tudo, e que apesar de todas essas dificultardes, a Russia já destruiu ou danificou entre 20% e 25% dos blindados das forcas atacantes, e inclusive retomando alguns dos territórios perdidos nos últimos dias.
Se meu inimigo entrasse no meu quintal eu nao teria a paciencia que putin ta tendo nao ja tinha detonado a zorra toda.
Entendi. Não pode entrar em território russo, mas ele pode entrar e roubar território ucraniano. Tá “sertu” !
Prigozhin em outra recente reunião para discutir o estado atual dos eventos, disse que a ofensiva ucraniana está se movendo com competência e cuidado, não está sendo feito o suficiente para tê-los.🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱😴😴😴😴😴😴😴😴😴
Todo ditador cai, quando entra em uma guerra e perde
Tadinho do russo. Tô morrendo de pena! No final, o general Ben Hodges tinha razão: a Rússia só tem munição para dez dias (em março de 2022)… Falta tudo… Uns tem tanto, outros tão pouco. Dá vontade de chorar. Até parece que terminei de assistir A Vida é Bela, A Culpa é das Estrelas, Babe o Porquinho, Meu Primeiro Amor, A Procura da Felicidade, e o Menino do Pijama Lustrado. Tai um artigo que me tocou profundamente!