tropas ucranianas avancam para o sul e retomam Storozheve

As forças ucranianas realizaram ataques terrestres perto da fronteira administrativa dos oblasts de Donetsk e Zaporizhia e obtiveram ganhos a partir de 11 de junho. Imagens geolocalizadas publicadas em 11 de junho indicam que as forças ucranianas libertaram Neskuchne (imediatamente ao sul de Velyka Novosilka) e Blahodatne (5 km ao sul de Velyka Novosilka) em 10 de junho.

 

Um milblogger russo afirmou que as forças ucranianas libertaram Neskuchne e Blahodatne sem lutar e que o pessoal da Formação Tática de Combate Operacional “Kaskad” (uma formação da República Popular de Donetsk) recuou para evitar o cerco. A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, informou em 11 de junho que as forças ucranianas libertaram Makarivka (7 km ao sul de Velyka Novosilka) – um assentamento mais ao sul das posições russas em Neskuchne e Blahodatne.

Milbloggers russos afirmaram que as forças russas se retiraram de Storozheve (3 km ao sul de Velyka Novosilka) e que as forças ucranianas avançaram ainda mais para a periferia norte de Urozhaine (9 km ao sul de Velyka Novosilka). Milbloggers russos também afirmaram que as forças ucranianas estabeleceram posições em Levadne (18 km a sudoeste de Velyka Novosilka) e avançaram perto de Novodarivka (15 km a sudoeste de Velyka Novosilka).

Um milblogger russo afirmou que as forças ucranianas destruíram uma barragem no rio Mokri Yaly perto de Klyuchove (18 km ao sul de Velyka Novosilka), no entanto, não há confirmação visual de danos à barragem neste momento. O milblogger também afirmou que elementos da 336ª Brigada de Infantaria Naval de Guardas (Frota do Báltico) atingiram uma coluna de equipamentos ucranianos perto de Klyuchove.

Fontes russas afirmaram que as forças ucranianas realizaram ataques terrestres limitados no oeste de Zaporizhia Oblast em 11 de junho. Um milblogger russo postou imagens supostamente mostrando as forças ucranianas capturando Lobkove (24 km a sudeste de Orikhiv) e Pyatykhatky (23 km a sudoeste de Orikhiv). Outros milbloggers russos afirmaram que a luta está em andamento em Lobkove, que está na “zona cinza”.

Fontes russas afirmaram que o batalhão voluntário “BARS-3” (parte da brigada de ataque voluntária “Lobos do Czar”) está operando na direção de Orikhiv. Os batalhões voluntários da Ossétia do Norte “Storm Ossetia” e “Alania” estão operando ao lado do 429º Regimento de Fuzileiros Motorizados no oeste de Zaporizhia Oblast. Elementos do 71º Regimento Motorizado de Guardas da 42ª Divisão de Rifles Motorizados (58º Exército de Armas Combinadas) provavelmente também estão operando perto de Robotyne (13 km ao sul de Orkhiv).

Milbloggers russos alegaram que chuvas fortes ao longo da frente de Zaporizhia Oblast podem prejudicar as operações ucranianas. Um milblogger russo afirmou que tanques ocidentais pesados ​​e veículos blindados e tanques soviéticos T-72 ficarão presos na lama da chuva, tornando mais fácil para as forças russas atingirem os kits ucranianos. Outro milblogger afirmou que as forças ucranianas provavelmente não avançariam após fortes chuvas, o que daria tempo (um milblogger sugeriu cerca de 48 horas) para as forças russas transferirem reservas para áreas de combate.

O contínuo perigo russo da Usina Nuclear de Zaporizhzhia (ZNPP) forçou a Ucrânia a transferir o último reator do ZNPP do modo de desligamento quente para o frio. A Inspetoria Reguladora Nuclear do Estado Ucraniano ordenou que a operadora de energia nuclear ucraniana Energoatom transferisse o reator nº 5, o último reator ZNPP em modo de desligamento a quente, para desligamento a frio em 9 de junho. A Inspetoria Reguladora Nuclear do Estado Ucraniano citou a destruição da usina hidrelétrica de Kakhovka (KHPP), o contínuo bombardeio russo do ZNPP e a degradação do sistema de resposta de emergência do ZNPP como exigindo o desligamento do reator nº 5. ISW relatou anteriormente sobre o pessoal do ZNPP transferindo reatores de operações normais para quentes e, posteriormente, desligamentos frios em resposta às forças russas que colocam em perigo o ZNPP.

FONTE: ISW

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

31 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
MFB
MFB
1 ano atrás

Parece que os russos continuam com a mesma tática. Avanço de ré após demoarem 1 ano para tomar apenas uma cidade, que ao que parece, logo voltará a ter a bandeira ucraniana tremulando. Um gênio esse Putin.

Monarquista
Monarquista
1 ano atrás

Acabei de ver um vídeo no twitter, gravado por drone ucraniano, de um grupo de russos fugindo para uma floresta. Outro grupo de russos saí de lá e, depois de alguns segundos de conversas, atiram nesse primeiro grupo. Tipo segunda guerra “se recuar é bala”.

Up The Irons
Up The Irons
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Isso tem sido relatado por soldados russos desde o começo da guerra.
Os caras simplesmente pararam mentalmente na década de 40, e não à toa estão há mais de 1 ano tentando alcançar Kiev e não conseguem!

MFB
MFB
1 ano atrás

“Agora há pouco”… Repórter Qings falando diretamente do centro de comando russo na área…

Maurício.
Maurício.
Responder para  MFB
1 ano atrás

Não te entendo, quando ele aparece com os nicks dele você reclama e diz que aqui está virando uma stupnik 2.0 e pede para o sujeito ser banido, aí quando ele não aparece tu fala do sujeito? Esse é um caso de amor e ódio que deve ser estudado…rsrsrs. Larga dessa ladainha Tireless, tu é mais que isso.

MFB
MFB
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Em primeiro lugar, os comentários dele foram deletados e minhas respostas permaneceram. Em segundo lugar, não faço ideia de quem seja esse aí. Diferentemente de vocês, não uso vários nomes para tumultuar aqui.

De resto, guarde seu humor de quinta série para os comentaristas do seu tamanho. Abraços.

Maurício.
Maurício.
Responder para  MFB
1 ano atrás

“Diferentemente de vocês, não uso vários nomes para tumultuar aqui.”

Ok, tu finge que me engana e eu finjo que acredito! Abraços.

LUIZ
LUIZ
1 ano atrás

“A 127ª brigada das Forças Armadas Russas, como resultado de um contra-ataque, recuperou o controle de Makarovka.”

Hank Voight
Hank Voight
Responder para  LUIZ
1 ano atrás

Sem qualquer confirmação até o momento

Jose
Jose
Responder para  LUIZ
1 ano atrás

Mentira e sem fonte.

“De acordo com as informações que aparecem – até Tom Cooper escreveu sobre isso – o contra-ataque de quase toda a 127ª Divisão de Fuzileiros Motorizados RUS na região de Wełyki Nowosiłki terminou em um desastre completo, na medida em que as forças da UA entraram na aldeia de Staromajorśke certo depois disso.”

Fonte: https://twitter.com/Artur_Micek/status/1668251999811371008

sergio
sergio
Responder para  LUIZ
1 ano atrás

Seria munto bom colocar as fontes de onde vc tirou essa informação vlwww

Jose
Jose
Responder para  sergio
1 ano atrás

Não tem fonte. É telegram e canal russo de blogueiros….tão somente. A grande maioria, talvez a totalidade, sendo fake news…

Hank Voight
Hank Voight
Responder para  LUIZ
1 ano atrás

Parece que na verdade deu ruim para a 127ª

https://twitter.com/Anna_Lena2022/status/1668252831499812864

deadeye
deadeye
1 ano atrás

Foram alcançadas sim. Em alguns pontos os Ucranianos já chegaram na segunda linha defensiva,

francisco
francisco
1 ano atrás

A Russia se escora no poderio nuclear, perdeu muitas guerras convencionais..
Correu da França de Napoleão, Correu da Alemanha de Hitler, perdeu para o Japão em 1904 e 1905, perdeu para os mujahidin do Afeganistão. E muitas outras.
Ou seja a Russia não tem tradição vencedora.

Arthur
Arthur
Responder para  francisco
1 ano atrás

Concordo contigo em gênero e número. Os russos perderam feio na segunda guerra mundial, com a queda de sua capital em Berlin. Tomaram uma sova de Napoleão, fazendo o francês dono da Europa toda. Tomara uma surra dos Japão em Khalkin Gol, em 1939, e novamente na Manchuria em 1945. Perderam para os argelinos em 1962; e para o vietcong, em 1975. Recentemente, foram escorraçados do Afeganistão, depois de 20 anos de guerra. Eta povinho perdedor…

Monarquista
Monarquista
Responder para  Arthur
1 ano atrás

Na segunda Guerra, os russos lutarem em uma frente, contra 2 de britânicos e americanos, e ainda tiveram o Lend lease para sobreviver. Imaginou eles lutando contra alemães de um lado e japoneses de outro, e sem o apoio econômico americano?

De Napoleão, não ganharam batalha. Venceram no erro logístico frances.

Dos afegãos, perderam. Se os americanos perderam também, não muda o fato dos russos terrem perdido.

Regielson
Regielson
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

__________

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Monarquista
Monarquista
Responder para  Regielson
1 ano atrás

Ad hominem não é argumento. Abraço.

Augusto
Augusto
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

Os russos só não lutaram em duas frentes graças a vitória de Zhukov em Khalkin Gol, existiam duas alas nas forças armadas japonesas, uma que era a favor de se expandir para o pacifico e a outra que era a favor de expandir para Vladivostok e a Mongólia. Depois da derrota em Khalkin Gol começaram a desconsiderar a segunda possibilidade e o resultado foi o que conhecemos. Os russos não lutaram em duas frentes por mérito próprio, mas e claro se os Japoneses tivessem atacado o extremo oriente do território soviético, ao invés de Pearl Habor , dificilmente os russos teriam resistido ao avanço alemão.

Mercenário
Mercenário
Responder para  Monarquista
1 ano atrás

E perderam a Guerra da Criméia (em casa) para britânicos, franceses e turcos.

Augusto
Augusto
Responder para  Arthur
1 ano atrás

A capital da Rússia e Berlin? Perderam na Manchúria em 1945? Pesquese melhor sobre essa campanha, foi uma obra prima operacional, esmagou em poucas semanas o exercício mais poderoso do Japão. Em Khalkin Gol, em 1939 Zhukov deu uma surra nos japoneses, inclusive foi a primeira campanha onde se utilizou pela primeira vez grandes unidades blindadas em movimento de pinça.

Vocês tem que estudar mais antes de vir escrever baboseiras aqui no blogue.

Carlos 07
Carlos 07
Responder para  francisco
1 ano atrás

É para levar a sério esse comentário? Por favor pessoal, vamos trabalhar com a situação, não com torcidas.

Augusto
Augusto
Responder para  francisco
1 ano atrás

Excelente seu conhecimento de historia. Apesar de não estarem lutando sozinhos tomaram Paris em 1814 e Berlin em 1945. A Rússia “não tem tradição vencedora” pesquise melhor e verás quantas glorias militares os russos tiveram no passado, nenhum brasileiro deveria ter moral para falar isso. E a mesma coisa dizer que os franceses não tem tradição vencedora só por causa dos fiascos militares do século XX.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Essa ___________vai acabar em guerra nuclear.
A única opção que sobrará para a Rússia, será o emprego de no mínimo, armas nucleares táticas.
Aí terá morte de “fantasmas” dos estados unidos e seus aliados europeus, que todos sabemos, ter no meio das tropas Ucranianas, pronto, guerra nuclear global.
Se ficar restrito ao continente europeu, menos mal, pois eles e o norte americanos que fizeram a ________
O problema é respingar no resto do mundo .
Aí quem herdará a terra, será as baratas e escorpiões.
Ao menos eles cuidarão do planeta melhor do que nós !

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO. LEIA AS REGRAS:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Foxtrot
1 ano atrás

Me mostra onde escrevi isso.
Me lembro de escrever, no início da guerra (e baseado no que a Rússia fez na Síria), que a Ucrânia teria sérios problemas.
Mas nunca escrevi que seria um “passeio” russo lá.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás
  1. Conforme eu disse ontem, 3 cidades haviam sido liberadas. Hoje já passam de 10
  2. Começam a surgir os primeiros vídeos de linha de fuzilamento na retaguarda do front russo.Vários vídeos de russos impedindo (fuzilando) os soldados de recuarem
  3. Começam a surgir por meios oficiais russo a expressão eufemística para o inevitável recuo. O termo que eles estão usando agora é “reconfiguração das linhas de defesa”. Lembrando que no ano passado usaram, primeiro o termo “reagrupamento para posições favoráveis”, depois (no que hoje sabemos ter sido uma emboscada para tentar afogar o exército ucraniano caso continuasse avançando. explodindo a represa) usaram a expressão “gesto de boa vontade”
  4. Explodiram outra represa. Outro ecocídio. Indicando que já aceitaram o fato de que não conseguirão segurar o avanço ucraniano naquela área. Ou seja, naquela região tudo indica que haverão nas próximas horas, apesar dos roubos (confisco) em massa de embarcações a motor para a fuga, grande número de russos capturados porque eles também ficarão com a passagem prejudicada pelo alagamento causado pela destruição dessa nova barragem

Ou seja, para o desespero do louquinho da internet: Não, os russos não estão conseguindo segurar a ofensiva ucraniana.

C G
C G
1 ano atrás

As notícias são positivas para a Ucrânia, é bastante previsível que este contra ataque apresente bastante baixas para os dois lado e vamos ver até onde isso se sustenta e repito, SE a Ucrânia chegar ao mar de Azov a Rússia estará em sérios apuros!

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Bom, acho que a intenção é cortar a ligação do Exército russo, numa espécie de Blitzkrieg, se funcionar parte da cadeia logística dos russos será cortada.

Hank Voight
Hank Voight
1 ano atrás

Log se vê o seu desespero Qings

Ozires
Ozires
1 ano atrás

OK… numere para nós as perdas de ambos os lados.

E de fontes confiáveis.

Aí seu comentário teria algo de sério. Sem isso é mimimi