Cuba US

A China comunista chegou a um acordo com Cuba para construir uma base de espionagem eletrônica no país insular – a cerca de 160 quilômetros da costa americana, disseram autoridades americanas ao The Wall Street Journal.

O acordo, que supostamente vale bilhões e foi acordado em princípio, permitirá à China construir uma instalação que pode interceptar comunicações no sudeste dos EUA, lar de dezenas de bases militares. A base de espionagem chinesa também pode monitorar o tráfego de navios dos EUA, informou o WSJ.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que não poderia falar especificamente sobre a reportagem alarmante, mas a planejada base de espionagem em Cuba causou alarme dentro do governo Biden, de acordo com o veículo. As autoridades disseram que a instalação chinesa permitiria que Pequim monitorasse e-mails, telefonemas e transmissões via satélite por meio de monitoramento de espionagem conhecido como SIGINT.

“Embora eu não possa falar sobre este relatório específico, estamos bem cientes – e já falamos muitas vezes – dos esforços da República Popular da China para investir em infraestrutura em todo o mundo que pode ter fins militares, inclusive neste hemisfério”, disse Kirby . “Monitoramos isso de perto, tomamos medidas para combatê-lo e continuamos confiantes de que somos capazes de cumprir todos os nossos compromissos de segurança em casa, na região e em todo o mundo.”

O relatório de uma potencial operação de espionagem chinesa visando os EUA de fora de suas fronteiras ocorre quando as relações entre as duas potências mundiais continuam a se deteriorar. A China aumentou as tensões ao considerar um plano para assumir o controle de Taiwan, mas os EUA se mantiveram firmes em Taiwan, vendendo armas e enviando um pequeno número de tropas para a ilha sobre a qual a China reivindica soberania. O secretário de Estado, Antony Blinken, deve viajar à China para se encontrar com o ditador comunista Xi Jinping no final deste mês.

No início desta semana, o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, Mike Turner (R-OH), disse que os eventos recentes apontaram para uma “agressão inacreditável” da China comunista dirigida às nações ocidentais.

“Bem, o que estamos vendo é uma agressão inacreditável da China”, disse Turner ao programa “This Week” da ABC News no domingo. “Se você olhar para o balão que sobrevoou os Estados Unidos, as delegacias de polícia chinesas, a agressividade contra nossos aviões e navios em águas internacionais, vai direto ao ponto do que o presidente Xi disse quando estava ao lado de Putin na Rússia. , onde ele disse, eles estão tentando fazer mudanças que não aconteciam há 100 anos.”

Pentágono rejeita reportagem do WSJ sobre estação de espionagem da China em Cuba

O Pentágono rejeitou nesta quinta-feira uma reportagem do Wall Street Journal sobre os planos chineses de instalar uma instalação de espionagem eletrônica em Cuba, dizendo que não estava ciente de tal esforço e caracterizando a reportagem como “imprecisa”.

“Posso dizer com base nas informações que temos, que não são precisas, que não sabemos que a China e Cuba estão desenvolvendo um novo tipo de estação de espionagem”, disse o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Patrick Ryder.

“Em termos dessa reportagem específica, não, não é precisa.”

FONTE: The Daily Wire / U.S. News

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

90 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Guerra fria 2.0 !

Décadas de disputas econômicas, ideológicas e territoriais, agora chegam a um ponto realmente perigoso.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

O mundo todo dorme porque quem está acordado e inclusive produzindo para esses dorminhocos são justamente os chineses, os dorminhocos que ajudaram a China a crescer, agora não adianta acordarem e ficarem de mimimi e blá blá blá.

JPV
JPV
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

essa verdade doi

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Enquanto o ocidente expulsava as indústrias com suas políticas ambientais, boicotavam os países em desenvolvimento e exportadores de commodities com suas exigências ambientais insanas, a China acolhia o que o Ocidente rejeitava.Hoje o hemisfério sul está para a China como o rio está para o Mar. É tarde demais para chorar sobre o leite derramado, agora o grande player é a China e a Culpa é dos progressistas ocidentais que ignoraram os efeitos colaterais de suas ações. Quiseram mudar o mundo para ontem excluindo quem não se alinhava a eles, o resultado foi jogar eles no colo chinês.

Elintoor
Elintoor
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

Um ponto realmente perigoso e que não vai dar em absolutamente nada, pois os dois possuem armas nucleares e sabem perfeitamente da “destruição mútua assegurada” e praticamente o fim da vida em boa parte do globo terrestre. Ogivas devastadoras que, se disparadas, provocarão indubitavelmente a fuga maciça de populações inteiras para o Brasil, este que, estrategistas de todo o mundo têm plena ciência, de que seria um país de retaguarda e um dos poucos lugares de sobrevivência na Terra, que estaria mais afastado do inverno nuclear e das nuvens tóxicas do complexo geográfico norte-americano-asiático-europeu. Armas estas, que provocariam a ascensão de nosso país para o Quinto e Último Império na Terra, antes do fim, descrito na bíblia pelo profeta Daniel com muita precisão e coerência. Estudem amigos, creio que estamos bem perto dessas profecias. Estudem “O Quinto Império de Daniel”

Sergio
Sergio
Responder para  Elintoor
1 ano atrás

Chico Xavier tinha previsão nesse sentido. Mas não era tão cor de rosa. Segundo o grande medium mineiro do que conhecemos como Brasil só restaria Sp e RJ. Isto é, habitados e governados por nossa gente. O restante seria dividido , norte e nordeste para asiáticos e russos. Sul e centro oeste para a ” brancaiada” norte americana e europeia ocidental…Eu não duvidaria.

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Isso era uma questāo de tempo e para os chineses, o óbvio a se fazer considerando o aparato militar imenso que os americanos têm no quintal da China, o próximo passo será instalar meios defensivos e ofensivos assim que se sentirem “aclimatados” o bastante na regiāo, novamente deve ser apenas uma questāo de tempo.

Se o Brasil fosse um país sério, tomaria medidas para se proteger e se fortalecer, já que isso também nos afetará, mas como os militares e os políticos nāo estāo nem ai, ele fará o que sempre fez, nada.

Vitor
Vitor
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

Brasil se defender …tipo base de Alcântara…reveja seu conceito de defesa de estado .

Ciclope
Ciclope
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

Interessante notar o quê você disse, os EUA já tem aparato similar próximo a China, pelo princípio da reciprocidade, os Chineses tem direito de ter os seus também.
A crise dos mísseis em Cuba foi similar, e ambos os países cederam.

MFB
MFB
1 ano atrás

Olha que não sou defensor de China e regimess semelhantes, pelo contrário, mas me parece um desdobramento atual tendo em vista o cerco que a China enfrenta. O aparato militar de EUA e aliados no entorno da China é impressionante e só vem aumentando. Resta saber se a China realmente vai querer bancar essa aposta arriscada. A resposta virá rapidamente.

MFB
MFB
Responder para  MFB
1 ano atrás

*Desdobramento natural

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Sinto cheio de mísseis no ar.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

cheiro*

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Crise dos Mísseis 2: o Inimigo Agora é Outro.

Jose
Jose
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Pior que caiu bem demais essa ! Pura verdade.

Luciano
Luciano
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Pensei a mesma coisa e iria postar quase a mesma frase! Vamos ver se as reações serão as mesmas! Os EUA perdeu a oportunidade de mudar a estratégia com Cuba e os Chineses estão avançando no vácuo do alcance dos Russos.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Na minha opinião, os chineses são mais agressivos do que os soviéticos/russos, eu já disse que se a Rússia estava se sentindo ameaçada pela OTAN/EUA era só eles terem feito alguma base na Venezuela ou Cuba, até porque, quem manda de fato na OTAN são os EUA.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Da 1° vez, os russos tiraram os mísseis de Cuba e, em troca, os americanos tiraram os mísseis da Turquia.
Vamos ver qual a barganha da vez….

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Responder para  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Tiraram e colocaram de volta na base de Adana-Inçilirk né

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás

Também acredito que os chineses acham que vão colocar algum equipamento eletrônico para de alguma forma espionar os yankees achando que não tomarão um tomahawk na testa no primeiro minuto que isso acontecer.

To pagando pra ver.

fjuliano
fjuliano
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Vc é brasileiro? Só por curiosidade, pq espanta o seu nível de devoção e submissão para esse país chamado EUA. Apesar das _________________ presentes em seus comentários.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Kommander
Kommander
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

As vezes eu fico na dúvida se é um jogador de COD comentando, ou um cara que quer dar uma de intelectual, mas fazendo isso de maneira errada.

Hertz
Hertz
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

Falou o _________
__________________

Tadinho do Brasil, né? Devotos de malvados americanos….Minha terra tem palmeiras onde canta do sabiá, o arrastão que corre aqui na praia não corre como lá.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

fjuliano
fjuliano
Responder para  Hertz
1 ano atrás

“…o arrastão que corre aqui na praia não corre como lá.” será? existem lugares nos EUA que se vc em especial aparecer, por acidente (vix lembra as favelas do Rio), é bem provável q vc não volte e me refiro aos guetos de negros e “xicanos” como eles gostam de dizer. Chega a ser engraçado essa idealização q vcs fizeram e fazem…tudo culpa da doutrinação via mídias, filmes e etc.

Regielson
Regielson
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Deixa eu ver se eu entendi

– Russia tem que aceitar os EUA expandindo a OTAN para as suas fronteiras

– China tem que aceitar EUA armando Taiwan

Mas ninguem tem o direito de incomodar os EUA !!!!!!!!!

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Pedro
Pedro
Responder para  Rafa_Positronn
1 ano atrás

Russia não aceitou, tanto que invadiu a Ucrânia. E agora, EUA podem invadir tb?

Jorge Augusto
Jorge Augusto
1 ano atrás

E la vamos nois…..

Mengao
Mengao
1 ano atrás

Cômico a “China Comunista”…
O certo é a China e só. Por sinal a China tem economia de mercado, e a população não é submetida a uma ditadura de costumes contra o conservadorismo igual é feito nos EUA, e que os EUA querem obrigar o resto do mundo a seguir. Sobre a base, Cuba e China tem o direito e pronto.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Responder para  Mengao
1 ano atrás

Aiai, “tem economia de marcado”, a “população não é submetida há uma ditadura de costumes”. A gente ri disso ou manda internar? Infelizmente parece que é um mal de boa parte inclusive da liderança militar do nosso país. Quando vc aponta a maldade concreta do regime do país, dos partidos aqui e partido lá, esse pessoal ainda se faz de superior e saca logo um “nossa vê comunista em todo canto”…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Mengao
1 ano atrás

Olá RubroNegro. Pois é. Pior seria se falassem que a Russia de Putin fosse comunista, de esquerda ou “vermelha”, como tenho visto tanta gente escrever. A China tem a sua própria experiência comunista. Os governantes chineses perceberam o risco da China colapsar assim como aconteceu com a ex-URSS. O massacre da Praça da Paz Celestial (que ironia) pode ter sido o momento crucial que determinou uma abertura econômica para prove a população de algum bem-estar material sem que isso levasse a uma ruptura institucional, como aconteceu na ex-URSS. Sobre uma instalação de espionagem chinesa em Cuba, isso é bem diferentes de uma base de mísseis como aconteceu na década de 60. Talvez seja apenas um balão de ensaio para criar uma falsa equivalência entre os EUA e a China,

Antonio Cançado
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

A Rússia é totalitária, e tudo que você citou aí a respeito dela se aplica…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antonio Cançado
1 ano atrás

Caro Cançado. É praticamente um consenso que o atual regime na Russia seja considerando pouco democrático. Contudo, também é um consenso entre quem estuda um pouco de política internacional que a Russia de Putin possa ser classificado como um regime de direita, ainda que se coloque em uma posição geopolítica antagônica aos EUA. Segundo a FreedonHouse, em uma escala de 0~100 (na qual as democracias escandinavas têm a nota 100), a Russia tem 16 pontos (o Brasil tem 72 e os EUA 83). Ainda que ocorram eleições periódicas, a organização política na Russia é cerceada e a oposição tem pouco espaço de manifestação. O ponto é que, ainda que a Russia possua um regime pouco democrático, é um erro achar que seja um regime de esquerda. A Arábia Saudita também é um regime totalitário, teocrático e considerado menos democrático que a Russia (apenas 8 pontos) e nem por isso é um regime de esquerda.

Hertz
Hertz
Responder para  Mengao
1 ano atrás

Parabéns, conseguiste expressar quantidade de asneiras em tão poucas linhas. Impressionante capacidade de síntese. Cada um aqui está menos educado por causa dessas frases. Que Deus tenha piedade da sua alma.

Antonio Cançado
Responder para  Mengao
1 ano atrás

Você tá muito mal informado a respeito de tudo que se mete a discutir, meu chapa…

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Eu penso que seria vantajoso firmarmos um acordo com os chineses na área de infraestrutura de telecomunicações e até mesmo a entrada de empresas chinesas de telefonia no Brasil para quebrar esse cartel que temos hoje.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Responder para  Gabriel BR
1 ano atrás

Preferiria que fosse com a Índia que também tem vasta experiência em telecomunicações e inteligência.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Filipe Prestes
1 ano atrás

A Índia não tem dinheiro que a China tem.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Normal, se realmente for verdade não será nenhuma novidade, basta ver as bases americanas espalhadas pelo mundo, afinal, pau de que bate em Chico também tem que bater em Francisco.

MFB
MFB
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Mas no mundo real, o tamanho do porrete determina quem pode o que… Nunca podemos esquecer disso.

Maurício.
Maurício.
Responder para  MFB
1 ano atrás

Hoje em dia com as nukes, o tamanho do porrete é igual para todos, claro, tirando os cachorro morto, esses nem porrete tem.

MFB
MFB
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

E nós não temos nem um graveto para usar.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

E se agora os EUA inventam.uma operação especial para desnazificar cuba e Venezuela….

Maurício.
Maurício.
Responder para  Rodrigo
1 ano atrás

É só os EUA afirmar que existe armas químicas de destruição em massa em Cuba e Venezuela, ou inventar uma operação com o tema “Ajuda Humanitária”…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

E seria mentira ajuda humanitária ? Veja o quanto de gente passando fome há em Cuba e Venezuela.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Lá no Iêmen a situação está muito pior, quando é que os EUA vão intervir e ajudar o Iêmen contra a Arábia Saudita? Usar essa ladainha de “Ajuda Humanitária” não cola muito, pessoas passando fome temos aos montes aqui no Brasil, na pandemia tinha um pessoal lutando por ossos, ou tu não viu essas cenas? Pela sua lógica, os EUA devem invadir o Brasil também.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Nem precisa aqui já é territorio chinês.

Talisson
Talisson
Responder para  Diego Tarses Cardoso
1 ano atrás

Ao invéz de tirar as sanções é melhor bombardear, invadir?

Regielson
Regielson
Responder para  Rodrigo
1 ano atrás

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

fjuliano
fjuliano
1 ano atrás

Que sinuca de bico para quem pula alto gritando contra a Rússia e batendo palmas para a OTAN. E agora hein? Cuba tem direito de receber os chineses e fazer o q quiser em seu território?

Maurício.
Maurício.
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

Tu não lembra do mimimi que foi na época daquela suposta base aérea que a Rússia supostamente usaria na Venezuela? Volta lá no aéreo e vê os comentários de um pessoal, alegavam que a Venezuela era quintal americano, que a Rússia não deveria se meter na região, que os EUA mandarim a base para o espaço com Tomahawks e por aí vai…

fjuliano
fjuliano
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

É deprimente. Da até para entender o apreço q o eleitor médio do Trump tem por latinos, quanto a esses eles estão certos. Desprezíveis.

Heinz
Heinz
Responder para  fjuliano
1 ano atrás

Claro, é território Cubano e não Americano. Odeio o sistema político Cubano e pra mim deveria cair, mas eles são independentes né.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Tem uma hipotese ainda mais dramática. Pode ser a China provocando os EUA a fazer o mesmo em Taiwan para justificar uma invasão. O momento é agora, não fosse a China uma nação preocupada com a paz e a prosperidade já teria invadido a ilha e sodomizado os rebeldes.

MFB
MFB
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

“sodomizado os rebeldes”. Coisa estranha para se dizer e ter em mente. 100+

Maurício.
Maurício.
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

“não fosse a China uma nação preocupada com a paz e a prosperidade.”

Preocupada com a sua prosperidade eu até posso concordar, mas com a paz? Justo ela que se acha a dona de todo o mar da China? Acho que no fundo nem você acredita nisso…rsrsrs.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

China e Rússia deviam fazer de cuba um porta aviões.E recheá-la também de armas convencionais e atômicas para os EUA terem o que fazer perto de seu país.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
1 ano atrás

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

O Pentágono declarou que não sabia do acordo entre a China e Cuba. Três opções. 1. WSJ deu uma barriga (prováveil). 2 O Pentágono foi pego de surpresa (muito provável). 3. O Pentágono está mentindo (igualmente muito provável).

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Opção 4: sabiam, mas não podem fazer nada pq ja foi dificil para eles destruir um simples balão chines

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafa_Positronn
1 ano atrás

Então é a opção 3. O Pentágono mentiu,

Kommander
Kommander
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Kkkkkkkkkk Sad but true! De uma coisa a gente não pode duvidar dos EUA, os homi são mestres na arte da inteligência.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Kommander
1 ano atrás

Ola K. Lembro de um diálogo no filme “Caçada ao Outubro Vermelho” quando o comandante do submarino dos EUA é informado que eles receberão a visita de um oficial da inteligência militar. O comandante comenta que “não é possível colocar as palavras Inteligẽncia e Militar na mesma frase”

Marcos Pesado
Marcos Pesado
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Acho que é no filme Good Morning Vietnan

pangloss
pangloss
Responder para  Camargoer.
1 ano atrás

Ué, advérbios de negação servem para criar frases que acomodem termos mutuamente excludentes.

Underground
Underground
1 ano atrás

A ditadura cubana finalmente achou outro trouxa para sustentar o regime.
Durante anos os russos tiveram de sustentar o regime cubano.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Underground
1 ano atrás

As ditaduras sempre encontram um trouxa para ajudar a sustentá-las, basta ver as ditaduras do golfo pérsico, entre outras.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Underground
1 ano atrás

Eu, você e os demais contribuintes brasileiros també ajudamos a sustentar esse regime. Ao que parece, voltaremos a sustentar.

Fernando
Fernando
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Fernando
Fernando
Responder para  Fernando
1 ano atrás

Nao entendi. Quando o colega acima desviou assunto para fora da materia, nao houve censura. Interessante…

Heitor
Heitor
1 ano atrás

Se os EUA podem ter em Taiwan.. então nada de errado ter em Cuba, México…

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

espionagem trocada não dói

Antonio Cançado
1 ano atrás

Que bonito…
Depois esses _________ reclamam quando a gente expõe as ____________ praticadas pelo estado totalitário chinês…

Mais, isso prova definitiva, cabal e irrefutavelmente que Cuba ____________,a não ser pra servir de base a estados totalitários…

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

Já vimos esse filme antes. Reportagens de analistas militares renomados nos alertavam sobre o avanço tecnológico chinês em armamentos e influência no mundo. O ocidente respondeu: Os chineses não tem capacidade para isso! Hoje se prova que os analistas militares estavam certos e o ocidente errado. O erro acaba de se repetir… Quando tiverem com os dados espionados e roubados já será tarde. De novo! Again!

Antonio Cançado
Responder para  Luiz Trindade
1 ano atrás

A China tem alguma influência no mundo?
Qual, exatamente?

Sergio Machado
Sergio Machado
1 ano atrás

3a Lei de Newton. Ação e reação.
EUA terão que ficar quietinhos.

Antonio Cançado
Responder para  Sergio Machado
1 ano atrás

Ah, sim, vão ficar sim…Assim como também a Europa, o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia…Só porquê você quer…rsrsrsrsrsrs

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
1 ano atrás

Rapaz…só observo..e esperando o povo negativar esse comentário…kkkk

André Luís
André Luís
1 ano atrás

Toma, EUA! Foque todos os seus esforços $$$$ no atoleiro da Ucrânia (enquanto os Russos vão destroçando as forças da OTAN) e deixe Cuba lhe dar mais esta dor de cabeça!

SlavaFeijão.

Pedro
Pedro
1 ano atrás

Muitos aqui deram razão a Rússia por invadir a Ucrânia, pois estava sendo ameaçada. E agora, se os EUA invadissem Cuba, teriam razão?

Heinz
Heinz
Responder para  Pedro
1 ano atrás

Não.

Carlos 07
Carlos 07
1 ano atrás

Justo! Cada um pressiona do jeito que pode. Segue o baile!

Jota
Jota
1 ano atrás

Ok. O que vale pra um , vale pro outro.
Então os EUA podem também instalar uma unidade de sigint em Taiwan.
E um batalhao de marines pra operar a unidade.
E algumas unidades de radares e patriots pra proteger a unidade.
Combinado?

Um Simples Brasileiro
Um Simples Brasileiro
1 ano atrás

Isso me lembra da “Crise dos mísseis de Cuba”.

Welington S.
Welington S.
1 ano atrás

”A América do Sul é pacífica”

Nunca foi. Sempre esteve dormindo em banho-maria. Agora, os chineses estão errados em querer fazer isso? Não! É sabido que os chineses estão convictos de que querem tomar o lugar dos EUA em poder econômico e militar. Fato é que os EUA demoraram muito para abrir os olhos em relação aos chineses. Os EUA, por sinal, financiou a China a chegar onde ela chegou e hoje, estão tendo que abrir espaço para os chineses que estão comendo pelas beiradas. Os EUA achar ruim é, no mínimo, uma piada de muito mal gosto. Os EUA espionam tudo e todos. Aliás, até o Brasil espiona outros países; espionagem que da em Chico, acaba chegando em Francisco e assim sucessivamente. E o Brasil, como fica? Bom, o Brasil deveria ficar onde está e tirar o máximo de proveito de tudo, almejando o nosso próprio, nosso próprio benefício. Porém, infelizmente, é impossível desse almejo existir por aqui. Como o segundo maior país da região, precisamos de babá para que nos cuide e é sempre assim, independente de governo. Vou ousar e pegar uma frase de um personagem da Marvel: ”Eu sou inevitável”. Essa frase se encaixa perfeitamente com a China. A China, senhores, quer queira ou não, é inevitável. O Brasil também seria se fosse um país sério. Mas…

Pragmatismo
Pragmatismo
1 ano atrás

Uai. Não vão publicar os leo 2 destruídos?

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

Está com pressa?

Assim que for possível.

Francisco
Francisco
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

_________

COMENTÁRIO APAGADO POR REPETIÇÃO SISTEMÁTICA. BASTA POSTAR O VÍDEO UMA VEZ, NÃO PRECISA POLUIR O BLOG REPETINDO INÚMERAS VEZES. MANTENHA O BLOG LIMPO. LEIA AS REGRAS:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nino
Nino
1 ano atrás

Não vejo novidade. Na época em que Cuba era mais uma das repúblicas soviéticas será que não tinha uma base para espionar os EUA?

adriano Madureira
adriano Madureira
1 ano atrás

Nada de anormal, como se outros países não fizessem o mesmo…