UKRAINE-CRISIS-ATTACK-MOSCOW

Dois ficam feridos em um raro ataque a Moscou, enquanto ataques russos mais pesados ​​atingem Kiev, matando pelo menos uma pessoa.

Drones atingiram Moscou na terça-feira, mas foram neutralizados, disse a Rússia, no que um político chamou de o pior ataque à capital desde a Segunda Guerra Mundial, enquanto Kiev também foi atingida pelo ar pela terceira vez em 24 horas.

Desde que a Rússia invadiu seu vizinho em fevereiro do ano passado, a guerra foi travada em grande parte dentro da Ucrânia, embora Moscou tenha relatado alguns ataques em seu território e culpou a Ucrânia, incluindo uma suposta tentativa de assassinato contra o presidente Vladimir Putin.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse que duas pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade, enquanto alguns moradores de dois blocos de apartamentos levemente danificados foram evacuados brevemente.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que oito drones enviados por Kiev foram abatidos ou desviados, embora o Baza, um canal do Telegram com links para os serviços de segurança, tenha dito que mais de 25 estavam envolvidos.

Moradores no sudoeste de Moscou disseram ter ouvido estrondos seguidos pelo cheiro de gasolina por volta das 5h às 6h, horário local [02h00 às 03h00 GMT]. Alguns filmaram um drone sendo abatido e uma nuvem de fumaça subindo no horizonte de Moscou.

O político Maxim Ivanov classificou-o como o ataque mais sério a Moscou desde os nazistas, dizendo que nenhum cidadão poderia agora evitar “a nova realidade”.

“Ou você derrotará o inimigo com um único punho com nossa pátria, ou a vergonha indelével da covardia, colaboração e traição engolfará sua família”, disse ele.

Duas semanas atrás, dois drones explodiram sobre o Kremlin em um ataque que a Rússia também atribuiu a Kiev e disse ter como alvo Putin.

O assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, negou que Kiev esteja diretamente envolvido em atacar Moscou na terça-feira, embora tenha dito “temos o prazer de assistir” e prever mais por vir.

O Ministério da Defesa da Rússia classificou o ataque como um “ataque terrorista de drone” lançado pelo “regime de Kiev”.

Em Kiev, as forças de defesa ucranianas disseram ter derrubado mais de 20 drones Shahed de fabricação iraniana na terça-feira.

Uma pessoa morreu – supostamente uma mulher de 30 anos – e quatro ficaram feridas quando os destroços de um projétil russo destruído atingiram um prédio alto, causando um incêndio, disseram autoridades ucranianas. Dois andares superiores foram destruídos com pessoas possivelmente ainda sob os escombros.

Fotos de autoridades de Kiev mostraram chamas envolvendo o topo do prédio.

“O ataque foli maciço, veio de diferentes direções, em várias ondas”, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev.

A Rússia atacou Kiev 17 vezes em maio com drones ou mísseis, principalmente à noite, em uma aparente tentativa de minar a vontade dos ucranianos de lutar após mais de 15 meses de guerra.

Natacha Butler, da Al Jazeera, relatando de Kiev, disse: “Onde estou agora é um bloco de apartamentos que foi atingido, os dois últimos andares praticamente destruídos.

“No sopé deste bloco de apartamentos está um processo de limpeza. As pessoas estão inspecionando seus carros danificados, tentando absorver o que aconteceu. Eles estão olhando para o topo do prédio, as janelas estão quase explodindo. Muitos [moradores] vão ter que sair deste prédio com suas malas, seus animais de estimação. Alguns deles estão dizendo que não querem partir, estão felizes por terem sobrevivido.

“Este é o pior pesadelo para as pessoas aqui em Kiev. Esses ataques estão acontecendo noite após noite agora. Este é o terceiro ataque consecutivo agora. As pessoas não estão dormindo. Mas todas as noites, quando vão dormir, ouvem aquelas sirenes, ouvem as explosões e simplesmente não sabem o que vai acontecer.”

Em Moscou, a jornalista Yulia Shapovalova disse que havia uma sensação de “calma” na capital, apesar dos ataques.

“Moscou está agitada como sempre agora. As pessoas estão indo trabalhar, o transporte público está funcionando normalmente, parece que nada aconteceu.

“As pessoas na rua estão muito calmas, mas devo dizer que muitas pessoas na Rússia acreditam sinceramente nas informações que ouvem regularmente na TV, que os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia são inevitáveis ​​e que o presidente [Vladimir] Putin, como um grande estrategista , começou primeiro em solo estrangeiro.”

FONTE: Alzajeera

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

49 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

Foi mexer com quem tava quieto, agora aguente as consequências.

Me lembra bem a história do Japão na segunda guerra, depois que levou 2 bombas nucleares ficaram de nhem nhem nhem…

Enquanto estavam estuprando chineses e massacrando coreanos tava bom, depois levaram uma sova

henrique
henrique
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

imagina o eco na cabeça do cara em comparar a Ucrânia atual com o Japão Imperial

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  henrique
1 ano atrás

Ele comparou Japão com Rússia. Dado o contexto, comparação bem razoável.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Vou explicar rapidinho…

Os ataques que a Rússia tem infligido nos últimos dias em Kiev é o seguinte…

ANOTEM AÍ!!!

Querem a evacuação de Kiev por parte da população! E porquê???

Perceberam que os esquerdistas globalistas progressistas dos EUA e Europa não vão parar… Já se fala em fornecer armas de longo alcance ao fantoche Ukro… Ou seja, vão continuar escalando mais e mais…

Os russos entenderam que NÃO tem acordo com esses demônios! Vai haver alguns lances aterradores ainda…

Até CABUMMM em Kiev…!

Será o último aviso!

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Seria plausível seu comentário se você não estivesse ignorando os repetidos avisos que membros do governo e de instituições de estado do EUA deram, desde o início da guerra, e, continuam reiterando, no caso de um ataque nuclear. Nas palavras deles:

” Se a Rússia usar armamento nuclear, o Pentágono tem carta branca para eliminar o exército russo da Ucrânia ”

A palavra que eles usaram, por várias vezes, é eliminar. Eliminar o exército russo.

Entendeu ou não?

C G
C G
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

O “d i l d o” das consequências raramente vem lubrificado, Putin que relaxe pq se não é pior! Hahahahhahahahahaha

MFB
MFB
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Ótimas notícias vindas da Rússia nos últimos dias. Lentamente o povo russo começa a despertar. Putin está com sérios problemas após arrumar este atoleiro na Ucrânia. E Kiev não chega nunca…

LUIZ
LUIZ
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Quem mexeu com tava quieto??

WSilva
WSilva
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

A diferença é que o Japão tinha um poderio bem limitado, um país que dependia de um bando de lunaticos realizando ataques kamikazes evidentemente não chegaria a lugar nenhum.

Já a Russia hoje é um gigante com um tremendo arsenal nuclear que na pratica evita que a Russia termine como o Japão, humilhado e ocupado pelos EUA.

A Ucrania de hoje (graças a OTAN) também é bem mais armada e preparada militarmente do que China e Coreia daquela época.

Ou seja, comparação bem mais ou menos…

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

Outra coisa:

Isso ai não foi bem um ataque destinado a destruir algo em Moscou.

Isso ai foi uma operação de SIGINT.

Tem uns videos bons no youtube aonde mostram aonde foram os ataques e aonde foram interceptados.

E ainda alguns modelos que foram usado.

Dá pra ver certinho que fizeram um arco em roda de Moscou para ver aonde estão as defesas e os pontos vulneráveis.

Isso ai foi só um teste, uma amostra do que poderá vir.

O jogo começou a virar, agora a Rússia , que não conseguiu ganhar no ataque quando agiu de surpresa, agora vai ter que se defender tb.

Yuribfranca
Yuribfranca
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Acho que isso aí foi armado pela própria Rússia pra gerar apoio e comoção popular que justifique uma mobilização total

Nativo
Nativo
Responder para  Yuribfranca
1 ano atrás

Não e de se duvidar.
Mafiosos como Putin gostam de inventar narrativas e se fazerem de vítimas.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Pau que dá em Chico…

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

Ia fazer esse comentário, ainda bem que eu li o seu. De fato, é SIGINT.

A Ucrânia tem sistema de misseis terra-terra de cruzeiro próprio que atinge Moscou, mas não usa. Tudo indica que estão acumulando munição a muito tempo.

Joao
Joao
Responder para  Rui Chapéu
1 ano atrás

SIGINT é inteligência de sinais.
O q está dizendo está além disso.
Está mais pra um reconhecimento em força.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Um ataque totalmente ineficaz, a não ser que a Rússia responda ao ataque da mesma forma a população civil em Kiev e de forma desproporcional ao ataque Ucraniano em Moscou aos civis.
Uma demonstração da disposição do Zé Lascado que nesta altura do conflito precisa aglutinar a opinião da população civil Ucraniana e da mídia americana e européia a seu favor.
Demonstração de um ataque russo no centro de Kiev com inúmeras mortes de civis seria uma grande alavanca motivacional para a tropa.
Como disse ao anunciar a contra ofensiva está o Zé Lascado.

Guilherme
Guilherme
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Mas a Russia vem matando deliberadamente civis ucranianos desde o primeiro dia, não é necessário uma provocação por parte da Ucrania para isso acontecer e o Zelensky poder usar isso como propaganda

Welington S.
Welington S.
Responder para  Guilherme
1 ano atrás

CARA, tenho que concordar em relação as mortes de civis causadas por russos. Ontem mesmo eu assisti um documentário falando exatamente sobre isso. O repórter fez uma investigação pesadíssima em cima disso. Fica aqui de recomendação, o vídeo, para quem quiser assistir: https://www.youtube.com/watch?v=IrGZ66uKcl0

André G.
André G.
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Em que mundo tu vive???? Infelizmente são ataques a civis que mais choca vindo dos Russos e assistimos semanalmente.

Plínio Jr
Plínio Jr
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Nem nos momentos mais difíceis no início da invasão a Ucrânia atacou solo russo porque faria agora ?

Não vão dar ao anão de Moscou aquilo que ele quer, o apoio popular russo e mobilização total …

henrique
henrique
Responder para  Nilo
1 ano atrás

relaxa a Rússia/putinildo vai responder com um ataque ineficaz de volta tentando destruir a infra civil como se isso fosse parar o exercito da Ucrânia kkkkkk

“Demonstração de um ataque russo no centro de Kiev com inúmeras mortes de civis seria uma grande alavanca motivacional para a tropa.”

té da pra imaginar o kremlin motivando os soldados:
.
.
-calma gente, fizemos um ataque ontem e matamos mil civil lá em kiev
-ta, e soldados da contraofensiva deles, destruíram os veículos ou os pontões lá em Kherson ou Zaporizhia??
-não, só civil lá em kiev
-bly4t** *** ********** ********** ****** putin ******** * * * *******
.
.
kkkkkkkk

George
George
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Agora a Rússia vai fazer o que? Vai invadir a Ucrânia?

bit_lascado
bit_lascado
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Discordo, para mim foi um ataque bem estratégico, não tendo como objetivos diretos a morte de civis ou destruição de alvos militares e sim de levar o aos russos que eles estão em uma guerra conforme a fala de Maxin Ivanov no texto. 

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Muito curioso esse ataque de drones. O significado militar parece irrisório. O significado psicológico é bem impactante. Moscow entrou no alcance dos drones de ataque. Mas drones de ataque de quem? Parece que as defesas aéreas russas estão sendo apenas testadas. Será o prenúncio de que algo maior está a caminho?

Arthur
Arthur
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

Sim, a continuação: A Vingança dos Drones…

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Parece que Putin está furioso e teve que mudar a cara de paisagem. Agora está no modo “babu”…

PACRF
PACRF
1 ano atrás

Essa invasão da Rússia contra a Ucrânia, está tendo muitos capítulos “paralelos”. Primeiro, a destruição da ponte na Crimeia, depois o afundamento do cruzador Moscou, agora uma ação supostamente terrorista perto da fronteira, porém em território russo, e um um ataque de drones na sequência. Às vezes, o tal “conflito assimétrico” é pior que a guerra convencional. Se a Rússia demonstrou não estar tão preparada como se imaginava para fazer uma blitzkrieg, como desejava, agora contra “conflitos assimétricos”, vai ser pior.

henrique
henrique
Responder para  PACRF
1 ano atrás

 ”
Se a Rússia demonstrou não estar tão preparada como se imaginava para fazer uma blitzkrieg, como desejava, agora contra “conflitos assimétricos”, vai ser pior.

Rússia inventou a Blyatzkrieg nessa guerra

George
George
Responder para  henrique
1 ano atrás

Inventaram o avanço para a retaguarda.

LUIZ
LUIZ
Responder para  George
1 ano atrás

Se a Ucrânia tivesse recuado em Barkmut tinha evitado a morte de 50 mil soldados. Os russos recuaram porquê estavam em menor número 30k UC X 5K RU.

C G
C G
Responder para  PACRF
1 ano atrás

São precedentes sendo abertos!

Jagdv#44
Jagdv#44
1 ano atrás

Falseflag clássica.

Groosp
Groosp
1 ano atrás

Li que atacaram um bairro nobre onde figurões do regime residem.

bit_lascado
bit_lascado
Responder para  Groosp
1 ano atrás

Se for reforça meu pensamento no comentário anterior que fora um ataque estratégico visando levar a opinião pública e de apoiadores do governo que a situação é mais grave do que a mídia russa reporta.

Elisandro
Elisandro
1 ano atrás

Muitos dizem que poderia ser um “ataque de falsa bandeira”, mas em muitos dos vídeos é possível identificar pelo menos um drone ucraniano: O “UJ-22 Airborne”, que possui pelo menos 800 km de alcance.

Agora, quanto a mudar a opinião dos russos, informações de fontes russas afirmam que muitos dos drones foram direcionados para a região de Rublyovka, onde estão as casas da elite russa.

Por fim, Mikhail Podolyak “previu” um aumento dos ataques… Me parece claro que a Ucrânia está por trás deles.

Underground
Underground
1 ano atrás

Coisas feitas pelo próprios russos. Tem um vídeo que mostra um drone explodindo sozinho, sem ser atingido por nada.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Underground
1 ano atrás

Se tu conseguir ver um míssil sem combustível se deslocando a mach 1, 2 ou qq velocidade assim em uma gravação de 360/480dpi em que o foco é o alvo… parabéns, pq eu e mais uns 90% da população não conseguimos…

Satyricon
Satyricon
Responder para  Underground
1 ano atrás

Desabilitados não, desviados. O alvo era uma base de inteligência/engenharia nas cercanias de Moscou. Interferiram com o sinal GPS para desorientar os drones, que acabaram por cair numa área residencial.
Não que os russos liguem pra isso.

Dom Pedro II
Dom Pedro II
1 ano atrás

Bom, se o plano da OTAN era usar a guerra na Ucrânia para derrubar Putin eles estão fazendo a jogada errada.
Quando essa guerra começou a população russa estava claramente contra ela, Putin sofria para manter sua narrativa, agora, depois desses ataque a Rússia, a narrativa de Putin de que a OTAN quer desmembrar a Rússia e usa a Ucrânia para isso, ganha cada vez mais adeptos na população russa, se a população russa realmente se comprometer com essa guerra ai danou-se de vez.
Se tem uma coisa que a segunda guerra mostrou é que russos e ucranianos sabem lutar uma guerra ate as ultimas consequências, basta ter a motivação certa.
A população ucraniana desde o inicio teve a motivação, agora, os russos estão ganhado a deles graças a esses ataques infrutíferos.
Putin agradece, tudo que um ditador mais ama é um inimigo externo, esses atacas fazem alegria do ditador Russo.

bit_lascado
bit_lascado
Responder para  Dom Pedro II
1 ano atrás

Que viagem! Se a narrativa russa é essa, era só ter ficado dentro do território dela e não começar uma agressão.

António Rodrigues
1 ano atrás

Dá para pensar e bem nesta conversa de atacar Moscovo.
800 quilómetros, mas teriam que passar pelo território ocupado pelos russos onde as antiaérea os não identificaram nem os abateu?
Entram no espaço aéreo de Moscovo e são identificados e quase todos abatidos?
Como assim, as tropas russas em solo ucraniano não têm a proteção contra drones e Moscovo sim?
E o resto da Rússia por onde passaram também não tem?
Ataque de falsa bandeira?
Defesa anti drones só para proteção de Moscovo??
Proteção só das elites?
Realmente se for um ataque ucraniano a Rússia está pior que o imaginário.
E que o tamanho de um drone para ter esse alcance não é nada pequeno.

Pedro
Pedro
1 ano atrás

“Ou você derrotará o inimigo com um único punho com nossa pátria, ou a vergonha indelével da covardia, colaboração e traição engolfará sua família”, disse ele.

Isso aí!! Senta o dedo no botão!!!

António Rodrigues
Responder para  Pedro
1 ano atrás

Só que o outro lado está protegido por quem também tem um botão desses, cada vez dá para acreditar numa cedência de território (Crimeia) e autonomia (soberania de Kiev) no resto do território hoje ocupado.

Pedro
Pedro
Responder para  António Rodrigues
1 ano atrás

Começa a rezar que logo a Crimeia é libertada!

Fico imaginando os EUA acabando com o mundo por causa da Ucrânia. (É verdade este bilete.)

António Rodrigues
Responder para  Pedro
1 ano atrás

Tenho colegas meus ucranianos, que já me afirmaram, que a Crimeia para ser libertada irá custar demasiado caro em soldados ucranianos pois desde a ocupação os russos (já com as defesas que tinha) mais que triplicaram as defesas.
Só capturar os resto do território ocupado, destruir a ponte e negar acesso marítimo dar um cerco completo. Mas e depois o que pode acontecer?
Eles já não acreditam numa solução a curto ou médio prazo.
Mais fácil o Putin cair e uma boa vontade de quem lhe suceder.
Criar um paralelo 38 na Europa é possível?

Carlos
Carlos
1 ano atrás

O fato de drones que voam a 120km/h terem chego a Moscou, se não for uma false flag, mostra que os radares só comparados aos klingons, os s400 e outras defesas antiaéreas não são aquela coisa toda e tem suas falhas, nesse caso a baixa velocidade.
Me lembrou o caso de 1987 em que um alemão pousou seu Cessna 172 na praça vermelha, esse local é concorrido até hoje para pousos em simuladores.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Depois de Moskow, hoje (31/05/2023) drones atacaram duas refinarias de petróleo a menos de 100 km dos maiores terminais de exportação de petróleo da Rússia e provocaram incêndio. Parece que a modelagem ucraniana está usando técnicas de guerra assimétrica contra os russos. Onde ocorrerá o próximo ataque?
https://www.theguardian.com/world/2023/may/31/russia-ukraine-war-at-a-glance-what-we-know-on-day-462-of-the-invasion

soldado imperial
soldado imperial
1 ano atrás

No desespero pra atacar Kiev, a Russia poderia reunir uma grande formação( mais de cem aeronaves) de caças e bombardeiros de seu grande arsenal( Mig e bombadeiros Tupolev) e bombardear kiev. Iria ser interessante ver o resultado. Como reagiriam as defesas anti aereas Ucranianas? Algum caça ucraniano decolaria pra tentar abater? Perdas da formação russa? O que bombardearam? foram precisos?………. Melhor deixar pra lá,isso no fundo iria gerar mortos e ferido. Mas que seria curioso seria. abraços. PS: não querendo ser mórbido viu gente!

Marcelo
Marcelo
Responder para  soldado imperial
1 ano atrás

Para bombardear Kiev, os aviões de combate russos teriam que usar bombas, visto que os mísseis de longo alcance estão se tornando escassos e estão sendo abatidos pelas defesas antiaéreas ucranianas. Essa aeronaves, voando alto, seriam facilmente monitoradas por radares e derrubadas como moscas pelos Patriots, NASANS, Iris-T e S-300. Se voassem baixo, para fugir dos radares, ficariam a merce do ataque de MANPADS armados com mísseis Starstreak, Stinger e Piorun. É por isso que os russos já perderam 313 aviões de combate e 298 helicópteros militares na Ucrânia. Enfrentar as defesas antiaéreas ucranianas é suicídio … e mais equipamento antiaéreos ocidentais de ponta estão chegando à Ucrânia.