‘A intensidade está aumentando’: Ucrânia diz que primeiros passos na contra-ofensiva começaram

16
storm shadow IMAGEM

Assessor presidencial diz que linhas de abastecimento e depósitos já estão sendo destruídos à medida que as operações preliminares começam

As operações preliminares já começaram a preparar o caminho para uma contra-ofensiva contra as forças de ocupação russas, disse um assessor presidencial ucraniano.

“É um processo complicado, que não é uma questão de um dia ou uma certa data ou uma certa hora”, disse Mykhailo Podolyak em entrevista ao Guardian. “É um processo contínuo de desocupação, e alguns processos já estão acontecendo, como destruir linhas de abastecimento ou explodir depósitos atrás das linhas.

“A intensidade está aumentando, mas levará um longo período de tempo”, acrescentou, prevendo que, à medida que a contra-ofensiva ganhasse impulso, haveria mais incursões na Rússia por grupos rebeldes russos, como o ataque na região de Belgorod no início deste ano . semana.

No sábado, o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, general Valeriy Zaluzhny, levantou expectativas de que uma grande operação poderia ser iminente, declarando nas redes sociais: “Chegou a hora de retomar o que é nosso”.

A declaração de Zaluzhny no aplicativo de mensagens Telegram foi acompanhada por um vídeo cinematográfico mostrando soldados ucranianos fortemente armados se preparando para a batalha ao som de uma trilha sonora sinistra e um narrador recitando uma oração pedindo força para “aniquilar” os inimigos da Ucrânia.

O secretário do conselho nacional de segurança e defesa, Oleksiy Danilov, disse à BBC que a tão esperada contra-ofensiva pode vir “amanhã, depois de amanhã ou em uma semana”.

Danilov disse que Kiev “não tem o direito de cometer um erro” na decisão porque foi uma oportunidade histórica que “não podemos perder”.

Um longo período de tempo seco aumentou a expectativa da contra-ofensiva, assim como a incursão de grupos rebeldes russos apoiados pela Ucrânia em Belgorod, possivelmente com a intenção de atrair tropas e equipamentos para longe da linha de frente na Ucrânia.

 

Podolyak negou que os grupos russos – o Corpo Voluntário Russo e a Legião da Liberdade da Rússia – que incluem extremistas de extrema-direita em suas fileiras, estivessem agindo sob as ordens de Kiev. Ele disse que seus contratos como parte da legião estrangeira da Ucrânia terminaram e, portanto, eles têm o status de “cidadãos da Federação Russa temporariamente no território da Ucrânia”.

Mas ele disse que Kiev não agiu para impedir a incursão, pois “simpatizamos profundamente com quaisquer movimentos de protesto na Rússia”.

“Como existe um regime autoritário na Rússia, como podemos impedir que seus próprios cidadãos façam algo a respeito?” ele perguntou.

“Quanto mais a Ucrânia avança para liberar seu território, mais incidentes desse tipo vemos dentro do território da Federação Russa”, previu Podolyak. “É uma consequência objetiva da guerra de alta intensidade que demonstrará que a Rússia não pode realizar a ação militar na Ucrânia e proteger suas próprias fronteiras.

“Como a Rússia já perdeu sua guerra convencional, as consequências dessa perda se moverão gradualmente para o território russo e o governo federal acabará perdendo o controle sobre seu território.”

A oração que pode ser ouvida no vídeo postado por Zaluzhny pede a bênção divina sobre a vingança ucraniana.

“Vou aniquilar os inimigos da pátria, os assassinos de meus irmãos, os estupradores de minhas irmãs”, diz enquanto o vídeo mostra soldados ucranianos em posição de sentido em trajes de batalha, subindo em tanques Leopard e esperando com armas em o pronto em uma floresta.

“Que minha mão seja firme para matar os inimigos. Deixe meu olho ficar claro para matar os inimigos. Deixe minha arma ser confiável para matar os inimigos. Que minha vontade seja de aço para matar os inimigos.”

“Deus, nosso pai celestial”, conclui a oração, “abençoe nossa ofensiva decisiva, nossa vingança sagrada, nossa vitória sagrada”.

FONTE: The Guardian

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

16 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Wagner
Wagner
1 ano atrás

Zaluzhny esse já não está quase promovido a Fantasma de Kievy?

Underground
Underground
Responder para  Wagner
1 ano atrás

É?!
Não sei!!!

Augusto
Augusto
Responder para  Wagner
1 ano atrás

Se já não virou!

Victor F
Victor F
Responder para  Wagner
1 ano atrás

Ele ta muito bem, pelo que eu vi o cara tinha viajado pra fora fazer uma cirurgia mas já voltou, inclusive tem vídeo dele recente na net

Underground
Underground
1 ano atrás

Quando a guerra começou, não dava três semanas. Acho que pouca gente se atreveria a dar mais de três meses.
Fatos:
1) a Ucrânia efetuou várias contra ofensivas, empurrando os russos de volta;
2) enquanto os ucranianos atacam áreas militares e logísticas, os russos se ocupam de atacar edifícios civis e hospitais.
Todo o resto é pura especulação.

Underground
Underground
1 ano atrás

Depois da Rússia e Bielorrússia terem assinado um acordo para instalação de armas nucleares no segundo, agora é a vez da Polônia, que estuda um acordo para aceitar armas nucleares em seu território.
Parabéns aos estrategistas de plantão.

Pedro
Pedro
1 ano atrás

EDITADO

Joao
Joao
1 ano atrás

A OTAN é dona de algum lugar??
Seria o primeiro….

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A ofensiva ucraniana está prestes a começar. Esse vídeo postado no Twitter sintetiza o espírito das tropas ucranianas. A mensagem é muito clara: “Chegou a hora de retomar o que nos pertence.” Russian, go home or die!
https://twitter.com/CinC_AFU/status/1662451731261796353?s=20

Maromba
Maromba
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

Aguarde pelas próximas 72 horas

Marcelo
Marcelo
Responder para  Maromba
1 ano atrás

Não tenho bola de cristal. Desenvolva o raciocínio, por favor.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Interessante Kiev não ter controle sobre os rebeldes “russos”. Se basta apenas se declarar contra o governo russo já é motivo para deixá-los “livres e soltos em seu território, então Prigozhim também comanda esses “grupos”!
Agora, divulgam propaganda com a “voz” de Zalushnyi recitando oração, bem que pode ser de sua própria elegia, uma vez que está desaparecido, “por causas naturais”, desde o dia 8.
Quanto à iminente e já famosa contraofensiva, que pode já pode ter ocorrido, está ocorrendo, ou ocorrerá amanhã, daqui a uma semana, um mês, um ano, duas, três, quatro, cinco décadas… deve-se tomar cuidado: excesso de “deception”, leva à “frustration”!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A contra-ofensiva ucraniana não começará com ataques súbitos e simultâneos, mas vai crescer ao ritmo das operações de modelagem. O preparo do campo de batalha pode levar vários dias ou até mesmo semanas, buscando destruir linhas de abastecimento ou explodir depósitos de munições e/ou de combustíveis. Cada ataque atrás das linhas vai ajudar dificultar o abastecimento das forças russas na frente de batalha. A modelagem também é uma peça da guerra psicológica e representa mais um passo para que a artilharia ucraniana e as unidades mecanizadas iniciem seus ataques.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-suspense-builds-as-counteroffensive-looms

Palpiteiro
Palpiteiro
1 ano atrás

Também acho que Bielorrússia estará na Otan ainda nesta decada

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

bom, a Primavera tá no fim, o verão é logo aí, se tiver que fazer tem que fazer logo, e esperar o outono e o inverno para ter o general inverno a favor da ucrania, bora ver se os russos serão capazes de destruir as rotas de abastecimentos ucranianas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carlos Campos
1 ano atrás

por favor Teropode, tu mesmo sabe que não é verdade, se eles só atacassem hospital e escola os Ucranianos estavam Vladvostok