Gepard: a melhor resposta contra os Shahed
Segundo os ucranianos o sistema de defesa antiaérea KMW Gepard tem se mostrado uma excelente opção contra alvos aéreos não tripulados. Mais eficiente e mais barato que os mísseis tipo SAM, o Gepard tem obtido relativo sucesso contra drones do tipo Shahed e mísseis de cruzeiro como o Kh-101/555.
Em post anterior foi mostrada uma foto de um dos Gepard com marcações do tipo “kill marks”. Veja abaixo, o trecho de uma reportagem sobre o sistema que complementa as fotos do post anterior.
Ukrainian serviceman talks about his experience commanding the Gepard air-defence system crew. pic.twitter.com/scAEWVHNRx
— WarTranslated (Dmitri) (@wartranslated) May 26, 2023
E a munição? OTAN está fornecendo ou a Ucrânia está fabricando?
A Rheinmetall está fabricando em empresa subcontratada. Parece que também estão negociando com fábricas checas e polonesas
Pode ser eficiente contra os Shahed, mas os Lancet já destruíram vários Gepard.
Tem algum vídeo?
Tem dois videos em que um Lancet q impacta na torre de um Guepard, no video divuldado pelos russos, que é da camera do Lancet, parece que foi um impacto forte, ja no video panoramico, parece que nem arranha. o Caiafa fez um video a respeito no seu canal.
https://www.youtube.com/watch?v=haNRe6-Frf8
Ao que me lembro foi um e este estava inativo… Foi um alvo por oportunidade.
Propaganda russa pode, só não pode se for do ocidente opressor, se não uns caras aí e seus bots ficam até espumando pela boca
Esta arma e simplesmente fantástica e ainda pouco explorada, solução excelente em termos de defesa de ponto de custo relativamente baixo, móvel, dotado do próprio sistema de tiro e seu ótimo radar embora de pouco alcance mas dentro das possibilidades, excelente, e claro que depende da caríssima munição de 35mm com características únicas. O ponto forte e a torre os Oerlikon fantásticos. Vejo usos outros como torre multiemprego naval, especialmente em navios de patrulha oceânica ou até fluvial. E com certeza uma opção importante até em uso em unidades aí nível de batalhão e unidades de reconhecimento e apoio AA de formações orgânicas de Reconhecimento e Operação Blindados.
Esse conflito acabou tapando a boca de muita gente que dizia que esse sistema, ou os novos sul’coreanos e japoneses, similares a ele, estaria obsoleto… Nada como um TO para refutar essas “certezas”…
Esse pessoal parece que não aprende com os erros anteriores, andaram ignorando o aprendizado da Guerra no Vietnã.