Cognitive War

NORFOLK, VA – A Guerra Cognitiva inclui atividades conduzidas em sincronização com outros Instrumentos de Poder, para afetar atitudes e comportamentos, influenciando, protegendo ou interrompendo a cognição individual, grupal ou populacional, para obter vantagem sobre um adversário. Projetado para modificar as percepções da realidade, a manipulação de toda a sociedade tornou-se uma nova norma, com a cognição humana se moldando para ser um domínio crítico da guerra.

A Guerra Cognitiva se concentra em atacar e degradar a racionalidade, o que pode levar à exploração de vulnerabilidades e ao enfraquecimento sistêmico. No entanto, isso se torna cada vez mais complexo à medida que alvos não militares estão envolvidos. Um exemplo: a mídia social russa e as operações de informação pública tiveram como alvo grande parte da comunidade internacional em uma tentativa de rotular a Ucrânia como culpada. Por meio de uma combinação de tecnologias de comunicação, notícias falsas e manipulação de percepções, a Rússia visa influenciar a opinião pública, bem como diminuir a confiança do público em relação a fontes de informação abertas. Essas narrativas têm amplo alcance e geralmente envolvem posturas ofensivas e defensivas.

A China, como concorrente estratégico da OTAN, descreve a Guerra Cognitiva como o uso da opinião pública, operações psicológicas e influência legal para alcançar a vitória. A psicologia de combate tem um impacto significativo na capacidade de funcionamento do combatente; O Sistema de Monitoramento Psicológico Inteligente, um recente sensor inteligente desenvolvido pela China, concentra-se no registro de informações faciais, mudanças emocionais e estados psicológicos de soldados para determinar seu status de combate. Fora do campo de batalha, a influência também pode afetar a lei, o estado de ordem e as construções civis. Essa inclusão de “Lawfare” e o direcionamento do sentimento da comunidade mais ampla tem um impacto significativo, uma vez que muitos civis e não combatentes estão potencialmente expostos.

A Transformação do Comando Aliado gerencia o Conceito Exploratório de Guerra Cognitiva, que faz parte da Agenda de Desenvolvimento de Guerra mais ampla. A sincronização de efeitos adversários contra domínios emocionais e subconscientes está aumentando; a compreensão de estruturas, definições, impactos e riscos permite uma melhor tomada de decisão política, desenvolvimento de capacidade militar e segurança geral em toda a Aliança. O Comando Aliado da Transformação educa, colabora, protege e molda as forças da OTAN no tópico da Guerra Cognitiva, fornecendo orientação sobre conscientização, cooperação civil-militar, resiliência social e compartilhamento de dados para as considerações de segurança atuais e futuras da Aliança.

FONTE: NATO/OTAN

LEIA TAMBÉM:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

31 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bosco
1 ano atrás

Há informações que mais 6 Kinzhal interceptaram nessa noite mais 6 Patriot. A continuar assim esse míssil imparável russo vai acabar com toda a capacidade de defesa AA da Ucrânia. Míssil terrível esse.

Slowz
Slowz
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Ele volto gente 🤣🤣

Saudades das suas piadas .

Bosco
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Estou com um saco cheinho delas. Aguarde.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Bosco
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

LeoRezende
LeoRezende
Responder para  Agressor's
1 ano atrás

Vc é editor da trilogia?

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bosco
1 ano atrás

A Ucrânia alega que abateu 6 kinzhal, a Rússia alega que abateu 7 Storn Shadow e um sistema Patriot. As narrativas estão aí, agora, eu me pergunto onde estão as provas disso tudo…🤔 A capacidade cognitiva de um pessoal está seriamente muito afetada, o senso crítico já foi para o espaço, tem um pessoal que confunde até bomba penetrante com kinzhal!

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

A culpa foi do prefeito que resolveu mostrar o “prêmio” em primeiro mão, quem acabou por si só revelando que no final se tratava de uma bomba burra equipada com kit de planagem. Bravo!

Underground
Underground
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Da Lua,
Outro dia postaram um vídeo destruído um monte de armas doadas pela OTAN, mas…
Mas o vídeo em questão era de outro lugar e outra época.

Igor Lima
Igor Lima
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Muito bom ter o senhor novamente nos brindando com comentários! Seja bem-vindo de volta! Aprendi muito, no passado, lendo seus comentários!

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Responder para  Bosco
1 ano atrás

Se os destroços foram iguais aos mostrados pelo Prefeito de Kiev… “É verdade esse bilete”

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Ausência de um exemplo americano ou europeu:
Como impregnar a mídia americana e européia quanto a relativização da Amazonia a luz do direito internacional, introduzindo conceito de ameaça a segurança nacional alterações no meio ambiente de outro pais (em geral países sem capacidade de resposta de danos).

Bosco
Responder para  Nilo
1 ano atrás

Nilo,
Você esta buscando exemplos muito longe. Nós mesmos , aqui no Brasil, temos sido vítimas de operações de guerra cognitiva há pelo menos 5 anos.

Slowz
Slowz
Responder para  Bosco
1 ano atrás

No Brasil é a guerra das fake news … esses últimos anos está demais

Agressor's
Agressor's
Responder para  Slowz
1 ano atrás

“A maneira mais eficaz para destruir as pessoas é negar e destruir a sua própria compreensão de sua história. Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”

George Orwell.

Chamo a atenção aqui também para a guerra cultural que o nosso país hoje é alvo! Quem consegue mudar a percepção das pessoas, controla a realidade. Uma nação sem passado, é uma nação sem futuro! Aquele que não busca conhecer o seu passado, está destinado a um futuro perdido. As nações mais ricas do mundo não são as que tem mais ouro ou petróleo, são as que o povo local ama suas raízes, história, cultura e nacionalidade. Nossa sociedade sistematicamente vem sendo desconstruída, alienada e subvertida por ação de influências alienígenas. Somos hoje uma nação sem história, sem heróis, sem amor a pátria e sem identidade. Fácil de se manipular e dominar. Os brasileiros cada vez mais estão perdendo o país, estamos presenciando a destruição completa da nação e assistindo de camarote.

Este país já teve grandes nomes em sua história passada como Santos Dumont, Bartolomeu de Gusmão, D.Pedro II, Oswaldo Cruz, Vital Brasil, Manuel de Abreu, Landell de Moura, Carlos Chagas, Oscar Niemeyer, José Braz Araripe…Hoje temos nomes como Aron de Andrade, Miguel Nicolelis, Álvaro Alberto, Othon Luiz…E os brasileiros nem sabem quem são…Sabemos hoje mais sobre história estrangeira do que da nossa própria, porque aqui quando as mídias e os meios de comunicação passam algo da nossa história é recheada de distorções e desinformação. Somos todos culpados pois não lutamos ou exigimos o melhor para o nosso país, não temos mais no que e em quem acreditar, somos hoje um povo sem direção, sem forças, sem ideais, sem história. Um povo sem escolas(educação) e sem hospitais(saúde)…Sem cultura…Qualquer um com palavras bonitas nos faz chorar, nossas lágrimas estão secas assim como nossa terra falida e arrasada.

Infelizmente a desconstrução histórica nos afetou tanto, que hoje não sabemos nada sobre a história do nosso país. Por isto que não temos espírito de patriotismo e nacionalidade. Não conheço atualmente nenhum país mais difamado do que o Brasil. Eles querem que vc não tenha amor pela nação, querem que vc apenas ache que o Brasil sempre foi esse lixo, para que assim eles te dominem sem vc fazer nada a respeito.

Além de nos quebrar economicamente querem nos destruir espiritualmente, destruindo nosso passado, nossa história, nosso legado, nossa cultura. Trata-se de algo orquestrado com o claro objetivo de desfazer todos os símbolos e heróis brasileiros, numa tentativa de desconstruir uma nação. O plano “deles” de derrubada das fronteiras e destruição das identidades nacionais segue dando mais certo do que nunca.

A mentalidade de colonizado e o complexo de inferioridade são constantemente estimulados em nossa sociedade pelas mídias e meios culturais(cultura de massa, história, política, publicidade) sempre reverberando um simulacro eurocêntrico(o Eu ideal em sentido freudiano) no imaginário das massas, causando esse sentimento de inadequação ao próprio país e a essa falta de unificação do povo(o brasileiro acaba não se identificando com o próprio povo e por isso busca uma representação externa, o que acaba sendo bastante oportuno para os países que estão de olho nas nossas riquezas). Uma nação alienada de si mesma é muito mais fácil de ser dominada! A guerra hoje é pelas mentes, estamos sob um ataque simbólico e semântico muito mais sofisticado do que as investidas bélicas das potências hegemônicas.

Isso existe e é algo imposto culturalmente ao brasileiro. Algo vindo de fora, propositalmente para fazer com que o próprio povo se deprecie e seja presa fácil do colonialismo(um povo altivo, orgulhoso, não se deixa ser vencido facilmente), mas isso não é algo feito apenas por influências externas, mas também por intermédio de alguns agentes nacionais, como alguns setores da imprensa por exemplo….

Slowz
Slowz
Responder para  Agressor's
1 ano atrás

🎯🎯🎯🎯

RDX
RDX
Responder para  Agressor's
1 ano atrás

Uma nação dividida, sobretudo.

Atirador 33
Atirador 33
Responder para  Agressor's
1 ano atrás

A velha mania de culpar estrangeiros e super potências econômicas e militares pelas nossa mazelas enquanto nação, enquanto a destruição do nosso sentimento de patriotismo são causados pelas nossas elites econômicas, intelectual, artística e principalmente políticas e de agentes do alto escalão do estado.
País onde a maioria de sua população adota para si um vigarista de estimação e a ele confia a condução do país, seja ele um descondenado ou um cleptomaníaco de presentes do estado brasileiro e de rachadinhas, não pode culpar outras nações pela nossa destruição, nós brasileiros somos muito competentes nesse quesito de destruir a pátria.

Abs

Maurício.
Maurício.
Responder para  Nilo
1 ano atrás

“Ausência de um exemplo americano ou europeu:”

O texto é da OTAN, tu queria o que? 😂 Mas eles estão certos, tem um pessoal que acredita e defende os EUA até hoje pela invasão do Iraque em 2003, essa Guerra Cognitiva funciona mesmo, e isso que naquela época nem existia muito as redes sociais e o acesso a internet que temos hoje.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

A guerra de informação é algo tão absurdo e generalizado hoje que praticamente não dá mais pra confiar em algum veículo de informação. Qualquer veículo de comunicação pode ser usado pra influenciar a opinião pública com informações maliciosas, deturpadas ou tendenciosas. As pessoas tem que começarem a filtrarem melhor as coisas e a desenvolverem mais o senso crítico, mantendo sempre uma postura de desconfiança com relação a qualquer tipo de informação propagada pelos veículos atuais.

Programas obscuros são criados pelos serviços de inteligência de potências estrangeiras com a intenção de direcionar a opinião on-line, neutralizando vozes e comunidades dissidentes, ou alterando a percepção do que é a visão dominante, geralmente através de Astroturfing, dando a impressão de que as origens são movimentos espontâneos e populares.

China – 50 Cent Party, Internet Water Army, em operação desde outubro de 2004.

Rússia – Web brigades, identificadas primeiramente em abril de 2003.

Inglaterra – “Online Covert Action” pelo Joint Threat Research Intelligence Group (JTRIG), revelada pela primeira vez em fevereiro 2014.

Usam o que chamam de “Bots”, também conhecido como Internet bot ou web robot. Trata-se de uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô. São perfis falsos criados para uma aplicação voltada pra influenciar a nossa sociedade e espalhar desinformação.

Vários tipos de operações clandestinas têm sido financiadas pela CIA para serem usados ​​para divulgar propaganda e influência estadunidense no Terceiro Mundo. Organizações legitimas são usadas como fachada e outras são criadas também para promover eventos profissionais como Congressos e Convenções, nos quais a participação de profissionais estrangeiros facilita tanto a coleta de informações como o recrutamento de profissionais para atuarem como agentes das agencias estrangeiras em seus países de origem.

As organizações usadas pelas agências de inteligência podem ser organizações legítimas de caridade, organizações religiosas ou de jornalismo, empresas legítimas ou “empresas de fachada”, criadas ou controladas pelas agências de inteligência para criar empregos que justifiquem meios de renda e ocupação para seus agentes sem identifica-los como funcionários das agencias de inteligência.

Uma das principais destas operações promovidas hoje pela inteligência dos EUA é a “Earnest Voice”, revelada em 2011. O objetivo da iniciativa é usar sockpuppets para espalhar propaganda pró-estadunidense pela internet e redes sociais fora dos EUA. Tal operação foi criada pelo Comando Central dos EUA. O governo assinou um contrato de US$ 2.8 milhões com uma empresa de segurança para desenvolver um software especializado, permitindo aos agentes do governo postarem propaganda em “websites de língua estrangeira”.

As principais características do software, assim estabelecidas no seu pedido de desenvolvimento, são:

   -50 licenças de usuário com a função de “operador”, 10 sockpuppets controláveis por cada usuário.
   -Os sockpuppets devem ser “repletos de fatos antecedentes, história, detalhes e presenças virtuais que sejam técnica, cultural e geograficamente consistentes”. Eles “precisam parecer que se originam de qualquer parte do mundo.”
   -Uma VPN especial segura que possibilite que sockpuppets pareçam estar postando a partir de “endereços IP selecionados aleatoriamente”, com o intuito de “esconder a existência da operação”.
   -50 endereços IP estáticos que permitem às agências do governo “gerenciarem os seus personagens virtuais”, mantendo as identidades de organizações governamentais e empresariais protegidas, possibilitando que diferentes agentes do estado utilizem o mesmo sockpuppet e possam facilmente alternar entre os vários perfis para “dar a aparência de que são usuários comuns e não uma organização.”
   -9 servidores privados “localizados na área geográfica de operações na qual o cliente esteja operando, fazendo parecer que o personagem virtual se origina daquela região.” Esses servidores devem usar centros de hospedagem comercial pelo mundo.
   -Ambientes de máquina virtual, que são deletados após o término de cada sessão, a fim de se evitar que haja interação com “qualquer vírus, worm ou software malicioso.”

Nossa internet é tomada pelo exército digital estrangeiro, eles tomam conta das salas de discussão para influenciar a opinião pública e provocar o que chamam de “efeito manada”. Existem programas de computador que permitem uma pessoa criar e administrar vários perfis falsos ao mesmo tempo e grandes corporações, partidos políticos e agências de inteligência de governos são os principais usuários deste recurso, pois o controle e a influência do nosso país sempre foi alvo de disputa entre potências estrangeiras. A maior parte dos partidos e de algumas instituições chaves estão aparelhadas por estas potências para que aqui atuem a serviço delas, a favor de seus interesses…

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Os ucranianos dizem que derrubaram todos os 18 mísseis disparados, incluindo 6 mísseis balísticos lançados do ar Kh-47 Kinzhal , 9 mísseis de cruzeiro Kalibr lançados do mar e 3 mísseis lançados do solo. bem como vários drones. Os russos disseram que um míssil Kinzhal atingiu um dos dois sistemas de mísseis MIM-104 Patriot … bem, os russos também dizem que destruiram 31 Himars … mas o Pentágono insiste em contabilizar que os 18 Himars enviados continuam ativos no sistema de rastreamento de armas. Vamos aguardar mais um pouco …
https://www.thedrive.com/the-war-zone/dozens-of-interceptors-fired-as-kyiv-faced-most-complex-barrage-yet

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Falando em guerra cognitiva, aqui está um vídeo sinistro do Capitão HIMARS postado no Twitter com a seguinte mensagem: “Lembrete amigável do Capitão HIMARS… A quem possa interessar. PS Não houve um único sistema HIMARS destruído até agora. Quer saber porque?” O video é auto explicativo e direcionado aos soldados russos. Propaganda também é arma de guerra e os ucranianos estão aprendendo com os mestres.
https://twitter.com/DefenceU/status/1653690691107577858?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1653690691107577858%7Ctwgr%5Ef4ba978f0e3e1c2e037f53d3ee47ef564644795d%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2Fukraine-situation-report-himars-shown-being-stashed-in-soviet-bunker

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A propaganda também é uma arma de guerra, mas o tiro só sai pela culatra para Putin. Só para relembrar algumas das mentiras russas: 1) no primeiro dia da invasão russa, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky teria fugido para Londres, onde possuía propriedades imobiliárias. 2) Os ucranianos, pobres e abandonados, estava escondidos em porões para se esconder do invencível exército russo. 3) O objetivo da invasão russa era o de desnazificar a Ucrânia. 4) A Ucrânia estava produzindo armas químicas. 5) A Ucrânia estava instalando bases militares americanas. 6) A Rússia usaria armas nucleares táticas. Depois, diante dos seguidos fracassos militares, vieram as desculpas: 1) A inteligência disse que os ucranianos se renderiam, que o exército se dispersaria e que os moradores das aldeias sairiam com flores para cumprimentar os soldados russos; 2) A diplomacia disse que mundo fecharia os olhos para a tomada da Ucrânia, tal qual na anexação da Crimeia. 3) Os generais mentiram sobre a força e a prontidão do exército russo e do equipamento militar. 4) O Ocidente começou a guerra e é preciso continuar usando a usar a força para detê-lo. Parece que os dentes do urso russo quebraram nos ossos do próprio Kremlin. As mentiras russas, tão difundidas e persistentes, infectaram as escolhas de Moscou, tão convencida que estava da fraqueza da Ucrânia, da covardia do Ocidente, da invencibilidade de seu próprio exército e da força da elite do Kremlin. E parece que é o próprio Putin que se tornou a principal vítima da propaganda russa, levado a uma guerra que nunca poderá vencer. Mentira tem perna curta.
https://worldcrunch.com/amp/russian-propaganda-ukraine-war-2659446394

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

É complicado combater as fake news quando o próprio youtube remunera os canais apenas pelos “likes” e “comentários” e não existe filtro para isso (eles se importam apenas com direitos autorais e só)…infelizmente democracia também é dar voz aos tolos…como minha mãe já dizia….”se tem palhaço é porque tem plateia”.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Pois é, tem muito youtuber que posa de radical, mas na verdade está a fim da grana que ele recebe se fazendo passar por radical.
Mas ao fazer isso acaba jogando o mercado para baixo, ou seja, outros tentarão ser mais radicais do que ele para vencer a competição de visualizações.
E quando um cabra desses tem sucesso, entra na política e vira deputado Tik-Tok, aquele que não tem nenhuma proposta, nenhuma idéia e que está no parlamento só para provocar, agitar, gravar vídeos e se mostrar fodão para seus seguidores. Assim assegura seu emprego, suas verbas de gabinete e suas emendas parlamentares.
E a possibilidade de haver alguma vida inteligente vai se extinguindo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Mas a verdade sempre aparece.Com o regime de Kiev chamando a atenção dos seus para evitar a publicação de vídeos mostrando a destruição real,mostrando a posição da artilharia e a Rússia fazendo a avaliação de danos.Futuramente melhorando a pontaria.O cognitivo do povo lá tá zero.

Vinícius Momesso
Vinícius Momesso
Responder para  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

As pessoas que filmaram o trabalho dos Patriotas foram indiciadas e podem pegar até oito anos de prisão. Viva a democracia!

AMX
AMX
1 ano atrás

Sobre falta de cognição, muitos que comentam aqui nos 3 blogs são expoentes no assunto, rsrs.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Responder para  AMX
1 ano atrás

Somos um país de “torcedores”, desprezamos e tememos a realidade.
Brasileiro duvida do passado e tem mêdo do futuro….

AMX
AMX
Responder para  Dr. Mundico
1 ano atrás

Perfeito!

Bruno
Bruno
Responder para  AMX
1 ano atrás

Eu acho que o a trilogia deveria cobrar para que se pudesse comentar.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Vladimir Putin já se referiu ao Kinzhal como sendo o míssil hipersônico mais avançado do mundo e virtualmente intocável. Parece que essa definição definitivamente caiu por terra. No dia 16/05/2023, todos os seis Kinzhals disparados pelos russos contra Kiev foram interceptados e destruídos pelo sistema de defesa antiaérea Patriot. Esse fato por si só já seria considerado excepcional, mas deve ser lembrado que as baterias Patriot são operadas por ucranianos, que foram treinados em tempo recorde pelos instrutores da OTAN, tornando o feito ainda mais impressionante. Rapidamente, como de costume, o Ministério da Defesa russo disse que “um ataque de alta precisão do sistema de mísseis hipersônicos Kinzhal na cidade de Kiev atingiu um sistema de mísseis antiaéreos Patriot fabricado nos EUA. A destruição de um sistam Patriot seria um bom prêmio para os russos, uma vez que o poderoso radar do Patriot parece um farol eletromagnético capaz de sinalizar sua posição aos mísseisdurante um ataque de saturação. Mas, para desalento dos russos, logo foi constatado que os danos ao sistema Patriot foram mínimos, que o sistema permanece operacional e a que capacidade total de defesa do sistema pode ser reparada.
https://breakingdefense.com/2023/05/downing-of-russian-missiles-shows-profound-effect-of-ukrainians-training-on-us-systems-general/