Desfile do Dia da Vitória em Moscou este ano foi menor do que o do ano passado

76
Putin no desfile de 2023

O presidente russo, Vladimir Putin, liderou um desfile simplificado do Dia da Vitória em Moscou na terça-feira, repetindo sua falsa afirmação de que o Ocidente havia lançado uma “guerra verdadeira” contra a Rússia, apesar da invasão não provocada do Kremlin à Ucrânia .

Milhares de pessoas lotaram as ruas da Praça Vermelha de Moscou como parte do desfile anual da Rússia, uma exibição de patriotismo que marca o papel da União Soviética na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

O Dia da Vitória é o dia mais significativo do calendário de Putin, já que ele o usa há muito tempo para obter apoio público, demonstrar a proeza militar do país e protestar contra as injustiças históricas que ele percebe que as nações ocidentais acumularam contra sua nação.

O líder russo liderou historicamente o desfile militar anual na Praça Vermelha com exibições de equipamentos militares, incluindo tanques, mísseis e outros sistemas de armas, antes de uma cerimônia de colocação de coroas de flores no túmulo do soldado desconhecido perto do muro do Kremlin, para homenagear a memória daqueles que pereceram nas batalhas.

Mais de 10.000 pessoas e 125 unidades de vários tipos de armas e equipamentos devem ser exibidos no desfile deste ano, segundo o ministro da Defesa, Sergei Shoigu. No ano passado, o ministério anunciou que 11 mil pessoas e 131 tipos de armas estiveram envolvidas na parada militar, com um show aéreo de 77 aeronaves e helicópteros.

Mas havia apenas um antigo tanque T-34 da era da Segunda Guerra Mundial liderando a coluna mecanizada na terça-feira, enquanto Moscou aparentemente atenuava seu desfile anual.

Os veículos blindados Tigr-M e VPK-Ural também estiveram em exibição, mas o foco principal foi o sistema de defesa aérea S-400 do país e seu sistema balístico intercontinental – o Yaris.

O sobrevoo usual sobre a Praça Vermelha foi cancelado, informou a mídia estatal, sem fornecer uma explicação.

Putin usou o desfile anual do Dia da Vitória para lançar mais um ataque contundente ao Ocidente, acusando-o de manter a Ucrânia refém de seus planos anti-russos.

“Uma verdadeira guerra foi desencadeada contra nossa pátria”, disse Putin na terça-feira, alegando falsamente que o Ocidente havia provocado a guerra na Ucrânia. “Repelimos o terrorismo internacional e, para isso, defenderemos os residentes de Donbass e garantiremos nossa própria segurança. A Rússia não tem nações hostis no Ocidente ou no Oriente”.

Ele também voltou a fazer comparações entre o conflito na Ucrânia e a luta contra as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial, dizendo que a civilização está mais uma vez em um ponto de virada.

Ao longo de seu breve discurso, Putin elogiou as tropas russas que lutam no que o Kremlin chama de “operação militar especial” na Ucrânia, dizendo que o país está “orgulhoso” de todos que lutam na linha de frente.

“Não há nada mais importante agora do que o seu trabalho de combate”, disse Putin.

No entanto, nenhuma menção foi feita às baixas sofridas pelas tropas russas, estimadas em dezenas de milhares.

Relações tensas

Líderes mundiais como a ex-chanceler alemã, Angela Merkel, e o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, compareceram ao desfile militar em anos anteriores. Mas essas demonstrações de solidariedade desapareceram nos últimos anos, depois que a invasão da Crimeia por Putin em 2014 e a guerra na Ucrânia romperam os laços diplomáticos.

Moscou estava sob pressão para fortalecer sua demonstração de defesas e unidade na terça-feira, depois que o suposto ataque de drones na semana passada no Kremlin destruiu o símbolo mais poderoso da presidência russa.

Kiev e seus aliados ocidentais trocaram memorandos espinhosos com Moscou depois de acusar a Ucrânia de cumprir ordens dos EUA em uma tentativa de assassinato contra Putin. A Ucrânia e Washington negaram veementemente as acusações.

A causa das explosões é desconhecida, mas a ótica de um ataque simbólico contra o Kremlin deu a oportunidade de obter apoio dos russos para Putin, enquanto os críticos continuam a se manifestar contra a invasão em grande escala de Moscou.

Da mesma forma, a ira da Rússia parecia neutralizada quando uma onda de ataques de drones e mísseis foi frustrada pelas defesas aéreas da Ucrânia na terça-feira.

Na semana passada, vidas foram perdidas e civis feridos por destroços de drones destruídos ou mísseis que perfuraram a resistência ucraniana. Mas, acima de tudo, as defesas aéreas de Kiev se mostraram potentes, e as de Moscou nem tanto.

Na segunda-feira, o oligarca russo Andrey Kovalev chamou a campanha militar de Moscou de “uma guerra terrível”.

“O mundo inteiro está contra nós”, disse ele em um discurso em vídeo posteriormente compartilhado no Telegram.

Ao mesmo tempo, relações tensas entre altos funcionários russos explodiram em uma demonstração pública de desunião quando o chefe de Wagner, Yevgeny Prigozhin, lançou um discurso inflamado criticando o foco militar russo no desfile do Dia da Vitória – antes de uma esperada ofensiva de primavera de Kiev, no sul.

“Hoje eles [ucranianos] estão rasgando os flancos na direção de Artemovsk (nome russo para Bakhmut), reagrupando-se em Zaporizhzhia. E uma contra-ofensiva está prestes a começar”, disse ele em suas redes sociais na terça-feira.

“Eles dizem com absoluta clareza que a contra-ofensiva será no chão, não na TV. No nosso país todos acham que devemos fazer tudo na TV e comemorar o Dia da Vitória”.

Ele também aproveitou o momento do desfile para divulgar um comunicado dizendo que, de fato, as tropas do Ministério da Defesa russo abandonaram posições na cidade de Bakhmut – um importante campo de batalha no leste da Ucrânia – e disse que foi ameaçado com acusações de traição se saísse.

“O Dia da Vitória é a vitória de nossos avós”, acrescentou. “Não ganhamos nem um milímetro dessa vitória.”

‘O mal voltou’.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comparou a Rússia à Alemanha nazista quando propôs mudar as comemorações do Dia da Vitória um dia antes em um projeto de lei apresentado aos legisladores, em um esforço para distanciar Kiev das comemorações do Kremlin.

Como a Rússia, a Ucrânia tradicionalmente comemora a vitória sobre os nazistas em 9 de maio, mas essa data tornou-se cada vez mais associada a um desfile em Moscou.

“É no dia 8 de maio que a maioria das nações do mundo se lembra da grandeza da vitória sobre os nazistas”, disse Zelensky na segunda-feira.

Zelensky disse na terça-feira que a Rússia não conseguiu capturar Bakhmut antes do prazo final de 9 de maio do desfile do Dia da Vitória.

“Eles não conseguiram capturar Bakhmut, esta foi a última operação militar importante que eles queriam concluir até 9 de maio”, disse Zelensky em entrevista coletiva conjunta com a presidente europeia Ursula von der Leyen.

“Infelizmente, a cidade não existe mais, tudo está totalmente destruído.”

 

FONTE: CNN

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

76 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
PACRF
PACRF
1 ano atrás

Também, depois de milhares de soldados mortos, bem como depois de perder dezenas ou centenas de aviões na invasão da Ucrânia, está faltando pessoas e aviões para desfilar. Aritmética simples.

Marcos
Marcos
Responder para  PACRF
1 ano atrás

Um Exército que avalia os seus oficiais pela quantidade de medalhas e oficiais que compram as medalhas para ganhar promoções; vai esperar o que ??? A tropa está pagando com sangue pela corrupção endêmica nas suas FA.
Do outro lado vemos uma tropa cada vez mais equipada e preparada; sistemas antiaéreos funcionando a toda nas duas ultimas noites, abatendo as dezenas de drones e também misseis; treinamento de equipes para os blindados mais modernos e eficientes; artilharia renovada. Vai ficar cada vez mais difícil.

Victor F
Victor F
1 ano atrás

Um desfile totalmente patético. com um discurso de um louco igualmente patético pra refletir o desempenho patético que as suas forças armadas estão tendo ao invadir o pais vizinho.

Nenhum malabarismo mental pode ofuscar essa realidade.

Realista
Realista
1 ano atrás

Deve ser porque o país está em uma operação especial contra Ucrânia e mais alguns .

Soldado Ocidente
Soldado Ocidente
Responder para  Realista
1 ano atrás

Deve ser porque a Russia e apenas um pais propagandista que engana mais gado que politico populista aqui no Brasil

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Realista
1 ano atrás

Mas foi maior que o desfile da Ucrânia.

José
José
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Putinho e seus acéfalos foram comemorar o início da derrota em Bakhmut. Pode chorar bebê !

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

O desfile na Ucrânia é de carcaças calcinadas e torradas Qings

RDX
RDX
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Donald
Responder para  RDX
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Donald
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Satyricon
Satyricon
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Índia e China no mesmo lado (aliados)

É sério que vc falou isso?

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Satyricon
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

De fato Putin é um “jênio” Qings! Destruiu o seu exército, fortaleceu a OTAN e ao final vai transformar a Rússia em colônia chinesa…kkkk

MestreD'Avis
MestreD'Avis
Responder para  Satyricon
1 ano atrás

Se ele disse India e Paqusitão… Ou o Irão e Arábia Saudita….

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  MestreD'Avis
1 ano atrás

Os fatos estão acontecendo e em velocidade interessante.
Já foi publicado aqui o acordo histórico entre Arábia Saudita e Irã.
Essa semana, a Siria foi readmitida na Liga Árabe.
Hoje, Tel Aviv foi atacada pelos palestinos que conseguem desabilitar o tal ‘Escudo’.
Grande revolta no Paquistão pela libertação de Umran Khan, grande aliado chinês (não que o atual Presidente também não seja.
E vc sabe.
Índia é amiga da Rússia, que é amiga da China e que é amiga do Paquistão.
Tá tudo em casa.

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

“Hoje, Tel Aviv foi atacada pelos palestinos que conseguem desabilitar o tal ‘Escudo’.”

Repetir uma mentira não irá torná-la verdade Qings…….

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Você precisa dessa negação de realidade né Qings!?

MFB
MFB
Responder para  RDX
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Hank Voight
Responder para  RDX
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  RDX
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Não da pra fazer festas em tempo de guerra. Mesmo que seja em homenagem aqueles que foram a lutar e deram suas vidas para salvar a nação. Ainda tem outros em teatro de operações. Isso tinha que acabar logo.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Também acho que tem que acabar.

  1. Quando a Rússia for expulsa de todo o território ucraniano
  2. Quando a Rússia aceitar colocar suas reservas de gás à disposição do tesouro ucraniano até que seja pago todos os prejuizos que a Ucrânia teve, asim como indenizações para civis e empresas
  3. Quando Vladmir Putin for destituído ou morto

… então, tem que acabar.

Magaren
Magaren
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Parece ser o desfecho mais equilibrado dessa guera

Slowz
Slowz
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Se a moda de indenizar pegar os EUA está fudi…

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Não sei o porquê.

Em 2003 tiveram oportunidade de pegar o petróleo iraquiano e não pegaram. Pois deveriam. Muito do esforço para financiar as forças terroristas (várias) que estavam tentando minar o EUA, e que culminaram no ataque de 11/9, era financiada com dinheiro do Saddam.
A ocupação do Iraque para retirar aquele genocida que exterminou os curdos com armas químicas custou trilhões de dólares para o contribuinte norte-americano. Deveriam ter amortizado esse gasto com o petróleo iraquiano, assim como outros países fazem, sem exceções, quando vencem um guerra.

Alias, o Iraque pegou boi porque deveria ter sido riscado do mapa junto com a Síria e aquilo tudo se tornar um novo país até que fosse restituída a democracia no Irã e/ou a Turquia resolvesse administrar aquilo.

Maurício.
Maurício.
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

“Alias, o Iraque pegou mó boi porque deveria ter sido riscado do mapa junto com a Síria.”

É muita hipocrisia, e depois ainda vem reclamar da invasão russa…🤦🏻‍♂️

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Saddam Hussei financiava todas as forças do mundo que chegasse até ele em busca de dinheiro para executar qualquer tipo de ação que prejudicasse o EUA. Ele era a maior de todas as forças no Oriente Médio que tinha bala na agulha para estar sustentando o terrorismo contra principalmente EUA e Israel. E isso acontecia desde antes da invasão do Kwait.

Depois da Guerra do Golgo em 1990/91, só piorou. Ele queria ver o fim do EUA custasse o que custasse. E ele não podia fazer isso de cara limpa.

Quando aconteceram os ataques em 11/9 ele automaticamente passou a ser alvo militar. Fato.
F**** pra quem acha que tem que ter uma prova. Não tem!

Norte-americanos se jogando do WTC porque “criadores de cabra” sequestraram aviões dentro do EUA e executaram ataques suicidas sincronizados. Isso é muito mais do que uma simples questão de “criadores de cabra”.
A reação do Bush quando soube dos ataques foi reveladora:
https://youtu.be/KBQEy6zs0mg?t=50

Ali, naquele exato segundo, um estadista decidiu que Saddam e Bin Laden seriam mortos.
Qualquer coisa terrorista dentro do EUA teria que se beneficiar de maneira direta ou indireta dessas 2 forças.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Vou além.
Quando o cara começa com essa papinho igual o teu de que não tinha prova, justificativa e blá blá blá
é por que o cara é antiamericano e queria ver aquilo

tem que dar o nome que as coisas tem. Isso é papinho antiamericano, que, no momento certo, e aquele foi um ótimo, precisa receber o tratamento devido

Bosco
Bosco
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

M414v,
A pseudomentira americana (acusação de posse pelo Iraque de armas químicos letais) para justificar uma ação justificável (fazer o ditador Saddan pagar por todos os crimes que cometeu e instaurar um governo democrático no Iraque) não vale para os mesmos que defendem que uma mentira pura e cristalina do Putin (sobre a nazificação da Ucrânia) para justificar uma ação injustificável e criminosa (a anexação da Ucrânia) é válida.

Maurício.
Maurício.
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

“F**** pra quem acha que tem que ter uma prova. Não tem!”

“Vou além.
Quando o cara começa com essa papinho igual o teu de que não tinha prova, justificativa e blá blá blá
é por que o cara é antiamericano e queria ver aquilo.”

Bem, tu acusou, acusou, acusou e como você mesmo disse, não tem provas, simples assim, tu pode dar o piti que você quiser, mas o fato é que os EUA são invasores igual a Rússia, tu gostando ou não. E sim, eu sou contra os EUA justamente por isso, pela hipocrisia deles e de quem os defende.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Slowz
1 ano atrás

“Se a moda de indenizar pegar os EUA está fudi…”

Showz, acho que a dose de morfina que ele está usando está muito grande, ele já saiu totalmente fora da realidade, virou um piadista…😂

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Mesmo porque, a ideia era apresentar o T-34, símbolo da arma que derrotou uma ideologia na qual se inspira o atual regime de Kiev.

Nickless
Nickless
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

cara não é possível que vc não seja pago pra falar tanta bobagem.

José
José
Responder para  Nickless
1 ano atrás

E mal pago!

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

A ideologia que foi derrotada em 1945 pelos aliados é a mesma simbolizada hoje pela letra Z na Ucrânia Qings

Hank Voight
Responder para  Mauro Cambuquira
1 ano atrás

Eles não foram dar a vida para salvar a nação e sim morreram em vão pela guerra imperialista do anão do Kremlin

Underground
Underground
1 ano atrás

Não esqueçam que o Governo russo distribuiu mortadela, ops, alguns rublos, para quem fosse ao desfile.

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Para quem quiser aprender ou descobrir mais dados, há algumas análises de fácil localização no Twitter sobre esse ano e comparando aos dois anos anteriores. O resumo do equipamento foi de 51 unidades, sendo apenas 1 tanque (T-34), uma dúzia de similares ao Iveco brasileiro, os S400 e uns pouco BTRs. Anos anteriores eram dezenas de T72,80,90 e a promessa que nunca vêm, o T14. Tinha também BMD, Panshir, Thor….Esse ano? Nada. China, India ou outros pseudo aliados não foram, o que é um indicador.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Uol – 28/04/2023
Rússia e Índia estreitam laços militares em meio à guerra.

Folha – 21/03/2023
Rússia e China fortalecem cooperação comercial e de investimentos.

09/05/2024 (hoje).
Alfândega Chinesa
Comércio China-Rússia cresce 40% até abril e bate recorde.

E, sacrilégio maior.

Folha – 07/05/2023
Índia, China e Rússia se reúnem por segurança, mas foco maior é o dólar.

O texto diz que enquanto ecoava a coroação na Inglaterra, a Índia se voltou para outra cerimônia, o encontro da Organização para a Cooperação de Xangai, em Goa.

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Enquanto isso o Putinstão continua levando fumo na Ucrânia Qings, sinto muito

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Hank Voight
1 ano atrás

É HMS Tireless.
Triste, não?
Decepcionante.
Para quem achava que a Índia ia se unir com os EUA para derrotar a China, foi uma notícia terrível.
Mas, não se desespere que a poderosa AUKUS vai barrar esse monstro que está sendo criado no Oriente.
E estão chegando Irã, Indonésia, Turquia, Egito, Arábia Saudita, Paquistão e outros.
Ah, esqueci!
A OTAN está se fortalecendo com Finlândia e Suécia para fazer frente a isso.
Putin, o Enxadrista.
Funcionário número 1 da OTAN

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Como disse anteriormente você precisa dessa negação da realidade não é mesmo Qings! O fato é que a Rússia está levando fumo da guerra da Ucrânia e ao final vai virar uma colônia Chinesa…..

Sinto muito mas o “enxadrista 5D da geopolítica mundial” é na verdade um pombo kkkkk

Marcos
Marcos
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Xings, quando a invasão começou eu até achei que você seria um contra ponto interessante de ler. Seu português era muito bom. Mas aí começaram as colagens do Business Insider e uma pretensão de que você sabe sobre o mercado de commodities que, até hoje, nunca vi. (Você ficaria surpreso com a quantidade de reports técnicos & profundos que existem no mercado) Depois vieram as previsões (sob outros nicks) ou melhor, delírios, tal aquele helicóptero que foi abatido mas você afirmava que era um PS4, que seu filho tem, o navio que não afundou, o Snake Island, a Europa congelar (tive que explicar a construção das casas, o isolamento e dar meu próprio testemunho sobre como é viver e trabalhar com -20, temperatura muito mais baixa que a EU central), Alemanha falir, sobre não existir gás no mercado (eu ri quando você escreveu isso), sobre o Órix não contar correto as baixas ou duplicadas ( há ferramenta estática que você pode usar para validar essa hipótese- e vc é formado em estatística), a ponte que ficaria consertada em 1 semana ( com engenheiro estrutural afirmando que não) etc. Uma pena. O site ganha “engagement” mas perde qualidade intelectual. Seria ótimo alguém fazendo o contra ponto sério baseado em honestidade intelectual. Tanto que lembrei de um post seu sobre a economia russa e faltava ferramenta básica de economia primária, tal a Fronteira de Possibilidade de Produção, ou sequer comenta sobre o velho dilema,” butter or guns”. O PIB russo não caiu tanto? basta ver a fórmula básica do PIB e entender o porque. Não tem mistério. Mas há também o relatório do próprio BC russo (que eu li a versão em inglês) e ele tem uma visão menos otimista que a sua. Outro exemplo: Nesse seu último post, você cola o UOL citando estreitamento militar entre Índia e Rússia. Sério? Quanto? Por que qualquer pesquisa minima mostra que há uma queda em valores brutos e em percentuais. São 5 minutos de pesquisa. Você vive comentando sobre a redução do dollar no mercado global. Pode ser. Mas é MUITO mais complexo do que você imagina. Enfim…A Rússia vai ganhar? Não sei. A Ucrânia vai retomar território? Não sei. Mas tenta manter sua integridade intelectual, se é que existe.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Bicho, se eu pudesse te dava mil ‘likes.’

Hank Voight
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Amigo, na cara não para não estragar o velório do indigente intelectual kkkk

Alecs
Alecs
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Não comento a muito tempo aqui, pois muitas vezes meus comentários ficaram retidos. Porém, depois desse comentário espetacular não contive e voltei a escrever apenas para cumprimentá-lo pelas sábias palavras. O Poggio é o Galante tem se esforçado muito para moderar os comentários e sei que não deve ser fácil, pois o blog recebe muitos visitantes, mas é notório que o Xings polui o blog e até mesmo afasta bons comentaristas com suas sandices. Ele seria um bom contraponto, como você disse acima, mas não passa de um piadista desses que hoje em dia tem aos montes na Internet. Mais uma vez parabéns pelo comentário sólido e muito sensato!

Jose
Jose
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Depois dessa o cidadão podia cair fora e não poluir o fórum com alucinações e citações de Sputnik, UOL e afins.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Os fatos vão acontecendo e se acumulando.

Valor Econômico – 10/05/23 – 00:20 h

‘Após reunião sobre teto da dívida, Biden diz que calote não é uma opção ‘.
Reunião entre Presidente dos EUA e os líderes do Congresso sobre o tema terminou sem avanço.’

Esse troço vai explodir e eu não quero nem ver.
Na verdade, quero sim.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Em suma.
Reverbera-se o que é publicado e não o que se acha.
Fatos falam por si próprios.
Em que pese não agradar a todos.
Ok?

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Qings, atenha-se à matéria ou seja, a pobreza do desfile da vitória do Putinstão ante a ausência de veículos visto que estes estão virando churrasco na Ucrânia…rs!

Sergio
Sergio
Responder para  Marcos
1 ano atrás

O certo seria fazer um desfile maior que os anteriores, uma maneira para demostrar força aos inimigos e ao mundo….mas pelo visto, nem isso conseguiram. Como diz aquele velho ditado popular…..”Quem te viu, quem te vê”.

IvanF
IvanF
Responder para  Marcos
1 ano atrás

Foi só um T-34 mesmo, num foi? Contei errado não?… rapaaaaaz… cadê os outros 50 mil tanques que os russos têm? Ou tinham? Tá certo isso aí não, heim!

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Será que o Putin poderia dar um “gópi” na Rússia com 1500 soldados? Ah, esqueci, ele já é ditador, acho que estou confundindo com outro país…

Slowz
Slowz
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkkk

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Parece que a Ucrânia quer comprar 450 blindados guarani , na versão ambulância, se fosse eu, venderia até a versão armada com torre com canhão de 30mm, mas eu dúvido que o ladr4o aceite essa venda, já que é doguinho da China.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Se for versão ambulância, pode comprar de rodo…

Não precisamos armas os ucranianos, eles já estão bem servidos.

Welington S.
Welington S.
Responder para  Adriano Madureira
1 ano atrás

Se for versão ambulância, pode comprar de rodo…”

Certo. Vamos imaginar então que a compra foi efetivada.

O que nos garantirá que os ucranianos irão, literalmente, usá-los como ambulância e, não de repente, no dia seguinte, vermos uma parte ou todos os Guaranis convertidos para o combate contra a Rússia?

Isso é mais complexo do que possamos imaginar. Tá na cara de todo mundo que a OTAN quer um posicionamento do Brasil nessa ‘Operação Especial’ que não acaba nunca ou seja quer um posicionamento pró-ucrânia. Obviamente que a compra deles seria um gás e tanto para a nossa BID, mas e o outro lado da moeda, como ficaria?

Todos sabem da dependência que o Brasil têm de ”N” coisas e uma delas é o fertilizante russo. Tá vendo só como a situação é complicada? É por isso que o Brasil precisa de um projeto de Nação e de Desenvolvimento Industrial. Do contrário, continuaremos perdendo dinheiro. Por mim, eu venderia aos ucranianos tendo em vista que seria uma ótima janela de oportunidade para que os outros países vejam as capacidades do Guarani. Entretanto, eu só venderia se meu país tivesse um bom e belo projeto de Nação e de Desenvolvimento Industrial. Um país com capacidades de se sustentar sem depender dos outros.

Heinz
Heinz
Responder para  Welington S.
1 ano atrás

Eu não to nem ai se os ucranianos armarem a versão ambulância, se eles compraram o produto tem total direito de usar como quiser, o que importa é dinheiro no caixa, visibilidade do produto, e aumento na linha de produção gerando emprego, continuamos comprando da Rússia, caso eles fiquem com raivinha, mudamos de fornecedor. Não se esqueça que a Rússia tem tropas do Wagner bem na nossa fronteira com a Venezuela, eles não são os santos e a OTAN os demônios, é tudo farinha do mesmo saco. O que importa é o Brasil aproveitar as oportunidades que aparecem.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Acho que dessa vez nem é questão de ideologia, a oposição também não aceitaria essa venda já que prejudicaria o agro, que dependo fertilizantes da Rússia.

Slowz
Slowz
Responder para  Allan Lemos
1 ano atrás

Esse cara é um daqueles que está esperando 72 horas .. ele não está nem aí se vai afetar o Brasil, o negócio dele é satisfazer T grandão que ele tem por americano .

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Primeiro que a Ucrânia não vai comprar nada, porque não tem um tostão furado.
Nem para pagar o funcionalismo.
Está se sustentando com os fundos criados para ela pela Europa e EUA.
Segundo que para querer 450 ambulâncias é porque deve estar tendo muitas baixas.
E isso sabemos que está.
Ademais, temos assistindo vídeos de como os ucranianos carregam os corpos de seus caídos em caçamba de caminhão e até na traseira de HUMVEEs.
É grave a situação por lá.

Sergio
Sergio
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Segundo que para querer 450 ambulâncias é porque deve estar tendo muitas baixas.
E isso sabemos que está.”……Ucrânia compra ambulâncias,
Rússia utiliza crematórios moveis, então também esta tendo muitas baixas não?
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/04/13/russia-esta-usando-crematorios-moveis-para-esconder-corpos-diz-ucrania.htm

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Vídeo do grupinho de Telegram
Pró Rússia vale o mesmo que o gato enterra Qings, não insista!

Jose
Jose
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Percebe-se como é grave a situação…para os russos e para os russinhos tupiniquins que idolatram essa guerra sem cabimento.

Slowz
Slowz
Responder para  Heinz
1 ano atrás

Falo o dogue americano que dorme no quintal kkkk .

Um país que está tentando sem mediador da paz não tem que vender pra nenhum dos 2 ..

E a China não está mandando armamentos pra Rússia assim como os EUA faz com a Ucrânia

Eles estão recebendo as melhores armas do mundo ( segundo os especialistas do Wikipedia) então não precisam das nossas .

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
Responder para  Slowz
1 ano atrás

Mas isso custa caro, muito caro.

09/05/2023

‘EUA registram déficit orçamentário de quase US$ 1 tri em meio às negociações do teto da dívida.’

928 bilhões de dólares em sete meses.
Mas também, mandando dinheiro para Ucrânia, Taiwan, Israel e etc., não poderia ser diferente.
Vai explodir?
Imagine se estou preocupado ou triste com isso.

Hank Voight
Responder para  Geraldo Lessa
1 ano atrás

Preocupe-se com o fato do Putinstão estar levando fumo na Ucrânia Qings, lembrando mais uma vez que já perderam mais de 10.000 veículos…

Ou seja, o anão do Kremlin em breve estará sem exército…rs

Matheus
Matheus
1 ano atrás

[OFF] CV90 chegou no Brasil pra testes com o EB.

https://pbs.twimg.com/media/FvuO-sLWIAAggzb?format=jpg&name=small

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Tem que começar a variar. Desfile Da Vitória sobre a Ucrânia, desfile da ocupação de Berlim em 2 semanas etc

Carlos Crispim
Carlos Crispim
1 ano atrás

Assisti o desfile deste ano, como faço sempre, e realmente nunca vi um desfile tão pobre, quer dizer, comparado com os anos anteriores, mas não tinha tanques, contudo, as tropas deram show marchando magnificamente, os soldados dão show, dá gosto de ver, tinha uma tropa feminina incrível, os russos mandam muito bem, foi lindo de ver.

Hank Voight
1 ano atrás

Assim você mata o Qings…kkkk

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Parece que não foi apenas o Desfile do Dia da Vitória que encolheu. Confirmado. Os combatentes da 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizados Independente da Rússia fugiram de Bakhmut. Essa informação havia surgido pela primeira vez na terça-feira (09/05/2023), quando Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo Wagner, acusou o exército russo de abandonar suas posições. Prigozhin havia dito: “Nosso exército está fugindo. A 72ª Brigada destruiu três quilômetros quadrados… onde eu havia perdido cerca de 500 homens”. Agora veio a confirmação, emitida pela Terceira Brigada de Assalto Separada da Ucrânia: “É oficial. O relatório de [Yevgeny] Prigozhin sobre a fuga da 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizados Independente da Rússia de perto de Bakhmut e os 500 cadáveres de russos deixados para trás é verdadeiro. E finaliza: “A Terceira Brigada de Assalto agradece a publicidade sobre nosso sucesso no front.” A Terceira Brigada de Assalto Separada da Ucrânia foi formada a partir do Batalhão Azov e Andriy Biletsky, um dos fundadores desse batalhão Azov, afirmou que as forças ucranianas haviam “derrotado” uma unidade do exército russo perto de Bakhmut e que “todo este território está completamente liberado das forças de ocupação russas”. Os russos não comentaram … a debandada da 72ª Brigada.
https://amp.dw.com/en/ukraine-updates-new-claims-that-russian-units-fled-bakhmut/a-65570676

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Hoje (10/05/2023) a Ucrânia informou que suas forças armadas realizaram um contra-ataque bem-sucedido nos arredores de Bakhmut. O coronel-general Oleksandr Syrsky, comandante das forças terrestres da Ucrânia disse: “Em algumas áreas da frente, o inimigo não resistiu ao ataque dos defensores ucranianos e recuou a uma distância de até 2 km.” O coronel-general completou: “Apesar da significativa concentração de tropas e das altas declarações dos criminosos de guerra russos sobre sua intenção de tomar Bakhmut até 9 de maio, o inimigo ainda não conseguiu capturar a cidade ucraniana. A batalha por Bakhmut continua”.
https://www.ft.com/content/4523e976-ef68-413e-bd2a-f258b040b96f

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O Pravda da Ucrânia postou o video da fuga dos combatentes da 72ª Brigada de Fuzileiros Motorizados Independente da Rússia abandonando suas posições em Bakhmut e deixou a seguinte mensagem: “Forças Armadas da Ucrânia confirmaram a declaração do chefe do PMK Wagner, Yevgeny Prigozhin, de que 72 brigadas motorizadas separadas das Forças Armadas Russas escaparam de perto de Bakhmut.” Ver os russos correndo com as calças na mão não tem preço …
https://twitter.com/ukrpravda_news/status/1656009808640712717

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Sobre fake news publicadas na Internet dos supostos destroços do Kinzhal interceptado (coincidentemente anotocoa sumiu aqui do Forte)

“Acho que os americanos, assim como os ucranianos, têm falta de resultados. A imprensa americana escreveu recentemente que o Pentágono está chocado com o fato de os especialistas russos terem encontrado maneiras de neutralizar eficazmente os mísseis Himars. Nesse contexto, os americanos realmente precisam que alguém diga que os Patriot são os melhores”, observou o especialista.

Segundo ele, os sistemas de defesa antiaérea estadunidense ainda não são capazes de abater mísseis que voam mais rápido do que Mach 5-6.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, é fotografado no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, 18 de janeiro de 2023
Panorama internacional
‘Todos’ os membros da OTAN apoiam adesão da Ucrânia ao bloco, afirma Stoltenberg à mídia

Patriot da Ucrânia
No final de março, o Pentágono comunicou que os Estados Unidos poderiam entregar os sistemas Patriot à Ucrânia mais rápido do que era esperado, confirmando que 65 militares das Forças Armadas da Ucrânia já haviam sido treinados para usar esses sistemas.
No final de abril, o comandante da Força Aérea ucraniana Nikolai Oleschuk informou que duas divisões dos Patriot entregues pelos aliados ocidentais já estavam sendo usadas.w