Tribunal russo multa Wikipedia por divulgar ‘informações militares secretas’

10
wikipedia em russo

Um tribunal russo multou nesta quinta-feira a Wikimedia Foundation, dona da Wikipédia, em dois milhões de rublos (US$ 24.510) por não deletar o que disse ser “conteúdo proibido” relacionado aos militares russos, informou a Interfax.

Ele disse que esta foi a sétima multa imposta à Wikimedia em 2023 por não remover informações proibidas. As multas agora totalizam 8,4 milhões de rublos.

A última penalidade foi por não remover um artigo sobre uma unidade militar que continha “informações militares classificadas” sobre sua localização, composição e equipamento, incluindo informações relacionadas ao andamento do que a Rússia chama de operação militar especial na Ucrânia.

A Wikimedia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Ela disse anteriormente que as informações das quais as autoridades russas reclamaram eram de boas fontes e estavam de acordo com os padrões da Wikipedia.

A Wikipédia é uma das poucas fontes independentes de informação em russo que sobreviveram desde que a repressão estatal ao conteúdo online se intensificou após a invasão da Ucrânia no ano passado.

“Ainda não estamos bloqueando a Wikipédia, não há tais planos por enquanto”, disse o ministro de assuntos digitais Maksut Shadaev, da Interfax, na semana passada.

FONTE: Reuters

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

10 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Zorann
Zorann
1 ano atrás

Os artigos do Wikipedia podem ser editado por qualquer usuário.

Difícil fiscalizar este tipo de coisa.

Jagdv#44
Jagdv#44
1 ano atrás

Maldita Wikipedia!
Sempre atacando a democracia!!!

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

Absurdo isso. O regime democrático russo, transparente e nada corrupto sofre com esse tipo de coisa. Como pode não obedecer ordem do líder supremo, salve salve Putin.

Tá merecendo uma operação especial militar pra desnazificar e desmitarizar a Wikipédia tb.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
1 ano atrás

Ainda não estamos bloqueando a Wikipédia

Poderia ser um Flávio Dino ou Alexandre de Moraes falando, mas é um funcionário público russo, ou seja, o mesmo tipo de lixo.

Falta pouco para perdermos a paciência com esse tipo de gente que acha que vai colocar restrição em algo que não foi criado por eles e que através do qual, dependem para quase tudo.

IvanF
IvanF
1 ano atrás

Se são “informações militares classificadas”, pq tá na Wikipedia? Tem que melhorar essa segurança da informação aí, heim!

Zoe
Zoe
Responder para  IvanF
1 ano atrás

O Governo não falha, a culpa sempre é dos outros malvados!

Hank Voight
1 ano atrás

A que ponto chegou o Putinstão

Nei
Nei
1 ano atrás

Cuidado Forças Terrestres!

Segundo os “especialistas russos” aqui, com suas fontes seguras, estão disseminando informações verdadeiras dos planos Russos aqui, logo Putinzinho bloqueia.

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Interessante a frase “ repressão estatal ao conteúdo online”, isso não seria aplicável também à midia ocidental que bloqueou todos os canais russos de todas plataformas existentes, bem ainda no começo da guerra (antes da midia russa bloquear o conteudo estrangeiro)?

DanielJr
DanielJr
Responder para  Felipe
1 ano atrás

É aplicado em qualquer lugar onde se têm governo e políticos de um lado e seres humanos em outro.