Vídeos divulgados nas mídias sociais mostram o que parecem ser um sistema antiaéreo rebocado ZSU-23-2 e um blindado antiaéreo Gepard sendo atingidos por drones russos do tipo Lancet.

No caso do vídeo do ZSU, o drone não acerta diretamente o canhão. Já no caso do KMW Gepard o impacto é direto. Porém, neste último os danos parecem mínimos. Mesmo assim, basta ter uma antena danificada ou um canhão desalinhado para ser considerado um “mission kill”.

Também é possível ver que o Gepard não estava em atividade de busca e rastreamento de alvos (antena rebatida em  posição de marcha). Seria este apenas uma isca para os drones? É sabido que o alcance do Lancet é de aproximadamente 40 km e são raras as oportunidades em que os Gepard da Ucrânia ficaram tão perto do fronte.

 

 

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo
Bernardo
1 ano atrás

Interessante, sabe a aquela curiosidade em ver o resultado do impacto de perto pra ver como ficou o externo e o interno ja vi mais de 100 videos desse drone e todos com sucesso e apenas 8 videos do lado Icraniano de bate deles eu nunca comsegui um da blindagem do impacto.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bernardo
1 ano atrás

Fico impressionado de como esse drone evoluiu. No começo da invasão, eles erravam os alvos direto. Lembro de quando os M-109 enviados pelos EUA, chegaram ao front, logo apareceu um vídeo do Lancet indo em direção a um deles, mas errou o alvo.

Alex
Alex
1 ano atrás

No ZSU o lancet não acerta o canhão.
No outro…os danos foram mínimos…
Não sou eu que está dizendo.

C G
C G
Reply to  Alex
1 ano atrás

Vi tbm que o gepard não foi destruido!
Claro que algum vai ser destruído pois é uma guerra de atrito severa, faz parte do jogo.

Demolidor
Demolidor
Reply to  Alex
1 ano atrás

Só de danificar algum componente eletrônico o Gepard já vai ficar fora de serviço, e não sabemos qual a capacidade da Ucrânia para fazer manutenção neste sistema.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Uma cortesia do Ukranian Weapons Tracker. Não costumo dar muita atenção aos vídeos russos, mas esse ataque do Lancet-3 foi realmente impressionante. “Um lançador ucraniano 5P85S do sistema de defesa aérea S-300PS foi destruído por uma munição russa Lancet em #Kherson Oblast. Um lançador 5P85S à esquerda também pode ser visto atingindo os contêineres de mísseis que não detonaram.” A informação mais importante do vídeo, porém, é que há sistemas de defesa antiaérea ucranianos posicionados em Kherson, mesmo estando vulneráveis ao risco de ataque russo. Será mais um sinal da contra ofensiva se aproximando?
https://twitter.com/UAWeapons/status/1651607986719129603

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Talvez essas movimentações sejam para testar a prontidão e da força aérea russa.

IvanF
IvanF
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Rapaz, que vacilo, heim!
Alguém comentou mais a baixo que o Guepard destruído dessa matéria tava “protegendo” lançadores S-300, que foram atacados. Seriam os S-300 esse do seu vídeo?
Juntando tudo, uma lambança homérica! Um Guepard na frente de combate desativado “protegendo” uma bateria de S-300, igualmente inativas. É tão absurdo que se cogita até a possibilidade de ter sido de propósito, o que duvido muito.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Estavam desativados para não denunciar a sua presença na região liga o radar e todos os Russos na região vai saber da sua presença antes da hora. Foram pegos pela inteligência Russa.

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Inteligência russa??????
ķkkkkkkkkkkkkkkkk

IvanF
IvanF
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Nesse caso, então acho que ele nem era pra estar ali!
Não sou estrategista, mas certamente deve ter uma maneira de levar uma bateria antiaérea pra algum lugar com relativa segurança, que não parece que foi o que aconteceu.
O Gepard tem um modo manual de disparo? Mira óptica?

Serg
Serg
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Segundo lançador não explodiu por que estava descarregado….por isso que os acharam…tomara que tenha ofensiva…vão avançar contra campos minados ,sobre inferioridade numérica e de equipamentos,sem cobertura aérea . Rússia espera eles com 250-300 mil soldados em reserva.so estão lutando 350 mil…rs será engraçado 100-200 mil Ucrânianos com 400 -500 tanques ,avançarem contra 400-600 mil,3000 tanques e 400 helicópteros e 1000 aviões de ataque …rs nao e mesma ofensiva de karkiv..onde 60 mil Ucrânianos botaram pra correr 5 mil …mesmo assim tiveram só de mortos 3000 contra 200 russos …rs tô ansioso ….na cidade de baxmut…perdas só em mortos da Ucrânia… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Serg
1 ano atrás

O sr. está se divertindo com a morte de dezenas de milhares de pessoas ? Rindo a toa? O sr. não cogita procurar um psiquiatra?

Maurízio Souza e Souza
Maurízio Souza e Souza
Reply to  Serg
1 ano atrás

Se esses dados são verdadeiros, então a Ucrânia está respirando por aparelhos…

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Maurízio Souza e Souza
1 ano atrás

Está sim.
E mesmo assim tão matando russos como moscas tontas.
Imagina então se não estivessem respirando por aparelhos.

Demolidor
Demolidor
Reply to  Serg
1 ano atrás

Esse Zelensk é doido, a Ucrânia não consegue bater de frente com Rússia, ele fica pedindo caças e esquece que demora muito tempo para treinar os pilotos, antes da guerra ele deveria ter tentado entrar na União Europeia em vez da Otan, iria melhorar a economia deles, com isso eles iam fortalecer as forças armadas e dúvido que os russos iam atacar.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Demolidor
1 ano atrás

Foi um acordo comercial com a UE, bloqueada pela Rússia, que levou à revolta do EuroMaidan.

Já tinham tentado entrar para a OTAN algumas vezes mas nunca conseguiram esse apoio. Por várias razões e até juntando países como a Alemanha e mais recentemente a Hungria e outras proto-ditaduras/ditaduras, contra a sua entrada, apesar de terem motivos diferentes.

Acha que os muitos milhões gastos pela Rússia a apoiarem partidos de extrema esquerda e direita são caridade?

Charles António Conga Cassicai
Charles António Conga Cassicai
Reply to  Demolidor
1 ano atrás

No meio de um problema como esse, a Ucrânia não pode entrar na UE. Tem que esperar cessar fogo ou ganhar a guerra o que não será possível contra a Rússia, sentar na mesa de negociações…só depois desse cenário! Senão a Rússia vai continuando a bater porque não há-de reconhecer que a Ucrânia pertence à UE mo meio de uma guerra!

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Serg
1 ano atrás

Esses números são de sua cabecinha treinada pelos russos.
Vocês russetes tão levando uma surra dos ucranianos.
Vão tomar um pau dos ucranianos nessa ofensiva.
Assim que os ucranianos começarem a contraofensiva vamos ver os russos fugirem com as calças sujas de medo.
Em um mês os ucranianos estarão entrando no Kremlin.
Chora russete.

Charles António Conga Cassicai
Charles António Conga Cassicai
Reply to  Sturmgewehrstgde
1 ano atrás

Essa guerra não é da Ucrânia, é de EUA e o Ocidente! O País está a servir, simplesmente, de palco de combate! Se fosse da Ucrânia já teria terminado no ano pasaado!

Sagaz
Sagaz
Reply to  Charles António Conga Cassicai
1 ano atrás

A guerra não é da Ucrânia? Território ucraniano invadido, mulheres e crianças sendo estupr4d4s, o país sendo saqueado e a guerra não é da Ucrânia?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
1 ano atrás

Eu acredito firmemente que eram apenas “iscas para drones”, já que na mesma área, havia dois S-300(com camuflagem) e foram destruídos pelo Lancet. Com certeza havia algum equipamento para capturar a assinatura desses drones.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

o ucraniano que pilotava o veículo, e q agora tá no céu, lê um comentario desse deve pensar “sou uma piada pra vc?!” kkkkk

Lks9
Lks9
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Relaxa, o Ucraniano também era inflável kkkkkkkk (confia)

IvanF
IvanF
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Sacrificar um Gepard e duas baterias de S-300 pra obter ELINT de um drone amplamente utilizado não faz sentido algum. Oportunidades pra isso não devem faltar.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

capturar a assinatura? explica isso

IvanF
IvanF
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Deve ser tipo, um autógrafo… ou coisa assim. Brincadeiras a parte, “assinatura” seria o retorno radar, ou sonar, que um meio emite. Por exemplo, se vc conhece a assinatura radar de um F-22, vc vai saber o que está procurando, podendo aí otimizar e automatizar seus meios de detecção. Com isso você diminuirá a possibilidade de confundir o F-22 com um pássaro, ou seja lá com o que ele pareça na tela do radar. Mas como falei no outro comentário, o lancet é amplamente utilizado, essa assinatura deve ser mais que conhecida, fora que até onde eu sei, ele sequer… Read more »

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás

O batalhão K-2 que lançou a mini série T-Pattern agora está com uma novelinha nova chamada Operação Cyclops. Vale a pena conferir.

Mirão
1 ano atrás

Não foi só esse “Gatinho” que tomou bomba, basicamente, uma brigada inteira de defesa aérea posicionada no sul foi para os ares. Um detalhe curioso, os “Gatinhos” estavam posicionados nas grandes cidades justamente para dar um jeito nos Geran-2, tanto que eu lembro que uma galera aqui dizia que eles estavam sendo derrubados igual moscas. Mas agora os “Gatinhos” estão aparecendo no front do nada, o que pode significar que eles não são praticamente incapazes de detectar nada que não seja menor que um Mi 24 ou um SU 25, mas é aquilo né? Os Lancets e os Kranospol estão… Read more »

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Mirão
1 ano atrás

Uma brigada? Você sabe quantas viaturas/unidades de tiro compõem toda uma brigada? Os vídeos comprovam a destruíção de meia bateria (os dois S-300) e uma unidade de tiro (Gepard).

Heinz
Heinz
1 ano atrás

arranhou!

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

não tem como o Lancet acabar com o guepard, porém as antenas já eram, um meio de defesa antiaérea cego, não serve de nada, o que me faz pensar que diabos estavam fazendo ali desligados? teve erro aí e grave, perder um meio importante de modo besta não pode acontecer

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Para destruir por completo um Guepard, munição anti-tanque, míssil anti-radar ou bombas guidas.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Existem vários vpideos de tanques ucranianos sendo destruídos por Lancets.
Com esse Gepard não seria diferente.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

olha conheço pouco do Lancet, imaginava que ele não tivesse carga explosiva suficiente para isso, quantos tipos de lancet existem?

Serg
Serg
1 ano atrás

Até agora ,Rússia destruiu mais de 70 radares dos s-300 e mais de 100 lançadores …sobrou uns 10 radares e tlz 40 lançadores…problema e os missil..não tem mais …uso mensal e 200 em média …tão usando s-125 e até s-200…foram mais de 400 lançadores de mísseis antiareo diversos destruídos…até os osa e Stela 10 da Polônia já acabaram…rs não tem mais missil manpad ou QQ coisa…veículos blindados perdidos estão beirando a 9000…mais outros 3000 capturados ou abandonados…isso e 10x o parque do exército brasileiro…veículos especializados mais os veículos normais superam os 50 mil as perdas …não sei que vocês assistem… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Serg
1 ano atrás

Essa nova contra ofensiva ucraniana vai ser a destruição de grande parte dos equipamentos ocidentais. Todos os países da OTAN não tem capacidade de fornecer armas em larga escala numa guerra de alta intensidade como essa da Ucrânia.

Demolidor
Demolidor
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Eles tão ganhando muito dinheiro, estes equipamentos não são doados, os EUA estão embolsando muita grana e desejam que a guerra dure bastante, eu vi que os mercenários estrangeiros estão ganhando 1 mil dólares por dia.

Last edited 1 ano atrás by Demolidor
Charles António Conga Cassicai
Charles António Conga Cassicai
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Assino por baixo!

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Serg
1 ano atrás

Aí você acordou e tava todo mijado.
kkkkkkkkkkkkkkkk

Senhor Mascarado
Senhor Mascarado
Reply to  Serg
1 ano atrás

Fora a infraestrutura detonada e o Zelensky pedindo cerca de 1 trilhão de dólares para reconstruir a Ucrânia e lastimável isso e tem aqueles que alegam que essa contraofensiva vai ser um milagre , realmente melhor o Zelensky se render do que perder e perder feio ainda por cima com risco de perder a própria cabeça.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

O Gepard provavelmente não tinha munição. Tudo porque o Brasil não quis fornecer pra a Ucrânia. Aí, ficamos sem a fábrica da Antonov e dos prometidos 50 bilhões de dólares (1/4 do PIB ucraniano)…

Demolidor
Demolidor
Reply to  Arthur
1 ano atrás

A Antonov disse que nunca negociou para abrir fábrica no Brasil, era só fake news

Pafuncio Epaminondas
Pafuncio Epaminondas
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Amigão, isso foi mas uma das milhares de fakenews feitas pelos membros do PL( essa partiu do governo de SP ), a empresa publicou nota dizendo que isso era mentira. A habilidade de mentir desse povo tá em outro nível, cada uma que nem tem como acreditar em mais nada que dizem.

Demolidor
Demolidor
1 ano atrás

Antes desta guerra muitos diziam que o Gepard era obsoleto agora algumas pessoas estão mudando de ideia.

idvan maia da Silva
idvan maia da Silva
1 ano atrás

pode até ser que a Ucrânia ganhe essa guerra mas tá muito complicado ,penso eu que a Rússia vai vencer ou vem aí a terceira guerra mundial

Pafuncio Epaminondas
Pafuncio Epaminondas
Reply to  idvan maia da Silva
1 ano atrás

Devem entrar em um acordo, a Rússia não queria essa guerra, mas não podia deixar a ucrania virar quintal do EUA por causa da localização dela. Saiu notícia que o presidente chinês falou com o ucraniano sobre um acordo de paz, o o ucraniano disse que foi uma boa conversa, agora é torcer que cheguem em um acordo.

Márcio Teodoro da Silva
Márcio Teodoro da Silva
1 ano atrás

Isca bem cara hen rs. Se tem 50 Guepards os russos devem ter 1.000 drones. Continuem colocando essas boas iscas rs…

Last edited 1 ano atrás by Márcio Teodoro da Silva