After-Leo-1s-Netherlands-and-Denmark-sending-Leopard-2-tanks-to-Ukraine-768x502

Essa resposta só os estrategistas ucranianos é que possuem. No entanto, será preciso respeitar as condições naturais do terreno para que os meios terrestres possam se deslocar. Baseado nessa premissa a conta do Twitter @davidhelms570, mantida por um meteorologista aposentado da USAF, resolveu unir os dados meteorológicos, o modelo de mobilidade da OTAN e as características geotécnicas dos diferentes solos na Ucrânia para estimar quando o terreno terá condições ideais para aceitar o tráfego dos eventuais veículos que participarão da ofensiva.

Antes de mais nada é preciso entender que o início da primavera na Ucrânia é uma estação que associa grande precipitação com aumento de temperatura. O aumento da temperatura derrete a neve do inverno e a precipitação ajuda a manter o solo com umidade elevada. Ou seja, no momento estamos na bezdorizhzhia (бездоріжжя) – ou “estação da lama!”. Veja a situação atual na postagem abaixo.

 

https://twitter.com/EuromaidanPress/status/1651447328652378113

Com o tempo as chuvas diminuem ou param e o solo perde boa parte dessa umidade. Sendo assim, criam-se condições favoráveis ao tráfego “fora de estrada” para grandes colunas em deslocamento. E quando isso ocorrerá na Ucrânia? É o que o estudo feito pretende responder partindo das premissas estabelecidas pelo Modelo de Mobilidade Computacional padronizado pela OTAN  (NRMM) junto com as previsões meteorológicas.

Os processos que controlam a capacidade de tráfego de um determinado veículo são: a pressão exercida pelos veículos sobre o solo e a resistência do solo. À medida que o solo seca, ele pode suportar uma carga maior. Além das aplicações militares, gestores do agronegócio avaliam a resistência do solo para minimizar o impacto no cultivo.

Primeiramente, trafegabilidade dos solos é definida como a capacidade do solo de suportar a passagem de um dado veículo, pelo mesmo local, um determinado número de vezes. A trafegabilidade de um determinado veículo em um terreno depende de vários parâmetros, algumas vezes de difícil obtenção, o que torna essa variável também de difícil medição. Basicamente, esta grandeza está relacionada com o fato de o veículo passar ou não em determinado terreno, ou seja, se o veículo tem a capacidade de passar, existe trafegabilidade, caso contrário, não existe trafegabilidade.

A trafegabilidade depende da pressão exercida pelo veículo no solo. Ou seja, considera a área de contato e o peso do veículo. Essa pressão pode ser definida pelo Índice de cone para frequência de tráfego – VCI (Observar que no exemplo do gráfico abaixo um veículo de lagartas exerce uma pressão no terreno três vezes menor que um homem). Além da pressão do veículo sobre o solo a trafegabilidade depende também das propriedades físicas do solo. A resistência do solo pode ser expressada pelo RCI – Rating Cone Index.

Os veículos mais simples possuem VCIs mais baixos, enquanto os veículos pesados com várias rodas têm requisitos mais altos de VCI. (lembrar que veículos com lagartas também são veículos com várias rodas – muitas vezes com seis ou sete pares de rodas que se apoiam numa lagarta). A tabela abaixo categoriza os tipos de veículos e a pressão no solo identificada pelo Índice de Cone ( VCI ).

Exemplos de tipos de veículos que operam na Ucrânia e seus requisitos de resistência do solo são mostrados abaixo.

Sobre a resistência do solo (RCI), o gráfico abaixo mostra como ela se comporta em relação à umidade volumétrica do solo ( m ** 3 / m ** 3 ) por tipo de solo. Usando o VCI, nós podemos vincular a umidade do solo à capacidade de resistência.

Associando a pressão do veículo exercida sobre o solo por tipo veículo definido pela NRMM com a resistência do solo e a umidade do solo para o tipo de solo (supondo que operações ofensivas empreguem vários veículos e tipos – VCI(1) and (50)), cria-se uma tabela do tipo “Go/No Go” para cada associação.

Se a tabela acima for utilizada apenas para os dados ambientais da Ucrânia, considerando o estado do solo e as condições meteorológicas  previstas, teremos a tabela resumo abaixo. E assim temos uma situação de Go/No Go por região para suportar vários veículos e tipos diversos usando a mesma estrada ou caminho. Esta previsão pressupunha chuvas normais para os meses de abril e maio.

Em resumo, as condições para uma ofensiva terrestre em algumas  regiões como no sul da Ucrânia já seriam favoráveis. No entanto, o autor do estudo fez esta previsão um mês atrás e desde então a precipitação na Ucrânia se mostrou acima das médias históricas. (ver tuite abaixo) Em outras palavras, as condições favoráveis foram “jogadas” mais para frente.

Os generais ucranianos também devem ter as mesmas informações, só que em versão mais detalhada e completa. Eles devem estar no momento com um olho nos combates em atividade e outro nas informações climatológicas.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

73 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Monarquista
Monarquista
1 ano atrás

Claro, tãopacientes que demitiram hoje o tal de carniceiro que iria mudar a guerra hehehehehe

Palpiteiro
Palpiteiro
1 ano atrás

Devem estar felizes em estar numa trincheira cheia de lama

Danilo Gentili 2026
Danilo Gentili 2026
1 ano atrás

Os orcs serão pegos de surpresa, ataque aerea com milhares de soldados empurrando as linhas de frente. ZELENSKI lá e eu de cá! 2026 ta perto

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Danilo Gentili 2026
1 ano atrás

E você aind acredita que Putin perderá as eleições em 2026?
Se ele não quiser continuar, o Dimitri assume.

Augusto
Augusto
Responder para  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Daqui a pouco a Fatima Bernardes vai resolver ser candidata. A situação está feia pro lado do Brasil.

José
José
1 ano atrás

E a alucinação continua….

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
1 ano atrás

Quantos Kilotons são necessários para se destruir um BTG inteiro?

Ildo
Ildo
1 ano atrás

Mas a “ofensiva” já não tinha “começado” (em Kherson) segundo alguns?

N veículos ou carros de combate dessas tabelas sequer foram recebidos… Alguns, como M1 Abrams só ano que vem (na melhor das hipóteses fim do ano)…

E diga-se que vários veículos fornecidos pela OTAN tiveram péssimo desempenho na lama das frentes de combate… Muitos atolaram e foram abandonados… Alguns sequer conseguiram sair de abrigos no solo contra ATGMs…

E os russos já estão há semanas destruindo depósitos de equipamentos, veículos e munição da suposta “ofensiva”… De que depende o regime de Kiev e as cabeças de políticos ocidentais…

Maurício.
Maurício.
Responder para  Ildo
1 ano atrás

“Muitos atolaram e foram abandonados.”

Também, tu viu o lamaçal desses pequenos vídeos da matéria? Imagina um Abrams ou um Challenger 2, com suas mais de 60 toneladas, depois que atolar num terreno desses, só abandonando mesmo, estou curioso para ver o desempenho dos Leopard, um já perdeu a torre antes mesmo de entrar em combate, em um treinamento, quero ver se vão se sair melhor que na Síria, mas pelo visto, não.

Heinz
Heinz
Responder para  Maurício.
1 ano atrás

a grande verdade é que vocês torcedores dos russos estão com o c# na mão, se essa suposta contraofensiva ucraniana se materializar,se um exército que está sendo “massacrado” no campo de batalha conseguir fazer isso, a moral dos russos que já está muito baixa, vai desmoronar completamente.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Heinz
1 ano atrás

“a grande verdade é que vocês torcedores dos russos estão com o c# na mão.”

Eu nem deveria te responder, mas, vamos lá, tu acha que é fácil fazer uma contraofensiva nas condições que a Ucrânia se encontra? Vou te responder, não, não é fácil, ano passado eles também fizeram uma contraofensiva, sem resultados expressivos, e não é com alguns Leopard, Challenger e Abrams que a Ucrânia vai conseguir expulsar os russos de todos os territórios já ocupados, a não ser, que você acredite nos tais, “Gamer Changer”.

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  Ildo
1 ano atrás

vários veículos?
Poxa, não tem mesmo uma fotinha pra comprovar? Nem mesmo um videozinho de drone à distância?
Aí vc não ajuda né…dizer “ouvir falar”, “já se sabe”, “disseram que”….
Vc é só narrativa…
É obvio que terão equipamentos ocidentais perdidos. Isto é uma Guerra. Mas dizer que são de péssimo desempenho…mano, volta pra realidade. Olha o Oryx com fotos. Mesmo que, se 30% for fotos repetidos do oryx, ainda assim, o dano aos materiais russos é absurdamente alto.
O material russo, as tropas corruptas invasoras, a péssima cadeia de comando, o estilo ditatorial de governo, a corrupção endêmica, estão provando que a Rússia nunca foi essa mega potência.

Vitor
Vitor
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Cada um …faz de seus pensamentos a verdade que somente ele acredita.. a pesquisa evita erros cognitivos.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Quem tá fazendo a farra de destruição dos equipamentos ocidentais ucranianos são os lancet. Tá uma festa de equipamentos da Ucrânia destruídos por esses drones. A primeira contra ofensiva até funcionou ano passado. So que hoje os russos tem 4 vezes mais soldados e meios mais eficazes pra destruir os equipamentos da Ucrânia. Acredito que essa nova contra ofensiva ucraniana será um suicídio dentro de caixões de ferro.

Ildo
Ildo
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Tem centenas fotos e vídeos em canais do Telegram. Canais ucranianos!

Mirão
Responder para  Ildo
1 ano atrás

Um Leopard já até “perdeu a cabeça”

Com certeza é esse tal de “PTSD”

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Sabe o que é treinamento?
Acidentes acontecem em treinamento tb. Antes no treino do que no TO.

Talvez não sejam tão modernos e estado da arte quanto os T55 né .

Ildo
Ildo
1 ano atrás

A instalação de cercas de arame nas peças de artilharia ucranianas são o quê?

Kommander
Kommander
1 ano atrás

Cara, é sério mesmo! Eu fico pensando aqui “ler uma matéria de uma fonte ocidental” de um país que faz parte da Otan, é o mesmo que mandar um juiz flamenguista apitar o jogo do Flamengo.

Magaren
Magaren
Responder para  Kommander
1 ano atrás

Eu fico chocado que a midia ocidental não elogia a Russia o tempo todo.
Bando de insensatos.

gordo
gordo
1 ano atrás

A Rússia está “ganhando” de um a zero, domina áreas dentro da Ucrânia (sem contar a Criméia). O custo cobrado por esse um a zero foi alto, as perdas pesadas ocorreram no início quando se expuseram muito. Uma ofensiva ucraniana vai gerar em tese uma situação similar, vai expor uma força que até então lutava na “retranca”. Sem uma aviação efetiva e tendo que usar em terra uma diversidade enorme de equipamentos doados essa ofensiva promete. Em tese a Rússia joga por esse um a zero e deve ter feito uma boa linha defensiva, isso sem falar que depois de perdas expressivas eles aprenderam muito sobre javelins e drones turcos. Não sei se pra Ucrânia o melhor jogo não seria ficar na retranca e deixando a pressão para as mães lá na Rússia.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
1 ano atrás

Se a lama ainda está fresca, então tá …
… eu ainda acho que o jamming do GPS molharam os planos da Ucrânia/OTAN

Planos que não eram aqueles que “vazaram” recentemente. Aquilo é parte do deception da fraude Ψ

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Você acredita mesmo nesse jamming de GPS? kkkkkkkkk
Mano, um equipamento desse emitiria tanta energia, que seria como um farol para o himars. Volta pra terra filhote.
Se até os russos compraram GPS Garmim pra usar em aviões de mais de 30 milhões.

Seja realista

Felipe
Felipe
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

Tem Himars la ainda?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Nenhum foi destruído, até onde sabemos. Não há nenhuma foto de bateria destruída, nem imagem de satélite, nem mesmo vídeo térmico. Nada….
Portanto…o normal , o lógico é deduzir que estão lá de boas, aguardando o momento.

Jose
Jose
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Tem não. Todos destruídos. Sobrou nada. So tem a Rússua e seu equipamentos lá. Lunático total.

George
George
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Algum foi destruído? (Só vale com foto ou filme)

Augusto
Augusto
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Não existe confirmarão pelo menos por hora de nenhum Himars ter sido destruído. Essa e uma arma que sem sombra de duvida está fazendo a diferença para o lado dos ucranianos. Os russos estão sofrendo com os ataques desse sistema de artilharia de alta precisão em sua retaguarda. Pelo menos até agora, esse e uma arma que os russos não conseguiriam se contrapor.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Infantaria_leve_BiABR
1 ano atrás

A fonte do jamming do GPS é o governo ucraniano.
Se informe.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Óia só .
O especialista em guerra eletrônica afirma que jammearam um país inteiro.

Engraçado que prós russos usarem Gramim GPS , isso não afeta né .
Só os himars ucranianos. Pro lado russo tá tudo funcionando perfeitamente.

Vcs são engraçados.

Augusto
Augusto
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Deve ser da mesma tecnologia daquele sistema instalado no SU-24 que desativou um destroyer americano e fez a sua tripulação se borrar todinha, kkkkk.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Amigo, ninguém está falando que o país inteiro está jameado.
Deixa eu desenhar para você.

Desde sempre os russos diziam ter sistemas que jameavam o GPS. Inclusive eles vendem isso. Porém, não havia em operação grande quantidade de sistemas móveis e fixos em operação.

Acontece que o número de sistemas móveis que jameam o GPS e que foram destruídos e até capturados aumentaram demais do final do ano para cá. Na mesma proporção em que se reportavam tentativas ucranianas de atingir um alvo sem sucesso. Existem vários vídeos mostrando os russos filmando um alvo como se eles já soubessem que um projétil guiado (bomba, foguete ou míssil) está chegando e que errará o alvo.

Bolhas protegidas contra sistemas guiados por GPS começaram a surgir em uma proporção cada vez maior. Ao ponto de alguns lugares, como em Bakmut, até os aplicativos de celular da infantaria que usam o sistema GPS não funcionarem mais.

O problema do jamming do GPS é tão grande que não pode mais ser escondido porque atinge inclusive os jornalistas que acompanham a guerra no fronte. Por isso que o governo ucraniano admitiu que existem áreas onde o sistema GPS está jameado.
Por outro lado, os soldados russos já estão se sentindo inatingíveis por armas guiadas por GPS.

Qualquer alvo de valor está sob uma bolha de proteção contra GPS em todo o fronte. A prórpia quantidade de veículos de guerra eletrônica que é avistada, destruída e até capturada, corroboram com esta afirmação.

Tem vídeo de SDB errando alvo; Tem vídeo de JDAM caindo longe; Tem vídeo de destroço de foguete de HIMARS guiado por GPS;

No mínimo está causando muito prejuízo para os ucranianos. Armamento guiado é caro.
Você usa ele com a certeza de que o alvo será abatido. Mas essa certeza foi para as cucuias ..

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Bolhas de jamming em GPS? Filhote, tu sabe que o guidance de GPS é por satélite né ? Kkkk
Parece que os russos esqueceram de ligar a “bolha ” de jamming de GPS hoje. 4 jdam acertaram a fuça dos russos , em um deposito de armas em Bahkmut. E não é só relato não. Tem vídeo provando.

Avisa prós russos ligarem ” bolha” de GPS, pq não tá funcionando não.

Ps. Segue o link
https://twitter.com/UAWeapons/status/1650891799521640449?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1650891799521640449%7Ctwgr%5Ebd62ab2f874e07b7591c645b0dce4cb854c32957%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.19fortyfive.com%2F2023%2F04%2Fvideo-shows-ukraine-using-u-s-jdam-bombs-to-attack-russian-forces%2F

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

No meio militar o termo que se usa para se referir às áreas onde o sistema GPS está jameado é “bolha”, por motivo óbivio que deveria ser deduzido por você.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Então a bolha dos russinhos, que vc disse que estava por toda Bahkmut está falhando. As Jdam acertaram bem na testa dos russos. Algo. Está errado com sua narrativa

Nei
Nei
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Continue com suas crenças e visões.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Segundo um canal do YouTube que chama todo mundo de chapéu de alumínio, a mais de 10 meses; a Rússia está vencendo, e a Ucrânia está acabada.

Porém as linhas se movem muito pouco.
Esse senhor é tão contaminado pelo socialismo, que não é capaz de admitir todas as qualidades, estratégias, equipamentos e da garra do povo ucraniano.

Para ele só serve o sacrifício dos chineses, norte-coreanos e vietnamitas.

A Ucrânia é um país pobre, até então muito desorganizado e sem equipamentos. Porém está segurando a segunda potência militar do mundo!

Custa admitir e analisar as vitórias ucranianas?

Vai entender…

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

É triste, porquê o conhecimento histórico militar daquele comandante, que é um conhecimento míope, é extenso e bem apurado.

Fato: Ele errou suas análises sobre a guerra desde o seu inicio e está comprometido com o erro

Carlos
Carlos
Responder para  Antunes 1980
1 ano atrás

Pois é meu caro. Da mesma forma, o hoje no mundo da OTAN trabalha diariamente para rebaixar todas as ações e ganhos Russos. É impressionante.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Carlos
1 ano atrás

Rebaixar? Vc queria o que? Exaltação?

Os caras invadem o país soberano dos outros, atacam alvos civis, degolam prisioneiros de guerra e gravam em vídeo, dizem que a Ucrânia não deve existir como país , bombardeiam hospitais com mulheres grávidas sendo mortas, tudo documentado e com fotos, e vc espera a opinião pública do lado dos caras?

Somente os financiados $$ pelos russos, ou a mídia controlada pela FSB que ainda dão as boas notícias dessa guerra de invasão.

Kommander
Kommander
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Eu não vejo essa sua revolta quando os EUA atacam algum país do oriente médio, ou mesmo a OTAN interveem na África. Por quê você não ficou revoltado quando vazaram vídeos dos EUA bombardeando alvos civis, assim como Israel? Ou quando vazaram as fotos de soldados americanos urinando em corpos de árabes? KKKKK
Não tô querendo justificar as atrocidades que estão acontecendo na guerra da Ucrânia, mas pelo visto, tu tem memória curta ou só reclama do que te convém, né?! K

Sagaz
Sagaz
Responder para  Kommander
1 ano atrás

Os “ocidentais” são punidos. Já os russos, quantos julgamentos? Quando que deliberadamente uma força ocidental se pôs a atacar hospitais, centrais elétricas, escolas museus etc. Erros acontecem, até padre erra…

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

O exercito ucraniano hoje resume-se a infantaria. Se enterrar em trincheiras é a melhor opção que eles tem, assim conseguem cobrar caro por qualquer avanço russo que são obrigados a entrar nos buracos e enfrentar os valentes ucranianos em combates CQB. Se os ukies começarem a se movimentar para uma ofensiva serão expostos ao poder de fogo superior dos russos que tem mais tanques, mais artilharia e mais aviação.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  sub urbano
1 ano atrás

Artilharia, cavalaria mecanizada por tanques e aviação COIN , desbaratam qualquer trincheira.

Desde a segunda guerra mundial, todo mundo sabe.

Cadê essas armas combinadas pela Rússia? Se eles são tão fodas assim, cadê isso no TO? Os russos só estão entrando nas trincheira, pq não tem meios capazes. E estão triturando seus soldados, pq o ditador lá não tem nenhum pudor em vidas humanas . E os ucras estão tb perdendo homens,mas eles nunca foram a superpotência atacante. Estão defendendo sua terra , então farão o possível.

IvanF
IvanF
1 ano atrás

Quando vai começar a ofensiva ucraniana?Essa resposta só os estrategistas ucranianos é que possuem.

Matéria mais objetiva que já vi! kkkkkkk

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  IvanF
1 ano atrás

saco de spam

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  IvanF
1 ano atrás

O que mais existe na internet são thumbs de vídeos com perguntas que não são respondidas no conteúdo ou ficam no meio do muro para não desagradar nenhuma audiência.

Se inscreva no canal do UOL no Youtube, observe os thumbs na listagem de vídeos deles e veja algumas amostras de seus respectivos “conteúdos”.

Caso você não saiba o que é o UOL, segue:
Uma empresa criada pelo então jornal Folha de São Paulo para captar recursos através da obrigatoriedade de assinatura que se empunha aos usuários de internet. Que durou de 1993+- até o final dos anos 2000.
O jornal requentava as notícias que eram produzidas na redação diretamente no Portal UOL, o que criava uma justificativa para o marketing do “provedor” dizer que a empresa era provedora de conteúdo. Na verdade, era puro estelionato. As pessoas eram obrigadas a assinar um serviço que tecnicamente não era necessário. Era uma restrição de radius que se colocava na arquitetura de redes de internet com o único propósito de agradar (leia-se: comprar) uma baciada de empresas (disfarce) onde estava, a maior delas, o grupo Folha de São Paulo.
Ou seja, não se podia dizer que o PSDB estava dando dinheiro para a Folha. Apesar de sabermos que mais de 70% do dinheiro gasto pela população com um serviço que eles não precisavam ter, ia direto para o grupo Folha.

Ao longo do tempo foi-se disfarçando essa pornografia. Por exemplo: o UOL “foi vendido”. Puro disfarce, UOL é Folha e nunca deixou de ser.

Falo com propriedade do assunto pois eu trabalhei naquela empresa antes e durante o processo de “separação” do grupo Folha.
Falo com ainda mais propriedade porque, primeiro, sai porque fui promovido em outro emprego e, na época, a noção da pornografia que aquilo era estava esvanecida pelo tempo corrido e pela natureza do meu trabalho, que é técnica
Segundo. acho que foi uma das melhores empresas que já trabalhei, junto com a Porto Seguros. E, dentre as empresas nacionais, certamente estavam e ainda estão entre as melhores empresas para se trabalhar.

Deixei colegas que trabalharam e ainda trabalham lá. Conheço a empresa por dentro mesmo não estando lá.
Se você não for vegano, h0mossexual (ou no caso de ser homem héter0, não concordar com o direito de sua mulher dormir com outro ou ter sido uma vadia antes de te conhecer sem ter te contado), feminista e de esquerda, a chance de você continuar no UOL, é essa:

  • Se você for do baixo escalão, antes de 2014, pouca chance; Depois de 2014, nenhuma chance
  • Se você for do médio escalão, sua chance sempre foi nenhuma
  • Se você for do alto escalão, depende da imagem que a empresa estar querendo projetar

Portanto amigo, se de 1000 artigos 1 soa como clickbait pra você, em 2023 isto significa que você está em um ambiente mentalmente saudável.

IvanF
IvanF
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Não entendi muito bem o motivo desse texto em resposta ao meu comentário, ou do “saco de spam”, mas tudo bem.

Só pra tentar explicar um pouco meu comentário, não pude deixar de rir do fato da matéria já responder a pergunta do título no primeiro parágrafo, justamente o contrário dos milhares de clickbaits que encontramos na internet atualmente, onde a maioria sequer responde de forma objetiva o que se propunha.

Claro, a matéria continua, com várias considerações, explicações, etc. Com bastante qualidade, no padrão das publicações da Trilogia. Mas a resposta principal tá ali, logo de cara!

Talvez tenha parecido que eu cheguei aqui por algum link de algum portal, como o UOL, sei lá… mas não, sempre frequento a Trilogia, que considero uma ótima fonte de informações sobre defesa.

Abraço!

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  IvanF
1 ano atrás

Ucranianos + Otan

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Nossa que aula….me fez lembrar o desempenho dos T-34 sobre os panzer III/IV durante a segunda guerra, além da blindagem inclinada que permitia ter um veículo mais leve, eles possuíam lagartas mais largas para garantir “mais contato” com solo o que garantia um desempenho melhor tanto na lama quanto na neve…os alemães depois copiaram e implantaram nos Panthers.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Parece que os russos esqueceram de ligar os equipamentos de jamming em Bakhmut, porque quatro JDANs acertaram em cheio o alvo, que era um depósito de armas e munições. Os ucranianos, como sempre, postaram o video no Twitter e deixaram uma mensagem: “Presumivelmente, um dos primeiros vídeos mostrando bombas guiadas entregues pelos EUA com kits JDAM-ER em ação em Bakhmut, #Donetsk Oblast. Quatro GBU-62 foram lançados no que se afirma ser um ponto de armazenamento de munição e uma área militar russa.” Parece que os primeiros sinais da contra ofensiva ucraniana já estão aparecendo. Yevgeny Prigozhin, o chefe do grupo Wagner, fez a seguinte previsão: “O que está acontecendo agora com a contra-ofensiva das Forças Armadas Ucranianas? Está chovendo hoje e a última chuva está prevista para 2 de maio. Mais uma semana será necessária para que os ventos sequem o solo. Depois disso, o Exército ucraniano estará pronto para se mover. O Exército ucraniano está totalmente pronto para se mover e cobrir os flancos.” Prigozhin parece bem preocupado.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1650891799521640449?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1650891799521640449%7Ctwgr%5Ebd62ab2f874e07b7591c645b0dce4cb854c32957%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.19fortyfive.com%2F2023%2F04%2Fvideo-shows-ukraine-using-u-s-jdam-bombs-to-attack-russian-forces%2F

Mictanos
Responder para  Marcelo
1 ano atrás

É, o Prighozin tá martelando nessa tecla a um tempo já, pelo que pude acompanhar

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Em 72 Horas

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Resumindo, nunca ocorrerá esta “grande” ofensiva. A Ucrânia não tem como manter uma coluna de blindados qualquer, sendo que não tem qualquer domínio aéreo. Os Russos brincariam de tiro ao alvo com os veículos ucranianos. Isso é delírio para tentar elevar alguma moral.

Jose
Jose
Responder para  Felipe
1 ano atrás

Do jeito que está capaz da Rússia destruir, de novo, seus próprios blindados….rs

Mirão
1 ano atrás

Eles tem mais utilidade do que aquela gaiola de passarinho que os Ukrops carrega junto com as suas artilharias kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mirão
1 ano atrás

Os EUA estão tirando munição da Coreia do Sul pra mandar pro outro lado do mundo.

E você deveria parar de chamar os outros de Orcs pois você como brasileiro tender a ser chamado de macaco entre os ocidentais.

Palhaço

Kommander
Kommander
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Mamaco kkkkk

Jose
Jose
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Orcs vão levar é chumbo…digo mais !

Augusto
Augusto
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Esse negocio de Orcs e uma baita de uma infantilidade. Parece a garotada da 6° serie torcendo pro seu personagem favorito da TV.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Chora não.

Orcs invasores merecem chumbo.

Seres humanos não degolam prisioneiro s de guerra desarmados.

Existem honra até mesmo na guerra.
Orcs não tem honra

Kommander
Kommander
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Francisco
Francisco
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Desculpe amigo mas em qual guerra houve honra, você acha que aquele velho ditado popular que diz ” no amor e na guerra vale tudo ” vem de onde, não se esqueça o ser humano é movido por instintos, se houvesse honra nem guerras existiriam.

Augusto
Augusto
Responder para  Francisco
1 ano atrás

Exatamente Francisco, a varias atrocidades cometidas pelos dois lados. Infelizmente a guerra não e igual a um livro de romance, o ser humano quando solto e sem nenhum amarra moral, na maior parte das vezes tende a fazer coisas terríveis.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

5ª série.

Augusto
Augusto
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Colega, sinto lhe informar mas orcs não existem.

Scudafax
Scudafax
1 ano atrás

A ofensiva ucraniana pode estar realmente próxima, uma indicação são os vídeos de equipamentos antiaéreos ucranianos sendo destruídos por Lancets. Estão tentando criar uma zona de defesa aérea próximo da linha de contato, suportando o avanço e evitando ataques aéreos russos. A Rússia deve aumentar e melhorar muito suas capacidades de vigilância e controle através do espaço para conseguir prever e deter o avanço.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Scudafax
1 ano atrás

Tem um vídeos de dois S-300 e um Guepard sendo destruídos por Lancets.

https://t.me/intelslava/47259
https://t.me/intelslava/47242

LUIZ
LUIZ
Responder para  Vinicius Momesso
1 ano atrás

Só esses fãs da OTAN ainda tem esperança da Ucrânia conseguir algo nessa nova contra ofensiva. Vão ser todos massacrados e os equipamentos destruídos atolados na lama.

José de Oliveira Motta
José de Oliveira Motta
1 ano atrás

A RÚSSIA TEM QUE DESMANTELAR ESSA OFENSIVA DA UCRÂNIA LOGO PRA ELES VÊ A MOLEZA RÚSSIA É RÚSSIA. TCHAU.

EDITADO

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

Para ter ofensiva a Ucrânia precisaria de grande superioridade de meios e homens. Alguém em sã consciência já enxerga esse quadro?

Bernardo
Bernardo
1 ano atrás

Ja começou a iniciativa, vamos ter resultados daqui 30 dias positivos ou negativos pra quem gosta dw analisar aconselho pegar os mapas atuais pra depois fazer um antes e depois. Quero muito ver o comportamento desses Leo nessa guerra.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Parece que a ofensiva super-mega-blaster-das-galáxias já tem data definida: 30.02.2599. Basta ver a quantidade absurda de aviões, veículos e tropas russas que continuam sendo destruídos por Bairaktar, Javelin, M777, velho da espingarda, cabra da morte, etc. Sem falar que agora, com as novas fábricas da Antonov a serem instaladas no Brasil, seu novo cargueiro irá desbancar o KC-390… Pena que somente 50 bilhões de dólares serão investidos no Brasil!