A guerra como ela é: a batalha pelo “T-padrão” (parte 4)

47
combates-de-infantaria-russa-e-ucraniana-em-Verkhnokamyanske-8

Neste último capítulo da batalha pelo “T-padrão” o vídeo mostra a ação final dos ucranianos sobre a trincheira ocupada pelos russos. Um T-72 ucraniano segue atacando a trincheira. Disparos de artilharia (possivelmente russa) começam a cair próximos ao T-72, mas não o atingem.

Num determinado momento o T-72 para de atirar contra a trincheira, possivelmente pelo esgotamento da sua munição. Então o carro de combate parte para cima da trincheira, atuando como um veículo de terraplenagem. Aos poucos a trincheira vai desaparecendo sob as esterias do T-72, que se arrisca a ficar atolado.

Não se vê mais resação da guarnição russa, que possivelmente foi soterrada com o passar do T-72. O carros de combate começa a se retirar para noroeste, enquanto um BMP-2 se aproxima vindo da direção oposta, trazendo um grupo de combate de cerca de sete infantes. Eles desembarcam e cercam a trincheira. O vídeo não mostra reação russa. Apenas os soldados ucranianos revirando alguns corpos. A artilharia russa intensifica o ataque, mas parece não ter muita precisão (ausência de um drone para orientar os disparos?).

Segundo informações ucranianas, havia 28 soldados russos na trincheira.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

47 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mcruel
Mcruel
1 ano atrás

A “Operação Especial Russa” virou guerra de trincheiras. Não se vê os esperados combates aéreos, confronto de inúmeros tanques ou centenas de baterias de artilharia atuando ao mesmo tempo. O que tenho visto são pequenos grupos em meio ao nada, tentando conquistar uma vala qualquer a um custo muito alto.
A guerra parece estacionada e sem força para qualquer um dos lados. Me parece que a linha de frente vai ficar onde está, se consolidando por anos.
Efetivamente, quem ganha com essa guerra é tão somente os fabricantes e vendedores de armas.

C G
C G
Responder para  Mcruel
1 ano atrás

Não vejo essa guerra estacionada durante anos, como dito desde o inicio do conflito “o tempo joga a favor da Ucrânia”.
Meu único erro de previsão em todo este conflito foi o tempo, até que a Rússia esta durando muito mediante a enorme bobagem que fez, meu erro foi acreditar que a opinião popular russa fosse aparecer mas o fantasma do modo de vida soviético permanece arraigado.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Mcruel
1 ano atrás

“Mcruel

A “Operação Especial Russa” virou guerra de trincheiras. Não se vê os esperados combates aéreos, confronto de inúmeros tanques ou centenas de baterias de artilharia atuando ao mesmo tempo. O que tenho visto são pequenos grupos em meio ao nada, tentando conquistar uma vala qualquer a um custo muito alto.”

O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie, em inglês strategy, em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia…

O conceito de estratégia:

https://www.youtube.com/watch?v=qX9j_QHbKc0

Alex
Alex
1 ano atrás

Nenhuma reação das forças Russas….
Quem foi o incompetente que manda um GC ocupar uma trincheira para ser patrolado por um T-72?

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Alex
1 ano atrás

Alex, nós dois sabemos que a mais de 1km de distância há pelo menos 1 infante esperando algum blindado russo com seu Javelin. Estamos falando de um batalhão mecanizado. Batalhões mecanizados são os primeiros a receberem os Javelins. Pra eles Javelins não faltam.

Kira
Kira
1 ano atrás

Soldados da temida mãe Rússia. Combatentes do segundo maior exército do mundo… morrerem dessa forma. Hoje estou pensativo.

Pragmatismo
Pragmatismo
1 ano atrás

Essa série T repleta de edições está mais para propaganda de guerra.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

Na sua opinião é montagem? É computação gráfica?

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Tem o vídeo completo sem legenda, bandeirinhas e mosaico tapando os pedaços dos corpos em vários sites. Só procurar

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Deixo para os psicopatas.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

Então não faça comentários

Paulo
Paulo
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

E qual seria a diferença do desfecho se o vídeo mostrar pedacinho de Orc pelo chão? Não consigo compreender a falta que um cérebro com o mínimo de cognição faz… Aliás consigo sim o resultado é o comentário do cidadão de bem aí.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Paulo
1 ano atrás

Não sei se você lê sobre o que você comenta, mas meu comentário foi uma resposta ao comentário:

Essa série T repleta de edições está mais para propaganda de guerra.

Paulo
Paulo
Responder para  M4|4v1t4
1 ano atrás

Não sei se eu me importo com você, ou só ignoro. Você entendeu, ou quer que eu desenhe? Eu sei que problemas cognitivos dificultam o entendimento da verdade e o pensamento crítico. Sei desenhar bem, se precisar que eu explique de forma ilustrativa esse e o post anterior também.

ORIVALDO
ORIVALDO
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

Obviamente, mas os Russos sendo enterrados por um tanque, não me parece editado

pragmatismo
pragmatismo
Responder para  ORIVALDO
1 ano atrás

São cenas reais. Russos tomam a trincheira e não há imagens. Russos morrem, russos morrem e russos são enterrados vivos. Parece filme americano. Uma guerra e só os malvados morrem. Donde estão as imagens da tomada da trincheira ou de outras escaramuças? Sumiu?

Mcruel
Mcruel
Responder para  pragmatismo
1 ano atrás

Não vais ver, pois a história da guerra é contada pelos vencedores.
No caso, a vitória final da trincheira foi da Ucrânia, logo, eles contam a história. Da mesma forma, não verás cenas ucranianas da tomada da Criméia pela Russia, pelo mesmo motivo.

George
George
Responder para  pragmatismo
1 ano atrás

Estavam com o soldado russo que foi soterrado.

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

EDITADO

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Pragmatismo
1 ano atrás

O ISW é fake? Leia lá o andamento das operações em Bakhmut e Avdiivka. Parece que ucranianos também morrem. É guerra filho! É morte! A morte não escolhe nacionalidade.

Airton
Airton
1 ano atrás

Mas e aí? Qual era a importância dessa trincheira? Ela parece estar no cruzamento de duas estafadas, mas é daí? Não dava para circundar a trincheira caso fosse necessário? O terreno ao lado não parece estar totalmente minado visto que tanto tropas quando blindados vieram por ele.

Essa perda de tempo pela trincheira, recurso humano e munição (está claro porque a Ucrânia está ficando sem, haja visto a quantidade de disparo do CC sobre a trincheira) está parecendo mais uma questão de honra para ambos os lados.

C G
C G
Responder para  Airton
1 ano atrás

É uma frente ampla como pode se ver pelos disparos de artilharia, um ponto deste pode servir de gancho para um contra ataque, flanquear, prover inteligência… muita coisa para conseguirmos supor só pelos vídeos!

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Airton
1 ano atrás

Aquele buraquinho chamado trincheira é um alvo de alto valor. Você já viu uma trincheira por dentro? Ela normalmente possui abrigos, depósito de munição,vielas subterrâneas e até quartos e cozinhas.

Aquela trincheira é um dedo na consciência de qualquer coisa que esteja no seu horizonte. É uma minhoca na cabeça. Se você não acabar com ela o inimigo tem mais consciência situacional e vai dominar toda aquela área.

Como você acha que um caça recebe um alvo terrestre aparecendo no seu HUD que não estava previamente no sistema de missão? Coordenadas GPS ou iluminação laser para disparar um armamento inteligente, fornecido por alguém que está em solo.

  1. Qualquer coisa que esteja no visual será marcado para a artilharia, cavalaria e aviação. Inclusive com plotagem de coordenadas e laser
  2. Daquele buraco você atira em tudo, mas nada acerta você. Só granada (se você tiver a sorte de ser um dos que chegaram vivo perto o suficiente para lançá-la), artilharia sortuda ou guiada, ou carro de combate à queima roupa (como no vídeo)
  3. Uma trincheira é um alvo duro, que normalmente custa caro para ser conquistada. Para obter o domínio de um território, é necessário cobri-lo com a cavalaria e a infantaria. A maior parte é coberta pela infantaria em trincheiras, ou, no caso de área urbana, construções com boa visibilidade da área
RPiletti
RPiletti
Responder para  Airton
1 ano atrás

Perda de tempo? O T-72 liquidou com quem estava dentro da trincheira, talvez tu não saiba, mas um dos objetivos é eliminar o inimigo e não desviar dele quando se tem superioridade…

C G
C G
1 ano atrás

Me parece que o T-72 não atirou mais pq não havia mais nada para atirar, foram dois tiros a queima roupa!

Paulo
Paulo
Responder para  C G
1 ano atrás

Na vdd não tinha mais em que atirar, dois disparos foi suficiente para esfarelar os Orcs.

M4l4v|t4
M4l4v|t4
1 ano atrás

Discordo da tese de que acabou a munição do T-72 em primeiro plano.
O mais provável é que houve convencimento de que o alvo estava silenciado, especialmente depois que pedaços de corpos começaram a espirrar de dentro da trincheira. Inclusive há um momento em que um pedaço cai na frente do T-72 enroscando na esteira posteriormente.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Se não tivesse acabado não fazia sentido usar o tanque como arma para terminar de destruir e trincheira e quase atolar…

M4l4v|t4
M4l4v|t4
Responder para  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Pra mim faz todo o sentido.
Tanquistas gostam de passar por cima de infante entrincheirado ou dentro de veículo não blindado. É quase que uma tradição.

Soterrar a trincheira é mais eficiente do que ficar gastando munição. Principalmente se o que sobraram foram apenas as minições HEAT e Flecha, que não servem para o alvo em questão e são caras.

E ainda tem a questão ódio. Aquele tanquista estava cobrando a família dos companheiros de brigada que ali estava no dia anterior.

Alex
Alex
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Os russos provavelmente estavam bêbados ou de ressaca. Somente isso para explicar o ataque totalmente sem apoio.
Tem relatório de inteligência destacando o elevado consumo de bebida nas tropas russas, e o consequentemente número de mortes.
Aliás….alguém viu o filme “A fera da guerra” ? Uma tripulação de T55 perdida no Afeganistão….O motorista bebeu o fluido de freio….

Kira
Kira
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Concordo. O tankista está com ódio e desprezo

NEMO revoltado
NEMO revoltado
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

Não vá por este caminho amigo, são pessoas, elas merecem a morte tanto quanto cada um de nós!

RDX
RDX
Responder para  NEMO revoltado
1 ano atrás

São soldados acima de tudo. Estão cumprindo ordens… de governantes velhos, covardes e corruptos. Isso não faz dos soldados russos menos humanos do que os soldados ucranianos.

C G
C G
Responder para  NEMO revoltado
1 ano atrás

Não senhor, eu estou quietinho na minha casa defendendo a democracia, a soberania dos Estados e pagando impostos, não me coloque no mesmo balaio que estes invasores asquerosos, não existe equivalência, eles não são vitimas, são agressores!

Junior
Junior
Responder para  M4l4v|t4
1 ano atrás

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Você estava certo, saiu o 5º vídeo e de fato a munição acabou.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
1 ano atrás

Brutal.

Os pobres jovens russos , sendo jogados num campo de batalha, sem apoio sequer de artilharia.
Cadê os poderosos T14, T90, ou heli de apoio, ou um avião fazendo COIN?

A realidade é brutal contra os russetes. Mas já já vão aparecer falando que há “teras” de vídeos de ucranianos.

É questão de esgotamento. A Rússia vai demorar uns 100 anos para se recuperar

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
Responder para  Nuno Taboca
1 ano atrás

Acredito que a Rússia que conhecemos hoje não existirá. Assim como ocorreu com a antiga URSS, esse país sairá dessa guerra com um outro formato geopolítico. O estrago financeiro é estrutural será enorme.

Fábio CDC
Fábio CDC
1 ano atrás

A Guerra é uma maldição.

Aéreo
Aéreo
1 ano atrás

Um simples ATGM ou um bom RPG resolveria o problema. Na verdade, o que se vê ali são dois exércitos mal equipados, lutando nos seus limites. Os russos sem equipamentos anti tanque e os ucranianos arriscando perderem o T-72, se que levar um tipo de RPG no lugar certo, sua torre pula mais alto que tapa de panela de pressão quando explode. 

Mirão
1 ano atrás

Então agora é liberado mostrar filmagens mostrando claramente a morte de outros né?

Já que o site é OTANete demais para mostrar filmagem dos dois lados então deixe-nos equilibrar a balança na seção de comentários.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Amigo, o vídeo é cuidadosamente editado para não mostrar conteúdo chocante.

O site não é OTANete, até porque, eles cansam de me censurar com conteúdo que as russ3t3 não aceitam.

Pede para os editores no comentário a me autorizar a colocar conteúdo sensível aqui para cala a tua boca. Prometo que coloco rapidamente pelo menos 100 links com conteúdo chocante de tortura praticada pelos russos e que foi extraída do SSD dos celulares deles (capturados ou mortos) utilizando software que recupera arquivos apagado.
Tem desde a retirada de toda a pele do rosto do ucraniano com ele ainda vivo, empalamento usando o canhão de 125mm de um T-72. até a retirada do orgão genital completo usando estilete.

E ai? O site é OTANete?

George
George
Responder para  Mirão
1 ano atrás

Se fosse assim como você descreve o YouTube teria vetado a exibição.

Mas se você quiser mostrar o “outro lado”, cria o seu site.

Lewandowski
Lewandowski
1 ano atrás

Percebi pelo menos 2 vivos… 3.28 uma cabeça em frente ao tanque se move… quando o T-72 avança, ela abaixa… 3.32 bem ao lado da esteira continua se movendo… 3.45 – entre as árvores ha um ‘rasgo’ na trincheira e outro soldado se move lá… se escondendo… o tanque faz a manobra e fustiga esse ponto… que angustiante…

Lewandowski
Lewandowski
Responder para  Lewandowski
1 ano atrás

E no minuto 5.05 quando o tanque constinua castigando o segundo soldado, na posição do primeiro, ainda percebe-se alguem se movendo…

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Responder para  Lewandowski
1 ano atrás

Apenas 1 sobrevivente. Entrevista com ele: https://www.youtube.com/watch?v=fifpgIJkxXA

Paulo
Paulo
1 ano atrás

Que vídeo lindo! Mostra o fracasso dos Orcs ao mesmo tempo que demonstra a resiliência ucraniana.
E o Putin passando vergonha.