Comando Militar do Nordeste celebra 200 anos da Batalha do Jenipapo - 3

Campo Maior (PI) – O Comando Militar do Nordeste e seus grandes comandos subordinados tomaram parte das comemorações do Bicentenário da Batalha do Jenipapo. Ocorrido na cidade piauiense de Campo Maior, em 1823, o evento histórico fez parte do processo de consolidação da Independência do Brasil. A data foi relembrada neste dia 13 de março, exatamente 200 anos após a batalha, com cerimônia realizada no monumento aos “Heróis do Jenipapo”.

Embora pouco estudada, a Batalha do Jenipapo foi uma das mais importantes de todo o processo de Independência do Brasil, e é o marco da Independência do Piauí. No confronto sangrento, travado às margens do Rio Jenipapo, atual cidade de Campo Maior (PI), soldados portugueses profissionais enfrentaram brasileiros comuns armados com facões, machados, porretes e outras armas improvisadas. A organização e a coragem de brasileiros simples, artesãos, camponeses e escravos, foram fundamentais para frustrar os planos de Portugal de manter controle sobre o território brasileiro.

Cerca de 200 brasileiros foram mortos e 542 aprisionados pelo Exército Português. Do lado português, 116 soldados morreram e 60 ficaram feridos. Apesar do grande número de baixas nacionais, a batalha impediu o avanço português e colaborou para a sua retirada definitiva do território brasileiro.

Participaram das comemorações da data histórica o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard, que foi agraciado com a comenda “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí”, ao lado do Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Allão, e do Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Bernardes.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RSmith
RSmith
1 ano atrás

Muitos Brasileiros se “sacrificaram” para, se não derrotar naquela batalha os militares professionais Portugueses, conte-los, dando tempo ate o resto das tropas Brasileiras se prepararem para derrota-los. Algo parecido esta acontecendo agora num lugar chamado Bakhmut!

Mirão
Responder para  RSmith
1 ano atrás

Nem mesmo quando o tópico é exclusivamente brasileiro as crianças não deixam de lacrar.

Essa geração é patética viu…

Jonny
Jonny
1 ano atrás

Traidor do Brasil, gen richard SEM MORAL nenhuma, comunista ordinario…

Ferreira
Ferreira
Responder para  Jonny
1 ano atrás

Lamentável manifestações como essa… o povo sertanejo não foi covarde e enfrentou tropa armada… são verdadeiros heróis

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
1 ano atrás

Batalha esquecida propositalmente nos 200 anos pelo Governo da República ora por Bolsonaro, ora por Lula cuja escolas são orientadas a insinuar que a Independência do Brasil foi quase uma conversa de comadres.