Brigada tratorista continua ativa na Ucrânia
Um MRAP BMC Kirpi, de origem turca e usado pelos ucranianos, foi resgatado por tratores de fazendeiros locais após atolar na lama.
O Kirpi foi inicialmente adquirido pelos fuzileiros navais da Ucrânia. Posteriormente outros 150 foram encomendados.
Bogged down Ukrainian Kirpi MRAP recovered by the tractor brigade. pic.twitter.com/JlIqDGwu04
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) March 16, 2023
Esse pneu do MRAP BMC Kirpi parece ser bem fino para um veiculo tão grande, já vi muita caminhonete com pneu bem mais largo aqui na oficina.
Não sei se daria pra mudar, mas acho que um pneu mais largo poderia ajudar a evitar ficar preso.
não que iria impedir totalmente qualquer possibilidade de atolar porque né… nessa época do ano la as coisas ficam complicadas mas poderia ajudar.
Com certeza Victor, com o próprio peso desse veículo já fica difícil usar em lama normal, mas nessa época lá, pior ainda.
Teria que ser um pneu bem mais largo mesmo.
Há muitos vídeos e fotos desses veículos sobre rodas atolados ou destruídos pelos russos.
Certamente que não é a melhor solução para esse tipo de terreno.
Poste pelo menos 10 imagens duferentes
Não da ibope pelo amor de Deus, é o Tonho!
Só rindo mesmo…
Seria interessante uma matéria com todos os veículos ativos na Ucrânia.
Considerando a selva de equipamentos que eles tem utilizado, acho que renderia uma série de artigos. Poderia ser um artigo por categoria de veículo.
Sim, imaginei que isso possa ser uma dificuldade, já que a Ucrânia está operando quase de tudo que existe.
Um Kirovets deve dar um bom blindado improvisado…
Fazendeiros locais colaborando para o esforço de guerra, claro que toda ajuda é bem vinda desde que não exponha civis à riscos, afinal me parece uma área já bem controlada à retaguarda, só um observação:
Uma viatura normalmente é capaz de rebocar uma outra que tem peso semelhante ou inferior a ela, o problema é o salvamento em condições adversas e próximos a zonas de ação.
Esse tipo de guerra travada nos “bastidores” é de suma importância, mas pouco difundida pela mídia…indo na direção oposta dos demais comentaristas, parece um vídeo inocente e até cômico, mas há uma mensagem implícita aí, vocês precisam se atentar aos detalhes….
O trabalho da logística não é nada fácil se deparando com viaturas tombadas, rodas/esteiras e/ou suspensões danificadas, fora a preocupação com a segurança durante a operação de salvamento onde em muitas das vezes se exige as preciosas viaturas de socorro especializadas.
Não é exagero dizer que essas viaturas (junto com as de engenharia) são as mais importantes no campo de batalha (essas ninguém quer doar), e a falta delas são o verdadeiro calcanhar de Aquiles dos russos, onde fica evidente pelo alto índice de “abandono” de viaturas em boas condições, é de um grau de imaturidade para uma “superpotência” que pelo visto não aprendeu com erros cometidos nas guerras passadas.
Eis um exemplo de MRAP ruim. Tem como dar certo um 4×4 com 16 toneladas? Esse é um dos motivos para as grandes potências militares usarem o campo de batalha para testar seus armamentos em desenvolvimento.
A propósito: todos os MRAPs clássicos (grandes, pesados e com centro de gravidade alto) estão obsoletos. A maioria dos MRAPs estadunidenses já foi estocada ou doada. Um dos poucos sobreviventes é o compacto M-ATV, embora seja uma questão de tempo ele ser substituído pelo JLTV. O JLTV, aliás, pode ser considerado a evolução e o substituto daquela infinidade de veículos que compuseram o programa MRAP.
Em breve não, os leo2 já estão em solo eslavo há algum tempo, operando na Polônia e na Eslováquia.