BTR-50 na Ucrânia?
Informações obtidas nas mídias sociais mostram que a Rússia está retirando de seus estoques blindados de transporte de tropas do tipo BTR-50 e enviando-os para a Ucrânia. Se isto for realmente verdade, pode ser um indicativo de que veículos como o MT-LB e as versões do BMP estão em falta.
Russian BTR-50P being removed from storage. Possible indicator that Russia is running low on BMP-1 and MT-LB.https://t.co/uOKNN6D1E7 pic.twitter.com/BUiuRyXrqK
— Rob Lee (@RALee85) February 24, 2023
Estes veículos dotados de lagarta tiveram como base o carro de combate leve (anfíbio) PT-76. Ao invés da torre com canhão de 76mm, o BTR-50 foi adaptado para levar até 20 soldados. Os primeiros BTR-50 foram produzidos em 1954 e não tiveram vida longa no Exército Soviético, sendo logo substituídos pelos BMP-1.
It was recently reported that a number of ancient BTR-50 APCs were delivered to Russian forces in #Ukraine– we obtained a photo of one of them.
This unit appears to be a BTR-50PU command&staff subvariant, adopted in 1958, however it is unclear for what role it will be used now. pic.twitter.com/kHkAKLSQQ3
— 🇺🇦 Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) March 13, 2023
Pelo andar da carruagem, quanto tempo até aparecer T-34 aí no meio?
BTR-50 pode levar ate 20 fuzileiros….. um verdadeiro caixão coletivo para 20 almas….
Correção, pode levar até 20 presos.
Haja antitetanica na Rússia.
Pensei a mesma coisa
“A Rússia está enviando BTR-50 pra combate porque são suficientes”, dirão alguns aqui nos comentários.
Se isso for verdade mesmo, tem nem o que comentar, puro desespero russo.
Curiosamente o Da Lua, que comentaria algo assim, não tem frequentado o Forte depois que o Galante tirou férias e o Poggio assumiu, fazendo um ótimo trabalho, diga-se de passagem.
Eu fico curioso lendo essa matéria.
Quem está recebendo as velharias russas são as suas próprias FFAA? Ou são os antigos rebeldes de Donetsk e Lugansk? Que possuem seus próprios Exércitos e que estão no front desde o início da guerra.
Logo após a invasãorussa, toda velharia que enviavam pra Ucrânia eram entregues para os “rebeldes”.
Agora os russos criaram “Milicias de Defesa” nas áreas ocupadas de Kherson e Zaporizhzhia. Recrutaram milhares de “russos ucranianos” e botaram nas trincheiras. Que armamento esses caras receberam?
Nos canais de Telegram russos é meio que unânime que as velharias vão para os “aliados”, como eles se referem aos rebeldes.
E todos os vídeos que postam das FFAA russas, sempre estão com blindados padrão(BMPs e T-72, etc) .
Já no ocidente falam que são as próprias FFAA russas que estão apelando pras velharias. E sempre postam vídeos das tranqueiras.
A verdade deve estar no meio das duas narrativas.
A maneira mais fácil de saber quem está mais perto da verdade é olhando para os resultados.
Com certeza os dois lados exageram, mas quando consideramos que a única vitória russa nos últimos meses foi Soledar da para saber que eles não estão com seus melhores armamentos e/ou não estão em grandes quantidade e/ou seus soldados não estão treinados/motivados.