Em quanto tempo a Rússia pode repor os tanques perdidos?
Durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, as forças armadas da Alemanha destruíram os tanques soviéticos em um ritmo fenomenal. Mas, embora o Exército Vermelho tenha perdido 80.000 tanques, o poderio industrial da União Soviética permitiu que terminasse a guerra com mais tanques do que quando o conflito começou.
Os tanques de hoje são muito mais sofisticados e caros e, portanto, são incorporados em números muito menores. No entanto, em sua guerra com a Ucrânia, a Rússia, como a União Soviética, perdeu um grande número de tanques. A Ucrânia afirma ter destruído mais de 3.250. Segundo o site Oryx, um blog de inteligência que usa fontes não classificadas, foram documentados 1.700 perdas. O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, um think-tank, diz que cerca de metade da frota de T-72s pré-guerra da Rússia – que somava cerca de 2.000 e constituía a maior parte de sua força de tanques – foi destruída.
Embora os tanques da Rússia tenham falhado em dar vantagem na Ucrânia, suas forças lutarão para realizar outra grande ofensiva sem apoio blindado suficiente. A Ucrânia garantiu tanques de guerra de seus aliados ocidentais nas últimas semanas, que provavelmente usará em uma contra-ofensiva na primavera. A Rússia precisará reforçar sua própria frota se quiser manter o território que conquistou. Ela pode substituir seus tanques perdidos desta vez?
Na década de 1940, as fábricas soviéticas podiam produzir mais de 1.000 tanques por mês. As fábricas que fabricavam tratores e locomotivas foram instruídas a construir tanques. Hoje aumentar a produção é mais difícil. A eletrônica dos tanques modernos – visão noturna, mira de armas e uma série de outras funções – é altamente sofisticada. Isso torna a produção mais lenta e significa que muitas fábricas projetadas para outros tipos de produtos não podem fabricar tanques com facilidade. A Rússia tem apenas uma fábrica de tanques: UralVagonZavod, um enorme complexo construído na década de 1930. Mas a má administração financeira e as enormes dívidas retardaram a modernização. Os trabalhadores brincam que montam tanques à mão. O Novaya Gazeta , um jornal russo liberal, informa que a fábrica produz apenas 20 por mês. Um funcionário ocidental disse ao The Economist que, no total, a demanda das forças armadas russas por tanques está superando a produção por um fator de dez.
Na tentativa de atender à demanda, a Rússia aumentou a taxa de restauração de tanques antigos, dos quais existem milhares armazenados. Na Ucrânia, os tanques russos modernos, como os T-90 , agora lutam ao lado de um grande número de T-72 b.3s, construído décadas atrás, mas atualizado com armas, blindagem reativa (que reduz a chance de um impacto penetrar no veículo) e comunicações digitais. Mesmo com essas melhorias, os tanques mais antigos são inferiores aos modelos novos e têm menos probabilidade de sobreviver a um ataque das forças ucranianas – mas ainda são úteis. A UralVagonZavod reconstrói cerca de oito tanques por mês, e três outras fábricas de reparos de veículos blindados reformam cerca de 17, cada uma, de acordo com a mídia russa. Mais duas plantas de tamanho semelhante devem entrar em operação nos próximos meses.
Isso significa que, embora a Rússia possa construir apenas 20 novos tanques por mês, em breve poderá ressuscitar cerca de 90 por mês de seus cemitérios. Ainda assim, isso não compensaria os estimados 150 que está perdendo a cada mês, de acordo com a análise da Oryx. E a produção pode ser prejudicada pela escassez de peças. Os semicondutores, os chips de computador que controlam os tanques modernos, são particularmente escassos. A Comissão Europeia afirma que a Rússia está usando chips de máquinas de lavar louça e refrigeradores importados em equipamentos militares. Alguns tanques recém-reformados na Ucrânia contêm uma miscelânea de hardware de diferentes modelos e carecem de equipamentos de alta tecnologia, como sensores de velocidade do vento, que permitem disparos precisos.
A Rússia não está sozinha nesses problemas. A Ucrânia e seus aliados também carecem da capacidade de produzir tanques rapidamente. A única fábrica de tanques da Ucrânia, perto de Kharkiv, foi destruída no início da guerra. A América, que prometeu enviar 31 tanques M1A2 Abrams para a Ucrânia, tem uma fábrica, com capacidade para fabricar 15 tanques por mês. A produção em outras partes do Ocidente é igualmente lenta, levando a uma luta para encontrar tanques antigos para doar. Mas, em geral, as forças de ataque usam mais tanques do que os defensores. À medida que o conflito avança, é provável que a Rússia veja sua frota diminuir constantemente em quantidade e qualidade. Desta vez, a indústria pode não salvá-la.
FONTE: The Economist
Brasil poderia doar:
Aqueles helicópteros russos encostados;
Uma série de blindados alemães, que se não estão todos operacionais, podem servir de peças de reposição.
Isso para não fazer esforço nenhum.
Se quiser de fato ajudar:
AMX;
F-5;
Astros;
Munição.
Tá.
E doando tudo, as FA’s ficarão com o quê, no final?
Caminhonetes e PARA-FAL?
Acha que as FA’s tem coisa sobrando pra se dar ao luxo de fazer doação, sem comprometer o pouco que elas tem?
Fala sério!!! AMX e F5 vão ser substitutos por F39. Depois de décadas voando para um lado e para outro, agora pelo menos serviriam para algo útil.
Os Gripens já chegaram em quantidade suficiente pra formar pelo menos 2 esquadrões completos, pra FAB se dar ao luxo de encostar e doar ( doar é o c@cete, tem que vender, que aqui não é casa de caridade ) seus F-5 e AMX?
Não.
“Não temos inimigos “.
UEI o lula doou bilhões das nossas reservas para a Venezuela,Cuba,Bolívia e outros para a bolivia doou ate uma refinaria da petrobras porque na
O pode doar munição e alguns aviões velhos e tanques que já estão praticamente em desuso para a Ucrânia defender seu povo e sua terra de um exército de assassinos estupradores que gostam de matar civis com as mãos amarradas para trás com tiros na cabeça.
O Iraque, em 1990 produzia sob licença o t72 e tinha centenas deles, além de dezenas de mig29, mig25 e mig23. Some a isso muitos dos melhores SAMs que a URSS exportava e vinha de quase 10 anos de guerra contra o Irã e tinha acabado de invadir e conquistar o Kuwait em horas.
Mas concordo que estamos bem defendidos por nossa posição geográfica.
Rússia não é Iraque e a OTAN está perdendo feio por lá.
“otan perdendo feio por lá”, o diálogo é penoso. lá vamos nós de novo repetindo o óbvio: a otan nem entrou na guerra, apenas tem feito pequenas doações pontuais, quase sempre de excedentes antigos para os ucranianos se defender. apenas isso. nada mais. pequeníssimas doações de seus estoques, nenhum soldado da otan q não seja treinando ucranianos nos equipamentos doados ou coletando informações, apenas isso. então, se ela ainda nem entrou na guerra e a russia já está grosso modo 20/25% exaurida em suas forças convencionais, como poderia estar “perdendo feio”?
Sem noção…a Otan não está em guerra ainda e quando seu vizinho invadir sua casa, não peça ajuda a ninguém.
OTAn nem ta lutando lá kkkkkk
Russia ta lutando contra a Ucrânia…
Olha o tanto de equipamento e dinheiro que enfiaram na Ucrânia e vc tem coragem de falar isso ?
Esse cara é fanboy, não consegue compreender, por falta de inteligência ou honestidade, que se não fosse pela ajuda da NATO, a Ucrânia já teria perdido a guerra há muito tempo.
Ele acha que a Ucrânia está lutando sozinha.
Que não é nem 10% orçamento da OTAN. Logo, você acha mesmo que em uma guerra direta contra a OTAN a Rússia venceria???
Se a aviação da OTAN entrasse em ação, multiplique por 10, as perdas russas.
Verdade, e eles perderiam caças as dezenas para a anti-aerea Rússia, aviação de caças da Rússia tambem, más a guerra acabaria mais rápido, cálculo de duraria 24 horas e 30min. 24 horas dos combates aéreos e 30min. Das primeiras ogivas nucleares caírem em Nova York, Londres, Paris, Moscou, Kiev, e etc.
Está perdendo? Ela não está combatendo diretamente, imagina se estivesse?
“O Iraque, em 1990…”
O Iraque em 1990, enfrentou uma coalizão de mais de 30 países liderados pelos EUA, assim como os russos não estavam sozinhos na segunda guerra, os americanos também não estavam sozinhos contra o Iraque. Veja bem, mais de 30 países ajudando de uma forma ou de outra.
Os EUA só se da bem com ajuda da aliança quando vai sozinho acontece igual foi no Afeganistão.
Não precisam de nada disso… Só enxadas e rastelos para os não oficias… agora os oficias ´so precisam de carguinhos públicos pra aumentar o soldo…
É uma guerra de europeus contra europeus. Deixe que se matem e nos deixem em paz.
Não temos que nos envolver com um problema que não é nosso.
Foi como escutei de um cara indiano: “os problemas da Europa são problemas do mundo, mas os problemas do mundo não são problemas para a Europa”. Essa guerra é um problema de europeus. Eles que resolvam ao jeito deles.
Amigo você disse tudo! Pra que se meter em briga que não é sua não esta igual a SGG que U-Boat estavam aqui ufundando nossos mercantes. Entao que se matem pra la! E outra se estourar terceira grande guerra não vai sobrar nada desse mundo!
Como se americanos e asiáticos fossem europeus também, né? Se queremos ser potência, se queremos respeito no cenário internacional, tá na hora de parar com esse papinho de que não é problema nosso, pois se você quer dizer ao mundo o que fazer, se quer ser ouvido e respeitado, vai ter que começar a ser posicionar como tal e assumir as consequências. É isso ou se conforma em ser um país periférico excluído e baixa a cabeça para as decisões de quem tem coragem de o fazer. E essa coisa de mais influência dentro da ONU, de reforma e cadeira permanente no Conselho de segurança, pode esquecer também.
pra quê? Brasil tem nada a ganhar apoiando lado A ou B
então pq o Brasil ta apoiando a Rússia?
Quando assassinos começam a assasinar crianças, isosos, e estuprar mulheres todos inocentes, por ganacia e poder nao podemos dizer que o problemas e so deles. Esses russos sao assassinos estupradores matadores de pessoas inocentes. Se fosse nosso pais que fosse invadido e nossas maes e filhas, ímãs fosse estupradas como esta sendo na ucrania ai dava pra ver que o problema podia ser de mais alguém que foce um pouco homo
Só sei que confio nos números dos países da OTAN E dos meios de comunicação ocidental. Segundo eles, nessa guerra os ataques brutais da Rússia ao longo de 1 ano, mataram 150 mil soldados Ucranianos, e quase 15 mil civis. Espera, um minuto, um ano de guerra brutal, bombardeios em massa, e mataram mais soldados que civis, num país com milhões de pessoas, isso não pode estar certo, os Russos são assassino e estupradores em massa, e mataram menos civis que as operações militares da OTAN, onde só tem anjos?
O Brasil não está apoiando ninguém nessa guerra, estamos neutros. Por tanto, continuamos a fazer negócios com a Rússia por puro interesso mútuo, assim como o resto do mundo e até a Otan que continua comprando materiais da Rússia.
claro que ta apoiando kkkkk
só ver o jeito P O R C O que o Brais se comporta na ONU… claramente pro Rússia
se realmente fosse neutro tava vendendo arma pra Ucrânia e comprado coisas da Rússia… só to vendo um acontecer e é o do lado russo…. se isso é neutralidade então, eu sou supremo governante da Terra
” se realmente fosse neutro tava vendendo arma pra Ucrânia e comprado coisas da Rússia ”
Eu li errado ou você escreveu isso mesmo ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Teria se soubéssemos fazer as coisas. Que tal doar os gepard e boa parte dos leo 1a5 mais velhos com munição e tudo em troca de algo mais novo?
Esse underground é um total e completo lunático. Dá dó…
O Brasil deve ficar neutro..
Se o presidente ucraniano mestre em tocar piano com o bilau negociasse com ambos os lados ..Está guerra não estaria acontecendo..mas o fantoche do zelensky não pensou assim..
(Vamos fala como adultos..
Quem tem mais de 250 mil soldados inimigos em seu território não são os russos..)
Custava o Źelensk aceitar ficar neutro?
Das duas uma, a Rússia não invadia, a Ucrânia continuaria comerciando com a Europa e comprando armas do Ocidente que nunca investiram pesado na Ucrânia antes por causa da corrupção local ou mesmo assim a Rússia invadia, más pelo menos os Ucranianos poderiam dizer que fizeram de tudo para evitar essa guerra e teriam muito mais apoio e os Russos menos apoio.
Do jeito que foi, fica essa impressão, que a Ucrânia queria essa guerra.
Quem conhece o problema do Dombas que a Rússia quer invadiu, sabe que eles estão em guerra civil a anos por que a Ucrânia, um país democrático e descente, tem os governos regionais administrados por indicados do governo central, e o povo de lá não gostou disso.
Seria o mesmo que o governo atual do Brasil, decidir quem seria o governador de qual estado.
“Custava o Źelensk aceitar ficar neutro?
Das duas uma, a Rússia não invadia, ”
Ucrânia era neutra em 2014 e ainda assim a Rússia invadiu…
como que um país fica neutro quando outro que matar ele a qualquer custo e roubar todas as terras?
su i cida 44 milhões de pessoas? ai o mundo fica feliz pq não tem guerra?
Cunho altamente questionável = Não falou o que eu queria escutar então não serve, atualmente se o redator não passa pano pra um lado o que ele escreveu é mentira, distorção dos fatos, propaganda para a Otan, Rússia, a pagina defende pautas globalistas.
Perguntas:
1- a Ucrania está recebendo da OTAN tanques na mesma quantidade, ou acima, do n° de tanques destruídos, ou tem uma discrepância aí?
2- sobre o n° de tanques russos destruídos, eles representam qual a % dos tanques russos que eles tinham em estoque no pré-guerra?
3- Esse n° de tanques russos destruídos representam qual a % dos tanques que eles mandam pra batalha?
4- em caso de emergencia, quem poderia produzir mais tanques em menos tempo? A Russia, ou o resto da OTAN?
5- no caso de ambos ( Russia e Ucrania ), qual a porcentagem de tanques atingidos que conseguem ser recuperados e voltar pra batalha?
6- quem está conseguindo repôr mais rápido esses tanques perdidos? A Russia, ou a ajuda da OTAN a Ucrania?
As respostas para suas perguntas, nem Deus sabe.
Para a Ucrânia, mais importante que tanques são as armas anti-tanques. Elas que fizeram e vão continuar fazendo a diferença. São infinitamente mais baratas, rápidas de se produzir de entregar na linha de frente e de usar. Normalmente basta um único tiro de javelin ou nlaw para destruir um tanque e a Ucrânia tem recebido aos milhares. Por essas e outras é mais difícil para quem tá invadindo. Portanto, levando tudo isso em consideração, a matéria faz bastante sentido.
Excelentes perguntas!
Problema é que todo mundo diz que sabe as repostas, mas nenhuma bate com a outra.
Faço aqui algumas observações:
Apenas de t72 são 7000, sem contar a frota de t80 bm. A falta de tanques vira do ocidente. Foi misseis, munições e agora tanques.
E a tripulação? Os melhores russos já se foram…
Tanquistas russos são os melhores do Mundo.
Tradição soviética.
7000 que estão em que condições?
Se fosse assim também teríamos centenas de tanques. Bastava ter dado um tapa nos velhos m-41 e estava de boa.
Tem que ver as condições desses tanques.
A Alemanha tem 350 tanques.
O Reino Unido, outros tantos
A França, um pouco mais.
7.000 de qualquer coisa é totalmente insuperável para os padrões europeus.
Alemanha 320 – 18 = 302
Reino Unido= 220 -14= 206
França = 310 – 0 = (espertos esses Franceses)
Calma torcedor, calma.
Carmba, tantos tanques e mal conseguem sair do lugar contra a Ucrânia?
Ou os ucranianos são muito bons e estam parando essa gigantesca frota no grito ou, talvez, esses 7000 t72 não estejam em condições de uso, afinal, até os velhos t62 estão sendo levados para campo.
Não lhe impressiona que mesmo com quantidades ilimitadas de misseis, munições e tanques, e mesmo após destruir a força aerea e o exército ucraniano, os russos avancem tão pouco e tenham perdido tantos territórios conquistados?
Wagner PMC liberou os primeiros vídeos de Stupka, norte de Bakhmut.
Qualquer vídeo casual mostra ao fundo pilhas de cadáveres ucranianos.
Mais uma tragédia do pobre país.
Gostei do teu apelido novo Danilo Kings Antônio.
Ah, eles estiram os corpos com uniformes russos?
não, a guerra é contra a otan e estados unidos… ucrania é so o palco… e nisso a russia ta ganhando, desarmando a otan sem precisar entrar em conflito direto com ela
“E nisso a Otan ta ganhando, desarmando a russia sem precisar entrar em conflito direto com ela”
Mudei os atores e o sentido segue o mesmo, papel aceita tudo…
Sim, colocou a indústria dos EUA e Europa de guerra ativa novamente, 2 país para próximo da entrada à OTAN, aumento substancial de orçamento em defesa. Putin realmente é bom né, nossa. Só que não.
Engraçado que o tanque principal da Ucrania e o T64 e o pessoal fala bastante do T62.
Essa matéria puxou um pouco pra baixo o número de tanques russos fabricados mensalmente.
Os russos falam em 25 T90 novos por mês. E pretendem chegar logo a 1 por dia. A fábrica funciona 24hs.
Já o problema de chips e softwares já virou lenda. A China está provendo os russos de tudo quanto é tipo de material de T.I. necessário. Na quantidade que eles precisam.
Por fim se o Tio Sam entrar numa guerra contra outra superpotência, o gigantesco complexo industrial norte americano consegue triplicar as entregas de Abrams num curto prazo o de tempo.
“A China está proveno os russos de tudo quanto é tipo de material de ti”
O problema não é em TI e é eletrônica e a China baniu a exportação dos seus mais novos Chips da Loongson, inclusive para a Rússia.
“Baniu na caneta. Agora na prática, a história é diferente.”
É igual os drones kamikazes do Irã, repletos de sistemas dos EUA e outros países, quando o dinheiro entra por uma porta, as sanções saem pela outra, na teoria o Irã não deveria ter acesso a esses sistemas, já na prática…rsrsrs.
Você acredita mesmo que a China vai deixar a Rússia na mão e ver a OTAN(EUA) ficar ainda mais forte após essa guerra, as vésperas de um possível conflito com eles em Taiwan?
A mesma tática que a OTAN está usando contra a Rússia – fornecer armas para Ucrânia prolongar a guerra e enfraquecer a Rússia – a China está usando contra a OTAN, por debaixo dos panos.
Inclusive a CIA tá apostando que em breve a China vai tomar partido de uma vez e ceder armas e principalmente munições pra Rússia abertamente.
Por isso que os Chineses apresentaram aquela proposta de acordo de paz e o Zelenski não negou conversar a respeito. Não quer a China ao lado da Rússia.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Por enquanto não é vantajoso para a China apoiar publicamente a Russia com envio de armas já que eles podem fazer isso por de baixo dos panos e ainda por cima capitalizar com a hipótese de enviar ou não enviar armas para a Russia…
Sobre Zalenski. a essa altura do campeonato é apenas um fantoche. Mesmo que ele aceitasse o plano de paz proposto pela China a OTAN não aceitaria.
O plano de paz chinês é completamente generico e feito apenas para mostrar que a China é uma potência responsável e que está interessada na paz, mas digamos que fosse um plano arrojado, ainda assim seria recusado pela OTAN pois os EUA não permitiriam que a China fosse responsável por um acordo de paz e volta a normalidade já que isso traria uma imagem muito positiva para a China. O papel dos EUA é justamente o oposto, é demonizar a China o máximo possível.
Já li em sites russos que as fábricas estão trabalhando 24h por dia, em 4 turnos. E a uralvagonzavod prometeu entregar 700 T-90 por ano. Além de modernizar outros 300 MBT antigos.
Portanto essa capacidade de apenas 20 MBT novos por mês da matéria contrasta com o divulgado pelos russos de 700 por ano o que daria 58 por mês.
Claro que pode ser apenas propaganda russa mas também pode ser verdade, já que em um esforço de guerra é possível dobrar, triplicar ou multiplicar a produção de equipamento em muito mais do que em tempos de paz.
Tanques russos sao ineficazes na Ucrânia, ja vimos.
Os estoques russos são gigantescos e as perdas bem menores que as do inimigo.
Fato evidente tendo em vista os constantes ataques russos usando blindados de todos os tipos e a carência ucraniana, já que perdeu seus estoque e até a primeira fornada de equipamentos cedidos por aliados.
Estoques gigantescos de tanques da década de 50, como os T62. Isso no campo de batalha e como tiro ao alvo em parque de diversão para os ucranianos.
Os ataques russos com blindados estão parecendo corridas suicidas. Não tem apoio da infantaria, logo são alvos fáceis para a artilharia ucraniana. Os russos estão sendo dizimados.
Pelas contas das russetes eles já destruíram mais de 50 himars, uns 30 Leopard, uns 15 Abrams e até uns caças F-16.
Continue vivendo dentro dessa sua bolha vermelhinha.
Por quanto tempo a Rússia conseguirá repor suas perdas? Durante a Segunda Guerra Munfial que os Alemães se indagam o mesmo meus “quiridos” kkkkk
Na segunda guerra os russos não estavam sozinhos como hoje.
Pena não dar mais para incluir fotos. A do IS2 em Berlim, ladeado por Sherman e caminhões GMC lhe mostraria mais do que mil palavras.
Vc leu o texto?
Embora tenha perdido 80.000 tanques, acabou a guerra com mais tanques que tinha.
E não meia dúzia de cacarecos como o Sherman.
Eram T-34 em sua maioria e que foi considerado o melhor tanque da guerra
Receberam um suporte maciço dos demais aliados. Não me recordo dos números exatos, parece que os EUA enviaram para as suas tropas na Europa 23mi de toneladas de materiais diversos e para a URSS 17mi de toneladas. Então meu caro, hoje é bem diferente da década de 40…
O engraçado é que se posta na enorme maioria reportagens ocidentais ou “inteligência”Ocidental
Pela expertise deles a Rússia já teria o Putin morto por N doenças. A Rússia completamente falida dividida e pobre, sem mísseis, armas e comida entre 1 até 3 meses.
Que as sanções colossais colocaria a Rússia de joelhos rápido… já que é economista de posto de gasolina.
A Rússia entregava de 280 até 400 T-72 B3 e T-80BVM ,antes da guerra. Mais 100 T-90M por ano.
No regime atual nos telegrans russos e site a ordem de linhas de produção foram triplicados.
Tanto que se passaram mais de 1 ano e se tem uma ambulância fonte dr uso amplos de T-90M,T-72 B3 e T-80BVM mod 2022… Fora os BMP-3 e BMD-4M.
Tem o material, de umas 2 ou 3 semanas que é fala e mostras aa linhas de produção novas.
Também surgiu os T-72BA/ T-80BV atualizados com as mesms kits de blindagem do B3/B3M e T-90M. Porem com mira mais simples e sem o sensor de vento, que vão para as repúblicas e unidades de voluntários.
Já perdeu a graça ler essas meterias de jornais.
Se o jornal é ocidental vai fazer propaganda pró Ucrânia/OTAN, se não é então vai fazer propagando pró Rússia, resumo da historio, só lemos propaganda.
Toda vez que leio um jornal parece que a informação foi escrita pelo Kremlin ou por Washington.
Por exemplo, esse jornal pró Ucrânia/OTAN diz que a produção de tanques russo é de 20 por mês, já jornais pró Rússia diz que a produção é de 700 por ano, o que daria mais ou menos 58 tanques produzidos por mês. Agora eu pergunto quem esta dizendo a verdade? provavelmente nem um dos dois.
A busca pelo fato esta morta, o que importa agora é a narrativa.
Bom dia. É tanta baboseira desses sites. Saiu recentemente o 10 pacotes de sanções contra a Rússia. Se a Ucrânia está ganhando a guerra pra que sanções? É preciso ter discernimento. Sabedoria. Auto crítica. UOL, CNN, Google, etc tudo fake. Só convencem mentes.sem capacidade intelectual. Esqueci. Da Reuters. Engraçado que o New Iorque Times, The. Washington Post quase não publica nada a respeito da. Guerra da Ucrânia no Google. Kkkkkk
As baboseira desses sites só é superada pelas baboseiras postadas em 90% dos comentários de notícias, aqui, referentes a essa guerra.
É uma suposição e criação de números, notícias, avanços, destruições e mortes que beira o ridículo.
”Sabedoria. Auto crítica. UOL, CNN, Google, etc tudo fake.”
Não é que sejam inteiramente fakes pois precisam de uma certa porcentagem de verdade e neutralidade para continuar passando credibilidade. O fato é que todas grandes midias do ocidente bebem água da mesma fonte, EUA e Inglaterra.
Porém, não estamos falando aqui necessariamente de dois paises mas sim de um punhado de pessoas(certamente menos de 20) que controlam absolutamente tudo no que você vê e lê no ocidente. O esforço é para manter a impressão de coesão e de inimigos externos.
Puxa vida. Se assim é, como é a Ucrânia está quase completamente arrasada, com cerca de 25 por cento de seu território ocupado? É um milagre uma nação perder todos estes carros de combate e, mesmo assim, fazer frente a Himars, Javelins e outros apetrechos ocidentais.
O analista acima esqueceu que, apesar da produção de tanques na segunda guerra ser muito maior pelo fato da pouca tecnologia envolvida, a indústria bélica Russa e mesmo, mundial, não ficou parada no tempo e evoluiu seus processos fabris, adaptando-se aos novos desafios tecnológicos. No mais, isso serve também para outras nações.
Nem entro na discussão de se é ou não verdade. O que faz pensar é, quantos tanques por mês o Brasil fabrica ou pode fabricar? Qual qualidade? Quais os tipos de blindados? Ficar diminuindo a russia ou os EUA é mera torcida ou até inveja. Temos de aprender com estas ocasiões e melhorar as coisas por aqui. Cadê os drones das FAs? Pelo que vi são apenas uns 10… É meio vergonhoso isto.
Concordo, enquanto o pessoal discute se Rússia ou os aliados são capazes de produzir “X” número de tanques por mês, aqui, temos que comprar de outros países veículos “simples”, como o Lince ou o JLTV.
Aqui é assim, a cada mês 3 são estacionados para tirar peças para outros.
Eu fico triste pra caramba quando vejo o quanto somos fracos belicamente, pois nosso povo foi tão desacreditado que ao invés de cobrar prefere o mais fácil torcer para o lado A ou B.
E termino assim quando ocorrer uma guerra no Brasil esse país vai ter mais sub republicas que no fim da Uniao Soviética. O motivo esta nos próprios post nosso aqui neste site como exemplo.
Vamos tentar responder…
A fábrica da IVECO consegue fabricar cerca de 5 Guaranis por mês.
Creio que em uma guerra esse número poderia ser dobrado e até triplicado, a maioria com a UT30mm, o que lhe garante um bom poder de fogo. Os canhões de 30/35mm tem mostrando um excelente resultado no front ucraniano.
Acredito também que colocariam uma torre de 105mm nele, um sonho de muita gente aqui no Blog. Não fica um MBT, mas como quem não tem cão caça com gato…
Já os Drones são um ponto forte nosso, por incrível que pareça.
O Brasil possui fabricantes de drones com qualidade, reconhecidos internacionalmente.
Numa guerra é óbvio que iriam adaptar esses drones para uso militar.
Afinal de contas a Guerra da Ucrânia nos mostra que até os quadricópteros tem seu valor de combate.
Inclusive a X-Mobots já está fazendo isso em parceria com a MBDA.
Em breve teremos um drone lança mísseis nacional.
O nosso ponto fraco, sem falar na artilharia antiaérea que não existe, são munições.
O estoque de munições das nossas FFAA não aguenta uma semana de combate.
E a capacidade de produção nacional é bem limitada.
A guerra da Ucrânia está mostrando a necessidade de ter um grande estoque de munições de combate.
Isso é algo que o EB precisa começar a fazer com urgência.
Fabricar e estocar munição.
Nossa capacidade de produção de munições não é bem limitada.
Temos a maior empresa do mundo. A CBC. A CBC é a número 1 em produção de munições no mundo.
Também temos outra coisa importante, um efetivo razoável (cerca de 360 mil militares) + forças paramilitares com tamanho razoável (polícia militar com cerca de 350 mil homens que seriam incorporados em um esforço de guerra) + uma reserva militar relativamente grande graças ao serviço militar obrigatório (cerca de 1,5 milhões de homens) + um plano de mobilização nacional que poderia convocar muitos milhões de pessoas em caso de necessidade extrema.
O que nos falta são equipamentos modernos em quantidade e uma indústria bélica nacional mais independente e com produção de equipamento mais sofisticados.
Certo.
E teríamos estoque, ou capacidade fabril, pra equipar minimamente todo esse efetivo + os convocados em caso de emergência, ou seria um FAL e um pente pra cada 5 soldados?
A Taurus é hoje a maior vendedora de armas curtas do mundo. A CBC é a maior empresa do mundo na produção de munições. Os militares ativos já devem estar armados, os policiais militares também. Já para os reservistas, provavelmente faltaria armas sim. Mas em um esforço de guerra é com as grandes empresas que já temos, acho que fuzil, pistolas e munições não seria tão desafiador. O problema maior seriam nos equipamentos mais avançados e caros como caças, carros de combate, navios de guerra, artilharia, sistemas antiaereos, etc.
Creio que em uma guerra esse número poderia ser dobrado e até triplicado,
Se a Alemanha deixar, né? kkkkk
Teremos que que nacionalizar todo o “bicho”.
Algo que vai começar a ser feito em todo o planeta após essa guerra, que está derrubando muitas máscaras.
O aço, por exemplo, só vem de fora pq as siderúrgicas nacionais não tem interesse em investir em tecnologia para fabricar um produto específico e com baixa demanda. Numa guerra isso se tornará obrigatório.
E isso devera ocorrer com o restante dos 40%do Guarani que ainda vem de fora.
Obviamente é tudo especulação. Um “faz de conta” que aconteceria.
A gente não vai entrar em guerra nenhuma.
Com esses atuais comandantes das nossas FFAA, nos rendemos antes do primeiro bombardeio.
O que faz pensar é, quantos tanques por mês o Brasil fabrica ou pode fabricar? Qual qualidade? Quais os tipos de blindados?´´
Se for MBT´s, nenhum.
Se for o Guaraní, descobrimos recentemente que tem peças importadas, passíveis de serem barradas.
Se for os Leopard e Guepard, idem.
Se for munição de artilharia, se depender da morosidade da IMBEL, tamo f*dido.
Provavelmente sobrariam apenas os Marruás e Cascavel.
Assustador sua resposta, mas acredito que muito realista. Poderiamos usar matracas iguais na guerra civil de 32 rs.
No auge da guerra fria, todo o aparato militar destinava-se a conter as falanges blindadas russas, considerando um primeiro ataque do Pacto de Varsóvia.
Nesta geurra a Russia conseguiu uma penetração ínfima, praticamente consolidou posição sobre terreno anteriormente disputado.
Se eles não conseguiram avançar com 100% de sua disponibilidade e tripulações no início da guerra. porque acham que vão conseguir agora?
Esta guerra acabou.
Más a Rússia não usou 100% dos seus meios e a vantagem e sempre de quem defende, más como você disse, eles se consolidaram nas posições, então num contra ataque ucraniano a vantagem será da Russia. Aposto que eles vão receber os tanques ocidentais com um monte de misseis anti-tanque!
Só para lembrar que, em uma entrevista publicada em 01/01/2023, o analista militar Agil Rustamzade disse o seguinte: ” Acapacidade da Rússia de aumentar seu poder, de equipar o exército com armas e todos os atributos necessários é severamente limitada. Eles também são limitados pela pressão econômica das sanções. Vemos uma imagem em que o complexo militar-industrial não consegue repor as perdas que a Rússia já sofreu na guerra. Esta é uma grande guerra convencional, que pode levar ao colapso até mesmo de uma economia tão grande como os Estados Unidos. E na última quinzena, vimos com que a economia russa começou a afundar. Tudo isso leva ao fato de que a cada semana a capacidade da Rússia de conduzir hostilidades está diminuindo. Especialmente para realizar ações ofensivas com um grande número de tropas.” A Rússia já pediu socorro para os párias internacionais Irã e Coréia do Norte. Agora implora a ajuda da China, mas parece que os chineses estão mais interessados somente em comprar hidrocarbonetos com deságio da Rússia doque em colocar em risco seus negócios com os países ocidentais. Vai vendo …
https://news.yahoo.com/military-analyst-rustamzade-predicts-ukraine-182400785.html
Leio isso desde o primeiro mês da guerra!
Só para lembrar que os russos continuam raspando fundo o tacho para conseguir armamentos. Não bastasse ter que tirar do depósito os antigos T-62 soviéticos, que entraram em serviço há mais de 60 anos, e ter que modificá-los sob a designação T-62M Obr. 2022, agora o T-62 aparece equipado com a mira térmica 1PN96MT-02, com 30 anos de idade, ou seja, metade da idade do próprio tanque. É a Rússia indo ladeira abaixo no segundo ano da Operação Militar Especial na Ucrânia.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-russian-tanks-reverting-to-cold-war-thermal-sights
Alguém poderia confirmar os T-14 Armata na Ucrânia? Considerando que os cento e poucos Leopardos a serem empregados, dos quais uma parte considerável estavam estocados e são de modelos antigos (A1), mesmo em um número reduzidos, não seria uma boa hora para sê-lo testado?
Só há menção de visualização de um T-14 Armata na Ucrânia e bem longe da frente de batalha. Existem poucos T-14 Armata disponíveis na Rússia. O projeto desse tanque apresenta problemas, mas o mais complexo de resolver parece ser o do motor. Por enquanto, o T-14 Armata é só um tanque de desfile e o único tanque de guerra russo que os ucranianos não capturaram.
A Guerra Ucrânia x Rússia, demonstra a necessidade das fábricas que produzem armamentos, e munições, de toda a ordem, readequarem sua produção, com a criação de um terceiro turno de trabalho, como a contratação de novos engenheiros mecânicos para estudarem modificações, alterações que tornem as armas mais precisas, eficientes suprirem as falhas que apresentaram em ‘campo de batalha’ quando exigidas, .agravado pela baixa disponibilidade dos países europeus que integra a NATO, e o United States of America, o qual tem bases militares distribuídas em todos os 5 continentes.
E urge tal readequação e aumento da produção, face a necessidade de repor estoques estratégicos dos países envolvidos em apoio à Ucrânia, por questão de segurança nacional e em defesa de suas soberania ameaçada pela Federação da Rússia. Esta est[a tomando providências nesse sentido, pois se ignora o desfecho da guerra, também da sua duração, como da sua expansão para outros países europeus,que fazem fronteira com a Rússia.,
Muita água passará por baixo da ponte, até que se tenha uma redefinição da politica e relações internacional, com seus reflexos na economia mundial.
Grande artigo! Falou toda a verdade. O blog está de parabéns… O jeito é o russo imitar o padrão de produção europeu, de uns dois ou três tanques por mês. Ou o americano, que não pode enviar o M1 porque é um blindado complexo demais (assim falou Lloyd Austin)… Cadê o Dr. Rodolfo Lazerza??? Estou precisando da opinião de um analista militar azeri! Socorro!!!!!
Só tem um probleminha … a Rússia não é capaz de produzir sequer liquidificadores com padrão de qualidade mínimo e em quantidade suficiente para atender a demanda da população russa … e vai conseguir aumentar a produção de tanques de guerra modernos nos moldes das empresas ocidentais? Essa eu quero ver.
Só que na Rússia, pode até não ter fabrica de liquidificados mas tem fabrica de tanques operativas a décadas!
Não dá! Só funciona com chip ucraniano, assim disse o The Guardian.
Arthur não era um daqueles pseudônimos que o Antônio chingues usava?
Em relação aos tanques de guerra, a Rússia enfrenta três problemas: 1) elevada taxa de destruição de tanques pelas tropas ucranianas; 2) taxa de produção e de reposição de tanques muito inferior à taxa de destruição; 3) captura e reparo dos tanques russos pelos ucranianos, que incorporam esses veículos militares aos seu inventário. As manchetes da imprensa ocidental dão muita atenção ao envio de blindagem pesada ocidental à Ucrânia, mas o maior fornecedor de tanques de guerra para as forças ucranianas são os russos. O site Oryx, de análise de defesa da inteligência holandesa de código aberto, coletou fotografias de pelo menos 546 tanques russos capturados ou simplesmente abandonados. A reforma de equipamentos militares russos capturados ou abandonados está se mostrando uma nova oportunidades de negócios para empresas privadas ucranianas prejudicadas pelo conflito militar.
https://www.theguardian.com/world/2023/feb/03/the-ukraine-repair-shop-where-russian-tanks-go-to-change-sides
Augostinho Costa (Major-General Português) vê sérios indícios que a Ucrânia invadirá a Moldávia (Transnístria) para resolver sua escassez de munições.
Ucrânia pode ir de invadida à invasora.
Uralvagonzavod trabalha dia e noite.
https://www.youtube.com/watch?v=C3-Hj9fVyjo
Ora..em um ano 2000 tanques..vamos. Falar a verdade..
A Ucrânia perdeu todos seus tanques no primeiro mês de batalha..
A Rússia possui entre 10 mil e 11 mil tanques.. o dobro dos EUA..
Vamos falar sério..a Ucrânia resiste sim..
Mas a que preço?????
Mídia ocidental está exagerado..!!
E qual é o real propósito desta guerra do lado russo????
Isto que não vejo ninguém comentar…
Vamos se ligar povo…
Verdade. A Ucrânia perdeu todos os seus tanques no começo da guerra. E depois, Jim ato de boa vontade dos russos, eles doaram mais de 500.
Parece que os últimos dois foram modernos T-90M.
Interessante do texto, querer diminuir a Rússia ao dizer que sua única fábrica de tanques, por causa de corrupção e administração falha só consegue fabricar 20 tanques novos por mês, e logo depois dizer que os EUA, maior potência militar do mundo, por enquanto, só consegue fabricar na sua única fábrica de tanques, 15 tanques novos por mês.
Aí você pensa, se os Russos no ruim, fabricam mais tanques novos que os EUA, se eles resolverem esses problemas, vai dar ruim.
Pergunta: Se a vantagem dos ucranianos e deles por estarem na defensiva enquanto os Russos, estão na ofensiva, isso não inverte quando os ucranianos forem tentar retomar terreno? Os Russos não podem usar as mesmas táticas e armas que os Ucranianos estão usando?
Qual o risco de virar uma guerra de trincheira com tanques, onde ninguém consegue avançar sem muitas perdas?
A maior ofensiva que eu vejo aqui e justamente a MIDIÁTICA que sempre foi bem usada em qualquer conflito por ambas as partes , na realidade nos civis não sabemos com exatidão o número X e Y desse conflito todo e muito menos qualquer imprensa , nossas meras especulações são simples eu queria muito poder saber o que ocorre de fato nas forças armadas da Rússia e nas forças armadas dos Estados Unidos porém nunca vamos saber de fato muitas informações senão todas são totalmente confidenciais que não vão vazar para meros civis e até militares por causa de patentes e etc , está ocorrendo sim uma grande guerra de opiniões dados , manipulada de ambas partes sobre fatos e etc mas realmente a Reuters maior mídia do mundo com suas afiliadas conseguem dar ibope e forjar fortes opiniões desde a guerra fria isso é inegável , também pode se observar textos produzidos pela Reuters e seus colunistas que são a mesma coisa e são usados em várias matérias sem nenhuma diferença por exemplo (Ucrânia conseguiu liberar lyman e demonstra a força de suas novas contraofensiva , estoques de munições da Rússia estão baixos diz Chefe de inteligência dos EUA , daí você vê essa mesma notícia produzida por um colunista e está lá no Uol , CNN , Gazeta do Povo , O Globo , Jovem Pan , El País , BBC , The Guardian , EuroNews e etc
Eu não compro o discurso do Ocidente e nem da Rússia mas como estamos inseridos pela uma mídia ocidental que é a maior do mundo com vários jornais e etc suponho logicamente que a propaganda ocidental contra a Rússia e maior e obviamente mais e enviesada para apontar fragilidades da Rússia e etc , os EUA são mestres também nisso basta ver os fenômenos do Big Stick e Wall of life American.