Próximo comandante da força em missão de paz da ONU no Congo é novamente um general brasileiro
Brasília (DF) – O General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro, foi escolhido pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o novo Comandante Militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a MONUSCO, em substituição ao General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa.
Com mais de 40 anos de serviço, o General Miranda Filho, que ocupava o cargo de Comandante da 8ª Região Militar, já havia integrado uma missão de paz da ONU (a UNMIS, no Sudão do Sul), como observador militar e integrante do estado-maior do Force Commander daquela missão.
Ao assumir a função, em março de 2023, o novo Force Commander contará com um efetivo aproximado de 15 mil militares, de cerca de 50 países contribuintes de tropas da ONU. Os principais objetivos da MONUSCO são a proteção de civis, a facilitação da ajuda humanitária e o desarmamento de combatentes desmobilizados e, neste ano de 2023, o apoio à realização das eleições em dezembro.
Desde abril de 2013, é a quinta vez que a MONUSCO conta com um comandante brasileiro, o que é uma honra para o Brasil, dada a relevância e o destaque internacional da função.
A República Democrática do Congo (RDC), localizada na região central do continente africano, possui sérios problemas sociais e diversos conflitos armados. Apesar de ser um dos maiores países do mundo em extensão territorial e de possuir muitas riquezas naturais, seu índice de desenvolvimento humano é muito baixo, enquanto o de mortalidade infantil é muito alto.
FONTE: CCOMSEx
Boa sorte ao General. Que cumpra sua missão com honra.
Além do comando, alguém sabe dizer no que mais o Brasil contribui nessa missão de paz?
Uma Equipe móvel composta por Oficiais e Sargentos possuidores do Curso de Operações na Selva adestrava as tropas para atuar de outros países que compõe a missão.
O Lula com certeza não gostou disso rsrs..
Vai ter o pedido para tropas no Haiti.
Deveríamos enviar um contingente para o congo, ou para a RCA e Moçambique, tenho certeza que nossas tropas acabariam com o ISIS e seus asseclas naquelas áreas.
Excelente militar e profissional!
Acho que já está claro para todos que a ONU se tornou um organismo com agenda ideológica própria (talvez para nem “todes”).
Portanto, o perfil desse general deve ser mais ou menos à do Santos Cruz, ou seja, agua de salsicha mas com alguma ambição política; Ou é melancia de verdade
O homem é General, ele $ama a pátria$.
Força de paz da ONU é passeio turístico, manda essa galera para ajudar a Ucrânia na guerra, aí sim vão aprender a serem militares de verdade.
Só se voce for junto!!! Topa?
Falou o guerreiro do teclado.
Mestre Silveira, tem vídeos do YouTube e poucas com militares brasileiros nestas operações que mostram a impressão contrária ao que o amigo pretende parecer
O senhor deve ter uma vasta experiência em Operações Militares….
Jogo War Thunder todos os dias, iclusive hoje passei de fase. Ganhei até uma medalha virtual.
Parabéns!!!!! Os militares brasileiros são os melhores do mundo!!!!!
Apaga que dá tempo.
Boa saída, boa aterragem! Selva!
Selva! $$$$$$$$
Esse também vai ganhar protagonismo em documetário da Al Jazeera?
Os generais ONU não servem ao Brasil.