Execução orçamentária de 2022 é a melhor da série histórica do Exército
Brasília (DF) – A avaliação preliminar da execução orçamentária de 2022 mostrou que o Exército Brasileiro teve o melhor resultado na comparação com os anos anteriores de sua série histórica.
O planejamento em diferentes níveis contribuiu para que a Instituição atingisse o resultado. Isso foi possível devido à antecipação das necessidades, do planejamento orçamentário e da realização da primeira fase das licitações no ano anterior à execução, além de remanejamentos oportunos e engajamento da cadeia de comando em todos os escalões.
O Comandante do Exército, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, reconheceu o trabalho e reforçou a necessidade de superação para o próximo exercício. “Ao cumprimentar os Órgãos de Direção, Comandos Militares de Área, Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Comandante do Exército, Centros de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército e todos os agentes da administração por esse resultado notável, encorajo-os a superar os números e a melhorar ainda mais a qualidade do gasto em 2023”.
FONTE: CCOMSEx
Qual a verba destinada para 2023?
O orçamento total é de cerca de 124 bilhões, mas como todo mundo sabe aaaaa grande maioria é gasto com pessoal, restando cerca de 11 BI para investentos nas três Forças, com gasto maior na marinha.
Olá Douglas. O orçamento do MinDef foi da ordem de R$ 124 bilhões, sendo que o EB ficou com cerca de 47% dos recursos.
Neste caso, o que é o melhor resultado?
Caro, o melhor resultado, significa que comparativamente a exercícios anteriores este é o que obteve melhor índice de execução de todo o planejamento de despesas ou todas as dotações orçamentárias do exercício.
Ou seja, os a diferença entre gastos e orçamento foi a menor?
Significa que o recurso destinado para o EB foi gasto o mais proximo possível do planejado.
Era muito normal, até 2014/5, no final do ano, o EB receber $$ q outros ministérios não conseguiam gastar, pcp por falta de planejamento ou de controle.
Dois dos q mais destinavam recursos era a Saúde e a Cultura. Educação também era muito.
E se o governo não gastar o $$ destinado, no próximo ano, o teto vem diminuído do q não foi empenhado.
Nos últimos anos, a chamada dezembrada diminuiu muito, e em 22 nem houve.
Temo, q com o aumento de 50% do número de ministérios, volte a ocorrer, pois a descentralização aumenta, diminuindo a flexibilidade de cada pasta.
O Ministério da Agricultura, por exemplo, virou 3….
É como se o MD se tornasse um pra cada Força.
Obrigado
Aumento de salário!
Quero nem ver o pior.
Meus Parabéns
Falou e não falou nada …
Não adianta muito, se o dolar ta mais de 5 conto, vai poder comprar pouco equipamento
Resumindo para quem não entendeu, o Exército TORROU todo dinheiro que recebeu. Não necessariamente precisava gastar, porém no último semestre gastou com coisas supérfulas apenas pq a grana estava em tela e para não ficar em caixa para os cofres públicos no próximo ano.