CEITEC

Estatal era a única fabricante de chips no Brasil

A equipe de transição vai propor ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que reverta o processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa estatal que é a única desenvolvedora e fabricante de semicondudores e chips eletrônicos da América Latina. A informação foi divulgada pelo coordenador do grupo de trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação do futuro governo, o ex-ministro Sergio Amaral, durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (8), em Brasília.

Criada em 2010, com sede em Porto Alegre, a empresa foi incluída pelo atual governo no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), inicialmente para ser privatizada. Sem compradores, o governo então decidiu prosseguir com a extinção da companhia, mas o processo de liquidação foi paralisado em 2021, em análise do Tribunal de Contas da União (TCU), ainda sem um desfecho do julgamento.

“Já estamos fazendo gestões com o TCU, para que ele interrompa o processo, deixe para o próximo ano. E também gestões para que o próximo governo reverta a liquidação da Ceitec. Felizmente, ainda dá tempo de recuperar a empresa”, destacou Amaral.

O ex-ministro enfatizou que a Ceitec é uma empresa estratégica para o desenvolvimento de tecnologia de ponta no país. Segundo ele, o déficit de R$ 20 milhões que a empresa tinha, e que foi usado como um dos motivos para a sua extinção, era um valor muito pequeno frente ao potencial de desenvolvimento de uma cadeia produtiva no setor. Além disso, o desempenho da empresa poderia ter sido melhor se empresas públicas tivessem fomentado o mercado nacional.

“Os governos não compraram os chips da Ceitec, que poderiam ter feito, através do Banco do Brasil e Caixa Econômica comprando para os cartões de banco, Casa da Moeda comprando chips para passaporte”, citou.

Coordenador dos grupos de trabalho da transição, o ex-ministro Aloizio Mercadante, que já foi titular da pasta de Ciência e Tecnologia, também rebateu o argumento do custo de manutenção de uma empresa como justificativa para interromper o negócio.

“Tem um custo investir em produção de chips, mas a ignorância nesse setor é muito mais cara. Essa é a opção que o Brasil tem que fazer. Se ele quer ter o domínio, se preparar, atrair investimentos e entrar nessa elite dos países que produzem chips e que estão na vanguarda da tecnologia da informação, nós vamos ter que investir”, afirmou.

Orçamento

Durante a coletiva, o GT de Ciência e Tecnologia apresentou um diagnóstico preocupante para o setor no país, especialmente por causa da redução drástica de recursos na área.

“O sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação passa pela maior crise dos últimos 24 anos. Essa crise tem vários indicadores claros. Por exemplo, a redução drástica de recursos discricionários [da pasta], de R$ 11,5 bilhões, em 2010, para R$ 2,7 bilhões [atualmente]. Já é o valor deflacionado [descontada a inflação]”, citou Sergio Amaral.

O ex-ministro também mencionou o congelamento dos valores das bolsas de pesquisa de agências como a Capes e o CNPq, e anunciou que a equipe de transição vai propor ampliação dos orçamentos dos dois órgãos para viabilizar um reajuste dos valores, que não são corrigidos há 9 anos, e também ampliar a oferta do benefício para cientistas e pesquisadores.

FONTE: Agência Brasil


Matéria de 2009, sobre a entrega do primeiro lote de chips produzido pela Ceitec

30/04/2009

O Ceitec entrega nesta quinta-feira, 30, o primeiro lote em escala comercial de chips produzidos pela estatal. São 15 mil chips GBL, que serão repassados à Altus, de São Leopoldo, que irá utilizar os micro-circuitos em sua Série Ponto, linha de produtos voltados à automação industrial.

A estatal, instalada em Porto Alegre, produziu o primeiro chip brasileiro em larga escala. Ainda segundo o presidente da Ceitec, Eduard Weichselbaumer, o volume entregue a Altus também é inédito no país.

A estatal, instalada em Porto Alegre, produziu o primeiro chip brasileiro em larga escala. Ainda segundo o presidente da Ceitec, Eduard Weichselbaumer, o volume entregue a Altus também é inédito no país.

“Essa é a primeira vez que um chip brasileiro chega a esse volume de produção”, destaca ele. “Sendo um chip de controle industrial, existe a possibilidade de o volume produzido ser ainda muito maior”, complementa.

Os circuitos, criados, desenhados, produtizados e comercializados pelo Ceitec, tiveram desenvolvimento em conjunto com a Altus e ganharam, em 2008, o Prêmio Inovação Tecnológica da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conforme Weichselbaumer, o objetivo do Ceitec é manter a produção de altos volumes de chips, focando segmentos de mercado como RFID, wireless communications e digital multimedia.

O chip

Para desenvolver o chip em conjunto com o Ceitec, a Altus participou de todo o processo de criação do componente eletrônico: definição do circuito, acompanhamento do desenvolvimento do projeto e prototipagem do circuito integrado, além dos testes de funcionalidades.

O primeiro lote piloto foi entregue a empresa, pelo Ceitec, em 2007.

O equipamento possibilita maior desempenho aos produtos a que é aplicado, pois utiliza uma solução dedicada ao invés de componentes genéricos no mercado, o que também se reflete em redução de matéria-prima e simplicidade de montagem no processo fabril, além de permitir um design mais compacto.

“O primeiro chip comercial brasileiro demonstra a capacidade do país em desenvolver tecnologia, de inovar e ter a segurança de proteção intelectual nos seus desenhos de circuitos eletrônicos”, finaliza o presidente da Altus, Luiz Gerbase.

NOTA DA REDAÇÃO: Para conhecer mais sobre a situação da Ceitec, leia o Relatório da Administração no Exercício 2019, clicando aqui.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

113 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alfredo
Alfredo
2 anos atrás

Notícia extraordinária.
O Brasil tem de prosseguir com as pesquisas nesse campo, mesmo que para isso tenha que se associar com outras empresas ou países.
Mas sem restrições proibitivas por parte do associado estrangeiro que dificulte nosso desenvolvimento.

sergio
sergio
Responder para  Alfredo
2 anos atrás

De a Cesar o que e de Cesar, boa iniciativa da equipe do molusco de 9 dedos, sempre achei esse fechamento um erro muito grande do atual governo ao qual eu apoio.

Canarinho
Canarinho
Responder para  sergio
2 anos atrás

Concordo plenamente, faço das suas palavras as minhas

fewoz
fewoz
Responder para  sergio
2 anos atrás

Então terá que rever seus conceitos políticos, pois há uma incompatibilidade enorme entre desenvolvimento nacional e liberalismo à la Paulo Guedes (que não existe em lugar nenhum do mundo). Este, uma das principais forças do atual mandatário.

Alex prado
Responder para  Alfredo
2 anos atrás

Infelizmente restrições sempre tem, nenhuma industria de tecnologia entrega seus produtos de mão beijada, não existe amizades no mundo dos negócios, só interesses e cifras ( e de preferência muitas).

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Responder para  Alfredo
2 anos atrás

Não se pode extinguir uma empresa coo esta, mesmo não dando lucro (ainda) se presta ao desenvolvimento de tecnologia nacional.

Fernando Ferreras
Fernando Ferreras
2 anos atrás

Acredito a indústria de chips é estratégica para qualquer país de médio/grande porte, e , não tendo interesse privado em investir no setor, o Estado deve sim assumir.

EUA e China estão subsidiando pesadamente sua indústria de chips.

Podemos até ficar sempre alguns passos atrás nesse setor, o que não podemos é ficar de fora.

ALISON
ALISON
Responder para  Fernando Ferreras
2 anos atrás

perfeito comentario.

Zorann
Zorann
Responder para  Fernando Ferreras
2 anos atrás

Tem de ter quem compre e os preços tem de ser compatíveis com os preços dos chips importados.

Ele lance de se querer forçar algo sem ter quem compre devido aos preços, não faz sentido

Lyw
Lyw
Responder para  Zorann
2 anos atrás

Faz sentido se você pensar que os países que produzem chips subsidiam suas empresas produtoras, incluindo as privadas.

Tom
Tom
Responder para  Zorann
2 anos atrás

Infelizmente esse tipo de análise de viabilidade demanda um planejamento de mais longo prazo aliado a estratégia do país. Talvez seja tão importante para o país deter o ciclo de fabricação desses produtos tecnológicos que o lucro neste caso seria uma questão menor. Será que a fabricação de combustível nuclear em aramar é rentável? Com pensamentos de curto prazo como este talvez nunca tivéssemos criado uma embraer da vida e estaríamos mais e mais um país sem soberania também nestas áreas.

Tom
Tom
Responder para  Zorann
2 anos atrás

Acho que só numa situação de total escassez e restrição do acesso internacional a determinados produtos tecnológicos é que o país se dará conta da importância do desenvolvimento “em casa” . Mas neste caso infelizmente será tarde demais. Às vezes só a dor gera compreensão.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Pois é.
O governo dos hipócritas do “Brasil acima de todos” e que disseram tinham visão estratégica para o Brasil, faliram faculdade, centros de P$D etc.
Agora o “inimigo” que quer investir em um área que é extremamente estratégica para qualquer país sério que um dia deseja ser realmente independente.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
Responder para  Foxtrot
2 anos atrás

Quais foram os ganhos dessa empresa? Estamos muitos atrasados nessa área de chips. Se fosse algo estratégico para o PT, teríamos vários centros, e não apenas um.

É a mesma coisa a compra do Centauro. Transferência de tecnologia para quem? Para a própria IVECO. Não temos uma empresa que irá receber o aprendizado da produção do Centauro, vamos apenas aprender a como colocar um parafuso.

Investir são coisas que nenhum governo fez, seja de esquerda ou de direita.
Não temos faculdades de pontas, centros de ponta, fábricas de ponta. Absolutamente nada.

Alfredo
Alfredo
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

Quais os ganhos que a NASA traz para os EUA?
Ciência não se mistura com lucros.
Essa empresa, em primeiro lugar, tem de capacitar o País nessa área.
O lucro vem depois.
Não é importante nesse caso.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Alfredo
2 anos atrás

Eu ia perguntar, para o colega, sobre os grandes lucros financeiros que a Embrapa trazia para o Brasil. Mas seu exemplo foi mais emblemático. É isso mesmo. Tem empresa que o benefício para o país não se mede apenas em dividendos para o tesouro nacional. Essa é uma visão extremamente limitada e vendida aos quatro cantos pelos liberais extremistas no Brasil. Empresas públicas como a Embrapa trazem um benefício que vai muito além do mero recurso a ser destinado aos cofres do tesouro, para no próximo orçamento ser gasto com coffe break na administração. E a Ceitec é uma dessas empresas que, diante da ausência de interesse privado, merece sim o investimento público, de forma a manter e, quem sabe, aumentar a atuação do Brasil nesse mercado extremamente promissor. Bola dentro desse governo que vem aí. Finalmente algo bom diante de tanta ladainha.

Alfredo
Alfredo
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Exatamente!

Underground
Underground
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

A Embrapa já forneceu 80% dis grãos de soja no país, mas perdeu competitividade por não olhar para o mercado. Hoje vende menos de 15% do soja.

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Underground
2 anos atrás

Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), não vende grãos amigo.
Ela é um centro de P&D que desenvolve e transfere tecnologias para empresas agropecuárias.
Não é da cerne dela comercializar, apenas desenvolver técnicas e tecnologias !

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Underground
2 anos atrás

Caro Under. Nem a Embrapa nem a Embrapii possuem plantas de produção. São empresas que desenvolvem tecnologia e produtos que são licenciados para o setor privado. Por exemplo, a Embrapa desenvolvou um biofertilizante chamado BiomaPhos. Levou 10 anos. Foi lançado em 2019. Segundo a Embrapa, ele já reverteu ao país mais de R$ 100 milhões em 2020.

Mars
Responder para  Alfredo
2 anos atrás

‘Quais os ganhos que a NASA traz para os EUA?’
”NASA recently released its second annual economic impact report, laying out how much money the space agency returns to the American economy. The three chief takeaways are that NASA generates $71.2 billion in total economic output, maintains 339,600 jobs across the nation and generates close to $7.7 billion in federal, state and local tax revenues. The economic benefit created by NASA is spread out over all 50 states. Considering that NASA’s fiscal 2021 budget was $23.3 billion, the space agency seems to have a hefty return on investment.”

CRISTIANO
CRISTIANO
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

EMBRAER NO COMEÇO NÃO DAVA LUCRO, FALOU-SE NA EPOCA O MESMO QUE VOCÊ. MESMO QUE NÃO DÊ LUCRO NENHUM, SÓ O FATO DE PODERMOS DIZER QUE TODOS OS MISSEIS, BOMBAS E DRONE FABRICADOS NO BRASIL, SÓ USAM CHIPS NACIONAIS. JÁ TERÁ VALIDO A PENA.

ALISON
ALISON
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

O PT não montou mais fábricas destas pq é muito caro… vai ler mais e estudar que não dói…

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

Se sabe lê, leia a reportagem acima e terá sua resposta.
Ora bolas, se não temos mais centros destes é porque resolveram tirar Dilma.
Meu caro, não estou defendendo esse ou aquele político ou partido, mas o que é certo é certo, e vamos dar a “Cesar” o que é de Cesar.
Por mais que queiram negar, esse desastre chamado Bolsonaro e bolsonarismo nada fez para o país, defesa, economia, saúde etc.
A não ser falir ou quase falir tudo.
Colocaram o “turista espacial” no poder e nossa C&T que já não era muito boa faliu.
Demonizaram as faculdades, e hoje a UNB mau mau tem dinheiro para se manter.
Enquanto isso o Bisonho ficava falando mer$#@da e organizando motociatas.
Iriam fechar o CEITEC para negociar com uma empresa Sul coreana a instalação de unidade no país.
E Alcântara? A é, Alcântara foi “alugada”, nosso PEB sepultado e o dinheiro do aluguel até hoje não vimos nem a cor.
Semi condutores deveria ser projeto de estado, obrigar as montadores de eletro eletrônicos no país a incluir semi condutores da CEITEC em seus aparelhos.
Se a CEITEC não tiver tecnologias para isso, obrigar que as empresas transfiram para ela.
Por fim, só estou demonstrando que tudo que o ex des-governo do Bisonho julgava estratégico para o país, eles trataram com indiferença e descaso,
A única coisa “estratégica” que fizeram é dar aumento de salários para oficiais e regalias, e olha que apoio tiveram, não há como usar essa desculpa.
Por mais que queira fingir, a verdade está aí para todos verem.
Agora falando do que importa, sim, semi condutores é estratégico para qualquer país que quer ser uma verdadeira nação independente.
Não adianta sabermos fazer mísseis hipertônicos, submarinos nucleares, satélites etc se não dominarmos a fabricação de Chips.
Parabéns a quem tem essa visão indiferente de seu partido político.
Deixemos de retórica e hipocrisias com esse “Brasil acima de todos”, enquanto buscamos visto para fugir para Itália!

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

“É a mesma coisa a compra do Centauro. Transferência de tecnologia para quem? Para a própria IVECO. Não temos uma empresa que irá receber o aprendizado da produção do Centauro, vamos apenas aprender a como colocar um parafuso.”
Aí você tem que explicar isso para os militares, que ainda insistem nessa balela de T.O.T.
Eu também não acredito em “transferência de tecnologias” sempre defendi isso.
Tecnologias se desenvolve.
Nunca vi um fabricante de celular ensinar outra empresa a fazer o mesmo produto para concorrer com ela no mercado.
Mas nossos militares acham que isso existe.
Veja o exemplo LMVx Guará/Avibras.
Ora amigo, é um absurdo o EB ter escolhido o LMV, mas escolheram.
Mesmo assim deveriam deixar o LMV só para as SOF,s e adotar o Guará para a tropa convencional.

“Não temos faculdades de pontas, centros de ponta, fábricas de ponta. Absolutamente nada.”

Já houviu falar na USP, UNICAMP, UFMG, UFRJ etc?
Temos (ou tínhamos) ótimas faculdades no país, até o desastre anunciado ter assumido a presidência.
Hoje realmente não temos.
O problemas é que nossos militares tratam tudo como “sigiloso de estado”, e não buscam (ou não buscavam) apoio das instalações de ensino, muito disso devido a resquícios de desgosto pela ditadura (já que eles, militares, sofreram grande resistência vinda dos meios acadêmicos).
Então não se iluda, as coisas estão e são como são no meio da defesa por culpa de visões distopicas de quem deveria saber o que é estratégico para o país (os militares).

Ted
Ted
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

Os Coreanos pretendem abrir uma industria de chip no Brasil. Parece que e a Sansung.
O que vier deste novo governo vai ser cabide de emprego e desvio de dinheiro.
Bolsa de valores em queda acentuada.
Fuga de capital do pais.
Todos os paises da regiao estao indo pro buraco, incluive o Brasil.
Caos a vista.

Luciano
Luciano
Responder para  Ted
2 anos atrás

O glorioso PIB de 2019, ainda sem pandemia e inferior aos de 2017 e 2018, é que tava bom, né? Os diversos cortes nas verbas dos institutos de pesquisa para abastecer o orçamento secreto é que fizeram bem ao Brasil, né? Os diversos furos no teto neste últimos 4 anos, incluindo o megacalote nos precatórios, fizeram marolinha no mercado….ou seja, este é muito seletivo com os governantes! Bastam promessas vagas de privatizar tudo que as ações disparam!

Salim
Salim
Responder para  Ted
2 anos atrás

Pib temer usd 2,25 tri atual usd 1,60 tri, caímos da sétima economia para décima terceira mundo. Um ato de desinteligência fechar ceitec ou talvez ato Lessa Pátria. A quem interessa fim da indústria nacional….

Nei
Nei
Responder para  Foxtrot
2 anos atrás

Uma (possível reversão), não dá mérito algum para esse governo de ladrão e corruptos.

Se algo fosse sério nesse país, a grande maioria desse e do governo anterior, estariam presos e pagando por suas contravenções e crimes.

Agora vir aqui e querer dizer que essa notícia de “tentar reverter”, é boa e limpa tudo de errado que foi feito anteriormente e que já estou fazendo coisas erradas novamente, é brincadeira.

Arthur
Arthur
Responder para  Nei
2 anos atrás

É o eterno dilema entre o ‘barbudo corrupto’ e o milico refém do congresso e do ‘mercado’. Se pudesse, o Guedes institucionalizava o tráfico humano e o de órgãos…

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Nei
2 anos atrás

“Uma (possível reversão), não dá mérito algum para esse governo de ladrão e corruptos.”
Engraçado, deveria ver a entrevista onde o Guedes disse “roubamos, mas roubamos menos!”.
Deveria ver onde a Tebet diz ” sim, só não houve corrupção nas vacinas super faturadas, porque descobrimos antes”.
Deveria pedir a quebra do sigilo de 100 anos no orçamento secreto, cartão corporativo, deveria mandar explicar as 51 casas compradas com dinheiro vivo não declarado, deveria mandar explicar as rachadinhas etc.
Não seja hipócrita.
Só estou escrevendo que indiferente de partido ou político, um realmente sabe o que é estratégico para o país.

Nei
Nei
Responder para  Foxtrot
2 anos atrás

E outra, a empresa só deu prejuízo e não faz mais que um chip básico.
Ou realmente investe BILHÕES nela e em pesquisas ou feche de uma vez.

Oseias
Oseias
Responder para  Nei
2 anos atrás

Isso mesmo, vamos apenas plantar soja, milho, e vender minério de ferro. Cada uma. Semicondutor não é pastel, só pedir e tá pronto. Levasse anos para chega ao auge.

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Oseias
2 anos atrás

Para quem não é estudado e vive no “cercadinho” é assim mesmo.
Não possuem intelecto e nem sendo crítico para discernir as coisas.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Nei
2 anos atrás

Discurso de bolsominon fã do Moro. Acabar com a corrupção falindo as construtoras. Vamos desistir da fábrica de semicondutores. Os russos hj tão pagando caro por terem sucateado sua industria eletrônica nos 70 e 80.

Ted
Ted
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Vai morar em cuba brother rsrsrs

Ander
Ander
Responder para  Nei
2 anos atrás

Amigão vc não sabe o que é um simples trânsitor imagina um CHIP que possui milhares de transistores. Volta para porta do quartel resar pra pneu e ligar pra ET.

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Nei
2 anos atrás

Já te responderam e eu respondi lá em cima.
Vai estudar que é melhor para você.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Responder para  Foxtrot
2 anos atrás

Só para me esclarecer… Quantos produtos essa empresa desenvolveu nos seus 10 anos de existência?

É que na reportagem fala apenas de um chip bem simples… Então como não sei estou perguntando.

Underground
Underground
Responder para  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

É isso que você leu, um.
Bota um cara que não entende de nada para gerir, coloca professores da UF alguma coisa como desenvolvedores, abre concurso público para contratação de pessoal, se submete a Lei de Licitações, desempenho de mercado nenhum, injeta bilhões de reais que irão virar salário de pessoal e tchããã… vinte anos depois teremos a canga dos bois, versão 2.0.

João Augusto
João Augusto
Responder para  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

Você aprende primeiro a correr ou a engatinhar? É do “chip bem simples” que se parte.

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

Amigo, mais uma vez.
Ela ainda não é uma empresa, CEITEC no final, tec vem de tecnologias e CEI se não me engano vem de Centro de Estudos.
Ou seja é um centro de DESENVOLVIMENTO de tecnologias poxa.
Não é da cerne de qualquer centro de P&D vender ou fabricar Chips, e sim desenvolver tecnologias para EMPRESAS nacionais VENDEREM Chips.
Puxa quanta cabeça dura nesse país !

Foxtrot
Foxtrot
Responder para  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

Ps: você sabia que a FAB desenvolveu um chip ant radiação para satélites e mísseis em parceria e com apóio do CEITEC?
Você sabia que havia a intenção de colocar em todos os veículos nacionais produzidos Chips de rastreio etc desenvolvidos pelo CEITEC ?
Ou seja amigo, vou desenhar para você.
Você se formou em engenharia eletrônica, abre uma star UP em semi condutores, possui um projeto de chip de 3 manômetros, mas não tem ferramental, dinheiro ou gente capacitada para desenvolver o protótipo e a cabeça de série do chip, o que faz ( ou faria no passado)?
Buscaria a CEITEC, pediria apóio, eles te apoiariam com ferramental, pessoal e aporte financeiro.
Feito o chip, testado e produzido a cabeça de série, caberia a você montar a fábrica e comercializar no mercado.
Após obter lucros, extornaria para a CEITEC os gastos com uma porcentagem a maís.
É assim no mundo todo.
Só na cabeça de pedra de brasileiro é que não entra essa ideia.

João Adaime
João Adaime
2 anos atrás

É um dilema e tanto.
Se não houve interessados na compra, já é um indicador digno de preocupação sobre a eficiência da empresa.
Se nem os bancos estatais adquiriam seu produto, é outro motivo de preocupação. Cartões de bancos e passaportes exigem segurança máxima. Talvez tenha sido por isso que BB, CEF e BC preferiram outro fornecedor.
Some-se a isso a nova administração que está para assumir os destinos do País. Em anos anteriores já deu mostras de como atua quanto às estatais. Agravado mais ainda pela disputa por fatias desses órgãos, alvos do apetite voraz dos “apoiadores” do futuro governo no Congresso.
Quero crer que esta é apenas uma disputa para ver quem consegue contribuir mais pelo desenvolvimento do País, sem interesses obscuros.
Ou não.

CRISTIANO
CRISTIANO
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Depende, vejo como cliente inicial as forças armadas, usando esses chips em sistemas básicos e ir evoluindo aos poucos, até todos os nossos drones, misseis e bombas só usarem chips nossos.

Underground
Underground
Responder para  CRISTIANO
2 anos atrás

Não existe esse negócio de evoluindo aos poucos. Você precisa dar saltos tecnológicos.
Quer fazer uma indústria de chips?
Convoca empresas privadas dispostas a investir, entra com pesado investimento do governo (sem controle estatal), isenta a empresa de impostos por dez anos. E segue.

Slowz
Slowz
Responder para  Underground
2 anos atrás

“ Quer fazer uma indústria de chips?
Convoca empresas privadas dispostas a investir “

😂😂😂 que empresa privada vai arriscar investir 1 bilhão sem garantias de que vai dar certo ?

Qm faz isso é o EstadoOoO .. coloca isso na sua cabeça ..

Salim
Salim
Responder para  Underground
2 anos atrás

Para diversas aplicações militares ou não os chips teriam uso. O governo poderia incentivar o uso em suas aplicações, se alguem falar de preço, lembro que tudo que governo compra e superfaturado, portanto teríamos empregos, desenvolvimento tecnológico e certa independência, porém estes governos não pensam no Brasil, se vendem por nada e prejudicam pais.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Underground
2 anos atrás

Caro Under. Qual empresa privada de microchips instalou uma unidade no Brasil? Muitas montadoras se instalaram no Brasil, mas nenhuma fabricante de microchip.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
2 anos atrás

Essa empresa não consegue vender os seus produtos nem para as empresas estatais.

Temos que investir e muito para o Brasil produzir chips nem tão avançados, e investir rios de dinheiro para a gente chegar perto da China.

Não temos faculdades de ponta que formem engenheiros para a produção de chips, não temos a mão de obra, não temos centros de pesquisas, não temos professores para transferir conhecimento, absolutamente nada.

Precisamos investir em ciência e tecnologia. Essa equipe de transição não está pensando em PhD, e sim, em manter o Estado inchado. Por qual motivos os Correios é estatal?

CRISTIANO
CRISTIANO
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

De quê adianta formar os melhores engenheiros do mundo se eles não tiverem onde trabalhar e colocar o que aprenderam nas melhores faculdades do mundo aqui no brasil? Respondo, o que já acontece, o engenheiro fica sem emprego, sem trabalho e acaba indo para fora do pais fazer chips de ponta.

Slowz
Slowz
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

Qual país que disputa fronteira do conhecimento não tem interferência do Estado ?

Ex: Alemanha, Japão, EUA, China e Coreia do Sul ..

Todos esses grandes ($$$) países tem interferência pesada do estado ..

Neural
Neural
Responder para  Pedro Fullback
2 anos atrás

Rios de dinheiro? Ja foi demonstrado que o deficit dela era de so 20 milhões por ano, isso da menos que um Gurani bombado (Centauro) por ano.

Ela vendia o chip do boi, era o maior carro chefe dela. Com mais investimento logo produzira mais coisas.

O Brasil precisa escolher entre ser uma eterna colonia, ou comecar a investir em tecnologia

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Por pior que o PT foi em questão de corrupção, ainda tinham um plano de país usando cérebros das universidades nacionais que também criaram, tinhamos projetos na defesa(prosub, ivecos da vida, fx2), tecnologia(Sirius (acelerador de particulas br), ceitec) etc.

E bolsonaro foi um fanfarrão deputado 27 anos e apenas 2 projetos, zero projeto de país. Tomou a luta da direita como sua e jogou no lixo. O MBL que é a verdadeira direita terá de reverter isso.

Alfredo
Alfredo
Responder para  Mensageiro
2 anos atrás

Pior é o Governo que bateu novos recordes em matéria de corrupção e não tem projeto de País.

Canarinho
Canarinho
Responder para  Mensageiro
2 anos atrás

Ai voce forçou ne, MBL verdadeira direita kkkkkkkkkkkkkk. Cara outra coisa, Bolsonaro errou sim nessa questão da CEITEC, mas devemos ter maturidade em entender que um governo são feitos de pessoas e essas por suas vezes cometem erros. Considere ainda que a prioridade dele na sua gestão foi entregar o pais em outra realidade oraçamentaria, e o fez. Hoje as estatais dão lucro e graças a esse lucro ele conseguiu bancar projetos sociais com o auxilio pos pandemia. Agora, PT tinha um plano de pais?? Tinha sim, kkk, para Cuba, Venezuela, NIcaragua… com muitos projetos superfaturados a fundo perdido. A questão das universidades, era mais para manter um curral eleitorial e de influencia que para eles sempre foi estrategico no seu projeto de PODER. Entenda isso

Underground
Underground
2 anos atrás

O pessoal nem tem ideia do que é um chip de ponta e acha que a Ceitec vai produzir algo de revolucionário.
O Mundo está andando de carro com células de hidrogênio e a Ceitec vai projetar a canga dos bois. Talvez, algum dia, a carroça.
E aja trouxa para bancar a ineficiência.

Alfredo
Alfredo
Responder para  Underground
2 anos atrás

Não interessa.
Tem de começar de algum ponto.
Chineses começaram usando túnicas e sandálias e hoje são a maior potência econômica do Planeta.

Rui Mendes
Rui Mendes
Responder para  Alfredo
2 anos atrás

A maior potência económica ainda são os EUA.

Slowz
Slowz
Responder para  Underground
2 anos atrás

O ser humano já nasceu andando ? ..

Carlos
Carlos
Responder para  Underground
2 anos atrás

Tem gente que não sabe a diferença entre “Haja” e “aja”… Quem dirá gestão de empresas de tecnologia…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Underground
2 anos atrás

Caro Under. Tenho a impressão que você está confuso sobre os tipos de microchips e suas aplicações. Computadores pessoas, smartphoes e até smartTVs usam, cada um, um tipo diferente de microprocessadores. Eletrodomésticos, como microondas e cafeteiras Nexpresso usam outros tipos. Sistemas de multimídia de veículos também usam outros tipos de processadores. Sistemas industriais automatizados usam outros tipos, assim como os equipamentos de saúde portáteis, como os usados em aperelhos de glicemia, respiradores e até desfibriladores. Entre outras tantas aplicações, microchips são usados em documentos inteligentes, como passaportes, carteiras de identidade, cartões de crédito e até pra a identificação de livros em bibliotecas, estoques de reagentes controlados, sistemas de logística integrados e automatizados, fluxo de cargas em portos, rastreamento de gado, madeira de reflorestamento e até medicamentos de alto custo, isso sem falar para o rastreamento de armas e munições. Seria ótimo que as munições vendidas no Brasil pudessem ser rastreadas com microchips

alexandre
alexandre
2 anos atrás

desde que nao vire barbudinhobras cheio de greve….

André
André
2 anos atrás

Atitude correta. Mas vai ter gente aqui que vai ser contra. Afinal, o “mito” nunca faz merda (sarcasmo ON)

Matheus
Matheus
2 anos atrás

Bacana alguns comentáristas aqui reclamando de que os chips não serão tão bons quanto dos grandes já de cara, ou de que não terão clientela ou funcionários.
Acham que vão tirar os chips de 5nm daonde? Do C*?

É essa galerinha com esse pensamento que são os inimigos do Brasil, acham que desenvolvimento de longo-prazo perca de tempo, gentalha imediatista que querem ter tudo do bom e do melhor na mão imediatamente.

Machado
Machado
Responder para  Matheus
2 anos atrás

Exatamente. Parabéns pelo comentário

CRISTIANO
CRISTIANO
Responder para  Matheus
2 anos atrás

E gastando pouco!

Slowz
Slowz
Responder para  Matheus
2 anos atrás

Pois é , são os que dizem ser patriotas .

Acha que as coisas cai do céu de uma hora pra outra .

tsung
tsung
Responder para  Matheus
2 anos atrás

mas quanto rtempo existe CEITEC e conseguiu exportar alguma pra captar recurso, seus produtos tem alguma empresa publica ou privados usando? não?

por quanto tempo vai ter que bancar?

isso que é contribuente querem saber, ninguem quer saber que tu paga imposto,

DanielJr
DanielJr
Responder para  Matheus
2 anos atrás

Você tem razão, devemos querer somente produtos de terceira categoria, nada mais de consumir produtos de primeira.

A indústria eletrônica nacional está nessa de “defesa da indústria nacional” desde 1970, importando cabeçotes japoneses para fita k7 e montando em carcaças da gradiente, hoje temos a multilaser, que junta componentes importados da pior forma possível.

Enquanto isso a indústria mundial já passou pelo DVD, blu-ray, streaming, 4k, construção tipo ARM para processadores eficientes.

Matheus
Matheus
Responder para  DanielJr
2 anos atrás

Onde eu disse que temos que apenas consumir os produtos da CEITEC? Já pensou em praticar interpretação de texto, amigo?
Apenas disse que devemos investir mais na industria de chips nacionais, por que não podemos?
Acabamos de ver o começo da guerra de Chips entre Ocidente (Leia se: EUA) e China, imagine se amanha o Brasil é a proxima vitima disso? Imagine quantas empresas de tecnologia nacionais irão por agua abaixo por causa de um rabisco de algum gagá em Washington.

Ou voce é um desses patriotários que acha que os Americanos e Europeus vêem o Brasil como um igual?

Up The Urons
Up The Urons
2 anos atrás

Mas é CLARO que eles estão preocupados com a soberania nacional e com o desenvolvimento tecnológico deste setor no país!
Não tem nada a ver com corrupção; vocês é que são muito maldosos!

https://www.google.com/amp/s/gauchazh.clicrbs.com.br/economia/amp/2020/10/operacao-da-policia-federal-investiga-pagamento-de-propina-a-servidores-da-ceitec-em-porto-alegre-ckgurg7dk000p012tm1gsp8km.html

Screenshot_20221216-141241_Chrome~2.jpg
Bruno
Bruno
Responder para  Up The Urons
2 anos atrás

Isso ainda não justifica fechar a empresa, tenta outra.

Matheus
Matheus
Responder para  Up The Urons
2 anos atrás

E por isso tem que fechar a empresa?
Poxa voces realmente gostam de ser cadelinhas de estrangeiro hein.

Mensageiro
Mensageiro
Responder para  Up The Urons
2 anos atrás

Tem maçã podre em todo lugar, até na polícia. Mesmo assim não podemos ficar sem policiais podemos? Entao, mesma lógica.

Leandro Costa
Leandro Costa
2 anos atrás

Finalmente uma boa notícia. É importante manter e expandir a CEITEC.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Caro Leandro
Mais importante do que manter uma empresa que, parece, não ofereceu resultados práticos até hoje, é destinar uma verba substancial para uma universidade, para que esta pesquise e desenvolva chips. Em paralelo com programas de mestrado e doutorado. Sem preocupação com balanço financeiro e uma estrutura cara, típica de qualquer empresa.
Depois, quando se conseguir um produto aceitável, partir para a próxima etapa, que seria a produção comercial. Seja através de uma empresa estatal ou privada.
Um passo de cada vez, para não tropeçar.
Abraço

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Eu concordo, mas acho fundamental o núcleo para não se partir do zero. O financiamento aos programas de desenvolvimento das Universidades pode sair diretamente da CEITEC, já oferecendo aos graduandos um local de onde levar adiante os estudos feitos ainda na faculdade. O maquinário para a produção de chips é caríssimo, é absurdamente caro e com esse pontapé inicial os custos já vão se mitigando.

Eu acredito que o Estado deva ter o tamanho mínimo necessário. Nesse caso é bastante necessário. A idéia é fazer ela caminhar com as próprias pernas eventualmente. Claro que isso não é desculpa para jogar dinheiro fora, e esse que é o problema. A regulação que deve ser bem apertada em cima dela para ficar de olho em desperdícios, etc., não temos como saber se vai funcionar, afinal de contas vai ficar sob controle político. Isso é um problema, mas temos que encarar, não tem jeito.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Prezado Leandro
Nada impede que a UFRGS fique de posse das instalações da Ceitec, mas como uma extensão da Universidade e não uma empresa com toda a estrutura administrativa.
Seria unir o útil ao agradável.
Abraço

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

João, é uma possibilidade sim. Também é possível que o contrário também funcione. Algo como a CEITEC sendo uma encubadora, seja do governo, seja da UFRGS ou mesmo de ambos. A idéia é não deixar o que já existe morrer.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Caro Leandro
A ideia da incubadora é boa. Mas não precisa ter a estrutura atual.
Abraço

organograma ceitec.png
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Olá. A maioria das startups brasileiras são fundadas e mantidas por jovens doutores. Então, o sistema de inovação tecnológica depende da existência de um sistema de pós-graduação bem financiado

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer
CQD:
“destinar uma verba substancial para uma universidade, para que esta pesquise e desenvolva chips. Em paralelo com programas de mestrado e doutorado.”
Abraço

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Seria um erro dar para uma universidade uma organização de produção. A universidade não tem capacidade, nem aqui nem em lugar algum do mundo, de tocar uma empresa.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer
CQD:
“Depois, quando se conseguir um produto aceitável, partir para a próxima etapa, que seria a produção comercial. Seja através de uma empresa estatal ou privada.”
Abraço

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Olá João. De fato. Existem tantos setores que demandam tecnologias de chips que mesmo fazendo uma lista comprida, ainda seria apenas uma fração. O desempenho do chip é resultado da especificação e do processo de evolução.

Carlos
Carlos
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Seria uma boa. Pode rolar aí inovações frutos de projetos inerentes à UFRGS.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Olá João.O Cietec tem uma infraestrutura de produção, nao de pesquisa. Ela não tem condições de ser usada como encubadora ou como centro de extensão universitária. O custo de manutenção é proibitivo.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer
Exato. Por isso postei o organograma do Ceitec. E olha que o desenho mostra apenas a organização superior. CQD.
Ou fecha e vende os equipamentos pro ferro velho ou procura-se dar uma finalidade de ensaios de produção. Ou pelo menos deixa a universidade responsável por tirar o pó.
É preciso avaliar qual a melhor solução, que apresente o melhor custo/benefício.
O governo que está saindo quis fechar pelos seus motivos. O que vai entrar quer manter também pelos seus motivos.
Quem sabe tenhamos que pedir a mediação do Vaticano.
Abraço

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Olá João. A empresa deve ser mantida para produzir chips para determinados setores que demandam uma enorme quantidade destes dispositivos, desde a segurança de documentos inteligentes, rastreamento de carga e controle de logístico. São dispositivos relativamente simples e baratos mas que demandam um grande investimento inicial (que já foi feito). A partir da existência de uma planta de produção em atividade, as múltiplas aplicações serão um processo relativamente simples de evolução tecnológica. O limite de aplicação desas tecnologias. O que é interessante é que a existência de uma fábrica nacional de chips permite a instalação de um sem número de startups de alta tecnologia dedicadas a adaptação da tecnologia para nichos de mercado tanto no Brasil quanto em toda a América Latina e África. Veja que uma parte das tecnologias que requerem estes chips dependem principalmente do desenvolvimento de software e aplicativos.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer
Se a decisão dependesse de mim, eu contrataria uma consultoria para avaliar todos os pontos da empresa, abrangendo mercado, demanda, capacidade de produção, recursos humanos, tecnologia instalada, custos, faturamento, instalações, ambiente de trabalho, diretrizes governamentais (creio que isso nom ekziste), planejamento estratégico e o que mais os consultores julgarem necessário e que aparecerão no decorrer dos levantamentos.
Parece muito e acredito que este tipo de serviço deve ser raro no serviço público e nas estatais. Isto porque o governo apenas brinca de ser empresário com suas estatais.
Abraço

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Olá Joao. Uma consultoria pode ser uma boa ideia. Já participei de alguns processos destes, dando alguns pareceres técnicos. O problema é saber qual os critérios adotados pelos consultores. Muita gente do mercado financeiro tem uma visão bem tacanha, focando mais na questão financeira de curto prazo sem levar em conta aspectos de longo prazo. A questão privado x estatal é muito mais profunda que a tolice liberal de estado mínimo x estatal grande. A crise de 2008 enterrou esta questão. A pergunta fundamental é ter um Estado que garanta condições e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e prover mecanismos de redistribuição de renda. Recentemente, assisti um bom documentário chamado “O paradoxo da democracia”. Alguns dos entrevistados colocam uma questõ pertinente. Todos sabemos que o capitalismo é compatível com ditaduras, mas será que é compatível com uma sociedade democrática? Hoje, ficou claro que o modelo capitalista é incompatível com uma sociedade sustentável porque a busca do lucro é uma ação de curto prazo, enquanto as questões de sustentabilidade são de médio e longo prazo, aliás trasngeracionais. Mesmo o Brasil, após 200 anos de independência foi incapaz de escapar do modelo excludente de produtor primário, o qual é insuficiente para integrar toda a população em uma condição de bem estar material. O debate moralista (e anacrõnico) de combate á corrupção é raso e serve apenas para esconder a discussão central que é a desigualdade social. A corrupção não ideologia, não tem fé e muito menos ética. É uma questão policial permanente. Platão já discutia a corrupção, que existia antes dele e existe agora. Infelizmente, nos últimos anos, a tal “guerra á corrupção” foi tão fracassada quanto aquela que levou à queda da monarquia, á revolução de 30 e ao golpe de 64.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer
Quem define os critérios é quem contrata.
Depende da ideologia de cada mandatário. O pessoal do “estado mínimo” quer fechar e pronto.
Quem precisa acomodar seus “aliados”, é necessário manter.
Falta um estadista que pergunte: como manter a empresa com o mínimo de custo de manutenção, até que se tenha um ou mais produtos viáveis para atender o mercado?
Enquanto não se tem um produto próprio, sempre se pode fabricar sob licença. Não é vergonha nenhuma.
Do jeito que está é que não pode continuar.
Abraço

recursos.jpg
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Caro João. Durante a II Guerra, Vargas retardou ao máximo envolver o Brasil no conflito. De um, lado, os EUA sabiam da posição estratégica do NE brasileiro para a proteção do Atlântico sul e para criar uma rota de transporte aéreo ligando o Brasil ao norte da África. A Alemanha também sabia disso e tinha a seu favor a maior célula nazista fora da Alemanha no Sul do Brasil. Neste jogo, estava a oportunidade de se obter um financiamento para a construção de uma grande siderúrgica (que poderia ser Krupp ou American Steel). No fim, a pŕópria Alemanha forçou uma tomada de posição brasileira (por meio do afundamento de navios mercantes brasileiros), que entre tantas coisas, resultou na criação da CSN estatal. Naquele momento histórico, foi o Estado brasileiro o responsável pela industrialização do país. É notável que a ascensão neoliberal e financeirização da economia brasileira a partir da redemocratização resultou na degradação da estrutura de produção industrial.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer
Há quem diga que na verdade Vargas queria pender para o lado do Eixo. E que a CSN teria sido uma forma dos aliados “convencerem” o ditador a não fazer isso. Dizem até que o primeiro afundamento de um navio brasileiro teria sido feito por um submarino aliado, para culpar os nazistas. Enfim, estas teorias talvez nunca tenham uma resposta.
Mas cabe destacar a CSN e a Petrobrás como indutoras do nosso desenvolvimento. Mais tarde também a Vale, Embraer, Telebrás e mais algumas outras. Além de programas setoriais com o da Sunamam (marinha mercante) e da reserva de mercado de informática.
A reserva de mercado resultou num fracasso total, a Sunamam foi um antro de corrupção e as demais empresas, à exceção da Petrobrás, tiveram de ser privatizadas porque custavam mais do que produziam.
Estas empresas ou programas estavam errados? Não. Errados estavam e ainda estão os governantes que fazem uso diferente da sua finalidade.
O problema não está nas empresas, mas nos mandatários escolhidos pelo povo.

“Mas não basta, pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo”

Parte da letra do Hino do Rio Grande do Sul.

Abraço

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Olá João. Recomendo a biografia do Getúlio em trẽs volumes do Lira Neto. Tambem tem uma série de documentários chamado “Imagens do Estado Novo”. Não existe nenhum documento histórico ou testemunhal que afirme a preferência de Vargas. Ele indicou ministros dentro do governo que eram tanto germanófilos (principalmente dentro do EB) quento americanófico (como Olwaldo Aranha). É preciso lembrar que Roosevelt sempre buscou o apoio do governo brasileiro por meio de Rockfeller, que foi muito ativo neste política. O sucesso de Carmen Miranda no cinema dos EUA e até a participação de Disney são exemplos destas construção diplomática. Os documentos da própria marinha alemã registram o afundamento dos navios brasileiros em retaliação ao comercio Brasil-EUA, visto que a Alemanha já tinha declarado guerra aos EUA e estava afundando sistematicamente os navios na costa atlãntica dos EUA. A pressão pelo entrada do Brasil na guerra teve amplo apoio da imprensa brasileira e uma forte pressão popular. O argumento dos germanófilos já tinha sido superado dentro do governo com o cancelamento do fornecimento de armas compradas pelo EB e não entregues pela Krupp; A CSN foi uma imposição de Vargas, assessorado por um grupo de deenvolvimentistas. A burguesia brasileira, organizada em torno da UDN, era contra uma empresa estatal. O US Steel também pressionou contra pois ela era uma grande fornecedora de aço. Roosevelt também teve que impor a decisão de financiar a CSN contra uma grande pressão. O Pentagono também não queria fornecer armas para a FEB porque os generais dos EUA não confiavam no comando germanófico do EB. Alguns colegas que comentam aqui na trilogia tem publicaram excelentes estudos sobre a FEB, mostrando que o alto comando do EB sempre viu com desconfiança a influência dos militares da FEB no comando do EB.

Machado
Machado
2 anos atrás

Governo nacionalista de verdade e não falsos patriotas. Podem dizer tudo menos que o governo eleito não é nacionalista e tenta apesar de tudo contra ter algum nível de soberania e independência.

H.Saito
H.Saito
2 anos atrás

Deveria produzir chip para smartfone, mas não produz.
Deveria produzir Chips para carros, mas não produz
Deveria ter sido privatizado, mas não foi.
Não há futuro para uma fábrica que produz basicamente Chips para fazendeiros que criam gado.

Nilo
Nilo
Responder para  H.Saito
2 anos atrás

Em nenhum momento a empresa tinha projeto de produzir chip para smartphone não viaja. Volta ao texto.

Lucas
Lucas
2 anos atrás

Sensacional.
É desse tipo de iniciativa que o Brasil precisa.

Guacamole
Guacamole
2 anos atrás

Aos que chamam que isso é uma boa noticia. Eu passava na frente da CEITEC 1 vez por semana por causa do trabalho.
Aquele negocio sempre teve problemas. Ultima vez que eu passei lá tinha um tubo vazando uma espécie de espuma branca no estacionamento e eu não lembro de ver gente trabalhando lá a não ser um pessoal da limpeza.

Não. Isso não vai fazer o brasil entrar na fabricação de chips modernos. Vai ser mais gastos para ajudar os amigos.

Mas também, como eu acho que o brasileiro precisa sofrer pra aprender com os erros, espero que gastem bilhões na CEITEC aumentando pra isso impostos. Assim todo mundo paga a conta, seja com combustível mais caro, seja com desabastecimento de comida.

Júlio S
Júlio S
2 anos atrás

Devagar, ou a cabeça de mimions não vai entender nada.

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Sério mesmo que tem gente aplaudindo que o Brasil vai ter a excelente capacidade de produzir chips similares ao Pentium 3?! Obsoletos a mais de 5 anos…e mesmo esses devem custar o dobro do valor.

Se nem a iniciativa privada teve interesse de comprar a empresa por R$ 0,01, porque o estado teria que se meter nisso? Claro que pra fazer proselitismo, aumentar o cabidão de empregos para sua base e passar a mão no erário público!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Olá Felipe. Os Chips têm diferentes usos e projetos. Até mesmo os microprocessadores são diferentes para diferentes usos. Supercomputadores usam microprocessadores diferentes dos usados nos computadores pessoais. Smartphones usam outros tripos de microprocessadores. Outros equipamentos, inclusive industriais, usam outros tipos. Documentos como passaportes e smartcards usam outros tripos de chips. SmartTV e os sistemas de multimídia dos carros usam outros tipos. Ninguém vai colocar um PentimGold dentro de um passaporte, muito menos dentro de uma Nexpresso.

fewoz
fewoz
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Claro, claro… vamos começar produzindo chips de ponta, já do nível das últimas gerações de processadores Ryzen 9 e Core i9… fácil, fácil, todos os países conseguem fazer isso… Não acredito no que você escreveu. A sério que não consegue perceber a complexidade desta indústria? Mesmo chips mais simples já possuem uma complexidade tremenda. Mas, na cabeça dos liberais brasileiros “patriotas” apoiadores do atual governo e seguidores de Paulo Guedes, o melhor mesmo é o Brasil continuar a ser o grande fazendão do mundo e terra do rentismo fácil.

Ander
Ander
2 anos atrás

O difícil é colocar na cabeça dos ditos patriotas a famosa frase No pain No gain. Pra vc ter sucesso em algo precisa trabalhar, investir e suar. Por isso a iniciativa Privada não pega seus bilhões e cria uma Petroleira querem comprar a preço de banana uma empresa pronta. A Ceitec é estratégica quem é da área sabe a guerra dos Chips que está ocorrendo no mundo. Será uma vitória para o Brasil se o novo governo reverter e fortalecer a Ceitec. E fica uma lição para os falsos patriotas.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

Ótima notícia ! Enquanto o mundo se digladiava pelos chips semicondutores, cuja falta deixou milhares de carros novos amontoados em seus pátios, assim como outros produtos que também dependem de tal tecnologia, o Boçal presidencial e seu posto Ipiranga de Boston fizeram de tudo para vender a estatal, tanto querendo entregar em mãos sul-coreanas e se não me engano até ao Elon Musk, que era do gosto de algumas tietes ministeriais…

Mas nada que não possa ser revertido ! Temos que ter independência tecnológica para não ficarmos nas mãos de chineses,americanos,sul-coreanos,tawaneses ou holandeses.

Samuel Yahata
2 anos atrás

Glória á Deus!

Acacor
Acacor
2 anos atrás

Quem está certo, o posto Ipiranga ou a China, que segundo matéria de hoje do blog disponibiliza US$ 143 bilhoes para empresas de chip. Obviamente que os editores postaram as duas matérias ao mesmo tempo intencionalmente. Parabéns.

Neural
Neural
Responder para  Acacor
2 anos atrás

Brasileito tem mentalidade viralata e se depender dos discípulos do Mito vamos vender Soja e minério de ferro eternamente.

Lucena
2 anos atrás

Para o Brasil está no mesmo patamar que a China,Coreia do sul,Tawan … vai ter que investir muito e pesado , visto posto que ficou estagnado e muitos profissionais de ponta se perdeu …. o preço para voltar ao jogo vai ser alto, graças a sabotagem que ficou conhecida como pela mídia corporativa de … ” lava jato “

Joelson
Joelson
2 anos atrás

Fantástica notícia! Mais um cabide para o PT infestar!

A estatal registrou prejuízo de R$ 23,9 milhões em 2017, R$ 49,6 milhões em 2016, e R$ 31,2 milhões em 2015….

Saímos de R$ 9 milhões de faturamento para R$ 13 milhões em 2020. A previsão estimada para 2021 era de R$ 20 milhões… –

O problema não é a estatal em si, é quem vai tomar conta dela. Simples, a conta vem para o contribuinte pagar, sob mandos e desmandos de políticos ladrões.

Veja mais em
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/12/24/alvo-do-governo-estatal-e-unica-na-america-latina-a-fazer-chips-no-silicio.htm?cmpid=copiaecola

Jurandir
Jurandir
2 anos atrás

uma boa desculpa justificando velhos erros..

lendo os comentários aqui dá pra ver porque o Brasil está onde está