Brasil tem hoje a menor participação no PIB mundial desde 1980, segundo FMI
Especialistas ouvidos pela CNN analisam o histórico econômico do país e projetam o cenário para o futuro
Desde 1980, o Brasil vem perdendo representatividade no Produto Interno Bruto (PIB) mundial, segundo mostra o levantamento encomendado pelo CNN Brasil Business à Austing Rating, com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 1980, o PIB brasileiro representava 4,3% do mundial. Esse número foi caindo, passando por 3,6% em 1990, 3,1% em 2000, 2,4% em 2020 e, em 2022, 2,3%.
“A participação do Brasil no PIB mundial estava aumentando até 2012, aumentou ao ponto de o Brasil se transformar na sétima maior economia do mundo. E depois declinou. Tanto que hoje nós estamos perto da 10ª. E ao final desse ano, provavelmente a gente vai ultrapassar a Rússia, que hoje é a 11ª”, diz Carlos Braga, ex-diretor do Banco Mundial e professor da Fundação Dom Cabral.
A série histórica do órgão, iniciada em 1980, mede a participação do país no PIB global por meio do PPC — paridade de poder de compra. Ou seja, uma métrica que serve para comparar as moedas de vários países por meio de um índice para o poder de compra.
De acordo com o ranking, que priorizou os países latino-americanos, o Brasil sempre esteve no topo, porém vem registrando sucessivas quedas na participação ao logo dos anos.
Segundo Gabriel de Barros, economista-chefe da Ryo Asset, o desempenho do Brasil está desenvolvendo abaixo da média de outras nações e isso faz com que o país perca a representatividade, década após década.
“O Brasil está numa armadilha de baixo crescimento. Toda a América Latina fez o primeiro movimento de saída da pobreza a caminho para a renda média, porém não conseguem sair da renda baixa”, explica Barros.
Para o economista, os países desta localidade ficam andando em círculos, não conseguem migrar para uma renda alta. “Isso é um problema essencialmente de driver de crescimento econômico, o que está muito ligado às instituições políticas e com a qualidade da política econômica que está sendo implementada ao longo dos anos”, aponta.
Braga lembra que, nos anos 80, o Brasil passou por uma crise da dívida externa. Naquele momento, o país teve dificuldades com a questão de capacidade de financiamento, sendo obrigado a que entrar em programas com o FMI. “Estes programas tentam impor ao país uma política de austeridade fiscal, e isso diminui a taxa de crescimento e aumenta o desemprego no curto prazo, porém é uma forma de recuperar a sua capacidade de pagamento”.
Braga faz uma análise entre 1997 a 2021 e mostra que a economia brasileira cresceu, em média, 2,2% do PIB. Porém, se considerar a situação do mundo na totalidade e pensar em termos de renda per capita, de 1970 até 2019, o país cresceu 1,7% ao ano.
Hoje o Brasil não tem esse problema, pois conseguiu controlar. Mas, o economista afirma que existe um problema de dívida doméstica que vem crescendo. “A dívida pública brasileira está aumentando significativamente e este custo impacta no aumento da taxa de juros”, diz.
Perspectivas para o futuro
Barros diz que os brasileiros vão continuar vendo PIB desacelerando, uma vez que o país está com o juro alto, ao contrário do juro negativo do mundo. “O BC subiu os juros e vai segurar esse patamar por um bom tempo até que a economia desacelere. E isso já está acontecendo”.
Porém, uma saída apontada pelo economista é via reforma tributária. “O Brasil é uma economia muito fechada, por isso precisa abrir a economia de forma eficiente. Mas, não dá para fazer abertura econômica com esse sistema tributário”, acredita Barros.
Na visão de Braga, ou o país aumenta os impostos — que já tem uma carga tributária elevada — ou vai pagar e ter que fazer cortes orçamentários e definir suas prioridades. “Se o governo quer uma bolsa família de R$ 600, o ideal seria fazer cortes para permitir que a tributação permita financiar esses gastos. Caso contrário, a desaceleração vai continuar daqui para frente”, destaca.
FONTE: CNN
NOTA DA REDAÇÃO: Veja no gráfico abaixo, a queda da participação da indústria no PIB brasileiro:
A economia brasileira cresceu nestas décadas, porém o PIB mundial cresceu proporcionalmente mais. Por isso a queda na participação brasileira no cenário mundial.
Mas vale a pergunta, e o PIB da Argentina e dos outros países da América Latina ?
Os governos de esquerda destruíram suas respectivas economias, mas ninguém fala nada.
Desde quando populismo é esquerdismo.
É interessante como vocês bolsonaristas conseguem inverter tudo.
Para vocês, o Presidente Kennedy era comunista!!!
Só por ser democrata!
Que populismo o que. Você enxerga populismo em governos antidemocráticos.
Democrático é esse que vai começar..piada
O bobão aceita o resultado da eleição. Foi democrático. Ou vai falar das “urnas inseguras” ?
Vai fazer protesto em frente de tiro de guerra…. cada idiota que fala bobagens. Tenho sérias reservas ao governo próximo, mas tenho reservas maiores a idiotas bobões que sofrem para aceitar a realidade.
Não tente argumentar com esse povo.
O último gráfico ali nem mostra os últimos 4 anos e a queda foi absurda.
O que estão fazendo agora é uma guerra de narrativa, eles nunca vão falar que são as políticas fracassadas deles.
Nem tente discutir, é perda de tempo.
Verdade.
Se refere ao gráfico que vai só até 2017?
Quem destruiu a Argentina foram os Governos de direita dos militares, Menem e o tiro de misericórdia com Macri que trouxe de volta a extrema pobreza para partes da população.
kkkk. Sim, sim.
Moro na fronteira com a Argentina, lembro quando o Macri pegou o peso estava 7 por 1U$, inflação anual 25% e outros indicadores que não estavam ruins! Entregou com uma cotação de 60 por 1U$ e inflação anual de 60% com um empréstimo a ser pago de U$56,3 Bi (que foram literalmente TORRADOS no mercado especulativo). Ai hj tu vê noticia de inflação na Argentina e diz que foi obra da esquerda, mas vai tomar na biriba.
E o preço da carne, leite, queijo e óleo de soja, só para citar alguns itens, custando a metade do que pagamos aqui no Brasil, por isso tem um monte de Brasileiros fazendo feira na Argentina.
Agora imagina se eles não tivessem inflação!
Enquanto isso, a inflação Brasileira está menor que 10% ao ano , alguém acredita nisso?
aham agora tu pega as noticias e vê que base monetária deles dobrou nesses 4 anos e pais ta com 100% de inflação ao ano, masPERO MACRI kkkkkkkk
Fui diversas vezes para a Argentina entre 2013 e 2016. Sim, a pobreza veio forte após a vitória do Macri. Antes não vi morador de rua em Buenos Aires, bastou vender, na última visita muitos moradores de rua (famílias na vdd) na 9 de Julho
A é..Cristina Kirchner e o atual tão fazendo maravilhas lá….kkkkkk..alienado
Macri foi tão bom que ressuscitou até a Kirchner lá, igual o B ressuscitou o L aqui, de tão medíocre que foi…
“Quem destruiu a Argentina foram os Governos de direita dos militares,”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK como se o PERONISMO e impressora de não tivessem feito isso
agora vai dizer que a ‘Kretina’ lá governo de direita? kkkkkk
—–
“misericórdia com Macri”
>>>pero macri kkkkkkk
“Mas vale a pergunta, e o PIB da Argentina…”
A economia da Argentina está assim desde a aventura de 1882 e se aprofundou com o “Plano Caballo” durante o governo de Carlos Menen.
Tanto a sociedade argentina como a sua economia são paradoxais. A Argentina é o único país que chegou no primeiro mundo e regrediu pro terceiro. Não serve como exemplo pra nada.
Ceboshitas fazendo ceboshiticies.
O PIB do Peru, da Bolívia e do Chile aumentaram.
O Chile ainda hoje apresenta PIB superior alguns países europeios.
A culpa é da China com alto índice de crescimento.
Assinado Posto Ipiranga
Tô de mudança tá (vc fica rsrsrs)
Cara estuda o motivo da Argentina estar assim ..
É muito mais além de esquerda ou direita mds zzzzz preguiça.
Enquanto o mundo abriu a sua economia e a sua influência global, o Brasil se retrancou e não acompanhou os avanços. Lamentavelmente, o período que poderíamos aproveitar acabamos perdendo.
Temos baixos índice de IDH. Saneamento básico inadequado, sistema de transportes defasados, nenhuma faculdade brasileira entre os top 100 do mundo, poucas empresas ( ou uma) que são referência em tecnologia, poucos centros de pesquisas e etc.
Nossos governantes querem que o Estado se meta em distribuição de cartas, em fazer parte de empresas de portos e aeroportos, em ser sócios de empresas que não vão contribuir para o desenvolvimento do nosso país…
Sem liberdade econômica não vamos sair do lugar. Vamos virar uma Argentina, que já é uma Venezueka, que por sua vez já é uma Coreia do Norte.
Mas todos são contra liberdade econômica.
Sonham em restrições, mais impostos, mais regulamentação, mais burocracia.
Que mané, liberdade econômica!
Quando mais tiver, mais os empresários canhestros vão se especializar em produtos básicos ou de primeira transformação.
O Estado terá, obrigatoriamente, de intervir e estimular o desenvolvimento e pesquisa.
Caso contrário, seremos o eterno ‘O Agro é pop’.
Cara..sua opinião política é tão boa quando seus pitacos da guerra na Ucrânia
Esquerdalha, esperar o que destes tapados?
Liberdade econômica ? Aquela que só existe na imaginação ?
Ou aquela que sai sancionando vários países pelo mundo ?
Vários países do mundo, sim, mas só as ditaduras, basta um pequeno exercício de memória, para ver quem sofre de sanções.
Lá vem querer inverter as coisas, mesmo com guerra e pandemia ainda teve melhoras na economia. Trágico foi o MDB, PSDB e PT, estão todos juntos por sinal para continuar nisso.
Melhoras?
Para quem?
A fome voltou, as famílias estão endividadas e até uma fila do osso apareceu.
Está bom só para acionista da Petrobrás.
Não discuta. Mais um passando o pano para o “mito”. O processo é histórico, não poupa nenhum governo da década de 80 para cá, acelera-se com a volta do predomínio de exportação de comodites na última década do século XX. Mas, mesmo com GRÁFICOS (dados quantitativos) existe imbecil o suficiente para poupar esse fatídico governo. Pode apostar que vai ter babaca falando de “inflação” e “PIB” do país do mito, sem usar os dados juntos em análise macroeconômica. É a ascensão do homem medíocre. É bonito ser estúpido. E o pior é que acredita que tem razão.
Devemos considerar, nesse processo histórico, a ascensão meteórica da China que roubou participação de todos os outros países de forma acentuada.
Se não me engano, a participação da indústria chinesa no Mundo está chegando a 30%.
Praticamente o dobro da americana que vem em segundo lugar.
O tamanho da indústria chinesa traz especialização, cadeia de suprimentos, escala de produção, investimentos, pesquisa.
Isto tudo agrava a situação e diminui a participação de outros países .
A culpa do meu fracasso e do meu concorrente OU o sucesso do meu concorrente e minha culpa pois eu não soube melhorar onde devia ?
Comparar com América latina não é lá muita coisa. Não é exemplo de nada.
Bem o fato é fato….na Al é o que mais melhorou…o amigo não gostaria de apresentar o aumento de pobreza da França, Inglaterra e Alemanha?
Auxilio Brasil que inclusive o mito era contra .
Pode ser um ponto positivo, mas não explica tudo.
O Brasil pode ter tido a maior queda percentual, mas tem uma população proporcionalmente gigantesca de pobres e muito pobres.
Exemplo.
Temos 50% da população de pobres e extremamente pobres.
Se a quantidade cair 10%, teremos 45%.
Se Argentina tiver 20% de pobres e a taxa cair 5%, vai a 19%.
O queda do Brasil foi maior, mas ainda temos mais pobres.
A pobreza no Brasil é muito maior e muito mais severa que na Argentina.
https://www.poder360.com.br/economia/entenda-porque-ha-diferentes-dados-de-extrema-pobreza/
Repito.
Pode ser um bom número, mas ainda está longe de ser algo a se comemorar muito.
Seria o equivalente a dizer que a Índia e Bangladesh diminuíram a extrema pobreza em 10% enquanto o Brasil diminuiu 5%.
Cerca de metade das famílias no Brasil dependem de trabalho informal e recebem cerca de 1 SM por mês.
2020, pandemia e o impacto do Auxílio-Emergêncial. Em 2021 voltou a piorar.
Fome voltou?! Acionista da Petrobras? A Petrobrás ja perdeu milhões só prevendo a tragédia que começa ano que vem.
Que economia frágil né ? Ai o mercado ficou bravo ..
( Petrobras perdeu bilhões )
E quando ela ganha vc recebe algo ?
Nesses últimos tempo ela ganhou e vc recebeu oque ? Pagando 7 reais na gasolina quem não ganha né .
quem tem plano de previdência PGBL ou VGBL privada, ganha sim, pois a carteira de 8nvestimento aplica em pretrobras vale, etc….eu tenho e ela oscila sempre que alguém importante que ignora a economia de mercado fala besteira…quem tem plano de previdência é o valor aplicado virar pó….quem aplica em fundos multimercado no banco também….São poucas as aplicações bancárias que não tem carteiras de ações…ou seja…praticamente tirando poupança…CDB…perde e ganha dinheiro com Petrobras…..o amigo deveria saber…
https://www.google.com/amp/s/valorinveste.globo.com/google/amp/mercados/renda-variavel/noticia/2019/07/12/investiu-o-fgts-em-vale-e-petrobras-veja-o-que-aconteceu.ghtml
A Petrobrás não perdeu um tostão.
Quem perdeu foi acionista que em vez de trabalhar fica o dia inteiro especulando na Bolsa de Valores.
Vão trabalhar!
engano absurdo….fundos de previdência tem enormes aplicações em carteiras de ações….até fundo do trabalhador…meu Deus….
https://www.google.com/amp/s/valorinveste.globo.com/google/amp/mercados/renda-variavel/noticia/2019/07/12/investiu-o-fgts-em-vale-e-petrobras-veja-o-que-aconteceu.ghtml
Tá falando dos parças da Faria Lima, tiraram o dinheiro da Petrobrás e colocaram em outras aplicações, lucro é que importa, . A Petrobrás nada perdeu, desvalorizou-se porque agora não da lucro extraordinários para acionistas, vai usar o dinheiro para investimentos em novas tecnológicas de prospecção, em produção nacional, é mais lucrativo importar e privatizar.
Assinado
Posto Ipiranga
Tô de férias, tá!!!!
Tragédia é o povo vendo todo mês aumento dos combustíveis provocando o efeito cascata aumentando o preço dos alimentos. Os milhões entrando no bolso dos acionistas e o povo passando dificuldades com o aumento do custo de vida.
Fala aí, durante o governo Lula foi onde tu ganhou mais dinheiro. Qual é a revolta? Vai levar raio em frente ao quartal. Perdeu, mané.
Bom está na Argentina e Venezuela, 90% da população ficou rica e não pobre e passado fome.
Bom era o tempo em importavamos até prato e talheres franceses.
Assinado
Posto Ipiranga
Tô me juntando aos parças nós EUA tá!!!!!
Entre 2011 e 2018 mais de 90% dos países do mundo cresceram mais do que o Brasil e entre 2018 e 2022 o Brasil cresceu mais do que a maioria.
A conclusão dos alienados é que o problema são os últimos 4 anos e não as últimas décadas.
Pib temer usd 2,25 tri, Pio atual uso 1,6tri. Pib per capta temer usd 9 mil, atual uso 7,5 mil. Temer sétima economia mundo, atual décima terceira. Vai ter que desenhar.
Sim, e Temer era antes ou depois da crise global que fez até a China ter crescimento negativo no período?
Alemanha foi melhor? Itália? Japão? China? EUA? França? Inglaterra?…..quem foi melhor?
Exato Mestre Snake, veja que sendo a economia um sucesso diante do cenário de derretimento mundial, as matérias agora irão falar das defasagens do Brasil tentando mirar o governo atual porém, sempre carregando as inépcia dos últimos 22 anos para enganar o público.
Que economia é sucesso?
Os salários estão baixíssimos, acabaram com os direitos trabalhistas, as contas públicas estão com um rombo bilionário, não há dinheiro para apagar aposentados, cortaram verbas da Educação e Saúde.
Em que País vc vive?
Tentar equilibrar contas públicas não comprando vacina para Covid e tentando bloquear o Bolsa Família é muito fácil.
Quer outro exemplo?
As verbas para contenção a desastres foram reduzidas em 95%.
Os exemplos são muitos
O amigo está falando dos ultimos 2 meses do ano?
A Argentina elegeu o primeiro sujeito dito socialista, para presidente em sua história e agora a culpa da m. De décadas de cosnervadorw ditos não comunistas ( porque capitalismo nesses cantos, ainda esta no nivel do mercantilismo colonial) é dele?
O problema argentino é crônico
Problema da argentina é o excesso de socialismo em todos os governos que lá passaram.
Agora imagino que o nobre amigo acredita que os Kirchner são ultra direitistas.
oxe…Kirchner é de direita?
Fala como se aqui não houvesse pobreza e miséria! A maioria do nosso povo e pobre ou miserável.
não..não é…..a começar pelos conceitos entre pobreza e miséria…..tem sim…como em todos os países….alguns mais outros menos….
Vc omitiu o peru, la a coisa ta feia
Garanto a vc que a miséria aqui e muito maior que na Argentina.
E lembre-se que a Venezuela está sob embargo.
Imagine um embargo aplicado ao Brasil.
Viraríamos cenário de filme de Mad Max.
E fabricante de armas, banqueiros e os corruptos do centrão!
(Está bom só para acionista da Petrobrás). Inclusive para meu tio petista roxo e acionista da Petrobrás!
Pois então, fale para seu tio vender essas ações rapidinho.
Vai por mim.
Pois então, fale para seu tio vender essas ações rapidinho.
Essas ações devem desabar.
Vai por mim.
Dilma cotada para presidenta rsrs, da petrobras
Não.
Basta colocar o preço dos combustíveis com base em custos em REAIS.
Acabou essa molezinha de PPI.
Estava muito fácil para esses acionistas.
Esquerdista é bicho cara de pau.
Tem iPhone, come em bons restaurantes, vai para o rock in Rio, vai para o show de Daniela mercury, depois diz que o Brasil vai mal.
Mente tanto que passa a acreditar nas próprias mentiras.
Argetina de Lula e Fernandes: inflação de 100% ao ano.
Brasil: 6%.
Venezuela: 2000% ao ano.
Passa muita vergonha. Ainda defendendo esse fatídico governo.
Espera ano que vem pra ver o que é fatídico.
Isso da a mãozinha para a cobrinha fumante, e repita bem alto três vezes na frente do espelho. Assim, pode se tornar realidade. Já está na hora de deixar de ser bobão e separar fatos de previsões. Cresça ou volte para o armário.
Fatídico não ,será desastroso,caótico e trágico em todos os campos de atuação.
Engraçado que vai ser muito pior ,pois uma coisa que esses usurpadores do dinheiro fácil(público) não possuem é responsabilidade.
E a desgraçeira vai ser de proporções inimagináveis,já que vão gastar muito mais do que se arrecada,sem contar que o ruindade na economia e decadante no BNDES é para acabar com a economia do Brasil em pouco tempo.
Por falar em BNDES dessa vez a farra com o dinheiro do povo brasileiro será bem pior,pois antes na AL financiavamos Cuba,Venezuela,Bolívia e Equador.
Agora há muitos mais que o diga a Argentina que quer 689 milhões de dólares para seu gasoduto.
É o Brasil indo ladeira abaixo e sem freios com a turma da carreta furacão.
postavgrafico Mestre André….dos 20 e dos 4 anos e na oportunidade, da corrida atual dos demais países….é só postar….
Cara eu tenho diversas críticas ao PT mas ele foi melhor e os dado provam isso ..
Os oportunistas apenas pegaram a moeda já estável e um cenário externo favorável com a China crescendo e comprando matéria prima sem parar, vários outros países emergentes tiveram um gráfico de crescimento semelhante e a maioria cresceu mais que o Brasil.
Tiveram dinheiro entrando mas todos sabem o que fizeram com o dinheiro e as políticas deles levaram a isso:
No período 2011-18, mais de 90% dos países do mundo apresentaram crescimento econômico maior que o do Brasil | Blog do IBRE (fgv.br)
Pelos dados o governo militar foi o melhor disparado.
Maior crescimento e a menor taxa de desemprego foi registrado no governo PT ..
na época que o mundo inteiro crescia sem crise…..é como comparar a velocidade do carro no circuito de Mônaco com indianapolis….oras….
PT é um lixo, mas Bozó fez um governo péssimo, negacionista de pandemia, perdeu a eleição por ser ignorante
Lixo não….mas perdeu realmente por ignorância e algumas coisas a mais . ….morreu pela boca….
O povo não conhece muito sobre economia, até a Argentina cresceu mais que a gente.
“Cara eu tenho diversas críticas ao PT mas ele foi melhor e os dado provam isso”
pelo jeito além de russietinha tu não sabe ler gráfico né kkkkk
todo governo do PT retirou a participação BR do PIB do planeta kkkkkkkkkkkkkkk dado provam isso
Mestre Slowz, os dados não são ruins…o senhor tem razao….o problema é que eles jogaram uma oportunidade de ouro fora e jogaram o país na maior crise…São números de fato, para o período bom e para o período péssimo….1o mandato, o FHC tinha arrumado parte da casa, o o mundo entrou numa onda de crescimento….as commodities por outro motivo positivo, mundo em crescimento, estavam em alta….ou seja, todas as reformas necessárias poderiam ser feitas ali…no entanto, o corporativismo é os desvios fez com que fosse um governo avesso a reforma, não puxar briga com ninguém e consumir todos os recursos (DIVIDIR TAMBEM RZRZR)…..expandiu artificialmente o credito e arrombou as finanças….a produtividade reduziu, alocou a D I L M A no Brasil igual o Maluf colocou i Celco Pitágoras em SP, apenas para segurar a bronca e se virar com o estrago , ou seja, cresceu sim mas perdeu a onda….o que é diferente de pegar um Governo recém saído de uma crise de transição e econômica T E M E R e tentar recalibrar….que foi o que ocorreu agora…..vc corre mais rápido a favor ou contra a lei da havidas???? eis a questão…..fossem.um campeonato de F1….a diferença é que nosso carro está chegando e virando a curva mais rápido que os outros países num circuito diferente….mas atual….antes, vc poderia falar até que o carro atingia velocidade mais rápida mas ainda assim, num circuito sem curvas e os outros carros ultrapassavam o seu….
Sim o texto fala de 1980 a 2022…..
são 22 anos….o governo atual tem 4 anos apenas e em seu período, o crescimento foi maior…com estas considerações….se alguem quer politizar…então tem de comparar os ultimos 4 anos de todos…..e de novo…o Brasil foi bem e saiu bem da crise….covid….
Os dados encontrados até o momento sugerem que o governo do perdedor sequer conseguia preencher formulários direito e o planejamento era quase aleatório.
nem com desenho o cara enxerga…
olha no último gráfico como foi os trágico e bizarro o governo que vcs defendem…
Mas enfim, não vale a pena perder tempo discutindo.
Os gráficos tem os dados pra quem quiser entender.
A industrialização do Brasil começou no Governo Vargas e continuou bem com JK.
Nos governos militares houve até avanço, mas às custas de endividamento catastrófico, origem dos males que sofremos até hoje.
Depois disso, passaram a entrar outros fatores e competidores no mercado mundial, o que só agravou a situação.
Isso não é desculpa para ofender o atual governo e culpá-lo, pois nos anteriores (quase 20 anos), só caiu também.
Com o apetite voraz por impostos que a máquina governamental têm, do federal ao municipal, não há perspectivas de investimentos e, por consequência, crescimento.
Não se investe em infraestrutura, mas sim em estádios
Não se investe em educação (da forma certa), mas sobra dinheiro pra fundão eleitoral
Saúde e segurança pública, uma tragedia, mas as “emendas do relator” estão lá,
E ainda por cima consideram como opção aumentar os impostos!!
Enfim, o Brasil como sociedade ainda vai ser muito castigado por suas próprias escolhas ou por pura inação, melancólico horizonte nos aguarda
Se for incluída a economia informal, o PIB sobe bastante. Décadas atrás a Itália fez isso. Aqui no Brasil o IBGE e outros órgãos de pesquisas econômicas estimam que a informalidade equivale a 37% do PIB oficial.
Quanto maior a carga tributária, maior a informalidade. O “mercado” sempre se ajusta.
O problema não é a carga tributária.
A maioria dos países europeus tem uma carga maior que a nossa.
O problema são as distorções.
Enquanto pagamos alto imposto de renda e sobre consumo basico, por exemplo, o Governo concede isenção a Igrejas (que proliferam por aí), não institui impostos sobre dividendos, grandes fortunas e nem sobre a propriedade de bens de luxo como iates, helicópteros, jatinhos e etc.
Sem contar que muitos ricos praticam um dos esportes nacionais favoritos: sonegar impostos.
Desta forma, fica difícil e a carga recai sobre quem está desprotegido.
Caro Alfredo
Resumiu bem.
São sempre os mesmos a pagar imposto.
A propósito, o Haddad fez uma citação que achei interessante: colocar os pobres no orçamento e os ricos no imposto de renda. Se realmente será feito, daí é outra história.
Abraço
Vai sim
Prezado João.
(2)
“A propósito, o Haddad fez uma citação que achei interessante: colocar os pobres no orçamento e os ricos no imposto de renda”
vc sabe que no fim ele não vai fazer isso e o que realmente vai acontecer é taxar mais o pobre… pq é literalmente isso que o PT e os outros governos fizeram.. aliais, o PT teve 16 anos de governo… ele não fez a reforma pq mesmo? e pq diabos vai fazer agora?
aé não vai! pq a ideia nunca foi resolver o problema e sim taxar mais todo mundo de forma indiscriminada e dar dinheiro proa governo falidos e autoritários
Kkkkk que porra vcs tomam para serem tão alienados assim,se eu fosse de outro pais iria comer pipoca e dar muita risada do que está por vir ao Brasil.
Mas vamos todos gritar FAZUELI que melhora.
O moleque
Eu não te dei liberdade pra se dirigir assim a mim ou mesmo aos demais colegas que aqui comentam.
Primeiro cresça, estude, seja educado e depois venha comentar.
Se a máquina do governo fosse enxuta, eficiente, nós teríamos o retorno dos nossos impostos. Mas não é, e não vai ser. Não importa qual o sistema econômico ou político que adotemos. Os políticos gostam de levar o deles. A palavra ‘austeridade’ não existe porque ela é anulada pela palavra ‘re-eleição’ que é reforçada pela palavra ‘cargo.’
Político é reflexo da sociedade.
E os militares não fogem à regra.
Quem não se lembra quando da Reforma da Previdência deram entrevista dizendo que não abririam mão da integralidade na aposentadoria.
Ai, aproveitaram o néscio de plantão, que se acha militar, e emplacaram o privilégio.
Quer máquina enxuta?
Comece pela máquina militar.
A culpa disso tudo não é só da classe política.
Então aparentemente você concorda totalmente com o que eu disse, visto que a classe política é um espelho do povo.
E os militares, juízes, procuradores, delegados, garis, garçons e etc, idem.
Academias militares não são monastérios de onde só saem santos que querem o bem do Brasil.
não ;e a carga tributária?? vc viaja demais!
Melhor comentário sobre o tema. Na verdade, para fazermos uma comparação de PIB, é necessário primeiro termos os mesmos critérios em todos os Países, coisa que não acontece.
Em praticamente toda Europa e OCDE o PIB das drogas, prostituição, pirataria são computados, isso não ocorre no Brasil. Estudos dizem que se levados em conta , o PIB do Brasil teria um incremento de uma Argentina, algo próximo de 37% de incremento ou cerca de 600 bilhões de dólares.
Então percebemos as distorções aqui mesmo na America do Sul, por exemplo, o nanico Equador, com sua agricultura pequena, poucas indústrias e mercado consumidor de 17 milhões de pessoas tem um PIB de 111 bilhões de dólares, enquanto toda região norte, que é do tamanho da Europa ocidental, com milhares de industrias, grande produção agricola e população de 19 milhões de pessoas tem um PIB estimado de mais ou menos 73 bilhões de dólares!
Só para esclarecer um pouco, a zona franca de manaus tem mais de 600 industrias, praticamente toda fabricação de motocicletas do Brasil e boa parte dos eletroeletrônicos são feitos lá.
A região conta com cerca de 40 milhões de cabeça de gado, grande quantidade de minério de ferro, grandes hidroelétricas, petróleo, gás , etc…
Como pode o PIB do equador ser maior?
Eu poderia fazer outras comparações como o o PIB do Uruguai ser praticamente o mesmo de Santa Catarina, mesmo que esse estado seja mais Industrializado, desenvolvido e com mais do dobro da População.
Tem País com setor primário, secundário e terciário pequenos, que se resumem a meia dúzia de itens, e que mesmo assim apresentam um PIB maior que o PIB da região Nordeste ou da região Sul(que tem PIBs semelhantes)!
Então, enquanto não tivermos a mesma métrica para estatísticas de PIB e/ou IDH, não adianta fazer comparação.
Isso é uma questão estrutural !
O sistema tributário brasileiro é oriundo do Estado arcaico patrimonialista , a indústria demanda uma simplificação radical dos tributos para continuar existindo em nossos tempos. Mas não se iludam achando que isso é culpa de algum governo especifico , a culpa é do “presidencialismo de coalisão” que é eufemismo para cleptocracia.
Olha o último gráfico quando começou essa queda e depois bosteje algo.
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/numero-de-familias-pobres-com-dividas-atrasadas-alcanca-nova-maxima-historica/
Esse governou que está no fim bateu vários recordes ..
Negativo!
Mas o problema são os comuna atrás da porta ..
mito mito mito!!!! “Até 2012 crescia…….” depois do inicio da guerra híbrida contra o Brasil nos protestos de 2013 (e todos os seus acontecimentos posteriores, lawfare, etc) o projeto para quebrar o capitalismo brasileiro e recolocar o país como subalterno do grande capital FUNCIONOU……ai foi só ladeira abaixo.
Espera ano que vem então
vou esperar o ano que vem pra rir de vc
A indústria demanda TODA uma nova estrutura tributária. A atual é uma excrescência.
A indústria demanda também transformações de infra-estrutura. A atual é abaixo do péssimo.
A indústria demanda também de um mercado de capitais promissor. O atual é muito ruim. Por sua vez estes, dependem de poupança interna. A nossa é das piores da AL, isto é, das piores do mundo.
A indústria demanda também energia barata. A nossa, com um put@ potencial du garai, mas com esse mercado completamente disfuncional, por incrível que pareça, é cara.
A indústria demanda também um programa de compras governamentais organizado e robusto. O atual é praticamente inexistente.
A indústria demanda também mão de obra qualificada, que depende de um sistema desenvolvido de educação pública. O atual é Z4 no PISA.
A indústria demanda também investimento P&D, que em TODOS os países desenvolvidos do mundo (inclusive OCDE) se dá com fundos públicos. O nosso investimento é uma piada… de mal gosto.
Finalmente, de nada adianta se mantiver essa mentalidade mofada, anos 50, de desenvolver para o mercado interno. “Substituição de importações!”. Cof cof… muita naftalina!
O mundo girou muito! Industria depende de produtividade e, consequentemente, escala! Todos os novos países industriais se desenvolveram mirando o mundo, não seu próprio umbigo.
O mercado da nossa Agroindústria é o mundo, não só o Brasil.
Se Embraer vendesse só para o mercado brasileiro, já teria quebrado há décadas. A Embraer é fod@ porque vende pra cacete no mercado AMERICANO. WEG, Taurus idem…
Por isso… Abertura de mercado, acordos comerciais… são fundamentais para trazer modernidade ao parque industrial e não manter esse arremedo de indústria de 2a geração cheio de proteções, lobbys, crédito subsidiado.
Enquanto isso, os brasileiros caem na porr@d@ entre si para suportarem seu populistazinho do coração.
Paz à todos.
É melhor separar a região Sudeste desse Brasil e criar um país com chance de avançar. A região sudeste paga impostos federais que vão alimentar bolsas esmola no Nordeste e manter o cabresto eleitoral dos políticos corruptos que eles insistem em votar. O Brasil nasceu errado e não vai mudar não adianta fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes! E o mesmo vale para a região Sul e a Centro Oeste que separados do Brasil seriam países muito melhores sem o peso morto dos mortadelas
Não adianta fomentar essa discriminação.
De onde vc acha que vieram Maluf, Aécio, Bolso e família e outros tantos exemplos de políticos do Sudeste?
A diferença é que aqui, por ter mais dinheiro, se rouba mais.
Ah!
Segundo o Guedes (argh!) ‘a gente rouba menos’.
Confissão de culpa, até agora impune.
Se o problema for os políticos do Sudeste, que roubam mais como você entende, então será melhor para o Nordeste se livrar disso se tornando independente também. Assim poderão viver como desejam sem esses problema.
Dizem que é melhor ler essas barbaridades do que ser cego…
Vou te contar um segredo, gênio.
O L. teve mais de 57 milhões de votos. O NE foi responsável por pouco mais de 21 milhões. Entendes que faltam pelo menos 36 milhões de votos das outras regiões? Se dependesse apenas do NE, ele não ganharia.
Qual é a solução para os mais de 21 milhões de eleitores dele no Sudeste ?
Ah, estuda melhor a história, jegue. O contributo do NE na história desse p aís foi enorme, foi uma das regiões que pagou o preço mais alto para manter a integridade e a centralização do poder do imperador.
Sabes o que foi a Revolução Pernambucana?
Sabes o que foi a Confederação do Equador?
Movimentos iluministas e republicanos , contrários ao poder absolutista e monárquico português e os enormes gastos da Família Real e seu séquito — a Capitania de Pernambuco, então a mais lucrativa da colônia, era obrigada a enviar para o Rio de Janeiro grandes somas de dinheiro para custear salários, comidas, roupas e festas da Corte.
Pernambuco e suas elites mais iluminadas e progressistas, foram ceifadas em nome do império, a centralização do poder e seu autoritarismo. Favoreceram uma rede de poder condescendente com as ” famílias tradicionais ” e retrógradas. A elite do atraso.
Como retaliação, Pernambuco perdeu grande parte do seu território .
Prezado.
Seu candidato teve a enorme maioria dos votos do interior e áreas rurais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O que nós EUA são chamados de ‘red neck’
Aqui, conhecemos como caipiras.
Desculpe-me.
O comentário era para o sujeito preconceituoso acima e não para vc .
Ok?
Thiago, isso vem de um estranho hábito que surgiu de analisar a eleição brasileira como se fosse a americana e ficar procurando “swing states” ou outras bizarrices deles. Alguns chamam isso de “americanalhação”. Em vez de copiar as qualidades surge um desejo de pegar os defeitos dos EUA e adotar por aqui.
Sabes o contributo do NE e da sua população durante a Segunda Guerra Mundial ?
Sabes o que foram os Acordos de Washington e como beneficiou o Sudeste? No obstante os recursos naturais, humanos( soldados da borracha) e territórios cedidos aos americanos fossem das regiões Norte/ NORDESTE, os dividendos da guerra ficaram com Sudeste … que engraçado.
Logo uma das regiões onde os simpatizantes dos NA##ZI##s eram bem mais numerosos.
Sabes o que foi a política do café com leite?
Se não sabes vá se informar, jegue.
Até eu, que não cresci nesse país, nunca frequentei uma escola brasileira, nunca rside mais de 5 anos no mesmo lugar, conheço a trajetória dessa nação. Enquanto você, que teve essas possibilidades, prefere permanecer uma ameba ignorante.
Vc está maluco?
Aí nós tornaremos a República Messiânica Cleptocrática do Sudeste, onde o papel das Forças Armadas será realizado pelo pessoal de Rio das Pedras com o Queiroz como Comandante em Chefe.
Deixa assim que o Nordeste nos salvou.
Depois que montarmos a aduana e os postos de fiscalizacao na nova fronteira. Podem fazer o que quiser do outro lado.
Vc entende que se São paulo virasse um país, teria apenas 46 milhões de consumidores?
Entende que esse mercado não sustentaria a grande quantidade de indústrias em São Paulo e consequentemente haveria uma desindustrialização com perdas severas de empregos?
Vc entende que bancos como Itau e Bradesco ganham bilhões fora de São paulo, bem como empresas como CVC, AZUL e GOL?
Vc entende que São Paulo é o segundo estado com a maior quantidade de bolsa família?
Se São Paulo virassse um País , seria menos relevante que a Argentina!
Seriamos livres do 5tf e toda corja tais como ghedel, kabral o liberto, hhandolf gazela, rainam kanalheir, um pais de verdade e prospero.
Leitura e matemática na infância ajudam na interpretação de textos e gráficos, mesmo quando a matéria é embaçada ao não dizer claramente se tratar da participação industrial do PIB brasileiro. O soluço de 2003 à 2009 fruto da política de campeões nacionais cobra seu preço até hoje e o gráfico apresentado se encerra em 2017. O especialista sugere que aumentar impostos é bom? Desde 1985 o PIB industrial vem caindo e pronto, já o AGRO…
O ponto de inflexão para a decadência nacional foi o início do endividamento criado pelo militares na década de 1970.
O Mundo inteiro segurou a onda com a crise do petróleo e o Brasil entrou firme nos empréstimos internacionais para implantar uma política de desenvolvimento.
Foi a época do ‘Ame-o ou deixe-o ‘
Depois os desastresa com os defaults da era FHC.
O que veio depois, foi tentativa de reparar os danos.
Como disse, falta de leitura e matemática na infância dificultam interpretação de textos e dados e deixam as mendes férteis para assimilar narrativas fáceis…sem mais comentários por aqui amigo vermelho!
Vc disse e vc mesmo não começou a se aperfeiçoar na leitura e matemática.
Sem mais delongas.
Saudações!
É nós bebendo pinga da cana que nois colheu , para o azar do playboy , a roça venceu !
É nós gastando a grana do gado que nois vendeu , para azar do playboy , a roça venceu ! ….O Agro mata…a fome do mundo !!!!!!
O que salva o Brasil é Agro e Mineração
De quem foi a grande ideia de vender toda a soja e carne para a China?
Vai vender a soja para quem? Ó sapiência econômica, mostre outra solução por gentileza.
É cada mané que aparece aqui…. volta a fazer protesto no tiro de guerra e reclamar das urnas. Imbecilidade.
Dos vendedores… A milenar Lei da Oferta e da Procura. No estado planificado vermelho isso não é conhecido! Se surgir outro comprador que pague mais garanto que mudam!
Estado planificado vermelho.
Huahuahua
Faz o L com Mercadante, Hadad, GabiGoli e outros entendidos da economia progressista… Assalariados e ferrados pagarão o pato! O Agr, mesmo visto como Fascista pela nova liderança, vai continuar pautando a economia brasileira…
Faz o ‘P’ de perdeu!
O Brasil ganhou Lula, Mercadante, Hadad, Dilma, Sergio Cabral, etc.. Parabéns Alfredo! Ainda falaremos sobre isso … Apena branca para você.
O dono da soja e da carne vendeu para quem queria comprar….é do dono…ele decide…
O nome disso é falta de política nacional.
Vê se americanos, chineses, russos, alemães e etc vão deixar o dono da soja vender para quem bem entender em época de crises, desabastecimento ou mesmo fome de parcelas da população.
Só aqui mesmo que a bancada rural, aliada desse governo, consegue emplacar essas coisas
O unico instrumento legal é taxar exportações….
Começou em 2012 quando elegeram a estocadora de vento.
Agora com o pintor de ciclovias teremos mais e mais pedaladas.
Em contrapartida temos o B que pede a V que proteja M. Temos aí um triângulo amoroso rsrsrsrs
Temos aí um mini, que não enfrenta de peito aberto? Senador vitalício para que?
As vezes torcer para o Brasil é mais frustrante que quem torce para o Vasco ou São Paulo hoje em dia kkk
E os bolsonaristas negam que o Brasil vai mal…
São fanáticos. Tipo uma seita.
Não ouvem nada, só o que querem.
É assustador. Lembro de outros movimentos assim na história…
Brasil pegou várias situações, cara. Queria ver se fosse o ”eleito” governando o país em meio a uma pandemia, guerra e afins. O Brasil foi um dos países que mais se saiu bem durante tudo isso. É falta de visão da parte de vocês reconhecerem isso. ”É assustador.” É mesmo? Relaxa que o ASSUSTADOR de FATO começará daqui um tempinho e farei questão de tirar print do seu comentário só pra via de confirmação do que estou dizendo aqui. Vai achando que o governo do ”eleito” será as mil maravilha, vai. Já viu quem é o ministro da economia, né? Já viu a patota do dinheiro no bolso, roubado do povo, tudo entrando para o governo do ”eleito”. Mercadante, Haddad e toda a desgraça a mais. Relaxa que o ASSUSTADOR está vindo e a CAVALO.
” O Brasil foi um dos países que mais se saiu bem durante tudo isso ”
Se saiu bem mesmo;
30% da população da miséria
Recorde de desmatamento
Recorde de informalidade
Recorde do dólar quase 6 reais
Recorde de Saída mensal de capital da bolsa
Economia brasileira estagnada no maior período da história.
Recorde de fuga de capital estrangeiro
Recorde de famílias endividadas
Poder de compra tem o menor nível desde a criação do plano real
700 mil mortes
Salário mínimo sem aumento real em 4 anos .. ( agora nos 45 do 2 tempo ele decidiu aumentar )
Oque é se sair bem pra você ?
metade ou mais do que afirma não é verdadeiro…
O recorde de desmatamento coube ao 1o Governo Lula e Marina Silva. O status da estatística
A informalidade está relacionada ao crescimento no qual primeiro os empregos informais crescem puxando os formais. A leitura que o amigo viu é justamente o contrário, onde a tx de desemprego caiu para os melhores 10 anos
O Brasil é hoje o 4o país no ranking de maior investimento estrangeiro. Elenque quem é mais? Sobre a bolsa em específico, separando os investimentos acima do de mercado de capitais, a bolsa brasileira esteve entre as que mais valorizaram. Se o amigo refere-se às quedas do último mês, isto ocorre justamente porque quem é dono do dinheiro não confia no novo governo eleito.
A economia brasileira está melhor atualmente nos últimos 4 anos que a maioria dos demais principais países…no range dos 4 anos, mesmo lutando contra o residual da crise dos governos de esquerda que afundaram isto sim enquanto o mundo crescia, ele saiu da crise residual gráfica, subiu, caiu menos na pandemia que os demais e subiu mais rápido que eles….compare Inglaterra, China, EUA,, Alemanha, França, Japão nos 4 anos versus Brasil nos 4 anos…
Esse é o seu problema. Mesmo com dados e gráficos quer relativizar essa porcaria do governo atual. Seguinte: dica de graça e direta do tio, volta a tentar fechar rodovia e querer voto impresso auditavel.
mas o grafico é claro ..São 22 anos no total….e o governo atual só participa de 16% do período….
se quer comparar o governo atual então tem de fazer os últimos 4 anos de todo mundo…e o resultado é bem diferente….só não dá para tapar o buraco de 18 anos que não participou….o grafico é claro….e pilote os demais países….também aloquei num dos comentários o fenômeno da desindustrialização….ela é geral para Alemanha, França, EUA, Inglaterra, etc….o setor de serviços tem ocupado cada vez mais este papel nas economias globais… e há adia tô, quando o colega for tentar argumentar que economias menores asiáticas pelo contrário se industrializaram, faça o check pois de quando ocorreu é porque ocorreu e porque no Brasil não ocorreu…
Daqui a 72 horas vai mudar.
Kkkkkkk
Ainda bem que em 2020 e 21 não teve uma pandemia global.
E nem uma guerra em 22 que alterou de forma drástica os preços dos combustíveis, alimentos e energia.
Crise hídrica também nunca existiu nesses últimos quatro anos.
Ufa.
Imagina se tivesse tido algo assim. Pensei que era coisa da minha cabeça.
Guerra ? Brasil está bem longe do olho do furacão não vem com essa desculpa que não cola .
Claro.
Isso não afeta de jeito nenhum o Brasil.
O Brasil não importa gasolina. Não importa diesel. Não importa fertilizante. Não importa manufaturado. Não importa nada.
Não é?]
A ignorância é uma benção.
O que importa é que o caminhão de mudanças já passou no Planalto e até o cercadinho do Alvorada já foi desmanchado.
Chega desse circo de horrores ao qual o País foi submetido nós últimos quatro (ou seis) anos.
E viva o circo de horrores que será os próximos 4 não é?!
Isso se o descondenado não morrer ou sofrer um impeachment…
Cara!
Vc ainda não aceitou?
Relaxa!
O mundo esta interligado economicamente e com a nova rota da seda ficara ainda mais.
Acorda realista!
Mais um babão passando o pano para o péssimo governo atual. Perguntinha: onde está o mito depois das eleições? Mundo parou pois a criancinha fez birra no Planalto? Para de ser burro e aceita a realidade. Cobre o futuro governo, mas pare de passar o pano nessa meleca atual.
Cara, deixa de ser ignorante. Onde você viu eu defendendo o atual governo?
Brasileiro tem memória curta feito você.
O mundo passou pelos piores três anos desde que virou os anos 2000.
Uma pandemia global que parou tudo por dois anos e depois uma guerra que afetou a todos. E afeta.
Deixa de ser cego, ignorância.
O Editor ama colocar essas matérias para gerar engajamento e ver o pessoal brigar por causa de político.
Peraumpouco…
O Bolsonaro é um completo inapto, mas todo mundo sabe que economia e danos gerados a ela ocorre no médio longo prazo.
Logo afirmar que isso seja resultado do Minto é ignorância absoluta ou má fé absoluta.
Só lembrando que no governo deste inapto além de uma pandemia mundial devido a sua incapacidade cognitiva ele foi amarrado via pés e mãos pelo poder judiciário em acordo bem questionável com o poder politico.
Alias é devido a esse sincretismo absurdo entre poder politico e poder judiciário que vemos o Sr Alexandre de Moraes dar declarações absurdas agindo como se fosse um Eliott Ness ou seja como se fosse um policial a serviço de um plano politico, quando na verdade é um Juiz da Suprema Corte e deveria ficar calado.
O dano a industrialização do Brasil é obra começada em 1985 com a queda dos militares.
Nossos militares apesar de muitos defeitos tinham compromisso com politica de estado e não de governo, de lá para cá a situação tem ficado cada vez pior, mesmo com o advento do plano real uma maravilha cercada em um oceano de incapacidade ou má fé que e composto pelo nosso poder politico junto com o nosso poder judiciário…
FAZ ARMINHA E BANDEIRINHA QUE RESOLVE
A queda começou em 2003 como Loula kkkkkkkk
Vc viu o gráfico ? Com ele aumentou
A tendência do gráfico é clara é de queda da participação industrial, e vem a um bom tempo, desde 2004, as razões ou parte foram colocadas pelo GFC_RJ, e não vejo como mudar, apenas deve em algum momento atingir um chão e ficar ali.
Brasil vive uma crise q se arrasta a pelo menos 10 anos ,e quando começamos a sair do buraco , povao foi e fez o ”L” em troca da picanha ..o caminho da prosperidade nunca foi fácil ou e processo rapido , mt pelo contrario ,e mais uma vez vamos ficar pelo caminho , vamos merecer cada M q acontecer de agora em diante, vamos ver como o País vai estar daki a 4 anos … ai veremos quem tem razão…é esperar pra ver esse novo ”milagre economico”
Se vc saiu do buraco, eu não sei.
Só sei que um monte de gente entrou na fila do osso porque não tem dinheiro para comprar comida.
A q buraco q vc se refere eu n sei …problema de vcs e q n possuem visão de mundo , apenas o ficam no discurso facil e em demagogia politica , discursos baratos hipócritas , n se interessam no processo economico ou construção de mundo ”equilibrado” ,ou sequer sabe o q é uma cadeia produtiva ..q seja , veremos daki a 4 anos como vamos estar , ou se vc vai voltar aki pra culpar o ”mito” .. e dar desculpas 1000 pelo seu idealismo politico pelo nosso fracasso…ate pra se ter osso , e preciso criar e produzir .. n se esqueça , cadeia produtiva q ainda esta se recuperando do ”fecha tudo”e dizem q ainda deve levar pelo menos mais 4 anos pra se voltar a normalidade , isso se as coisas caminharem ”honestamente” se e q me entende , mas tudo bem , vamos reescrever a historia , isso nunca existiu .. narrativa esta ai pra isso
.. sopa de tutano e uma blz .. experimente vc tb
Tá bom.
Agora vai buscar o Toddynho que a vovó está chamando.
Estamos cansados de liberalóides de sofá.
FHC, único cara da esquerda que sabe matemática básica no Brasil KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ou seja o analista do texto é Bolsominion, pois falou tudo que o Bolsonaro aplicou ou tentou aplicar, e o Lul@ ta vindo aí pra imprimir 200bi para dar para os banqueiros, e quem vai pagar são os pobres, podem chorar quem fez o L mas década perdida desse século quem criou o ParTido.
E ainda tem uns “iluminados” que vociferam que não devemos investir em reindustrialização, que temos mesmo é que focar no agro, quase como uma obssessão e continuarmos eternos exportadores de commodities…Tá aí a consequência.
Desde quando Espanha e Portugal são países latino-americanos?
https://www.cnnbrasil.com.br/business/ipea-revisa-projecao-de-crescimento-do-pib-brasileiro-de-2022-de-28-para-31/
e agora, o PIB novamente revisto com mais um aumento….do que antes imaginavam 1,4% no inicio do ano, agora o realizado é de 3,1% segundo IPEA….
Só uma questão, como estava em 2010 ?
Ficou meio confuso esse intervalo de 2000 até 2020.
Pelo o que consta nesses dados todos os governos foram péssimos, caindo desde o ano 90.
Talvez algum dia tenhamos algum bom rsrr…
Esse número foi caindo, passando por 3,6% em 1990, 3,1% em 2000, 2,4% em 2020 e, em 2022, 2,3%.
Pelo o que consta nesses dados todos os governos foram péssimos, caindo desde o ano 90.
Talvez algum dia tenhamos algum bom rsrr..Falou informarem o do ano 2010.
Esse número foi caindo, passando por 3,6% em 1990, 3,1% em 2000, 2,4% em 2020 e, em 2022, 2,3%.
Até hoje nossos super, hiper “inteligentes” economistas, políticos etc não aprenderam que comoditties não dão lucro.
Banana, batata e carnes não são tão lucrativos como semi condutores, tecnologias etc.
Se pegarem a pauta de exportações do Brasil hoje, verão que é quase a mesma da época do império.
A maior moeda do mundo hoje, é o conhecimento tecnológico.
Acordem !
Ouro, minério de ferro, madeira, açúcar, café, milho e soja em farelos para beneficiamento e industrialização lá fora.
Muda nunca.
Concordo em gênero, número e grau.
De todos os ruins presidentes escolhidos pelo povo, esse foi o péssimo deles !
Putz e olha que no auge de meus 60 anos de existência já vi de quase tudo em se falando de políticos, mas esse realmente é o “mito ” do desastre anunciado.
está entre os que mais reformas necessárias realizou….
Reforma de que meu filho ?
Da casa dele ? Da família dele ? Das 51 casas que ele comprou ? Da moto dele ?
Você precisa aprender muito sobre política ainda.
Enquanto estamos aqui defendendo ou criticando ele (que sim, foi péssimo), quem realmente tem muito dinheiro no país, está financiando atos ante democráticos para não perderem o “osdo” que roem há anos, as custas do sofrimento do povo.
E ele que de tão nacionalista é, quer fugir para a Itália com a família por medo das consequências das Mer&_$@das que fez.
Me diga uma reforma “necessária” que ele fez para o povo ?
Ou seja , tudo que favoreceu aos empresários BI e até trilhonarios no Brasil.
E todo mundo sabe que leis no Brasil só são seguidas e respeitadas pelo povo.
Se fosse por todos, hoje teríamos as melhores telecomunicações, internet etc do mundo.
Mas temos ???
Sério que está pegando uma propaganda mentirosa dele para tentar justificar a tragédia .
Tema deveria ser mais amplo e análise restrita a 2017 o resto falado é puro achismo.
A desindustrialização é um sinônimo disso…
sobre desindustrialização, indico esta matéria interessante
https://diplomatique.org.br/as-ideias-prontas-sobre-a-desindustrializacao/
Ótima matéria
Tu não acredita nessas coisas que tu escreve. Tu quer fazer contraponto. Esse cretino pensou que ia privatizar a saúde e a educação.
Fracassou. Ficou de birrinha até hoje. Já vai tarde. Cretino. Pior é que deixou outro no lugar.
Mestre Esteves,
A desindustrialização não ocorre na Europa e EUA?
Só dá para continuar entre um sim ou não….picotes ou jargões da década de 70 não podem ser usados para particularizar algo que não é particular….é uma luta dentro de um aquário sendo que existe um oceano….
Desindustrialização ocorre em toda a Europa e EUA…..óbvio isto não é bom, a questão é porque? uma vez que não é fenômeno Brasileiro particular. Óbvio todos sabemos, o capital é indústrias foram deslocados ao oriente, onde havia baixo custo de Mao de obra e similitude fiscal e jurídica….oras, todos sabemos então não podemos esquecer quando este tipo de matéria surge….
Mas vale a pergunta….oras, o Brasil tinha ?é tem baixos salários….porque não entrou no eixo do deslocamento???? Isto sim ajuda a pesquisar e entender, não dizer o óbvio….pois o óbvio é que até EUA se desindustrialização….hoje eles tem planos para isto…e nós?
Professor,
A desindustrialização é uma atividade ou um fenômeno que avança desde os anos 1990 com a queda do muro, a extinção das barreiras e a globalização.
Aqui na rua abriu mercado autônomo. Não tem ninguém lá dentro. Faz o cadastro pela internet e retira. 24 horas. Aqui no centro abriu um Oxxo…só tem um ser humano pra cuidar da grana no caixa.
As indústrias estão mais competentes. Essa chinesa que tá trazendo carros pra cá…a BYD…20 anos atrás faziam máscaras e canudos. Hoje fazem carros elétricos e baterias para carros elétricos.
Produtividade. Competitividade. Inovação. Tecnologia. Isso destrói empregos. O Twitter tem ou tinha 150 funcionários faturando 150 bilhões de dólares. Pra uma indústria faturar 150 bilhões de dólares precisa ter quantos empregados? Quantos trabalhadores são necessários para fazer uma indústria faturar 150 bilhões de dólares?
Perceba…
A China compra farelo de soja do Brasil para industrializar lá. A China compra óleo bruto vegetal do Brasil para refinar lá. Gerar emprego lá.
A América do Sul só vai sair da vala se gerar postos de trabalhos. Em qual setor? A internet destruiu os comércios e os comerciantes. Sem comércio, o que havia de indústria foi diminuindo…diminuindo.
Qual setor? Indústria sem dúvida. Qual? Indústria pesada, montagem pesada como tanqueiros, transportes, engenharia civil e militar, segurança, defesa, construção, locomoção.
Pra isso precisa de muita grana que os governos não tem e os bancos querem emprestar…querem emprestar nas condições deles como todo banco deve ser.
Deve ser como?
Carro de 200 tem muita eletrônica. Tem chips. De onde vem os semicondutores? De onde?
É a história da Grécia. Ajudamos na recuperação mas tem que fazer negócio aqui e ali.
Um combo do Big Mac custa US11,50 nos EUA. Aqui custa 40. Se multiplicar pelo dólar, lá custa mais caro? Mas lá os menores salários são 2 mil X 11,50 do Big Mac. Aqui os menores salários são 1 mil X 40 do Big Mac.
Nossa renda nacional segue perdendo valor. Não é somente custo de salários. Pra que investir em um país com 200 milhões de habitantes e uma classe com poder de consumo de 10 milhões? O investimento foi pra Ásia porque na Ásia salário tem poder de compra para consumir o que eles fabricam e vendem. Olha a distância que tem que percorrer pra tonar o Brasil inclusivo…cadê os transportes aéreos, cadê a cabotagem, cadê o transporte fluvial? Cadê a despoluição dos rios? A cidade de São Paulo tem 3 mil rios enterrados.
Essas indústrias indianas de motocicletas que estão entrando aqui. Vinte anos atrás elas produziam aqueles triciclos com tração humana. Hoje só perdem em volume para japoneses e chineses.
E nós? Quando vai chegar a hora de contarmos ao mundo que somos capazes de produzir motores?
O que tem nesse Brasil é troca de cretino. Sai um entra outro. Sai outro, entra um.
Segue o enterro?
Eu não sabia que o FT também fazia análise econômica mas o autor dessa matéria esqueceu de falar que o FMI também colocou o Brasil como um dos países que menos se deixou afetar pela pandemia e também um dos países que melhor se recuperou após isso.
Típico jornalismo conveniente.
Lula tem uma grande vantagem em relação ao Bozo, ele não tem uma Paulo Guedes pra tesourar os investimentos, seja militares, civis, etc… Lula já disse que vai botar dinheiro em projetos estratégicos, acho que finalmente o mtc-300 vai ficar pronto! Pode vir mais coisa por ai, IA-2 remodelado, artilharia nova, Astros 2020. O Centauro mesmo também parece estar garantido
FA vai ficar mais bem equipada que na época do Bozo, ex-militar,kkkk
Impressionante.
Interpretam gráficos. Gráfico é gráfico. É analítico.
Verdade, nem precisa. Basta andar pelas ruas. A queda do poder de compra da moeda nossa está representada em milhares de negócios fechados decorrentes do desemprego, da inexistência de financiamentos e créditos, de demandas, dos preços.
Cidadão perde o emprego. Dois anos depois desiste de procurar. Ou antes até. Vai comprar franquia de comida, vai abrir comércio de bairro, vai virar Uber ou autônomo. Qualquer opção tem como resultado o empobrecimento quando não a falência com dívidas.
A financeirização começou lá nos anos 1970/80 com cheque especial, cartão de crédito, desconto de títulos, financiamento de capital de giro, renegociação de dívidas. Vem assim até hoje. Para compensar a destruição dos salários tome crédito. A moeda tá fraca tome dívida.
Apesar dos shopping centers, no país que inventou os shoppings centers, terem entrado em decadência já nos anos 1970/80 seguimos avançando abrindo cada vez mais shopping centers. Aqui tem taxa de ocupação ridícula embora as associações de grandes lojistas como a Alshop prefiram contar diferente. Até o shopping Iguatemi tem pontos fechados. Outros shoppings que ainda não fecharam aguardam milagres como investidores compradores das Arábias.
Durante e após a pandemia foi moda abrir supermercados. Dezenas, centenas, embalados pelas demandas dos pânicos. Cada boato de paralização e de guerra civil era e ainda é fila nos supermercados. A carne foi a 100. O arroz passou de 20. A laranja…quem lembra dela tá 15. Abriram supermercados em uma velocidade estonteante afetando as vendas dos hipermercados como Extra, Big, Bom Preço, Wal Mart. À saída foi investir em atacarejo. Mas Assai e Atacadao (franceses do Casino e Carrefour) afetam os negócios dos supermercados provocando venderem o Pão de Açúcar.
Confusão. Negócio dentro de outros negócios canibalizando e descapitalizando uns aos outros. Então…o negócio mesmo é vender para algum fundo e ir fechando os ativos menores…como Lá Basque, Prata e…ir automatizando para reduzir custos com empregos.
É óbvio que a pandemia afetou o desempenho das economias. É óbvio que a pandemia fabricou bilionários instantâneos. É óbvio que a pandemia prestou para concentrar renda. E qual foi o remédio para a pandemia? Vacina e máscara. Exatamente como fizeram e fazíamos em epidemias passadas: distanciamento, higienização, limpeza, água filtrada e remédios recomendados por cientistas.
Quem instalou o pânico? Quando Esteves era miúdo recebia vacina na escola e tinha que manter distância de 1 braço do coleguinha. Ninguém reclamava de vacina e ninguém reclamava da distância.
Por que a pandemia voltou? Porque crianças não foram vacinadas. Porque crianças não vacinadas estão espalhando, novamente, as pandemias de sarampo, tuberculose, gripes, dengue, COVID…fazendo as farmácias e os laboratórios faturarem bilhões com vitaminas, remédios para imunidades, xarope, anti gripais (nunca saem de moda). A Drogasil deveria mudar o nome para Drogamina. É vitamina pra todo tipo de queixas.
Hospital matou tanta gente que gente viva prefere ir na farmácia. Encosta no balcão e pede kit.
Não tem 1 PF que presta na cidade. Fecharam. Moela, bucho e fígado viraram prato de PF. O PF tradicional de arroz, feijão, batatinha, bife de contra acebolado, saladinha, ovo…cadê? Esteves desistiu de churrascaria. Só se for de 200. As churrascarias de 100 tão servindo picanha de abutre. Pai do Céu. PF de 38 e não presta.
É óbvio que o país piorou e vem piorando nas últimas décadas como consequência da ausência de políticas econômicas permanentes. O que fazem é oferecer fiado e fiador. Os bancos agradecem quem aplica em títulos. Depois que desconta a comissão do banco, a comissão da corretora, os impostos…quanto é que rendeu deixar a grana parada quando não perde no trade?
É óbvio que o mundo funciona com acúmulo de capital. Apropriação das riquezas. A China apropria-se das matérias primas e do trabalho, a Europa apropria-se dos turistas, os EUA travam uma batalha pelo dólar e o resto passa fome. Por que um smartphone custa 10 mil se um telefone celular dos anos 2000 custava 100? Telefone celular com câmera, internet e voz custava 300. Mas tem os aplicativos, tem as redes sociais. Tá.
Nem comento carro de 100 mil porque carro bom tá 170. Ou 200.
O mundo precisa encontrar respostas para as crises fiscais (despesas maiores que as receitas, quedas nas arrecadações, destruição dos empregos, fechamento de indústrias, protecionismos exagerados, falta de investimentos em infraestruturas, juros elevadíssimos na América Latina), para as imigrações, para a fome, para as intolerâncias, para as ausências de poder público na edução, saúde, segurança, habitação, inovação, tecnologia. O mundo precisa de menos banco e mais trabalho.
O Brasil precisa de estabilidade e continuidade. Deixar de pagar contas não é plano de governo. Deixar de investir não é plano de governo. Deixar de cobrar não é plano de governo. Esse jogador aí que deve 12 milhões pra Receita…deveria ter deixado de comer bife com ouro e pagar a conta no país dele. Essas duplas sertanejas…tem uma aí que deve 8 milhões, outra deve 15 à Receita…não deveriam receber do Ministério da Saúde como fizeram aqui na cidade…cachê de 1,5 milhão devendo 22.
É óbvio que o Brasil segue remetendo bilhões de dólares para paraísos fiscais desde…desde…o Nilo lembrou dos 247 bilhões de dólares remetidos pelas contas CC5…dinheiro que saiu após as privatizações. Significa que o dinheiro veio e foi. Entrou, especulou na Bolsa como estão fazendo com as estatais vulgo Petrobras, dobrou e voltou pros donos. Aqui ficou royalties à pagar.
247 bilhões de dólares…Nilo…Nilooooo…quanto da isso?
Nilo, Nilo, é verdade que em 22 só de madeira mandaram 60 bilhões de dólares pra fora? É verdade isso, Nilo? É verdade que de ouro (22) foram mais de…de…150 bilhões de dólares?
Nilo, cadê a polícia? Tá na manifestação?
Mata nada. Tem uns bois no leilão do Canal do Boi…30 mil, 40 mil.
Mas a turma quer mesmo é botar a mão na grana. Todos. Sempre.
O ultimo gráfico deixa claro que a partir de 1985, o país sofreu forte desindustrialização, o que ganhou mais força ainda a partir de 1990, com exceção do plano real em 1994 e do boom das commodities em meados de 2004 até 2008.
No geral o br vai se tornar um país de comerciantes, compramos barato da china e vendemos para nossos iguais com 200% de lucro…
Eu chuto que a CF de 1988 tem sua cota de culpa na desindustrialização do Brasil, deu muitas garantias e poucas obrigações o que refletiu em todas as leis abaixo dela, pesou pro empreendedor industrial.
Acho que perenizou o que já vinha desde antes de 1964 e que ficou retido. Após a redemocratização com a CF de 1988 viramos um país com legislação moderna, proteções sociais avançadinhas como os estatutos dos funcionários públicos e essa previdência social que deveria mudar o nome para Calote Nacional…50% da dívida ativa pertence aos bancos.
Banco nunca sai de moda.
a CF88 não é ruim, mas tem distorções de fato…..queria socialializar direitos benefícios Franceses sem ter antes atingido o status francês…
Acompanha as sessão STF. Algumas, por favor. Estão sempre citando, referindo e embasando as decisões, aderindo às legislações da França e da Itália.
Tudo moderno. Mas lá, na Europa, tem quem pague a conta. Aqui sempre cai nas costas do estado que devolve a conta pro cidadão.
O país politizou-se em demasia. Os meninos aqui são bravos com o E.
Lewandowisk perguntou se era isso que a comissão processante queria. Parar no E. Botou em votação. Aprovaram parar no E. Mas a comissão processante não representava o Congresso naquele momento. Era matéria de reforma constitucional…não era do alcance da comissão processante nem do presidente do processo.
Olha aí no Rio. 6 anos e não processaram. Tava preso preventivamente por 6 anos. Julgamentos? Tavam esperando a extinção.
Nenhuma CF é ruim. As CF são exageradas.
não há como Mestre Estevez, é uma questão de ciclo..
a Europa fez seu status quo na década de 80, bem estar social, etc….alta renda, PIB e lucratividade e altos benefícios só iais, mas óbvio, a globalização desviou os parques fabris ao oriente em que lá trabalham mais de 40 horas sinais, legisla os ambientais relaxadas e trabalhistas tambem….noves fora, o produto oriental ficou absurdamente mais barato….ou os industriais desviavam suas plantas ao oriente ou iriam a falência… e hoje, temos o que temos….a dívida pública francesa é absurda , encargos sociais e pré idenciarios idem, estão quebrados….não tem mais a grana da década de 80 para financiar isto…
Então neste quadro do verdadeiro oceano, nãos adianta pensar em nosso aquário….
a) dólar alto é melhor ou pior para a indústria nacional?
b) dólar alto é melhor ou pior para exportação de comodities?
c) Simplificacao fiscal, reducao de encargos trabalhistas e benefícios, atraem mais ou atraem menos investimentos em.plantas empresariais externas para o Brasil?
d) China e Coreia do Sul possuem ou possuíram algo diverso do acima elencado?
e) Quantas instâncias podem embargar um investimento de capital externo no Brasil ( lembro que o maior arranha céu do mundo nos anos 2000 seria construído na zona cerealista de SP….mas foi parar em cingapura)
O próximo governo está alinhado com isto ou contra isto?
A China já tem renda per capita 20a30% superior a brasileira….e? estão melhores ou piores..?.acho que melhores….
A Europa sofre com os imigrantes. Se a grana não basta para dar sustento previdenciário e social aos nativos…imagina extender aos imigrantes.
O Putin tá fazendo. Tá prometendo pra quem passar pro lado de lá que vai dar moradia, trabalho, saúde.
Consciências. Algumas pesam mais que outras.
imigrantes ilegais não entram na previdencia e sistema sociais de atendimento Francês.
Ainda ficam minhas questões levantadas.
A França tempo o maior centro de refugiados da Europa. A França declarou-se em dívida para com a Argélia tendo facilitado os pedidos de imigrantes desse país desde décadas passadas quando as mobiletes invadiram Paris.
Ilegais não contam.
Mestre Estevez, as perguntas ainda ficaram em aberto…..
Diante do quadro global e a oportunidade brasileira de tornar-se a bola da vez de atração do investimento externo monetario e de plantas de empresas, quem irá ou iria no Brasil viabilizar:
a) Privatização para a entrada de empresas nos setores de monopolio e oligopolio?
b) manutenção do dolar alto é prejudicial ou benefico a industria nacional?
c) Simplificação fiscal, sindical, e trabalhista?
d) estabilidade nas leis de contratos?
Estamos acenando positivamente ou negativamente para a nossa candidatura ser ser uma sede alternativa ao oriente?
O poder da pelota,
Argentina ganhou a copa.
Acabou a inflacao, economia em franca recuperacao, mendigos felizes nas pracas.
Gritos e foguetes pra todo lado, mas no Brasil! A esquerda promete 4 anos de muita felicidade. Pobre america latina.
TEDinho!!!!!, os parça da Faria Lima, já não é única voz, agora também tem a da Indústria (CNI), os lucros exorbitantes em detrimento a turma do osso e pele de galinha acabou.
Tem proposta para criminalizar o comunismo. Sendo o comunista uma teoria econômica sustentada por um livro…imagino que queiram incendiar bibliotecas, escolas e bares.
Não tem lugar melhor pra debater comunismo que botecos. Bolinho de bacalhau, Original e comunismo.
Eita.
Procurem acompanhar o crescimento da dívida pública nos governos petistas. Financiamentos de Copa do Mundo, Olimpíada. Só para lembrar algumas loucuras feitas com dinheiro público. Nem vou falar em petrolao, Abreu e Lima e Comperj. O governo foi fundo no mercado financeiro e hoje temos juros a pagar pelas próximas gerações. Judiciário e Legislativo com salários e benesses incompatíveis com a nossa realidade. Fica difícil um crescimento econômico.
Saiu a turminha do Judiciário, entrou a turminha dos militares, tudo pelo duplos ganhos, benefícios, e outras coisas….rsrsrs cada um pelo seu.
A foto do Neymar vestido de verde e amarelo chorando em campo pela derrota, é o retrato do abastado que se desligou de suas origens, acostumado a viver na sua redoma de privilégios deu de cara com a realidade, agora chegou o caminhão da mudança, buscar proteção entre os parças, para que senador vitalício? É uma pergunta a ser feita a milhares de centa de famílias que perderam seus entes por tomar cloroquina, mau versão no uso do cofre público, o desmanche das instituições públicas brasileiras, entre elas os de ensino e pesquisa. Como dito pelos próprios correligionários, está inconsolavelmente deprimido, doente da cabeça.
Está?
Nunca Esteve a altura do cargo que ocupa.
O que saia da boca da oposiçção agora sai da boca dos aliados ou ex-aliados “covarde”, por iludir pessoas, por uma esperança de impedimento da posso do presidente eleito que não acontecerá, pessoas na rua morrendo, colocando sua vida e saúde em risco, indo para cadeia.
Dívida pública existe para financiar as despesas que o governo não consegue honrar com as arrecadações. Dívida pública financia o déficit público. O presente governo reduziu a dívida pública ao custo de desinvestimentos. Reduzimos despesas com edução, saúde, segurança, cultura, infraestrutura, defesa, energia, habitação. As polícias não tem viaturas, as polícias não podem emitir documentos como passaportes, os postos e farmácias do sistema SUS estão afetados, as escolas não tem grana para pagar as contas de luz.
Se. Se reduzir investimentos e despesas para interromper a geração de títulos que alimentam a dívida pública fosse solução para equilibrar ou melhorar o déficit fiscal, por que não conseguimos? Por que continuamos parados? Porque quem gera atividade econômica é o estado. Nenhuma empresa constrói rodovias. Os estaleiros fabricam navios se existirem encomendas da Marinha. A Embraer monta aviões se a FAB confirmar os pedidos. A Iveco fornece se o EB confirmar a compra.
Se. Se por conta de todos os desinvestimentos que foram feitos, o Brasil estaria melhor, por que não estamos?
O problema com a nossa dívida pública é que ela somente acontece quando subimos a Selic e fazemos leilões de títulos. Esses juros que remuneram os títulos públicos são a base para todos os outros juros cobrados no varejo. O investidor compra o título com juros de 13,50%. A sociedade paga à partir daí…se for rico. Se precisar de financiamento vai pagar 350% porque a oferta de bancos e cooperativas de crédito no Brasil é 10% da oferta de bancos e cooperativas no Canadá ou nos EUA. Demanda tem. Mas poucos bancos determinam altas taxas.
Investidor coloca dinheiro em país pobre governado por malucos se os juros forem muito altos. Muito mesmo. Investidor prefere a segurança de países historicamente recomendáveis como Europa, EUA, Oriente Médio, Japão e agora a Ásia.
Esse movimento de queda dos preços das ações na Bolsa é provocado por especuladores que vendem os papéis para recomprar na baixa ou trocar pelo dólar. Acontece no mundo todo, mas aqui a especulação é maior porque ainda não temos certificações contábeis e/ou legislação para punir quem alimenta boatarias.
Não geramos emprego, não geramos negócios, queimamos as ofertas/estoques de alimentos para tentar segurar os preços, estamos menos competitivos, perdemos indústrias…o que adiantou não gerar dívida pública?
A dívida pública não pode impedir a expansão da economia e a geração de investimentos em infraestruturas que são atividades básicas de qualquer estado. Nenhum empresário constrói usina nuclear. Nenhum laboratório realiza pesquisas como o Butantan ou a Fiocruz. São investimentos públicos.
Nenhuma empresa forma piloto caçador ou piloto de cargueiro. Quem faz esses investimentos é a FAB.
Salários não se confundem com dívida pública. Salários fazem parte de leis de oferta e procura sustentadas pelos orçamentos públicos. Se um estatutário civil ou militar recebe 100 ou 500, ele não está gerando dívida pública por conta disso. O que deve ser reduzido é o entorno. Menos burocracias. Eficiência sem comprometer o resultado.
Coronel Nery quando na ativa tinha mordomias como motoristas, assentos revestidos com couro e linho, comia carne com ouro, fazia 6 viagens todo mês pra Paris…com dinheiro público? Coronel Nery ia pro Catar cada 2 meses comprar e…pedia reembolso? Trazia notinhas? Essa é a despesa que precisa ser combatida. Mordomos. Jogador de futebol e cantor sertanejo que devem à receita…precisa cobrar.
Estado eficiente. O Brasil pode e deve aumentar a dívida pública para financiar seu crescimento, mas esses juros não podem impedir o consumo.
Essa é uma discussão que ainda sequer começou. Quanto? Até quanto de dívida pública precisa ser gerada para auxiliar as economias à crescerem?
A dívida pública do Japão é 260% do PIB. A dívida pública do Brasil é 77% do PIB. Qual é o segredo para crescer tomando empréstimos, sem comprometer os investimentos em infraestruturas, educação, saúde, habitação, construção, saneamento, segurança?
90%, 120%? Quanto? Quem faz essa conta?
Ciclo e anti ciclo. Quando a dívida pública aumenta, crescem os investimentos que geram atividades econômicas. E por que não deu certo com a ex presidenta? Por que quando fizeram crescer a dívida pública não apareceu maior crescimento?
Porque entrou a crise fiscal. Combater crise fiscal exige atos e esforços antipopulares que presidente nenhum ousa fazer.
a) dólar alto é melhor ou pior para a indústria nacional?
b) dólar alto é melhor ou pior para exportação de commodities?
c) Simplificacao fiscal, reducao de encargos trabalhistas e benefícios, atraem mais ou atraem menos investimentos em.plantas empresariais externas para o Brasil?
d) China e Coreia do Sul possuem ou possuíram algo diverso do acima elencado?
e) Quantas instâncias podem embargar um investimento de capital externo no Brasil ( lembro que o maior arranha céu do mundo nos anos 2000 seria construído na zona cerealista de SP….mas foi parar em cingapura)
O próximo governo está alinhado com isto ou contra isto?
Saberemos quando acontecer. O Brasil precisa de continuidade de investimentos públicos e de moeda com valor. Não existe mais lastro. Cada moeda vale o valor estampado na nota. Os investimentos migraram para a Ásia porque as moedas locais tem poder para barganhar.
A vida econômica é uma feira livre. No Brasil acabaram até com isso.
Bolsonaro foi a maior desgraça na história recente do Brasil. Loteou toda a administração pública, viveu da mentira, incentivou cri mes na Amazônia, livrou a cara de sua família corrupta, manchou a imagem das FA’s e ainda desacreditou o sistema eleitoral. Jaula é pouco para a quadri l ha.
Mais bizarro do que o os desgovernos do molusco de 9 dedos, e da anta estoca vendo impossível !!!
Verdade. O Mito foi tão bom, que conseguiu ressuscitar até o Molusco. Faz arminha!
Cadê o mito,salvador da pátria !!!!kkkkk
Ainda bem que nos países subjugados pela turma de Lula e Maduro esse problema não existe.
Cuba, Venezuela, Argentina…
“A economia a gente vê depois”
2003 a 2016: 650 mil homicídios.
Facções passaram a dominar até cidades do interior do nordeste.
O comunismo é uma seita
É coisa ruim mas tem gente que defende
Morar em Cuba não quer.
Sério , na perca do Bisonho , tivemos terrorismo da elite, nazismo, racismo, tentativa de contactar alienígenas (kkkkk), alucinação coletiva, ataque terrorista e neo nazista em escola, milicianos dominando o Rio de janeiro, assassinatos com aval do estado, massacre dos povos originários etc etc.
Quem é seita ???